rodapé n.9 (27/08/2011)

4
UMA REALIZAÇÃO: Rodape __________ ) ´ Ontem (26) foi realizado em Riacho Doce, como parte da Al- deia Sesc, uma maratona cul- tural com apresentação circen- se, espetáculo teatral, cinema e folguedos; todas as atividades foram realizadas na praça José Emílio de Carvalho. A Mostra que acontece há seis anos sempre foi realizada nas imediações do Centro, nas unidades do Sesc, no Espaço Cultural da Ufal e no Teatro de Arena. Essa foi a primeira vez que o Sesc montou uma estru- tura para levar sua programa- ção ao público de uma comu- nidade específica de Maceió, como explicou o técnico em Artes Cênicas do Sesc, Fabrício Barros, “Essa novidade surgiu da necessidade de interagirmos mais com uma comunidade. Resolvemos montar uma es- trutura para trazer a essas pes- soas apresentações artísticas e, também, atividades formativas, tornando a Mostra Aldeia Sesc ainda mais democrática”. As ações tiveram início às 9h com oficina de confecção de chapéus de guerreiro, na sede do Esporte Clube Riacho Doce. A oficina foi ministrada por José Cícero, artesão vindo de família de dançadores de guer- reiro, aprendeu a fazer o tradi- cional chapéu com o irmão aos dez anos, quando começou a dançar no guerreiro do mestre Adelmo, na cidade de Atalaia. Às 16h os meninos do Sua Majestade, o Circo chamaram o público para a Praça de Riacho Doce ao fazerem perna de pau, malabares e pirofagia; dezenas de crianças da comunidade in- teragiram. Às 17h o espetácu- lo da Cia do Chapéu, Graças, entrou em cena e conquistou o público que a essa altura já era composto, também, por adul- tos. Dona Jaci, 75 anos, mora em Riacho Doce desde que nas- ceu, “Eu to achan- do ótimo isso aqui, a criançada toda participan- do, aprendendo com o circo, o te- atro, isso é muito bom né... Porque veja só, eu nunca tinha visto teatro, tá sendo a primeira vez”. Depois do teatro, as crianças sentaram-se mais próximo da tela para assistirem aos filmes de animação. “Meu filho nunca foi ao cinema, o primeiro conta- to dele com essa arte foi aqui na praça” falou a moradora de Ria- cho Doce, Marinha Santos. Por volta das 19h foi a vez do guer- reiro Campeão do Trenado, da Chã da Jaqueira, do mestre Nivaldo Abdias Bonfim. “Meu pai foi criado participando de guerreiro, ele tem 79 anos, e ainda dança” falou Quitéria Bonfim, filha do mestre. Às 20h o fandango do Pontal encerrou as atividades da maratona. Sábado 27/08/11 Ano 4 - Nº 9 MARATONA CULTURAL EM RIACHO DOCE Morena Melo Dias Tridestilados subverte o axé em apresentação no Overdoze. Penedo será sede de Fes- tival de Cinema da Ufal em novembro. Cia do Chapéu apresenta Graças na praça de Ria- cho Doce. { } { SEUJOFREFALOU } { TECENDOLINHAS} { FESTIVALDECINEMA} ______ fotos: Vicente Moliterno e Sarah Mendes

Upload: larissa-lisboa

Post on 28-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Rodapé é o jornal da Mostra Aldeia SESC Guerreiro das Alagoas

TRANSCRIPT

Page 1: Rodapé N.9 (27/08/2011)

UMA REALIZAÇÃO:Rodape__________)´

Ontem (26) foi realizado em Riacho Doce, como parte da Al-deia Sesc, uma maratona cul-tural com apresentação circen-se, espetáculo teatral, cinema e folguedos; todas as atividades foram realizadas na praça José Emílio de Carvalho.

