revista universitas · 2010. 6. 21. · de chico mendes, com quem fundou a cut (central Única dos...

42
Universitas ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS FIGURINHAS DA COPA os benefícios da CERVEJA a crise na GRÉCIA os principais candidatos à PRESIDÊNCIA SÃO FRANCISCO e Instituto BUTANTAN maio 2010 | n o 1 | R$ 5,00 FEBRES revista Atualidades para a comunidade uspiana

Upload: others

Post on 17-Nov-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

Universitas

Alice no pAís dAs mArAvilhAs

FigurinhAs dA copA

os benefícios da cerveja

a crise na Grécia

os principais candidatos à Presidência

São FranciSco e instituto Butantan

mai

o 20

10 |

no 1 |

R$

5,00

Febres

revi

sta

Atualidades para a comunidade

uspiana

Page 2: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme
Page 3: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

3

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

A primeira revista a gente nunca esquece...

Posso dizer que produzir uma revista sempre foi um dos meus sonhos. Já participei da realização de uma anterior a essa, mas as decisões eram tomadas em grupo. Pensar em um projeto gráfico e ideológico sozinha para uma publicação e sem conhecimentos muito sólidos é complicado.

Foram noites em meio a livros sobre revista, cores, tipografia.. Revistas escancaradas pelo quarto. A maior bagunça! Mas a análise de cada uma delas fez com que os detalhes fossem observados. Muitas mudanças surgiram no meio do caminho, alguns palpites de almas bondosas que se diponibilizavam a dar uma olhadinha no projeto foram levados em consideração, outros descartados e a partir de tudo isso surge Universitas.

Apresentando notícias atuais de forma simples, com linguagem que permite a compreensão pelos mais leigos nos assuntos e com um projeto gráfico limpo, organizado e moderno, Universitas traz matérias que certamente farão parte das conversas da comunidade uspiana e de quem mais tiver a revista em mãos.

Nesta edição, fizemos duas matérias de capa: as febres do momento. Alice no país das maravilhas e as figurinhas da Copa estão enlouquecendo crianças e adultos. Em qualquer lugar que se vá alguém fala de Alice e/ou de Copa. Nada mais justo do que trazer os dois como capa.

Nas outras seções, temos eleição presidencial 2010, crise econômica na Grécia, os benefícios da cerveja, problemas enfrentados pelos estudantes da USP, o incêndio no Instituto Butantan e uma crônica para rir da própria vida.

Esperamos que você, jovem, adulto, homem, mulher, aluno, professor, funcionário, sinta-se à vontade e informe-se sobre o que acontece no mundo de forma prazerosa e sem ares de obrigação. Somente assim o esforço realizado para a concretização deste projeto não terá sido em vão.

Boa leitura e até a próxima!

Alicia SeiEditora chefe

[email protected] | @m_aliciaaaa

Page 4: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

Universitas | Maio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Ligação direta

na internet

03

05

cot

idia

no40

Política06

copa 18

caPa | FeBres

Exigências da vida moderna

A febre das figurinhas

Saúde

ciência

32

28

Faz bem!

econ

omia

24

na USP 36Acelerador de partículas

Instituto Butantan

São Francisco

Principais candidatos à Presidência

A crise

arte 12

A febre de Alice

Page 5: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

5

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

@

“Parabéns pela ousadia e qualidade editorial. Sugiro que seja criada uma seção com resenha de periódicos e livros técnicos sobre a área de biodiesel. Também seria interessante termos artigos científicos.”

Ubaldino Dantas Machado, diretor presidente da Biotema, Ciência e Tecnologia

“As informações da revista são claras e objetivas. Isso faz com que a publicação seja acessível para qualquer pessoa que queira aprender sobre o assunto.”

Lucia Helena Francisco Baldanza

“Li a revista toda, não perdi nenhum ponto e posso dizer que gostei muito. Foram vários assuntos relatados sobre o biodiesel, da matéria-prima ao mercado, passando por tópicos políticos e econômicos e também por temas internacionais. Senti que os assuntos foram abordados de forma positiva, mas com uma visão parcialmente neutra.”

Ken Araújo

“Aproveito para sugerir um assunto para a revista. Um setor nicho de mercado que muito pouco se fala é a viabilidade de uso do próprio grão oleaginoso produzido pelo empreendedor rural, a extração por extrusão do óleo vegetal e a transformação em biodiesel.”

Richard Fontana, AustenBio Tecnologia em Biodiesel

“Agradeço o exemplar recebido e parabenizo a equipe pela revista, que está linda e muito bem escrita.”

Sanlai Lima

“Parabéns pela publicação. Muito boa a qualidade do material utilizado e, principalmente, o conteúdo das matérias apresentadas.”

Jorge Viana

“Parabéns pelo conteúdo de qualidade oferecido pela revista que demonstrou, antes de mais nada, comprometimento com a seriedade. Estudo Comércio Exterior e tenho tido um grande apoio do site – e agora da revista – nas minhas pesquisas.”

Suellen Nepomuceno

“Sem sombra de dúvidas o conteúdo, a forma e a abordagem das matérias ficaram excelentes e vieram em momento oportuno. Gostaria também de fazer uma sugestão de reportagem. Trabalho como químico na distribuidora de combustíveis Potencial Petróleo, em Araucária (PR). A empresa, recentemente, passou a comercializar o Biodiesel Potencial, fornecido pela BS Bios por meio de leilão. Se não me engano, somos a primeira distribuidora regional a lançar o produto no mercado.”

Walber Tuler

Gostou?! não?! comente, sugira, critique, elogie. [email protected]/universitasUSP

www.revistauniversitas.wordpress.comAvenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 - São Paulo - SP - CEP: 05508-020

Page 6: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

Diretora Alicia Seieditora chefe Alicia Sei

conselho editorial Fernando Coppiniredator chefe Fernando Neri

redação Adirana Lopes, Daniel Simão, Lúcia Marques

editora de arte Alicia SeiProjeto gráfico e Capa Alicia Sei

colaboradores Marcos dos Santos, Nádia Telles, Victor Reis, Yan Alêsadministrativo César Sampaio

impressão Tesouro Laser

Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443

São Paulo | SP | CEP: 05508-020Tel.: (11)50633062

www.revistauniversitas.wordpress.comwww.twitter.com/universitasUSP

[email protected]

Page 7: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

7

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Saiba mais sobre os três principais partidos das eleições presidencias de 2010:

www.pv.org.br

www.psdb.org.br

www.pt.org.br

Cervejaaaaa!

http://www.drinkaware.co.uk – Site inglês sobre beber com responsabilidade

http://www.ibesa.pt – Instituto de Bebidas e Saúde

http://www.beerandhealth.com – Portal belga

http://www.ireb.com – Institut de Recherches Scientifiques sur les Boissons

http://www.spcna.pt – Soc. Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação

http://www.cervezaysalud.com – Cerveja e Saúde, site espanhol

Já tem seu álbum virtual de figurinhas da Copa? NÃO?! Comece AGORA!

www.fifa.com

Quer mais?!

Acesse nosso blog e descubra o que tem a mais na internet!

www.revistauniversitas.wordpress.com

Siga-nos no Twitter@universitasUSP

Page 8: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

8

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Filha de família pobre, Maria Osmarina Marina Silva de Lima nasceu em 8 de fevereiro de 1958 em uma casa sobre palafitas localizada em Seringal Bagaço, no Acre. Seus pais, Pedro Augusto e Maria Augusta da Silva, eram seringueiros e tiveram 11 filhos, dos quais 8 sobreviveram. Chegou a passar fome e, aos 16 anos, mudou-se para Rio Branco (AC), onde foi alfabetizada pelo Mobral (Movimento Brasileiro de Alfabetização); pouco depois, teve na função de empregada doméstica seu primeiro emprego.

Ainda jovem, foi aspirante a freira em um convento da capital acriana. Participou das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e, em 1981, ingressou no curso de História da Universidade Federal do Acre, onde entrou em contato com os ideais marxistas e aproximou-se do PRC (Partido Revolucionário Comunista), à época abrigado dentro do PT (Partido dos Trabalhadores).

Marina Silva, pré-candidata à Presidência pelo PV

Marina passou a trabalhar como professora de ensino médio e atuou no movimento sindical, tornando-se aliada de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984.

Militando pelo PT para eleger Lula

presidente em 1989 Rob

erto

Jay

me

/ Fol

ha Im

agem

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Em 1990, durante campanha para ser eleita

deputada estadual no Acre.

No ano de 1985, filiou-se ao PT, apesar de ter militado no partido desde a sua fundação e, em 1986, concluiu o ensino superior. Em 1988, foi a vereadora mais votada para a Câmara Municipal de Rio Branco; dois anos depois, foi eleita deputada estadual com a maior votação do Acre. Pouco depois, foi submetida a um longo tratamento devido à contaminação por metais pesados de quando ainda vivia em seringais.

Santinho da primeira campanha disputada por Marina

Silva, em 1986, na dobradinha com o ambientalista

Chico Mendes. Nenhum dos dois se elegeu.

Trio parada duraAs eleições presidencias de 2010 estão chegando. Apresentamos um breve perfil dos três principais candidatos. Conheça um pouco mais sobre eles e prepare-se. O futuro

do país também está em suas mãos.

Page 9: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

9

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Em 1994, candidatou-se ao Senado, tornando-se, aos 36 anos, a senadora mais jovem da história da República. Reelegeu-se em 2002, com votação quase três vezes maior que a anterior.

Em 2003, assumiu o Ministério do Meio Ambiente do governo Lula, posto que lhe assegurou reconhecimento internacional e popularidade interna. Em sua gestão, conseguiu diminuir o desmatamento na Amazônia em 60% entre 2004 e 2007, segundo a Sophie Foundation, que a premiou em US$ 100 mil por seus esforços em defesa da floresta.

Permaneceu no cargo até maio de 2008, quando se desligou do cargo após atritos com ministérios ligados às áreas de infraesturtura e desenvolvimento. Em 2009, Marina saiu do PT alegando falta de sustentação política para seus projetos. Filiou-se ao PV em agosto do mesmo ano. Evangélica, Marina atualmente frequenta a Assembleia de Deus; é casada com Fábio Vaz de Lima e tem quatro filhos.

Ao lado, com o presidente Lula na

Conferência Nacional de Meio Ambiente, na

Universidade de Brasilia (UNB), em 2003,

quando era ministra do Meio Ambiente

Alan Marques/ Folha Imagem

Com Gilberto Gil, Gabeira e José Luis Penna,

presidente do PV, na pré-convenção do partido em

Nova Iguaçu (RJ), em maio de 2010

Rep

rodu

ção

/ Flic

kr M

arin

a Si

lva

Ex-petistas agora no PV, Marina e o deputado

federal Fernando Gabeira discutem estratégias

para as eleições de 2010

Fol

ha Im

agem

Programe-se Saiba as principais datas eleitorais e fique de olho no calendário para não esquecer nada.

