revista viver curitiba ed 97

64
Adriana Birolli transformou a personagem Isabel na ‘garota má’ mais querida do Brasil looks incríveis antecipam o inverno para você Curitiba 5 CASA E FAMÍLIA Quais as vantagens de morar em condomínios? SEGREDOS PARA DEIXAR SEU ROSTO PERFEITO Como ensinar autoestima para os filhos curiba em alta EXEMPLAR DE CORTESIA Mar/Abr 2010 | R$ 10 | # 97

Upload: editora-ruah

Post on 06-Mar-2016

238 views

Category:

Documents


6 download

DESCRIPTION

Março / 2010

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Viver Curitiba Ed 97

Adriana Birolli transformou a personagem Isabel na ‘garota má’ mais querida do Brasil

looks incríveis

antecipam o inverno para você

Curitiba

5CASA E FAMÍLIA

Quais as vantagens de morar em condomínios?

SEGREDOS PARA DEIXAR SEU ROSTO PERFEITO

Como ensinar autoestima para os fi lhos

curiti ba em alta

EXEM

PLA

R D

E C

OR

TESI

A

Mar

/Abr

201

0 | R

$ 10

| #

97

Page 2: Revista Viver Curitiba Ed 97

O Dom Parma Trattoria revela todo o sabor e diversidade da culinária italiana, trazendo a leveza e modernidade da cozinha contemporânea, e representa com toda virtude os clássicos que

consagraram a culinária italiana como uma das melhores cozinhas do mundo.

Page 3: Revista Viver Curitiba Ed 97

R. Comendador Araújo, 598 - Batel | 3077 1300 www.domparma.com.br

Page 4: Revista Viver Curitiba Ed 97

Você tem medo de se reinventar? Acho que a maioria de nós faz um pouco disso todos os dias. Em cada novo fi lme ou livro, nos relacionamentos, nas conversas com amigos sempre estamos recebendo informações e nos tornando pessoas diferentes.

Essas experiências acontecem uma a uma e no fi m são elas que determinam nosso grau de felicidade, de conquista e de realização. Nós da VIVER acreditamos muito nisso e por isso preparamos uma revista repleta de inspirações para você.

Sabe qual é a melhor maneira de usar a VIVER? Mais do que ler, você pode aceitar os convites que fazemos em cada uma das páginas. Pode ser um livro inocente. Ou uma peça de teatro. Uma comédia para você espantar os fantasmas. Nós somos perigosos e podemos indicar algumas boas opções de compras! Mas também indicamos os melhores alimentos para você se manter saudável.

Uma palavra da atriz Adriana Birolli, que teve a coragem de deixar sua zona de conforto em Curitiba para ir em busca de seus sonhos, pode mexer com você. Ou as pérolas que a personagem dela soltou na novela Viver a Vida podem simplesmente fazer você dar boas risadas.

Essa é a ideia da VIVER: divertir, trazer informação e inspirar você a se reinventar. E aí, aceita o convite?

Até mais,

Luís Fernando carneiroEditor :: [email protected]

Viver Março 2010Foto: divulgação

Tatiana Escosteguy é jornalista, especialista em Mídia-Educação, Telejornalismo e uma apaixonada pelas Mídias Sociais. Confi ra suas dicas especiais na página 10 e conecte-se com o mundo.

O psicólogo e mestre em educação Marcos Meier estreia a coluna SUPERFAMÍLIA com linguagem fácil e exemplos práticos sobre a qualidade da relação entre pais e filhos.

Além de encantar seus clientes nos restaurantes Guega e Zea Maïs, o premiado Chef Celso Freire assina a partir desta edição a coluna Arte na Mesa, que também pode ser ouvida na Lumen FM.

ViVer | MODO DE USAR

Viver Março 2010

Adriana Birolli transformou a personagem Isabel na ‘garota má’ mais querida do Brasil

looks incríveis

antecipam o inverno para você

Curitiba

5CASA E

FAMÍLIAQuais as vantagens de morar em condomínios?

SEGREDOS PARA DEIXAR SEU ROSTO PERFEITO

Como ensinar autoestima para os fi lhos

curiti ba em alta

EXEM

PLA

R D

E C

OR

TESI

A

Page 5: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 6: Revista Viver Curitiba Ed 97

DISTRIbUIÇÃO

a Revista ViVER conta com uma ti ragem de 10.000 exemplares com circulação dirigida.

Assinantes | numa parceria inédita entre a Editora Ruah e a Rede Marista de colégios, cerca de 4.000 mães dos alunos do colégio Marista Paranaense e colégio Marista santa Maria recebem exemplares como assinantes.

Viver Free | a cada edição promovemos os eventos ViVER free, com ações de distribuição da revista em pontos selecionados.

no nosso site você confere nossa edição digital e pode enviá-la para seus amigos. Lá você também pode dar sua opinião sobre a revista, parti cipar das nossas promoções e conferir novas matérias.

www.revistaviver.com.br

EditorLuís Fernando carneiro

RedaçãoBrisa TeixeiraFernanda Jacometti

Diretora de Arte natália sábio

PublicidadeEduardo de Liz araújoizabella Vasques

Representante | brasíliaFrancine Junqueira

Relações PúblicasDaura carneiro

DistribuiçãoFelipe Elias

Diretora FinanceiroEllen campos nogueira

EspecialistasDr. Roberto Quintana (Fisioterapia e Pilates)Dr. antonio cezar Mendes dos santos (acupuntura)Dr. Marlon chiaratti (cirurgia Plásti ca) Dra. caren Pilatti (Estéti ca)

ColunistasMarcos Meier (superfamília)celso Freire (arte na Mesa)Jaime Reiss (Tempo Livre)Daura carneiro (Eterno aprendiz) Colaboradorescassiane g. Domingues, Daniel stahsefski, Hudson José, Talita Vanso, Tati ana Escosteguy, Valéria Eldermann.

cOnVERsE cOnOscO

[email protected]

twitt er.com/vivercuriti ba

(41) 3018 8805

www.revistaviver.com.br

nOssas PRÓxiMas EDiçõEs

Maio / Mães | Junho / amor | Agosto / Pais

Outubro / crianças | Dezembro / natal

Todos os direitos reservados | Proibida a reprodução sem autorização prévia e por escrito Todas as informações técnicas bem como anúncios e conteúdos assinados são de responsabilidade de seus respecti vos autores.

PARA ANUNCIAR(41) [email protected]

a revista ViVER é uma publicação da Editora Ruah, com circulação dirigida em curiti ba e Região.

R. casimiro José Marques de abreu, 706 – ahu | 82200-130 – curiti ba/PRFone: (41) 3018-8805 | Fax: (41) 3018-7805 | www.editoraruah.com.br

Page 7: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 8: Revista Viver Curitiba Ed 97

Índice

GENTE E DIVERSÃO12 Básico: inspirações culturais para você e sua família

16 Confira um dia perfeito em Curitiba para Gustavo Borges

18 A curitibana Adriana Birolli fala sobre o sucesso de sua personagem em Viver a Vida

22 O casal Paulo e Denise Alves apresenta alguns flashes e impressões da África do Sul

MODA E BELEZA30 Ensaio da Enjoy antecipa as tendências da coleção Outono/Inverno

38 Confira um dossiê completo sobre os cuidados com a pele após o verão

QUALIDADE DE VIDA46 Correr faz bem para o corpo e para a alma. Vale a pena começar!

48 Veja por que muita gente tem apostado na acupuntura

CASA E FAMÍLIA52 As vantagens de morar em condomínios fechados

56 O chef Celso Freire ensina a fazer um delicioso bacalhau com polenta

58 O psicólogo Marcos Meier dá as dicas para você aumentar a autoestima dos seus filhos

Page 9: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 10: Revista Viver Curitiba Ed 97

10

Hoje em dia, fazer parte da sociedade virtual não é fácil. Monitorar um perfil no

Facebook, outro no Orkut, escrever no blog, acompanhar os sites de seu interesse e ainda verificar a caixa de e-mails todos os dias requer tempo e habilidade. É claro que você não precisa estar conectada a tudo, nem perder horas do seu precioso tempo em frente ao computador, mas ficar totalmente por fora, nos dias de hoje, não é mais possível. Vai faltar assunto nas conversas. Seus amigos (e seus filhos) vão te considerar parte de outro mundo.

Para não ficar maluca e nem obsoleta, sugiro usar pelo menos duas destas ferramentas chamadas de mídias sociais.

A primeira delas é, sem dúvida, o e-mail. Não precisa escrever todos os dias, nem enviar dezenas deles com textos, piadas ou correntes (por favor, não!!!), mas é preciso sim, abrir sua caixa postal diariamente. Dê

O mundo em

* TaTiana EscOsTEguy é jornalista, especialista em Mídia-Educação, Telejornalismo e Mídias sociais.

algumas sugestões de endereços para você seguir no twitter:@vivercuritiba inpire-se com as dicas da revista viver | @cbncuritiba notícias @aquelapassagem promoções de pacotes e passagens aéreas | @guia_curitiba agenda cultural e sorteios de ingressos | @PatriciaKogut um pouco de fofoca sobre celebridades não faz mal a ninguém | @tatiescosteguy me siga também!

