s l atividades 5º ano data:30/11/20 a 04/12/20

15
Meu amor seguem as atividades para essa semana, faça sempre suas atividades com muita atenção e dedicação. Seja pontual, tanto para o início quanto para a volta do intervalo. Iniciaremos a nossa aula as 8:00 horas. Esteja com seu material organizado, perto de você. Seja pontual. Estarei esperando por você. A ENTREGA DOS TRABALHOS JÁ ESTÁ SE APROXIMANDO, NÃO DEIXE TUDO PARA A ÚLTIMA SEMANA. DEDICAÇÃO E COMPROMISSO É O CAMINHO CERTO PARA O SUCESSO. Beijos carinhosos, Tia Eliane! SL Atividades 5º Ano Data:30/11/20 a 04/12/20

Upload: others

Post on 22-Oct-2021

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Meu amor seguem as atividades para essa semana, faça sempre suas

atividades com muita atenção e dedicação. Seja pontual, tanto para o início quanto para a volta do intervalo. Iniciaremos a nossa aula as 8:00 horas.

Esteja com seu material organizado, perto de você.

Seja pontual. Estarei esperando por você.

A ENTREGA DOS TRABALHOS JÁ ESTÁ SE

APROXIMANDO, NÃO DEIXE TUDO PARA A

ÚLTIMA SEMANA. DEDICAÇÃO E

COMPROMISSO É O CAMINHO CERTO PARA

O SUCESSO.

Beijos carinhosos, Tia Eliane!

SL Atividades 5º Ano Data:30/11/20 a 04/12/20

Principais figuras de linguagem • Metáfora

A metáfora corre quando se faz qualquer comparação sem utilizar expressões que indiquem que uma comparação está sendo feita (“como”, “tanto quanto”, “parece”, entre outras). Exemplo:

Você tem uma pedra dentro do peito. No exemplo, a metáfora serve para dizer que a insensibilidade de alguém é como um coração tão duro quanto uma pedra.

• Antítese A antítese dá-se quando se utiliza duas palavras ou ideias com significados opostos.

“Quem ama o feio, bonito lhe parece.” (Ditado popular)

• Paradoxo O paradoxo ocorre quando duas expressões opostas são utilizadas de maneira que foge à lógica.

Ela achava-o feio e bonito ao mesmo tempo.

• Pleonasmo O pleonasmo ocorre quando a mesma ideia é repetida excessivamente com palavras diferentes na mesma sentença. Quando é feito de modo intencional, é visto como figura de linguagem, quando sem intenção, trata-se de um vício de linguagem (“subir para cima”, “entrar para dentro” e similares).

“Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque)

• Polissíndeto O polissíndeto é a repetição proposital de uma mesma conjunção como recurso estilístico.

“Vão chegando as burguesinhas pobres

e as criadas das burguesinhas ricas e as mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza.”

(Manuel Bandeira)

JOGO RÁPIDO

Nessa tirinha, a personagem faz referência a uma das mais conhecidas figuras de linguagem para

a) condenar a prática de exercícios físicos. b) criticar a falta de perspectiva do pai. c) desestimular o uso das bicicletas. d) caracterizar o diálogo entre gerações.

SL Português 5º Ano Data:30/11/20

IGUALDADES E PROPORCIONALIDADE

Princípio aditivo da igualdade: adicionando ou subtraindo um mesmo número nos

dois membros de uma igualdade obtém-se outra sentença que ainda é uma igualdade.

Princípio multiplicativo da igualdade: Multiplicando ou dividindo por um mesmo

número (diferente de zero) os dois membros de uma igualdade obtém-se uma nova sentença que ainda é uma igualdade.

❖ Descubra os números desconhecidos:

A) 54x_____=972 C) 9x___=108 E) ____:6=80

B) ______:3=142 D) ____:6=8 F) 4x_____=92

Proporcionalidades: Quando estabelecemos a relação entre duas grandezas, a

variação de uma grandeza provoca uma mudança na outra grandeza na mesma proporção.

❖ Uma mãe recorreu à bula para verificar a dosagem de um remédio que precisava

dar a seu filho. Na bula, recomendava-se a seguinte dosagem: 5 gotas para cada 2kg de massa corporal a cada 8 horas.

Se a mãe ministrou corretamente 30 gotas do remédio a seu filho a cada 8 horas, então a massa corporal dele é de:

a) 12 kg. b) 16 kg. c) 24 kg. d) 36 kg. e) 75 kg.