Maio Julho

Título e transferênciaÚltimo dia para fazer título ou pedir transferência de domicílio eleitoral

Portadores de necessidadesÚltimo dia para portadores de necessidades especiais pedirem transferência para seção eleitoral especial

campanhaComeça a campanha eleitoral. Fica permitido aos partidos utilizarem, das 8h às 22h, alto-falantes em suas sedes ou em veículos. É liberada também a realização de comícios, assim como a propaganda eleitoral pela internet

voto em trânsitoComeça o prazo para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, no primeiro e/ou no segundo turno, poderá pedir habilitação para votar em trânsito para presidente, indicando a capital do Estado onde estará presente

Rep

rodu

ção

05 06 15

Em 2007, Marina foi agraciada com o prêmio “Champions of the Earth”, da ONU (Organização das Nações Unidas), por sua luta pela conservação da Amazônia. No mesmo ano, o jornal britânico The Guardian apontou a senadora como uma das “50 pessoas que podem ajudar a salvar o planeta”.

Page 10: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

10

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Nascido no bairro da Mooca, em São Paulo (SP), em 19 de março de 1942, José Serra é filho do imigrante italiano Fracesco Serra e da brasileira Serafina Chirico Serra. Cresceu em uma família de classe média baixa – o pai custeou seus estudos vendendo frutas no Mercado Municipal. Em 1960, Serra ingressou no curso de Engenharia Civil da USP (Universidade de São Paulo), onde daria início a sua militância política no movimento estudantil.

Abandonou o curso de engenharia, mas conseguiu retornar para o Brasil em 1965. No entanto, foi novamente perseguido pelo regime e decidiu exilar-se no Chile, onde faria mestrado em economia e conheceria sua mulher, a bailarina Monica Allende, mãe de seus dois filhos, Verônica e Luciano. No Chile, foi professor da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe) e trabalhou na vida acadêmica até a deposição do presidente Salvador Allende, em 1973. De lá, embarcou para os Estados Unidos, onde doutorou-se em Ciências Econômicas na Universidade de Cornell.

Regressou para o Brasil em 1977, dois anos antes da promulgação da Lei de Anistia, e teve uma candidatura a deputado pelo MDB (Movimento Democrático Brasileiro) impugnada pelo regime no ano seguinte. deu aulas na Unicamp (Universidade de Campinas).

Na década de 1980, coordenou o programa de governo de Franco Montoro (PMDB) ao governo do Estado de São Paulo; eleito, Montoro colocou Serra à frente da Secretaria Estadual de Planejamento. Deixou o cargo em 1986 para disputar – e ganhar – uma cadeira na Assembleia Nacional Constituinte pelo PMDB.

José Serra aos 10 anos

de idade no quarto ano primário

Arq

uivo

pes

soal

Sóni

a H

itoni

/Arq

uivo

Pes

soal

O governador Franco Montoro (à dir.) e

José Serra, que ficou com a Secretaria do

Planejamento, em São Paulo, 1982

No ano de 1962, foi eleito presidente da UNE (União Nacional dos Estudantes) e, no mesmo ano, foi um dos fundadores da AP (Ação Popular), organização de esquerda ligada à Igreja Católica. Com o Golpe de 1964, fugiu do país, seguindo para a Bolívia e, depois, para a França.

José Serra, pré-candidato à Presidência pelo PSDB

Serra, então presidente da UNE (União Nacional

dos Estudantes), discursa em São Paulo

João Bittar/Folha Imagem

Foi um dos fundadores, em 1988, do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira); no mesmo ano, foi um dos candidatos derrotados nas eleições para a Prefeitura de São Paulo. Em 1990, retornou à Câmara dos Deputados e, em 1994, elegeu-se senador. No ano seguinte, assumiu o Ministério do Planejamento. Deixou o cargo em 1996 para disputar pela segunda vez a Prefeitura de São Paulo. Ficou em 3º lugar.

Page 11: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

11

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Serra voltou a assumir em 1998 um ministério no governo Fernando Henrique Cardoso, dessa vez a pasta da Saúde, onde ganhou popularidade pela implementação dos remédios genéricos e da criação de um programa de combate a AIDS reconhecido internacionalmente.

Eleito, permaneceu governador até maio de 2010, quando lançou-se pela segunda vez como pré-candidato à Presidência da República. É tido como centralizador em sua maneira de gerenciar problemas administrativos e conhecido por trabalhar durante a madrugada.

Agosto

voto em trânsitoTermina o prazo para o eleitor que estiver ausente do seu domicílio eleitoral, no primeiro e/ou no segundo turno, poderá pedir habilitação para votar em trânsito para presidente, indicando a capital do Estado onde estará presente

Propaganda eleitoralComeça a propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão

Setembro

TítuloÚltimo dia para o eleitor pedir a segunda via do título eleitoral

rádio e TvÚltimo dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão

Debates e campanhaÚltimo dia para debates, comícios e propaganda por meio de aparelhos de som fixos (entre 8h e 24h) e de páginas institucionais na internet

Deixou o cargo no início de 2002 para se candidatar à Presidência da República. Chegou ao segundo turno, mas perdeu para Lula (PT) por 61,27% a 38,73%.

Em novembro de 2003, Serra foi eleito presidente nacional do PSDB. Deixou o cargo em 2005, ano em que assumiu a Prefeitura de São Paulo após derrotar a petista Marta Suplicy. Um ano depois, saiu do posto para concorrer ao governo do Estado paulista.

Sérg

io L

ima/

Folh

a Im

agem

Em conversa com o adversário Luiz Inácio Lula da

Silva (PT), pouco antes do início do último debate

televisivo, transmitido pela Rede Globo, em 2002.

AFP/Vanderlei Almeida

Texto assinado quando era candidato à prefeitura de

São Paulo comprometendo-se a não deixar o cargo para

concorrer a outro até o fim do mandato. Em 2006, ele

renunciou para ser candidato ao governo do estado.

Rep

rodu

ção

Ao lado do ex-presidente da República Fernando

Henrique Cardoso durante o encontro nacional

do partido, que oficializa sua pré-candidatura à

Presidência para 2010

Giv

aldo

Bar

bosa

/Agê

ncia

Glo

bo

15 17 23 30

Page 12: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

12

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Filha do poeta e empresário búlgaro Pétar Russév (naturalizado no Brasil como Pedro Rousseff) e da professora brasileira Dilma Jane Silva, Dilma Vana Rousseff nasceu em 14 de dezembro de 1947 na cidade de Uberaba, Minas Gerais.

Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência pelo PT

Depois da Polop, ingressou na Colina (Comando de Libertação Nacional), movimento adepto da luta armada. Em 1969, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), que havia iniciado dois anos antes.

Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante de esquerda Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo.

De família de classe média, estudou no tradicional Colégio Sion, de orientação católica. Em 1964, enquanto estudava no Colégio Estadual Central (hoje Escola Estadual Governador Milton Campos), começou a militar na Polop (Organização Revolucionária Marxista – Política Operária). No mesmo ano, ocorreu o golpe militar; já em 1967, casou-se com o jornalista Cláudio Galeno Linhares.

Em julho de 1969, Colina e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se uniram, criando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Apesar de ter recebido treinamento de guerrilha, a candidata nega ter participado de ações armadas.

Nas décadas de 1980 e 1990, atuou no governo do Rio Grande do Sul, nas secretárias da Fazenda e de Energia, Minas e Comunicações, e nos governos de Alceu Collares (PDT) e Olívio Dutra (PT). Em 1989, fez campanha para Leonel Brizola (PDT), candidato a presidente; no segundo turno, apoiou Lula (PT). Desfiliou-se do PDT em 2001, quando entrou no PT.

Em janeiro de 1970, fo ipresa em São Paulo e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde foi torturada. No total, foi condenada a 6 anos e 1 mês de prisão, além ter os direitos políticos cassados por dez anos. No entanto, conseguiu redução da pena junto ao STM (Superior Tribunal Militar) e saiu da prisão no final de 1972.

Old

erig

e Za

rdo/

Agên

cia

RBS

Depois de ter morado em São Paulo e Rio de Janeiro, Dilma se estabeleceu em Porto Alegre, onde começou a trabalhar, em 1975, na FEE (Fundação de Economia e Estatística), órgão do governo gaúcho. Dois anos depois, formou-se em Economia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), sendo demitida da FEE após ter seu nome incluido em uma lista de “subversivos”.

Page 13: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

13

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Votação em segundo turno entre 8h e 17h

Outubro

Votação em primeiro turno em todo o Brasil, entre 8h e 17h

rádio e TvData limite para o começo da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão

rádio e TvÚltimo dia da propaganda eleitoral gratuita em rádio e televisão

campanhaÚltimo dia para propaganda eleitoral em veículos de imprensa escrita, em páginas institucionais na internet e para a realização de debates

Dezembro

JustificativaÚltimo dia para o eleitor que deixou de votar no primeiro turno apresentar justificativa

JustificativaÚltimo dia para o eleitor que deixou de votar no segundo turno apresentar justificativa

Em 2003, assumiu o cargo de Ministra de Minas e Energia do governo Lula. Dilma defendia um modelo que não concentrasse todo o setor nas mãos do Estado, ao mesmo tempo em que o governo buscava se aproximar do mercado. A interlocução com o capital e o comando do programa Luz para Todos foram decisivos para que Dilma se tornasse, em 2005, ministra-chefe da Casa Civil no lugar de José Dirceu.

À frente de ambos os ministérios, tornou-se conhecida por ter um perfil tido como centralizador e técnico, bem como por suas fortes cobranças a ministros e assessores. Em sua gestão, também ganhou popularidade ao ser indicada pelo presidente Lula como gestora do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Sérg

io L

ima/

Folh

a Im

agem

Alan

Mar

ques

/Fol

ha Im

agem

Dilma durante a abertura da feira Couromoda,

em São Paulo (SP), em sua primeira aparição

pública após procedimentos cirúrgicos no

rosto, não confirmados pela Assessoria de

Imprensa da Casa Civil

Jorg

e Ar

aújo

/Fol

ha Im

agem

3103 16 29 02 30

Anto

nio

Pach

eco/

Zero

Hor

a

No início de 2009, foi acometida por um câncer no sistema linfático e submetida a tratamento; foi considerada curada por sua equipe médica em setembro do mesmo ano.

Curada do câncer e em clima de eleição, Dilma

participa do último dia do Encontro Nacional

do PT Jovem. Ela negou que seja candidata,

mas o encontro foi visto como o primeiro ato de

“campanha” da ministra à sucessão de Lula

Page 14: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

14

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

CAPA | Febre | Alice

Alice no País das Maravilhas, versão de Tim Burton para o clássico de Lewis Carroll, passou a marca do US$ 1 bilhão nas bilheterias do mundo todo, tornando-se o sexto filme a integrar esta seleta lista.

Nos Estados Unidos, Alice fez mais de US$ 332 milhões; mais US$ 667 milhões nas bilheterias ao redor do mundo. É o terceiro filme mais lucrativo da história da Disney, perdendo apenas para Piratas do Caribe – O Baú da Morte e Procurando Nemo.

Aproveitando o sucesso do filme, o Walt Disney Studios divulga a data para o lançamento do DVD e Blu-ray. Alice no País das Maravilhas chega ao mercado de home video em 1º de junho nos Estados Unidos, México, Itália e China. Em outros países, o filme chega em DVD entre junho e agosto.

