ruy barbosa 2006 - colegiomontessori.com.br ·...

12

Upload: vuhanh

Post on 18-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 1

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 2

INSTRUÇÃO:

Para responder a essas questões, identifique APENAS UMA ÚNICA alternativa correta e marque a letra correspondente na Folha de Respostas.

CCIIÊÊNNCCIIAASS HHUUMMAANNAASS EE SSUUAASS TTEECCNNOOLLOOGGIIAASS

1. (Uerj 2012) Os líderes dos países que integram os Brics –

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – encerraram seu terceiro encontro com um comunicado em que pedem conjunta e explicitamente, pela primeira vez, mudanças no Conselho de Segurança das Nações Unidas. O texto defende reformas na ONU para

aumentar a representatividade na instituição, além de alterações no Fundo Monetário Internacional e no Banco Mundial. Para os líderes dos Brics, a reforma da ONU é essencial, pois não é mais possível manter as formas institucionais erguidas logo após a Segunda Guerra Mundial.

Adaptado de O Globo, 15/4/2011.

Uma das principais mudanças no contexto internacional contemporâneo que se relaciona com as reformas propostas pelos Brics está indicada em:

a) afirmação da multipolaridade. b) proliferação de armas atômicas. c) hegemonia econômica dos EUA. d) diversificação dos fluxos de capitais. e) N.D.A.

2. (UFBA 2012) A civilização árabe tem origem na

península Arábica. No século VII, as tribos da região unificaram-se em torno da língua árabe e do islamismo, religião baseada na doutrina de Maomé (570-632), que defende a existência de um deus único. Deus, em árabe, é Afã, e os seguidores do islamismo são chamados de muçulmanos ou islâmicos. Os árabes formaram um império que se expandiu até a Índia, o norte da África e

a península Ibérica, com apogeu em 750 d.C. Os contornos dos atuais países existentes no mundo árabe são, até certo ponto, arbitrários e resultam do domínio das potências estrangeiras sobre a região no início do século XX. Com fortes interesses no controle das grandes reservas de petróleo, governos estrangeiros negociaram a independência de suas colônias ou áreas

sob seu controle para que fossem governadas por afiados ou colaboradores.

(Os Países..., 2011, p. 32).

A partir das informações contidas no texto e com base nos conhecimentos sobre o mundo árabe — situação geográfica, aspectos físicos, econômicos e humanos, desenvolvimento histórico/cultural, pressões colonialistas, organizações políticas e religiosas, regimes ditatoriais e recentes movimentos populares —, pode-se afirmar:

( ) O mundo árabe, formado por vasta área que se estende da costa Atlântica da ÁfricaOcidental ao Himalaia, tem, atualmente, os países da região unificados em torno da língua árabe e do islamismo, religião baseada na doutrina de Maomé.

( ) ―O domínio das potências estrangeiras‖, citado no texto, fortaleceu-se no processo da política

internacional do primeiro pós-guerra, ocasião em que Inglaterra e França delimitaram suas zonas de influência em territórios anteriormente componentes de califados árabes.

( ) Os árabes têm vivido momentos conflituosos, devido a problemas antigos que atingem a região — tais

como governos ditatoriais, economias decadentes, ostentação de pequenas elites, corrupção, repressão a qualquer tipo de oposição —, confrontando-se com a escassez de trabalho, com o constante aumento dos preços dos alimentos e com a busca por melhores condições de vida.

( ) Os países africanos que se estendem do Magreb ao Egito, pela costa do Mediterrâneo, juntamente com

a maioria dos países do Oriente Médio, sempre foram objeto do colonialismo estrangeiro, em razão de suas posições estratégicas, geopolíticas e econômicas.

( ) Os primeiros meses de 2011 ficaram marcados pelo levante nos países do norte da África, resultando na queda das ditaduras da Tunísia — Revolução dos

jasmins — e do Egito, movimentos que estimularam outras revoltas populares no Oriente Médio.

( ) O Iêmen, situado estrategicamente na região de contato do mar da Arábia com o golfo Pérsico, enfrenta rebeldes xiitas ao sul, grupos separatistas ao norte e a influência crescente da Al Qaeda.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta referente as afirmativas acima:

a) V F F V V F b) V V V F F V c) F F V V V V d) F V V V V F e) F V F V F F

3. (UnB 2012 – adaptada) A crise da Europa é hoje o maior

risco para a economia mundial, disse o secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América, referindo-se à tensão entre os bancos e os governos endividados. Disse, ainda, que a China e outros países emergentes com superávit nas contas têm espaço bastante para

estimular o consumo interno, aumentaras importações e compensar a fraca demanda nas economias desenvolvidas. Para isso, os governos desses países deveriam deixar suas moedas valorizar-se. Em outras palavras, o câmbio subvalorizado da China resulta em valorização real das moedas de outros países

emergentes, torna seus produtos mais caros e diminui seu poder de competição no comércio internacional.

Rolf Kuntz. O Estado de S. Paulo, 25/9/2011.

Com referência às ideias do texto acima, aos temas a ele

associados e às estruturas nele empregadas, julgue os itens abaixo.

( ) No texto, a expressão ―países emergentes‖ refere-se a nações cujo desempenho econômico é caracterizado por ausência de competitividade no mercado internacional e baixa capacidade de

produção. ( ) No passado, fenômenos climáticos eram fatores de

queda na produção de alimentos e, consequentemente, de fome; atualmente, o que inibe a oferta de alimentos é a insuficiência de desenvolvimento tecnológico voltado para as atividades agrícolas.

( ) Entre os vários elementos que têm marcado a cultura e a memória do Nordeste brasileiro, incluem-se a seca recorrente, a pobreza da população e a migração. No entanto, atualmente, a agricultura irrigada e a industrialização têm introduzido dinâmicas econômicas que alteram essa imagem.

( ) A interdependência entre países, como aponta o texto, expressa a expansão de mercados e os avanços da tecnologia da informação e das comunicações, o que propicia o fluxo de capitais e acelera a integração global.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta

referente as afirmativas acima:

a) V F F V b) F F V V c) V V V F d) F F V F e) V F V V

4. (Enem 2011) No mundo árabe, países governados ha décadas por regimes políticos centralizadores

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 3

contabilizam metade da população com menos de 30 anos; desses, 56% têm acesso à internet. Sentindo-se

sem perspectivas de futuro e diante da estagnação da economia, esses jovens incubam vírus sedentos por modernidade e democracia. Em meados de dezembro, um tunisiano de 26 anos, vendedor de frutas, põe fogo no próprio corpo em protesto por trabalho, justiça e liberdade. Uma série de manifestações eclode na Tunísia e, como uma epidemia, o vírus libertário começa a se

espalhar pelos países vizinhos, derrubando em seguida o presidente do Egito, Hosni Mubarak. Sites e redes sociais – como o Facebook e o Twitter – ajudaram a mobilizar manifestantes do norte da África a ilhas do golfo Pérsico.

