revista prestando contas 2011 deputado kennedy nunes

28
PRESTANDO CONTAS 2011 Um novo partido, uma nova etapa e a vontade de sempre.

Upload: misael-g-canuto-junior

Post on 14-Mar-2016

223 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

PRESTANDO CONTAS2011

Um novo partido, uma nova etapa e a vontade de sempre.

Page 2: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

2

Expediente: Prestação de Contas do Deputado Kennedy Nunes – Ano II do Mandato 2009-2013 / Distribuição gratuita / Quantidade: 10 mil exemplares / Textos: Jura Arruda / Diagramação: Michelline Móes / Fotos: Misael Canuto, Josias Gaspar e Jura Arruda / Contatos: Rua Fernando de Noronha, 220 – Joinville/SC / (47 3028-3111) / [email protected] / [email protected] / Twitter: @deputadokennedy / @com_kennedy / facebook.com/deputadokennedy / Site: www.knunes.com.br / Jornalista responsável: Fernanda Witeze, JP 3226 SC

O atual mandato do Deputado Kennedy está diferente do anterior. Um pouco por fazer parte, agora, da base aliada, outro tanto por presidir a Comissão de Proteção Civil, proposta por ele próprio no final do ano passado e instalada no início deste ano. As atividades se multiplicaram e as viagens também.

Além das viagens à Suíça e à China para tratar de assuntos da Defesa Civil, Kennedy viajou ao Uruguai, Brasília e Piracicaba de onde trouxe novas ideias e projetos para o estado. Na Alesc, o deputado encaminhou 94 proposições este ano, sendo 17 Indi-cações, duas Moções, seis Pedidos de Infor-mação, 48 Requerimentos, dois Projetos de Resolucão e 19 Projetos de Lei. Entre eles, o PL 0056.6/2011 que institui a criação de

Grupos Locais de Prevenção e Combate a Acidentes e Catástrofes nos muncípios de Santa Catarina.

Das viagens, além de corroborar com a integração do comércio internacional e a vinda de investimentos para o estado, Kennedy tem pinçado bons projetos por onde passa e trazido para debate no Legislativo, nas Secretarias de Estado e entre empresários e cidadãos comuns. Da viagem a Piracicaba, por exemplo, trouxe projetos econômicos e eficazes de viadutos e elevados. A cidade de Joinville, base eleitoral de Kennedy, vem sofrendo com a falta de mobilidade urbana e os viadutos e elevados parecem ser a melhor opção para desafogar o trânsito em vários pontos da cidade.

UM MANDATO DE PROPOSIÇÕES, VIAGENS E DESCOBERTAS

Editorial

Investimentos para SC e catástrofes climáticas na pauta de Kennedy

Page 3: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

3

Em setembro, Kennedy protocolou na Alesc dois Projetos de Lei que visam a corri-gir injustiças durante a renovação da Cartei-ra Nacional de Habilitação. O inusitado é que as ideias para os Projetos de Lei surgiram durante um dos passeios de bicicleta que o deputado costuma fazer em sua cidade, Joinville.

Segundo o deputado, foi um joinvilense de 86 anos, o Sr. Nóbrega, que levantou o debate sobre o tema. “Por que quando com-pleto 65 anos, meu exame médico da CNH é válido por três e não cinco como é normal, se o preço que pago é o mesmo?” Kennedy

concordou e imediatamente acionou sua equipe técnica para preparar um Projeto de Lei que reduza o valor para idosos. Trata-se do PL./0413.7/2011, que fixa em 50% o pagamento de taxas estaduais, relativas à renovação de carteira nacional de habili-tação, às pessoas com idade igual ou supe-rior a 65 anos.

Ainda a respeito da CNH, o depu-tado protocolou o PL./0414.8/2011, que suspende e anula os efeitos de multas de trânsito por carteira vencida, aplicadas a motoristas que protocolaram em tempo há-bil a documentação necessária à renovação

da carteira de motorista e que, por atraso do próprio Estado, ainda não recebeu a nova CNH.

Kennedy comentou ainda sua felicidade em poder apresentar projetos oriundos da população, “Isso me faz sentir um ver-dadeiro representante do povo. Me faz muito bem”, concluiu.

PASSEIO DE BICICLETA QUE VAI DAR NA ALESC

As leis que vem do povo

Muitos projetos de lei nascem em conversas de esquina.

Page 4: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

4

O Deputado Kennedy Nunes conseguiu incluir, no final de 2010, o valor de 7 milhões no orçamento do Plano Plurianual para Construção de elevados na cidade de Joinville/SC. No entanto, por falta de projetos por parte da prefeitura, o valor não foi utilizado. “O dinheiro estava previsto no PPA, só era preciso executar. Mas parece que a prefeitura não tem interesse em realizar essas obras. Não pode o trânsito de Joinville parar por falta de ação do governo”, comentou Kennedy.