FICAR POR FORA DA INTERNET NOS DIAS DE HOJE NÃO É MAIS POSSÍVEL. APRENDA O BÁSICO AQUI COM A GENTE...

um click

uma espiada, veja se não recebeu nada importante, delete os e-mails que não te interessam e siga com seu dia. Uma rotina simples e rápida que vai evitar decepções como a de abrir, uma semana depois, aquele e-mail da amiga que estava em Curitiba e queria te encontrar.

Minha outra sugestão na rede é o twitter. Esta ferramenta que ainda é novidade para muita gente, mas que seus filhos já conhecem, pode, sim, economizar seu tempo e até seu dinheiro. Em vez de todos os dias, ler o jornal pela manhã e depois entrar em nos sites que te interessam, um por um, entre no twitter. Passe a seguir uma agência de notícia, os endereços eletrônicos que você costuma acessar e de quebra adicione aqueles que avisam sobre promoções em pacotes de viagens ou sorteiam ingressos para o cinema. Deixe sua página do twitter aberta, minimizada no canto da tela e consulte de vez em quando. Quanto às suas postagens, não se preocupe em fazê-las. No twitter é muito mais interessante seguir do que ser seguido. Mas cuidado para não viciar!!! O twitter pode ter o mesmo efeito de uma barra de chocolate ou uma tarde de compras no shopping: deliciosamente devastador!!

Loginpor Tatiana Escosteguy

Page 11: Revista Viver Curitiba Ed 97

11

a VOLTa de aliceAlice no País das Maravilhas tem tudo para encantar crianças de todas as idades. A nova produção da Disney não se trata de uma simples adaptação da obra clássica, mas um retorno ao “País das Maravilhas”. é o excêntrico diretor Tim Burton do começo ao fi m, brincando com a história de Lewis Carrol e com a tecnologia 3D. A previsão de estreia em Curitiba é 16 de abril. É o tipo de fi lme que vale a pena investir no gigante IMAX (Palladium) ou mesmo nos melhores 3D da cidade.

Gente e diversão

11

Page 12: Revista Viver Curitiba Ed 97

12

LIVRO Como água para chocolate, de Laura Esquivel. O romance se passa no interior do México e conta a história de Tita e Pedro. Os dois são apaixonados, mas não podem se casar, pois, de acordo com a tradição, Tita é a fi lha mais nova e deve cuidar da mãe na velhice. A mãe oferece à Pedro a mão de Rosaura, a fi lha mais velha. Ele acaba aceitando para fi car perto de seu verdadeiro amor.

Livrarias Curiti ba, R$ 32

FILME Chocolate, de Lasse Hallström. Apesar de o fi lme ser antigo, de 2000, vale a pena assistir. É a história de uma mãe solteira que se muda com a fi lha para uma cidade no interior da França, onde abrem uma loja de chocolates. As cenas mostram a preparação de bombons e outros pratos que tem como ingrediente principal o chocolate. Além disso, o fi lme conta com a participação de Johnny Depp. É de dar água na boca!

Na Fnac o DVD é R$ 12,90e Blu-Ray, R$ 49,90

básico

ati vidades ao ar livre para toda a família. Esta é a dica para você que procura o que fazer num sábado à tarde. a Praça da Espanha, no Batel, conquistou um espaço de destaque entre os atrati vos turísti cos da cidade. além da tradicional Feira de anti guidade e a Exposição de carros anti gos, as atrações incluem ati vidades para crianças, aulas de ioga e shows de música com bandas locais.

O Pintando na Praça dá início às atrações e acontece das 10h às 12h. O programa é inspirado na programação que reunia os pequenos curiti banos dos anos 1980 na rua xV de novembro. Das 15h às 16h é o momento de relaxar com as aulas de ioga oferecidas por instrutores da uni-yôga. Vale também conferir os shows apresentados no palco da praça, em parceria com a rádio Mundo Livre FM. Das 16h às 17h, acontecem apresentações acústi cas. E no fi nal da tarde é a vez de uma banda de rock, sempre curiti bana, mostrar seu som para o público, que costuma se sentar no gramado da praça para acompanhar.

sábado na Praça da Espanha

Aproveite as delícias do chocolate sem engordar

batel sohoAlém de apreciar os atrativos ao ar livre,

os visitantes costumam percorrer a pé o sofi sticado circuito de compras e gastronomia da região, conhecido como Batel Soho. São 15 quarteirões com 56 estabelecimentos nos ramos de decoração, arte, alimentação, moda e serviços. A Praça da Espanha fi ca na Al. Doutor Carlos de Carvalho, 1196.

Page 13: Revista Viver Curitiba Ed 97

13

OS MAIS VENDIDOS EM cuRiTiBa

FICÇÃO1. a cabana - William Young 2. Diários do Vampiro - L J Smith3. O símbolo Perdido - Dan Brow 4. O Mar de Monstros - Rick Riordan 5. a Batalha do Labirinto - Rick Riordan6. O Ladrão de Raios, capa do Filme - Rick Riordan 7. amanhecer - Stephenie Meyer 8. O Ladrão de Raios - Rick Riordan 9. indomada (Volume 4) - P C Cast10. a Maldição do Titã - Rick Riordan

NÃO FICÇÃO1. comer, Rezar e amar - Elizabeth Gilbert2. uma Breve História do Mundo - Geoffrey Blayney 3. Mais Você 10 anos - Ana Maria Braga 4. Mentes Perigosas - Ana Beatriz Barbosa Silva 5. Hannah Montana e Eu - Miley Cyrus/Hilary Liftin 6. guia Politicamente incorreto da História do Brasil

- Leandro Narioch 7. um certo Verão na sicília - Marilena de Blasi 8. O andar do Bêbado - Leonard Mlodinow 9. ironia - José Francisco de Lara 10. uma Breve História do século - Geoffrey Blainey

AUTOAJUDA E ESOTERISMO1. Por que os Homens amam as Mulheres Poderosas - Sherry Argov 2. se abrindo pra Vida - Zibia Gasparetto3. Quem Pensa Enriquece - Napoleon Hill 4. a arte da guerra – Os Treze capítulos Originais

- Sun Tzu5. O Monge Executivo - James C. Hunter6. Os segredos da Mente Milionária - Harv Eker7. O código da inteligência - Augusto Cury

– Thomas Nelson 8. Espíritos entre nós - James Van Praagh 9. Verdadeiro Poder - Vicente Falconi Campos10. casais inteligentes Enriquecem Junto

- Gustavo Cerbasi

Os mais vendidos pelas Livrarias Curitiba, no período

de 8 a 14 de março.

Eu Te Amo, Phillip Morris

Para quem está acostumado a ver na telinha e na telona Rodrigo Santoro fazendo papel de galã chegou o momento de se divertir e ver o bonitão fazendo par romântico com Jim Carrey.

A estreia em Curitiba está prevista para 16 de abril.

Um sonho possível

Na última década, Hollywood se acostumou a ver e premiar o desempenho de atrizes à frente de roteiros inspirados em histórias e personagens reais levadas ao cinema. Sandra Bullock clareou os cabelos e caprichou no sotaque caipira para erguer seu primeiro Oscar com “Um Sonho Possível”, que está em cartaz nos cinemas.

13

PRÊMIOS Sandra Bullock levou o Oscar e o globo de Ouro de Melhor atriz em 2010

CINEMA

Page 14: Revista Viver Curitiba Ed 97

14

Pós-festival

A ÚLTIMA VALSA

A Última Valsa é uma história quente com misto de traições, desejos, amor e morte. Ela relata a história de duas grandes mulheres, vingativas e apaixonadas. Com inspiração em Nelson Rodrigues e Garcia Lorca o espetáculo faz um convite ao público a saborear um delicioso banquete de amor e ódio. A escolha é de um cenário central que traz ao público a oportunidade de vivenciar uma experiência única de sentimentos intensos e avassaladores em uma arena de desejos.

Quando: sábados e domingos de maio | Teatro Falec (Mateus Leme, 990 | Horário: 21 horas. Preço: R$10 | (41) 3399-2744

A FALTA

Uma mulher e dois casais vivem histórias em paralelo que deixam claro o vazio das relações amorosas. Idas e vindas de homens e mulheres que colocam no outro a razão de seu viver. O roteiro foi baseado na obra do dramaturgo norte americano David Auburn e fala dos encontros e desencontros da vida a dois.

Quando: 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17 e 18/04 Local: TEuni - Prédio central da uFPR Horário: 21h (quintas, sextas e sábados), 18h (domingo) Preço: Entrada gratuita | (41)3026-8678

SANTO IMPROVISO

O Santo Improviso é um espetáculo de humor e de improvisação onde os atores jogam entre si de acordo com ordens e sugestões de plateia.

Quando: sextas e sábados de abril (09, 10, 16, 17, 23, 24 e 30) e 1º de Maio. Local: Teatro Regina Vogue (shopping Estação) | Horário: 21h | Preço: R$ 30 e R$ 15 | (41) 21018292

O Festival de Teatro acabou e você não teve tempo de ver várias peças ou não conseguiu ver nenhuma? Não se preocupe. Muitas delas ainda estão em cartaz.

AS CABELEIREIRAS

Em um salão de beleza interativo, a comédia conta histórias de mulheres que fazem do cabeleireiro seu confessionário. Durante o espetáculo, algumas pessoas da plateia poderão interagir e receber serviços de manicure, sobrancelhas, pedicuro, entre outras.

