revista petit - edição 08 - 12/2010

52

Upload: revista-petit

Post on 28-Mar-2016

224 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

A Revista Petit é uma publicação bimestral com distribuição gratuita em escolas particulares de São José do Rio Preto e Mirassol.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 2: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 3: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 4: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Ano 02 – Nº 08 – Dez/2010

A Revista PETIT é uma publicação

bimestral, com distribuição gratuita

em escolas particulares em São José

do Rio Preto e Mirassol, também é

distribuída em outros pontos nas

mesmas cidades.

Editora:

Danila Igarashi

Redação:

Amanda Muanis

Betto Alves

Bruno Bertoni

Emanuella Jardim

Wilton Hermes

Projeto e Produção Gráfica:

Wasabi Comunicação

Impressão:

Fotogravura Rio Preto

Jornalista Responsável:

Betto Alves (MTB – 54675)

Para Anunciar:

[email protected]

17 4141 1237

17 8137 9061

Para adquirir um exemplar:

Rua Gastão Vidigal 2150, sala 12, Jd.

Alto Rio Preto, São José do Rio Preto/

SP

Tiragem:

6.000 exemplares

Para se corresponder:

[email protected]

twitter.com/revistapetit

facebook.com/revistapetit

17 4141 1237

Nossa capa: Giulia Martuci Aragão

Papai Noel: João Angelo Sobrinho

Locação: Plaza Avenida Shopping

Make up: Styllus Beauty Center

Vestido: Anjo Colorido

Foto: Marcos Madi

Page 5: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 6: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

É tempo de balanço. Pensar nas conquistas ao longo de 2010 e programar aquilo que queremos para o ano que bate à nossa porta. Celebrar a vida, valorizar as vitórias e aprender com os erros deve ser o nosso norte, para nos conduzir àquilo que realmente julgamos merecer.

A Revista Petit, em mais uma edição, traz, impresso em cada página, o desejo de felicidade e leveza à cada leitor. Que viver seja, realmente, uma festa diária – assim como na visão de nossas crianças, que transformam simples momentos em verdadeiras aventuras.

Nas próximas páginas vocês encontraram um guia, preparado com muito carinho, para as férias escolares dos seus filhos. Procuramos elencar os locais mais divertidos da nossa região. Uma proposta diferente de apresentar às crianças aquilo que temos de melhor em nossa terra.

Estamos às vésperas do Natal e, por falar nisso, você já pensou o que pediria numa cartinha para Papai Noel? A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos recebe, todos os anos, milhares de cartas de crianças. Os pedidos são variados – alguns pedem os itens mais modernos e tecnológicos do momento; outros querem apenas carinho, amor, proteção e, muitas vezes comida ou um emprego para os pais. Você pode contribuir com essa causa. Quer saber como? Não deixe de ler a matéria especial sobre o assunto.

Em clima de festas de final de ano, trouxemos um Editorial de Moda com looks irresistíveis, que farão a cabeça da moçadinha. Além disso, temos dicas de melhores lançamentos de filmes para a criançada.

Para o próximo ano, o nosso compromisso é de continuar trabalhando para levar a você, leitor e amigo, o melhor em conteúdo com qualidade, descontração, e aquele calor humano, impresso em cada palavra, em cada texto, em cada foto. Nós, da Revista Petit, esperamos contar com a sua colaboração em 2011, para que essa relação que criamos, ao longo dessas edições, seja cada vez mais verdadeira e estreita.

Boas Festas e um Ano Novo recheado de realizações e sorrisos de orelha a orelha. Nos vemos em breve.

Um forte abraço

Danila Igarashi

Page 7: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 8: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

101 É BOM, 2 MELHOR AINDA

Os desafios e as dicas dos especialistas na hora de cuidar de filhos gêmeos.

28 CINEMALançamentos dos melhores filmes para curtir com seu filho nessas férias.

44

REFLUXO Seu filho tem refluxo? Saiba como amenizar o quadro com alguns cuidados simples.

34 MODA Seus filhos em grande estilo. Confira as nossas dicas para as festas.

30

CARTA PARA NOEL Conheça um pouco do trabalho dos Correios, para fazer um Natal

mais feliz para muitas crianças.

FÉRIAS

Confira dicas preparadas para você aproveitar o período de férias

com muita alegria, brincadeiras e diversão.

20

ÍND

ICE

Page 9: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Foto

: Mar

cos

Mad

i

Page 10: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A ficção usa e abusa do tema. Não é muito difícil encontrar filmes, livros ou novela com um enredo envolvendo as dificuldades de convívio entre gêmeos. Quem não se lembra de Ruth e Raquel em Mulheres de Areia, ou quem sabe Lucas e Diogo em O clone. E o mais recente, na novela Viver a Vida, protagonizado pelo ator Mateus Solano, que deu vida a Jorge e Miguel. São muitos exemplos e, em todos, encontramos semelhanças na maneira de retratar as “diferenças entre os iguais” – humor, comportamento, maneira de se vestir e até perfil profissional. Na vida real a convivência entre irmãos gêmeos apresenta alguns conflitos, porém, pode ser muito mais tranqüilo se respeitadas algumas regrinhas.

1 2é bom,é melhorainda

Por Betto Alves

10

Page 11: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Geralmente, quando um casal decide ter um filho, dificilmente pensa em ter dois de uma só vez. Porém, quando isso ocorre é motivo de festa entre os familiares. A estrutura e o planejamento familiar sofrem uma mudança considerável – o espaço físico deve ser adequado à nova realidade a fim de proporcionar conforto para pais e filhos, além de uma reestruturação financeira ante as novas despesas em dobro.

O cuidado com a saúde é primordial. Uma gestação múltipla sempre requer alguns cuidados especiais, um acompanhamento mais cuidadoso da gestante e do desenvolvimento dos bebês. E, mesmo assim, o índice de nascimentos prematuros ainda é elevado. Outras vezes encontramos casos de diferença de peso entre as crianças, o que gera a necessidade de cuidados especiais – é um momento delicado para a família, em que é preciso um equilíbrio emocional para lidar com a situação.