SEQUEIRA, C. D.; VILLAMEA, L. A epidemia da liberdade. Istoé

Internacional. 2/3/2011 (adaptado).

Considerando os movimentos políticos mencionados no texto, o acesso à internet permitiu aos jovens árabes

a) reforçar a atuação dos regimes políticos existentes. b) tomar conhecimento dos fatos sem se envolver. c) manter o distanciamento necessário a sua

segurança. d) disseminar vírus capazes de destruir programas dos

computadores. e) difundir ideias revolucionárias que mobilizaram a

população.

5. (FGV Administração 2012) O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta quarta-feira [3 de agosto] uma resolução condenando o presidente Bashar al-Assad

pela violenta repressão às manifestações pró-democracia no país.

http://noticias.uol.com.br/bbc/2011/08/03/em-meio-a-mais-violencia-conselho-da-onu-aprova-resolucao-contra-siria.jhtm

Sobre a crise da Síria, iniciada em março de 2011, e suas repercussões, assinale a alternativa correta:

a) O Brasil não integra o Conselho de Segurança da ONU e, portanto, não assinou a resolução citada na

reportagem. b) Assim como ocorreu no Egito, as manifestações na

Síria contam com o apoio de parcela importante das Forças Armadas.

c) As manifestações pró-democracia contam com o apoio do partido nacionalista Baath, único movimento oposicionista legalizado na Síria.

d) As manifestações visam a pôr um fim ao regime da família Assad, no poder desde 1971.

e) A Liga Árabe classifica as manifestações da Síria como atos de vandalismo e condena qualquer forma de ingerência internacional na crise enfrentada pelo país.

6. (UFSC 2012)

RIO SEDIA EM 2012 CONFERÊNCIA DA ONU PARA DECIDIR DESTINO DA PRESERVAÇÃO DO PLANETA

Na Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, no Rio, em 1992, a comunidade internacional optou pelo respeito à biodiversidade e pela retirada de populações da linha de pobreza. Um discurso

esperançoso, que, na prática, pouco ecoou. Vinte anos depois, de 4 a 6 de junho de 2012, a ONU fará novamente uma grande conferência no Rio, para discutir a mesma encruzilhada. E, mais uma vez, o Rio será a capital mundial do meio ambiente.

Disponível em: http://oglobo.globo.com/ciencia/ Acesso em:

24/5/2011.

Sobre as questões ambientais, assinale a(s)

proposição(ões) CORRETA(S).

( ) A Conferência de Estocolmo, em 1972, foi o primeiro grande encontro do gênero que discutiu a responsabilidade dos humanos sobre a conservação de seu meio e definiu a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

( ) A revolução verde dos anos 1960 e 1970 foi um movimento popular de combate ao uso abusivo de

agrotóxicos e pela defesa da produção de alimentos orgânicos em grande escala.

( ) O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional para reduzir as emissões de gases-estufa dos países industrializados e para garantir um modelo de desenvolvimento limpo aos países em desenvolvimento. Porém, apesar da pressão de

potências como Estados Unidos, Alemanha e Japão, a maior parte dos países em desenvolvimento recusou-se a assinar o tratado na Conferência de Copenhagen, em 2009.

( ) O seringueiro Chico Mendes, assassinado em 1988, transformou-se em um símbolo internacional de defesa da preservação da Amazônia e ainda é

lembrado por sua luta em favor do meio ambiente. Foi, inclusive, homenageado com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

( ) A Constituição brasileira de 1988 foi duramente criticada pelos movimentos ambientalistas do Brasil

e do mundo por não incluir em seu texto leis dedicadas à redução dos impactos ambientais e à preservação do meio ambiente no país.

( ) A destruição de grandes áreas da mata Atlântica brasileira iniciou-se com o processo de industrialização do Brasil nos anos 1960, tendo sido a mata até então preservada pela prática de uma

agricultura sustentável. Assinale a alternativa que contém a sequência correta referente as afirmativas acima:

a) V F F V F F b) F V F V F V

c) V V F V F V d) V F F F V F e) V V F F V V

7. (UFBA 2012) A formação da propriedade da terra no Brasil teve uma peculiaridade: constituiu-se fundamentalmente a partir do patrimônio público. Em

outros termos, o monopólio da terra foi se formando num lento processo de passagem das terras chamadas devolutas para o domínio privado. E a Primeira República foi um dos momentos mais importantes desse processo. Outra característica básica do processo de formação da propriedade da terra no Brasil é a predominância na estrutura agrária do latifúndio.

(SILVA, In: SILVA; SZMRECSÁNYI, 1996, p. 157).

A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre a história da propriedade da terra no Brasil, pode-se afirmar:

( ) O sistema de Capitanias Hereditárias que vigorou no Brasil colonial dava ao donatário o direito de posse sobre a terra, que ficava sob sua administração, e o direito de propriedade apenas a dez léguas de terras dentro da mesma capitania.

( ) O ―lento processo de passagem das terras chamadas devolutas para o domínio privado‖ ocorreu no

Brasil, na época colonial, com a instalação da pequena propriedade voltada para a produção de gêneros alimentícios, sob o controle monopolista do Estado português.

( ) O liberalismo, que se expandiu no Brasil no inicio das lutas pela independência, previa a emancipação

dos escravos e a transformação dos latifúndios em médias e pequenas propriedades, acessíveis a todos os cidadãos, sem distinção de raça nem de condição civil.

( ) A Lei das Terras consolidou o domínio do latifúndio no Brasil e determinou, também, que os pretendentes a proprietários tinham de comprar

suas terras do Estado ou de particular que as tivesse por título hábil.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 4

( ) As terras tradicionalmente ocupadas por comunidades remanescentes de quilombos,

anteriormente conhecidas como ―terras de negro‖, têm recebido reconhecimento legal para a permanência de seus ocupantes, de acordo com o que estabelece a Constituição federal de 1988.