Quando: a partir da segunda semana de abril, aos sábados | Local: Teatro cultura - Praça garibaldi, 39 - Largo da Ordem Horário: 21h | Preço: R$30 | (41) 32247581

básico

14

Page 15: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 16: Revista Viver Curitiba Ed 97

16

aLMOçO: Sempre almoço ali mesmo na região, no restaurante de meus amigos, o Mediterraneo, localizado no ParkGourmet do ParkShoppingBarigüi. O espaço é aconchegante e a comida muito saudável. Como é uma

cozinha sazonal, o cardápio sempre tem novidades. Em seguida, aproveito para visitar a minha franquia do Café

do Ponto, que fi ca no mesmo shopping, e encerro o almoço com um café expresso normal, sem açúcar.

TaRDE: À tarde volto aos negócios e fi nalizo os compromissos que estavam agendados. Quando tenho tempo livre, passeio por locais que considero charmosos em Curitiba. Um deles é a Praça da Espanha, já que a minha esposa, Bárbara, é de Madrid. Sempre vou conferir as novidades das lojas situadas naquela região. Ela não resiste aos óculos de design da boutique do francês e consultor óptico Eric Gozlan. Por isso, sempre que posso vou lá conferir os novos modelos, muitos deles exclusivos, que a loja sempre recebe.

iníciO Da ManHÃ: Quando estou em Curitiba, gosto de

acordar bem cedo e olhar a Serra do Mar no horizonte. Depois, ir degustar um

delicioso café da manhã no Marcolini, perto da Praça da Espanha. As baguettes

recheadas e os pães de lá são maravilhosos, um dos melhores da cidade.

nOiTE: À noite, gosto de assistir a um bom fi lme e pedir uma pizza na Baggio, além de tomar um bom vinho, principalmente por fazer parte da Confraria dos Enófi los do Alentejo.

ManHÃ: Durante a manhã visito as duas academias que tenho na cidade, no bairro Tarumã e no Barigui, e realizo reuniões e os

treinamentos necessários com os professores e funcionários. Ainda tenho tempo de me trocar e dar duas voltas correndo no Parque Barigui. Retorno para uma série rápida de exercícios funcionais e

depois nado uns 3 mil metros na piscina.

Dia perfeitoem curitiba

Ravióli ao molho de queijo com base bechamel, do restaurante Mediterraneo, com a assinatura da chef Daniela Prosdócimo caldeira. a composição do molho leva o sabor do queijo parmesão e o suave toque da noz-moscada.Mediterraneo (Park gourmet do ParkshoppingBarigüi) | (41) 3317-6980

O MEDALHISTA OLÍMPICO

GUSTAVO BORGES FALA

SOBRE O QUE MAIS GOSTA

DE FAZER EM CURITIBA.

QUE TAL CONFERIR

ALGUMAS DAS SUAS

DICAS?

Dom

ingo

s sa

lern

o

Page 17: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 18: Revista Viver Curitiba Ed 97

18

A curitibana Adriana Birolli fala sobre sua carreira

e o sucesso de sua personagem em Viver a Vida

diverte a verdade

S e tem uma coisa que leva muita gente ao psicólogo é a dificuldade de falar a verdade. Mas isso não é problema para Isabel, personagem da atriz curitibana Adriana Birolli, na novela Viver a Vida. Isabel tem

como defeito o que para muita gente é uma qualidade: a sinceridade. O problema é que essas verdades são ditas muitas vezes em horas pouco apropriadas. São comentários ácidos, muitas vezes cheios de maldades e que chateiam os que estão a sua volta. Mas, pense, quantas vezes você quis falar umas boas verdades para alguém e faltou coragem? É por isso que Adriana entende o seu personagem. “Acho-a fascinantemente humana. Adoro vivê-la”.

Se na novela, Isabel morre de inveja de suas irmãs, que são as mais queridinhas do papai e da mamãe e devolve esse rancor com palavras duras e que magoam, na vida real Adriana, 23 anos, tem uma ótima relação com os irmãos: Carlito de 28 anos e Letícia de 24. “Somos muito unidos desde crianças, sempre dividimos os momentos das nossas vidas uns com os outros, tanto

em situações difíceis, onde precisávamos de apoio, como nas horas de farras ou comemorações”, conta. Outra diferença marcante é o estilo de vida de cada uma. “Somos muito diferentes, sem dúvidas. Tenho foco na minha vida, nos meus objetivos. Sei o que quero e vou atrás, ao contrário da Isabel que não faz nada de útil”.

Adriana começou a vida de artista cedo, aos oito anos no teatro. Mas foi aos 13 anos que percebeu que era isso que queria para sua vida. Nessa época, conheceu o seu sócio e diretor, Ruiz Bellenda. Juntos produziram várias peças em Curitiba e levaram montagens para São Paulo e Rio de Janeiro. Desde 2003 participou todos os anos do Festival de Teatro de Curitiba. “Já atuei com um espetáculo e com três ao mesmo tempo, loucura

total”, lembra a atriz, que este ano não participou do evento por conta das gravações da novela, que terminam em maio. “Acho bárbaro participar do Festival, tive muitas saudades este ano, pois fazer a novela e peça ao mesmo tempo não dá”, diz.

cAPA | ADRIANA BIROLLI

‘Adoro chegar de avião em Curitiba e

ver todo aquele verde pela cidade, passei

toda a minha vida aí, fiz milhares de amizades,

amigos para toda a vida’

BRisa TEixEiRa

Page 19: Revista Viver Curitiba Ed 97

1919

Page 20: Revista Viver Curitiba Ed 97

20

Descoberta pela globoFoi numa das edições do Festival

de Teatro de Curitiba que Adriana começou o seu namoro com a Globo. “Fiz um cadastro com o Leo Gama que me chamou para os testes da Oficina de Atores, vim para o Rio fazer os testes e depois de um mês fiquei sabendo que havia passado”, conta.

Adriana lembra o dia que recebeu a notícia de que foi a escolhida para interpretar Isabel. “Gritei de alegria até perder a voz e depois saí para comemorar num restaurante francês regado a champanhe com meu empresário”.

garota de ipanemaAdriana mora no Rio de Janeiro

desde 2007, quando foi contratada para fazer a Oficina de Atores da Globo. Hoje, mora em Ipanema e quando tem tempo adora caminhar na Lagoa (Rodrigo de Freitas). Para ela, Curitiba e Rio são cidades muito diferentes em todos os aspectos: o clima, os costumes, a maneira de viver, mas ambas com o seu encanto. Adriana elogia Curitiba dizendo que é uma cidade exemplo para todo o Brasil, onde tudo funciona como se deve e a limpeza é algo que se vê de longe. “Adoro chegar de avião em Curitiba e ver todo aquele verde pela cidade, passei toda a minha vida aí, frequentei seis colégios diferentes em bairros diferentes, fiz milhares de amizades, amigos para toda a vida”, conta.

A atriz discorda totalmente do estereótipo que dão ao curitibano de que ele é fechado para fazer amizades. “Acho que de início talvez haja uma resistência em se confiar totalmente em alguém, mas a partir do momento em que se fica

amigo é para sempre”. Já no Rio, ela conta que todo mundo é “amigo” de todo mundo. “Pessoas que nunca se viram confidenciam coisas atravessando a rua”.

O Rio, para a atriz, é uma cidade completamente caótica, tudo ao

mesmo tempo aqui e agora, e que mesmo assim funciona. “O calor tempera a personalidade de quem mora aqui. Se você tem um tempinho no seu dia passa na praia para dar um mergulho, nada mais relaxante”, destaca.

cAPA | ADRIANA BIROLLI

Page 21: Revista Viver Curitiba Ed 97

21

(Para a mãe Tereza) Eu odeio esta proteção que você

dá a Luciana, sempre me prejudicando! Até a garota

adotada tem mais direitos e carinhos do que eu!

(Para Ellen) Você quer um conselho, meu bem? Agora que você está de caso com este carinha aí do Hospital, vê se abre o olho e dá uma melhorada, porque senão aparece outra e créu! Come o

seu gatinho querida...

‘ (Depois De Renata a manDaR

paRa o infeRno) Eu vou! Mas eu vou com o meu

namorado. E você? Vai ficar aí, sozinha, chupando o dedo!’

(sobRe o alcoolismo De Renata, Depois De

mia DizeR que o que ela tem é Doença)

Ah, conta outra! É doença porque ela

não mora na favela, se morasse ia ser vício, alcoólatra, bebum!’

‘Mãe, onde você já viu uma mulher gorda, feliz?’

PéROLas de IsabelNada como relembrar

algumas das alfinetadas da personagem de Adriana Birolli em Viver a Vida

A adaptação nada difícil com o Rio e as facilidades que o eixo Rio-São Paulo oferece dão a certeza de que Curitiba ficou pequena para ela. “Aqui e em São Paulo tudo acontece. Em Curitiba pode-se fazer teatro, mas raras foram as peças que ficaram realmente em cartaz para o público durante um tempo considerável. Aqui as peças duram, sem contar o mercado televisivo e cinematográfico”, compara. Ela diz ainda que a partir do momento em que estava se preparando para a carreira sabia que ia ter que sair de Curitiba para alcançar os seus objetivos.