Valéria e Carlos Eduardo

viveram a experiência da gestação dupla. Surpresa e muita emoção desde o primeiro momento. “Foi muito emocionante quando fui fazer o meu primeiro ultra-som, e a médica me disse: aqui tem dois corações. Na verdade eu não esperava esta resposta. Meus olhos encheram de lágrimas e eu não acreditava que Deus tinha me presenteado com duas bênçãos”. A mamãe coruja ainda nos contou

que teve muito apoio do marido naquele momento. “O Carlos passou a me acompanhar em todas as consultas com a minha ginecologista. Fui orientada em relação aos cuidados a serem tomados durante a gestação, como por exemplo: alimentação saudável, atividade física, a importância do pré-natal, além destas orientações começamos a buscar informações através de internet, livros e revistas que traziam informações e matérias sobre gêmeos. Fizemos um curso para gestante, para aprendermos sobre os primeiros cuidados com os bebês. Assim passamos os 8 meses procurando saber tudo e nos preparando para recebê-los. Desde a compra do enxoval até os móveis do quarto, a adequação de carro para poder transportar os bebês com segurança, pois seriam dois bebês conforto. Tudo foi pensado com muito cuidado e carinho” – finaliza Valéria. A mãe nos contou que quando os bebês nasceram eram bem parecidos, porém, hoje em dia ninguém confundem mais – eles são bivitelinos.

Os gêmeos podem ser

formados de duas maneiras. Os univitelinos (ou idênticos) são os que resultam da fecundação de um único óvulo por um único espermatozóide; por isso, têm exatamente a mesma carga genética. Eles são geneticamente idênticos e extremamente parecidos. Já os bivitelinos são formados através da fecundação de dois (ou mais) óvulos, cada um por um espermatozóide diferente. Isso

A notícia de umagestação gemelar

11

Page 12: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

acontece quando a mulher ovula mais de uma vez no ciclo menstrual. Esses tipos de gêmeos têm cargas genéticas diferentes e não necessariamente são do mesmo sexo, podendo até ter tipos sangüíneos diferentes.

Karina e João são pais de duas preciosidades: Arthur e William são gêmeos idênticos. Sempre há aquela dúvida “como reconhecer quem é quem?”. Aos poucos a família foi se adaptando a identificar os traços tão semelhantes dos filhos. “A gente trata os dois da mesma forma, eles comem a mesma coisa na mesma hora, fazem tudo juntos, inclusive as artes e bagunças, são cúmplices, se comunicam pelo olhar e a amizade entre eles cresce a cada dia”.

No dia a dia nem sempre se vestem iguais, mas se um está de short e camiseta o outro também está. Para sair é muito gostoso vesti-los iguais, pois eles são muito idênticos.

O que diferencia um do outro são pequenos detalhes que fomos descobrindo com o tempo e a personalidade que já é diferente “. Afirma Karina. A mãe ainda completou falando sobre a dificuldade de dar carinho de maneira igual para os dois filhos”. É difícil, principalmente quando eles querem colo, mas no colo da mamãe e do papai cabem os dois. Geralmente a gente enche a sala de brinquedos, senta com eles no chão e esquece do resto. O carinho não é dividido, é multiplicado por dois e o tempo a gente vai controlando, um pouquinho pra um, um pouquinho para o outro e assim vai. No fim você fica o dia inteiro entre beijinhos e abraços. É muito gostoso ““.

• Evite tratar gêmeos como unidade – vesti-los e/

ou presentea-los com os mesmos brinquedos.

Segundo especialistas, é preciso particularizá-los,

buscando a singularidade de cada um.

A psicóloga de Rio Preto Ana Rosa Trindade, preparou um pequeno manual para papais e mamães de gêmeos. Acompanhem:

• Não esquecer que as semelhanças, quando

existem, são somente físicas. A personalidade de

cada um é diferente, bem como suas necessidades

e interesses pessoais.

• Os gêmeos são um para o outro, um forte modelo

de identificação. Algumas vezes desenvolvem uma

linguagem própria, só inteligível para os demais.

Como estão na mesma etapa de desenvolvimento,

podem precisar de mais estímulos diários para seu

progresso, ao contrário do que acontece quando

os modelos de identificação são adultos ou irmãos

mais velhos.

12

Page 13: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 14: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

E chegamos naquele momento que, inevitavelmente paramos para avaliar os erros e acertos ao longo de 2010. Momento para refletir sobre o quanto melhoramos ao longo deste ano e o que vamos levar de melhor para 2011. O clima natalino nos convida a perdoar e amar mais, nos desafiando a perpetuar esse estado de graça e leveza. É tempo de agradecer aos anjos que passaram por nosso caminho. Anjos urbanos, sem asas, bem diferentes daqueles que a ficção criou, porém, com uma capacidade incrível de transformar sonhos em realidade.

A revista Petit agradece a todos que, de maneira direta ou indireta, colaboraram para o sucesso de nossa caminhada até aqui.

Agradecemos as escolas, que fizeram com que as revistas chegasse às mãos do nosso público alvo.

Aos jornalistas que trouxeram as mais diversas e interessantes informações para o leitor.

Aos fotógrafos e artefinalistas que deram vida e beleza para a Revista Petit.

Aos anunciantes que apostaram no nosso projeto e confiaram no retorno de cada investimento. Eles fizeram deste sonho, algo viável com estrutura para se manter firme e competitivo no mercado.

Às crianças que posaram e abrilhantaram nossa páginas. Foram sorrisos e carinhas que encantaram e ganharam o coração das famílias da nossa região.

Um muito obrigado a você, leitor e amigo da Revista Petit que, participou e contribuiu com críticas, sugestões e elogios. É por vocês que, reassumimos, dia após dia, o desafio de nos reinventar sempre, buscando o melhor em conteúdo e entretenimento.

Que em 2011 essa parceria de sucesso se mantenha firme para, juntos, escrevermos os próximos capítulos desta história.

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz, amor e conquistas.

Equipe Revista PETIT

Paz

AmorCon

quista

s

FELIZ 2011

Page 15: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 16: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Maria Alice de Moraes Cansian Data de nascimento: 01/02/2007

Mãe: Adriana Moraes

Pai: Adriano Cansian

Cor preferida: Rosa

Esporte: Natação

Lazer: Passear no shopping

Escola: SETA

O La Belle Petit desta edição está mais que

especial. É com muito orgulho que apresentamos

a nossa princesinha Alice, uma menina encantado-

ra que fez a maior festa com a nossa equipe.

A nossa bela é portadora de síndrome de

down. Com 3 anos a garotinha esbanja alto as-

tral e uma energia contagiante. Xodó dos papais

Adriana e Adriano, a pequena Alice é inteligente e

impressiona pela esperteza.