A Mostra que acontece há seis anos sempre foi realizada nas imediações do Centro, nas unidades do Sesc, no Espaço Cultural da Ufal e no Teatro de Arena. Essa foi a primeira vez que o Sesc montou uma estru-tura para levar sua programa-ção ao público de uma comu-nidade específica de Maceió, como explicou o técnico em Artes Cênicas do Sesc, Fabrício Barros, “Essa novidade surgiu da necessidade de interagirmos mais com uma comunidade. Resolvemos montar uma es-trutura para trazer a essas pes-soas apresentações artísticas e, também, atividades formativas,

tornando a Mostra Aldeia Sesc ainda mais democrática”.

As ações tiveram início às 9h com oficina de confecção de chapéus de guerreiro, na sede do Esporte Clube Riacho Doce. A oficina foi ministrada por José Cícero, artesão vindo de família de dançadores de guer-reiro, aprendeu a fazer o tradi-cional chapéu com o irmão aos dez anos, quando começou a dançar no guerreiro do mestre Adelmo, na cidade de Atalaia.

Às 16h os meninos do Sua Majestade, o Circo chamaram o público para a Praça de Riacho Doce ao fazerem perna de pau, malabares e pirofagia; dezenas de crianças da comunidade in-teragiram. Às 17h o espetácu-lo da Cia do Chapéu, Graças, entrou em cena e conquistou o público que a essa altura já era composto, também, por adul-tos. Dona Jaci, 75 anos, mora em Riacho Doce desde que nas-

ceu, “Eu to achan-do ótimo isso aqui, a criançada toda participan-do, aprendendo com o circo, o te-atro, isso é muito bom né... Porque veja só, eu nunca tinha visto teatro,

tá sendo a primeira vez”. Depois do teatro, as crianças

sentaram-se mais próximo da tela para assistirem aos filmes de animação. “Meu filho nunca foi ao cinema, o primeiro conta-to dele com essa arte foi aqui na praça” falou a moradora de Ria-cho Doce, Marinha Santos. Por volta das 19h foi a vez do guer-reiro Campeão do Trenado, da Chã da Jaqueira, do mestre Nivaldo Abdias Bonfim. “Meu pai foi criado participando de guerreiro, ele tem 79 anos, e ainda dança” falou Quitéria Bonfim, filha do mestre. Às 20h o fandango do Pontal encerrou as atividades da maratona.

Sábado 27/08/11 Ano 4 - Nº 9

MARATONA CULTURAL EM RIACHO DOCE

Morena Melo Dias

Tridestilados subverte o axé em apresentação no Overdoze.

Penedo será sede de Fes-tival de Cinema da Ufal em novembro.

Cia do Chapéu apresenta Graças na praça de Ria-cho Doce.

{ }

{SEUJOFREFALOU}{TECENDOLINHAS} {FESTIVALDECINEMA}

____

__

foto

s: Vi

cent

e M

olite

rno

e Sa

rah

Men

des

Page 2: Rodapé N.9 (27/08/2011)

______Sábad0 27/08/11 Ano 4 - Nº 9

Rodape ´Penedo volta a ser palco de festival

Uma das qualidades expres-sivas que estão presentes na va-loração da arte é a comunicação de uma experiência, como um diálogo entre percepções. A ex-periência interliga as dimensões afetivas da criatividade às es-truturas sociais. Os festivais são historicamente territórios férteis de experiências. Como os festi-vais de cinema que aconteceram em Penedo entre 1975 e 1982.

Um projeto da Ufal com apoio do Sesc promete retomar essa prática e colocar Penedo nova-mente na rota do cinema nacio-nal, com o 1º Festival de Cinema Universitário de Alagoas que acontece de 23 a 27 de novem-bro. Dentre as atividades previstas estão oficinas, mesas, apresentações e exposições de trabalhos acadêmicos, mostras

paralelas, alternativas e compe-titivas. Nestas atividades, obras cinematográficas e videográfi-cas, produzidas pela comunida-de acadêmica das Instituições de Ensino Superior, públicas e pri-vadas, de todo Brasil, poderão se inscrever até 26/09 e concorrer a prêmios. Sérgio Onofre, orga-nizador do Festival, explicou “a proposta é promover o intercâm-bio entre produtores, estudiosos e admiradores da sétima arte, fo-mentando discussões e a troca de experiências”.

