revista transporte eficiente adej revista da … · presidente: professor sergio luiz barreto de s...

15
Solidariedade Humana Fé, Amor e Caridade REVISTA DA ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE JOINVILLE - Ano II - Nº 4 - Janeiro-abril de 2017

Upload: vutruc

Post on 01-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

TRANsPORTE EFICIENTE

Solidariedade Humana

Fé, Amor e

Caridade

RevistaADEJAÇÃO E CIDADANIA

REVI

STA

DA A

SSOC

IAÇÃ

O DO

S DE

FICI

ENTE

S FÍ

SICO

S DE

JOI

NVIL

LE -

Ano

II -

Nº 4

- J

anei

ro-a

bril

de 2

017

Page 2: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

A Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ), ao longo dos últimos dois anos, vem procurando uma nova forma de parceria que

possibilite a prestação de serviço de melhor qualidade, credibilidade, transparência, excelência na gestão, com o propósito de permitir, um melhor atendimento aos Deficientes Físicos de Joinville e melhor relacionamen-to com as demais Entidades Filantrópicas, para juntas interagirem. A conquista ideal para a pessoa com de-ficiência, passa por uma parceria da ADEJ, com ASID – Ação Social para Igualdade das Diferenças, com ob-jetivo de receber suporte na execução da Gestão pela Qualidade e Melhoria Contínua. Já possuíamos um Programa de Melhoria Contínua em execução, com a parceria com a ASID, agregamos valor, aplicando o fortalecimento de rede, programa de voluntários e di-versidade de inclusão, tais propósitos tem por objetivo possibilitar, melhorar o atendimento que prestamos à 1100 usuários mensais, com um índice de recuperação de 86%.

Nossa MISSÃO: reintegrar à sociedade as pessoas com deficiência física, através de terapias, capacitação e inserção no mercado de trabalho e conquista da Ci-dadania.

Nossa VISÃO: ser referência municipal na defesa e garantias de direitos, na prestação de serviços, pro-gramas, projetos e benefícios aos deficientes físicos, em situação de vulnerabilidade, risco social, violação de direitos; e ser reconhecida por seus participantes, patrocinadores e pelo mercado por sua credibilidade, transparência, na excelência de gestão.

Nossos VALORES: respeito ao ser humano, cresci-mento pessoal e profissional em um processo de apren-dizado contínuo, compartilhado o comprometimento com nossos colaboradores. Nosso Planejamento Es-tratégico define para onde queremos, ir e chegar a um estado de excelência no atendimento, ir de encontro

O NOVO NÃO ESTÁ A CAMINHO - ELE É APLICADO AGORA

Prof. Sergio Luiz Barreto de SáPresidente da ADEJ

da conquista ideal para pessoa com deficiência, pres-tando um atendimento de qualidade e de relevância, oportunizando melhores indicadores na eficácia dos trabalhos na medida que nossas posições forem con-solidada com maior engajamento nos diferentes segui-mentos da população alvo.

COMO VOCÊ PODE COLABORAR COM ADEJ: é só estar disposto a ser nosso parceiro, atuar como ani-mador e facilitador na execução de nossos projetos e programas, ou seja, poderá exercer atividade de VO-LUNTÁRIO, realizar Projetos Financeiros, contribuir com serviços em diversas áreas ou sendo um sócio contribuinte, através do DÉBITO AUTOMÁTICO DA SUA CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA. É muito fácil: só preencher o formulário em anexo e devolver para ADEJ assinado.

Ainda pode ajudar com doações a ser deduzida do Imposto de Renda, se pessoa jurídica, a Lei n 9.249/95, se pessoa física, fazê-las mediante crédito em conta corrente bancária em nome da entidade beneficiária, e arquivar o recibo do deposito bancário. Deve também solicitar o recibo da entidade, com seus dados, BB--AG-5214-0 – C/C 788.000 - CNPJ 83.797.936/0001-12.

“TODAS AS ALMAS NOBRES TÊM COMO PONTO COMUM A COMPAIXÃO” (Friedrich Schiller).

Quando deixamos de dar auxílio a quem devemos socorrer, estamos faltando com os princípios de Fé, Amor e Caridade, que devem nortear nossas ações positivas. Tal procedimento demostra o poder de re-novação das forças vitais de cada um de nós, exercido pelo trabalho de um verdadeiro: “OBREIO DA CONS-TRUÇÃO SOCIAL PELO EXEMPLO”.

Esses são os valores que considero fundamental para um bom desempenho profissional e pessoal, por esta razão é que contamos com sua generosidade e so-lidariedade humana em contribuir para um projeto de relevância. “DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA”.

3Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Carta do Presidente

Page 3: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

O prefeito de Joinville, Udo Döhler, e o vice-prefeito Nelson Coelho, receberam no final de abril a visita de represen-tantes de entidades da Associação para Integração dos

Deficientes Visuais (AJIDEVI), Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ), da Associação de Pais e Amigos dos Excepcio-nais (APAE), da Associação para Integração Social de Crianças e Adolescentes Especiais (APISCAE) e da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville (ASJ).

No encontro, o prefeito recebeu as demandas das entidades vinculadas a propostas para o atendimento às necessidades das pessoas com deficiências. Os integrantes das entidades agrade-ceram ao prefeito, por inserir no plano de governo, dez metas que contemplam as reivindicações das entidades e que estavam inse-ridas na Carta de Princípios, apresentada no dia 21 de setembro de 2016 - data em que se comemora o dia nacional de luta da pes-soa com deficiência, em um evento denominado “Compromisso com a Inclusão”.

O prefeito agradeceu a visita e ressaltou o compromisso da ad-ministração municipal com as políticas públicas que atendam às necessidades das pessoas com deficiência, prometendo que iria analisar as outras propostas apresentadas.

Ainda na reunião, os presidentes ADEJ, Sergio Luiz Barreto de Sá; da APAE, Heloísa Walter de Oliveira; da AJIDEVI, Paulo Sér-gio Suldóvski; da ASJ, Thiago Antônio Fagundes de Oliveira; e da APISCAE, Maria Cristina Moreira da Silva, reafirmaram “a parce-ria com o poder público, no que se refere aos serviços prestados, juntamente com o município, nas áreas da saúde, educação, as-sistência social, habilitação e reabilitação de pessoas com defi-ciência, sejam elas, físicas, intelectuais, auditivas ou visuais”.

REIVINDICAÇÕESDentre as principais reivindicações das

pessoas com deficiência de Joinville apresen-tadas ao prefeito estão:• Acessibilidade nos transportes públicos,

com a incorporação de novas tecnologias como o GPS.

• Passe Livre sem Limite de Renda, tal qual o passe livre dos idosos.

• Criação da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência para melhor relacionamento e articulação entre as secretarias do gover-no.

• Acessibilidade nos Concursos Públicos, na Cultura e na Comunicação Institucional.

• Implantação imediata de semáforos sono-ros e sinalização táctil, em locais de grande circulação de pessoas.

• Estreitamento do diálogo com as entidades representativas das pessoas com deficiên-cia.

• Recursos para as entidades do segmento a fim de ampliar o programa de habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência.

• Mais incentivo ao esporte adaptado e pa-raolímpico.

• Produção de Cartilhas em formatos acessí-veis, sobre direitos básicos, saúde pública e outros assuntos de interesse público.

• Treinamento ou instrução de profissionais que trabalhem com atendimento ao públi-co, para atender pessoas com deficiência.

• Efetivação do cumprimento da lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 (popular-mente conhecida como a lei de LIBRAS), para atender a comunidade surda.