( ) A disputa de terras no interior do Brasil, entre antigos posseiros, fazendeiros e empresas madeireiras e mineradoras tem gerado episódios de

extrema violência contra os primeiros e, por não serem elucidados ou punidos com presteza pela justiça nacional, tem atraído a censura de instituições internacionais defensoras dos direitos humanos.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta

referente as afirmativas acima:

a) V F F F V F b) F F F V V F c) V F F V V V d) F F V V F F e) V V V F F V

8. (Enem 2012) A singularidade da questão da terra na África colonial é a expropriação por parte do colonizador e as desigualdades raciais no acesso à terra. Após a independência, as populações de colonos brancos tenderam a diminuir, apesar de a proporção de terra em posse da minoria branca não ter diminuído proporcionalmente.

MOYO, S. A terra africana e as questões agrárias: o caso das lutas pela terra no Zimbábue. In: FERNANDES, B. M.; MARQUES, M. I.

M.; SUZUKI, J. C. (Org). Geografia Agrária: Teoria e Poder. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

Com base no texto, uma característica socioespacial e um consequente desdobramento que marcou o processo de ocupação do espaço rural na África subsaariana foram:

a) Exploração do campesinato pela elite proprietária – Domínio das instituições fundiárias pelo poder

público. b) Adoção de práticas discriminatórias de acesso à

terra – Controle do uso especulativo da propriedade fundiária.

c) Desorganização da economia rural de subsistência – Crescimento do consumo interno de alimentos pelas famílias camponesas.

d) Crescimento dos assentamentos rurais com mão de obra familiar – Avanço crescente das áreas rurais sobre as regiões urbanas.

e) Concentração das áreas cultiváveis no setor agroexportador – Aumento da ocupação da população pobre em territórios agrícolas marginais.

9. (UFSM 2012 – adaptada)

Observe a figura:

Sob o ponto de vista da legislação ambiental brasileira, a

figura ilustra que o respeito

I. a essa legislação ambiental e ao desenvolvimento sustentável de atividades agropecuárias decorre de

um planejamento adequado. II. ao meio ambiente tanto torna a propriedade rural

legal sob o ponto de vista da legislação, quanto a torna bonita e agradável para morar e viver.

III. a essa legislação ambiental inviabiliza o desenvolvimento das atividades agropecuárias nas propriedades rurais.

Está(ão) correta(s):

a) Apenas I. b) Apenas I e II. c) Apenas II e III. d) Apenas III. e) I, II e III.

10. (UFRGS 2013 – adaptada) Com relação à Amazônia

brasileira, considere as afirmações abaixo e defina quais estão corretas.

I. Apesar de os cursos de água serem considerados vias de transporte, as estradas de rodagem são, atualmente, os principais corredores de escoamento

de população e de produtos ao longo da floresta amazônica.

II. A maioria dos desmatamentos ocorre no chamado arco de desflorestamento da Amazônia, faixa de terra que vai do noroeste do Pará, passando pelo norte de Mato Grosso e por Rondônia, até o Acre.

III. O avanço das empresas agropecuárias e madeireiras

sobre as áreas indígenas tem aumentado os conflitos sociais naAmazônia, principalmente nos estados do Pará, Mato Grosso e Rondônia.

Estão corretas:

a) Apenas I.

b) Apenas II. c) Apenas III. d) Apenas II e III. e) I, II e III.

11. (UFPE 2013 – adaptada) O principal objetivo do Mercado Comum do Cone Sul (Mercosul) é a consolidação da

integração política, social e econômica entre os Estados que o integram, de maneira que sejam acentuados os vínculos entre as populações dos países-membros, com o intuito de melhoria da qualidade de vida, através da inserção das populações nos contextos produtivos, tendo em vista a melhoria de competitividade regional e internacional.

Sobre esse assunto, analise as proposições abaixo, indicando se falsas ou verdadeiras.

( ) Nos últimos anos, foram assinados acordos de livre-comércio com os demais Estados da América Latina, com vistas ao fortalecimento entre os países, a exemplo da República da Colômbia, em 2004, e Costa Rica e Suriname, em 2008, tornando-os

Estados associados. ( ) No organismo econômico referido no texto, foi criado

o Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (FoCEM), cuja finalidade é a de atender à situação das menores economias e das regiões menos desenvolvidas. O FoCEM é integrado por contribuições financeiras não reembolsáveis

efetuadas pelos Estados-Partes. ( ) Mudanças nas regras do jogo do Mercosul são fatos

capazes de gerar instabilidade macroeconômica em alguns de seus países-membros, além de perdas alocativas ou inviabilização de empreendimentos importantes no território de todos os integrantes.

( ) Em 2012, a decisão do Mercosul de suspender o

Paraguai, após a destituição do ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, foi seguida da incorporação, como sócio pleno do bloco, da Venezuela, fato esse que vem gerando um conjunto

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 5

de protestos do atual governo paraguaio contra o Mercosul. O Congresso do Paraguai sempre se

mostrou a favor da incorporação da Venezuela ao bloco.

( ) Em 2011 foi assinado o acordo de livre-comércio entre o Mercosul e a Organização para a Libertação da Palestina, em nome da autoridade Nacional Palestina, com o intuito de promover o marco e mecanismos necessários para a negociação de uma

Área de Livre-Comércio. Os objetivos desse acordo são a possibilidade de o Mercosul e o Estado da Palestina se beneficiarem de um aprofundamento maior das suas relações econômico-comerciais e de cooperação, bem como o reconhecimento do Estado Palestino por parte do bloco.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta referente as afirmativas acima:

a) F V F V F b) V V V F V c) F V V F V d) F F V V F e) V V F F V

12. (FGV-RJ 2013) Em 22 de junho de 2012, o presidente

Fernando Lugo foi acusado de fraco desempenho de suas funções e destituído pelo Senado paraguaio.

Sobre as repercussões desse fato na agenda externa do país, é CORRETO afirmar:

a) A Organização dos Estados Americanos (OEA)

condenou enfaticamente a destituição e suspendeu o Paraguai de seus quadros por tempo indeterminado.

b) A União das Nações Sul-Americanas (Unasul) optou pela suspensão temporária do Paraguai até abril de 2013, data das próximas eleições gerais.

c) O Mercosul posicionou-se de forma neutra à destituição, considerando que não houve desrespeito à Constituição paraguaia.

d) Após a deposição e a posse no novo presidente, Frederico Franco, o Senado paraguaio finalmente ratificou a entrada da Venezuela como membro pleno do Mercosul.

e) O afastamento de Fernando Lugo, que se posicionava contra a presença de latifundiários brasileiros em seu país, encerrou um período de crise diplomática entre o Brasil e o Paraguai.

