revista pre medico

8

Upload: revista-temdics

Post on 08-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Revista Pré Médico

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Pre Medico
Page 2: Revista Pre Medico

Sergipe, fundando o Colégio Pré-Médico, que começou afuncionar em 1978. Com a venda do cursinho ao AngloVestibulares, seis anos depois, fora inaugurado um modelode ensino, pioneiro e eficiente, apoiado no uso de materialapostilado.

Quase vinte anos depois, em 1997, o Colégio Pré-Médico, mais uma vez, investiu em uma forma de interaçãoinovadora, inaugurando seu site na Internet em ummomento no qual as pessoas ainda se perguntavam quaisseriam os benefícios daquela curiosa e desconhecida mídia.O website cresceu e tornou-se um dos mais completos dosegmento, com 14 anos de história apresentados em maisde 1.700 páginas e mais de 8.000 fotos.

E é através de uma viagem virtual que osinternautas podem acompanhar todo o caminho percorridopela família do Sr. Gilberto Nunes, que com a ampliação dasinstalações e a inauguração do segundo ciclo do EnsinoFundamental em 2002 e finalmente, do primeiro ciclo, em2006, dedica à sociedade, até os dias de hoje, o trabalhode duas gerações, preparando vencedores desde 1978.

Toda instituição tem uma história. Mas, no casodo Colégio Pré-Médico, é impossível entendê-la porcompleto sem conhecermos a vida de seu fundador, o Sr.Gilberto Nunes.

Foi com muita energia que o jovem Gilberto Nunesassumiu o cargo efetivo de Secretário do Instituto deEducação de Assis em 1949, iniciando, no universo doensino, uma viagem que continua até os dias de hoje. Nãodemorou até que fosse designado como o primeirosubstituto da Diretoria do Instituto, cargo que exerceucom competência por muitos anos.

E foi graças a sua reconhecida paixão pelapedagogia, que recebeu o convite para assumir, em 1957, aDiretoria do Ginásio Estadual de Maracaí, cidade próximade Assis. Foi exercendo importantes papéis em duas dasmais relevantes instituições de ensino da região, que o Sr.Gilberto Nunes encerrou sua participação no cenárioeducacional do interior paulista, quando transferiu-separa São Paulo. Em 1960, teve a oportunidade de adquirira Escola Técnica de Comércio Washington Luis, situada àRua Clemente Álvares, na Lapa. Alguns anos depois, aEscola Técnica passou a ser conhecida como ColégioWashington Luis.

Em 1977, a escola mudou-se para o atual prédio daRua Dom João V, com o Colégio Washington Luisfuncionando apenas no período noturno. Com a proposta demanter na região da Lapa um colégio com força decursinho, preparado para formar os jovens para vencer asexigências dos mais concorridos vestibulares, o Colégiouniu suas forças às do cursinho Pré-Médico da Rua

Colegio pre-medico

A História do´ ´ ´

expedienteA Revista Pré-Médico é uma publicação de periodicidadesemestral. 5.000 exemplares

Henrique Hakamada Agência GraphosCeli Colletti Gerson Giroti

Nunes, Gisele Nunes Lapo, Maira Krumpanzl Delgado, LuisSergio Coracini, Marcelo Milani, Carlos Matumoto, ElaineBurattini Buso e Jamir Calaresi Jr. FábioGuinalz. O editor não se responsabiliza pela idoneidadedos anunciantes. Os artigos assinados nem semprerefletem a opinião do editor e são de responsabilidade doautor.

Tiragem: Editoração e

Design:

Coordenação: Redação:

Fotografia:

2

Gerson Giroti Nunes - Diretor Administrativo

Page 3: Revista Pre Medico

A conclusão da Educação Infantil e o ingresso no EnsinoFundamental é certamente um grande momento de transição navida de uma criança. Uma nova experiência está prestes acomeçar: novos amiguinhos, novos professores, novosaprendizados, novas exigências... Tudo isso naquele momento emque nossos bebês ainda parecem tão frágeis!

Justamente por esse motivo é que muitas vezessentimos receio por eles. Receio sobre suas pequenasexpectativas. Receio de que não estejam preparados paraenfrentar esse novo mundo que começa a se abrir: Será que vaihaver muita lição? Será que vão haver provas? Será que aProfessora vai ter paciência? Será que a nova escola vai cuidarbem? São dúvidas comuns e cujas respostas são simples, bastaconhecer o novo Colégio de seu filho e se informar o suficientesobre ele.

