salvador entra em campo

2
Especial Por Thaís Barcellos e Lorena Souza Fotos Divulgação Salvador entra CAPITAL BAIANA SE PREPARA PARA RESPIRAR UM MÊS DE FUTEBOL P ela segunda vez na história, o Brasil será sede de uma Copa do Mundo. A compeção terá início no dia 12 de junho, com a cerimônia de abertura no estádio Itaquerão, em São Paulo, ao som das badas do Olodum, juntamente com a apresentação do rapper Pitbull e das can- toras Jennifer Lopez e Cláudia Leie. No mesmo dia, o estádio será palco do primei- ro jogo do mundial de 2014, com o Brasil enfrentando a Croácia. A Copa termina em 13 de julho, com a disputa da decisão no Maracanã (Rio de Janeiro). Ao todo, 36 seleções disputam a com- peção em 12 cidades brasileiras. Além de Salvador, sediam jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortale- za (CE), Manaus (AM), Curiba (PR), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na Arena Fonte Nova vão acontecer três clássicos europeus na primeira fase da Copa, Espanha x Holanda, pelo Grupo B, no dia 13 de junho, às 16h; Alemanha x Por- tugal, no dia 16 de junho, às 13h e Suíça x França, no dia 20 de junho, às 16h. O úlmo confronto da fase de grupos será entre as seleções do Irã e da Bósnia Herzegovina, no dia 25 de junho, às 13h. A Fonte Nova volta a receber jogos no dia 01 de julho, quando acontece o confron- to entre o 1º lugar do grupo H, no qual cons- tam Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul, e o 2º lugar do gru- po G, que possui Ale- manha, Portugal, Gana e Estados Unidos. Finalizan- do as pardas em Salvador, haverá um jogo de quartas de final, no sábado 5 de julho, às 17h. Algumas das seleções que jogam na capital baiana estarão concentradas em fa- mosos balneários baianos, como Santa Cruz Cabrália (Alemanha), Mata de São João (Croácia) e Porto Seguro (Suíça). Com o início da Copa, ocorrem alte- rações na rona do trânsito, transportes e serviços na capital baiana. A reportagem da NB Plus reuniu as principais mudanças, para você ficar atento. Confira! Trânsito A Transalvador estabeleceu áreas de restrição de trânsito no entorno da Arena Fonte Nova. A rua Professora Anfrísia San- ago, por exemplo, terá o trânsito modifi- cado entre os dias 21 de maio e 11 de ju- lho de 2014. O entorno do estádio, em dias de jogos, também sofrerá interdi- ções que começam cinco horas antes do início da parda e terminam uma hora após o fim do jogo. Na Avenida Presidente Costa e Silva (Dique) a interdição ocorrerá sempre a parr das 20h do dia anterior às disputas em campo. em campo 28 n NB Plus maio’2014

Upload: thais-barcellos

Post on 26-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Salvador entra em campo

Especial Por Thaís Barcellos e Lorena SouzaFotos Divulgação

salvador entracapItal baIana Se prepara para reSpIrar um mêS de futebol

Pela segunda vez na história, o Brasil será sede de uma Copa do Mundo. A competição terá início no dia 12

de junho, com a cerimônia de abertura no estádio Itaquerão, em São Paulo, ao som das batidas do Olodum, juntamente com a apresentação do rapper Pitbull e das can-toras Jennifer Lopez e Cláudia Leitte. No mesmo dia, o estádio será palco do primei-ro jogo do mundial de 2014, com o Brasil enfrentando a Croácia. A Copa termina em 13 de julho, com a disputa da decisão no Maracanã (Rio de Janeiro).

Ao todo, 36 seleções disputam a com-petição em 12 cidades brasileiras. Além de Salvador, sediam jogos: Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Fortale-za (CE), Manaus (AM), Curitiba (PR), Natal (RN), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).

Na Arena Fonte Nova vão acontecer três clássicos europeus na primeira fase da Copa, Espanha x Holanda, pelo Grupo B, no dia 13 de junho, às 16h; Alemanha x Por-tugal, no dia 16 de junho, às 13h e Suíça x França, no dia 20 de junho, às 16h. O último confronto da fase de grupos será entre as seleções do Irã e da Bósnia Herzegovina, no dia 25 de junho, às 13h.

A Fonte Nova volta a receber jogos no dia 01 de julho, quando acontece o confron-to entre o 1º lugar do grupo H, no qual cons-tam Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul,

e o 2º lugar do gru-po G, que possui Ale-manha, Portugal, Gana e Estados Unidos. Finalizan-do as partidas em Salvador, haverá um jogo de quartas de final, no sábado 5 de julho, às 17h.

Algumas das seleções que jogam na capital baiana estarão concentradas em fa-mosos balneários baianos, como Santa Cruz Cabrália (Alemanha), Mata de São João (Croácia) e Porto Seguro (Suíça).