13. (UFTM 2013 – adaptada) Nós nos encontramos todos

aqui e o milagre desse encontro enche nossa alma. Cada

um de vocês pode me ver e eu não posso ver a cada um de vocês, mas eu os sinto e vocês me sentem. É a fé em nosso povo que, de pequenos, nos tornou grandes, de pobres, nos fez ricos, de homens angustiados, desencorajados e hesitantes que éramos, fez de nós homens corajosos e valentes, aos homens errantes que éramos, nos deu a visão e nos reuniu a todos.

(Adolt Hitler, discurso de 1936. Apud Alcir Lenharo. Nazismo: “o Triunfo da Vontade”, 1986.)

Podemos dizer que Hitler se apresenta no fragmento de discurso como

a) o guia da comunhão nacional que permitira a superação de um período crítico na economia e na política.

b) o herdeiro da tradição política imperial alemã, que levou o país ao sucesso na Primeira Guerra Mundial.

c) o representante dos alemães no processo de formação e consolidação do Estado nacional.

d) um líder que se sacrifica em nome dos interesses nacionais, mas reconhece a importância da ajuda

divina. e) um alemão igual aos outros, que prega a união para

a reconstrução nacional em meio a uma profunda crise econômica.

14. (Mackenzie 2013)

Observe os mapas:

Os mapas delimitam espaços geográficos em litígio na

atualidade. Sob o ponto de vista geopolítico, podem-se destacar aspectos conflituosos semelhantes, entre os quais:

a) disputas por recursos minerais, especialmente imensas jazidas carboníferas, como também questões étnico-sociais.

b) questões territoriais e disputas pelos recursos

hídricos, já que as duas áreas possuem nascentes de importantes rios.

c) disputas por áreas localizadas principalmente em pontos geográficos estratégicos favoráveis a determinados países, como também a saída para mares e oceanos.

d) a divisão de suas fronteiras com importantes países

emergentes, como também questões socioeconômicas milenares.

e) disputas territoriais milenares devido à fertilidade dos solos, como também as formações geológicas estáveis que datam do Pré-cambriano.

15. (UEL 2013) Recentemente, o mundo assistiu a uma série

de revoltas populares nos países árabes. A imprensa internacional destacou o papel das redes sociais nessas mobilizações contra os ditadores e a repressão dos governos sobre a população civil.

Sobre esses conflitos, assinale a alternativa correta.

a) A Jordânia viu seu rei ser deposto devido ao apoio dos países ocidentais e de Israel aos movimentos

revoltosos. b) Na Tunísia, o processo revoltoso de setores

populares foi sufocado por empréstimos vultosos da União Europeia.

c) No Marrocos, a permanência da violência deve-se aos conflitos entre cristãos, muçulmanos e membros de religiões tribais.

d) O Egito manteve Hosni Mubarak no poder devido à intervenção da Liga Árabe, com o apoio norte-americano.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 6

e) O governo da Síria, apesar dos protestos internacionais, atacou os revoltosos com a anuência

do Irã, da Rússia e da China.

16. (PUC-RJ 2013)

Além da poluição dos mares, por exemplo, a exploração do petróleo proporciona royalties, que são:

a) impostos pagos pelos governos de todos os níveis aos cidadãos, como forma de compensar a destruição ambiental dos oceanos e mares.

b) taxas pagas pelas empresas exploradoras dos recursos dos mares aos municípios, como forma de redução da poluição ambiental.

c) compensações financeiras pagas aos governos pelas empresas exploradoras de recursos diversos em territórios variados.

d) recursos tecnológicos repassados pelas empresas aos governos para que eles despoluam a natureza dos espaços explorados.

e) tarifas compensatórias pagas pelo governo federal às

empresas que exploram petróleo na plataforma continental.

17. (UFRGS 2013 – adaptada) Assinale com V (verdadeira)

ou F (falsa) as afirmações abaixo, referentes à República Popular da China.

1) ( ) No final da década de 1950, o Partido Comunista

Chinês contestou a hegemonia soviética sobre o bloco comunista, mas nunca rompeu diretamente com Moscou.

2) ( ) A Grande Revolução Cultural perseguiu diversos intelectuais e tinha como objetivo depurar o Partido Comunista Chinês das propostas revisionistas.

3) ( ) O líder Deng Xiaoping promoveu mudanças a partir de um plano de reformas que reestruturou a economia chinesa.

4) ( ) A China, após as reformas econômicas, entrou em fase de crescimento acelerado, tornando-se a segunda potência econômica mundial.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, e:

a) V, V, F, F. b) F, V, V, V. c) F, F, V, V. d) V, V, F, V.

e) V, F, V, F.

18. (UFRGS 2013) Considere as afirmações abaixo a respeito da extração e da produção de derivados de petróleo no Brasil.

I. As refinarias de petróleo, no Brasil, estão localizadas próximas às regiões de maior concentração

industrial, a fim de atender às necessidades de matéria-prima nesse setor.

II. A atividade petrolífera, no Brasil, é monopólio da Petrobras, empresa que controla refinarias e distribuição de combustíveis e derivados.

III. O Brasil atingiu, em 2009, a autossuficiência, e, assim, o país deixou de importar petróleo, já que

todas as refinarias estão adaptadas para o refino da produção.

Quais estão corretas?

a) Apenas I. b) Apenas II. c) Apenas III.

d) Apenas II e III. e) I, II e III.

19. (UFPA 2013 – adaptada)

Considere a tabela abaixo.