SL Matemática 5º Ano Data:30/11/20

REGIÕES DO BRASIL

As regiões do Brasil são, hoje, definidas pelo IBGE. O Brasil possui cinco regiões:

Norte, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, todas repletas de particularidades. As regiões do Brasil são recortes territoriais repletos de particularidades que levam em conta aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e físicos. Muitas foram as divisões regionais feitas no Brasil pelo órgão responsável, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Atualmente, a regionalização vigente é a de 1970 (a qual sofreu alterações após a Constituição de 1988), que divide o Brasil em cinco regiões:

1. Norte 2. Nordeste 3. Centro-Oeste 4. Sudeste 5. Sul

Diferenças entre as regiões do Brasil As regiões do Brasil são divididas segundo as suas particularidades. Cada uma delas apresenta características específicas em relação ao território que abrange. Diferem-se economicamente, socialmente e fisicamente. Veja as principais características de cada região: Região Norte

A Região Norte é constituída por sete estados e é a maior região do Brasil em extensão territorial do Brasil. Compreende uma área de 3.853.676,948 km, cerca de 45% do território nacional. Essa região apresenta a menor densidade demográfica do país, ou seja, o menor número de habitantes por quilômetro quadrado. A população é de aproximadamente 18.182.253 milhões de habitantes e a densidade demográfica é de 4,72 hab/km2. Isso possibilita dizer que é uma região populosa, mas pouco povoada. É na Região Norte que se encontra maior floresta tropical do mundo, a Floresta Amazônica, berço da maior biodiversidade do planeta. É nessa região que também encontra-se a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas. O clima da região é predominantemente equatorial úmido e em boa parte do tempo a umidade do ar é elevada. A respeito da economia, em alguns estados há o predomínio de atividades de extrativismo mineral e vegetal, em outros destacam-se a agropecuária e há destaque também em alguns estados para o turismo.

SL Geografia 5º Ano Data:01/12/20

1

A região Nordeste é a terceira maior do Brasil, com uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2, constituída por nove estados, sendo, portanto, a região com maior número de unidades federativas.

• Aspectos sociais: A região Nordeste é a segunda região com o maior número de habitantes. A população ultrapassa os 56 milhões de habitantes, segundo o IBGE. A densidade demográfica é de 36,39 hab/km2. Essa é a região com os menores indicadores sociais, portanto, a que mais enfrenta problemas de ordem social.

• Aspectos físicos: O Nordeste possui a maior costa litorânea do país, e, por apresentar sub-regiões com características muitas distintas, nele podemos encontrar estes climas: semiárido, equatorial úmido, litorâneo úmido e tropical. Em muitas áreas, as temperaturas são elevadas durante todo o ano. Em contrapartida, as médias pluviométricas são baixas em diversas áreas, fazendo com que boa parte da população da região conviva com a seca extrema. A vegetação é representada pela Caatinga, Mata Atlântica, Cerrado e outros tipos de vegetações.

• Aspectos econômicos: O Nordeste detém o terceiro maior PIB do país e, portanto, a terceira maior economia, representando cerca de 13,4% do PIB nacional. O turismo é um dos principais impulsionadores da economia nordestina. A região atrai muitos turistas durante todo o ano, devido às suas paisagens belíssimas.

A região Centro-Oeste é a segunda maior região do país quando o critério é extensão territorial. Sua área é de, aproximadamente, 1.606.403 km², e é constituída de três estados.

• Aspectos sociais: A região Centro-Oeste é a menos populosa dentre as regiões. Conta com um pouco mais de 16 milhões de habitantes. É a segunda menor densidade demográfica do país, ficando atrás apenas da região Norte, com 10,01 hab/km2.

• Aspectos físicos: Dentre as regiões, é a única que não possui litoral. O clima predominante na região é o tropical, marcado por duas estações bem definidas: o inverno seco e o verão chuvoso. Essa região é considerada o berço das águas no país, pois nela encontram-se nascentes de muitos e importantes rios brasileiros. Apresenta formações vegetais distintas, por ser a região com maior quantidade de contatos biogeográficos. Podemos encontrar, no Centro-Oeste, os biomas: Cerrado, Pantanal e Amazônia.

• Aspectos econômicos: A economia da região é baseada, especialmente, nas atividades agropecuárias e no extrativismo. Destacam-se a produção de soja, milho, arroz, algodão, bem como a criação de gado (pecuária extensiva, predominantemente). O turismo em algumas partes da região também impulsiona a economia. Na região, há presença de exuberantes chapadas, com muitas cachoeiras, como a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.

2

A região Sudeste, em extensão territorial, é a segunda menor do país, atrás apenas da região Sul. Abrange uma área de, aproximadamente, 924.620 km2, e é composta por quatro estados, dois deles considerados os mais representativos do Brasil, no que tange ao desenvolvimento, São Paulo e Rio de Janeiro.