Cenário de filmeA cidade que fica sobre pe-

nhascos do Rio São Francisco foi habitada por índios caetés antes do “descobrimento do Brasil” e depois, por volta de 1530, chama-da de povoado São Francisco. Em

Acervo

A apresentação do espetácu-lo Graças, em Riacho Doce, foi destaque na programação de ontem (26). Perguntamos ao pú-blico a sua opinião sobre o espe-táculo, e o resultado foi...

Morena Melo Dias

{BOM QUE SÓ}

INSCRIÇÕES PARA O FEMUSESC

O que é? No próximo dia 01 de se-

tembro serão abertas as inscri-ções da 13ª Festa da Música do Sesc – Femusesc 2011.

Por que participar? A Femusesc é a maior Mos-

tra da música alagoana. Além de ter uma música gravada para o cd da mostra, o evento é certeza de visibilidade para divulgar sua banda e poder tocar na mesma noite de uma atração nacional de renome.

Quando e onde?Quinta-feira, 01/09 Local: Sesc Centro (Rua Ba-

rão de Alagoas, 229, Centro)Horário das inscrições: 09h

às 17h.Mais informações: 3326-3133

53% do público achou o espetáculo

Mateu (ou Mateus) é o cara pintada que anuncia as boas novas no Guerreiro

1560 passou a se chamar Penedo do São Francisco e em 1636 se tor-nou vila; no final do século XVIII se tornou a cidade de Penedo.

Entre as décadas de 70 e 80, houve uma sequência de oito festivais de cinema em Penedo. Nesse período, a cidade foi cená-rio de vários filmes como: Conte-údo e Por viver. Em 2003, Pene-do voltou a ser cenário de filme, com Deus é brasileiro e Espelho d’água.

Mais informação no site: www.evento.ufal.br/icinufal.

42% achou Arretado!5% achou É, massinha

Vista da cidade de Penedo, que volta a ser palco do festival de cinema

Page 3: Rodapé N.9 (27/08/2011)

______Sábad0 27/08/11 Ano 4 - Nº 9

Rodape ´Graças: Teatro de rua em Riacho Doce

Crianças, adultos e idosos na Praça José Emílio de Carvalho, em Riacho Doce assistiram ao espetáculo Graças, da Cia. do Chapéu, no final da tarde de on-tem (26).

Emoção e curiosidade estive-ram presentes nos rostos dos espectadores; que interagiram com as cenas do espetáculo, “Acho importante que esse tipo de trabalho seja levado para pessoas que não iriam ao teatro. Fico feliz que haja essa intenção de ir à rua”, disse o debatedor Marcelo Sena.

A peça é uma livre adaptação da obra “Vidas Secas”, de Gra-ciliano Ramos. A montagem expõe, através das quatro lava-deiras, trechos desta obra que retrata a condição social de uma família de retirantes do sertão.

O espetáculo é regado a mú-sicas, maioria compostas pela companhia, que criam um clima mais lúdico e emocionante no desenrolar da história. “Eu me emocionei em algumas cenas. Vocês construíram momentos delicados”, comentou Marcos Henrique Rego.

Os debatedores levantaram, também, algumas dificuldades

Barbara Esteves

(Des) construindo estruturas sonorasMorena Melo Dias

Se os gêneros musicais são formas de codificação, esses códigos não se restringem às letras e abarcam, também, toda estrutura melódica e social que envolve determinada estratégia discursiva de uma música. Mas, e se alguém se propõe a subver-ter um discurso musical? Res-significando letras e melodias? Arte subversiva desconstrói es-truturas estagnadas. Com essa proposta o grupo Tridestilados se apresenta hoje (27) no Over-doze, subvertendo o axé.

O grupo, que participou, tam-bém, da Semana da Música do

Sesc, tocando músicas do Tropi-calismo, nasceu com a proposta de fazer música de um jeito dife-rente: “A ideia de montar o gru-po surgiu depois que eu partici-pei de uma oficina que utilizava materiais diversos como instru-mento musical, a gente resolveu fazer apresen-tações temáticas, tiran-do som de lixas, canetas ...”, explicou Natalhi-nha Marinho. O grupo também conta com os os músicos Almir Nu-nes, Emersom Padilha e Lucas Veloso.