Entenda melhor o caso, em matéria publicada no site: www.knunes.com.br

Em setembro, o governador Raimundo Colombo esteve em Joinville e definiu que

seriam repassados R$ 700 mil ao Hospital Muncipal São José (HMSJ) para compra de equipamentos, no entanto, em novembro, a prefeitura ainda não havia repassado os documentos necessários para a liberação da verba pela Secretaria de Saúde do Estado. Kennedy, mais uma vez se mostrou indignado com a falta de comprometimento do prefeito e comentou: “Fazemos nosso trabalho em Florianópolis, buscando recursos e negociando investimentos na cidade, mas não podemos entrar no gabinete do prefeito e fazer as coisas andarem. Em Joinville, o Executivo simplesmente não executa. Perdemos todos”.

SETE MILHÕES PARA ELEVADOS

FALTA DE DOCUMENTOS ATRASA REPASSE DE 700 MIL AO HOSPITAL SÃO JOSÉ

Investimentos

Kennedy está indignado com falta de ação da prefeitura de Joinville

Piracicaba usa projetos inovadores e recursos próprios

Page 5: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

5

O governador Raimundo Colombo esteve em Joinville no dia 21 de outubro, quando assinou financiamento de 10,7 milhões do Banco de Desenvolvimento de Santa Catarina (Badesc) para pavimentação de 21 ruas de Joinville. No entanto, este valor só é repassado à prefeitura mediante apresentação de projetos, o que ainda não aconteceu. Irritado com a falta de empenho do atual prefeito, Kennedy aponta outras perdas de verbas da cidade, como os 7 milhões para elevados e os 700 mil para o Hospital São José.

A liberação do dinheiro é feita por etapas, no entanto não há nenhum projeto pronto para a liberação da primeira parte do dinheiro. Kennedy esteve no Badesc um mês depois da

assinatura do financiamento e recebeu a informação de que o dinheiro ainda não havia sido liberado, “porque a prefeitura não apresentou nenhum projeto”, repassou Kennedy.

PREFEITURA DE JOINVILLE DEIXA DE ASFALTAR 21 RUAS POR FALTA DE PROJETOS

Prefeitura alegou não saber se repasse viria

mesmo.

Page 6: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

6

Acadêmicas do 5o semestre do curso de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina, do pólo de Balneário Camboriú entregaram ao deputado Kennedy Nunes (PSD) o projeto da campanha “Nota Santa” que tem o objetivo de estimular a criação no Estado de Santa Catarina de campanha que gere recompensa financeira aos solicitantes de Nota Fiscal de ICMS.

O deputado considerou o projeto muito bom e parabenizou as acadêmicas em sessão do plenário. “Elas desenvolveram um processo muito interessante de inteligência política”, disse Kennedy, que levou o projeto ao Executivo para análise.

Em agosto, o Deputado Kennedy Nunes (PSD) formalizou no Ministério Público de Santa Catarina denúncia de irregularidade no serviço de guincho no norte do estado. A decisão do deputado se deu após receber resposta ao Pedido de Informação – PIC 0002.0/2011, no qual arguia sobre a forma de contratação do serviço pelo Estado, bem como se os proprietários dos guinchos, por lei, se tornam fiéis depositários. Aliado a isso, a informação de uma irregularidade em São Francisco do Sul, que inclui cobrança indevida de guarda de bem, levou Kennedy a impetrar ação.

Segundo documento protocolado no Ministério Público, não se consegue identificar as empresas licitadas em Joinville para os serviços de guincho, uma vez que

as mesmas se negam a emitir notas fiscais pelos serviços prestados. Para Kennedy, a negativa de emitir notas fiscais se dá por conta da falta de recolhimento dos devidos tributos aos cofres do estado. O Promotor Genivaldo da Silva recebeu a denúncia.

KENNEDY FAZ DENÚNCIA CONTRA GUINCHOS

DEPUTADO KENNEDY APOIA PROJETO “NOTA SANTA”

Em ação

Promotor Genivaldo (ao fundo) acatou pedido.

Page 7: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

7

Em novembro, o deputado Kennedy Nunes se encontrou com o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador José Trindade dos Santos para solicitar a instalação de duas novas varas na cidade de Joinville, a 3a Vara da Fazenda e a 7a Vara Cível. Trindade confirmou a Kennedy que no dia 19 de janeiro, às 10h acontecerá a instalação das varas em Joinville. Cada vara da cidade tem cerca de 7,5 mil processos e com a transferência para as novas varas, o número será reduzido para 5 mil.

Comenda para o Des. TrindadeNo dia 12 de dezembro, em sessão

solene na ALESC, o Desembargador José Trindade dos Santos, recebeu a Comenda da Assembleia Legislativa. A Comenda tem o objetivo de homenagear pessoas físicas e jurídicas que no campo de suas atividades realizam ações relevantes e de destaque no Estado. Kennedy comentou sua indicação lembrando que “o presidente é recordista em instalações em Joinville, com seis varas, contando as que serão instaladas em janeiro”.