Com o início da Copa, ocorrem alte-rações na rotina do trânsito, transportes e serviços na capital baiana. A reportagem da NB Plus reuniu as principais mudanças, para você ficar atento. Confira!

trânsitoA Transalvador estabeleceu áreas de

restrição de trânsito no entorno da Arena Fonte Nova. A rua Professora Anfrísia San-tiago, por exemplo, terá o trânsito modifi-cado entre os dias 21 de maio e 11 de ju-lho de 2014. O entorno do estádio, em dias de jogos, também sofrerá interdi-ções que começam cinco horas antes do início da partida e terminam uma hora após o fim do jogo. Na Avenida Presidente Costa e Silva (Dique) a interdição ocorrerá sempre a partir das 20h do dia anterior às disputas em campo.

em campo

28 n NB Plus maio’2014

Page 2: Salvador entra em campo

Especial

30 n NB Plus maio’2014

Os moradores do entorno da Arena Fonte Nova que precisam acessar as vias bloqueadas serão credenciados, podendo ter acesso exclusivo de até dois automóveis por residência. Os moradores cadastrados irão receber adesivos de sinalização, que devem ser colados no para-brisa do veícu-lo. Para se credenciar, basta acessar a seção Morador no site http://www.copa.transal-vador.salvador.ba.gov.br/. O site também traz informações detalhadas sobre ruas in-terditadas e horários dos bloqueios.

transporte PúblicoLinhas especiais de ônibus vão circular

nos dias de jogos para levar os torcedores ao estádio. Cerca de 150 veículos da frota serão realocados para linhas especiais, às quais serão destinadas para portadores de ingressos dos jogos, como também para co-laboradores da Fifa.

As imediações dos shoppings Barra, Bela Vista, Salvador e Iguatemi servirão como pontos de partida de coletivos para a região do estádio. As pessoas que embarca-rem nos veículos poderão deixar os carros estacionados nos centros de compras. Essas linhas especiais terão intervalos de saída de 5 a 10 minutos e começam a operar quatro horas antes do início das partidas e encer-ram duas horas após o término delas.

a linha s10 irá operar diariamente entre os dias 05 de junho e 10 de julho, saindo a cada 20 minutos, nos seguintes horários:3 Entre 06h e 20:30h nos dias em que não houver jogos3 Entre 06h e 23h nos dias dos jogos

A linha S9 (Shopping Barra x Arena Fon-te Nova) será exclusiva para pessoas com deficiência.

Para quem deseja ir de táxi, a frota da capital é de sete mil veículos. Quem for aos

jogos poderá pegar um táxi próximo ao seu ponto de partida e desembarcar nas redon-dezas do estádio. Na saída dos jogos, os torcedores poderão ter acesso ao serviço através de pontos no entorno do estádio.

confira os pontos de desembarque de táxi:3 Av. Bonocô, entrada do Ogunjá;3 Av. Vale de Nazaré, próximo à loja Comer-cial Ramos;3 Av. Joana Angélica - Portão da Piedade;3 Av. Vasco da Gama, próximo ao viaduto Juscelino Kubitschek;3 Ladeira dos Galés (para pessoas com de-ficiência).

Esquema de segurançaDe acordo com a Secretária de Comu-

nicação Social do Estado (Secom), as Forças Armadas vão coordenar a segurança militar em Salvador durante a Copa, nos espaços aéreo, marítimo e terrestre. Cerca de 2,3 mil homens da Marinha, Exército e Aero-náutica trabalharão na cidade no período do mundial. As tropas federais vão atuar em conjunto com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP), polícias Militar, Civil, Rodoviária e Federal, além da Guarda Municipal, órgãos de trânsito e Defesa Civil.

Os principais alvos do esquema espe-cial de segurança são as áreas ligadas ao en-torno do estádio, os centros de treinamen-tos das seleções, a rede hoteleira, locais de exibição dos jogos e pontos turísticos em Salvador e no interior do estado.

A orla da capital e o interior da Baía de Todos-os-Santos também serão patrulha-dos por navios e embarcações da Marinha.

Municípios do interior, como Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro e Mata de São João, que receberão as delegações da Alemanha, Croácia e Suíça, também terão reforço dos

militares.

infraestruturaO projeto de sinalização turística de Sal-

vador ocorrerá em três eixos: nos centros histórico e antigo, na orla da Cidade Alta (da Barra até a praia do Flamengo) e nas ime-diações da Colina Sagrada (Bonfim). Haverá sinalização interpretativa bilíngue em mo-numentos e outros atrativos turísticos, deta-lhando um pouco do valor histórico-cultural de cada um. Em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur), a Prefeitura de Salva-dor deverá também sinalizar a Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e a macrorregião de Brotas, incluindo as avenidas Bonocô, Juraci Magalhães e Anita Garibaldi.

saúdeSegundo o Ministério da Saúde, cerca

de 10 mil profissionais foram capacitados para atuar durante a Copa do Mundo, entre servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Sistema Único de Saúde (SUS); além de voluntários da Força Nacional do SUS. Nas 12 cidades-sede haverá um aparato de 531 unidades móveis do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 66 Unidades de Pron-to Atendimento (UPAs) e 67 hospitais que funcionarão de forma integrada para fazer o atendimento da população local e dos turistas brasileiros e estrangeiros.

telãoDois telões oficiais, autorizados pela

Fifa e instalados pela prefeitura, irão fun-cionar no gramado de Jardim de Alah, na orla, e no Pelourinho, no Centro Histórico. Além disso, bares e restaurantes tradicio-nalmente costumam exibir os jogos da Copa pela TV, principalmente quando a seleção brasileira está em campo, reunin-do grupos de amigos que preferem torcer juntos. l