Quanto aos planos para depois que acabar as gravações de Viver a Vida, Adriana adianta que no mesmo mês vai estrear o seu espetáculo Manual Prático da Mulher Desesperada, em São Paulo. Quanto a fazer outra novela, ela responde com a mesma sinceridade da sua personagem: “Nossa, faltam dois meses para acabar Viver a Vida, creio que ainda é cedo para pensar em outra, né?”.

carinho do públicoO sucesso da vilã Isabel

mudou bastante a rotina da atriz, que não sai mais na rua despercebida e é assediada com o carinho do público. “As pessoas me tratam com muito carinho, esse carinho é muito gostoso de receber, é o reconhecimento do nosso trabalho. A Isabel é chata, mas é divertida”.

21

Page 22: Revista Viver Curitiba Ed 97

22

Falta pouco para a copa e os olhos do mundo se voltam para o continente africano.

aos poucos descobrimos que a África do sul é mais perto do que imaginávamos. O

tempo de voo de são Paulo para Johannesburgo, cerca de oito horas - é menor do

que para destinos na Europa. além da rica vida selvagem e dos tradicionais safáris,

que tanto atraem visitantes, o país multirracial de 45 milhões de habitantes tem

muito mais a nos revelar. O casal curitibano Paulo e Denise alves esteve por lá e nos

conta suas impressões daquela terra repleta de cor e magia.

sem mistérios

cArtão PostAl

22

Page 23: Revista Viver Curitiba Ed 97

23

Parti cipamos de um safári fotográfi co na

Reserva Kapama (estes locais também

são chamadas “game lodges”) e ti vemos

uma experiência incrível, vendo de perto

os “big fi ve” (leão, leopardo, elefante,

rinoceronte e búfalo).

a cidade do cabo já foi descrita várias vezes como a mais bela do mundo e é muito parecida com o Rio de Janeiro. O principal cartão-postal da cidade

é a Table Mountain. O teleférico giratório leva os turistas ao topo, 1.086 metros acima do nível do mar. Vale a viagem.

Lutando contra uma tempestade, Bartolomeu Dias, em 1487, demorou 14 dias para cruzar o cabo das Tormentas, depois rebatizado de cabo da Boa Esperança. Ali, a 80 km da Cidade do Cabo, é possível ver o que se convencionou chamar de encontro dos oceanos Atlântico e Índico.

JÁ FOI PARA A DISNEY? Então ManDE suas FOTOs E Dicas

PaRa a nOssa PRÓxiMa EDiçÃO. [email protected]

JÁ FOI PARA A DISNEY?

PaRa a nOssa PRÓxiMa EDiçÃO. [email protected]

Page 24: Revista Viver Curitiba Ed 97

24

O grande desafio das mulheres neste novo tempo é fazer política para construir e, acima de tudo, estar no poder para servir

a força das

Em todas as conversas que faço sobre direitos

e participação das mulheres, em especial no espaço da política e do poder público, ouço a pergunta: “Se as mulheres são a metade do eleitorado, porque não elegem a metade dos cargos em disputa? Por que mulher não vota em mulher?”.

É uma pergunta simples, mas que não tem uma resposta de mesma natureza. Aqui há muita complexidade. O mundo da política demorou para aceitar as mulheres. Nós éramos tidas como incapazes de discernir, pensar e, logo, decidir através do voto até a década de 30. Nós éramos proibidas de votar. Isso faz menos de cem anos, o que é nada em relação à história. Nós não existíamos para esse mundo. Esse mundo não falava conosco, nem se dedicava a nós. Não tinha mensagens para as mulheres. Então as mulheres resolveram cuidar de outras coisas que lhes interessava e lhes dava respeito e valor, deixando a política de lado.

Para fazer com que o mundo da mulher e o da política convirjam, não será um processo fácil e rápido. De votar a ser votada há uma imensa distância. As dificuldades para termos candidatas são grandes. Por isso

gLEisi HOFFMann

defendo e acredito que precisamos de ações positivas como as cotas de candidaturas, recursos para campanhas, formação política específica para as mulheres.

Defendo, aliás, que precisaríamos de um número de cargos legislativos reservados às mulheres, como no Congresso Argentino.

Não se acaba com um processo milenar de discriminação de uma hora para outra. É preciso muita vontade e determinação. Eu acredito que as mulheres estão sentindo a necessidade de mudar e participar: mudar a política, mudar essa lógica de poder, excludente, personalista. Mas é uma coisa que está sendo feita aos poucos, com as condições mínimas que temos. Se tivermos incentivos iremos mais rápido.

Outro fator importante é termos mulheres ocupando cargos de destaque decorrentes do processo político. Vereadoras, deputadas, senadoras, prefeitas, governadora, presidenta da República. Isso serve de estímulo a outras mulheres, mostrando que temos capacidade de atuar nesse mundo tanto quanto atuamos na iniciativa privada, na esfera social.

Mais que uma ocupação de posições e cargos, vejo que as qualidades amorosas, compassivas e sustentadoras do lado feminino, farão diferença, serão essenciais para conduzir nossa sociedade por essas águas tão turbulentas. Precisamos de uma nova política, que busque a cooperação, a construção de consensos, que é a verdadeira essência da democracia. Penso ser esse o grande desafio das mulheres e do movimento que fazemos pela chegada ao poder. Fazer política para construir, agregar, valorizar e acima de tudo, estar no poder para servir.

* gLEisi HOFFMann é advogada e integra o Diretório nacional do Partido dos Trabalhadores.

mulheres

oPinião

Page 25: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 26: Revista Viver Curitiba Ed 97

26

O carro Smart da Mercedes-Benz. Com espaço para somente duas pessoas, tem um estilo inconfundível e cabe em qualquer vaga. a partir de R$ 62.900, na smart Batel.

aula de tênis com o campeão brasileiro Marco silva. uma boa dica é participar dos treinamentos em equipe na academia que fica no Água Verde. a partir de R$ 200 por mês. Fone: 3022-6502.

Sair da dieta pelo menos uma vez por mês e comer algo muito gostoso sem se importar com as calorias. Uma dica é a torta Banoffi, da confeitaria e restaurante Bella Banoffi. Fatia, R$ 6.

Vocêmerece

Quanto tempo (ou dinheiro) você reserva para pensar em si mesma? Preparamos aqui uma lista de pequenos ou grandes luxos que você pode se presentear.

Passar um dia em um Day Spa, com

direto a massagem, banho de ofurô,

hidratação e muito mais. Os valores

variam conforme o pacote e o tempo

de duração. no hotel Pestana você

encontra pacotes que vão de R$ 120 a R$ 600. no crowne

Plaza você o serviço básico é oferecido

por R$ 325.

Day Spa

Você tem alguma sugestão para a seção VOCÊ MERECE? Mande para a gente e concorra a um jantar no Restaurante Dom Parma, no Batel. é só enviar um email para [email protected] com a sua dica.

FERnanDa JacOMETTi

Page 27: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 28: Revista Viver Curitiba Ed 97

28

21 - Da comédia à tragédia a atriz Marisa Orth esteve em curitiba em março para proferir a aula inaugural do novo curso de artes cênicas da PucPR, dirigido por Laércio Ruffa. conhecida pela atuação em comédias, Marisa disse aos alunos que sua grande paixão é o drama e tem intenção de ainda atuar em uma tragédia grega. a atriz foi recebida pela diretora de comunicação e Marketing da Puc, Maysa simões.

2 - Música no Largo CuritibaO shopping curitiba e a Rádio Lumen FM têm uma parceria no projeto Menu Musical, que apresenta uma programação cultural diferenciada para o novo espaço do empreendimento, o Largo curitiba. no último mês, a cantora Rogéria Holtz aproveitou o final da tarde e o clima do espaço para prestigiar o projeto.

GPS curitiba

3 - Em nome da saudadeEm março, Marília iasi Keller lançou o livro “Divisor de Águas – a perda de um filho” nas Livrarias curitiba, no shopping Estação. no livro, a autora descreve com extremo realismo e sensibilidade como foi conviver com a notícia da morte de seu filho e, principalmente, como está sendo viver após esse verdadeiro “divisor de águas”. as saudades, tristezas, alegrias, lembranças, misturadas a um grande liquidificador de tempo, espaço e muito sentimento.

1

3

Page 29: Revista Viver Curitiba Ed 97

2929

Objeto de desejo Mulheres são loucas por sapatos e não é por menos: as grifes apresentam infi nitas opções com design e estilo sensacionais. Mas sempre é bom lembrar que enquanto os sapatos certos podem transformar o look fazendo com que pareça incrível, sapatos usados da maneira errada podem ter um efeito completamente contrário. Fique atenta aos modelos que cobinam com você, com a sua personalidade e esti lo. Afi nal, roupas diferentes requerem diferentes estilos de calçados e as tendências mudam a cada ano.

Moda e beleza

29

Objeto de

sapatos e não é por menos:

Escarpim satryani R$ 329,00

Bota cavage R$ 2.390,00

Bota satryani R$ 419,00

Peep-toe schutz R$ 299,00

Estes modelos estão disponíveis nas lojas Via Volare do Batel, Torriton Taunay e cabral.

Page 30: Revista Viver Curitiba Ed 97

30

vestido cachecouer tafetá R$ 319alfinete R$ 39

Antes que a temperatura comece a cair, prepare-se para conhecer o melhor da temporada outono inverno. Convidamos Valéria Erdmann, da Enjoy Curitiba, para apresentar sua nova coleção e dar algumas pistas de como será a estação mais charmosa do ano. “O inverno 2010 pede naturalidade e conforto com ares ora românticos, ora divertidos e até ousados. São muitas texturas e estampas.” Uma boa dica é o tricot, que aparece forte e se torna peça-curinga.