DUAS NOVAS VARAS PARA JOINVILLE EM JANEIRO

Kennedy Nunes em audiência com o Presidente do TJ/SC, Desembargador José Trindade dos Santos

Page 8: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

8

O deputado Kennedy Nunes (PSD) protocolou no dia 09 de novembro, o Projeto de Lei No 0494.2/2011, que obriga a realização do exame de oximetria de pulso em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Estado de Santa Catarina.

A Oximetria de Pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia

congênita grave que coloca em risco a vida da criança. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação de problema cardiológico é então aprofundada.

Seis proposições do Deputado Kennedy Nunes (PSD) foram aprovadas na Assem-bleia Legislativa de Santa Catarina, dois Requerimentos e quatro Indicações que solicitam de prorrogação e parcelamento de impostos e contas de luz a abertura de empréstimos para empresas atingidas pelas enchentes de Setembro em Santa Catarina. Kennedy é presidente da Comissão de Pro-teção Civil e tem voltado suas atenções para os desastres naturais cada vez mais frequentes no estado. Por sua iniciativa, a Escola do Legislativo ao lado do CEPED da UFSC oferecerão uma oficina de Comuni-

cação para imprensa e fontes com o objetivo de otimizar a busca por informações e criar a Cultura de Risco para substituir a Cultura de Desastre, e assim, mais do que noticiar tragédias, gerar pautas de informação de riscos.

PL OBRIGA EXAME DE OXIMETRIA EM RECÉM-NASCIDOS

POR ESTRAGOS, SEIS PROPOSIÇÕES APROVADAS

Proposições

Kennedy acompanhou de perto o trabalho da Defesa Civil

Page 9: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

9

No dia 15 de setembro de 2011, foi aprovado o Projeto de Lei 373/2011, que institui o Programa Juro Zero. Este programa, de origem do Executivo, atenderá aos microempreendedores individuais (MEIs), com receita bruta anual de no máximo R$ 36 mil. Há em Santa Catarina cerca de 50 mil MEIs, que poderão tomar emprestado até R$ 3 mil e pagar em até oito parcelas. Caso paguem as sete primeiras em dia, serão isentados do pagamento da última, que será

de responsabilidade do Governo do Estado. Essa modalidade de empréstimo é

feita através do BADESC. O Deputado Kennedy justificou seu voto: “Votei a favor, porque a gente sabe da dificuldade que os microempreendedores enfrentam e toda forma de ajuda é bem vinda. Estamos falando de 50 mil microempreendedores, esse número tem um impacto enorme na economia do Estado”.

KENNEDY APROVA JURO ZERO PARA EMPREENDEDORES

Kennedy votou a favor de microempresários por entender dificuldades

Page 10: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

10

Há uma teoria que surgiu em meados dos anos 1920, criada por Edwin Hubble que afirma que o mundo está em expansão. Estamos falando de astronomia, mas poderíamos usar esta teoria como metáfora à mente humana, visto que nosso conhecimento se expande de forma constante e ininterrupta. Como político, também tenho ampliado meu conhecimento ao longo dos anos, nem sempre de forma fácil, mas valorizando cada aprendizado.

Vivi uma bela história com o Partido Progressista, venci eleições, e cada vez conquistando mais votos. Fizemos bom papel nas últimas eleições à prefeitura de Joinville e fui o deputado mais votado do partido no estado em 2010. Mas meu mundo está em expansão e não posso esperar que o partido avance na mesma velocidade. A ruptura com o prefeito de Joinville era uma questão de honra e um passo gigante rumo a uma nova expansão, a abertura de novos rumos, mas eu tive que seguir esse caminho

sozinho, porque o Partido Progressista não percebeu a importância de seguir seu próprio caminho. Felizmente uma nova porta se abriu para mim, o PSD, um partido com novo fôlego, com novas ideias, com um desejo incrível de expandir sua atuação para o bem da sociedade.

Acredito, e muito, nesta sigla e na possibilidade de crescermos juntos e realizarmos um grande trabalho tanto no Legislativo quanto no Executivo. É um partido que nasce forte, que nasce plural e que tem um propósito bem definido: governar com o povo. A expansão precisa se dar em comunhão. Essa comunhão começou com a criação do PSD e vai se expandir com a participação da sociedade. Este é o rumo, este é o momento.

UM NOVO RUMO

TOTAL: 96 PROPOSIÇÕES17 Indicações

02 Moções

06 Pedidos de Informação

02 Projetos de Resolução

48 Requerimentos

19 Projetos de Lei

PLACAR MANDATO 2011

Page 11: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

11

Desde Julho, uma série de laboratórios de informática está sendo instalada em várias cidades de Santa Catarina. Trata-se do Projeto Passaporte Digital, idealizado pelo deputado Kennedy Nunes para prover as comunidades mais carentes de cursos de internet gratuitos, voltados a pessoas de todas as idades.

