rica famÍlia...rica famÍlia as pimentas e os pimentões pertencem à família solanaceae e ao...

1
RICA FAMÍLIA As pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum. Este gênero possui de 20 a 25 espécies, normalmente classificadas de acordo com o nível de domesticação. Os registros mais antigos do consumo de pimentas datam de aproximadamente 9 mil anos, resultado de explorações arqueológicas em Tehuacán, México. Outros sítios arqueológicos pré- históricos (2500 a.C.) são conhecidos no Peru, nas localidades de Ancon e Huaca Prieta O cultivo de pimentas era uma característica de tribos indígenas brasileiras quando do descobrimento do Brasil. Com a imensa variabilidade de pimentas nativas, certamente pode-se supor que diversas tribos cultivavam e colhiam pimentas; e o plantio de pimenta por tribos indígenas continua até hoje, como entre os índios mundurucus, da bacia do rio Tapajós. Nas palavras do explorador Alexander Humboldt (1814) , “as pimentas eram tão necessariamente indispensáveis para os nativos quanto o sal para os brancos.” As rotas de navegação no período 1492-1600 permitiram que as espécies picantes e doces de pimentas e pimentões viajassem o mundo. De 1500 para 2000, as sementes e frutos de pimentas e pimentões passaram a ser consumidas por povos de todas as origens, em quantidade crescente e em usos os mais diversos. Fonte: Embrapa Hortaliças Os navegadores de Portugal e da Espanha que descobriram o novo mundo também fizeram a descoberta de muitas plantas que hoje são cultivadas mundialmente, entre elas as pimentas e os pimentões l É originária da Bacia Amazônica e cultivada principalmente nos Estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. É uma das mais conhecidas e consumidas no Brasil, principalmente na forma de conserva de fruto inteiro em vinagre ou azeite. l É cultivada preferencialmente nos meses de alta temperatura. No Centro-Sul do País as temperaturas ideais ocorrem na primavera e verão (semeadura de agosto a janeiro). l A colheita de pimenta malagueta tem início 120 dias após o transplante e pode prolongar-se por mais de um ano. A cada dois anos a lavoura deve ser renovada e nunca deve ser feito o plantio consecutivo de pimentas em uma mesma área. Recomenda-se a rotação por pelo menos dois anos com gramíneas ou leguminosas. Pimenta malagueta ESPÉCIES DOMESTICADAS ESPÉCIES SEMIDOMESTICADAS l Capsicum annuum var. annuum: Pimentão, Pimenta Americana (doce), Jalapeño l Capsicum bacccatum var. pendulum: Dedo-de-Moça, Cambuci l Capsicum chinense: Pimenta de Cheiro, Bode, Cumari-do-Pará, Murupi l Capsicum frutescens: Malagueta l Capsicum annuum var. glabriusculum: Pimenta de Mesa l Capsicum baccatum var. praetermissum: Cumari verdadeira l Capsicum baccatum var. baccatum: Cumari verdadeira (variação conhecida pelo mesmo nome)

Upload: others

Post on 15-May-2020

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RICA FAMÍLIA...RICA FAMÍLIA As pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e ao gênero Capsicum.Este gênero possui de 20 a 25 espécies, normalmente classificadas

RICA FAMÍLIAAs pimentas e os pimentões pertencem à família Solanaceae e aogênero Capsicum. Este gênero possui de 20 a 25 espécies, normalmenteclassificadas de acordo com o nível de domesticação.

Os registros mais antigos do consumo de pimentasdatam de aproximadamente 9 mil anos, resultado

de explorações arqueológicas em Tehuacán,México. Outros sítios arqueológicos pré-

históricos (2500 a.C.) são conhecidosno Peru, nas localidades de Ancon eHuaca Prieta

O cultivo de pimentas era umacaracterística de tribos indígenas brasileirasquando do descobrimento do Brasil. Com aimensa variabilidade de pimentas nativas,certamente pode-se supor que diversastribos cultivavam e colhiam pimentas; eo plantio de pimenta por tribos indígenascontinua até hoje, como entre os índiosmundurucus, da bacia do rio Tapajós.

Nas palavras doexplorador AlexanderHumboldt (1814),“as pimentas eramtão necessariamenteindispensáveis para osnativos quanto o sal

para os brancos.”

As rotas de navegação no período 1492-1600permitiram que as espécies picantes e doces depimentas e pimentões viajassem o mundo. De1500 para 2000, as sementes e frutos de pimentase pimentões passaram a ser consumidas porpovos de todas as origens, em quantidadecrescente e em usos os mais diversos.

Fonte: Embrapa Hortaliças

Os navegadores de Portugal eda Espanha que descobriram

o novo mundo tambémfizeram a descoberta

de muitas plantas quehoje são cultivadas

mundialmente, entre elasas pimentas e os pimentões

l É originária da BaciaAmazônica e cultivadaprincipalmente nos Estadosde Goiás, Minas Geraise Bahia. É uma das maisconhecidas e consumidasno Brasil, principalmente naforma de conserva de frutointeiro em vinagre ou azeite.

l É cultivadapreferencialmente nosmeses de alta temperatura.No Centro-Sul do Paísas temperaturas ideaisocorrem na primavera everão (semeadura de agostoa janeiro).

l A colheita de pimentamalagueta tem início 120dias após o transplante epode prolongar-se por maisde um ano. A cada doisanos a lavoura deve serrenovada e nunca deve serfeito o plantio consecutivode pimentas em umamesma área. Recomenda-sea rotação por pelo menosdois anos com gramíneas ouleguminosas.

Pimentamalagueta

ESPÉCIES DOMESTICADAS ESPÉCIES SEMIDOMESTICADAS

l Capsicum annuum var. annuum: Pimentão, PimentaAmericana (doce), Jalapeño

l Capsicum bacccatum var. pendulum: Dedo-de-Moça,Cambuci

l Capsicum chinense: Pimenta de Cheiro, Bode,Cumari-do-Pará, Murupi

l Capsicum frutescens: Malagueta

l Capsicum annuum var. glabriusculum:Pimenta de Mesa

l Capsicum baccatum var. praetermissum:Cumari verdadeira

l Capsicum baccatum var. baccatum:Cumari verdadeira (variação conhecidapelo mesmo nome)