30

Page 31: Revista Viver Curitiba Ed 97

31

vestido listras tafetá R$ 299calça legging couro R$ 164

blusa malha gola rolê R$ 104kit pulseiras metal correntes R$ 87

anel R$ 35brinco R$ 35

31

Você encontra as lojas Enjoy nos shoppings Palladium e

Parkshopping Barigüi.

Page 32: Revista Viver Curitiba Ed 97

32

‘ A alfaiataria

surge poderosa e estruturada

para mulheres DinâMicas

e aTuais que, apesar de

buscar bem-estar, também

estão no mercado de trabalho e

conectadas com o mundo dos

negócios.’

casaco com faixa R$ 329bermuda xadrez R$ 219blusa tachas R$ 208colar malha franja com correntes R$ 119

32

Page 33: Revista Viver Curitiba Ed 97

33

parka sarja R$ 378calça sarouel xadrez R$ 259

echarpe malha tachas R$ 109bolsa couro franja R$ 439

‘ O Inverno chega

com o aconchego de sobreposições nômades

e VERsÁTEis DEscOnTRaíDas e

PRÁTicas.’

33

Page 34: Revista Viver Curitiba Ed 97

34

‘ A tendência do ar sExy

e RETRô aparecem num

jogo invernal bem humorado

de esconde-mostra do corpo

que a mulher brasileira sabe

propor como ninguém.’

macacão estampado R$ 359colete jeans R$ 219

echarpe malha babados R$ 95cinto couro R$ 139

3434

Page 35: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 36: Revista Viver Curitiba Ed 97

36

Page 37: Revista Viver Curitiba Ed 97

37

São PauloGlobe, Cabocla, Simplelife, Chou Chou, Talento, Loony Jeanswear.

Caxias do SulBiamar, Kalusca, Gida e Friolã.

Há mais de 25 anos no Alto da XV, a Charnamon Modas oferece as melhores marcas com preços e condições especiais.

Rua XV de Novembro, 2357 | Loja D | Alto da XV Curitiba-PR, anexa ao Supermecado Casa Fiesta | 41 3262 5848

toda coleção de verão com 50%

ded e s c o n t o*desconto para

pagamentos à vista

Page 38: Revista Viver Curitiba Ed 97

38

Renove sua pele

38

estéticA

Page 39: Revista Viver Curitiba Ed 97

39

dica especialDra. Caren convida as leitoras VIVER a experimentarem o Biocorp, um tratamento exclusivo para resolver de vez os probleminhas com gordura localizada, flacidez e celulite. “Além disso, vale a pena conhecer o Biomagress, nosso programa de emagrecimento permanente”, destaca.

Limpeza profunda O ritual de proteção que você seguiu nos últimos tempos pode ter sobrecarregado os poros provocando acne, espinhas inflamadas e cravos. Para uma limpeza eficaz, sem espremer ou cutucar a pele existe o CK GAB 3V, um equipamento que realiza vários tratamentos estéticos faciais e corporais. Um deles é a limpeza de pele por meio de uma ventosa com sucção controlada. Ele extrai comedões e outras impurezas dos portos revitalizando a cútis. O tratamento é indolor e finalizado com uma eletroestimulação que melhora a circulação facial e estimula a produção de colágeno.

apague as manchas Para todos os tipos de pele, o Biopeel é realizado com uma espátula de microvibração que desliza sobre o rosto promovendo uma renovação celular. O peeling faz uma limpeza profunda, que remove células mortas, diminui a oleosidade, o tamanho dos poros e a acne. “O tratamento favorece a formação de colágeno e apaga as manchas e rugas finas sem causar dor”, explica Dra. Caren Pilatti.

Você mais jovem Aposte em tratamentos anti-idade que suavizam as rugas e deixam sua pele mais jovem. O Biolifting, por exemplo, é uma técnica de reconstrução facial que combate os sinais de flacidez muscular, rejuvenscendo e eliminando as marcas do tempo. Além disso, recupera o contorno facial perdido com o envelhecimento, eliminando a famosa “papada” e o temido “bigode chinês”, elevando a pálpebra e as maçãs do rosto.A Criotermólise trata rugas, flacidez, vasinhos e manchas em apenas 15 sessões. “O cabeçote de radiofrequência combate o envelhecimento precoce com aplicações duas vezes por semana, para qualquer tipo de pele”, explica a fisioterapeuta Caren Pilatti.

Por que a pele sofre? No verão o organismo perde mais água do que consegue repor e a radiação solar desgasta o colágeno, resseca e engrossa algumas regiões. Identifique os problemas que a estação deixou na sua pele e procure um especialista para encontrar o melhor tratamento.

Passada a temporada de sol, o bronzeado vai embora e deixa de lembrança manchas, rugas e linhas profundas, acne, sensibilidade e ressecamento. A boa notícia é que hoje em dia existe um verdadeiro arsenal para regenerar a sua beleza. Convidamos a nossa colaboradora Dra. Caren Pilatti, da Bioclin Clínica de Saúde e Beleza, para apresentar algumas novidades. Mãos à obra!

Mais inFORMaçõEs: bIOCLIN CLíNICA DE SAúDE E bELEzA | Rua Padre Anchieta, 1846 | 41 3015-3088

Page 40: Revista Viver Curitiba Ed 97

40

como eles atuam no organismo?Os lasers de Erbium e CO2 fracionado atuam removendo as camadas mais superficiais da pele, estimulando a renovação celular. A luz pulsada e o laser para depilação (Light Sheer) são atraídos pelo pigmento existente principalmente nas manchas e pelos. No caso das manchas escuras, forma-se uma microcrosta que irá descamar posteriormente e no caso dos pelos a energia absorvida provoca uma lesão no bulbo folicular, promovendo a remoção dos pelos indesejáveis.

Quais os resultados do tratamento?Os resultados mais observados são o clareamento da pele, aumento do tônus, diminuição progressiva das linhas de expressão e dos poros dilatados e fechamento dos pequenos vasos superficiais visíveis na pele. Todos esses aspectos resultam em uma pele rejuvenescida.

Quais precauções devem ser tomadas durante as aplicações e quanto tempo duram?Todos os pacientes devem estar com a pele preparada, usando uma loção clareadora por, pelo menos, 15 dias antes do procedimento. Depois do laser, é importante evitar a exposição ao sol e usar o protetor solar de duas em duas horas na primeira semana. A aplicação é um procedimento relativamente rápido, em média 20 minutos, dependendo do tamanho da área. Sempre aconselhamos ao paciente chegar 30 minutos antes para aplicação de uma pomada anestésica que proporcionará mais conforto.

Quais são os tipos de laser utilizados nos tratamentos?Existem vários tipos, os que mais utilizamos são o laser de Erbium (Pixel) e de CO2 fracionado. Eles promovem uma renovação da pele e um estímulo importante à formação de novo colágeno, deixando a pele mais clara, lisa e firme. O sistema fracionado permite um bom resultado com uma recuperação muito mais rápida do que a técnica tradicional.Na depilação, o melhor laser é o Light Sheer. Ele age na remoção dos pelos por sua ação no bulbo folicular e é indicado no tratamento de foliculites e remoção de pelos indesejáveis em qualquer região do corpo. São necessárias em média três a seis sessões. Além dos lasers, um grande aliado no rejuvenescimento da pele é a Luz Intensa Pulsada. Diferente do laser, por apresentar um amplo espectro de comprimentos de onda, é ótima para o tratamento de manchas, como sardas e estimular a formação de novo colágeno na pele.

Os tratamentos a laser correspondem a mais da metade de todos os procedimentos realizados na área médica. Eles são indicados para quem busca o rejuvenescimento facial e os principais objetivos são a melhora do tônus da pele, atenuação das linhas de expressão e clareamento de manchas indesejáveis. Convidamos o cirurgião plástico Dr. Marlon Chiaratti, da Clínica Delineare, para falar um pouco sobre o uso do laser no rejuvenescimento facial e corporal.

O Laser e a beleza

estéticA

Page 41: Revista Viver Curitiba Ed 97

41

Qual o tempo de recuperação?Depende do tipo de tratamento e da intensidade utilizada. Em geral a Luz Intensa Pulsada usada isoladamente permite que o paciente retorne no mesmo dia ao trabalho. Se for associado o laser fracionado (Pixel ou CO2), o paciente pode retornar ao trabalho no dia seguinte, havendo apenas um leve inchaço nas pálpebras. Nos casos em que fazemos um rejuvenescimento facial mais profundo com o laser de CO2 fracionado o paciente necessita de sete dias de afastamento, pois se formam pequenas crostas na pele tratada.

Quais tratamentos podem ser associados com a sessão de laser?O uso do laser e luz intensa pulsada pode estar associado a pequenos procedimentos como a toxina botulínica (Botox®) e preenchimentos, potencializando os resultados. Além disso, algumas pacientes fazem o laser junto com a cirurgia plástica, assim já estão sedadas durante o procedimento e a recuperação da pele ocorre na mesma época em que a paciente se encontra de repouso no pós-operatório.