Não é todo dia que se fica frente a frente com um dos seus ídolos, mas quando isso acontece é ótimo quando todas as expectativas são confirmadas. Foi o que aconteceu na Comic-Con 2009, quando Tim Burton foi até San Diego para promover Alice no País das Maravilhas.

O cineasta, criador de clássicos como Marte Ataca, Ed Wood, O Estranho Mundo de Jack e diretor dos dois primeiros Batman, além dos remakes de Planeta dos Macacos e A Fantástica Fábrica de Chocolate, entre tantos outros filmes, respondeu a todas as perguntas da entrevista coletiva com o humor e sombriedade que lhe são peculiares. E não há mais mais elogioso do que isso, afinal, se tem alguém que consegue ser engraçado dentro da sua própria estranheza, essa pessoa é Tim Burton.

Leia abaixo a entrevista e imagine o diretor falando tudo isso atrás dos seus óculos escuros e cabelos desgrenhados:

Parece ser um casamento perfeito: Tim Burton e Lewis carroll. como você vai utilizar a sua sensibilidade única como cineasta para transmitir a história contida no livro?

Não são só os livros. As imagens desse universo podem ser vistas em músicas, filmes e outros meios. Ele (Lewis Carroll) criou um argumento que transpassa qualquer geração e continua nas cabeças das pessoas. Tudo que traz a forte sensação de sonhos e fantasia, fica guardado em você. Estas são coisas muito importantes para seu subconsciente, seus pensamentos e sua criatividade mental. Eu sempre me senti com vontade de fazer isso de um jeito diferente, porque eu nunca vi uma versão cinematográfica deste filme que eu gostasse de verdade, então eu me senti tentado a criar a minha própria imagem da obra e transformá-la em um filme.

A febre de AliceApós bilheteria mundial de Alice no País das Maravilhas ultrapassar US$ 1 bilhão, Disney divulga data para o lançamento do DVD. Leia a entrevista de Tim Burton e saiba sobre seu envolvimento com a história, atores e 3-D. Em seguida, saiba o que há no mercado baseado em Alice: peças teatrais, sapatos, maquiagens e

looks inspirado nessa pequena fascinante.

Div

ulga

ção

Page 15: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

15

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Qual a sua conexão emocional com a história?

Como eu disse, eu nunca vi uma versão cinematográfica desta obra que me despertasse uma conexão emocional. Era sempre aquela série de cenas de uma garota se encontrando com personagens malucos, e nada disso me fazia sentir uma conexão emocional de verdade. Assim, eu me senti tentado a dar para este quadro uma emoção real que nunca foi vista em versão alguma. Este é o grande desafio para mim: pegar cada personagem bizarro e tentar dar para ele uma bizarrice específica que o diferencie. Todos os personagens apresentados têm algum tipo de distúrbio mental. Desta forma, eu queria filmar Alice como uma história, e não simplesmente como uma sucessão de eventos.

Quando você estava crescendo, o que Alice significou para você? Você relacionava a jornada dela com problemas que povoavam a sua mente?

Esta história traz um conceito universal, que também podemos ver em O Mágico de Oz, da jornada interna em que cada personagem representa diferentes aspectos da psique humana. Na infância sempre surgem problemas que devemos enfrentar, da mesma forma quando somos adultos. Alguns fazem terapia, outros fazem filmes (risos), há sempre formas diferentes de se trabalhar isso.

e quanto aos livros, quantos anos você tinha quando leu?

Eu devo ter lido o livro quando estava na escola, entre os 8 e 10 anos. Mas eu tenho uma estranha conexão com a história. Não sei se você sabe, mas eu comprei a casa do ilustrador Arthur Rackman,

que fez versões maravilhosas em 1905 de Alice no País das Maravilhas, A Bela Adormecida entre outros trabalhos, e moro e trabalho lá. Aí sim eu senti uma conexão real entre eu, o material, a vida e tudo mais.

johnny Depp disse que vocês compararam as ideias que tinham para o chapeleiro e elas eram bastante parecidas. você pode falar sobre o personagem e a sua importância no filme?

É um personagem icônico que já ganhou vida na animação, com atores, etc. Acho que Johnny tenta encontrar o tom certo do personagem. Ele não se acha maluco. Em outras versões, ele era só se explorava um desses lados. Seu objetivo é trazer certa humanidade para as estranhezas do Chapeleiro. E em todos esses anos que venho trabalhando com ele, sempre tentamos fazer esse tipo de coisa, sem exceção.

como o trabalho de direção de arte, maquiagem, figurino, etc. vaise relacionar com a tecnologia empregada no longa?

Existem vários tipos de técnicas diferentes, como captura de movimentos, animação, live-action e a mistura delas. Por razões pessoais eu preferi não fazer o projeto inteiramente usando captação de movimentos, porque não gosto muito disso. Prefiro a animação pura e live-action, tentando usar o live-action para transmitir aquele mundo com precisão. Várias técnicas foram criadas para servir para este tipo de fusão de tecnologias. Quando trabalho com atores prefiro usá-los de verdade em vez de colocar pontinhos sobre seus corpos. Todas estas mídias são válidas, não acho que uma ou

Div

ulga

ção

Div

ulga

ção

Seu objetivo é trazer certa humanidade para as estranhezas do chapeleiro.

CAPA Febre | Alice

Page 16: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

16

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

outra seja melhor. Dependendo do projeto, você tem que usar aquilo que considera melhor para ele.

Mas a parte filmada foi usando câmeras 3-D?

Nós não filmamos com câmera 3-D, nós usamos uma mistura de técnicas. Primeiro, por conta do tempo. Nós não tínhamos 5 ou 6 anos para desenvolver o projeto. Assim eu fiz um mix de animação com live-action, manipulando e adcionando diversos elementos. Conseguimos adicionar a profundidade que achávamos necessária, o que me deu certa liberdade criativa para alcançar o resultado. Fizemos tudo que gostaríamos de ter feito neste tempo. E pelo menos para mim, eu não consigo notar a diferença. Para mim, esta mistura pareceu a escolha técnica mais apropriada.

como os elementos em 3-D estão inseridos na história?

Os espectadores que irão ao cinema 3-D, tendo que colocar aqueles óculos, não vão explodir de dor-de-cabeça com tantos efeitos. Agora temos uma experiência agradável. Eu usei essa tridimensionalidade como um extra, adicionando elementos para inserir o público na história. Como as cenas em que a Alice encolhe e cresce. Brinquei muito com os espaços e lugares que ajudassem nessa experiência. E o filme não pode funcionar só em 3-D. Quem assisti-lo em 2-D vai ver também que ficou realmente bom, que é um filme que merece ser visto. Quando vemos objetos quicando pela tela, a idéia é fazer uma experiência de imersão. Quando convertemos O Estranho Mundo de Jack para o 3-D percebi que aquela era a forma certa de mostrá-lo. Dava para ver melhor as texturas dos bonecos.

Você passava a sentir o que nós sentimos quando estávamos no set de filmagens. Era uma coisa que acrescentava muito à experiência e dava mais sentido ao projeto todo. Dava para sentir tudo aquilo. Era uma experiência quase tátil.

este projeto é mais uma sequência ou uma versão?

Eu não consideraria uma sequência porque há tantas histórias nos livros de Alice que você pode pegar apenas alguns elementos e remontar em uma nova trama. Eu me baseei muito em um dos poemas presentes na história, algo que não é muito importante, mas que contêm elementos interessantes, assim como em outros trechos, para montar a estrutura do filme.

Desde Edward – Mãos de Tesoura você não filma algo baseado em um roteiro original seu. existe algum plano neste sentido?

Sim. Sempre tenho alguns idéias soltas que eu tento juntar, mas nada concreto por enquanto.

você acha que há algum tipo de evolução nos seus últimos filmes?

Acho que não. É fácil olhar para as situações que passaram quando se tem um distanciamento, pois a hora que você está fazendo as coisas, está tão envolvido que não percebe. Às vezes você tem que dar um tempo para perceber como as coisas fluíram. Eu tento não pensar muito nisso, tento sempre olhar para frente e continuar.

como os personagens já são pré-existentes, como foi a preparação dos atores para alice?

Bem, os atores sempre trazem algum tipo de inspiração para a concepção dos personagens, seja pelo que leram num livro, uma

alice no Pais Das Maravilhas – Guia

visual Do Filme

Autor: DORLING KINDERSLEY

Editora: CARAMELO

Rep

rodu

ção

Div

ulga

ção

eu senti uma atração por ela porque ela tinha o perfil de uma garota curiosa pelas coisas.

CAPA Febre | Alice

Page 17: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

17

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

CAPA | Febre | Alice

vivência, alguma sugestão que possa ser inserida, ou retirada do roteiro. Tudo enriquece o personagem. Se o ator se apaixona e se sente conectado, ele sempre vai querer trazer algo para melhorá-lo e isso ajuda muito. A Disney veio até mim com o projeto da Alice em 3-D, com um material que tinha diversos elementos interessantes, e eu queria fazer uma boa versão.

Fale um pouco sobre a escolha para o elenco de Mia Wasikowska (alice) e Helena Bonham carter (rainha de copas), sua esposa, que trabalhou junto de você em tantos projetos.

No caso da Mia, eu senti uma atração por ela porque ela tinha o perfil de uma garota curiosa pelas coisas. Queria alguém que estivesse com o coração no projeto só de olhar para a pessoa. Ela emana um tipo de poder que me fez gostar dela para o papel. E foi por isso que a escolhi. E a Helena, sei lá. Ela tinha uma cabeça grande o suficiente para poder fazer a Rainha de Copas (risos).

Gostaria de saber sobre os rumores de que você fará uma versão Dark Shadows depois de alice.

Sim, está nos planos. Se um dia eu conseguir terminar Alice. (risos)

você mostrou em seus trabalhos grandes personagens que têm inspirado as crianças. você gosta de se fantasiar para o Halloween?

Sei lá, eu estou fantasiado agora! (risos) Halloween é o dia do ano que você pode usar uma fantasia e entrar no espírito da coisa. Eu acredito que às vezes você mostra mais de você mesmo quando está fantasiado. É algum tipo de liberdade artística que a situação proporciona. Por isso é tão interessante ver as pessoas vestidas assim por aí. Seria legal fazer isso sempre, não só no Halloween. Algumas dessas fantasias são bem pessoais (risos).

17

alice através do espelhoPeça mostra a irmã blogueira de Alice, Lorina, que sai à procura da protagonista quando ela some, deixando apenas um bilhete. Como na vida real e virtual, amigos surgem a partir dos acessos ao blog para desvendar o mistério.Direção: Rubens Velloso | Com: Núcleo Experimental de Artes Cênicas do Sesi-SPCentro Cultural Fiesp MezaninoAv. Paulista, 1.313, Bela Vista. Telefone: (11) 3146-7405.

alice no País das MaravilhasA história se passa no pátio de um edifício de uma grande metrópole. Alice é uma menina que mora em um prédio e, como toda criança, o que mais deseja é brincar com outras crianças, mas nem sempre isso é possível. Ela, então, desce para o playground para brincar sozinha. Lá encontra um contêiner, acha uma boneca e resolve dar um mergulho em sua imaginação.Direção: Alexandra Golik e Carla Candiotto | Com: Cia Le Plat du JourTeatro União Cultural Brasil-Estados UnidosEndereço: Rua Mário Amaral, 209, Vila Mariana. Telefone: (11) 2148-2904 / 2148-2905

alice através do espelhoAlice é uma garota que se encontra na fase em que mais buscamos auto-conhecimento. Certo

dia ela decide se aventurar em mundo desconhecido e atravessa o espelho, onde encontra personagens surreais que a ajudam a trilhar seu caminho e superar suas dificuldades.