• Aspectos sociais: É a região mais populosa do Brasil, com uma população que ultrapassa 85 milhões de habitantes, correspondendo a, aproximadamente, 44% da população do país. Considerada uma das regiões que mais atraem migrantes, essa é região com maior densidade demográfica, 92,05 hab/km2.

• Aspectos físicos: O Sudeste do Brasil abrange, predominantemente, os climas: tropical atlântico e tropical de altitude, além de subtropical e semiárido, em algumas partes. O relevo é composto por serras, planaltos e planícies costeiras. A vegetação também é bastante diversa e conta com formações como a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga. No que tange à hidrografia, nessa região há predomínio dos rios de planalto.

• Aspectos econômicos: É considerada a região mais desenvolvida do país, correspondendo a 55,2% do PIB nacional. É, portanto, a região de maior destaque industrial, comercial e financeiro do Brasil. Por representar oportunidades de trabalho, essa região enfrenta problemas como a favelização e superpopulação. Há destaque para indústrias de automóveis, petrolíferas e siderúrgicas.

A Região Sul é menor região em extensão territorial do país, com uma área de, aproximadamente, 576.774 km2. Difere-se das demais regiões, especialmente, pela colonização predominantemente europeia nela feita. Essa região é formada por três estados.

• Aspectos sociais: É a terceira região mais populosa do país, contando com mais de 29 milhões de habitantes, cerca de 14,3% da população brasileira. A densidade demográfica é de 47,59 hab/km2. É a região com os melhores indicadores sociais de saúde e educação.

• Aspectos físicos: A região localiza-se abaixo da zona tropical. O clima predominante é o subtropical. O sul do Brasil apresenta as estações do ano bem definidas, com invernos frios e verões quentes. Nessa região, ocorrem geadas na estação fria, o que, normalmente, não é visto nas demais regiões do país. As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano. A maioria dos rios da região são de planaltos que constituem a bacia do Rio Uruguai e a bacia do Rio Paraná.

• Aspectos econômicos: A região é a segunda região do país, em termos de riqueza medidos pelo PIB, e a segunda mais industrializada. A economia baseia-se em atividades, como: o extrativismo vegetal, especialmente praticado na Mata das Araucárias; a agricultura, com destaque para a uva, o feijão e o milho; e a pecuária, voltada à indústria de laticínios e à criação de suínos. Um dos maiores atrativos turísticos da região é o Parque Nacional do Iguaçu, no estado do Paraná.

3

SL Ètica 5º Ano Data:01/12/20

PARA VOCÊ ESPERANÇA É...

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________________________________________

______________________________________________________________________________________________

CONHECENDO CONSTELAÇÕES Constelações são agrupamentos de estrelas ligadas por linhas imaginárias usadas para representar objetos, animais, criaturas mitológicas ou deuses. O conceito de constelação surgiu durante a Pré-História, quando as pessoas as usavam para descrever suas crenças ou mitologia, por isso, diferentes civilizações adotaram, ao longo da história, as suas próprias constelações. As constelações também desempenharam importante papel durante as navegações, pois eram usadas como orientação, além disso, a palavra constelação tem origem no latim constelattio, cujo significado é agrupamento de estrelas. Entre o grande número de constelações existentes, podemos ressaltar aquelas que são utilizadas para a definição do zodíaco. O zodíaco é a área do céu próxima à eclíptica (plano em que o Sol realiza sua órbita aparente em relação à Terra), ou seja, é o caminho aparente pelo qual o Sol desloca-se durante o período de um ano. Nesse caminho, o Sol passa na frente de 12 constelações: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

Além das constelações do zodíaco, podemos listar diversas importantes constelações, confira:

Ursa Maior: Uma das constelações mais famosas do hemisfério celestial norte, também é conhecida em outras partes do mundo como O Arado; Ursa Menor: É uma constelação de forma similar à Ursa Maior, porém, reduzida; Órion: A constelação de Órion fica no equador celeste, é formada por estrelas muito brilhantes. Cão Maior: É uma constelação do hemisfério celestial sul, sua estrela mais brilhante é Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno; Pegasus: Essa constelação recebeu o seu nome após o mito grego do cavalo alado; Andrômeda: Andrômeda era filha da rainha Cassiopeia, de acordo com a mitologia grega;

JOGO RÁPIDO

1)Complete os espaços a seguir com as palavras do quadro abaixo.

rotação luz solar localização diurnos

As constelações auxiliaram por muito tempo os navegantes na

___________________________. Mas as constelações são vistas em posições

diferentes de acordo com o local, o horário, a época do ano e a latitude. Isso ocorre por

conta do movimento de _____________________________ da Terra. Esse movimento é

responsável pela ocorrência dos dias e das noites, e nos períodos

_____________________________________, os astros são ofuscados pela intensa

_____________________________________ e, por isso, não são vistos.

SL Ciências 5º Ano Data:03/12/20

1)Complete de acordo com as terminações estudadas acima:

(a) pretendido → _______________________

(b) rendido → _________________________

(c) perdido → _________________________

(d) agredido → _______________________

(e) competido → ________________________

(f) permitido → _________________________

(g) partido → __________________________

SL Português 5º Ano Data:03/12/20

História dos meios de comunicação A história e origem dos meios de comunicação surgem da necessidade humana de se expressar. Na pré-história, a arte rupestre (desenhos primitivos dentro das cavernas ou grutas) já aponta essa importância na vida dos homens.