Com vocês, esta garotinha vaidosa, que con-

quista a todos com seu sorriso carinhoso.

16

Page 17: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

MarkeFotos

Page 18: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 19: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 20: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

E o ano letivo acabou novamente. Foram meses e meses de estudos, provas, trabalhos, reuniões, crises, brigas com amiguinhos, ansiedade para saber se a nota seria azul. Ufa, quantas aventuras e ensinamentos! A escola é, realmente, um ambiente que favorece experiências incríveis. Mas agora o papo é outro: vamos guardar os uniformes nos armários, colocar aquela roupa fresquinha e curtir tudo aquilo que as férias podem oferecer!

Brincar de amarelinha. Pique esconde. Brincadeiras de roda e elástico - nem mesmo as bolinhas de gude resistiram ao tempo. As crianças de hoje descobriram um novo conceito de diversão. Os jogos eletrônicos despontam como os preferidos entre os pequenos.

Com os índices de violência cada vez mais elevados, os pais limitaram seus filhos ao território que compreende quarto, sala, cozinha, ou seja, as crianças passam o dia trancadas em casa. Muitas vezes, os pais trabalham muito, chegam cansados e não tem paciência para atividades ou brincadeiras.

Surge um quadro triste para o cenário atual – Tv, computador e videogames são os principais companheiros na vida dos

pequenos. Nasce aí uma geração de sedentários e pessoas com dificuldades no relacionamento com o próximo.

Quando a criança tem a oportunidade de brincar, ela

aprende a conviver melhor com as diferenças de pessoa para a pessoa. As brincadeiras em grupo estimulam o senso de equipe e

criam um

r e f e r e n c i a l de regras e limites.

Saber ganhar e perder é um ponto chave nas brincadeiras

ao ar livre. Elas envolvem outros competidores e, desta forma, é

possível aprender que nem sempre se sai vitorioso de um jogo.

Por isso, a Revista Petit preparou um montão de opções para ninguém

Dias de alegria, diversão e muitas surpresasPor Betto Alves

20

Page 21: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A cidade de Olímpia destaca-se pelo incentivo à cultura e

a valorização das raízes da história dos nossos antepassados.

O município é conhecido como Capital Nacional do Folclore

– anualmente o local é palco de apresentações diversas. São

grupos folclóricos de vários cantos do Brasil e do exterior. Um

verdadeiro banho de cultura, beleza, e história viva.Uma boa opção para quem passa pela cidade é o Museu

de História e Folclore “Maria Olímpia” – um dos mais completos

do Brasil, com cerca de 3000 peças entre indumentárias

diversas (vestuários de Folia de Reis, Congadas, Reisados,

Moçambique, etc.); flores de diversificado material, peças de

barro, bambu, madeira, couro, ágate, toalhas com abrolhos,

trabalhos em palha, crochê, pinturas pitorescas; instrumentos

musicais; peças de tradicionalismo (pilão, esporas, luminárias,

serras, etc.); biblioteca especializada e muito mais. Sem

contar na surpresa que temos logo ao chegar ao local: uma

peça de uma locomotiva (maria-fumaça) que de 1940 a 1950

aproximadamente, fez o elo entre Olímpia e o resto do Brasil.

Diversão e aprendizado estão garantidos para quem visitar o

ponto turístico.

ficar parado. Deixe os jogos eletrônicos de lado. Saia de casa para respirar ar puro e descubra um mundo fascinante de brincadeira e alegria. Junte o papai e a mamãe e faça o seu roteiro. Não é preciso gastar muito, nem tampouco ir muito longe. Vocês precisam de criatividade, união e muita energia. Mãos à obra!

Muitas pessoas, quando pensam em roteiro de férias, logo pensam em Nordeste, Sul, as praias do Sudeste, ou até mesmo pacotes que contemplam outros países. Uma saída de custo, geralmente, elevado. Para aqueles que preferem opções mais econômicas, porém, não menos divertidas, vale a pena conferir os “achados” do nosso interior.

Beleza que encanta os olhos. Natureza e sociedade em uma fusão ímpar. Verdadeiros paraísos bem próximos ao nosso “caos urbano” de cada dia. O interior de São Paulo é fonte inesgotável de opções de lazer. São pousadas, parques temáticos ou aquáticos, resorts, além de museus, praças, restaurantes e as famosas “prainhas” espalhadas por nossa região.

Brincar de conhecer o passado para valorizar o futuro

guiaolimpia.com

21

Page 22: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A cidade é um colírio aos olhos. Bem cuidada e cercada de árvores, Santa Fé do Sul é uma excelente opção para você passar bons momentos com sua família. São prainhas, parques, museus, pontes e muitos outros monumentos, os quais fizeram o local ser elevado a Estância Turística em 2003. E o município investe em infra-estrutura para atrair ainda mais visitantes: cerca de R$ 1,5 milhões são aplicado por ano no setor. Localizada às margens de um represamento do rio Paraná, o município de 30 mil habitantes tem aproximadamente 29 quilômetros quadrados de orla e cerca

de 300 ranchos, que recebem uma média de 3 mil turistas a cada final de semana. Uma boa opção para conhecer a cidade é o city tour, passeio gratuito de ônibus oferecido pela Agência Municipal de Turismo. Acompanhado de um guia, é possível visitar todos os pontos turísticos do local, como a Ponte Rodoferroviária, Museu a Céu Aberto

e a Praça Sol Nascente, erguida em homenagem ao centenário da imigração japonesa.

O turista é quem decide o itinerário do passeio. Ele tem a opção

de visitar pontos específicos ou então passar com calma por cada um deles. O tour

completo leva cerca de duas horas e meia. O último ponto é o Parque Ecoturístico Águas Claras: o local conta com churrasqueiras, chuveiros, campo de futebol de areia, quadra de vôlei de areia, área para camping e trilha ecológica.

A primeira maravilha

do Noroeste Paulista

Em 2007, um importante jornal da região, realizou um concurso para eleger as sete maravilhas do Noroeste Paulista. Ao todo foram 30 municípios envolvidos, todos com candidatos disputando o título. Foram quase 13 mil votos que elegeram o Clever Casado Open Mall em primeiro lugar.