• Implantação de escolas públicas bilíngue para surdos na rede municipal de ensino.

Expediente Prefeitura

Döhler acata propostas de deficientes

4 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 5Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Foto

s: Ja

ksso

n Za

nco

AÇÃO E CIDADANIA

Fundada em 18/07/1983C.N.P.J. 83.797.936/0001-12

Utilidade Pública Municipal - Lei n° 2.190 - 01/09/1987Utilidade Pública Estadual - Lei n° 7.736 - 21/09/1989

Utilidade Pública Federal - Dec. 12/05/1999Entidade de fins filantrópicos

Reg. CNAS sob n° 28995.000783/95-84 em 05/07/1996

Rua José Elias Giuliar, nº 95Boa Vista, próximo à Polícia Federal

Joinville - Santa Catarina - SCCEP 89205-310

47 3433-6355

[email protected]

CONSELHO EDITORIALSergio Luiz Barreto de Sá, Silvana Maria Peretti,

Ney Luiz Schneider.

EDITOR E DIRETOR DE ARTEJornalista Ivan da Costa

(MTB-RJ 10.819) 21 99162-4297

[email protected]

A Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA é dirigida aos associados, empresários, forças vivas, familiares, colaboradores e amigos da Associação dos Defi-cientes Físicos de Joinville.

Fotos desta edição: Arquivo ADEJ© Copyright 2015-2017 ADEJ.Todos os direitos reservados.Tiragem: 1.500 exemplares.

DIRETORIA EXECUTIVAPRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de SáVICE-PRESIDENTE: Cesar Luiz MarinelliDIRETOR DE FINANÇAS: André Luiz AndreazzaASSESSORA ADMINISTRATIVA: Ana Claudia MedeirosDIRETOR DE PROJETOS: Silvana Maria Peretti

CONSELHO ADMINISTRATIVO

PRESIDENTE: Flávio Luiz Beccon BrustoloniVICE-PRESIDENTE: Rafael Schumacher LisotCONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides Bento Silveira, Jairo Escudeiro, Cesar Luiz Marinelli,Genessi Aparecida O. Vidal, Rafaela Martins, Inês Bluzins Hummler, Claudiney da Rosa

CONSELHO FISCAL

CONSELHEIROS: Antonio Mauro Mello, Gisseli Fontes de Oliveira, Luzia Clélia Moraes da Silva

CONSELHO DE ÉTICA

CONSELHEIROS: Nelso Farias, Dorival Jungles Junior

CORPO TÉCNICO

PSICÓLOGA: Andréa Espíndola Martins da CruzFISIOTERAPEUTAS: Mariana Regina Arins , Julya A. Teixeira, Nicole Murara (hidroterapia)TERAPEUTA OCUPACIONAL: Juliani Matte CorreiaACUPUNTURISTA: Silvana Maria PerettiMASSOTERAPEUTA: Hanylle Karine Dutra EscherASSISTENTE SOCIAL: Alessandra Sartori da SilvaTEATRÓLOGO: Valmir Neitsch (Capim)DANÇA INCLUSIVA: Elizeu Lemos, Dorival Jungles Junior

QUADRO FUNCIONAL

COORDENADOR DE ESTACIONAMENTO: Alcino MachadoAUXILIAR ADMINISTRATIVO: Alcino MachadoSERVIÇOS GERAIS: Katia EscudeiroMANUTENÇÃO: Jackson Angelo da Silva

ASSESSORES DA PRESIDÊNCIA

ESPORTES: Juliana Wagner VeríssimoCAPTAÇÃO DE RECURSOS: Antonio Mauro Mello e Nelso FariasTECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: Ney Luiz SchneiderCOMUNICAÇÃO SOCIAL: Ana Claudia Medeiros, Alcino MachadoPATRIMÔNIO: Jackson da Silva, Jairo Escudeiro

ASSOCIAÇÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS DE JOINVILLE

Page 4: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

O Conselho: O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência – COMDE reune pessoas da sociedade

e do poder público que buscam promover me-lhores condições de integração da pessoa com deficiência em todos meios sociais.

Nossa missão é “Promover a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade, como su-jeito de direitos, de liberdades fundamentais e protagonista de suas ações.”Para que isso ocor-ra buscamos “Despontar como referência Es-tadual e Nacional. Ser reconhecido pela popu-lação, como um conselho de direitos que luta pela plena cidadania da pessoa com deficiên-cia.” Realizamos nosso trabalho atuando junto a Parceiros com Ética, Justiça, Transparência, Acessibilidade e Igualdade.

Palavra do Presidente: O cenário brasilei-ro atual nos trás diversos desafios e precisamos atuar fortemente em 3 frentes:

Promover a assimilação, pela sociedade em geral, da Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015) e tudo em que ela repercute. Devemos auxiliar na sensibilização dos pro-prietários de ambientes de circulação de públi-co, para que compreendam que já está mais do que na hora de termos locais que permitam a entrada de todos e uma circulação facilitada. Devemos humanizar ainda mais a cidade e isso

se inicia ao recebermos bem todas as pessoas;Realizar ações de divulgação e sensibiliza-

ção da necessidade de inclusão da pessoa com deficiência, apresentar as motivações huma-nas, as obrigações que todos temos e as exigên-cias Legais;

Atuar como auxíliar na aproximação das empresas e das pessoas com deficiência bus-cando eliminar esta grande lacuna que existe. As pessoas com deficiência estão buscando empregos e as empresas necessitam contratar porém a comunicação está se desencontrando e enxergamos aí um oportunidade.

As três ações apontadas são de grande im-pacto e sabemos que as ações devem ser, sem-pre, reafirmadas. A luta para inclusão da pes-soa com deficiência deve ser constante e temos a função de fiscalizar os avanços para que eles sejam terrenos conquistados e possamos ape-nas seguir em frente.

Curriculum Resumido: Marcus Rodrigues Faust, 27 anos, Formato em Direito pela Universidade da Região de Joinville; MBA Project Management pela FGV; Gerente da Unidade de Geração de Renda pela Secretaria de Assistência Social; Gerente de Políticas de Trabalho e Emprego até Marc/2015 pela Secretaria de Integração e Desenvolvimento Econômico; Diretor de Responsabilidade Social do Núcleo de Jovens Em-preendedores da ACIJ; e Joinvillense por opção.

INTEGRAÇÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

Marcus Rodrigues FaustDiretor do Conselho Municipal dos Direitos

da Pessoa Com Deficiência - COMDE

COMO PARTICIPAR DA ADEJVocê pode ser parceiro ou voluntário. Contribuir em projetos e serviços. Ou tornar-se sócio contribuinte.

Nossa conta: ADEJ - BANCO DO BRASIL - AGÊNCIA Nº 5214-0 C/C Nº 788.000-6Lei para dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica nº 9.349/95.

COMDE firma parceria com ADEJ

O Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência - COMDE, por meio de sua Comis-são de Empregabilidade, com base nas atribuições de articulação e acompanhamento do trabalho desenvolvido nas entidades inscritas neste conselho, iniciou o programa de visitas nestas uni-

dades. A importância do contato é dialogar sobre a aplicabilidade da Lei Brasileira de Inclusão – Lei nº 13146/2015, com ênfase à geração de emprego e renda das pessoas com deficiência, assim como ouvir a comunidade sobre suas sugestões e questionamentos.

A ADEJ, por meio de seu Presidente Sérgio Barreto, Vice-Presidente César Marinelli e a Psicóloga An-dréa, reuniram parte do público atendido e proporcionaram uma roda de conversa bastante produtiva, onde firmamos parceira com a entidade para que juntemos esforços em ações afirmativas que favoreçam as pessoas com deficiência a entrar no mercado de trabalho, como um banco de dados, ampliação e desenvolvimento de oficinas de trabalho, cursos de capacitação por parte do poder público e entidades conveniadas.

Nesta visita observamos algumas práticas da instituição, seus projetos e ações desenvolvidas e afir-mamos a importância da participação da pessoa com deficiência. “Nada sobre nós, sem Nós”, buscando o protagonismo como fortalecimento e consolidação da cidadania tão duramente conquistada dia após dia.

Reiteramos que “A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas. É finalidade primordial das políticas públicas de trabalho e emprego promover e garantir condições de acesso e de permanência da pessoa com deficiência no campo de trabalho”. Art. 34 e 35- LBI.

O COMDE agradece a acolhida e convida a todos a participarem ativamente das ações desenvolvidas por este conselho e se coloca à disposição da ADEJ para ações em prol do desenvolvimento humano de seus associados.

Grupo de Trabalho de Empregabilidade- Coordenador Marcio Shulze, Vice Presidente do COMDE -Claudiomiro A. de Aquino, Secretária Executiva do COMDE- Edna Souza.

O Presidente da ADEJ, Sérgio Barreto de Sá (à esquerda) na reunião com os representantes do COMDE

Inclusão social

6 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 7Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Deus ama quem dá com alegria, estar inserido em uma comunidade não basta, é preciso interagir com responsabilidade social. NOSSA CONTA PARA DOAÇÃO: Banco do Brasil - Agência nº 5214 - C/C nº 7888.000-6

6

Page 5: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

ASID BRASIL

ASID BRASIL E ADEJ

“Unimos empresas, voluntários, instituições e pessoas com deficiência para construir uma sociedade inclusiva”

A ASID trabalha unindo diagnóstico (IDEE), assessoria e formação de redes para que as instituições para a pessoa com deficiência possam se estruturar, oferecer melhor qualidade de atendimento e aumentar o número de vagas para a sociedade, diminuindo a fila de espera.

O IDEE é o primeiro passo pelo qual as instituições atendidas pela ASID passam. Nele, com o uso de 26 indicadores e 143 itens de avaliação, são analisadas 8 áreas da gestão. Com os resultados obtidos é possível identificar como a instituição se encontra no geral, bem como em cada área separadamente, gerando base para a sugestão de melhorias, definição de metas e a indicação de workshops para seu desenvolvimento.

A ASID está realizando uma consultoria na gestão da ADEJ com o objetivo de ampliar o impacto da instituição e melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. A ADEJ já passou pelo diagnóstico de gestão e agora está no processo do melhoria contínua.

www.asidbrasil.org.br || [email protected] || (41) 3501-3145

Entre em contato e saiba mais!

Amigo dos deficientes

Amigo não é aquele que te procura apenas para matar o tempo, mas aquele que te procura com horas para viver, aquele que não vem para fa-

zer parte do problema mas para ajudá-lo na busca da solução.

Tenho para mim que a verdadeira inclusão social está em permitir, de forma natural, que as pessoas com deficiência estejam interagindo socialmente em con-junto com as demais.

Na condição de vereador, legislador municipal, te-nho procurado assegurar algumas conquistas, através de normas locais, para atender aos direitos fundamen-tais da pessoa humana, dispersos na Constituição Fe-deral.

São muitas as Leis de minha autoria que assegu-ram, de forma concreta, a dignidade das pessoas por-tadoras de deficiência, dentre elas:

A – Caixas eletrônicos rebaixados para cadeirantes e outros adaptados para deficientes visuais;

B – Balcão rebaixado, na boca do caixa, nas agên-cias bancárias para o atendimento de cadeirantes e ou pessoas de baixa estatura;

C – Disponibilização de interprete de libras nas agências bancárias e também nas comunicações ofi-ciais da Administração Pública;

D – Disponibilidade de carrinhos adaptados para deficientes nos supermercados;

E – Cadeiras de espera, em todas as agências ban-cárias, com assentos reservados para idosos e defi-cientes.

Além disso, como presidente da Comissão de Ur-banismo da Câmara de Vereadores, tenho lutado e me manifestado fortemente, para que os prédios públicos, os passeios públicos, Terminais e pontos de ônibus obedeçam a legislação e sejam acessíveis à todas as pessoas.

Não podemos desistir de buscar a inclusão plena, embora saibamos, que essa conquista só é possível se derrubarmos os muros do preconceito e da discrimi-nação, se entendermos que a existência da pessoa com deficiência é parte integrante da diversidade humana e que “diferente é quem não aceita as diferenças”.

Vou continuar lutando pelas políticas públicas in-clusivas e buscando sugestões dos amigos para este meu trabalho. O olhar coletivo tem horizonte maior que o olho do indivíduo.

Quero ser um parceiro da ADEJ, esta é uma luta de todos nós.

"Considero o Vereador Jaime Evaristo, que tem trabalhado em prol dos Deficientes Físicos em Joinville, um verdadeiro amigo dos deficientes", disse o Presidente da ADEJ, Sérgio Barreto de Sá, por ocasião da visita do parlamentar à sede da ADEJ, quando levantou as reais necessidade da entidade. Na foto, em pé, à esquerda, ao lado do Prof. Barreto e diretores da ADEJ.

CONTA DA ADEJ, PARA DOAÇÕES: BANCO DO BRASIL - Agência nº 5214-0 - Conta corrente nº 788.000-6

CNPJ da ADEJ nº 83.797.936/0001-12. Lei para dedução do Imposto de Renda Pessoa Jurídica nº 9.349/95.

Vereador Jaime EvaristoPresidente da Comissão de Urbanismo da Câmara dos Vereadores de Joinville

8 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 9Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/20178

Inclusão social

Page 6: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA. CONTA DA ADEJ PARA DOAÇÃO: BANCO DO BRASIL - AG 5214-0 C/C 788.000-6

A DUNAMIS Escola de Dança é parceira da ADEJ há mais de quatro anos,

tendo à frente o professor e coreó-grafo Eliseo, proprietário da insti-tuição, em um trabalho conjunto com o professor e bailarino Dorival Jungles Junior. Am-bos comandam o grupo de dança da ADEJ que traba-lha com dança adaptada e dança livre toda quinta--feira das 14h às 16:30h.

Desde o mês de maio, a

DUNAMIS Escola de Dança trabalha com toda a sua estrutura na ADEJ manten-

do aulas regulares de ballet clássico (baby class, ballet infantil e adulto), danças urbanas (kids, teen e adult)

, jazz (infantil e adulto), dança de salão, dança contempo-rânea, ballet fitness, teatro e circo.

Sendo parceira da ADEJ, parte dos recursos da DUNAMIS será destinada à Associação.

Em reunião com representantes de bancos, de associações de pessoas com deficiência e do Procon, realizada em abril, os vereadores

que integram a Comissão de Urbanismo discuti-ram a aplicação de pelo menos sete leis vigentes em Joinville, que visam assegurar atendimento de qualidade especialmente a surdos, cegos e defi-cientes físicos, assim como mais segurança a todos os clientes de um modo geral.

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (CEF), Banrisul e Safra enviaram seus representan-tes. Itaú, Santander, Bradesco e a própria Federa-ção Brasileira de Bancos (Febraban) ignoraram o convite dos vereadores para o debate.

As leis vigentes são as seguintes: 7.987/2015, 8.177/2016, 8.190/2016, 8.222/2016, 8.245/2016, 8.284/2016, 8.285/2016.

Representante da Associação Joinvilense dos Deficientes Visuais (Ajidevi) destacou que Banco do Brasil e Bradesco têm acessibilidade, depois de um cadastramento prévio junto aos funcionários dos respectivos bancos. Paulo Soares, que falou

em nome do Banco do Brasil durante a reunião, assegurou que o BB tem intenção de atender bem a todos. Ele disse que são 10 unidades em Joinville, e que vai reforçar do treinamento dos funcionários designados a atender pessoas com deficiência, para tentar reduzir o tempo de atendimento, pro-blema mencionado pela Ajidevi.

O professor Sérgio Luiz Barreto, presidente Associação dos Deficientes Físicos de Joinville (ADEJ), pediu mais humanização e convidou os re-presentantes dos bancos a visitar a entidade para conhecer de perto as dificuldades das pessoas com deficiência.

Rodrigo Monteiro, representante da CEF, disse que o banco tem interesse em atender a todos. Os terminais são adaptados e as mesas de atendimen-to também possuem adaptação, assegurou. Mon-teiro disse, ainda, que o banco está em processo de inclusão de dois intérpretes de Libras em cada agência.

Já Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Comde) cobrou mais prática e menos “casos pontuais”. “O discurso já não é mais suficiente”, na avaliação dos conselheiros.

O Procon de Joinville informou que, especifica-mente no caso da Lei nº 8.245/2016, absolutamen-te todas as agências foram notificadas. O prazo de adequação vence no dia 22. Depois disso, poderão sofrer as sanções, caso não cumpram as regras.

O vereador Jaime Evaristo, presidente da Co-missão de Urbanismo, deve marcar uma diligência dos vereadores da comissão para conferir in loco as adequações.

Conta da ADEJ, para doações: Banco do Brasil - Agência nº 5214-0 - Conta corrente nº 788.000-6

CNPJ da ADEJ nº 83.797.936/0001-12. Lei para dedução do Imposto de Renda - Pessoa Jurídica nº 9.349/95.

O concurso Mister Joinville e Miss Joinville Mundo pro-move candidatos ao título

de referência em beleza represen-tando um município, estado e país, fazendo divulgação cultural e social de seu povo ao atuarem como mo-delos. Em Joinville sob coordenação do empresário André Florêncio, os jovens atuam junto a ADEJ no proje-to Beleza com Propósito e realizam o pedágio do bem para arrecadar fundos para a Associação.

Junto com a ADEJ, André Florên-cio coordena e assessora os jovens com treinamento para o concurso e também para o mercado da moda. O Mister Joinville e Miss Joinville Mun-do tem se engajado em prol da ADEJ através de ações que aumentam as doações para a associação.

O concurso Mister Joinville ini-ciou em 1987 e Miss Joinville Mundo em 1951 (Miss World), e desde então elege anualmente um homem e uma mulher Joinvillense para participar

do concurso Mister e Miss Santa Ca-tarina sobre a direção estadual Luiz Bozzano, que por sua vez elege os representantes da beleza catarinen-se que irão participar do concurso nacional e depois internacional.

Empresário e coordenador mu-nicipal do concurso, André Florên-

cio oferece treinamentos variados, passarela, oratória, entre outros, fazendo os modelos terem uma imagem mais comercial e atuan-te em todos segmentos de mídia e marketing, conquistando com isso parceiros na preparação física, esté-tica, moral, intelectual e social, en-volvendo vários profissionais da be-leza e empresarial como cabelereiro, esteticista, nutricionista, dentista, exames laboratoriais, médicos, aca-demia, personal stylist, personal trainner, escola de idioma, pilates, logistas, locação de trajes para os eventos, treinamento e assessoria.PARA SE INSCREVER o jovem masculino precisa ter entre 17 a 30 anos e a jovem feminino de 17 a 26 anos.

CONTATOS: André Florêncio - (47) [email protected] - [email protected]: www.scouterbrazil.com

Concurso Mister Joinville e Miss Joinville MundoDeficientes físicos reivindicam melhor atendimento e segurança nos bancos

10 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 11Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Urbanismo Parcerias que dão certo

Page 7: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

O Estágio Curricular Obrigatório em Serviço Social tem como objetivo geral garantir ao bacha-relado acadêmico o aprendizado da profissão de Assistente Social, através da experiência prática em áreas de concentração em diferentes campos de estágio, firmando o conhecimento adquirido na Universidade.

As Instituições que podem conceder estágio são as que tenham em seu quadro de funcionários um Assistente Social que esteja disposto a se res-ponsabilizar por esta supervisão e pelo acompanhamento do aluno, deven-do orientar, preencher formulários próprios da avaliação de estágio, assinar diários, trabalhos e projetos, e ter o registro ativo no CRESS (Conselho Re-gional de Serviço Social) de sua região.

No estágio de Serviço Social é possível observar e participar das ativida-des e do cotidiano da Assistente Social, acompanhando e auxiliando uma equipe multidisciplinar, contribuindo para o conhecimento prático aliado à teoria aplicada em sala de aula. O aluno desenvolve estudo da realidade, constrói um Plano de Estágio através de coleta de dados e observação, fina-lizando com um Projeto de Intervenção.

Práticas desenvolvidas como visitas domiciliares, atendimentos indivi-duais e familiares, escuta qualificada e demais propostas assistenciais, que fazem parte do estágio em Serviço Social supervisionado pela Assistente Social, amplia o horizonte do futuro profissional, direcionando no caminho das Políticas Públicas da Deficiência Física e seus direitos.

O ambiente e o cotidiano prático tornam-se ricos em informação, vivên-cia e conhecimento para o estudante de Serviço Social, pois permite uma aproximação à realidade de vida das pessoas com deficiência física, prin-cipalmente sobre a práxis do Assistente Social no exercício da sua função e na construção de uma rede de cuidados dirigida para a integralidade do atendimento, tendo como compromisso a autonomia e o desenvolvimento da cidadania do usuário e da Política da Deficiência física.

A ADEJ preocupa-se com este projeto! Neste contexto, a ADEJ tem um papel fundamental, pois além de desenvolver um trabalho de excelência com a missão de reabilitar e reintegrar à sociedade pessoas com deficiência física promovendo a qualidade de vida e a cidadania, abre suas portas e dis-ponibiliza seus funcionários com o intuito de contribuir com o crescimento e a profissionalização destes estudantes, enriquecendo com sua própria his-tória e seu cotidiano a vida e a formação de novos profissionais.

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE SERVIÇO SOCIAL

Alessandra Sartori da SilvaAssistente Social da ADEJ

ACUPUNTURA A BAIXO CUSTOSilvana Maria PerettiAcupunturista da ADEJ

UMA TRAJETÓRIA DE APRENDIZADO

Andréa Espíndola M. Da CruzPsicóloga Clínica da ADEJ

NOSSOS PARCEIROS

• HOSPITAL DONA HELENA

• PREFEITURA MUNICIPAL DE JOINVILLE

• ESCOLA DE NATAÇÃO C3

• SUPERMERCADO BIG

• CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

• MINISTÉRIO PÚBLICO

• FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE CULTURA

• FUNDAMAS

• MUTIRÃO DA ALFABETIZAÇÃO

• SUPERMERCADO ANGELONI

• FELEJ

• IRINEU MÓVEIS

• TRANSTUSA

• GIDION

• HIPER-MAIS

• ARCO-ÍRIS

Iniciei meu traba-lho na ADEJ em mea-dos de 2013, atuando como voluntaria. Foi um período muito gratificante. Sou acu-punturista, e a expe-riência de trabalhar com os usuários da instituição fez com que eu investigasse novas técnicas, no-

vas abordagens de tratamento dentro da Me-dicina Tradicional Chinesa. Também foram necessários outros cursos específicos, como Spiral Tape e Craniopuntura, que utilizo nos atendimentos.

Hoje, a acupuntura na ADEJ está aberta aos usuários e também à comunidade. Pra-ticamos um valor diferenciado para nossos atendimentos, muito abaixo dos padrões de mercado. Nosso intuito é oferecer serviço de qualidade com baixo custo aos nossos usuá-rios, seus familiares, e também para a comu-nidade Joinvillense.

Posso afirmar que o contato com nosso público é muito dignificante. Todo dia de tra-balho é também de aprendizado, com as belas histórias que ouço, que são verdadeiras lições vida.

Agradeço a ADEJ pela oportunidade de levar a Acupuntura para a instituição. Parabe-nizo nossa equipe profissional, que para mim são muito mais que isso, são verdadeiros ami-gos.

Aos nossos associados: meu especial agra-decimento pela oportunidade de trabalhar com vocês.

Muitas vezes, enquanto psi-cóloga, fui indagada de como é trabalhar com pessoas com deficiências físicas e a minha resposta sempre foi de que: “Não tem nada de diferente, são simplesmente pessoas com suas indagações como qualquer outra.

É um erro achar que tem alguma técnica específica para o atendimento psicológico da

pessoa com deficiência física.Não podemos negligenciar que dependendo da defi-

ciência e do grau, poderá haver comprometimento no de-senvolvimento, na aprendizagem, na personalidade e nas relações familiares e sociais. Mas nunca perder de vista que estamos falando de pessoas, e que cada uma reage de forma particular ao que é apresentado.

A forma como a pessoa lida com a sua deficiência, está ligada a inúmeros fatores, tais como: tipo de deficiência, intensidade, extensão, época de sua incidência. E o grau de sua resiliência, que é a capacidade do indivíduo sobre-por-se e construir-se positivamente frente às adversida-des, é algo único independente de sua condição física.

Trabalhar com esse público tem sido uma experiên-cia mais que satisfatória. Segundo Amaral, (1995, p. 19), “no exercício de suas funções dois “mundos diferentes” se encontram. (...) Alertados, conscientizados e, ao mes-mo tempo, respaldados por esse saber recém-construído, muitos profissionais têm podido re-ver, re-pensar e re-fa-zer sua prática, tanto do ponto de vista técnico como das relações interpessoais”.

Nessa trajetória muitas ressignificações foram feitas e muitos aprendizados adquiridos, possibilitando um cres-cimento profissional e também pessoal.

AMARAL, L.A. Conhecendo a deficiência (em compa-nhia de Hércules). São Paulo, Robe, 1995.

Serviços da ADEJ

13Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/201712 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Page 8: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

OTransporte Eficiente, desde que foi criado, há mais de uma década, vem crescendo e sendo aprimora-do em prol dos clientes. Atua com

foco na melhoria contínua e na satisfação dos que fazem uso do Transporte, criando cons-tantes programas de capacitação e treina-mento aos profissionais envolvidos.

Além dos treinamentos disponibilizados aos motoristas do transporte urbano, os mo-toristas do Transporte Eficiente recebem trei-namentos especialmente elaborados, garan-tindo atendimento diferenciado aos clientes. No mês de maio, as atendentes que fazem o agendamento receberam um treinamento sobre Atendimento e Automotivação, no qual vivenciaram questões práticas e discutiram novas possibilidades, a fim de atingir a exce-

DE 655 CLIENTES CADASTRADOS 54% UTILIZAM O TRANSPORTE EFICIENTE REGULARMENTE.

OS DEMAIS UTILIZAM ESPORADICAMENTE

70% DOS CLIENTES CADASTRADOS SÃO CADEIRANTES

TRANSPORTE EFICIENTE

SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS ATINGE 96%O presidente da Associação dos Deficientes Físi-

cos de Joinville (ADEJ), Sergio Barreto, ressalta que as ações já realizadas junto ao Conselho Municipal dos Di-reitos da Pessoa Com Deficiência – COMDE, visando a melhoria e o sistema de informações no transporte público de deficientes gerou um alto índice de 96% de satisfação dos clientes do Transporte Eficiente.

“O novo sistema e a reestruturação na forma de mar-cação pelos usuários contribuem para uma utilização mais racional do Transporte Eficiente”, afirma Sergio Barreto. “Outra grande vantagem é a possibilidade de atendimento pelas duas empresas, Transtusa e Gidion.”

Para discutir os problemas e melhorias para este segmento, periodicamente são realizadas reuniões na ADEJ e no COMDE com a participação de coordenado-res das empresas de transporte.

Segundo o presidente da ADEJ, o Transporte Efici-ente tem sido de grande relevância para as pessoas com mobilidade reduzida. “Elas têm a oportunidade de agendar previamente o Transporte Eficiente, que vai às suas residências e as leva ao médico, lazer, à ADEJ e a outros locais solicitados”, disse.

lência ao suprir as necessidades de transpor-te do cliente.

O serviço faz parte do Sistema de Trans-porte Coletivo Urbano de Joinville, ou seja, opera como auxiliar para atender à necessi-dade de deslocamento de pessoas com de-ficiência física ou com mobilidade reduzida, auxiliando na independência e inclusão social do cliente, melhorando sua autoestima e qua-lidade de vida.

Como auxiliar operante ao transporte co-letivo urbano de Joinville, as empresas con-cessionárias do transporte coletivo oferecem todo o suporte necessário à sua utilização, para que a equipe do terminal fique atenta e

preparada com carros adaptados no horário em que o cliente necessitará, ultrapassando as fronteiras dos carros do Transporte Efi-ciente e conquistando a independência do transporte urbano.

O Transporte Eficiente é realizado diaria-mente por micro-ônibus especialmente fabri-cados e adaptados para atender aos clientes. Os veículos da frota contam com elevador, corredores maiores e locais específicos para cadeiras de rodas. Este conjunto de quali-dade no atendimento e no transporte garante uma melhoria progressiva e contínua.

14 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 15Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Page 9: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

DivulgaçãoMídia impressa e eletrônica. Assessoria de Comunicação. Redação. Edição de livros e publicações.

Jornalista IVAN DA [email protected] de Janeiro 21 99162-4297

COM

UN

ICAÇÃO NA ERA GLOBAL

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

Anúncio Univille Revista Adej.pdf 1 31/05/17 12:00

AAssociação de Apoio aos Surdos de Joinville (AASJLLE) teve sua fundação em 08 de novembro de 2015. É uma instituição de caráter filantrópi-

co, educativo, sociocultural, desportivo e recreativo sem fins lucrativos. A luta da AASJLLE é a conquista em pro-mover a inclusão social da pessoa surda junto a socieda-de como um todo, promover e apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais “LIBRAS”, sobre a Lei nº 10.436 como meio de comunicação objetiva dando assim aos Surdos direitos de igualdade. Lutamos por uma Es-cola Bilíngue para Surdos. Melhores condições de vida através da acessibilidade em todos os lugares.

Várias são as atividades que realizamos como: en-contros, seminários, palestras e outros trabalhos que sempre visaram esclarecer para a sociedade em geral a importância de respeitarem a forma de comunicação da Comunidade Surda, suas identidades como também sua história e evolução. Sua diretoria é Surda, pois cada um traz sua experiência de vida e luta por melhorias para o Surdo, conta sim com uma secretaria ouvinte para contato e comunicação na sociedade.Apoiamos a “Hora do Conto” conversação em Libras na Livrarias Curitiba, também temos uma parceria com o Museu da Imigração de Joinville, em levar acessibilidade para Surdos atra-vés da Libras por meio de tablets, divulgamos vagas de empregos para as pessoas com deficiências através da

FIESC. Reunimos-nos com Roda de Conversa fazendo com que as famílias vejam a importância da Libras, pois muitos tem filhos Surdos e um dos nossos principais ob-jetivos é estar unindo cada vez mais as famílias.

Contamos com o apoio da sociedade e convidamos todos acompanhar nossa página no facebook e partici-par de nossos eventos.

Associação de Apoio aos Surdos de Joinville e RegiãoEmail: [email protected]: Associação de Apoio aos Surdos de JonvilleFone recados: Neusa Boldt (47) 996177859

AASJLLE defende instituição de Escola Bilíngue para SurdosThiago Antonio Fagundes de OliveiraPresidente da Associação de Apoio aos Surdos de Joinville

16 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Apoio aos surdos

Page 10: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

NOVA ETAPA DA CORRIDA DO BEMNo dia 07/05/2017 ocorreu o SESI Corridas do Bem etapa Joinville.

O evento foi realizado no Perini Business Park e teve 1929 participan-tes na prova de 5 quilômetros, 10 quilômetros e caminhada. A vence-dora na modalidade feminina foi a Fisioterapeuta da ADEJ, Mariana Renina Arins.

Além de proporcionar alegria e saúde, o SESI Corridas do Bem, em parceria com a ADEJ, tem o propósito de destinar uma parte das inscrições para entidades beneficentes.

Este ano o Projeto Força do Lacre foi escolhido pelo SESI para ser o beneficiado. Foram doados R$ 12.402,00 à ADEJ para a campanha, recursos que foram usados para a compra de 12 cadeiras de rodas doadas a portadores de necessidades especiais de Joinville.

EXEMPLO DE PARCERIA E SOLIDARIEDADE

Em reunião realizada com a participa-ção do Presidente da ADEJ, Sergio Luiz Bar-reto de Sá, a Sociedade Beneficente e Cul-tural A ROMÃ, presidida pela Sra. Justina Inês Machado Schultz, passou a presidência para a Sra. Eliane Balbinot, que assumirá proximamente como nova presidente.

O Presidente da ADEJ agradeceu, du-rante a reunião, A ROMÃ pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados à causa da solidariedade humana, solicitando à nova presidente e sua diretoria, que se encontra-va reunida, a continuidade do apoio para os eventos, projetos e oficinas da ADEJ.

Em resposta, as dirigentes de A ROMÃ comprometeram-se em dar continuidade à “parceria que vem brilhantemente dan-do certo”, segundo Barreto. Como primeiro desafio, ficou agendado o churrasco de con-fraternização e comemoração dos 34 anos da ADEJ, no dia 15/07/2017, na Sociedade Beneficente Cruzeiro Do Sul, na Rua Dona Francisca nº 1050.

“Gostaríamos de poder contar com a Solidariedade Humana das pessoas de bem que nutrem dentro de si o espirito de Fé, Amor e Caridade”, disse o presidente da ADEJ. “Tornando-se os verdadeiros Obrei-ros da Construção Social pelo Exemplo, re-conhecendo a relevância do nosso trabalho na busca de atender aos Deficientes Físicos na conquista dos seus direitos fundamen-tais e da cidadania. Fica o nosso muito obri-gado à Sociedade Beneficente e Cultural a Romã, Sociedade Beneficente Cruzeiro do Sul e toda a comunidade Maçom.”

Eventos CAFÉ LITERÁRIO

CENAS DO BIG BAZAR NA ADEJ REALIZADO EM 08/04/2017

18 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Page 11: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

• Oferta para sócios ADEJ ou familiares.• Bônus na entrada R$ 3.000,00.• Bônus das taxas de escritura R$ 3.000,00.• Entrada super facilitada ou somente FGTS.• Subsídio minha casa minha vida.

Apartamento especialpara pessoas especiais

FAÇA SUA PROPOSTA!Nós queremos lhe ajudar.

(47) 99937-0337www.casaplana.com.br

C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

33211-anuncio jornal adej.pdf 1 18/05/17 09:27

"Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto”. Rm 7.15

Entendo perfeitamente estas palavras do após-tolo Paulo. Ele revela sua incompreensão so-bre si mesmo, seus pensamentos, sentimentos

e até mesmo atitudes que vinham à tona em deter-minados momentos e para os quais ele não tinha uma explicação plausível do por que agiu daquela maneira.

Ao ler suas palavras me identifico com ele, pois muitas vezes também passo por isto. Aliás, creio que esta não é uma realidade somente na vida dele ou minha, mas também de muitos cristãos sinceros.

O modo de agir, pensar e sentir está condiciona-do a uma série de eventos que se somam, diminuem, multiplicam e/ou se dividem, como um reflexo de autopreservação e defesa, muitas vezes destituídos de uma racionalização inicial. Agimos por impul-so, falamos sem pensar, somos invadidos por sen-timentos que, às vezes, são frutos do momento, da circunstância, do sentimento das pessoas que estão ao nosso redor.

Ao estudar as cartas de Paulo vemos que seu de-sejo sincero e verdadeiro era ser bênção na vida de outras pessoas; era poder ajudar, estender a mão, confortar, apontar o bom caminho. Também era re-fletir a imagem de Cristo e reproduzir suas palavras, gestos e pensamentos. Porém, também fica evidente sua luta contra o “velho homem”, sua arrogância e autossuficiência. Suas cartas, mais o livro de Atos dos Apóstolos, revelam as fraquezas de Paulo, seus julgamentos precipitados (JoãoMarcos), seus “en-treveros” com os companheiros de ministério (Bar-nabé, Pedro, e outros), sua dureza de coração e, al-gumas vezes, até mesmo falta de misericórdia. Ele atribuía estas falhas à força do pecado que atuava em sua velha natureza que, teimosamente, queria

voltar a imperar em sua vida. Mais uma vez compar-tilho de suas experiências, e reconheço que meus se-melhantes também sofrem do mesmo mal. É como disse Isaías: “Então, disse eu: ai de mim! Estou perdi-do! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!”.

Por mais que seja desejo de todo cristão viver o evangelho divino de forma santa e pura - intensa e in-tegralmente, por vezes agem de forma incompreen-sível, oposta àquela que entendem ser da vontade de Deus. Quando menos esperam, falam palavras duras àqueles que mais amam; julgam seus semelhan-tes com a dureza própria de corações insensíveis ou, quiçá, de pessoas que nem tem coração (como se isso fosse possível); além disto, abandonam sem qualquer sombra de remorso ou compaixão àqueles que discordam de suas idéias e princípios. É a força do pecado que atua em nós, que nos envilece e nos torna egocêntricos. Força que não podemos vencer, quebrar, anular somente com atitude ou querer.

Paulo sabia que a resposta não estava nele – em suas próprias forças e recursos. Ele sabia que Jesus era a solução para efetivamente libertá-lo da força do pecado. Como Paulo, eu e você precisamos de Jesus. Precisamos da graça do Cordeiro de Deus, da ação restauradora de seu perdão, da concessão de sua energia divina para preencher nosso ser, a fim de que, pelo seu poder, possamos enfrentar e ven-cer nosso homem interior, mortificando-o para que Cristo cresça cada vez mais em nós. Desta forma, ainda que não consigamos nos compreender como queríamos, podemos entender e confiar no amor de Jesus, descansar em sua graça, revitalizar nossa fé no Senhor da glória. Ele nos compreende, entende, ama, aceita e acolhe, mesmo quando nós mesmos nos vemos detestáveis pelas atitudes incompreensí-veis que temos.

Graças a Deus por isto.

LIVRANDO DO PECADORev. Joel Lino Lemes

Pastor da Igreja Presbiteriana de Joinville

21Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Artigo

Page 12: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

Conquistas

Anália Aparecida Leizviski, 52 anos

'SUPEREI A DEPRESSÃO E RECUPEREI MEU EQUILÍBRIO'

O médico do hospital São Jose hospital mu-nicipal, me indicou para me associar na ADEJ, pois a instituição oferecia serviços sociais e te-rapêuticos.

Desde aquela data, ou seja, desde 2010, nun-ca parei de frequentar a ADEJ.

A ADEJ me faz sentir muito bem, como se es-tivesse na minha casa, aqui nós somos uma grande família.

Hoje participo do grupo de convivência Amarradinho e Pintura em tecido, com apoio da psicóloga Andrea e da te-

rapeuta ocupacional Juliani, bem como do Gru-po de Teatro com o apoio técnico do Walmir Ca-pim. Faço também terapia com a fisioterapeuta da ADEJ.

Deixo, assim, meu obrigada à ADEJ por me acolher em momentos da minha vida, os quais foram muito difíceis, com o falecimento da mi-nha mãe e a amputação da minha perna direita, tive todo o apoio dos profissionais e de outros associados.

Desta forma não necessitei usar medicação para depressão e também pude recuperar meu equilíbrio, o que diminui bastante minhas que-das.

Ando atualmente com apoio de muletas e es-tou sempre disposta e em alto astral, me sinto muito feliz. A ADEJ ajudou a me reerguer.

Carlos FariasEx-Presidente da ADEJ

Valmir Neitsch CapimTeatrólogo

Kátia EscudeiroServiços Gerais

Andréa E. MartinsPsicóloga

HOMENAGEM PÓSTUMA A ANADELIA, A NOSSA GERENTE ADMINISTRATIVA

É com muito pesar que in-formamos a morte de nossa colaboradora em 24 de feve-reiro de 2017, Anadelia de Car-valho. A sua morte nos pegou de surpresa e a levou de nós repentinamente. Neste mo-mento de consternação e dor, só nos cabe pedir à Deus que lhe ilumine dê paz, e que Deus dê conforto espiritual à sua fa-mília para que possa enfrentar esta perda com saudade e re-

signação. A Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem, mas que se sente e nos leva à direção onde Deus nos acolhe, Heb, 11:1. Ao nos despedirmos, é a fé que nos fortalece, para continuidade da missão, entregando a Deus os nossos passos e tendo a certeza da existência da vida eterna, na Casa do Pai.

“As pessoas boas não morrem, ficam encantadas.” (Guimaraes Rosa). A morte é um fato inevitável, é ain-da o maior mistério para todos, mas só o Amor de Deus é capaz de aliviar esta angustia e nos dar a sustentação para continuar vivendo e prosseguindo no cumprimento da missão pessoal.

Jesus Cristo foi contundente e enfático ao afirmar: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim nunca morrerá.” ( João 11: 25 e 26 ).

Fica aqui registrado nosso reconhecimento por você, Anadelia, ter sido uma profissional eficiente. Passamos por esta dor profunda, pois perdemos uma guerreira, que acreditou em seus princípios e valores. Mas mante-remos acesa a lembrança da tua passagem pelos nossas vidas, cremos que Deus a convidou para a Glória Celeste, onde tem morada seus escolhidos e servos fiéis.

Sua missão foi cumprida e sua lembrança será eter-nizada na ADEJ. A única certeza que fica é que, você já esta no descanso do Senhor Deus.

Lei 13.409/2016 institui cotas para pessoas com deficiência em universidades federais

As pessoas com deficiência já podem ser incluídas no programa de cotas de insti-tuições federais de educação superior, que já contempla estudantes vindos de escolas públicas, de baixa renda, negros, pardos e indígenas.

É o que estabelece a Lei 13.409/2016, sancionada em 28/12/2016), pelo Pre-sidente Michel Temer, em vigor desde 29/12/2016 com a publicação no Diário Oficial da União.

O texto altera a lei que instituiu as cotas no ensino superior federal (Lei 12.711/2012). Atualmente, as instituições federais de educação superior reservam no mínimo 50% de suas vagas nos cursos de graduação, por curso e turno, para estu-dantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Den-tro dessa cota, 50% das vagas deverão ser reservadas a estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.

As cotas são preenchidas, ainda, de acordo com a proporção de autodeclarados pretos, pardos e indígenas na população da unidade da federação (estados ou DF) em que a instituição se encontra. A nova lei acrescenta as pessoas com deficiência a essa cota, que também será regida pela proporcionalidade em relação à popula-ção, medida pelo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Foi mantida a previsão de revisão da po-lítica de cotas no prazo de dez anos a partir da lei que instituiu o programa, ou seja, em 2022.

Ana Claudia MedeirosComunicação Social

Jackson A. da SilvaManutenção

Alcino MachadoColaborador

Silvana Maria PerettiDiretora de Projetos

22 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017 23Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

“DEUS AMA QUEM DÁ COM ALEGRIA. ESTAR INSERIDO EM

UMA COMUNIDADE NÃO BASTA, É PRECISO INTERAGIR COM RESPONSABILIDADE SOCIAL."

NOSSA CONTA PARA DOAÇÃO: BB - Ag 5214 - C/C 7888.000-6

Colaboradores

Page 13: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

ADEJ - RESULTADO FINANCEIRO MENSALJANEIRO DE 2017

ENTRADAS

Saldo R$ 7.632,90

1 Doações Pessoas Juridicas ***

2 Doações Pessoas Fisicas R$ 129,10

3 Estacionamento Arena ***

4 Estacionamento Prefeitura R$ 6.781,96

5 Estacionamento HDH R$ 8.219,45

6 SAS R$ 7.400,00

7 Atendimentos ADEJ R$ 4.490,00

8Locação / Bazar / Passe / Carteirinha/ Contrib. ADEJ

R$ 1.555,00

Total Entradas R$ 36.208,41

SAIDAS

21 Salários e Encargos ( FGTS/GPS/PIS) R$ 22.564,00

22 Férias e Rescisões /13º salario R$ 8.345,00

23 Vale Transporte R$ 856,00

24 Impostos / Taxas e Parcelamentos R$ 317,59

25 Luz / Água / Coleta de lixo ***

26 Tel fixo / Celular R$ 466,04

27 Material Terapeutico ***

28 Material Escritório / Manutenção R$ 508,94

29 Cartório / Correio ***

30 Material Limpeza ***

31 Manut. e Conservação Predial/Arena R$ 592,44

32 Combustiveis R$ 80,00

33 Cozinha ***

34 Prestadores de Serviços R$ 75,00

35 Honorário Ação Contabilidade ***

36 Felej ***

37 Diversos (pag. Emprest. Barreto) R$ 1.500,00

38 Despesas Bancárias R$ 264,60

Total Saídas R$ 35.569,61

Resultado do Mês R$ 638,80

Saldos em Conta Janeiro

Banco do Brasil - Ag. 5214-0 R$ 577,13

Banco do Brasil - Ag. 38-8 - SAS ***

Caixa Adej R$ 61,70

Sicoob - Ag. 3269-7 ***

Sicredi - Ag. 2602 ***

Sergio Luiz Barreto de Sá - Presidente André Luiz Andreazza - Tesoureiro

ADEJ - RESULTADO FINANCEIRO MENSALMARÇO DE 2017

ENTRADAS

Saldo R$ 12,70

1 Doações Pessoas Juridicas R$ 2.220,00

2 Doações Pessoas Fisicas R$ 10.216,85

3 Estacionamento Arena R$ 13.303,00

4 Estacionamento Prefeitura R$ 6.781,96

5 Estacionamento HDH R$ 9.000,00

6 SAS R$ 8.029,00

7 Atendimentos ADEJ R$ 5.850,00

8Locação / Bazar / Passe / Carteirinha/ Contrib. ADEJ

R$ 1.217,00

Total Entradas R$ 56.630,51

SAIDAS

21 Salários e Encargos ( FGTS/GPS/PIS) R$ 32.387,69

22 Férias e Rescisões /13º salario R$ 6.134,40

23 Vale Transporte R$ 1.384,00

24 Impostos / Taxas e Parcelamentos R$ 4.396,79

25 Luz / Água / Coleta de lixo R$ 897,01

26 Tel fixo / Celular R$ 635,25

27 Material Terapêutico R$ 232,74

28 Material Escritório / Manutenção R$ 1.136,87

29 Cartório / Correio ****

30 Material Limpeza ****

31 Manut. e Conservação Predial/Arena R$ 268,62

32 Combustiveis R$ 384,74

33 Cozinha ****

34 Prestadores de Serviços R$ 885,41

35 Honorário Ação Contabilidade R$ 1.400,00

36 Felej R$ 1.147,06

37 Diversos (Emprest. Barreto/reemb. hdh) R$ 2.233,54

38 Representação presidência R$ 160,00

39 Despesas Bancárias R$ 237,95

Total Saídas R$ 53.922,07

Resultado do Mês R$ 2.708,44

Saldos em Conta Março

Banco do Brasil - Ag. 5214-0 R$ 2.708,71

Banco do Brasil - Ag. 38-8 - SAS R$ 0,00

Caixa Adej (troco para arena) R$ 760,00

Sicoob - Ag. 3269-7 ***

Sicredi - Ag. 2602 ***

Sergio Luiz Barreto de Sá - Presidente André Luiz Andreazza - Tesoureiro

ADEJ - RESULTADO FINANCEIRO MENSALFEVEREIRO DE 2017

ENTRADAS

Saldo R$ 577,13

1 Doações Pessoas Jurídicas R$ 60,00

2 Doações Pessoas Físicas R$ 5.957,00

3 Estacionamento Arena R$ 7.816,75

4 Estacionamento Prefeitura R$ 6.781,96

5 Estacionamento HDH R$ 9.000,00

6 SAS R$ 7.400,00

7 Atendimentos ADEJ R$ 5.160,00

8Locação / Bazar / Passe / Carteirinha/ Contrib. ADEJ

R$ 1.295,00

Total Entradas R$ 44.047,84

SAIDAS

21 Salários e Encargos (FGTS/GPS/PIS) R$ 33.579,46

22 Férias e Rescisões /13º salario ***

23 Vale Transporte R$ 1.320,00

24 Impostos / Taxas e Parcelamentos R$ 3.728,37

25 Luz / Água / Coleta de lixo R$ 462,01

26 Tel fixo / Celular R$ 210,29

27 Material Terapeutico ***

28 Material Escritório / Manutenção R$ 123,00

29 Cartório / Correio R$ 6,65

30 Material Limpeza ***

31 Manut. e Conservação Predial/Arena R$ 591,00

32 Combustiveis R$ 454,32

33 Cozinha ***

34 Prestadores de Serviços R$ 350,00

35 Honorário Ação Contabilidade ***

36 Felej R$ 358,47

37 Devolução para S.A.S R$ 247,44

38 Diversos (Empr. Barreto/Arena/Anadelia) R$ 1.756,03

39 Despesas Bancárias R$ 134,75

Total Saídas R$ 43.321,79

Resultado do Mês R$ 726,05

Saldos em Conta Fevereiro

Banco Brasil - Ag. 5214-0 R$ 12,70

Banco do Brasil - Ag. 38-8 - SAS ***

Caixa Adej R$ 713,35

Siccob - Ag. 3269-7 ***

Sicredi - Ag. 2602 ***

Sergio Luiz Barreto de Sá - Presidente André Luiz Andreazza - Tesoureiro

ADEJ - RESULTADO FINANCEIRO MENSALABRIL DE 2017

ENTRADAS

Saldo R$ 2.708,71

1 Depósito do troco Arena R$ 600,00

2 Evento Bazar e Rifa R$ 6.196,00

3 Doações Pessoas Juridicas R$ 1.439,15

4 Doações Pessoas Físicas R$ 512,00

5 Estacionamento Arena R$ 8.825,00

6 Estacionamento Prefeitura R$ 6.781,96

7 Estacionamento HDH R$ 9.000,00

8 SAS R$ 7.979,20

9 Atendimentos Adej R$ 6.575,00

10 Locação/Bazar/Passe/Carteirinha/Contrib.ADEJ R$ 2.878,00

Total Entradas R$ 53.495,02

SAIDAS

21 Salários e Encargos (FGTS/GPS/PIS) R$ 38.493,22

22 Férias e Rescisões /13º salario R$ 5.544,25

23 Vale Transporte R$ 888,00

24 Impostos / Taxas e Parcelamentos R$ 660,53

25 Luz / Água / Coleta de lixo R$ 652,94

26 Tel fixo / Celular R$ 216,30

27 Material Terapêutico R$ 43,20

28 Material Escritório / Manutenção R$ 98,32

29 Cartório / Correio ***

30 Material Limpeza R$ 7,99

31 Manut. e Conservação Predial/Arena ***

32 Combustiveis R$ 510,00

33 Cozinha R$ 10,49

34 Prestadores de Serviços R$ 645,00

35 Honorário Ação Contabilidade R$ 1.400,00

36 Felej R$ 753,67

37 Diversos (pag. Empr. Barreto) R$ 1.792,74

38 Despesas bancárias R$ 213,35

39 Representação presidência R$ 95,00

Total Saídas R$ 52.025,00

Resultado do Mês R$ 1.470,02

Saldos em Conta Abril

Banco Brasil - Ag. 5214-0 R$ 878,41

Banco do Brasil - Ag. 38-8 - SAS ***

Caixa Adej R$ 594,00

Siccob - Ag. 3269-7 ***

Sicredi - Ag. 2602 ***

Sergio Luiz Barreto de Sá - Presidente André Luiz Andreazza - Tesoureiro

25Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

24 Revista ADEJ AÇÃO E CIDADANIA n.° 4 - Janeiro-abril/2017

Demonstrativos financeiros Demonstrativos financeiros

Page 14: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides
Page 15: Revista TRANsPORTE EFICIENTE ADEJ REVISTA DA … · PRESIDENTE: Professor Sergio Luiz Barreto de S ... CONSELHEIROS: Flávio Luiz Beccon Brustoloni, Rafael Schumacher Lisot, Erotides

TRANsPORTE EFICIENTE

Solidariedade Humana

Fé, Amor e

Caridade

RevistaADEJAÇÃO E CIDADANIA

REVI

STA

DA A

SSOC

IAÇÃ

O DO

S DE

FICI

ENTE

S FÍ

SICO

S DE

JOI

NVIL

LE -

Ano

II -

Nº 4

- J

anei

ro-a

bril

de 2

017