O Projeto utiliza verba do Fundo Social, através de subvenção. Os laboratórios seguem o mesmo padrão e contam com

cinco computadores equipados com HD de 500 gigabytes cada, tela de 20,5 polegadas, webcam e sistema Windowns original, além de impressora e softwares livres, como o Dosvox, que permite ao deficiente visual participar do curso.

O programa tem recebido muitas inscrições em todas as cidades em que foi instalado, principalmente de pessoas da 3a idade, que têm família longe e encontraram na internet, a oportunidade de se aproximar de filhos, irmãos e netos, virtualmente.

PASSAPORTE DIGITAL INAUGURA LABORATÓRIOS EM SC

Ações Sociais

Idosos são maioria nos cursos do Passaporte Digital

Acompanhe na próxima página os laboratórios já

instalados em Santa Catarina.

acompanhe o Kennedy na internet

deputadokennedy.tumblr.com facebook.com/deputadokennedy

knunes.com.br

@deputadokennedy

Se você tem um BlackBerry, pode se comunicar com o deputado pelo BBM, através do piN - 220Da283

Page 12: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

12

Fotos Programa Passaporte Digital

PPD Camboriú - Lar Maternal Bom Pastor PPD Içara - Colégio Pedro Valentim Monteiro

PPD Itajaí - Asilo Dom Bosco PPD Jaguaruna - Associação Ombro Amigo

PPD Joinville Floresta - Associação de Moradores São Francisco de Assis

PPD Camboriú - Lar Maternal Bom Pastor PPD Içara - Colégio Pedro Valentim Monteiro

PPD Joinville - Associação Laços de Solidariedade

Page 13: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

13

PPD Xanxerê - Sociedade Amor de Deus

PPD Lauro Muller - Associação Bom Samaritano PPD Pinhalzinho - Centro Social e Benefi cente Shalon

PPD S. Miguel do Oeste - Associação Criança Feliz PPD São Francisco do Sul - O Bom Samaritano

PPD Xanxerê - Sociedade Amor de Deus

PPD`S QUE SERÃO INSTALADOS:ASSISTÊNCIA SOCIAL E EDU. ROSA DE SARON BARRA DO SUL CONSELHO COMUNITÁRIO DO BAIRRO IRIRIÚ - JOINVILLEAPISCAE - JOINVILLEASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE O SAMARITANO - PALMITOSASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE ARNE JOHNSSON DE XANXERE ASSOCIAÇÃO B. C. O BOM SAMARITANO DE SUL DO BRASIL COMUNIDADE TERAPEUTICA ROSA DE SARON - JOINVILLEINSTITUIÇÃO BETHESDA - JOINVILLEINSTITUTO FRANCESCO ZOMER - ORLEANSSOCIEDADE ASSISTENCIAL SOCIAL E CULTURAL VIDA FELIZ - FRAIBURGOCENTRO ASSISTENCIAL EBENEZER - MELEIROCENTRO ASSISTENCIAL E EDUCACIONAL BETESDA - LEBON RÉGISASSOCIAÇÃO BETANIA - SÃO JOSE DO CEDROASSOCIAÇÃO BEM. SOCIAL EDUC. E CULTURAL APRISCO - SÃO JOSE DO CEDROASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE AMOR E AÇÃO - IÇARAA. BENEF. A.S. EDUCACIONAL CRIANÇA FELIZ - SÃO MIGUEL DO OESTEASSOCIAÇÃO LAR MATERNAL BOM PASTOR - CAMBORIÚASSOCIAÇÃO LAR FELIZ DE SÃO CARLOS ASSOCIAÇÃO MONADA - CRICIÚMAASSOCIAÇÃO KADIZ ESPORTE LAZER - CAMBORIÚASSOCIAÇÃO DE MORADORES E AMIGOS DO BOA VISTA - JOINVILLEASSOCIAÇÃO BENEFICENTE BOM SAMARITANO - SÃO FRANCISCO DO SULASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DEUS PROVERA - APIUNAASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO GUANABARA - JOINVILLEAPAE DE BALNEARIO BARRA DO SUL ASSOCIAÇÃO VIDA - JOINVILLEASSOCIAÇÃO DE MORADORES PARQUE DOUAT - JOINVILLEASSOCIAÇÃO COM. DE ASSIS. SOCIAL E EDUC.AZAF - ATALANTA ASSOCIAÇÃO BENEFICIENTE BETESDA - BARRA VELHA

Page 14: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

14

Nas duas primeiras semanas de Outu-bro, o jornal A Notícia, de Joinville, publicou matérias sobre os possíveis candidatos à Prefeitura da cidade de Joinville. No dia 13, a matéria destacava a história e os planos

de Kennedy Nunes. Veja um pouco do que pensa este deputado nascido em Joinville, que já viajou a várias partes do mundo, mas que não vê lugar melhor para se viver do que sua cidade natal.