Em relação aos aspectos do espaço rural brasileiro do século XXI, é correto afirmar:

a) Na estrutura fundiária do espaço rural brasileiro

predominam estabelecimentos de agricultura não familiar. Herança do período colonial, esses estabelecimentos ocupam as maiores extensões do campo, têm o maior valor de produção e receita, mas empregam menos mão de obra do que a agricultura familiar.

b) No meio rural brasileiro prevalecem os estabelecimentos que desenvolvem agricultura familiar, Eles abrangem as maiores extensões do campo, empregam mais mão de obra do que a agricultura não familiar, ainda que seu valor de produção e renda ainda seja menor que o desta.

c) A tabela representa a concentração de área nos

estabelecimentos que desenvolvem agricultura familiar, ainda que o maior valor da produção e da receita seja obtido pela agricultura não familiar. Tal configuração formou-se a partir elaboração do 1 Plano Nacional de Reforma Agrária, no governo de Fernando Henrique Cardoso.

d) O número de estabelecimentos ocupados pela

agricultura familiar, associado à área e à quantidade de mão de obra empregada por estes, denuncia a estrutura agrária desigual, herança histórica que confere à agricultura não familiar as maiores áreas, apesar de empregar menos mão de obra.

e) O maior número de estabelecimentos ocupados com

agricultura familiar é um fato recente e indica a desconcentração fundiária desencadeada a partir do II Plano Nacional de Reforma Agrária, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

20. (FGV-SP 2013 – adaptada) De acordo com a Eurostat,

agência oficial de estatísticas da União Europeia (UE),

em julho de 2012, a média de desemprego entre os países da zona do euro foi de 11,3% da população ativa, atingindo um total de 18 milhões de pessoas. Sobre o desemprego nos paises que compõem a zona do euro, é correto afirmar:

a) As taxas de desemprego tendem a ser maiores nos países que apresentam custos de produção mais

elevados, tais como a Áustria e a Holanda. b) As taxas de desemprego tendem a ser menores entre

os jovens de 15 a 24 anos, já que eles recém-ingressaram no mercado de trabalho.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 7

c) Na Espanha e na Grécia, países fortemente atingidos pela crise econômica, mais de 1/5 da

população ativa está sem emprego. d) A elevação do desemprego na região resulta da

adoção de tecnologias pouco intensivas em mão de obra, pois contrasta com os sucessivos aumentos da produção industrial registrados na região desde o início de 2012.

e) Ainda que continuem elevadas, as taxas de

desemprego registradas em julho de 2012 são menores do que as registradas no mesmo período de 2011, quando os países da região estavam em plena crise econômica.

21. (Enem 2011) A Lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003,

inclui no currículo dos estabelecimentos de ensino

fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e determina que o conteúdo programático incluirá o estudo da História da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica

e política pertinentes à História do Brasil, além de instituir, no calendário escolar, o dia 20 de novembro como data comemorativa do ―Dia da Consciência Negra‖.

Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em 27/7/2010

(adaptado).

A referida lei representa um avanço não só para a educação nacional, mas também para a sociedade brasileira, porque:

a) legitima o ensino das ciências humanas nas escolas. b) divulga conhecimentos para a população afro-

brasileira. c) reforça a concepção etnocêntrica sobre a África e

sua cultura. d) garante aos afrodescendentes a igualdade no acesso

à educação.

e) impulsiona o reconhecimento da pluralidade étnico-racial do pais.

22. (Enem 2011)

O organograma apresenta os diversos atores que integram uma cadeia agroindustrial e a intensa relação entre os setores primário, secundário e terciário. Nesse sentido, a disposição dos atores na cadeia agroindustrial demonstra

a) a autonomia do setor primário.

b) a importância do setor financeiro. c) o distanciamento entre campo e cidade. d) a subordinação da indústria à agricultura. e) a horizontalidade das relações produtivas.

23. (UFPR 2012) A respeito dos sentidos que o termo primavera‖ adquiriu na história política dos últimos dois

séculos, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O uso do termo ―Primavera‖ no século XIX designou movimentos sociais que ocorreram em várias partes da Europa em 1848, a partir de reivindicações liberais, nacionalistas, democráticas e socialistas, como movimentos nacionalistas no território da

Itália e da Alemanha e reações contrárias à restauração monárquica na França, após o Congresso de Viena.

( ) A Primavera dos Povos e A Primavera de Praga têm em comum o fato de serem revoluções em larga

escala que implantaram, respectivamente, o socialismo utópico e o socialismo real nos seus países de origem.

( ) A Primavera de Praga ocorreu em 1968, na Tchecoslováquia, com o intuito de tirar o país da influência soviética, o que confere ao termo ―primavera‖ um sentido de luta democrática e de

renovação política. ( ) A Primavera Árabe tem se desenvolvido desde

dezembro de 2010, com inicio na Tunísia e difusão pelo Oriente Médio e por alguns países árabes da África, adquirindo o sentido de luta democrática civil, conduzida por jovens e lideranças não necessariamente religiosas, com a meta de destituir

regimes ditatoriais. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

a) F - V - F - V. b) V - V - F - F. c) V - F - V - V.

d) F - F - V - V. e) V - V - V - F.

24. (UFPE 2012) ―Certamente, a Amazônia brasileira hoje não é mais a mesma dos anos 1960. intensas transformações ocorrem na região, mas esse fato é apreendido de forma variada segundo motivações e

interesses de diferentes atores, ou nem mesmo é percebido por grande parte da própria nação brasileira. Perduram imagens obsoletas sobre a região, verdadeiros mitos. Não apenas mitos tradicionais da terra exótica e dos espaços vazios, mas também mitos recentes, que obscurecem a realidade regional e dificultam a

elaboração de políticas públicas adequadas ao seu desenvolvimento‖. BECKER, Bertha K. Amazônia: Nova Geografia, Nova Política Regional

e Nova Escala de Ação.

Sobre o assunto abordado no texto, é correto afirmar que:

( ) a industrialização foi um processo que possibilitou transformações estruturais na Amazônia. Na região,

predominavam as atividades extrativistas, passando a mesma a ocupar um lugar de destaque no país no que concerne à produção mineral e à produção de bens de consumo duráveis.

( ) os solos da Amazônia, que atraem fortemente o agronegócio, são muito ricos em nutrientes, pois inexistem, em grande parte da região, processos de

lixiviação, que empobrecem os solos. ( ) a importância da escala do capital natural da

Amazônia sul-americana, sendo um dos mais extensos do planeta, constitui um trunfo para o desenvolvimento se adequadamente aproveitada com tecnologias avançadas; é também um fator poderoso de barganha nos cenários econômico e

político do mundo. ( ) o esgotamento do nacional-desenvolvimentismo, as

mudanças estruturais, o processo de globalização e não menos importantes processos de organização da sociedade civil provocaram uma rápida e abrangente mudança na Amazônia e no país.