O espaço, localizado em Bálsamo, é altamente indicado para passar um dia alegre e tranquilo com seu filho. No local encontramos uma preocupação

muito evidente em resgatar a cultura e história de nosso povo. O Antiquário, presente no local, conta com peças raras – pinturas, esculturas, móveis, desenhos e gravuras –uma ótima oportunidade para despertar na criança o interesse por arte e cultura.

Para os mais agitados, o local conta com restaurante, lojas além de uma ampla área verde. Ambiente perfeito para

caminhar, ler, brincar, tirar fotos com o seu pequeno ou, simplesmente, relaxar e pensar na vida.

Entre as sete maravilhas do Noroeste Paulista, conforme o concurso realizado. Ainda podemos citar:

• Parque Aquático Thermas dos Laranjais – Olímpia

• Parque Ecoturístico das Águas Claras – Santa Fé do Sul

• Cachoeira da Barrinha – Icém

• Parque Aquático Água Viva – Fernandópolis

• Santuário de Nossa Senhora Aparecida – Jaci

• Praça Central de Tanabi

Santa Fé do Suluma cidade que investeem lazer e cultura

Clever Casado

Praça de Tanabí

22

Page 23: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Para fugir do calor com muita diversãoAs crianças adoram brincar na piscina. Em tempos de calor escaldante, nada melhor para refrescar a “cuca”. E você,

papai e mamãe, não precisam ir muito longe para garantir um dia recheado de brincadeiras e diversão para o seu filhote.

• Outro “pedacinho do paraíso” é o Blue Tree Park em Lins. Um parque aquático formado por piscinas de água quente, natural, mineral e corrente. A rede mundial de hotéis oferece aos hóspedes uma gama de atrações, além de contar com uma área extensa de natureza.

• O Hotel Fazenda Foz do Marinheiro, em

Cardoso, cidade com pouco mais de 11.600 habitantes,

preserva as características rurais, aliando conforto

e lazer no mesmo espaço. No leque de atrações

podemos destacar: arvorismo, biribol, pesca, passeios

à cavalo, trenzinho, cama elástica, trilha, playground,

além da paisagem deslumbrante que agrada até os

mais exigentes.A cidade de Cardoso apresenta uma outra opção,

muito comum na nossa região. A Prainha de Cardoso,

localizada nos arredores da área urbana do município,

é um lugar que impressiona pela estrutura ampla e

arborizada. É um autêntico local destinado ao lazer de

turistas e da população que, durante o ano todo, pode

contemplar sua beleza e usufruir do contato próximo

com a natureza, a pesca e a presença maciça de aves

pantaneiras, como o tuiuiú e os cabeças secas.

• Na cidade de Araçatuba temos

o Quality Resort, uma outra opção de

complexo turístico que também pode

fazer a cabeça de crianças de todas

as idades. Piscinas, restaurantes e um

espaço adequado para quem deseja

fugir do estresse do dia a dia.

• O Thermas dos Laranjais – um complexo turístico localizado na cidade de Olímpia com mais de 266 mil metros quadrados, é uma excelente opção de viagem com a turminha.

Vale à pena reunir os amiguinhos e a família para desfrutar as maravilhas do local paradisíaco.

O parque conta com inúmeras atrações para todos os gostos. Piscinas de ondas, de surf, de sonolência, além dos tobogãs, lojas e restaurantes do local. Para os amantes da natureza, o local conta com o Zoo das Aves e algumas espécies da nossa fauna. As crianças poderão ter contato de perto com esses animaizinhos tão graciosos.

Acoplado ao parque existe o Thermas de Olímpia Resort – uma opção para aqueles que preferem estender o passeio para um fim de semana inteiro, por exemplo.

Thermas de Olímpia

Hotel Fazenda Foz do Marinheiro

Quality Resort

23

Page 24: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Não há duvida. As crianças se divertem muito nas prainhas da região. Porém, é preciso cuidado redobrado para evitar acidentes. Na hora do lazer é imprescindível ficar atento a algumas dicas:

Quem não tem mar

vai de prainha

• Não entrar em águas profundas

• Não mergulhar depois do almoço, pode ocorrer uma congestão ou perda dos reflexos.

• Explique para a criança sobre a sinalização do local e não a deixe sozinha na margem da água.

• Em caso de passeios em barcos, pedalinhos ou similares, utilize coletes salva-vidas.

Prevenir ainda é o melhor caminho para que sua família passe momentos agradáveis e inesquecíveis. Aproveite suas férias.

Os habitantes do Noroeste Paulista estão bem distantes

das praias famosas do litoral. Só para se ter uma ideia,

Guarujá está a mais de 600 km de São José do Rio Preto, por

exemplo – uma viagem e tanto. Os freqüentadores destes

locais reclamam muito de alguns problemas clássicos:

congestionamentos nas estradas, praias poluídas, uma

concentração absurda de pessoas nas areias, em busca

de um lugar ao sol, sem contar a falta de segurança dos

grandes centros – assaltos e arrastões já viraram rotina na

vida dos banhistas.

Longe deste cenário caótico, temos a Região dos

Grandes Lagos. São várias cidades que apresentam uma

hidrografia invejável. Sol, calor, água limpa, tranquila,

diversão garantida em meio à natureza que resiste a ação do

homem no interior de São Paulo. Um exemplo que o turismo

pode contribuir para a preservação ambiental.

Essas prainhas são mantidas pelas prefeituras das

cidades. Geralmente há a cobrança de uma taxa para

permanência no local, o que favorece a manutenção das

mesmas.

O valor varia de

R$ 5 a R$35 e é revertido em

limpeza e conservação das praias.

São locais democráticos. Geralmente não é preciso

fazer reserva de quiosques. As famílias se reúnem, fazem

churrascos, praticam esportes náuticos, acampam – uma

verdadeira festa para a garotada. É possível bater uma

bolinha com seu filho, ou então levá-lo para dar uma volta nos

pedalinhos, além de passar um dia agradável na companhia

daquilo que a natureza oferece de melhor.

Entre as prainhas da região destacamos as localizadas

nas cidades de Adolfo, Buritama, Barbosa, Cardoso, Ilha

Solteira, Rubinéia, Ubarana, Mendonça, Sales entre outras.

Cuidado com as crianças

Buritama

24

Page 25: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A galerinha de Rio Preto não tem do que reclamar. A cidade possui uma lista de opções para todas as idades, gostos, bolsos e estilos.

São José do Rio Preto,

uma terra de possibilidades

• Alguns lugares já são velhos conhecidos da garotada – Cidade das Crianças, Zoológico Municipal, Parque Ecológico, além dos brinquedos instalados nas praças de Rio Preto. Não podemos deixar de citar a Represa Municipal – brinquedos, pis-ta de corrida e uma bela vista para agradar os olhos e fugir da correria do dia a dia. Ótimas opções para passar aquela tarde agradável na presença dos filhos e amiguinhos.

• Os shoppings da cidade também agitam a programação. O Rio Preto Shop-ping e Plaza Avenida Shopping estão pre-parando muitas atrações para dezembro e janeiro.

• E falando em janeiro. Quem não gos-

ta de dar uma boa gargalhada? Rir é o melhor

remédio para todos os males. O “Janeiro Bra-

sileiro da Comédia”- um festival só com peças

de humor, promete mandar a tristeza embora.

O evento acontecerá no Teatro Municipal, Tea-

tro Nelson Castro, além de praças, escolas e

locais alternativos.

• O CIC (Centro Integrado de Ciência e Cultura) tam-

bém estará com uma programação especial para as férias.

Do dia 5 a 31 de janeiro o local será palco de shows de física

e química, palestras, apresentação teatral, sessão de obser-

vatório e planetário, além de uma exposição itinerante de ani-

mais do Zoológico Municipal da cidade.

• Os estabelecimentos comerciais da cidade inovam dia após dia. A necessidade de agradar e fidelizar o cliente faz com que os empresários de Rio Preto criem artifícios que transformam bares e restaurantes em verdadeiros points para adultos e crianças.

• O pessoal do Colégio Universitário ela-

borou um Programa chamado “UNIFÉRIAS”,

oferecido aos alunos. As crianças comparecem

à escola, no período da tarde, e desenvolvem

diversificadas atividades como: passeios, par-

que, cinema, bosque, atividades aquáticas e

esportivas... E outras na escola, como: oficinas

de arte e música, festas, gincana, teatro, hora

do conto, culinária, jogos. Uma ótima oportu-

nidade de estimular a convivência em grupo e

evitar que as crianças fiquem ociosas.

Colônia do Colégio Universitário

Bosque Municipal

25

Page 26: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

É uma reclamação antiga. Muitas mães se queixam que não podem levar seus filhos para um jantar ou um lanche. As crianças precisam de espaço, e não conseguem ficar paradas. Por conta disso, os espaços Kids despontam como uma alternativa de reunir toda a família.

Mama Mia: O proprietário Marco Zanin, pai de

duas filhas, sentia na pele a necessidade de um espaço para

crianças em estabelecimentos comerciais. Pensando nisso,

o empresário criou atrações que alavancaram o movimento

de famílias no local.“Hoje em dia nós percebemos que muitos clientes

passaram a freqüentar a casa por conta do espaço para

os pequenos. Hoje nós oferecemos oficinas de pintura

corporal, pintura fácil, brincadeiras com bexigas num

ambiente personalizado com pufes e mesinhas, tudo isso

no mesmo espaço em que ficam os pais” – completa Zanin.E não para por aí. As novidades voltadas para os

pequeninos dão água na boca. O cardápio infantil Bambini

tem dado o que falar. São pizzas diferenciadas, em formato

de estrela, gatinho e com carinhas. Altamente divertidas e

coloridas, as guloseimas misturam alguns ingredientes que

fazem a cabeça da moçadinha, além de agregar alguns

alimentos nutritivos como espinafre, cenoura, brócolis, de

uma maneira que seu filho não vai recusar.

O Pouso e Decolagem, gerenciado

por Carlos Xisto, também surpreende com o espaço

desenvolvido para os pimpolhinhos. Há um ano a casa se

remodelou e passou a investir pesado para atrair as famílias

da cidade e região. Calos nos contou que antes o perfil

da casa era bem misto e hoje a casa ganho ares de um

restaurante com bar, destinado a papais e seus filhinhos.O local abre de segunda a segunda e conta com um

espaço Kits que desperta a vontade de voltar a ser criança.

São brinquedos, vídeo game tv, lousa, mesas para pintura,

casinha de boneca e de bolinhas – além de monitores

permanentes para garantir a segurança das crianças.O Pouso e Decolagem criou o cardápio Aero Kids,

são refeições e lanches preparados especialmente para

a galerinha que não dispensa uma comida divertida.

Além disso, a casa oferece brindes para quem opta pela

novidade. São aviões em miniatura, ótimos para colecionar

e brincar muito.

O Rancho do Cupim surpreende com uma área ampla destinada às crianças. Logo de

cara encontramos uma Casa na árvore – campeã na preferência dos baixinhos. Além disso, lá encontramos

escorregadores, pula-pula, balanços, pista de caminhada com árvores e natureza aliada à decoração. Os

brinquedos são, na maioria, feitos de madeira e recriam um clima campestre. Os banheiros são personalizados

e possuem trocador de fralda e local para dar mamadeira.

Foto: Macos Madi

Foto: Macos Madi

Foto: Macos Madi

26

Page 27: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Plaza Avenida Shoppingwww.tiptop.com.br

TIP TOP FAZ TUDO

O QUE A CRIANÇA

FAZ NUMA

BOA

USA, LAMBUZA, FAZ CARETA

ZOA, ATORDOA E DEIXA A MÃE ZURETA

Page 28: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

CIN

EM

A A Dreamworks abre o mês de dezembro nos cinemas com “Megamente”. A animação conta a história de um super-vilão desajeitado e sem a menor vocação para planos malignos em sua jornada incessante para conquistar MegaCity. O ponto alto do filme é quando Megamente mata seu principal adversário e descobre que sua vida não faz sentido sem um rival. Exibida também em 3D, Megamente é uma animação eletrizante e muito divertida que vai levar toda a família para os cinemas.

Sam investiga o desaparecimento de seu pai quando se vê preso em um mundo todo habitado por jogos ferozes, personagens incríveis e a mais alta tecnologia em motos e carros surreais. Diretamente dos fabulosos estúdios Walt Disney, vem aí uma aventura que vai tirar o fôlego de todo mundo em 3D. Esqueça todos os filmes de alta tecnologia que você já viu.

Um dos maiores clássicos das fábulas mundiais ganha uma versão hilária e inusitada. O perigoso ladrão Flynn foge da prisão e resolve se esconder em uma torre muito alta. Quando chega lá em cima, descobre que não foi uma boa ideia. No alto daquela torre vive a bela princesa de longas madeixas. Mas, em Enrolados, Rapunzel é uma adolescente mal-humorada e boa de briga, que usa seus cabelos para deixar o pobre ladrão literalmente enrolado. Engraçada e original, a animação também estará disponível em 3D.

Por B

runo

Ber

toni

MEGAMENTE(3/12)

TRON 2 - O LEGADO(16/12)

ENROLADOS - RAPUNZEL(07/01)

Page 29: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 30: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Uma

Noelpara

Natal é tempo de amor, paz e de unir forças

para promover o bem e ajudar a quem precisa,

incentivando a solidariedade. Com o intuito de levar

esse espírito adiante, foi criado o “Projeto Papai

Noel dos Correios”: sensibilizados com os pedidos

das crianças em cartas endereçadas ao Papai Noel,

funcionários tiveram a iniciativa de disseminar esses

valores através de carta-resposta do Bom Velhinho

às crianças, além de “adotar” alguns desses

pedidos, presenteando as crianças que os fizeram.

Por Emanuella Jardim

30

Page 31: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A campanha surgiu há mais de duas

décadas, mas foi em 1997 que se tornou uma

ação institucional. Segundo a Assessoria de

Comunicação dos Correios, “em 2009 o Projeto

superou as expectativas ao ser adotadas 35.666

(48%) das 74.490 cartas cadastradas no interior

de São Paulo, enquanto a meta de adoção de

cartas era de 40%”.

As cartas enviadas por crianças até 10

anos são cadastradas e colocadas para adoção

nas agências dos Correios. São selecionados

somente pedidos de brinquedos simples

como: boneca, jogos, bola, carrinho e pelúcia.

Os presentes deverão ser novos e entregues

embrulhados até o dia 13 de dezembro de 2010.

A população de São José do Rio Preto,

interessada em colaborar deverá adotar a carta

na Agência Central dos Correios, localizada na

Rua Prudente de Moraes 3057, Centro. Este ano,

o Projeto teve inicio no dia 5 de novembro.

Conforme a Assessoria de Comunicação

dos Correios, “o recebimento dos presentes e a

sua distribuição é exclusividade da empresa”. A

equipe se compromete a responder a todas as

crianças participantes por meio da carta-resposta

do Papai Noel e entregar os presentes doados.

31

Page 32: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Foto

s: M

arco

s M

adi

Page 33: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 34: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Formaturas, Natal, Reveillon

– festas. Quem não gosta de curtir

momentos agradáveis ao lado de amigos

e familiares? Nada melhor que festejar em

grande estilo para brindar à vida.

Na hora de vestir a criançada, vale

aquela dica clássica. Qual é o estilo do

seu filho? O que ele gosta de vestir? Qual

será o tipo de evento e local da festa?

Respondidas essas indagações, será

o momento de aproveitar as dicas da

Revista Petit e escolher o look que melhor

combina com a personalidade do seu

pequeno.

Preparamos algumas opções que

esbanjam bom gosto e conforto – sem

esquecer aquele toque de sofisticação

que as festas de final de ano exigem – tudo

isso com a graça das estampas, cores,

cortes e tecidos pensados especialmente

para o seu filho.

Nas próximas páginas, nossos

modelos mirins mostram como aliar

charme e estilo de uma maneira muito

divertida. Seus filhos vão adorar.

Vestido vermelho – Bambolê Brechó

Sapatilha – Anjo Colorido

Presilha – Turmaluca Brechó

Camisa e bermuda – Cabide Colorido

Tênis – Anjo Colorido

Vestido barrado floral – Bambolê Brechó

Sandália – Anjo Colorido

É HORA DE BRILHAR,EM GRANDE ESTILO

34

Page 35: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

35

Page 36: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Vestido – Cabide Colorido

Presilha de laço – Turmaluca Brechó

36

Page 37: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Vestido verde – Anjo Colorido

Vestido e colar – Kids House

Camiseta polo e bermuda – Cabide Colorido

Calçados - Anjo Colorido

37

Page 38: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Saia balonê e camiseta - Anjo Colorido

38

Page 39: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Vestido balonê – Anjo Colorido

Camiseta polo e bermuda – Kids House

Tênis e Sapatilha – Anjo Colorido

Acessórios – Anjo Colorido

39

Page 40: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Camiseta e saia balonê – Bambolê Brechó

Sapatilha – Anjo Colorido

Vestido floral – Anjo Colorido

Sandália – Anjo Colorido

Acessórios – Anjo Colorido

40

Page 41: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Vestido – Turmaluca Brechó

Calça, camiseta e camisa - Tip Top

Sandália e tênis – Anjo Colorido

41

Page 42: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Fotos:Marcos Madi – markefotos.com.br

Produção:Anna Igami

Make Up / Hair Style:Styllus Beauty Center – 17 3227 5943

Locação:Buffet Felix Petroli – felixpetrolibuffet.com.br

Onde Encontrar:Anjo Colorido – 17 3301 0333Bambolê Brechó – 17 3222 1258Cabidee Colorido – 17 3214 0673Kids House – 17 3304 4601Turmaluca Brechó – 17 3223 3237TIP TOP – 17 3355 0599

As Crianças Eduarda Giavarotti SilvaYan LimaJúlia Mellom

akin

g o

ff

42

Page 43: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

43

Page 44: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Doença do refluxo gastroesofágico, ou, simplesmente, refluxo - este é um problema que atinge grande parcela das crianças no Brasil, trazendo preocupação aos pais na hora de colocar a criança para dormir e, no momento da refeição. Mas, o que realmente é o refluxo?

“Refluxo é quando o ácido produzido pelo estômago para ajudar na digestão dos alimentos reflui para o esôfago, na maioria das vezes, por incompetência do esfíncter (válvula que fica entre o esôfago e o estômago)”, explica o Dr. Raphael Raphe, especialista em cirurgias do aparelho digestivo. “Esta espécie de válvula se abre para que os alimentos e o ácido desçam para o estômago e, em seguida ela se fecha, porém, em mau funcionamento o esfíncter não se fecha e permite que este suco gástrico volte ao esôfago, causando o que chamamos de azia. No caso das crianças,

REFLUXO

acontece a regurgitação”, conclui o médico.

A DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) em crianças, na maioria dos casos pode ser

considerada fisiológica, e não, uma doença, pois seus aparelhos digestivos ainda são imaturos e frágeis, porém, caso não houver o acompanhamento médico, este refluxo pode se tornar uma patologia.

E como saber se o seu filho possui o refluxo? Se a criança tiver vômitos freqüentes sempre após a amamentação, ou ingestão de outros alimentos, os pais já devem procurar um médico para averiguar o problema, pois, provavelmente seu filho sofre da DRGE. “O refluxo não tratado

pode provocar lesões na mucosa do esôfago devido o contato com o suco gástrico, ocasionando assim, úlceras, e dependendo da gravidade, até câncer no esôfago”, alerta o médico.

“O refluxo não tratado pode provocar lesões na mucosa do esôfago devido o contato com o suco gástrico, ocasionando assim, úlceras, e dependendo da gravidade, até câncer no esôfago”

Dr. Raphael Raphe

Por Wilton Hermes

44

Page 45: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

Além do aparelho digestivo da criança ainda ser frágil, outro fator contribui para que haja a DRGE: a postura corporal da criança. Normalmente, as crianças até seis meses de vida passam a maior parte do tempo deitadas, facilitando assim, a ocorrência do refluxo, que é o momento em que a criança regurgita o alimento. Por isso, normalmente após os primeiros seis meses de vida, a ocorrência do refluxo tem uma queda significativa na criança, devido ela começar a adotar uma postura corporal mais ereta. Se após estes seis meses a criança ainda apresentar vômitos constantes após as refeições e irritabilidade, o médico deve ser procurado, para que seja feito um diagnóstico detalhado.

Os adultos também sofrem com o DRGE, e o sintoma mais comum é a azia. Existem também sintomas atípicos, como: tosse, rouquidão, bronquite, asma e dor no peito.

Para confirmação da patologia, um especialista deve ser consultado, para que sejam feitos exames minuciosos. A DRGE nos adultos ocorre devido a maus hábitos alimentares, consumo de bebida alcoólica, tabagismo e, obesidade. “O refluxo gastroesofágico não tratado, em alguns casos pode causar a hérnia de hiato. O hiato é um orifício no músculo diafragma que separa o tórax do abdômen, e este se mais alargado, mais frouxo do que o normal, faz com que a parte superior do estômago deslize para dentro do tórax, formando a hérnia de hiato, que favorece ainda mais para o aumento do refluxo”, explica Dr. Raphael. O cirurgião ainda complementa: “o DRGE em um estado já considerado patológico (doença) deve ser tratado à base de medicação, e dependendo da gravidade do caso, uma intervenção cirúrgica.

O refluxo não é hereditário, pais que sofreram com o refluxo na infância, podem ter filhos que não apresentem este problema. Também existem pessoas que apresentaram o refluxo nos primeiros anos de vida, e depois não apresentaram mais os sintomas, mas, na fase adulta passaram a sofrer novamente com a DRGE, devido à má alimentação, ingestão de bebidas alcoólicas e, tabagismo.

O refluxo no estado fisiológico, não precisa ser encarado como algo de risco, se tratado corretamente. Por isso é necessário alguns cuidados para garantir o bem-estar dos filhos e, também dos pais, para que problemas maiores não venham a ocorrer no futuro.

45

Page 46: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

• Evite deitar após as refeições principais, aguarde pelo menos 2 horas.

Dicas para os adultos:

Seguem algumas dicas para amenizaros efeitos do refluxo nas crianças:

• Após a mãe amamentar seu (sua) filho (a), ela deve segurar a criança em uma posição ereta (o típico momento do “arroto”) para que a digestão seja feita mais rápido.

• Se o leite for dado em mamadeira, esta alimentação se possível, deve ser feita com a criança em posição ereta, em pé, ou, sentada (nos casos de crianças que já conseguirem manterem-se em pé sozinhas).

• As crianças que apresentarem refluxo, devem ter a cabeceira de seus berços levantadas, cerca de 15 a 20 cm. Pode ser utilizado um calço para elevar o berço, ou travesseiro que faça com que a cabeça da criança fique mais elevada em relação ao corpo. Assim, há menos probabilidade do refluxo acontecer durante a noite.

• Quando a criança já estiver ingerindo alimentos sólidos, evite dar alimentos hiper-calóricos, como frituras gorduras e, frutas cítricas, como laranja e abacaxi (os dois últimos também devem ser evitados em forma de suco)

• Outro alimento que deve ser evitado é o chocolate/achocolatado. Já foi provado que este alimento relaxa mais a musculatura do esfíncter, e favorece mais o refluxo.

• Alimente a criança várias vezes ao dia, porém, em quantidades moderadas.

• Não deixe a criança dormir logo após a refeição, o recomendado é a criança dormir meia-hora após a alimentação.

• Utilize roupas e cintos folgados. Roupas muito apertadas podem comprimir o estômago e favorecer o refluxo.

• Evite fumar. O cigarro reduz a proteção mucosa do estômago.

• Evite alimentos ou bebidas que favoreçam a irritação da mucosa, tais como: gorduras, frituras, chocolate, tomates e seus derivados, bebidas alcoólicas, café, refrigerantes. Estes produtos devem ser consumidos moderadamente.

• Se alimentar corretamente, se possível estabelecendo horários, como uma dieta balanceada.

46

Page 47: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 48: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

A criança de Sagitário pode tender a ser um pouco turbulenta, as meninas um tanto traquinas, serão boas em jogos e atletismo e naturalmente inteligentes. Não gostarão de disciplina restritiva, se sentirão extremamente inibidas se forem presas demais. Os pais e os professores talvez tenham que se reunir ocasionalmente para apurar e resolver algumas dificuldades. Terá uma grande necessidade de ser reconhecido por si próprio e pelos seus próprios méritos, não através de gracinhas nem de brincadeiras. Rapidamente uma criança de Sagitário vai demonstrar que os outros dependem dela. Vai mostrar-se útil e corajosa a desempenhar as tarefas que lhe são dadas.

Afável e amorosa com quem realmente quer, falta-lhe um pouco de diplomacia. São francas e frontais, pode mesmo acontecer que um dia a sua tia entre pela porta, recentemente saída do cabeleireiro, e que a criança diga “Tia, está tão feia. Parece a bruxa da televisão.” com a maior naturalidade. No entanto, a franqueza não quer dizer que ela não ame ou não tenha respeito pela hierarquia. São talvez os seres mais ligados à família e se tem abertura para ser francos é porque gostam realmente das pessoas. Ela fará com facilidade todas as tarefas pedidas e sem resmungar. É uma criança extremamente sociável que se pode levar de férias ou a comer num bom restaurante, ela saberá o seu lugar e sabe comportar.

Extremamente honesta, há que ser honesto para com ela. Nada de falsas promessas “Faz isto que eu depois te dou um sorvete”, e depois esse sorvete não existe. Com o Sagitário não se funciona assim,. a franqueza deve ser primordial na sua educação. São no entanto crianças extremamente impulsivas, se desejam realmente qualquer coisa, vão ao fundo dos seus objetivos. É raro ouvir da boca de uma criança sagitariana que quer ser médico um dia e não o vir a ser mais tarde. Tarde ou cedo o sagitariano chega aos seus objetivos. Tem uma teimosia perante a vida que é benéfica, no entanto a sua inteligência permite ser multifacetada. Poderá perfeitamente ter várias atividades em paralelo e ser bem sucedida. Não há que ter medo se para além da escola ela quer ir à natação ou à equitação. Se for realmente sua vontade ela fará isso de forma metódica, organizada e com sucesso.

É talvez um dos signos onde os bebés têm de fato uma estranha maturidade. Assimilam tudo ao longo da vida e guardam a sua infância, o que os faz ter um aspecto jovem na sua maturidade. Calmos, fáceis de cuidar, o bebé de Capricórnio só dá realmente preocupações se houver distúrbios na sua saúde. Calado, dissimula mesmo a sua própria vontade e a sua capacidade imaginativa. A criança capricorniana lenta por natureza, pode ser estimulada à ação por algum comentário como “Poderia fazer melhor se tentasse. “Se ela realmente tentar, e o próximo boletim escolar disser “Melhora constante”, as mudanças nela própria serão extremamente positivas. Em crianças nunca são muito felizes e deixam sempre a impressão de ter de se lhe agradar de uma forma ou de outra.

São extremamente enérgicos e positivos, podem ser bons atletas, mas talvez não achem fácil se integrar num grupo. São em geral leitores vorazes e a fim de assegurar exercício físico deve-se encorajar rapidamente iniciativas individuais como uma atividade física ao ar livre. No entanto se alguma coisa não é inteiramente do seu agrado o bebé de Capricórnio faz logo sentir de maneira drástica, fazendo voar por exemplo o prato de comida que está na mesa na sua frente. É ordenado, constrói no seu quarto a sua fortaleza e os seus espaços. Se alguém violar esse mesmo espaço mudando as coisas de sítio, poderá numa pequena criança criar traumas profundos. No entanto serão talvez os bebés que se conseguem disciplinar mais rapidamente e mais facilmente. Será para ele mais fácil respeitar as horas das refeições e as horas de ir a casa de banho e deixar as fraldas de vez.

As crianças de Capricórnio vão preferir uma saída à praia ou ao ar livre a estarem fechados em casa com os primos e com os avós. O contato com a natureza é essencial para eles. É uma criança que tem poucos amigos mas verdadeiros. Terá desde muito pequenino um amigo especial com quem troca os seus segredos. Se for um verdadeiro Capricórnio será extremamente disciplinado na vida estudantil antes de poder pensar em brincadeiras e no lazer.

Sagitário (23/11 a 21/12)

Capricórnio (22/12 a 20/1)

HORÓSCOPOPor Amanda Muanis

48

Page 49: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 50: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010

PARCEIROS DE DISTRIBUIÇÃOCarlos Chagas Filho - Anglo

17 3355 4323Av. Fernando Bonvino, 8260Distrito Industrial

anglosjrp.com.br

Baby Nove Luas

17 3227 7223Rua Raul Silva, 1214Nova Redentora

babynoveluas.com.br

Escola de Educação Infantil Cris

17 3216 6000Rua Luis Figueiredo Filho, 560N. S. do Bonfim

escolacris.com.br

Escola Infantil Estrelinha do Céu

17 3225 2355Rua Chile, 532Jardim Bordon

Escola Janelinha do Saber

17 3232 4585Rua São Benedito, 2255Alto Rio Preto

escolajanelinhasdosaber.com.br

Colégio SETA - Mirassol

17 3242 8700Rua Silvano Maraldi, 2410Souza

setanet.com.br

Colégio Santa Teresa

17 3233 2344Rua Dr. Eduardo Niesen, 389Jardim Congonhas

colegiosantateresa.net.br

Alfa e Ômega

17 3217 2182Rua José Teodoro de Mes-quita, 400Porto Seguro

escolaalfaeomega.com.br

Escola Infantil Colméia

17 3227 6418Av. JK de Oliveira, 1100Jardim Panorama

escinfcolmeia.com.br

Colégio Luminum Delphos

17 3305 1033Rua Humberto Delboni, 1126Jardim Primavera

[email protected]

Escola Infantil Estrutura

17 3232 5573Rua Madame Curie, 157Jardim Aeroporto

[email protected]

Colégio Objetivo

17 3231 1004Rua Regente Feijó, 667Vila Ercília

Relva Escola de Educação Infantil

17 3224 4662Rua Cândido B. Estrela, 43Jardim Nazareth

escolarelva.com.br

Colégio Azevedo Marques

17 3232 2438Rua Fritz Jacobs, 3373Alto Rio Preto

colegioazevedomarques.com.br

Colégio Coopec

17 3201 0000Rua José Scarpelli Sobrinho, s/nºJardim Vivendas

coopec.com.br

Escola Exata

17 3234 2044Rua Tiradentes, 2097Boa Vista

Colégio Interativo

17 3235 3063Rua Bonfá Natale, 1822Santos Dumont

colegiointerativo.com.br

Escola Infantil Passinho Livre

17 3011 4307Rua Amadeu S. Cherubini, 468São Manoel

Colégio SETA - Rio Preto

17 3227 5655Rua Amadeu Segundo Cherubini, 700Vila São João

setanet.com.br

Colégio Universitário

17 3201 1122Rua Emília J.J Castro, 350Jardim Redentor

esquemauniversitario.com.br

Colégio Vem Ser

17 3222 3756Rua Orsini Dias de Aguiar, 466Alto Rio Preto

colegiovemser.com.br

Page 51: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010
Page 52: Revista Petit - Edição 08 - 12/2010