Desde o surgimento da escrita e do alfabeto, o homem vem desenvolvendo maneiras de expandir o conhecimento e criar uma “cultura” humana.

Isso é justamente o que nos difere dos animais, ou seja, a criação de uma cultura, gerada pela comunicação humana. As espécies animais não possuem uma "linguagem" que os permitam criar culturas, crenças e tradições que serão passadas de geração em geração.

Foram séculos de desenvolvimento até chegarmos ao ponto de comunicação que chegamos, ou seja, na era das tecnologias da informação e da cultura de massa. Esses meios representam, em grande parte, fatores de desenvolvimento da sociedade humana, uma vez que disseminou (e continua disseminando) o conhecimento pelo mundo, em diversos tempos e espaços.

Depois da escrita, surgiram os suportes como o papiro, os pergaminhos e, mais tarde, os livros, difundidos a partir da criação da imprensa no século XIV.

O correio é considerado um dos mais antigos meios de comunicação, sendo que os egípcios já utilizavam para enviar documentos e cartas. Antigamente, as aves, como pombas e corvos, eram utilizadas para o envio das mensagens. Com o desenvolvimento dos estudos sobre eletricidade, já no século XVIII, surge o telégrafo, instrumento ligado por fios e eletroímãs. Baseado na emissão de impulsos eletromagnéticos, ele enviava mensagens a longas distâncias. Esse instrumento foi considerado uma das grandes revoluções dos meios de comunicações sendo um dos primeiros sistemas modernos de comunicação.

Os telégrafos foram essencialmente utilizados pelos governos, onde a mensagem (escrita ou visual) era transmitida por códigos. Nesse contexto, surge o Código Morse, inventado pelo pintor estadunidense Samuel Morse (1791-1872).

Tipos de meios de comunicação

De acordo com o campo e atuação, existem dois tipos de meios de comunicação: Individual: os meios de comunicações individuais estão pautados na comunicação interna, interpessoal (entre as pessoas), por exemplo, a carta (correio), telefone, fax. Massa: os meios de comunicação de massa são mais amplos e externos. Têm o intuito de comunicar um grande número de pessoas, por exemplo, jornais, revistas, internet, televisão, rádio.

SL História 5º Ano Data:04/12/20

Classificações dos meios de comunicação Segundo o tipo de linguagem utilizada (escrita, sonora, audiovisuais, multimídia, hipermídia), os meios de comunicação social são classificados em:

Escritos: linguagem escrita dos jornais, livros e revistas. Sonoros: linguagens através de sons, por exemplo, o rádio e o telefone. Audiovisuais: fusão de som e imagem, por exemplo, a televisão e o cinema. Multimídias: reunião de diversos meios de comunicação diferentes (texto, áudio, vídeo, etc.). Hipermídias: fusão de meios de comunicação por meio dos sistemas eletrônicos de comunicação, por exemplo, CD - ROM, TV digital e internet.

As unidades de medida são utilizadas para medir diferentes grandezas, como o

comprimento, capacidade, massa, tempo e volume.

SL Matemática 5º Ano Data:03/12/20

1)Complete a tabela fazendo as transformações:

3 km m

12 m dm

4 cm mm

3,5 m cm

7,21m cm

2)Fazendo a conversão de 12 km para metro, quanto metros obtemos?

3)Calcule a soma de 3 km + 20 m.

4)Gilda comprou copos descartáveis de 200 mililitros, para servir refrigerantes, em sua

festa de aniversário. Quantos copos ela encherá com 1 litro de refrigerante?

(A) 3 (B) 5 (C) 7 (D) 9

5) Qual é a unidade de medida usada para:

a) Medimos uma estrada em_______________________

b) Medimos um tecido em ________________________

c) Medimos um lápis em_____________________

6)Uma peça de tecido tem 20 metros. Quantos metros tem 8 peças iguais a essa?

a.( ) 166 metros

b.( )160 metros

c.( )150 metros

SL Matemática 5º Ano Data:04/12/20

SL Geografia 5º Ano Data:04/12/20