Um bom Colégio sabe como trabalhar com seu maiortesouro de maneira singular, equilibrando tarefas com aquisiçãode sabedoria e planejamento. Em alguns dias talvez mais lições,em outros, certamente menos. Tarefas mais fáceis, seguidas poratividades mais difíceis. Provas bem elaboradas são aplicadas emum ambiente livre de pressão e de maneira a respeitar os limitesda criança sem deixar de motivá-la a enfrentar os desafios quese apresentam. Uma instituição séria contará com Professorasbem preparadas, com sólidas formações profissionais eacadêmicas e um apoio logístico-pedagógico eficiente emultidisciplinar, que reflete tranquilidade e consequentepaciência para auxiliar nas dificuldades. Tudo isso, associado auma Coordenação e a uma Direção conscientes e dispostas aapresentar alternativas e soluções para suas dúvidas, formam abase de um ambiente ideal para a construção do aprendizado.

Dessa forma, o contato com uma boa instituição deve serfeito com antecedência e regularidade. Frequentar cursos livresno Colégio, oferecidos em regime de parceria com a escola de seufilho, conhecer as propostas e as instalações, agendar visitas econversas com a área pedagógica, acessar o site e comparecer àsfestas e aos eventos abertos é sempre uma boa maneira deestabelecer elos de confiança e de conhecer, de maneiratransparente, a rotina e os métodos do Colégio escolhido. Assim,estará assegurando a seu filho, que ele receberá uma formaçãoescolar completa e inesquecível, promovida por uma instituiçãocujos alicerces são a ética e tradição de formar cidadãosvencedores, capazes de transformar a sociedade de forma justae humana.

Se a escola de seu filho é uma de nossas parceiras, nãoperca a oportunidade de conversar pessoalmente conosco e deconferir de perto o nosso trabalho!

A participação da escola nosprimeiros desafios das

Gisele Nunes Lapo - Diretora Pedagógica

criancas

3

Page 4: Revista Pre Medico

estudos do meio

4

Para que o sentido mais completo dos conteúdos disciplinares possa ser construído de maneira dinâmica

e descontraída, poucas experiências serão tão válidas quanto a de observar e estudar as realidades

apresentadas pelos livros em seus lugares de origem.

Os Estudos do Meio, proporcionam ao aluno a oportunidade de ampliar seus conhecimentos a respeito dos

conceitos físicos, sociais e culturais estudados em sala, por meio de atividades extracurriculares nas quais Professores

e Monitores estimulam o senso de observação, o

pensamento interdisciplinar e a socialização.

Profª. Elaine Burattini Buso - História

Prof. Jamir Calaresi Jr. - Geografia

Page 5: Revista Pre Medico

Um grupo

Trabalhar em grupo é uma oportunidade de compartilhar e

construir coletivamente o conhecimento, é um momento de convívio

em que o aluno depara-se com diferentes percepções. E é justamente

a riqueza presente na diversidade de opiniões e nas diferentes

experiências, que reside uma das contribuições fundamentais da proposta de um trabalho em grupo.

Assim, esse modelo de trabalho caracteriza-se como uma estratégia para o processo de aprendizagem, onde o

estudante pode exercitar suas várias habilidades, aperfeiçoar a sua capacidade de argumentação, o respeito às

diferenças e dividir tarefas. É durante esse processo que o aluno poderá treinar sua capacidade de ouvir e contestar,

respeitar pontos de vista, habilidades importantes para o exercício da cidadania plena.

Foi graças à força da cooperação e do trabalho em grupo que nossos alunos da 3ª Série do Ensino Médio,

convidados a participar do Programa “O Último Passageiro”, transmitido nas noites de domingo, pela Rede TV!, deram

um exemplo de superação, garra e união ao vencerem duas respeitadas escolas que estavam presentes

na acirrada disputa. Venceram a competição e, como prêmio, irão a um lugar paradisíaco no litoral baiano. A valorização

da conquista traz implícitos o respeito e a dignidade no tratamento ao próximo e são demonstrações do caráter

individual de cada integrante do grupo.

Programas como ‘ O Último Passageiro’’ são eventos importantes que proporcionam aos jovens a competição com foco

nas atividades físicas e intelectuais, demonstrando que a

fusão desses aspectos conduz à formação completa do

cidadão.

Drª. Maira Krumpanzl Delgado - Psicopedagoga - CRP 06/55887-6

Tel.: 3831-3535

Prof. Luis Sergio Coracini - Língua Portuguesa e Redação

5

Page 6: Revista Pre Medico

Xadrezna escola

A criatividade sempre foi um excelente combustível paraconduzir qualquer projeto e garantir sucesso nas empreitadas. Pois bem,antes de imaginarmos o quanto a prática do xadrez pode auxiliar nadisciplina de matemática, vamos partir da realidade estatística queaponta a dificuldade que existe no descolamento do binômio fracasso-aprendizagem quando se trata dessa árida matéria. O mundo inteiro estádiante do mesmo problema e soluções fáceis não existem, o que temosem mãos são agentes facilitadores que amaciam caminhos e tornemmais interessantes a concentração nos estudos.