Mais inFORMaçõEs: DR. MARLON GOUVEIA CHIARATTI | Rua Pe. anchieta, 771, (41) 3322-5360

Você encontra esses produtos na loja Laff ayett e dos shopings Mueller e Palladium

Outros aliados complete os tratamentos com cremes capazes de hidratar a pele, fazer uma faxina completa ou mesmo combater linhas, sulcos e fl acidez

RESSECAMENTOO sol aumenta a descamação e a variação de temperatura tí pica de curiti ba desidrata. a solução é aplicar cremes e hidratantes poderosos. 1 - Shiseido Benefi ance Creme Revitalizante R$315,00

PERDA DE VIÇO Para regenerar a pele danifi cada, aposte em séruns revitalizantes. suas fórmulas reforçam o sistema de defesa natural e esti mulam a renovação celular. 2 - biotherm Aquasurce Superserum R$ 199,00

LIMPEzA DA PELEé importante caprichar na limpeza diária, com produtos a base de ati vos que refrescam, são anti oxidantes, hidratantes e não agridem a pele. 3 - Biotherm 3 em 1 purifi ca, tonifi ca e demaquila os olhos R$109,004 - Biosource Nett oyant Hidra-mineral Mousse R$94,00

CREME ANTI-IDADE5 - Lancôme Renergie Morfolift Spf15 Soin Lift ing Anti Rides (a parti r de 40 anos) R$356,00

1

2

3 5

4

Page 42: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 43: Revista Viver Curitiba Ed 97

43

Pecado é não comer Eva e até mesmo a ingênua Branca de Neve não conseguiram evitar a tentação. Imagina se elas soubessem o bem que a maçã faz ao organismo? Em média uma maçã tem 70kcal, quanti dade excelente para um lanche ou uma sobremesa, ou até mesmo como um acompanhamento nas refeições principais. Quem está em busca de eliminar peso é uma opção interessante, pois além do seu valor nutricional ser favorável, o fato de conter fi bras aumenta a sensação de saciedade e diminui a vontade de comer guloseimas. Então, vai uma maçãzinha?

Qualidadede Vida

43

Page 44: Revista Viver Curitiba Ed 97

44

Prevenir é melhor

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2003 62.061 mulheres brasileiras morreram por algum tipo de câncer, que poderia

ser evitado com exames periódicos. A ginecologista Sueli Raposo, do Frischmann Aisengart / DASA, orienta que as mulheres chequem sempre suas condições físicas, para evitar problemas maiores. “Assim como os homens, as mulheres devem cuidar de sua saúde. O ideal é se consultar um ginecologista pelo menos uma vez ao ano”, conta.

O QuE FaZERAs mulheres, a partir dos 20 anos, devem se preocupar com sua saúde periodicamente:

• Consultar periodicamente um ginecologista, uma vez ao ano;

• Conferir sempre a pressão arterial;• Controlar o peso. A obesidade deve ser combatida, pois

aumenta o risco de eventos cardiovasculares e também alguns tipos de câncer;

• Praticar exercícios; • Não fumar; • Atualizar a carteirinha de vacinação. A prevenção é

sempre melhor que remediar;• Importante tomar a vacina contra Hepatite B e HPV

antes do início da vida sexual.

Em 2009 participei do Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia, em Paris, e o que mais chamou a atenção foi a importância dada ao Pilates pelos maiores especialistas do mundo. Pilates foi colocado ao lado da caminhada como um dos exercícios mais indicados para quem quer viver com qualidade. A primeira por trabalhar a resistência sem o impacto, fundamental para o fortalecimento ósseo e muscular, e a segunda por trabalhar com o sistema cardiorrespiratório e ser uma atividade de baixo impacto.

Mexa-seEstudos comprovam que pessoas

sedentárias têm 40% a mais de probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares, como hipertensão. Comentou-se também a importância de atividades aeróbicas, como caminhar e correr, e a necessidade de aliá-las com exercícios de fortalecimento muscular, como musculação e Pilates. Quem sabe não é essa a atividade que você sempre quis fazer?

Mais inFORMaçõEs:

Dr. Roberto Quintana é fi sioterapeuta especialista em gerontologia e atua com fi sioterapia geriátrica, fi sioterapia domiciliar, RPg (Reeducação Postural global) e Pilates.

Rua Padre anchieta, 1846 Piso sL - sala 05

41 9977-7882 / 3022-4003www.fi sioterapiaquintana.com.br

Os melhores do mundo

indicam pilates

por Roberto QuintanaMovimento

44

Page 45: Revista Viver Curitiba Ed 97

45

Page 46: Revista Viver Curitiba Ed 97

46

‘CORRER É UM PRESENTE QUE VOCÊ PODE SE DAR

TODOS OS DIAS, A QUALQUER HORA, E É A MELHOR

MANEIRA DE FESTEJAR A VIDA.’

Saia correndo

Simplicidade. Esta é a palavra que defi ne o sucesso e a

evolução contínua que as corridas de rua estão registrando em qualquer canto do mundo.

Não existe nenhuma outra modalidade esportiva que traga tantos benefícios e que exige tão pouco para a sua prática. Um tênis, um calção e uma camiseta e pronto. A cada passo, esse conjunto mínimo lhe traz resistência, fl exibilidade, performance, desempenho, concentração e, ao fi nal, relaxamento.

E pode lhe trazer mais ainda. Pode lhe trazer amigos, interatividade, informação e saúde física e mental.

Acho que isto responde porque cada vez mais é comum encontrar pessoas correndo e o que faz milhares de pessoas se reunirem em um domingo pela manhã, bem cedinho, se acotevelando para conseguir espaço na faixa de largada e participar de uma corrida de rua. Todos loucos para percorrer o mesmo traçado de alguns quilômetros e receber, ao fi nal, como recompensa um pedaço de metal sem valor pecuniário, amarrado a uma fi ta de pano.

Paula Radcliffe, atleta inglesa recordista mundial em maratonas, tem, na minha opinião, a melhor defi nição sobre a relação entre corrida e realização pessoal. “A

corrida coloca você em contato com o seu próprio corpo e com mundo. Como uma pessoa em forma, mais saudável e mais feliz, você tem uma chance maior de considerar felicidade, saúde e sentimentos dos que estão em volta e de outras pessoas em geral com a adoção de uma vida saudável”.

E a boa notícia é que o entusiasmo que contagia os corredores já foi percebido por todo o mercado. Usando um trocadilho, crescem a passos largos as inovações voltadas para a prática de corridas. Calçados, vestuários, acessórios, lojas, produtos eletrônicos, alimentos especiais, revistas especializadas, programas de TV, rádio, blogs, corridas temáticas, eventos.

Enfi m, o universo das corridas tem reproduzido, de forma muito vigorosa, o crescimento desse fenômeno e que já desperta a atenção também dos marketings das grandes empresas. São inúmeras as marcas no Brasil e no mundo associando-se a esse movimento.

Agora, o melhor é que toda essa inovação, todo esse avanço, todo esse investimento acontece sem tirar a magia da simplicidade que as corridas permitem e despertam.

Correr é um presente que você pode se dar todos os dias, a qualquer hora, e é a melhor maneira de festejar a vida. Para quem ainda não experimentou, imagine o que é chegar ao fi nal de 42 quilômetros, olhar ao seu redor e ter a certeza de como é bom estar vivo.

Então, se você está aí parado, não espera mais: saia correndo.

* HuDsOn JOsé é jornalista, especializado em marketi ng e corredor de rua.

meXA-se

é chegar ao fi nal de 42 quilômetros, olhar ao seu redor e ter a certeza de como é bom estar vivo.

Então, se você está aí parado, não espera mais: saia correndo.

é jornalista, especializado em marketi ng e corredor de rua.

vida. Para quem ainda não experimentou, imagine o que é chegar ao fi nal de 42 quilômetros, olhar ao seu

é jornalista, especializado em marketi ng e corredor de rua.

é chegar ao fi nal de 42 quilômetros, olhar ao seu redor e ter a certeza de como é bom estar vivo.

é jornalista, especializado em marketi ng e corredor de rua.

Page 47: Revista Viver Curitiba Ed 97

47

Os 5 alimentos que toda mulher não pode deixar de consumir

* cassiana g. DOMinguEs, nutricionista, especialista em Fisiologia do Exercício pela Escola Paulista de MedicinauniFEsP/EPM, especialista em cardiologia Básica e avançada pela Puc-PR. www.cdnutri.blogspot.com

Soja | Contém isofl avona (fi tohormônio), uma substância com estrutura semelhante à do estrógeno (hormônio carente na fase da menopausa). Ingerir de 20 a 35g de soja por dia, o que equivale a 30-50mg de isofl avona.

Linhaça | Contém lignana (fi tohormônio), ômega-3 e fi bras. Ingerir 2colheres (sopa) ao dia, moída e acrescente em iogurtes, leites, saladas, pães e massas.

Peixes de Águas Frias | Contém ômega-3. Salmão, sardinha, arenque. No mínimo 180g/semana.

Oleaginosas | Ricas em vitamina E, ácidos graxos essências, fi bras, selênio (mineral antioxidante). Consumir de 1 a 2 unidades por dia, pois o excesso engorda.