Direção: Lucia de Lellis | Com: Grupo Briluz de TeatroTeatro Bibi Ferreira

Av. Brigadeiro Luis Antonio, 931, Bela Vista. Telefone: (11) 3105-3129

Alice vai ao teatro

17

Div

ulga

ção

João

Cal

das

Div

ulga

ção

Ü

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Page 18: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

18

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Alice No País Das Maravilhas

– edição Bilíngue – Português/inglês

Autor: LEWIS CARROLL

Adaptador: TELMA GUIMARAES

Editora: EDITORA DO BRASIL F

Alice No País Das Maravilhas

Autor: LEWIS CARROLL

Editora: COSAC NAIFY

Alice No País Das Maravilhas

– Texto integral

Autor: LEWIS CARROLL

Editora: L&PM EDITORES

Alice No País Das Maravilhas

– versão Mangá

Autor: LEWIS CARROLL

Adaptador: SAKURA KINOSHITA

Editora: NEWPOP

Alice No País Das Maravilhas / Através Do Espelho

Autor: LEWIS CARROLL

Editora: SALAMANDRA

Alice No País Das Maravilhas - em cordel

Autor: LEWIS CARROLL

Adaptador: JOAO GOMES DE SÁ

Editora: NOVA ALEXANDRIA

Alice No País Das Maravilhas

Autor: CARROLL, LEWIS

Editora: ARX

Alice No País Das Maravilhas / Através Do Espelho

– edição comentada

Autor: LEWIS CARROLL

Autor dos comentários: MARTIN GARDNER

Editora: JORGE ZAHAR

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Reprodução

Reprodução

Reprodução

Reprodução

CAPA | Febre | Alice

Page 19: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

19

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

01. Sapatilha Alice, Crocs | 02. Colar, Alice disse | 03. Almofada, ONG Orientavida | 04. Camisetas,

Ellus | 05. Boneca Rainha Vermelha, Entertainment Earth | 06. Alice e Chapeleiro Maluco de pelúcia,

Entertainment Earth | 07. Chinelos, Alice disse | 08. Esmaltes, OPI | 09. T-Shirt Cheshire Cat, 80’stees

| 10. T-Shirt Pardon Alice, 80’stees | 11. Brincos Red Queen Cards, Swarovisk | 12. Maxibolsa, ONG

Orientavida | 13. Book of Shadows, Urban Decay | 14. Boneco Chapeleiro Maluco, Mattel

De cima para baixo: coleção Alice, da

H.Stern | Alice in Wonderland, por Ellus |

linha Alice de maquiagens, Paul & Joe |

Royale edição especial Alice, Melissa.

CAPA | Febre | Alice

Page 20: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

20

CAPA Febre | Copa Figurinhas

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

A cada quatro anos, a “febre” volta a tomar conta do país, especialmente das crianças e adolescentes, e dos fanáticos por futebol. Na onda da Copa do Mundo, editoras lançam os tradicionais álbuns de figurinhas, com bandeiras e jogadores das principais seleções do mundo. Este ano, o aguardado álbum já está à venda, e, como já era de se esperar, virou mania entre garotos, garotas, homens e mulheres de todas as idades.

João Vitor Reis Monteiro, de 12 anos, é um dos colecionadores. Aluno da 6ª série, ele mora no bairro Santa Matilde (zona sul), e já começou sua coleção: “Além de uma brincadeira, as figurinhas são uma forma de conhecer um pouco mais de cada jogador. Já tem três semanas que sou colecionador. Conheci o álbum através de meus colegas, na sala da aula. Meus pais me dão um pouco de dinheiro e eu compro umas 30 figurinhas por semana”, conta.

Eduardo dos Santos também tem 12 anos e reside no Paulo VI (zona sul): “Resolvi colecionar as figurinhas porque achei muito legal. Fiquei sabendo da coleção através da banca. Estou conhecendo mais sobre

Álbum de figurinhas vira febre em São Paulo

Na escola, na faculdade, no trabalho, na academia, no bar, no shopping... Em qulaquer lugar se troca figurinha!

os jogadores e os países. Quando o torneio começar, estarei sabendo sobre todas as seleções, não só a do Brasil. Meus pais sempre me apoiam na compra das figurinhas”, declara.

Loren Bittercout Monteiro tem apenas 10 anos e foge ao perfil da maioria dos colecionadores, que são meninos. Ela achou interessante a coleção de figurinhas: “Comecei essa semana. Além de colecionar com meus colegas, fazemos alguns jogos também e trocamos as repetidas. Já sei muitas coisas sobre os jogadores. Mesmo após a copa, pretendo guardar as figurinhas e continuar colecionando nos próximos anos”, afirma.

O estudante da 7ª série Rodolfo Borges do Carmo ficou interessado por causa dos colegas: “Já tem umas três semanas que comecei a fazer essa coleção e já aprendi muita coisa sobre a copa, inclusive sobre jogadores que

não foram escalados para a seleção. Adoro comprar essas figurinhas; chego a adquirir 50 por semana”, revela. Mateus de Faria Basílio, também da 7ª série, conheceu o álbum na internet: “Já tenho 180 figurinhas e pretendo chegar ao total delas. Quero completar o álbum”, resume.

Lucas Augusto Cruz Vieira, 13 anos, está na 6ª série e é mais um adepto da coleção: “Em toda figurinha vem o nome do jogador, data e local de nascimento, clube atual e posição em que atua. Tem apenas uma semana que estou fazendo coleção, mas, nesse tempo, já conheci muitas coisas. Com R$ 0,75, consigo comprar cinco figurinhas. Quando estiver assistindo aos jogos, já saberei de muita coisa sobre os times e não ficarei tão perdido”, garante. Ü

Aman

da L

eal |

Fol

ha Im

agem

Divulgação

Page 21: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

21

CAPA Febre | Copa

Figurinhas

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

A FIFA lançou o álbum virtual oficial da Copa do Mundo da África do Sul 2010. Cada uma das 32 seleções classificadas tem figurinhas de 11 jogadores e mais algumas especiais.

Para ter acesso ao álbum é necessário ter cadastro gratuito no site do Clube FIFA.com. Ao criar um perfil, o internauta recebe dois pacotes com cinco figurinhas cada. Diariamente, o usuário recebe mais dois pacotes. Se o colecionador se esquecer de entrar por um dia na conta, ele receberá os cromos acumulados no próximo acesso.

Há uma área em que o usuário pode expor e trocar as figurinhas repetidas. Pode-se criar grupos para juntar torcedores e negociar os cromos. Se o torcedor tiver mais de 20% do álbum completo, não poderá mudar de grupo.

Os colecionadores que completarem o álbum até o dia 16 de julho participarão de um sorteio. Os 100 premiados ganharão uma edição especial encadernada em capa dura com todos os cromos dos jogadores e estádios.

Além do álbum de papel...FIFA lança álbum de figurinhas virtual da Copa do Mundo

Os cromos são gratuitos e podem ser trocados.

Ü

Álbum virtual da Copa: como completar o seuO álbum de figurinhas virtual da Copa do Mundo é uma alternativa para colecionar os cromos dos jogadores sem gastar dinheiro. Na tentativa de tornar a coleção o mais real possível, o usuário pode ter alguma dificuldade na hora de explorar todos os recursos. Confira abaixo as dicas de como usar e completar o seu álbum virtual mais rapidamente.

como ter um álbum virtual da copa?É necessário criar um cadastro no site do clube FIFA.com. Se já for um membro, é só entrar com o e-mail e senha. Para ir direto à sua coleção, acesse o site dedicado ao álbum.

Rep

rodu

ção

André e Luan na faculdade se divertem com os amigos; alunos do

Ensino Fundamental em São Paulo; o casal Roberbo e Soraya vão

juntos às trocas nos shoppings; Isabel e Lívia no boteco: para elas,

o que interessa é a beleza dos craques; Tales e Rodrigo, também

na faculdade; Semia e Talita, acompanhando as amigas.

Page 22: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

22

CAPA Febre | Copa Figurinhas

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Como ganhar figurinhas?No acesso do dia, o colecionador recebe três novos pacotes com cinco figurinhas cada. Ele deve clicar e segurar o ponteiro do mouse sobre o pacote e mover da esquerda para a direita para “rasgar” o pacote.

Pacote virtual: rasgue sempre da esquerda para a direita

Separe os cromos inéditos dos repetidos. O próximo pacote só pode ser aberto depois de mover as figurinhas para os montes. Os cromos que o colecionador ainda não tem são identificados com uma estrela.

Novas figurinhas: estrela facilita a identificação

Hora de colarArraste as figurinhas para a área dedicada ao jogador, na página do time correspondente. O usuário pode folhear o álbum até a página do time. Para ir direto à seleção, o colecionador pode clicar na bandeira do país do jogador no canto inferior direito. Depois de colar a figurinha, alguns dados sobre o desempenho do profissional estarão disponíveis. É só clicar sobre a foto dele. Ao completar a página com todos os jogadores do time, o colecionador ganha a figurinha do escudo da seleção automaticamente.

como faço trocas?Vá até “Área de Trocas” e crie um pedido. Selecione os cromos que você quer se desfazer e clique na bandeira do país da seleção do jogador. Selecione o nome do profissional e clique em “Finalizar pedido de troca”. O colecionador pode pedir uma figurinha específica ou qualquer uma de uma seleção selecionada, basta especificar ao fazer o pedido.

Figurinhas: as repetidas podem ser trocadas

como criar gruposNa área “Sua Equipe” é possível criar grupos com até onze colecionadores e ver quantas figurinhas cada integrante tem. É possível bater papo e convidar amigos para integrar a equipe. Fique atento à porcentagem de conclusão do álbum, se ultrapassar os 20%, não será possível mudar de grupo.

Figurinha extraAo completar a primeira seleção, o colecionador recebe um pacote bônus. Para completar o álbum mais rapidamente, além das trocas e cromos gratuitos do dia, alguns códigos promocionais são distribuídos em comunicados do site, ao navegar pelo site da FIFA e responder às perguntas de jogos online. Ao achar um código, vá até o link “Códigos Promocionais” e digite a sequência.

Cromos extras: escondidos no site da FIFA

Códigos promocionais para figurinhas extrasVá até a área “Códigos Promocionais” e digite as sequências que estão nas tampinhas de refrigerante e nas newsletters da editora Panini. Para começar a receber os códigos, assine os boletins informativos e selecione o tema “futebol”. Um dos códigos é o nome “Coca-Cola”, parceira do site.