( ) o processo de ocupação da Amazônia, imposto pelo governo central, foi caracterizado pela inexistência de conflitos de terra e de territorialidade, durante o regime de exceção estabelecido em 1964.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta referente as afirmativas acima:

a) V V V F F b) F V V F V c) F F V F F d) V F V F V e) V V F F V

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 8

25. (UFPA 2012) No mês de maio deste ano, desabaram sobre a sociedade brasileira cenas de uma dupla

violência: a violência contra a terra, com a aprovação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, e a violência contra a pessoa humana, com o assassinato dos líderes camponeses Maria do Espírito Santo da Silva e José Cláudio Ribeiro da Silva, que se opunham ao desmatamento na Amazônia.

Artigo de Dom Tomás Balduíno publicado no portal Santa Catarina

24 horas, no dia 6/9/11, adaptado. http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79182

O campo brasileiro está, historicamente, marcado por conflitos que envolvem interesses opostos dos diversos atores sociais. Os recentes fatos apresentados estão relacionados ao/à(s)

a) oposição entre ambientalistas que aprovam o Código Florestal e ruralistas que exigem ampliação das áreas para produção.

b) ações que resultam em desmatamento e concentração fundiária, de um lado, e à defesa da floresta e da posse da terra pelos trabalhadores rurais, de outro.

c) ampliação da área de reserva legal defendida pelo agronegócio na Amazônia, em detrimento das áreas agrícolas destinadas ao pequeno agricultor.

d) expansão das áreas de preservação permanente (APP) nas margens dos rios, que favorecerá as comunidades extrativistas.

e) embate entre os trabalhadores rurais sem-terra que

defendem o Código Florestal e os latifundiários que veem a reserva legal como obstáculo.

MMAATTEEMMÁÁTTIICCAA EE SSUUAASS TTEECCNNOOLLOOGGIIAASS

26. Uma empresa lançou um produto em dois tamanhos de

embalagem e peso. Uma com 750 g ao preço de R$ 9,00

e outra com 300 g do mesmo produto com valor de R$ 5,80. A embalagem maior utiliza 15% a menos de papelão que duas das menores. Além da economia para o consumidor, na compra de 1,5 kg desse produto na embalagem maior a economia de papelão, em termos percentuais, é de:

a) 30%. b) 32%. c) 45%. d) 47%. e) 52%.

27.

Este é o desenho do Homem Vitruviano, de Leonardo da

Vinci. Trata-se de um estudo das proporções humanas que foi primeiramente esboçado ainda na época da Roma Antiga, no século I a.C., por Marcus Vitruvius Polio. O estudo foi apresentado dentro de um tratado em dez volumes, denominado De Architectura, no qual o arquiteto latino determina as razões de proporcionalidade do corpo humano da seguinte forma:

– a distância entre a linha de cabelo na testa e o fundo do queixo (face) é um décimo da altura de um homem.

– o comprimento da orelha é um terço do da face. Fonte: http://pt.wikipedia.org, consultado em 10/3/2011

Usando as proporções dadas, os valores que completam a tabela abaixo são, aproximadamente:

a) x = 1,58 m; y = 7 com b) x = 1,65 m; y = 6,7 cm

c) x = 1,80 m; y = 6,0 cm d) x = 1,72 m; y = 6,1 cm e) x = 1,78 m; y = 5,87 cm

28. Um corpo se desloca linearmente sobre um cubo de aresta 4 cm da seguinte maneira: O corpo sai do ponto A, atinge o ponto P sobre a face ABCD formando um

ângulo de 60° em relação ao lado AD. Em seguida atinge Q, que é ponto médio do lado BC, e segue paralelamente ao lado BF até o ponto R e, finalmente, vai até o ponto C, onde encerra sua trajetória. A trajetória desse corpo projeta, na base do cubo, a sombra que liga os pontos A, P, Q, R e D, conforme a figura. O comprimento desta sombra, em centímetros, é:

a) cm58

b) cm526

c) cm525

d) cm625

e) cm626

29. Para embalar certo produto serão utilizadas latas cilíndricas de alumínio. A superfície lateral da lata só poderá ser confeccionada com placas de alumínio nas dimensões 0,4 m x 0,6 m ou 0,3 m x 0,8 m. Por medida de economia, a empresa vai adotar a placa que forneça a menor superfície total na lata. Adotando π = 3, a área total dessa superfície, em m², é:

a) 0,015 b) 0,24 c) 0,255 d) 2,4 e) 2,55

30. A linha infantil de uma marca de produtos de higiene foi

inovadora ao utilizar frascos na forma de cone circular reto e de esfera como embalagens para xampus. O frasco cônico tem diâmetro da base coincidente ao diâmetro do frasco esférico, e altura igual à metade do diâmetro da base. Se a embalagem esférica cheia acondiciona 800 ml de xampu, a embalagem cônica

acondicionará:

a) 3.200 ml. b) 800 ml. c) 400 ml. d) 200ml. e) 100ml.

31. O gráfico abaixo apresenta a taxa de crescimento dos voos domésticos no Brasil, por ano, em relação ao ano anterior, entre 2006 e 2011. Verifica-se que a estimativa para a taxa de 2011 em relação a 2010 é de 49%.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 9

Segundo os dados apresentados (mantida a estimativa para 2011), pode-se afirmar que a taxa de crescimento estimada para o número de voos em 2011 em relação ao número de voos em 2008 é de aproximadamente:

a) 85% b) 95,2% c) 102,6% d) 110% e) 138%

32. O ciclone Gamede está entre os ciclones tropicais mais

chuvosos da história, batendo no ano de 2006 o recorde mundial de precipitação, cujo índice pluviométrico foi de 4.069 mm em quatro dias. O índice pluviométrico é dado pela medida da altura resultante da somatória da quantidade de precipitação de água (chuva, neve, granizo) em 1 metro quadrado. Utilizando uma caixa-

d`água aberta e vazia, com uma base de 10 m², nesse mesmo local e período em que o ciclone bateu o recorde mundial, em média, a altura de água acumulada nessa caixa-d`água, em um único dia, seria de aproximadamente:

a) 0,1 m.

b) 0,5 m. c) 1 m. d) 5 m. e) 10 m.

33. Os gráficos a seguir apresentam um estudo do Ministério do Esporte do governo federal sobre os

impactos econômicos da Copa de 2014.

Os dados apresentados nos gráficos permitem estabelecer relações entre o acréscimo na quantidade

estimada de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, bem como o de seus gastos. Assim, segundo esse estudo, com a Copa de 2014 a estimativa de gasto médio por turista internacional é, aproximadamente:

a) o dobro do turista nacional. b) a metade do turista nacional.

c) o quádruplo do turista nacional. d) o triplo do turista nacional. e) o mesmo do turista nacional.