Azeite de Oliva | Rico em ômega-9; protege de danos cardiovasculares. Consumir 1 colher (sopa) por dia.

cassiana g. DOMinguEs

nutriÇão

Page 48: Revista Viver Curitiba Ed 97

48

Apesar de ter surgido na China há aproximadamente 4.500 anos, a acupuntura é uma técnica cada vez mais atual. As recentes pesquisas científicas contribuem para uma maior compreensão desta especialidade da medicina chinesa que consiste em estimular pontos específicos na superfície da pele, agindo basicamente na liberação ordenada de enzimas, hormônios, aminoácidos, proteínas, entre outros.Confira as dicas do Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santos, cirurgião-dentista e acupunturista com experiência internacional, e veja porque muita gente está apostando nas agulhas.

5razões para apostar na acupuntura

48

AcuPunturA

Page 49: Revista Viver Curitiba Ed 97

49

inFORMaçõEs | Dr. Antonio Cezar Mendes dos Santoscirurgião Dentista e acupunturista com formação emestrado na usP e residência clínica na china.Juliana Lopes Fernades Fisioterapeuta Jeise Elen de Freitas Fisioterapeuta comendador araújo, 510 - sl. 1501 - centro - curitiba/PR(41) 3223-8927 e 3016-8927

A acupuntura pode ajudar no emagrecimento, agindo principalmente no controle da ansiedade. As agulhas atuam na diminuição da fome, ativam o metabolismo (muitas vezes alterado pela idade, menopausa, estresse, entre outros) e restaura o perfeito funcionamento dos sistemas digestivo, intestinal e urinário. “Basicamente serão equilibradas a ansiedade e compulsão alimentar, regulado e equilibrado o processo digestivo, a eliminação pelos rins e intestinos e por fim estimulando o metabolismo. Isto traz resultados rápidos e seguros”, destaca o especialista.

1Redução de peso, agindo na ansiedade

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, em 4 mil pacientes com cefaléia crônica e com dores em geral constatou que em um dos tipos de dor de cabeça (cefaléia tensional) a acupuntura tem melhores resultados do que medicamentos. Dr. Antonio Cezar destaca que a técnica chinesa trabalha diretamente na origem da dor e age estimulando enzimas e proteínas que auxiliam na redução do sintoma e no rápido conforto. A acupuntura estimula diretamente os pontos de meridianos que precisam de sedação ou tonificação, buscando equilíbrio, harmonia física e emocional, o que faz com que a dor rapidamente diminua e até mesmo acabe.

4Livre-se da dor de

cabeça e dores em geral

Para os orientais, há mais de mil pontos de acupuntura espalhados pelo corpo humano que estão ligados por uma linha imaginária, denominada meridiano, e que comunica órgãos internos e vísceras. “A energia vital circula por esses meridianos e a técnica milenar é uma forma de restabelecer (até mesmo estabelecer) a harmonia perdida e deixar o corpo saudável, com bem estar físico, mental e sentimental”.

5a sabedoria da milenar

medicina chinesa ao seu alcance

Pode soar estranho para quem está acostumado a pensar em acupuntura como tratamento de dores e doenças. Mas o lado estético da técnica, apesar de não muito difundido no Brasil, é utilizado há bastante tempo e com sensíveis resultados. O tratamento, indicado para rugas, flacidez, olheiras, celulites, gordura localizada, manchas,varizes e cicatrizes, é feito da mesma maneira que as sessões de acupuntura para outras doenças.A principal diferença dos tratamentos comuns é que a acupuntura considera o paciente como um todo. Os problemas estéticos normalmente têm ligação com o desequilíbrio de energia de órgãos, de nutrição, do emocional e mesmo psicológico. “A acupuntura atua harmonizando esses pontos e provoca renovação e retorno da elasticidade da pele”, afirma.

3Tratamento estético sem sofrimento

Ligia de Oliveira Maingué operou o joelho e sentia dores muito fortes. Gustavo Pereira Abagge precisava diminuir a ansiedade e emagrecer. Maria Lucia da Silveria tem câncer e apostou na acupuntura para aumentar sua imunidade e vencer as duras sessões de quimioterapia. Todos tiveram sucesso nos tratamentos e recomendam as ‘agulhas do bem’ a todos os seus amigos.

2Quem faz recomenda

Page 50: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 51: Revista Viver Curitiba Ed 97

5151

Tempo de qualidade“Se você, como eu e a grande maioria das pessoas, tem de “conciliar” família com amigos, trabalho e carreira, é imprescindível determinar, muito antes das inevitáveis crises, quem você prioriza e coloca em primeiro lugar. Colocar a família em primeiro lugar tem um custo com o qual nem todos podem arcar, mas vale muito a pena.”

sTEPHEn KaniTZ

Casae família

Relógio “Talheres”, na loja Tienda, no Batel

soho, R$ 196

51

Page 52: Revista Viver Curitiba Ed 97

52

Entre as inúmeras decisões importantes que tomamos em nossas vidas, escolher onde morar ocupa um

lugar especial nessa lista. As famílias que optam pelos condomínios fechados se acostumam com a qualidade

de vida e segurança e não pensam mais em voltar a morar em prédios ou casas de frente para as ruas. Afinal,

os condomínios têm casas com tamanhos, preços e benefícios sob medida para cada família.

52

morAr bem

Page 53: Revista Viver Curitiba Ed 97

53

Do tamanho do seu sonho

Édina Boszczovski passou boa parte da sua vida em Londrina, onde tinha uma vida

tranquila com sua casa de frente para a rua, longe da poluição e que oferecia total segurança e interação entre os vizinhos. Em 1990, ela, o marido e os filhos mudaram-se para um apartamento em Curitiba. Dez anos depois, os filhos sentiram a necessidade de uma casa maior, com espaço para brincar e com cachorro. Esta necessidade não era só dos filhos, Édina e o marido também sentiam falta da vida em Londrina e sempre se lembravam da infância que tiveram, quando moravam em casas sem grades e com liberdade.

Conversando em família, decidiram que a melhor opção para atender a vontade de todos seria adquirir um imóvel em um condomínio fechado. A primeira providência foi procurar uma construtora de confiança que indicou alguns condomínios próximos de onde já moravam para facilitar a locomoção para o colégio dos filhos. Ao visitarem o condomínio Castel Vicenza, se apaixonaram pela tranqüilidade, localização e o contato com a natureza.

Nos nove anos vividos ali, a família usufruiu de toda a infraestrutura do lugar. ‘“As crianças brincavam até anoitecer no playground, nas quadras esportivas e tinham muito espaço para andar de bicicleta e passear com o cachorro”, lembra Édina.

Com os filhos crescidos, Édina e o marido tomaram outra decisão importante: a mudança para um condomínio Dom Carlo, maior com uma casa de quatro quartos, com quatro suítes. “Aqui temos as mesmas facilidades que tínhamos do outro condomínio, além de estarmos cercados pela natureza”, conta a moradora, que toda a manhã sai para caminhar pelos dois bosques do condomínio.

Com os filhos na faculdade e o casamento da filha marcado para o ano que vem, Édina pensa no futuro e espera ansiosa uma outra fase na sua experiência morando em condomínio: a chegada dos netos.

TOP 5 dos condomínios fechados

Veja porque eles são uma opção cada vez mais

inTEREssanTE para quem procura um imóvel

pensando no cOnFORTO de toda a família.

1. sEguRança

Nos condomínios fechados, os muros cercam o condomínio, geralmente com guaritas ou guardas rondando as ruas 24 h por dia.

2. QuaLiDaDE DE ViDa Os terrenos são bem maiores que os encontrados nos centros urbanos e propiciam a construção de casas mais espaçosas e aconchegantes. Sem contar a localização: em Curitiba, a maioria dos condomínios está há menos de meia hora do centro da cidade.

3. cOnVíViO FaMiLiaR

As áreas de lazer, o centro de convivência e espaços de integração social propiciam um maior convívio familiar e entre vizinhos.

4. VaLORiZaçÃO DO PaTRiMôniO

Retorno certo de investimento em condomínio fechado por causa da valorização contínua.

5. naTuREZa

Os condomínios fechados possuem grandes áreas verdes preservadas e oferecem a possibilidade de construir casas sem muros em terrenos espaçosos que se integram à natureza.

Page 54: Revista Viver Curitiba Ed 97

54

A construtora Casteval tornou-se pioneira nesse tipo de empreendimento, ao lançar em 1973 o Vila Romana, primeiro condomínio residencial fechado de Curitiba, na Avenida Manoel Ribas, em Santa Felicidade. O imóvel inaugurou uma série de conquistas para a construtora, entre elas, o mérito de lançar o primeiro condomínio-clube da cidade. Nestes 37 anos, a construtora contabiliza mais de 40 condomínios e adianta que para 2010 outros condomínios serão lançados. “São diversos tamanhos e estilos, mas todos com uma coisa em comum: a fórmula do imóvel bem construído com segurança, liberdade e contato com a natureza, que resultam na qualidade de vida”, diz Osvaldir Benato, diretor Casteval.

O conceito do condomínio fechado vem realizando o sonho de muitas famílias, inclusive da classe média, de ter o privilégio em pleno século XXI de voltar ao passado e reviver aquele estilo de vida que ficou para trás. O crescimento pela procura pelos condomínios fechados demonstra um indicativo nos dias atuais: o resgate de viver bem com segurança e tranquilidade.

Os diretores da CGL condomínios fechados, Carlos Alberto Herrera e Nestor Gabriel Ayrolo, resolveram apostar nos condomínios fechados com o crescimento deste mercado. Segundo eles, é uma maneira dos pais oferecerem uma vida similar a que eles tiveram quando crianças, adaptado à realidade atual, “Tínhamos a rua para andar de bicicleta, o campinho de futebol. Agora temos tudo isso dentro do condomínio, com seus muros altos e toda a segurança”, diz Ayrolo.

Para o diretor da Paysage Condomínios Diferenciados, Juliano Hinz Maran, nos últimos dez anos

a demanda pelos condomínios fechados cresceu 50%, por causa da violência urbana e pela mudança de conceito de compra pela classe média. “Hoje, classes não tão abastadas, com poder aquisitivo de R$2.300, estão comprando condomínios fechados, a partir de R$ 60 mil, onde se oferece a mesma qualidade de vida, com a mesma infra-estrutura de um condomínio de classe alta”, destaca Maran, que comemora a expansão para Santa Catarina.

PioneirismoPrimeiro condomínio fechado comercializado de

curitiba foi lançado em 1973

um estilo de vida que veio para ficar

morAr bem

Page 55: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 56: Revista Viver Curitiba Ed 97

56

bACALHAU COM POLENTA

• Doure as postas de bacalhau, devidamente dessalgadas, em azeite de oliva com algumas folhas de louro e dentes dealho para aromatizar. Cuide com a temperatura do azeite para que não aqueça muito. Isso é bem importante para que as postas fiquem com um dourado bonito e não muito tostadas por fora.

• Prepare uma polenta cremosa usando semolina amarela italiana (você encontra com facilidade em lojas especializadas). Prepare a polenta com leite aquecido e aromatizado com uma folha de louro. Despeje, com cuidado, a semolina no leite misturando com atenção para não empelotar. Acerte o sal e reserve.

• Bata no processador azeitonas pretas sem caroço (azapa) e misture com mais azeite de oliva, dando a consistência de um creme leve.

• Sirva em pratos fundos aquecidos colocando uma porção de polenta, a posta do bacalhau apoiada sobre a polenta e finalize com o molho de azeitonas pretas ao lado.

Páscoa em Família

Páscoa tem tudo a ver com bacalhau e reunião em

família. Por isso, aqui vai uma dica de como preparar um bacalhau com polenta. uma receita simples, mas lembre-se sempre de que

o sabor dos pratos está intimamente ligado à

qualidade dos ingredientes.

por

arte na Mesa

confira a coluna arte na Mesa também na Lumen FM | 99,5

Page 57: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 58: Revista Viver Curitiba Ed 97

58

Perguntei a uma menina de 6 anos de idade se ela gostava de si mesma e se

as outras pessoas gostavam dela. Sua resposta foi surpreendente, ela disse que sim, pois gostava dela mesma por ser bonita, e que as outras pessoas gostavam dela por ser bonita e magrinha. Num primeiro momento pode-se achar que a autoestima dessa menina está legal, pois ela gosta de si e percebe os outros gostando dela. No entanto, as razões que justificaram suas respostas são assustadoras. Com seis anos de idade ela já está preocupada com a beleza e com o fato de ser magra. Para ela, pessoas de valor são pessoas bo- nitas e magras. Quanto precon-ceito! E isso nu- ma menina de seis anos de idade!

Ela, como ou- tras, já é vítima da influência da mídia, da moda, dos concursos de miss, das grifes e de outros contra-valores que lhes são transmitidos diariamente.

como ajudar seu filho a ter uma autoestima saudável

* MaRcOs MEiER – Psicólogo, mestre em educação, palestrante a respeito da qualidade da relação entre pais e filhos.

Temos que, como pais, apresentar os valores. Não adianta apenas combater o que está errado, precisamos ensinar o certo.

É claro que podemos falar de moda, estética, beleza e outros fatores relacionados com a aparência, apenas estamos mostrando que não devem ser esses valores que devem dirigir nossas vidas, mas os essenciais.

Para um melhor resultado na construção de uma autoestima saudável nas crianças, é necessário que você, mãe e pai também tenham uma boa autoestima. Você precisa gostar de si, investir tempo, dedicar-se a coisas que gosta. Um pai, ou mãe, de bem com a vida, contagia positivamente seu filho e toca seu coração para que aprenda, desenvolva-se e assuma os fracassos e as vitórias em sua caminhada como ser humano realizado e feliz.

Não é fácil investir na autoestima, pois a mídia e o consumismo enviam diariamente mensagens contrárias. Uma mulher bonita é chamada de “modelo”. Modelo do que? Se há modelo, tem que haver cópias? As mulheres olham para a “modelo” e se percebem diferentes dela. Sentem um vazio interior e pensam em preenchê-lo. O consumismo sai ganhando, a autoestima, não.

E nossos filhos? Que mensagens recebem? Pesquisas têm mostrado que a criança brasileira é a que mais assiste TV no mundo, ou seja, é a

que mais está exposta aos contravalores. Nosso trabalho para ajudá-los a construir autoestima saudável é ainda maior. O primeiro passo é desmascarar o que a TV mostra. E dizer aos nossos filhos que ser honesto, ser responsável, ajudar as pessoas, ser ético e batalhador é muito mais importante que ser magro ou bonito.

‘Um pai, ou mãe, de bem com a vida, CONTAGIA seu filho e toca seu CORAÇÃO para que se desenvolva em

sua caminhada como ser humano realizado e feliz.’

super famíliapor Marcos Meier

Page 59: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 60: Revista Viver Curitiba Ed 97

Tempo livre

a. gosto da água do marb. utilizado por fotógrafosc. Marmeladad. gigantesca palmeira, brasileirae. Frutas (doces e compotas)f. abano com varetasg. Réptil anfíbioh. ursoi. Prato de ...j. Vala para condução de águask. Veículo de rodasl. substância aromáticam. usa cimento (profissão)n. Pêlos do rosto do homemo. Metal usado em soldap. calçadoq. Revestimento (casa)r. Trabalha na fazendas. cântico de alegriat. Lugar onde o médico atendeu. Qual sabor tem o mel?v. indigentes, crianças, velhosw. Tronco ou ramada de madeirax. Larva de muitos insetosy. Mamífero carnívoroz. Perda de memória

por Jaime Reiss

Quatro mães católicas estão tomando um chá. a primeira mãe, querendo impressionar as outras diz:

- Meu filho é padre.

Quando ele entra em qualquer lugar todos se levantam e dizem: “Boa tarde, Padre!”

a segunda mãe não fica para trás e comenta:

- Pois meu filho é bispo.

Quando ele entra em uma sala, com aquela roupa, todos param o que estão fazendo e dizem: “sua bênção, Bispo!”

a terceira mãe, calmamente, acrescenta:

- Pois o meu é cardeal.

Quando entra em uma sala todos se levantam, beijam o seu anel e dizem: “sua bênção, Eminência!”

a quarta mãe permanece quieta...

Então, a mãe do cardeal, só para provocar, pergunta:

- E o seu filho, não é religioso?

a quarta mãe responde:

- Meu filho tem 1,90 m, é bronzeado, com olhos verdes e pratica musculação. Quando entra numa sala, todo mundo olha e diz : MEEEEEEEuuuuu DEEEuuuussss!!!!!!!

Page 61: Revista Viver Curitiba Ed 97

61

Page 62: Revista Viver Curitiba Ed 97

62

Nós viajávamos em carros sem cintos de segurança ou air bag. Não tivemos nenhuma tampa à prova de crianças em vidros de remédios, portas, ou armários e andávamos

de bicicleta sem capacete, sem contar que pedíamos carona.Bebíamos água direto da mangueira e nos riachos, e não da garrafa, em copos descartáveis. Nós gastamos horas construindo nossos carrinhos de rolimã para descer ladeira abaixo, e só então descobríamos que tínhamos esquecido dos freios. Depois de colidir com algumas árvores, aprendemos a resolver o problema.Saíamos de casa pela manhã e brincávamos o dia inteiro, só voltando quando se acendiam as luzes da rua. Ninguém podia nos localizar. Não havia telefone celular. Nós comemos doces e bebemos refrigerantes, mas não éramos obesos. Estávamos sempre ao ar livre, correndo e brincando. Compartilhamos garrafas de refrigerante e não tivemos 99 canais a cabo ou internet.Nos jogos da escola, nem todo o mundo fazia parte do time. Os que não fizeram, tiveram que aprender a lidar com a frustração...Nossa geração produziu alguns dos melhores enfrentadores de risco, negociadores de soluções, criadores e inventores! Os últimos 30 anos foram uma explosão descomunal de inovações e novas ideias. Tivemos liberdade, fracasso, sucesso, responsabilidade, histórias pra contar e aprendemos a lidar com tudo isso... a viver enfim!Se você é um deles, parabéns!Sorte dos que tiveram oportunidade de crescer como crianças...

Autor desconhecido *

* Homenageamos nessa coluna um grande injustiçado, o auTOR

DEscOnHEciDO. certa vez meu neto, ainda criança, me perguntou quem

era esse escritor, que tinha tantos textos bonitos. até hoje não descobri

sua verdadeira identidade, mas continuo procurando. Tem algum texto interessante do “autor desconhecido”?

Envie para mim no email: [email protected]

Eterno aprendiz

Olhando para trás, é duro crer que estejamos vivos até hoje

por Daura carneiro

62

Page 63: Revista Viver Curitiba Ed 97
Page 64: Revista Viver Curitiba Ed 97