Boa sorte e divirta-se!!!

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Rep

rodu

ção

Page 23: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

�������� ������� �������������� ����� �����

������ ������� ��������� ������� �������

�������� ������� ����������� ������ ������� �­����

���� ������� �������������� ������ ���������

���� ������� ������������� ������� ����������

��������� ������� ����������� ������� ��� �����

���������� ������� ������������������� ������� ���������

������� ������� �������������� ������ ��� ������

��������� ������� ������������������� ����� ����������

���������� ������� ������������ ������� ��������������

��������� ������� ��������������� ����� ������� �­����

�������������� ������� ������������ ����� �������

��������� ������� ������������ ������ ����������

������������� ������� ����������� ������� ������� �­����

������ ������� ������������ ����� � ����������

��������� ������� ������������������ ����� ����������

������� ������� ������������������ ������� �����

������ ������� �������������� ������� ��� ������

������������� ������� ����������� ����� ����������

������� ������� ����������� ������� ��������������

������������� ������� ������������ ������� �������

������ ������� ����������� ������ ��� ������

������ ������� ������������ ����� ���������

������ ������� ������������������ ����� � ����������

������ ������� ������������� ������� ��������������

�����­������� ������� ��������������� ������ ���������

���������� ������� ������������� ������ � ����������

������ ������� �����­������������ ����� ��� �����

���������� ������� ����������� ����� ����������

�������� ������� �����­������������ ����� ��� ������

������

������� ������� �������������� ������ ����������

����� ������� ������������� ����� � ����������

������� ������� ���������� ����� �����

�������� ������� �������������� ������� �������

��������� ������� ���������� ������� ���������

�������� ������� ������������ ������� ��������������

������ ������

�������� ������� ���������� ������ ��� �����

������� ������� ���������� ����� �����

����� ������� ���������� ����� ������� �­����

������� ������� ������������� ������� ����������

����� ������� ������������ ������� �������

����� ������� ������������� ������� � ����������

������

������������������

������ �������� ����� ���

�������������� �� �� ������ ����� �������� ������ ��������� ����

��������������

�������� ���� �� ����� �� ����� �����

����� �� ��������� ������ �� �� �������� �������� ����

������� ������ ������ �� � ������ ������������

������������������

������ ������� ��� ��

������

���������������

���������������

���� �����������������

���������������

���������������

���� ���������������

���������������

���������������

���� ����������

���������������

���������������

����� ����������������

���������������

���������������

����� ���� ����������

���������������

���������������

����� ����������

���������������

���������������

����� �������������������

���������������

���������������

���� �������������������

���������������

���������������

����� ���������������

���������������

���������������

���� ���������������

���������������

���������������

���� ���������� �­����

���������������

���������������

����� ��������������

���������������

���������������

����� ����������� �­����

���������������

���������������

����� ���������������

���������������

���������������

����� ��������

���������������

���������������

����� ������������ �­����

����¡�� ¢����� ���������� ���� ����£����£ ���������� ¢����� ����¡��

� � � �   ­ � � ������������������������������������

� � � �   ­ � � �����������������������������������������

� � � �   ­ � � ����������������������������

�������������������������

� � � �   ­ � � ��������������������­�����������������

� � � �   ­ � � ������������������������������

� � � �   ­ � � ���� ��������������������������������������

� � � �   ­ � � ��������������������������

��������������������������������

� � � �   ­ � � �

��������������� ������� ������������� ����� ������� �­����

������ ������� �������������������� ������� ����������

������ ������� �������������������� ������� ����������

�������� ������� �������������������� ������ ��������������

�������� ������� ����������� ����� �����

��������������� ������� �������������������� ����� ��� �����

���� 

�£����£

Tabela copa do Mundo 2010

Page 24: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

Tem figurinha ae?!

A gente ajuda você a com

pletar o álbum!

Carregue a tabela

da página anterior para anotar o resultado dos jogos e esta para riscar as figurinhas que você já tiver.

Page 25: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

25

CAPA Febre | Copa

Figurinhas

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Enquanto a copa não chega o mercado bombardeia com produtos inspirados na competição. O clássico dos clássicos que todo mundo merece ter em casa é os álbuns de coleção, mesmo que você não seja criança, menino ou ainda que não os tenha em casa.

Isso remete qualquer um instantaneamente aos tempos de criança e gera vontade de colecionar e competir também com o amigo para ver quem possui as figurinhas de jogadores mais raras. A Editora Abril lançou o álbum da copa Disney. É para as crianças e para adultos nem tão infantis assim. Tem o Pateta, o Pluto, o pato Donald e claro quem não pode faltar pois é o símbolo do Brasil no mundo Disney: o Zé Carioca.

O novo álbum de figurinhas gigante Copa Disney contém 164 cromos e traz curiosidades, melhores momentos, recordes e destaques das copas, tudo contado pelos personagens Disney, além do pôster do torcedor.

"É importante que o jornaleiro aproveite a copa deste ano para oferecer o álbum às crianças e aos pais", afirma Maria Helena Couto, gerente de circulação avulsas da Editora Abril.

Para divulgar o lançamento, serão feitos anúncios em revistas da Editora Abril e sampling na revista Recreio.

O álbum custa R$ 4,95 e cada envelope com quatro figurinhas, R$ 0,70. A distribuição é nacional.

E mais figurinha...

Rep

rodu

ção

Divulgação

Ü

Page 26: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

26

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Há temores de que um agravamento da crise pode levar a um eventual calote da dívida grega e que países da União Europeia, como Portugal, Itália, Espanha e Irlanda acabem seguindo pelo mesmo caminho.

Investidores observam com preocupação os cenários previstos por especialistas, como o de vários países sendo forçados a cortar drasticamente os seus gastos públicos e elevando taxas de juros para poder pagar suas dívidas, ou o de países deixando a chamada zona do euro e provocando uma dissolução da União Europeia.

Outro temor é em relação aos prejuízos dos bancos que emprestaram dinheiro a esses países, perdas que podem levar a uma nova crise de crédito.

O déficit no orçamento grego, ou seja, a diferença entre o que o país gasta e o que arrecada, foi, em 2009, de 13,6% do PIB, um dos índices mais altos da Europa e quatro vezes acima do tamanho permitido pelas regras da chamada zona do euro.

Sua dívida está em torno de 300 bilhões de euros (o equivalente a US$ 400 bilhões ou R$ 700 bilhões) e parte desse montante – cerca de US$ 12,5 bi – vence no dia 19 de maio.

Para honras seus compromissos, a Grécia deve receber, ao longo de três anos, um pacote de cerca de 110 bilhões de euros (aproximadamente US$ 143 bilhões), que inclui a participação de países da zona do euro e do FMI.

Entretanto, para conseguir esse empréstimo, o governo grego precisará cortar gastos e aumentar impostos - medidas previstas em um pacote de austeridade aprovado pelo parlamento do país.

A BBC preparou uma sessão de perguntas e respostas para ajudar a entender o que está em jogo nessa crise.

Por que a Grécia está nessa situação?A Grécia gastou bem mais do que podia na última

década, pedindo empréstimos pesados e deixando sua economia refém da crescente dívida.

Entenda a crise na GréciaA crise financeira da Grécia, país de apenas 11 milhões de habitantes, pode ter profundas implicações para a economia mundial e a União Europeia.

Rep

rodu

ção

Page 27: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

27

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Nesse período, os gastos públicos foram às alturas, e os salários do funcionalismo praticamente dobraram.

Enquanto os cofres públicos eram esvaziados pelos gastos, a receita era atingida pela evasão de impostos.

A Grécia estava completamente despreparada quando chegou a crise global de crédito e em 2009, registrou déficit orçamental de 13,6% do PIB e enfrenta atualmente uma dívida de 300 bilhões de euros.

O montante da dívida deixou investidores relutantes em emprestar mais dinheiro ao país. Hoje, eles exigem juros bem mais altos para novos empréstimos.

Essa situação é particularmente preocupante, porque a Grécia depende de novos empréstimos para refinanciar mais de 50 bilhões de euros em dívidas neste ano.

Por que a situação causa tanta preocupação fora da Grécia?

Todo mundo na zona do euro – e qualquer um que negocie com a zona do euro – é afetado por causa do impacto da crise grega sobre a moeda comum europeia.

Teme-se que os problemas da Grécia nos mercados financeiros internacionais provoquem um efeito dominó, derrubando outros membros da zona do euro cujas economias estão enfraquecidas. Todos eles enfrentam desafios para requilibrar suas contas.

Premiê grego, George

Papandreou, diz que juros

altos comprometem medidas

contra crise.

Reu

ters

o governo grego precisará cortar gastos e aumentar impostos.

Page 28: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

28

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

As preocupações foram exacerbadas pelas agências de classificação de risco, que rebaixaram os graus de investimento de Portugal, Espanha e Grécia, gerando temores sobre a capacidade dos países de pagar suas dívidas.

o que a Grécia está fazendo para reverter a crise?A Grécia apresentou planos para cortar seu déficit para

8,7% em 2010, e para menos de 3% até 2012.Para alcançar isso, o Parlamento grego aprovou em maio

um pacote de medidas de austeridade para economizar 4,8 bilhões de euros.

O governo quer congelar os salários do setor público e aumentar os impostos, e ainda anunciou o aumento do preço da gasolina.

O governo ainda pretende aumentar a idade para a aposentadoria em uma tentativa de economizar dinheiro no sistema de pensões, já sobrecarregado.

Grécia sofre com a política monetária da União Europeia. Agora, tem que

reduzir déficit de 12,7% para 8,7%, e para isso terá que aumentar impostos

Get

ty Im

ages

como essas medidas foram recebidas na Grécia?De maneira nem um pouco positiva. Houve uma série

de protestos no país, alguns violentos.Em um deles, três pessoas morreram após um incêndio em

um banco no centro de Atenas. Várias greves atingiram escolas e hospitais e praticamente paralisaram o transporte público.

Muitos servidores públicos acreditam que a crise foi criada por forças externas, como especuladores internacionais e banqueiros da Europa central.

Os dois maiores sindicatos do país classificaram as medidas de austeridade como “antipopulares” e “bárbaras”.

o que acontece agora?A União Europeia afirmou que a primeira parcela do

pacote de empréstimo será paga antes do dia 19 de maio - data que vence parte da dívida grega. No total, cerca de 30 bilhões de euros (R$ 70 bi).

Em teoria, os fundos do pacote de ajuda da UE e do FMI e o pagamento de parte da dívida deveria proporcionar uma queda nos custos de empréstimo do governo e o euro deveria voltar a se fortalecer, depois de ter sofrido queda nas últimas semanas por causa do medo de a Grécia não conseguir pagar suas dívidas.

a Grécia poderia simplesmente abandonar o euro?Operadores de câmbio já demonstraram medo de que

alguns países com grandes déficits no orçamento – como a Grécia, Espanha e Portugal – possam se sentir tentados a abandonar o euro.

Ao deixar a moeda comum, o país poderia permitir a desvalorização de sua moeda e, assim, melhorar sua competitividade no mercado externo.