A proposta para a apresen-tação no Overdoze é tocar axé diferente do que se escuta hoje, tocar as suas raízes, o axé de Dodô e Osmar. No set-list tam-bém música de outros gêneros se transformarão em axé.

{SEUJOFREFALOU}

{TECENDOLINHAS}

técnicas, devido ao espaço onde a peça foi apresentada, a exem-plo dos microfones e do posi-cionamento da iluminação que atrapalhou determinados pon-tos de visão das cenas. Para as atrizes, apresentar em um local à céu aberto e cheio de crianças ao redor, foi uma nova experi-ência que se somará às investi-gações do espetáculo.

foto: Morena Melo

foto: Sarah Mendes

Page 4: Rodapé N.9 (27/08/2011)

______Sábad0 27/08/11 Ano 4 - Nº 9

Rodape ´

{MOSAICO}

{OVERDOZE}

1 e 2- Sua majestade, o circo na praça em Riacho Doce. 3- O espetáculo Graças, da cia. do chapéu.

4- Exibição de filmes na praça.5- O Fandango do Pontal foi a atra-ção final do dia em Riacho Doce.

6- Workshop de Chapéu de Guer-reiro.

7 e 8- Guerreiro Campeão do Tre-nado.

Informativo produzido pelo SESC para o projeto Aldeia SESC 2011. Textos de responsabilidade de seus autores.

{ }Coordenador Artístico-Cultural:Thiago Sampaio

Técnico de Artes Cênicas: Fabrício Barros

Estagiária de Artes Cênicas: Jocianny Carvalho

Planejamento Gráfico e Diagramação:Arthur Moura

Fotografia: Sarah Mendes

Vicente MoliternoEdição

Morena MeloTextos:

Arthur Moura | Barbara Esteves Larissa Lisboa | Morena Melo

expediente

Foto

s: Sa

rah

Men

des

e Vi

cent

e M

olite

rno

{7}

{8}

{4}

{1}

{2}

{3} {5}

{6}

18h - Apresentação Cir-cense com Sua Majestade o CircoLocal: Rua Barão de Ala-goas.

19h – Apresentação dos Cursos de Dança de Salão do Sesc/ALLocal: Rua Barão de Ala-goas.

19h 30 – Apresentação dos Cursos de Ritmos Varia-dos Sesc/ALLocal: Rua Barão de Alagoas.

20h – Apresentação do Guerreiro Treme Terra de AlagoasLocal: Rua Barão de Ala-goas.

21h – Performance “Ledo Ivo e a terra de Ledo Ivo” com a ATA (Associação Teatral das Alagoas)Local: Teatro Jofre Soares

22h - Espetáculo: Marina – Uma História de Cordel com a Cia. da Meia-NoiteLocal: Teatro Jofre Soares

23h – Grupo TridestiladosLocal: Bar Panorâmico

23h – Performance “Ca-beça Para Abelhas” com Charlene SaddLocal: Corredores do Sesc Centro

00h – “Saudação de Tam-bores” com o Grupo Per-cussivo Baque AlagoanoLocal: Rua Barão de Ala-goas.

01h – Leitura dramatizada “4 contos contam Tchek-hov”Local: Teatro Jofre Soares

02h – Grupo Percussivo Dona MariquinhaLocal: Teatro Jofre Soares

03h – Eletro Dance - Pro-gramação com DJs.Local: Bar Panorâmico 05h30 – Performance “Xeque Mate” com a Cia. Insanos.Local: Teatro Jofre Soares

06h00 – Café da Manhã Local: Restaurante da Uni-dade Sesc CentroOs ingressos para o Overoze custam R$5 e tem classifica-ção etária de 16 anos

resposta da ed. passada:

1

2

34

5

6

PALC

MAIO G

BEIJO

RA

DOTE

OR

BIBLIOTECA

O

NTONIO

{7}