O fascínio que o jogo de xadrez exerce sobre aqueles que seenvolvem com ele é indiscutível, e o encanto do início de uma boaconversa nessa direção pode mudar o rumo da história de cada alunoque aceita o convite para essa prática. No Colégio Pré-Médico, essepensamento é levado a sério e essa rotina começa cedo. No início doEnsino Fundamental, os pequeninos já são apresentados ao Rei, à Damae aos Bispos, aos Cavalos, às Torres e aos Peões. O fascínio de estar diantede um tabuleiro com esses personagens, cada um com seus movimentosparticulares e forças variadas, dá ao jogador uma sensação especial eindividualizada de realização própria. Isso é tudo que a matemáticaprecisa para dar o passo inicial na resolução de problemas: oreconhecimento das ferramentas disponíveis para vencer dificuldades.O que vem depois também está no xadrez: uma boa estratégia paravencer a partida, estratégia essa que o aluno percebe ser a mesmaquando está diante de um exercício de álgebra ou de geometria.

Com as turmas finais do Ensino Fundamental, o Colégio Pré-Médico dá continuidade ao processo através do Campeonato Anual deXadrez, que faz parte do planejamento das aulas de Matemática erepresenta mais um instrumento avaliativo do currículo. O que se notano cotidiano é a alegria estampada no rosto dos alunos nas datasprevistas para os jogos e, como consequência indireta, um rendimento eum aproveitamento maior das turmas, inclusive em outras disciplinas,refletindo também nas notas.

Prof. Carlos Matumoto - Matemática e Geometria

6 a importância do

Page 7: Revista Pre Medico

ROBÓTICA NA ESCOLADesde o início da Revolução Tecnológica, a sociedade

passou a caminhar cada vez mais depressa, impulsionada poruma economia que exige profissionais criativos, dinâmicos eautônomos. Em um cenário como esse, os antigos planospedagógicos, que não levam em conta as constantesmodificações culturais e conceituais de uma nova ordemglobalizada, precisam ser revistos.

Diante da necessidade de inserir o aluno em um mundoguiado pelo incansável surgimento de novas tecnologias e desenvolver suas habilidades de relacionamento pessoal, raciocíniológico, pesquisa e senso de observação, foi elaborado no Colégio Pré-Médico um projeto de Robótica Pedagógica próprio quevem sendo ampliado há 6 anos, dentro do formato de oficinas que substituem o ensino unidirecional professor-aluno e inseremos jovens em uma proposta participativa, promovendo um ambiente de diálogo, descobertas e inovações.

Dessa forma, orientados na elaboração de projetos baseados em diversas plataformas tecnológicas, os alunos sãoestimulados a aperfeiçoarem seus conhecimentos em engenharia, física, mecânica, eletricidade, eletrônica e informática, bemcomo a desenvolverem uma consciência verde, pautada na utilização de materiais recicláveis e na utilização de fontes deenergia renováveis. É por esse motivo que desde sua criação, as oficinas de Robótica Pedagógica já foram palco para a produçãode inúmeros modelos elétricos, além de microcontrolados e radiocontrolados que, mais do que revelarem a criatividade deseus participantes, apresentaram uma importante oportunidade para o desenvolvimento de suas responsabilidades,autoestima, autonomia e organização pessoal.

Os resultados desses trabalhos podem ser conferidos na Feira de Ciências e, a partir de 2011, na Apresentação Anualde Robótica do Colégio. Você também pode conhecer um pouco mais a respeito desta moderna proposta de ensino entrando

em contato com a Coordenação do Colégio Pré-Médico e agendando umavisita a uma das oficinas.

...desenvolver suas habilidades de

relacionamento pessoal, raciocínio lógico,

pesquisa e senso de observação...Prof. Marcelo Milani - Robótica e Intermática

7

ASSESTECCÓPIAS & SIGNS

Cópias P&B e Coloridas Engenharia Comunicação Visual

Brindes Personalizados Plotagem Estampas em Camisetas. .

. .

Page 8: Revista Pre Medico

Colégio Pré-MédicoRua Dom João V, 164 - Lapa - Fones: 3641-4999 / 3831-1333

www.colegiopremedico.com.br @colpremedico

Agende-se

04/06Festa Junina

19/08Sarau

Literário

08/10Feira

de Ciências

08/11Festa de

Encerramento