Mas isso também causaria grandes rupturas nos mercados financeiros, provocando o medo entre os investidores de que outros países adotassem a mesma estratégia, potencialmente levando ao fim da união monetária logo no início.

Mas a União Europeia já demonstrou que quer manter a zona do euro unida e descartou a ideia de que países iriam abandonar a moeda.

como a situação da Grécia se compara a de outros países?A Grécia não é o único país da zona do euro a violar

a regra que afirma que o déficit orçamentário não deve ultrapassar 3% do PIB do país.

Na Grã-Bretanha, que não está na zona do euro, esse déficit chega a 13% do PIB. Na Espanha ele chega a 11,2%, na Irlanda a 14,3% e na Itália a 5,3%. Ü

Page 29: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

29

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

Crise da Grécia é teste para a zona do euro, dizem especialistas

O parlamento da Grécia aprovou na quinta-feira (6) o plano do governo para reduzir o déficit fiscal (diferença entre arrecadação e gastos) do país, atualmente em 13,6% do Produto Interno Bruto (PIB). O pacote, que inclui aumento de impostos e redução de salários, é condição para que o país tenha acesso ao pacote de ajuda de 110 bilhões de euros (US$ 146 bilhões) patrocinado pelas nações da zona do euro e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

No entanto, a reação dos mercados nesta quinta mostrou que os investidores não estão convencidos de que os problemas da Grécia estão perto de serem resolvidos. Especialistas ouvidos pelo G1 dizem que o resgate à Grécia será um teste importante para a zona do euro, tanto política quanto economicamente.

“É o primeiro grande teste de fogo do projeto Europa. Os governos da região terão que lidar com o fato do dinheiro estar indo para um país que não trabalhou na austeridade fiscal”, diz João Alberto Alves Amorim, professor dos cursos de Relações Internacionais e de Comércio Internacional da Universidade Anhembi Morumbi.

Gregos protestam em frente ao Parlamento.

Governo grego tem que lidar com insatisfação da população, que foi às ruas.Outros países enfrentam resistência a ajudar país que ‘não fez sua parte’.

Outra face do problema é a reação da população grega, que foi às ruas contra o plano aprovado pelo parlamento. “A grande questão é se o governo grego segura a rua. Temos que lembrar que os políticos estão pensando não só na próxima geração mas também na próxima eleição”, diz Antonio Gelis Filho, professor da Fundação Getúlio Vargas. “Será que o governo grego vai ter apoio da Alemanha para acalmar a população? Porque a postura da Alemanha tem sido um pouco hesitante”, afirma o especialista, se referindo ao país europeu que vai arcar com a maior parte da ajuda financeira à Grécia.

A Grécia tem economia baseada principalmente na agricultura e no turismo e entrou na União Europeia em 1981. Faz parte também da zona do euro, conjunto de 16 países que adotaram a moeda comum.

“Os países mais pobres da Europa que entraram na União Europeia estão sofrendo muito com a crise. Ela se deve a uma dificuldade de manter padrões do euro depois da retirada das ajudas, já que no início eles receberam muito dinheiro do bloco”, diz Amorim.

Thanassis Stavrakis/AP

Ü

Page 30: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

30

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

O Large Hadron Collider (LHC), maior acelerador de partículas já construído, voltou a operar, registrando um novo recorde. Pesquisadores da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear (CERN, na sigla em francês), responsáveis pelo projeto, provocaram a colisão de dois feixes de prótons a uma energia de 7 teraelétron volts (TEV), algo jamais observado em laboratório. O resultado obtido equivale a uma espécie Big Bang em miniatura, e emocionou cientistas do mundo todo, que assistiram o feito em tempo real, por meio de um link remoto. Os cientistas consideraram o experimento como o princípio de uma nova era para a física moderna.

Desligado em setembro de 2008 por superaquecimento, o LHC visa, principalmente, estudar o comportamento das partículas atômicas a uma velocidade bem próxima a da luz.

Uma dos principais objetivos é a identificação da chamada “partícula

de Deus” ou Bóson de Higgs, a única partícula que integra o modelo padrão do universo e que ainda não foi observada, representando a chave para explicar a origem da massa de outras partículas elementares. Até agora, nenhum experimento detectou diretamente a existência do Bóson de Higgs, embora haja alguma evidência indireta de sua existência.

BenefíciosHá ainda os benefícios práticos que

resultam de uma pesquisa tão grandiosa quanto a que envolve o LHC, explica Takahashi. Como o experimento é inédito, ele cria uma demanda por novas tecnologias que ainda não existem. Ao longo de pesquisas como esta, há a possibilidade de serem descobertas novas necessidades e especificidades tecnológicas.

— O Cern criou a internet para suprir uma demanda que surgiu durante uma pesquisa de grande porte como esta. – lembra Takahashi. – O laboratório coordenava experimentos de física que envolviam pesquisadores de vários países, e foi preciso criar uma forma de comunicação rápida e

eficiente para a troca de informações. A solução foi inventar a internet.

Físicos entrevistados pelo JB foram unânimes em afirmar que o LHC não apresenta qualquer risco para a vida no planeta, na medida em que o que está sendo feito no acelerador – a colisão de um núcleo contra outro próton numa velocidade elevada – “acontece todos os dias na natureza”.

Segundo os pesquisadores, a Terra é bombardeada diariamente por essas mesmas partículas que viajam pelo universo e atingem nossa atmosfera, causando impactos até maiores do que os gerados pelo LHC.

— É cientificamente comprovado que essas colisões acontecem o tempo todo, e continuamos vivos por aqui – ressalta o físico da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) Luiz Mundim.

Ainda segundo os pesquisadores, a diferença do experimento é que se está colidindo partículas de forma controlada, em frente aos detectores instalados no superacelerador.

— É a primeira vez que geramos tanta energia em laboratório, e sei que poderemos reproduzir isso

Ciência celebra sucesso do maior acelerador de partículas construídoO LHC envolve grandiosidade, custo elevado, avanços científicos inimagináveis e conflitos com religião. Veja a comemoração de cientistas e a opinião de religiosos sobre o acelerador de partículas que busca a “partícula de Deus”.

O Google também

está na torcida e fez

abertura especial na

página quando o LHC

foi reativado. Rep

rodu

ção

Page 31: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

31

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

milhares e milhares de vezes, obtendo o mesmo resultado, o que caracteriza um dos pilares de qualquer experimento científico – conclui Takahashi.

Prioridade é a ‘partícula de Deus’Os cientistas esperam que o LHC lance luz sobre

grandes mistérios do Universo. A principal motivação é identificar o bóson de Higgs, também conhecido como “partícula de Deus”. Proposto em 1964 pelo escocês Peter Higgs, o bóson seria o responsável por dotar de massa tudo o que existe no Universo, transformando gases em galáxias, estrelas e planetas. A partícula também possibilitaria o surgimento da vida na Terra e, talvez, em outros locais do cosmos. Por isso há tanta expectativa de que o LHC forneça provas de sua existência.

Outra missão do Cern é encontrar evidências relacionadas à matéria escura, ou invisível, que seria responsável por cerca de 25% da massa do Universo. Apenas 5% do Cosmos reflete luz. Espera-se, ainda, que o LHC, em seus estimados 20 anos de vida, encontre provas reais da existência de energia escura, que representaria os 70% restantes do Universo.

As conclusões do experimento, no entanto, podem ingressar em um território hoje só explorado pela ficção científica, se comprovarem a existência de universos paralelos ou outras dimensões, além das cinco já conhecidas. E, também, se identificarem e detalharem alguma estrutura que seja anterior ao Big Bang.

O Brasil está entre os 85 países com representantes na equipe do LHC. Pesquisadores da Coppe/UFRJ atuaram em estudos de computação, calorimetria e filtragem de dados, além de construir circuitos para registro do choque entre prótons. A integração de cientistas possibilitou o desenvolvimento de tecnologias inéditas para diversos setores do projeto, como o processamento de sinais e a análise de dados.

O LHC recebeu muitas críticas, sobretudo devido a seu alto custo e seus defeitos. Ainda assim, o início da atividade do acelerador de partículas, cuja construção começou em 1994, foi cercada de grande expectativa.

Teólogos não vêem conflito com religião Embora o LHC tenha por objetivo recriar, em

laboratório, uma situação similar aos instantes imediatamente posteriores ao Big Bang, para a maioria dos teólogos e religiosos entrevistados pelo JB, o superacelerador de partículas não representa qualquer ameaça ou desafio para as religiões. À medida em que o experimento é utilizado com fins considerados éticos, ou seja, para facilitar o conhecimento científico a respeito do universo e não apenas para saciar a curiosidade humana, o projeto não criará um problema teológico, afirmam.

O monstro acelerador de partículas

Div

ulga

ção

Page 32: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

32

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

— Se o acelerador puder ajudar o ser humano a se relacionar melhor com o universo, o meio ambiente e a construção da paz no mundo, não vejo problema nenhum – diz Isidoro Mazzarolo, teólogo da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC). — A ciência é benéfica. Afinal, Deus deu a inteligência para o homem buscar compreender universo.

O padre Paul Schweitzer, também da PUC, ressalta que, de um modo geral, não há conflito entre a ciência e a teologia. Ele lembra ainda que, “no livro de Gênese, Deus pediu ao homem para crescer, multiplicar e dominar a Terra, cuidando sempre dela, claro”.

— Deus criou o universo e fica feliz quando descobrimos cada vez mais sobre as suas propriedades – afirma o padre. — O domínio do conhecimento para poder fazer o bem com o que Deus criou está perfeitamente dentro da nossa missão.

Mazzarolo explica ainda que o acelerador não é a mesma coisa que a criação divina, pois esta “gerou energia do nada, enquanto o LHC precisou ser munido de partículas”.

— O instrumento é chamado de acelerador de partículas – salienta. – Sem as partículas, não teríamos o experimento. Já o universo, criado do nada, se autogerencia, se purifica e se equilibra.

TemorJá para o teólogo Leonardo Boff, todo o conhecimento

científico vale a pena, contanto que a sua utilidade prática seja submetida a critérios éticos. Ele lembra que a teoria da relatividade de Albert Einstein, considerada um dos grandes avanços da ciência, ao cair em mãos erradas, possibilitou a criação e utilização da bomba atômica.

— O importante é saber como esse conhecimento está sendo manipulado. – diz Boff. — Depois de ver o que fizeram com a sua teoria, Einstein, pacifista que era, entrou em crise, e em seguida passou a lutar contra a guerra nuclear.

Boff defende que “sempre vale o princípio da precaução” e, tendo em vista que o experimento com o supercolisor nunca foi testado antes, se preocupa com possíveis impactos negativos que ele poderia vir a causar ao planeta.

— Ninguém sabe direito o que acontecerá, porque isso nunca foi tentado antes – argumenta. — A razão é limitada e o universo também. Além disso, geralmente o universo se vinga quando alguém quer ocupar o lugar de Deus.

Em geral, teólogos e físicos afirmaram não gostar do termo “partícula de Deus”, nome dado ao Bóson de Higgs pelo físico e prêmio Nobel de 1988, Leon Lederman, pois o termo parece contestar a existência divina e “cria uma série de especulações que não são objetivas”, aponta o físico Jun Takahashi.