“Temos que pensar Joinville como se ela fosse uma capital. (…) Temos que pensar igual a Curitiba e Porto Alegre. Dividir Joinville em cinco subprefeituras que vão administrar suas regiões”.

“Precisamos pensar em elevados e VLTs (Veículos leves sobre trilhos), além de rever o terminal de ônibus no Centro. O cidadão pode trocar de ônibus ao longo dos pontos, sem precisar passar pelo “chiqueirão”

“Precisamos produzir mais na Saúde. Precisamos montar um hospital-escola, se for preciso. Defendo também o cheque-consulta. Vejo o Hospital Infantil como exemplo. Por que não discutir o controle de organizações sociais em outros hospitais?”

“Defendo a criação de uma guarda municipal armada para fazer a fiscalização de trânsito e a segurança patrimonial. Se todo segurança privado está armado, por que o guarda público não pode estar? Temos também que integrar civis e militares”.

“Faltam fiscais. A fiscalização gera respeito e tributos. O saneamento tem que ter continuidade, mas precisa ser repensado”.

“Defendo a transformação da quadra do batalhão em uma cidade cultural, com um grande parque, espaços para apresentações e biblioteca”.

PENSAR JOINVILLE COMO CAPITAL

Joinville Mobilidade

Saúde Segurança

Meio ambiente Lazer e turismo

Matéria especial

Page 15: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

15

“A prioridade é criar vagas na educação infantil. Acho que parcerias podem ser uma alternativa. Quando fui secretário de Desenvolvimento Comunitário, na gestão Freitag, tínhamos as mães crecheiras, dessa forma, o atendimento a uma criança custava quatro vezes menos ao município”.

“Joinville precisa de uma grande reforma administrativa. Seria meu primeiro projeto na prefeitura. Precisamos cortar 50% dos cargos comissionados. Tem que deixar a máquina mais leve e ágil. Como? Criando conselhos consultivos e deliberativos, compostos por representantes da Prefeitura e por cidadãos”.

EducaçãoGestão

Page 16: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

16

A viagem da comitiva do Governo de Santa Catarina à Coreia do Sul e Japão, em outubro, rendeu dividendos ao estado. Durante a estada da comitiva brasileira na Ásia, foi assinado um protocolo de intenção da empresa Yudo, em investir R$ 100 milhões em cinco anos no estado. A empresa trabalha com moldes para injeção de plástico e já investiu 1 milhão de Reais em Joinville, onde mantém escritório e fornece material para ferramentarias. Com plantas de produção em 14 países, a empresa quer que Santa Catarina seja sua central na América

do Sul. “A ideia é construir uma planta mais um complexo industrial no Jardim Sofia, o que vai gerar 250 empregos diretos para a cidade”, comentou o deputado do PSD.

Outra empresa que deve investir por aqui é a LS Tratores, que vai investir R$ 25 milhões em uma fábrica na cidade de Araquari, gerando 150 empregos diretos. “Foi uma viagem extremamente importante, eu fico muito feliz”, comentou Kennedy.

INVESTIMENTO DE R$ 125 MILHÕES EM SC

Viagens

Em maio, o deputado Kennedy Nunes esteve em Genebra, na Suíça, participando da 3a Plataforma Global, um encontro mundial que discute catástrofes e as formas de diminuir seus impactos. Como fez sempre que viajou, o deputado enviou em vídeo, relatórios diários sobre os assuntos tratados. Os vídeos com muitas informações e números mostram que os custos com desastres só tem aumentado no mundo e que a prevenção é o caminho. Acesse os

vídeos no site www.knunes.com, saiba mais sobre os assuntos do encontro e algumas curiosidades que o deputado conta.

RELATÓRIOS NO SITE

Suíça

Delegação do Brasil na Conferência Mundial de Defesa Civil

Page 17: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

17

Em agosto, o Deputado Kennedy Nunes (PSD) participou no Rio de Janeiro de um exercício de simulação de acidente nuclear. O exercício, qua acontece sempre nos anos ímpares, envolveu entidades civis e militares, além de moradores da região de Angra dos Reis. Pessoas que moram em um raio de 5 km da usina se apresentaram como voluntários e foram evacuadas para abrigos em escolas e no Colégio Naval. A convite da Defesa Civil Nacional, o deputado Kennedy, que preside a Comissão de Proteção Civil da Assembleia, participou dos procedimentos e visitou o Centro de Controle da Usina. Através do Twitter, Kennedy narrou as visitas e o exercício, postando inclusive fotos do local.

“O que trago de lá é que nós, quando falamos em exercício de evacuação e prevenção, estamos muito longe do ideal”, falou em discurso no plenário da Alesc. Kennedy também citou a evacuação no Japão quando do Tsunami. “As crianças, quando viram o mar se afastando, correram para longe, porque tinham aprendido na escola que aquilo era sinal de Tsunami. No Brasil, nós iríamos para a beira da praia ver por que o mar está secando”.