34. Uma pirâmide cujas faces são triângulos equiláteros tem

base quadrada com diagonal medindo 210 .

Inscreve-se nesta pirâmide um octaedro regular cujos vértices opostos sejam fixados, um no centro da base da pirâmide e o outro coincidindo com o vértice oposto à base, como na figura acima. A medida das arestas do octaedro é, em centímetros:

a) 25

b) 5

c) 210

d) 10

e) 2

35. A esteira em que Andrea caminha marca a velocidade

em km/h e o tempo de caminhada em minutos. Ela anda 15 minutos numa velocidade V1, aumenta para uma velocidade V2 por mais 15 minutos e torna a aumentar a velocidade para V3 e caminha por mais 15

minutos. Andrea sabe que perde 65 calorias a cada quilômetro percorrido, então, para obter a quantidade x de calorias perdida ela calcula:

a) x = 65 15 (V1 + V2 + V3)

b)

321

4

165 VVVx

c) x = 65 (V1 + V2 + V3)

d)

321

3

165 VVVx

e)

321

4

365 VVVx

36. O ácido sulfúrico encontra inúmeras aplicações

industriais, como matéria-prima e como coadjuvante em processos industriais, apenas perdendo para a água como substância mais utilizada. Em qualquer massa de ácido sulfúrico (H2SO4), as massas de hidrogênio, enxofre e oxigênio são proporcionais, respectivamente a 1, 16 e 32. A massa desses elementos em 588 g de ácido sulfúrico é

a) 1g, 16g e 32g. b) 3g, 48g e 96g. c) 4g, 64g e 126g. d) 6g, 96g e 192g. e) 12g, 192g e 384g.

37. O lixo do refeitório de uma grande metalúrgica é coletado diariamente por um caminhão e levado para um aterro sanitário que fica a aproximadamente 30 quilômetros da empresa. Duas transportadoras disputam a licitação para o transporte desse lixo diário, que chega a 150 toneladas por ano. Sabendo que a transportadora A cobra R$ 145,00 por tonelada de lixo e

R$ 50,00 por coleta diária, de segunda a sábado; e a

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 1 0

transportadora B cobra R$ 139,00 por tonelada e R$ 0,80 por quilômetro rodado, na ida e na volta ao aterro.

Considerando 26 dias úteis no mês, assinale a alternativa correta:

a) A proposta de A é mais interessante, pois cobra aproximadamente R$ 3.000,00 por mês.

b) A proposta de A é mais interessante, pois o preço fixo de coleta reduz o custo para a empresa.

c) A proposta de B é mais interessante, pois seu custo

mensal é menor do que o de A. d) A proposta de B é mais interessante, pois cobra

pouco a mais de R$ 3.000,00 por mês. e) As propostas são igualmente boas, pois ambas têm

o mesmo custo mensal.

38. A distância do planeta Mercúrio ao Sol é de 36 milhões

de milhas, ou seja, 67 milhões de quilômetros, e esse planeta possui um ano igual a 88 dias terrestres. Com base nas informações do texto podemos deduzir, aproximadamente, que:

a) 1 milha equivale a 0,54 km, e 1 mês em Mercúrio equivale a 13,6 dias terrestres.

b) 1 milha equivale a 1,8 km, e 1 mês em Mercúrio

equivale a 7,3 dias terrestres. c) 1 milha equivale a 0,54 km, e 1 mês em Mercúrio

equivale a 7,3 dias terrestres. d) 1 milha equivale a 1,8 km, e 1 mês em Mercúrio

equivale a 13,6 dias terrestres. e) 1 milha equivale a 13,6 km, e 1 mês em Mercúrio

equivale a 0,54 dia terrestre.

39. Em uma consulta ao Google Maps, uma pessoa marcou

como origem a cidade de São Paulo, indicada com o ponto A, e o destino a cidade de Cuiabá, com o ponto B. Usando a escala do canto inferior esquerdo do mapa, para estimar a distância entre as duas cidades, essa

pessoa mediu o segmento correspondente a 200 km, obtendo uma medida x cm. Depois, mediu a distância entre os pontos A e B no mapa obtendo y cm. A partir daí, ela pôde encontrar a distância aproximada entre São Paulo e Cuiabá calculando:

a) kmx

y200

b) 200 xy km

c) kmy

x200

d) kmxy

200

e) kmxy

200

40. Uma empresa de produtos de beleza contratou certo

número de consultoras para fazer a apresentação de seus produtos de casa em casa. Sua meta era que fossem visitadas todas as casas de determinado bairro. Se cada consultora visitasse 100 casas, 80 delas não

seriam visitadas. Como todas foram visitadas e cada consultora visitou 105, o número de casas desse bairro é:

a) 1.680.

b) 1.695. c) 1.705.

d) 1.785. e) 1.800.

41. Sendo conhecidas as equações das retas r, s, t, u, num plano cartesiano ortogonal:

Assinale a alternativa que apresenta condições que

garantam que o polígono ABCD, formado pelos cruzamentos dessas retas, é um quadrado.

a)

1;1

1;1

3

3

4

4

2

2

4

4

3

3

1

1

2

2

1

1

b

a

b

a

b

a

b

a

b

a

b

a

b

a

b

a

b)

2

2

2

2

4

4

1

1 ;b

a

b

a

b

a

b

a

c) CDAB dd

b

a

b

a

;

4

4

1

1

d) BCAB dd

b

a

b

a

;1

1

1

4

4

e)

BDAC ddb

a

b

a

b

a

b

a

b

a

b

a

,

1;1

3

3

2

2

3

3

4

4

2

2

1

1

42. Um instituto de pesquisa realizou um estudo sobre os

problemas de saúde relacionados à vida sedentária e observou que todos os 2.500 entrevistados de uma

cidade com 300.000 habitantes fazem alguma atividade física, conforme mostra o gráfico abaixo:

Se todos os habitantes dessa cidade praticarem essas mesmas atividades na mesma razão que os entrevistados, o número total de pessoas que praticariam ciclismo ou fariam caminhada diariamente seria igual a:

a) 100.000.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 1 1

b) 120.000. c) 140.000.

d) 150.000. e) 180.000.

43. Devido ao crescimento do setor imobiliário, a prestação de serviços no ramo tornou-se altamente competitiva. Uma construtora solicitou, em concorrência aberta, orçamento sobre o valor do m² do piso colocado em um

de seus empreendimentos.