— Deus está em outro nível – declara Boff. – Deus não é apenas um pedaço do mundo.

Cientistas acompanham os resultados do experimento

AP

Divulgação

o universo, criado do nada, se autogerencia, se purifica e se equilibra.

Ü

Page 33: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

33

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

AP

como funcionaDois feixes de 1 bilhão de prótons cada um, acelerados a uma velocidade próxima à da luz, percorreram um túnel circular de 27 quilômetros. Os feixes de prótons colidiram a uma velocidade três vezes maior que o recorde anterior, gerando uma energia de 7 teraeletrovolts (TeV). O experimento representa o começo de uma série de milhões de choques similares que ocorrerão durante um período de 18 a 24 meses

custoO superacelerador de partículas custou, aproximadamente, US$ 10 bilhões

consertosO experimento foi lançado com pompas em 10 de setembro de 2008, mas apresentou problemas nove dias depois. Os reparos e as melhorias custaram US$ 40 milhões, até que o aparelho voltou a operar, no fim de novembro de 2008. Terça-feira seguinte, ele falhou duas vezes antes de começar a colidir partículas.

PotênciaO LHC funciona atualmente sem utilizar todo o seu potencial, já que foi concebido para produzir choques a uma velocidade de 14 TeV, ou 99,99% da velocidade da luz, que pode alcançar em 2012.

Page 34: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

34

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

A cerveja é uma bebida saudável e que faz parte da dieta do Homem desde tempos ancestrais. Sendo muitas vezes olhada como uma bebida dos pobres e inferior ao vinho, tem vindo a crescer não só em termos de qualidade como também de consumo. Desde as extraordinárias cervejas com frutos da Bélgica, passando pelas Porters e Stouts de Inglaterra ou pelas Malt Liquor norte-americanas, é hoje bem nítido que elas não são apenas boas para beber, como também fazem bem à nossa saúde, desde que consumidas moderada e regularmente, isto é, não mais de 2 garrafas de 25cl a 33cl por dia. De facto, há muita publicidade que se refere aos benefícios do vinho na saúde, levando a que as pessoas considerem que apenas esta bebida nos trará bem-estar. Todavia, a cerveja, tal como o vinho, contem um grande número de componentes, entre os quais antioxidantes e vitaminas, provenientes dos cereais maltados empregues, pelo que podem ser igualmente benéficas para a saúde.

O consumo moderado de cerveja, vinho e bebidas espirituosas, ao contrário do que acontece com o consumo excessivo e com a abstenção, pode proteger as pessoas de doenças cardiovasculares, como por exemplo ataques de

Benefícios de um consumo moderado de cerveja

Cerveja do bemCulpada por causar aquela barriguinha saliente, a cerveja em dose moderada faz bem, assim como o vinho. Descubra aqui o que alguns estudos já apontaram e tome sua dose!

coração e algumas formas de trombose (1), conforme já foi demonstrado em muitos estudos feitos um pouco por todo o mundo. Deste modo, estima-se que a ingestão de 30g de álcool por dia (cerca de 3 copos de cerveja), pode reduzir o risco de doenças coronárias em 25% (2). A explicação para esta situação reside no facto de a quantidade de colesterol no sangue (HD2, o bom colesterol) aumentar quando se consome álcool, diminuindo assim o risco de doenças. Investigações realizadas mostram que 2 copos de cerveja por dia (20g de álcool) pode aumentar o colesterol HDL na ordem dos 4% (3). É claro que o consumo em excesso não vai fazer este valor subir, indo, ao invés, provocar vários problemas noutros sistemas do nosso organismo. Outra explicação para os benefícios atrás descritos baseia-se na tendência que existe para a redução do aparecimento de coágulos no sangue quando se consome álcool (4). Outras investigações foram efectuadas no sentido de se aferir da influência do consumo de álcool em certo tipo de doenças. Deste modo, obtiveram-se resultados que evidenciam que o consumo moderado de cerveja ou vinho pode proteger contra a formação de pedra na vesícula (5), osteoporose (6) e até a diabetes (7). Contudo, deve realçar-se que o facto de bebermos dois copos de cerveja não evitará por completo o aparecimento de qualquer uma das doenças atrás mencionadas. Outros factores como o controlo do peso, uma dieta equilibrada ou o exercício físico regular são também essenciais para uma melhor qualidade de vida.

Por outro lado, a cerveja pode contribuir positivamente para uma dieta saudável. A sua produção, efectuada a partir de cereais como a cevada maltada, o lúpulo, o trigo, o arroz ou o milho, ajudam ao estabelecimento de uma dieta equilibrada. Para além destes ingredientes, a cerveja é basicamente água (cerca de 93%), constituindo pois uma fonte excepcional deste bem essencial à vida, servindo igualmente para saciar a sede. Como já atrás ficou dito, a

A cerveja como elemento de uma dieta saudável

Rep

rodu

ção

Page 35: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

35

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

cerveja pode integrar uma dieta equilibrada, fornecendo vitaminas essenciais e diversos sais minerais (8), podendo realçar-se o seu elevado teor de potássio e baixo valor de sódio, indispensável a uma tensão sanguínea normalizada (9). Tem baixo teor de cálcio e é rica em magnésio o que ajuda à protecção contra a formação de pedra na vesícula. Contém, igualmente, compostos do lúpulo, activos na prevenção da descalcificação óssea. Isto pode ser uma das razões pela qual o consumo diário de cerveja (33cl de cerveja ± igual a cerca de 13g de álcool) tem sido referido como capaz de reduzir em 40% o risco de formação de pedra nos rins (10).

Para além de todos os benefícios já mencionados, outros há que não são de menor importância. Por exemplo, está provado que quem bebe cerveja conscienciosamente, fica fortemente protegido contra a acção nefasta do Helicobacter Pylori, elemento causador de úlceras estomacais e que pode ser um factor de risco para o cancro do estômago (11). A cerveja é ainda uma fonte de fibra solúvel, derivada das paredes das células dos grãos de cevada maltada. Um litro de cerveja contém, em média, 20% da dose diária recomendada de fibra, chegando algumas a fornecer 60%

(12). Além de ajudarem a uma saudável função intestinal, as fibras têm uma acção benéfica ao encurtarem o tempo de digestão e absorção dos alimentos, para além de reduzirem os níveis de colesterol o que, por sua vez, diminui o risco de doenças do coração (13).

A lista de efeitos benéficos que o consumo moderado de cerveja pode trazer à nossa saúde é vasta e encontra-se em constante crescimento. Os estudos sobre os diversos ingredientes que a compõem, levam a descobertas que estão longe de ser imaginadas pela maior parte de nós. No entanto, facilmente se percebe que, tendo em conta os produtos que servem para elaborarmos uma cerveja, muitas outras virtudes poderão ser investigadas nos próximos anos. Para já, sabe-se que a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas, sendo especialmente rica em vitaminas do grupo B, como por exemplo a niacina, a ribofalvina, a piridoxina e os folatos. De facto, a piridoxina (vitamina B6) dá uma protecção adicional aos seus consumidores contra as doenças cardiovasculares, comparativamente com o que acontece aos consumidores de vinho e bebidas espirituosas (14). Por seu lado, os folatos também têm uma acção protectora contra as doenças cardiovasculares e certos tipos de cancro (15), sendo que para este último facto também contribui a existência de antioxidantes, provenientes da cevada maltada e do lúpulo (16). A cerveja contém, por bebida (de teor equivalente de álcool), mais do que duas vezes os antioxidantes do vinho branco e apenas metade dos que contém o vinho tinto. Contudo, muitos dos antioxidantes do vinho tinto são constituídos por moléculas de elevado peso que, por isso, não são tão facilmente absorvidas pelo organismo como as moléculas mais

Sabe-se que a cerveja é uma excelente fonte de vitaminas, sendo especialmente rica em vitaminas do grupo B.

Page 36: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

36

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

pequenas presentes na cerveja. Para além do mais, recentes investigações demonstraram que certos antioxidantes (flavanóides do lúpulo) têm capacidade para ajudar na luta contra o cancro (do tracto gastrointestinal, do peito e tiróide, pelo menos) (17).

A cerveja é uma mistura complexa de centenas e centenas de constituintes, originários das matérias-primas empregues e das transformações que se dão durante a sua produção. Muitos desses componentes são bioactivos, podendo, assim, influenciar a saúde do consumidor. Destacam-se os que provêm do lúpulo, que são conhecidos por conferir uma actividade sedativa, estrogénica, inibidora de crescimento de tumores de dependência hormonal, bacteriostática e anti-inflamatória, diurética, etc. (18).

É habitual associar-se o consumo excessivo de cerveja com situações de obesidade, nomeadamente o aparecimento de uma barriga dilatada. Se é verdade que beber cerveja em grandes quantidades pode ajudar à distenção dos músculos da barriga, não o é menos dizer-se que isso também se deve ao facto dos grandes consumidores de cerveja serem, em geral, pessoas com um estilo de vida menos saudável. A realidade é que beber cerveja não engorda, desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação às refeições (19). Como é facilmente constatável, para uma quantidade idêntica de cerveja, um yogurte de fruta, um copo de leite ou um sumo de maçã têm muitas mais quilocalorias, sendo, esses sim, produtos que podem contribuir para um aumento da massa corporal, independentemente de também serem produtos saudáveis e essenciais ao nosso bem-estar.

Recentemente, realizou-se um estudo em Espanha que mostrou que os bebedores regulares de cerveja não ganham, obrigatoriamente, peso. De facto, o consumo moderado de cerveja significou 4% das calorias totais das dietas dos homens e 3% das das mulheres. O estudo evidenciou ainda que quem bebe cerveja com moderação tem uma dieta de maior qualidade nutricional que os não consumidores, uma vez que ingerem uma maior quantidade de ácido fólico e outras vitaminas do grupo B, essenciais para a prevenção de certas enfermidades e para garantir uma correcta alimentação (20). Também em Portugal se fizeram várias pesquisas para aquilatar das qualidades da cerveja. Na busca do equilíbrio cervejeiro, o Dr. Manuel Rocha de Melo, da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto, debruçou-se sobre as propriedades nutricionais da cerveja e concluiu que contém vitaminas do complexo B, polifenóis, fibra solúvel, minerais

Beber cerveja engorda?

e álcool, frequentemente esquecidos pela dieta ocidental, que exercem benefícios na prevenção de várias doenças. Para além disso, o facto de ser pobre em lípidos e açúcares, leva-o a concluir que esta bebida pode ser, se (e apenas se) consumida de forma moderada, integrada numa dieta saudável. Conheça no box da página ao lado a composição desta refrescante poção.

Finalmente, deve ser lembrado que há situações em que consumir bebidas alcoólicas representa um risco e é completamente desaconselhado, nomeadamente durante a gravidez (clique aqui para ler mais sobre o assunto), antes de conduzir ou trabalhar com máquinas, antes de praticar desporto ou quando se está a seguir certo tipo de medicação. Os benefícios anteriormente referidos não têm por objectivo encorajar as pessoas a beber cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica. Antes se destinam a, através de diferentes estudos, demonstrar o facto cada vez mais comprovado de que a cerveja pode ser benéfica para a saúde das pessoas. Deste modo, pretende-se informar e reafirmar àqueles que a apreciam que, quando consumida moderadamente, a cerveja não apresenta riscos para a saúde, podendo até significar uma ajuda para a manutenção de uma vida saudável por parte do consumidor. Ü

Rep

rodu

ção

Page 37: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

37

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

1 - 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3 - Hidratos de carbono 2% a 3%. Proporciona cerca de 15 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Calorias. 33 ml de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, menos 60 do que um refrigerante de cola, com a vantagem acrescida de não provocar cáries. Com certeza que 9 em cada 10 dentistas lha recomendariam.

5 - Gorduras. Zero... tinha dúvidas?

6 - Magnésio (48 mg, 12% da DDR*) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa-se a uma maior densidade mineral nos ossos, atuando como fator preventivo face à osteoporose.

7 - Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

8 - Vitamina B12 (0,8 mg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9 - Vitamina B2 – Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.

10 - Vitamina B5 – Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas bravas.

11 - Vitamina B3 – Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.

* Dose Diária Recomendada

Beber ou não beber, eis a questão.Saiba a composição e beba (ou não!)

http

://w

ww.

cerv

ejas

dom

undo

.com

/Sau

de.h

tm

Quem bebe cerveja com moderação tem uma dieta de maior qualidade nutricional.

Page 38: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

38

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) fazem ato de protesto na noite desta quarta-feira, 12, no Largo São Francisco. Eles são contrários ao processo de mudança do acervo da biblioteca para o prédio anexo, na Rua Senador Feijó, que está em condições precárias, e ao batismo de salas novas com nomes dos doadores – o escritório de advocacia Pinheiro Neto e os herdeiros do banqueiro Pedro Conde.

Reunidos no pátio das Arcadas, os estudantes envolveram alguns pilares do edifício com panos pretos e pedem o afastamento do reitor da USP, João Grandino Rodas, que dirigiu a unidade até o ano passado. Em votação, eles decidiram interromper as atividades na faculdade nesta quinta.

Decisão judicial da semana passada já exigiu a transferência dos livros encaixotados do prédio anexo para o prédio histórico. Alunos e professores garantem que parte do acervo continua na Rua Senador Feijó. Rodas foi responsável pela mudança da biblioteca.

Na sexta-feira (7), depois da ordem judicial, enquanto o atual diretor, Antonio Gomes Magalhães Filho, estava hospitalizado, o vice-diretor Paulo Borba Casella – ligado a Rodas – teria tentado revogar a ordem de transferência da biblioteca para o prédio não apropriado.

Cerca de mil estudantes protestam no Largo São FranciscoO problemas relacionados à transferência da biblioteca não terminam.

Felip

e Fo

ntes

Instalações em que

vice-diretor pretendia

armazenar livros

permanecem precárias

Ü

rodas foi responsável pela mudança da biblioteca.

Magalhães foi ovacionado durante o ato. Os estudantes avaliam que o atual diretor está sendo pressionado pela reitoria para manter os livros no anexo. Segundo o diretor, a manifestação é legítima e disse que, até sábado, todos os livros encaixotados estarão de volta ao prédio histórico.

"Eu faria a mudança de forma mais pensada, mas agora nao há o que fazer", afirmou.

O diretor, que defende a "expansão" da biblioteca, não quis comentar a atitude de seu vice e afirmou manter boas relações com Rodas. Ele informou que está negociando com a reitoria prioridade para a liberação de verbas para a reforma do prédio na Rua Senador Feijó.

Page 39: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

39

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

O vice-diretor da Faculdade de Direito da USP, Paulo Borba Casella, pediu licença do cargo por 30 dias, após o que alunos e professores chamaram de “tentativa de golpe”. Casella é acusado de desobedecer orientação do diretor da faculdade e uma ordem judicial de retornar as bibliotecas departamentais, que estavam encaixotadas num prédio anexo, para o edifício central no Largo São Francisco. Há mais de quatro meses os alunos não têm acesso integral à biblioteca jurídica da FD, considerada a maior da América Latina.

O caso fez a Congregação da Faculdade de Direito abrir sindicância para apurar os fatos. No dia anterior à decisão, estudantes organizaram um ato em repúdio ao vice e à demora na entrega das bibliotecas. As aulas também foram paralisadas por três dias e cartazes foram espalhados pela faculdade cobrando a renúncia de Casella e o retorno dos livros. O antigo diretor e atual reitor da USP, João Grandino Rodas, também foi criticado. Segundo os alunos e alguns professores, Casella e Rodas são próximos e concordam com a permanência do acervo no novo prédio.

“Simplesmente não é aceitável que a Faculdade de Direito da USP não tenha biblioteca” lamenta Stephanie Samaha, do Centro Acadêmico da FD. “O acervo ficou jogado em caixas de papelão, num prédio literalmente abandonado. O mínimo que deveria ser feito é voltar com os livros”.

Após a crise ser veiculada na mídia, o reitor divulgou uma carta à comunidade USP explicando a necessidade da mudança e minimizando os protestos. A carta foi repudiada por alunos e professores da FD, que apontaram diversas incongruências no documento.

Vice da Sanfran solicita afastamento depois de desacordo com diretor

o outro ladoCasella ficou espantado com a repercussão do caso.

“Magalhães queria trazer os livros de volta, eu achava melhor deixar lá e resolver o problema de uma vez”, explica. No dia que substituiu Magalhães, Casella só autorizou a mudança dos livros após ordem expressa do diretor, que estava hospitalizado.

De acordo com Casella, sua licença visa não comprometer as investigações e não há qualquer possibilidade de renúncia. Sobre a manifestação dos alunos, o vice minimiza: “na Era Vargas, os estudantes protestaram contra a ditadura. De 1964 a 85, também. Hoje, num estado democrático, é mais difícil achar algo para lutar. É um protesto meio vazio”.

ameaçasO vice-diretor é acusado ainda de ameaçar uma

funcionária de demissão no mesmo dia que tentaria revogar a ordem de Magalhães. Há três meses, Casella sofreu acusação similar em relação a um professor da faculdade. Ambos os casos também estão sendo investigados na sindicância criada pela Congregação. Ele nega ambas as acusações.

Instalações em que vice-diretor pretendia armazenar livros permanecem precárias.

Felip

e Fo

ntes

Ü

Page 40: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

40

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Fogo no Butantan compromete pesquisas

Pesquisadores tentam avaliar as

perdas após incêndio

O incêndio na casa de répteis do Instituto Butantan deixou muitos zoólogos do Instituto de Biociências da USP literalmente de luto. O acervo com cerca de 80 mil serpentes era consultado diariamente por alunos e professores da Biologia. “Quem conseguiu coletar dados, conseguiu. Quem não conseguiu, agora vai ter muito, muito mais trabalho”, lamenta o pós-graduando da Zoologia da USP e colaborador do Butantan, Felipe Curcio.

Além da quantidade de exemplares, a coleção se destacava pela raridade de muitos animais. De acordo com o curador do acervo, Francisco Franco, havia centenas de espécimes-tipo (o primeiro animal a ser estudado, que classifica uma nova espécie) que foram perdidos. “Cada espécime era uma Monalisa”, Franco compara. “Cada bicho vinha de um tempo, uma região, um estado diferente. Não dá pra avaliar os prejuízos”.

A coleção teve início no começo do século XX, com o médico Vital Brazil, fundador do Instituto Butantan. O professor Miguel Trefaut, Herpetologista do Instituto de Biociências da USP explica que com a construção das estradas de ferro para o interior nas primeiras décadas do século XX, serpentes nunca antes vistas eram enviadas para o Instituto. “O crescimento do acervo acompanhou a expansão do brasileiro”.

cartaMas não são todos que lamentam

a perda da coleção. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Isaías Raw,

ex-diretor do Instituto Butantan, declarou que o acervo queimado “é uma bobagem medieval”. Ele defende que a função do Instituto é produzir vacinas e soros, não preservar animais para pesquisa. Segundo o ex-diretor, “não dá pra fazer as duas coisas”.

O texto foi duramente criticado pela comunidade científica. Cartas contestando as declarações de Raw foram enviadas pelo Instituto de Biociências da USP, Sociedade Brasileira de Zoologia e pelo diretor do laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan, Otávio Marques. Os biólogos lembraram que a pesquisa com os animais é essencial para o descobrimento de novos venenos e desenvolvimento de novos remédios e vacinas. Marques lembrou também da importância dos estudos de base para definir políticas de preservação ambiental junto ao governo.

infraestruturaApós o acidente, apareceram

várias críticas quanto a infraestrutura do prédio e a falta de um sistema de combate a incêndio. O Ministério Público abriu inquérito para investigar se houve negligência da diretoria do Butantan sobre o caso. Os próprios frequentadores admitem a falta de segurança do local: “Os bombeiros chegarem, perguntarem onde que fica o hidrante, e não ter um hidrante por perto, é triste” lamenta Felipe Curcio. E completa: “não estou dizendo que é culpa do Instituto Butantan. A culpa é de ser brasileiro, estar nesse terceiro mundo e dar o valor que a gente dá para a ciência”.Fa

bríc

io L

obel

Perda do acervo prejudica teses da Bio. Coleção de cobras tropicais era a maior do mundo, diz professor.

Ü

Page 41: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

41

Universitas | m

aio 2010 | revistauniversitas.wordpress.com

O pesquisador Felipe Franco Curcio destaca alguns dos inúmeros exemplares raros do acervo do Instituto Butantan que podem ter sido perdidos durante o incêndio.

Espécie de Jararaca da ilha de Alcatrazes. Alimenta-se de centopéias, e seu veneno ainda não havia sido estudado.Bothrops alcatraz

Originária da Mata Atlântica. Chegou a ser considerada praticamente extinta. Não existem

fotografias coloridas do animal.Corallus cropanii

Espécie do Cerrado brasileiro. O único exemplar conhecido, datado de 1921, aparentemente se perdeu no incêndio. Apostolepis longicaudata

Espécie rara da Mata Atlântica e de alguns pontos na Amazônia. Pouco se sabe sobre sua biologia e relações

de parentesco.Uromacerina ricardinii

Incêndio destrói raridades

Hug

o N

eto

Hug

o N

eto

Hug

o N

eto

Hug

o N

eto

Page 42: revista Universitas · 2010. 6. 21. · de Chico Mendes, com quem fundou a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre em 1984. Militando pelo PT para eleger Lula Roberto Jayme

42

Uni

vers

itas

| mai

o 20

10 |

revi

stau

nive

rsita

s.w

ordp

ress

.com

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de

chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de

água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos

lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia.

Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.

Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).

E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.

Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico.

Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama.

Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir.É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da

maçã, tenho que ir ao banheiro.E já que vou, levo um jornal... Tchau!Viva a vida com bom humor!!!

Exigências da vida moderna

Luis Fernando Veríssimo é um escritor, jornalista, humorista e cronista brasileiro, filho do também

escritor Érico Veríssimo.

Imag

ens:

Rep

rodu

ção