Kennedy comentou ainda que está tentando construir na Comissão de Proteção Civil, um processo de prevenção e que um dos projetos prevê a inclusão do ensino de Risco de Desastres nas escolas públicas. “Temos que adquirir a cultura do risco, não

da catástrofe. Não tivemos a preocupação com a cultura de risco e agora ficamos com esse legado, construções irregulares como as que estão em região ribeirinha, em Joinville mesmo, o centro inteiro é cortado pelo Rio Mathias que passa por baixo de prédio de 12 andares, é um legado muito ruim”, finalizou.

KENNEDY PARTICIPA DE SIMULAÇÃO DE ACIDENTE NUCLEAR

Rio de JaneiRo

Deputados na sala de controle da Usina Nuclear Angra I

Page 18: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

18

A Comissão de Relacionamento Institucional, Comunicação, Relações Internacionais e do Mercosul, da ALESC, levou uma comitiva para Montevidéu onde se discutiu temas do Mercosul. Além dos deputados catarinenses presentes no encontro, participaram membros de todos os países que compõem o bloco econômico. O Deputado Kennedy, vice-presidente da Comissão da ALESC, apresentou assuntos levantados por tuiteiros na reunião com o Embaixador da representação brasileira junto

à ALADI (Associação Latinoamericana de Integração) e do Mercosul, Regis Arslanian.

O deputado Edson Andrino colocou à mesa discussão sobre o projeto desenvolvido pela UFSC para o Aquífero Guarani, que foi protocolado e será entregue para a área técnica. Entre os diversos assuntos, talvez o mais delicado tenha sido o que trata da importação pelo Brasil de arroz uruguaio. O Deputado Kennedy Nunes lembra que o Uruguai utiliza produtos que são proibidos no Brasil, por serem considerados altamente cancerígenos. O assunto que era pra ser melhor discutido pelos estados não andou porque há interesses distintos por parte de produtores gaúchos e catarinenses que produzem no Uruguai e vendem aqui. “Vamos encamnhar o assunto para a Secretaria de Agricultura”, disse Kennedy.

COMISSÃO DA ALESC DISCUTE MERCOSUL

uRuguai

O Deputado Kennedy Nunes visitou Piracicaba, no interior de São Paulo em abril, onde se encontrou com o Secretário de Obras da cidade, Arthur A. Ribeiro e visitou algumas obras de viadutos. Hoje o município paulista trabalha na construção de dois viadutos e de uma ponte estaiada de 260 metros com mirante.

A boa notícia é que Piracicaba está realizando esses projetos com recursos próprios. “A Secretaria de Obras tem orçamento até dez vezes menor que o de Joinville”, destaca o deputado que voltou da viagem animado com a possibilidade de ver obras semelhantes no norte do estado, que vem sofrendo nos últimos anos com

EXEMPLO PARA JOINVILLE

PiRaCiCaBa

Page 19: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

19

A UPM – União de Parlamentares Sul-Americanos e do Mercosul, que reúne deputados de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, realizou um encontro em junho, com o objetivo de eliminar barreiras na importação e exportação de produtos entre os países. Para isso, divulgou a Carta de Buenos Aires que será encaminhada ao Parlamento do Mercosul. (Leia a carta na íntegra, no site: www.knunes.com.br)

No evento também foi escolhida a nova diretoria da UPM, que passou a ter como presidente, o deputado estadual catarinense, Gilmar Knaesel –

PSDB. Quem assumiu papel importante também no grupo foi o Deputado Kennedy Nunes, que agora preside a Comissão de Assuntos de Fronteira.

Como presidente, Kennedy já realizou, na cidade de Dionísio Cerqueira, audiência pública para discutir problemas das cidades fronteiriças (veja matéria na página 21).

UPM REDIGE CARTA PARA ELIMINAR BARREIRAS

aRgentina

o aumento da frota de veículos e os constantes engarramentos.

Em seu twitter (@deputadokennedy), o Deputado postou fotos das obras, citou valores e lembrou que destinou 7 milhões de Reais no PPA para que a Prefeitura de Joinville pudesse dar início aos projetos. Em uma das postagens provocou: “Saio de Piracicaba com duas certezas: é possível fazer e vai ter gente que vai ter que engolir seco o que falam sobre elevados em Joinville”. Gestão em Piracicaba faz vários investimentos com

recursos próprios

Page 20: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

20

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina – ALESC, realizou em outubro, a pedido do Deputado Kennedy Nunes, uma Audiência Pública para discutir a criação do Parque Estadual do Monte Crista. Situado no Município de Garuva, no norte do estado, o Monte Crista está a aproximadamente 940 metros acima do nível do mar. A visão para quem chega ao seu cume exerce imenso fascínio entre os visitantes. De lá, vê-se a Mata Atlântica, suas encostas, vales e cascatas.