A distribuição apresentada pela construtora traz o preço desse serviço, em reais, conforme o orçamento de diferentes empresas especializadas.

Assim, em relação aos preços apresentados, é correto afirmar que:

a) Média e moda têm valores iguais, porém o valor da

mediana é menor. b) Média e moda têm valores iguais, porém o valor da

mediana é maior. c) Média e mediana têm valores iguais, porém o valor

da moda é maior. d) Média e mediana têm valores iguais, porém o valor

da moda é menor. e) Média, mediana e moda têm valores iguais.

44. A Secretaria da Educação de um município fez um levantamento sobre o grau de escolaridade de seus munícipes e apresentou esses resultados:

A imprensa local saiu às ruas para entrevistar as pessoas sobre esses resultados. A probabilidade de que uma pessoa, escolhida aleatoriamente, tenha curso superior, não importando que seja completo ou incompleto, é:

a) 64%, pois corresponde à somatória das

porcentagens de cada grupo, referente à escolaridade superior.

b) 30%, pois corresponde à somatória das porcentagens de cada grupo, referente à

escolaridade superior completo. c) 20,88%, pois corresponde à somatória das

porcentagens de porcentagens, calculadas em cada grupo, referente à escolaridade superior.

d) 9,94%, pois corresponde à somatória das porcentagens de porcentagem de cada grupo referente à escolaridade superior completo.

e) Não é possível determinar essa probabilidade por não se saber o total da população desse município.

45. O gráfico apresenta os salários dos funcionários de uma

grande empresa nacional. A análise dos dados apresentados nos permite afirmar corretamente que:

a) O número total de funcionários é 80. b) O número de funcionários cujo salário é superior a

R$ 5.000,00 é 26.

c) O número de funcionários cujo salário é inferior a R$ 3.000,00 é 119.

d) O número de funcionários cujo salário é no mínimo de R$ 3.000,00 é 43.

e) O número de funcionários cujo salário é no máximo de R$ 4.000,00 é 136.

46. O Índice Bovespa (Ibovespa) é o mais importante

indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses. O gráfico abaixo apresenta a variação desse índice nos últimos 5 anos. Nesse gráfico, o eixo das ordenadas apresenta os pontos diários desse índice, que vão de 20.000 (20k) a 80.000 (80k) pontos, e o eixo das

abscissas apresenta o período.

Um investidor possui uma carteira de ações cujos ganhos de capital seguem o índice Ibovespa. Se ele tivesse aplicado R$ 200.000,00 no início de janeiro de 2007, ele teria aproximadamente:

a) R$ 350.000,00 em outubro de 2008, pois a bolsa nesse período atingiu acima dos 70.000 pontos.

b) R$ 100.000,00 em outubro de 2008, pois houve uma queda violenta da bolsa em meados de junho de 2008.

III S e m a n a d o V e s t i b u l a n d o – 3 º A n o A e B – 16 / 08 / 2 0 1 3 – p á g i n a 1 2

c) Menos que R$ 200.000,00 em setembro de 2008, pois teve uma forte desvalorização a partir de junho

de 2008. d) R$ 250.000,00, no início de junho de 2007, pois

teve um aumento de aproximadamente 25% nesse período.

e) R$ 270.000,00 em junho de 2008, pois a bolsa atingiu 70.000 pontos nesse período.

47. Um encontro científico conta com a participação de pesquisadores de três áreas, sendo eles: 7 químicos, 5 físicos e 4 matemáticos. No encerramento do encontro, o grupo decidiu formar uma comissão de dois cientistas para representá-lo em um congresso. Tendo sido estabelecido que a dupla deveria ser formada por cientistas de áreas diferentes, o total de duplas distintas

que podem representar o grupo no congresso é igual a:

a) 46. b) 59. c) 77. d) 83. e) 91.

48.

Disponível em: www.portaldapropaganda.com.br. Acesso em: 1 mar.

2012.

A publicidade, de uma forma geral, alia elementos verbais e imagéticos na constituição de seus textos. Nessa peça publicitária, cujo tema é a sustentabilidade, o autor procura convencer o leitor a

a) assumir uma atitude reflexiva diante dos fenômenos

naturais. b) evitar o consumo excessivo de produtos

reutilizáveis. c) aderir à onda sustentável, evitando o consumo

excessivo. d) abraçar a campanha, desenvolvendo projetos

sustentáveis.

e) consumir produtos de modo responsável e ecológico.

49. O dono de uma farmácia resolveu colocar à vista do público o gráfico mostrado a seguir, que apresenta a evolução do total de vendas (em Reais) de certo medicamento ao longo do ano de 2011.

De acordo com o gráfico, os meses em que ocorreram,

respectivamente, a maior e a menor venda absolutas em 2011 foram

a) março e abril.

b) março e agosto. c) agosto e setembro.

d) junho e setembro. e) junho e agosto.

50.

Os edulcorantes são substâncias artificiais ou naturais geralmente centenas de vezes mais doces do que o açúcar de cana. Conferem o sabor doce aos adoçantes e não são calóricos, exceção feita ao aspartame, embora

seu poder de adoçamento torne suas calorias desprezíveis. Os edulcorantes aprovados no Brasil para uso em adoçantes dietéticos são sacarina, ciclamato, aspartame, esteviosídeo, acessulfame-K e sucralose.

Na tabela acima são mostrados os principais edulcorantes que compõem os adoçantes dietéticos usados no Brasil, a dose diária aceitável (IDA), o poder

de adoçamento e as calorias por unidade.

Obs: IDA é uma medida que nos indica a quantidade máxima de cada substância que as pessoas podem ingerir por dia sem que haja nenhum risco à saúde.

Imagine então que uma adolescente de 14 anos de idade, pesando 50 quilos, escolha consumir apenas produtos

feitos com adoçante, em vez de açúcar, para controlar o consumo de calorias.

Se essa adolescente desejar comer um bolo feito com adoçante e cada fatia desse bolo contiver 110 mg de ciclamato, qual o número máximo de fatias desse bolo que a adolescente poderá comer por dia sem ultrapassar o valor da IDA, admitindo-se que ela não consuma mais

nenhum outro produto com ciclamato no dia.

a) 10 fatias do bolo. b) 3 fatias do bolo. c) 7 fatias do bolo. d) 5 fatias do bolo. e) 9 fatias do bolo.

Cálculos: