roteiro de refl exão -...

12
Roteiro de reflexão

Upload: nguyencong

Post on 07-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1 1

Roteiro de refl exão

23

23 3

Para rejuvenescer os ideais de transformação

A Campanha da Fraternidade completa 50 anos em 2013 com um tema especial: “Fraternidade e Juventude”. Trata-se de um convite aos jovens para que tenham um encontro renovador com Jesus Cristo e, assim, tornem-se cada vez mais protagonistas na construção de um mundo melhor. De norte a sul do país, em cada comunidade, no caminho da conversão pessoal, comunitária e social, todos são convocados a contribuir para que os jovens cresçam na fé, tenham uma vida plena, mais saudável e, assim, sejam capazes de responder ao chamado do Pai.

Deus realiza seu plano na ação das pessoas que buscam o bem do próxi-mo. É por isso que o profeta Isaías, ainda jovem, quando ouviu a voz do Senhor, diante de um mundo marcado pela injustiça social e pela quebra da Aliança Sagrada, disse: “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). A fala do pro-feta, lema da Campanha da Fraternidade 2013, nos convida à conversão e ao encontro dos jovens. Conhecer o universo da juventude é aprender sobre as mudanças de nossa época, vislumbrar o futuro que se aproxima.

Oportunidade singular, a Campanha da Fraternidade 2013 convida cada um - conselhos pastorais e paroquiais, comunidades, pastorais sociais, grupos de fé e política, movimentos e organismos de ação social - a assumir conjuntamente a realização de um objetivo geral: “Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção de uma sociedade fraterna funda-mentada na cultura da vida, da justiça e da paz.” (texto-base CF 2013)

45

A juventude e os desafios na construção do Reino

A juventude é um momento de grandes escolhas. Decisões sobre es-tudo, carreira, valores a serem seguidos e projetos de vida começam a amadurecer nesta importante etapa. Para a Igreja, os jovens são agentes de transformação, sinal de esperança para uma nova sociedade.

Com o entusiasmo da juventude, é possível construir um mundo diferente, de oportunidades iguais, onde as múltiplas expressões de violência dão lugar à cul-tura da paz. Do coração dos jovens, pode nascer uma sociabilidade que amplia as potencialidades humanas, aproximando nossa realidade da imagem do Reino.

Atualmente, vivemos um período de transformações econômicas, tecnológicas e sociais. Alcançamos avanços e melhorias nas condições de vida, mas, ao mesmo tempo, o mundo viu crescer o individualismo e o consumismo. Com o passar dos anos, o Brasil tornou-se industrializado, urbano, com grande parte da população vivendo nas periferias das grandes cidades. Neste mundo de aceleradas mudanças, a juventude é sempre o pri-meiro segmento a sofrer os impactos das novidades, boas e ruins. Ao mesmo tempo, carrega um grande potencial para revitalizar práti-cas e processos. É presença viva e dinâmica na construção do Reino.

45 5

Os jovens no mundo globalizado

O Documento de Aparecida destaca que vivemos um momento de trans-formações profundas no plano cultural. Essas mudanças geram uma crise de sentido e valores, fragilizam os laços comunitários e fazem crescer uma lógica econômica que incentiva exageradamente a competição.

Nesse contexto, o jovem submete sua escolha profissional aos interesses de mercado. Conseguir um bom emprego é uma das grandes angústias contemporâneas. Muitos não têm tempo para o lazer. Dos jovens entre 15 e 17 anos, apenas 11,4% só trabalham1, enquanto 26,5% estudam e tra-balham . Entre as jovens, tais proporções são, respectivamente, 17% e 5%. A juventude sofre também com os altos índices de violência, que vitimam, principalmente, os jovens que vivem nas periferias das grandes cidades.

A criminalidade cresce quando não existe acesso aos direitos básicos - como saúde, educação, lazer, esporte, cultura e transporte. Também é in-centivada pela grande desigualdade social, que priva muitos do direito de consumir em tempos de estímulo ao consumismo. Os números mos-tram que, no Brasil, 30,6% dos jovens estão em famílias com renda per capita de até meio salário mínimo, 69,4% vivem em famílias com renda até dois salários mínimos. Dos que vivem em favelas, 66,9% são negros.

1 - Os dados estatísticos referentes à desigualdade apresentados no texto-base da Campanha da Fraterni-dade 2013 foram extraídos de um trabalho realizado pelo Ipea. Org. Jorge Abraão de Castro, Luseni Maria C. de Aquino e Carla Coelho e Andrade. Juventude e políticas públicas no Brasil. Brasília, Ipea, 2009, p. 21-34.

67

As estatísticas também apontam que os jovens são as maiores vítimas de assassinatos. Na população não jovem, 2% das mortes são por homicídio. Já entre os jovens, esse percentual é de 40%. E para cada jovem branco que morre assassinado, dois jovens negros são vítimas desse tipo de crime2 .

Também fruto das desigualdades econômicas, a juventude brasilei-ra encontra dificuldades para se expressar. Na era da comunicação digital, em que os jovens se sociabilizam através das redes sociais (blogs, twitter, facebook, e-mail, youtube etc), o número de excluídos do ambiente on-line é alarmante: 73% dos domicílios no Brasil não possuem acesso à inter-net, sendo que na classe A, 90% possuem, ao passo que na classe C, só 24%, e nas classes D e E, apenas 3%.3

Tempos de margens estreitas e ativismo privado As últimas décadas favoreceram e fortaleceram as concepções que limitam os sonhos e ideais. Em tempos tão adversos, sabemos o quão difícil é sustentar a perspectiva do Reino, da civilização do amor, de um pensamento transfor-mador. No atual momento histórico, os cristãos precisam descobrir caminhos para tornar possível amanhã o que no presente parece impossível.

A coragem jovem para a travessia rumo à Civilização do AmorA Palavra de Deus mostra que a coragem jovem foi necessária para enfrentar a longa travessia no deserto, a opressão do faraó e o longo caminho de organi-zação do povo rumo a sua libertação. Construir uma sociedade nova exige rupturas. A presença amorosa de Deus no meio do povo sofredor orienta para uma economia de partilha, uma política descentralizada, uma religião regida pelo amor. Foi o jovem Josué, sucessor de Moisés, a conduzir seu povo nos primeiros anos.

2 - Os dados sobre a violência foram extraídos da seguinte referência: CANO, Inácio. Mortalidade violenta entre jovens brasileiros. In: http://sociologiaehlegal.blogspot.com.br/2011/04/ignacio-cano-sociologo-do-laboratorio.html 3 - Estes dados podem ser encontrados no endereço www.consecti.org.br/.../Lygia_Apresentação-consecti_9março2. Acesso em 09/06/2012.

6

67 7

Esse projeto social vocacionado para construir uma sociedade de irmãos contou com jovens profetas. São vários os testemunhos. Também na história recente a militância jovem participou ativamente dos proces-sos de transformação ao longo do século 20. Temos longa experiência pastoral junto aos jovens. Nos anos 50 e 60, a Ação Católica desen-volveu organizações que envolviam grande parte da juventude brasileira, através da Juventude Agrária Católica, Juventude Estudantil Católica, Juven-tude Independente Católica, Juventude Operária Católica e da Juventude Uni-versitária Católica. O Setor de Juventude e a Pastoral da Juventude da CNBB surgem ainda no final dos anos 70. Em 1992, os jovens foram, pela primeira vez, tema da Campanha da Fraternidade.

A história mostra, portanto, que a Igreja busca se aproximar, sem-pre, dos mais jovens, reconhece a importância de estar com o coração aberto para seguir nesse diálogo no século 21. Assim, a Campanha da Fraterni-dade 2013, no ano em que o Brasil receberá a Jornada Mundial da Juventude, reforça e amplia esse movimento de aproximação.

Jovens durante a Jornada Arquidiocesana da Juventude 2012

89

Juventude missionária, ativa na comunidade e protagonista da civilização do amor:

“Jovem, eu te digo, levanta-te” (Lc 7,14)

Na Igreja

. Animar o estudo do documento da CNBB Evangelização da Juventude.

. Fortalecer e criar Pastorais da Juventude.

. Garantir a presença jovem nos conselhos e instâncias eclesiais, das nossas comunidades, paróquias, reuniões, assembleias e demais organismos da nossa Igreja. . Buscar a inclusão digital de nossas paróquias, comunidades, organismos e movimentos, buscando participar e se comunicar através das redes sociais. Na sociedade

. Incentivar a participação nos conselhos de políticas públicas para a juven-tude.. Contribuir na construção de novos espaços para manifestação da solidariedade, para a busca de um projeto coletivo, ancorado na participação cidadã e no protagonismo popular. . Desenvolver ações de combate às drogas, contra a violência e o extermínio de jovens. Participar ativamente da Campanha Contra o Extermínio de Jovens promovida pelas Pastorais da Juventude. . Orientar os jovens para que participem de organizações, instituições, diretórios acadêmicos, movimentos e pastorais que promovem seus direitos, a dignidade da vida e dos valores éticos.. Incentivar as artes: música, teatro, poesia, cinema, esportes, dança. . Mobilizar a sociedade para a efetivação do primeiro emprego de qualidade.

89 9

Campanha da Fraternidade: uma ação concreta No ano passado, inúmeros projetos foram beneficiados a partir da Campa-nha da Fraternidade 2012 (tema: Fraternidade e Saúde Pública)Um percentual da Coleta da Solidariedade (40%), feita no Domingo de Ramos, é destinado ao Fundo Nacional de Solidariedade, que viabiliza projetos so-ciais em todo o Brasil (www.cnbb.org.br). Os outros 60% da Coleta constitui o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade. Abaixo você encontra a lista dos 23 projetos apoiados pelo Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política através do Fundo Arquidiocesano em 2012.

Projeto Organização Valor (R$)

1 Ação nas Comun. - Cuidado Inc. Política CODESMIG 10.000,00

2 Acolhendo e Promov. a Cidadania Central de Acolhida Social 9.000,00

3 Casa Restaura-me BH Aliança de Misericórdia 6.000,00

4 Em Busca de Viver em Liberd. Como Mulher

Pastoral Carcerária 3.900,00

5 Festival Juventude - Música e Poesia Par. Cristo Salvador 6.000,00

6 Fisioterapia e Melhoria na Qualid. Vida Clínica N. Sra. Belo Ramo 6.000,00

7 Formação e Capacitação Centro Juv. Salesiano 5.500,00

8 Fraternidade é o Caminho Pedreira Prado Lopes 6.000,00

9 Fraternidade e Saúde Pública N. de Apoio ao Dep. Químico 12.000,00

10 Juventude quer Viver em Fraternidade Núcleo de Polít. Sociais 9.990,00

11 Mobilizar para Prevenir Par. N. Sra. da Conceição 10.000,00

12 Nossa Comunidade Saudável Cáritas Par. N. Sra. Fátima 6.000,00

13 Prevenir é Melhor do que Remediar Arte pela Paz 10.330,00

14 Projeto Taekwondo Comunidade da Lagoinha 5.759,00

15 Restruturação - Par. N. S. da Anunciação Par. N. Sra. da Anunciação 7.000,00

16 Salve a Saúde Obras Social Pe. José Baldo 3.700,00

17 Saúde - Alimentação Saudável Núcleo Paroquial Social 4.966,00

18 Saúde Alternativa Par. N. S. do Sant. Sacramento 5.000,00

19 Saúde Bucal: Seu Sorriso Sua Saúde C. de Acolhida Betânia 5.942,00

20 Saúde e Inclusão Social Casa de Apoio N.S.C. 10.000,00

21 Show de Evangelização Par. Jesus de Nazaré 2.000,00

22 Solid. na Saúde e no Cuidado com a Vida Pastoral da AIDS 7.000,00

23 Vivendo Feliz Par. Bom Pastor 4.150,00Mais informações – 3422 6122 / 3428 7994 156.237,00

1011

Oração da CF 2013Pai Santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espírito

e obediente à vossa vontade, aceitou a cruz como prova de amor à humanidade.

Convertei-nos e, nos desafi os deste mundo, tornai-nos missionários a serviço da juventude.

Para anunciar o Evangelho como projeto de vida, enviai-nos, Senhor;

para ser presença geradora de fraternidade, enviai-nos, Senhor;

para ser profetas em tempo de mudança;enviai-nos, Senhor;

para promover a sociedade da não violência, enviai-nos, Senhor;

para salvar a quem perdeu a esperança,enviai-nos, Senhor;

para...

Vicariato Episcopal para Ação Social e PolíticaRua Além Paraíba, 208 – B. Lagoinha / Belo Horizonte – MG

CEP 31.210-120 / Tel. 3428 7943 – 3422 [email protected]

10

Roteiro de Refl exão CF 2013

Revisão de diagramação:Assessoria de Comunicação e Marketing

da Arquidiocese de BH

1011 11

minha

recebe um peregrino

família Participe da Semana Missionáriaacolhendo um peregrino em sua casa. Faça seu cadastro: www.semanamissionariabh.org.br

Asse

ssor

ia d

e Co

mun

icaç

ão d

a Ar

quid

ioce

se d

e BH

Realização:Apoio:

12

Banco Itaú (341)Agência: 1403

Conta Corrente: 97.888-3Nominal: Mitra Arquidio-cesana de Belo Hori-

zonteBanco Bradesco

(237)Agência: 2485-6

Conta Corrente: 33.777-3

Nominal: Mitra Arquidio-cesana de Belo Hori-

zonteBanco Santander

(033)

Participe com a gente!

Você pode participar com débito automático ou débito em conta:

Mais informações: 31.3209.3559 | www.arquidiocesebh.org.br