O caminho que já foi utilizado por padres jesuítas há mais de 200 anos, hoje é frequentado por esportistas e turistas, e já começa a sentir os danos da presença

humana. Por isso, o Deputado Kennedy Nunes, PSD, solicitou a realização da Audiência Pública, com o intuito de transformar a região em parque estadual e, desta forma, garantir a manutenção do local e das belezas naturais, bem como orientar os visitantes para que aproveitem o máximo do passeio.

O encontro mostrou que há muito a ser debatido e muitos pontos a serem esclarecidos, como as vantagens da criação do Parque, que parece não estarem claras a quem reside próximo à região. A próxima audiência deverá acontecer em Garuva nos primeiros meses de 2012.

UM PARQUE PARA O MONTE CRISTA

Audiências Públicas

Placa convidou população a participar de Audiência

Page 21: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

21

Em novembro, aconteceu a Audiência Pública de Fronteira, na cidade de Dionísio Cerqueira, conforme havia sido programado em encontro da União Parlamentar do Mercosul, na Argentina, em Junho. O evento contou com a presença do Ministro do Itamaraty, João Luiz de Barros Pereira, a deputada da província de Missiones, Elsa Fabiana Perie, dos deputados Kennedy Nunes e Dóia Guglielmi, dos prefeitos e vereadores de cidades de divisa entre Argentina e Brasil, além de alunos das escolas bilingues das cidades de Dionísio Cerqueira e Bernardo de Yrigoyen.

Durante o evento foram levantados problemas a respeito do livre comércio, câmbio, atuação das polícias, combate

ao roubo de veículos e tráfico de drogas, carteira do cidadão de fronteira, incentivo ao intercâmbio cultural, orientação ao turista, entre outros temas.

O ministro João de Barros Pereira falou da importância de um evento como este, em vista de termos 17 mil km de divisa e 10 milhões de brasileiros vivendo nessas áreas. Citou também os problemas estruturais e de fiscalização, bem como a falta de informação, uma vez que muitos problemas das fronteiras não chegam a Brasília.

No campo da educação, a existência de duas escolas bilingues, uma no Brasil, outra na Argentina, espantou o ministro que disse não saber da existência delas. A Escola do

lado brasileiro, Theodureto Souto, precisa ainda de regulamentação por parte do governo. O ministro deve levar o assunto ao CEDIF para tentar resolver a situação.

Outro tema discutido foi a carteira de cidadão de fronteira, que deve ser emitida pela Polícia Federal. A Argentina já emite este documento e pede que o Brasil também emita, para facilitar a entra e saída dos moradores de fronteira.

ENCONTRO DISCUTIU PROBLEMAS DE FRONTEIRA

Kennedy ao lado da Deputada argentina Elsa F Perie

Page 22: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

22

Desde que propôs a criação da Comissão de Proteção Civil e assumiu sua presidência, o Deputado Kennedy Nunes tem participado ativamente de encontros da Defesa Civil sejam em encontros internos ou internacionais. As viagens tem sido de grande aprendizado, comenta Kennedy que traz constantemente projetos e ideias de sucesso para implantação no país, como a Escola Segura e a qualificação de agentes

sociais que contribuam em eventos catastróficos não só para o resgate de vítimas, mas para a orientação e a prevenção.

Outra ação do deputado é a elaboração, em conjunto com o CPED, da UFSC, de um seminário de comunicação de riscos para fontes e veículos, com o objetivo de aproximar a mídia no trabalho de prevenção de riscos. “Temos que adquirir a cultura do risco, não da catástrofe, não adianta

chegar quando a catástrofe aconteceu, temos que reduzir o número de vítimas e entender os riscos é fundamental”, diz Kennedy.

KENNEDY TRABALHA PELA CULTURA DE RISCO.

Comissão de proteção civil

Kennedy em campo, ao lado da Defesa Civil, senadores e

deputados federais em Ilhota, no Morro do Baú

Page 23: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

23

Durante seu mandato, o Deputado Kennedy Nunes tem apresentado diversos projetos nascidos da experiência de pessoas comuns ou do desenvolvimento de estudos por parte de pesquisadores e instituições de ensino. Agora o deputado trabalha para aprovar o projeto que cria o ICMS Ecológico, desenvolvido pelo engenheiro civil, Joerg Kaulich.

Como o projeto mexe com a arrecadação de impostos, não pode ser encaminhado via Assembleia Legislativa. Nestes casos, deve ser encaminhado pelo Executivo. Por isso, Kennedy e Kaulich se reuniram com o

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Paulo Bornhausen para apresentar o projeto. “É um projeto que deve promover o cuidado com o meio ambiente e maior consciência ecológica nos municípios”, previu Kennedy Nunes.

O idealizador do projeto, Joerg Kaulich acredita que se trata de um importante instrumento e facilmente aplicável, “sem aumento de carga tributária e que pode melhorar o quadro ambiental e a qualidade de vida dos moradores dos municípios beneficiados”, completou.

ICMS ECOLÓGICO É APRESENTADO AO GOVERNO

Joerg Kaulich (E) é o idealizador do projeto “ICMS Ecológico”

As leis que vem do povo

Page 24: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

24

A hipertensão arterial constitui hoje uma das principais doenças no que tange à morbimortalidade do homem no mundo todo. Essa é uma das justificativas do Projeto de Lei N° 0217.5/2011, que torna obrigatória a informação da quantidade de cloreto de sódio e seu percentual em relação à dose diária para consumo humano, nos rótulos e nas embalagens de gêneros alimentícios.

O Projeto foi discutido e redigido a partir do encontro do Deputado Kennedy Nunes com estudantes do curso de Nutrição do IELUSC – Instituto Educacional Luterano de Santa Catarina. Depois de palestra ministrada por Kennedy, os alunos se organizaram para elaborar uma lei que viesse de encontro aos

anseios do grupo. Após alguns encontros e debates, o Projeto de Lei foi apresentado ao deputado que levou à sua equipe técnica para análise de mérito e encaminhamento às devidas comissões. O deputado mantém uma equipe que realiza encontros frequentes com a população, associações e instituições de ensino em busca de novas ideias.

CONSUMO DE SAL NA MIRA DOS NUTRICIONISTAS

Visite nossos escritórios:Rua Dr. Jorge Luz Fontes, 310, Gab. 116 - Florianópolis/SC - 48 3221-2653

Rua Fernando de Noronha, 220 – Joinville/SC - 47 3028-3111

FLORiaNópOLiS

JOiNViLLe

Page 25: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

25

Imagens

Page 26: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

26

Em agosto, o Deputado Kennedy Nunes participou de uma reunião na Secretaria Estadual de Saúde, onde apresentou as possibilidades para instalação imediata de uma Casa de Apoio para o Hospital Materno Infantil Jéser Amarante Faria, em Joinville. A instituição tem sentido a carência de uma casa de apoio para receber crianças e acompanhantes que vêm de outras cidades e precisam passar o dia até o horário da volta, ou mesmo para quem precisa passar por procedimentos em mais de um horário.

O hospital trabalha para a construção de sua própria Casa de Apoio, no entanto, não pode usar recursos públicos para este fim e tem buscado recursos através de campanhas como o

McDia Feliz. O deputado trabalha para que uma Casa de Apoio possa ser instalada imediatamente, enquanto a construção de um local próprio não seja possível.

Segundo Kennedy, há um imóvel próximo ao hospital para locação e o interesse da Casa do Adauto de assumir a administração de uma Casa de Apoio. A verba para isso virá de uma emenda do próprio deputado, que estuda agora com a Secretaria de Assistência Social uma forma legal de fazer o repasse.

HOSPITAL INFANTIL PERTO DE TER CASA DE APOIO

Ações sociais

Assista aos relatórios de viagens no canal

dedosdedavid

Page 27: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

27

Desde março, o Deputado Kennedy Nunes vem levando pessoas comuns para passar um Dia de Deputado na As-sembleia Legislativa. O objetivo é propor-cionar ao cidadão catarinense o convívio com os deputados e as rotinas de trabalho no Legislativo. O Programa está sendo um sucesso e deve ser implantado oficial-mente pela casa.

Durante o ano, cinco pessoas par-ticiparam do programa: uma estudante de Direito, um técnico em edificações,

um agente turístico, uma dona de casa e um fotógrafo. Além de conhecer os basti-dores da política, os participantes con-hecem a Escola do Legislativo, o Centro Administrativo do Governo de Santa Cata-rina e podem sugerir proposições como moções e projetos de lei.

DIA DE DEPUTADO

“A ideia que se faz do trabalho dos deputados está equivocada, o que diz a mídia e o senso comum não é verdade. Se trabalha muito e com muita seriedade na Alesc”. Natália Ferrari, Estudante de Direito

“Eu pensava antes que era só che-gar e fazer, mas não. É colocado o projeto, levam pra frente e discutem. É realmente uma responsabilidade muito grande”.Marinei Terezinha Dias, Vendedora

“Acredito que isso foi uma injeção de ânimo para mim, porque eu gosto muito de política e quero um dia entrar nesse meio”.Eliseu Pereira, Agente turístico

“Foi um dia surpreendente. Valeu muito a pena. E tive a honra de cumprimentar o governador, foi muito bacana.”Oséias Neto, fotógrafo

“Agradeço a Deus por ter colocado as pessoas certas em meu caminho para que eu possa dar continuidade ao sonho de me tornar homem público”.Wesley A. Fernandes, Técnico em edificações

Page 28: Revista Prestando Contas 2011 Deputado Kennedy Nunes

REGIÃO NORTE:

R$ 125 Milhões e 400 novos empregos diretos

JUSTIÇA: Joinville vai ganhar duas novas Varas em janeiro

Pág. 07

Pág. 11Págs. 04 e 05

Pág. 16

JOINVILLE: Verbas

do Estado esbarram

na falta de projetos da prefeitura

PASSAPORTE DIGITAL:

49 laboratórios de inclusão em Santa Catarina