revista parque dos principes agosto

24
ÓRGÃO OFICIAL DE DIVULGAÇÃO DAS ATIVIDADES DA ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DO RESIDENCIAL PARQUE DOS PRÍNCIPES - APRPP EQUIPE APRPP: QUEM SÃO E O QUE FAZEM 1983-2012 / 28 ANOS / JULHO - AGOSTO 2012 SEGURANÇA Quadrilhas desbaratadas AES Eletropaulo Instala religadores TÓXICO NA AVENIDA Prefeitura se omite

Upload: grupo-sama

Post on 29-Mar-2016

239 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Revista APRPP - Distribuida no Residencial Parque dos Principes - Editada pelo Grupo Sama

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Parque dos Principes Agosto

órgão oficial de divulgação das atividades da associação dos proprietários do residencial parque dos príncipes - aprpp

EquipE ApRpp: quEm são E o quE fAzEm

1983-2012 / 28 ANOS / JULHO - AGOSTO 2012

sEGuRANÇAquadrilhas desbaratadas

AEs Eletropauloinstala religadores

pÓ TÓXiCo NA AVENiDAprefeitura se omite

Page 2: Revista Parque dos Principes Agosto

5 Equipe ApRpp

10 Como está nossa segurança

12 Adote uma árvore. mudas que requerem cuidados

16 Asfalto, promessa não cumprida

17 melhorias da Eletropaulo

18 serviços da ApRpp

20 Elas florescem no inverno

Capa: Edição Julho Agosto 2012

Su

mário

20

órgão oficial de divulgação das atividades da associação dos proprietários do residencial parque dos príncipes - aprpp

EquipE ApRpp: quEm são E o quE fAzEm

1983-2012 / 28 ANOS / JULHO - AGOSTO 2012

sEGuRANÇAquadrilhas desbaratadas

AEs Eletropauloinstala religadores

pÓ TÓXiCo NA AVENiDAprefeitura se omite

Revista Folha do Parque - Edição Julho/Agosto 2012Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Príncipes - APRPP: Diretoria Executiva - Diretor Presidente: Reináldo

Franco; Vice-Presidente: Sérgio Panzuto; Diretor Administrativo: Alexandro Welikon; Diretor Financeiro: Sérgio Panzuto; Diretor de Segurança: Renato Velloza; Diretoria - Diretor Jurídico: Wilson Lisboa Ribeiro; Diretor de Comunicação: Winfried Ludewig. A Re-vista Folha do Parque é uma publicação bimestral da Associação dos Proprietários do Residencial Parque dos Princípes - APRPP. produção Editorial: Grupo Sama Comunicação Redação e publicidade: Grupo Sama Comunicação Atendimento: 3729-0257 email: [email protected] Editor e Jornalista Responsável: Winfried Ludewig. Tiragem desta edição: 2.000 exempla-res - impressão: Print Express. Endereço para correspondência: Av. Darcy Reis, 1311 - Parque dos Princípes - São Paulo - SP CEP: 05396-450 Tels: 3761-0473 | 3761-1866 | 3761-4533Os conteúdos dos textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião da Associação, cuja

imparcialidade e compromisso com a informação são as principais diretrizes. Proibida a reprodução integral ou parcial do material publicado, sem autorização prévia.

Expediente

flor da suinã Foto: Daniel Ludewig

Page 3: Revista Parque dos Principes Agosto

AssoCiADos E LEiToREs AmiGos

Ed

ito

rial

Nosso Residencial está mais tranquilo agora, pois o número de roubos e furtos diminuiu substancialmente. Houve três casos que terminaram com a prisão dos assaltantes e uma destas prisões levou ainda ao estouro de um entreposto de drogas. Mas, nada nos autoriza a abaixar a guarda, porque as raízes e as causas da criminalidade persistem.

Embora os projetos de instalação de câmeras CFTV (empresa licitante “roeu a corda”) e OCR (o comandante da PM assumiu outras funções) estejam enfrentando novos obstáculos, a APRPP e seu Diretor de Segurança, bem como todos os outros que participam da implantação destes projetos, continuam neles empenhados com total prioridade, para vê-los funcionando o quanto antes.

Boa parte desta edição está dedicada a informar os moradores sobre o grande número e sobre a variedade de tarefas executadas pelos nossos funcionários. Por falta de informação ou por conclusões superficiais e apressadas, muitas vezes surgem situações desagradáveis e constrangedoras que poderiam ser perfeitamente evitadas. Esperamos que a apresentação de todos os funcionários e a descrição de suas incumbências possa remover este tipo de inconveniência e a tornar mais amigável, objetivo e produtivo o relacionamento entre os moradores e as pessoas que lhes prestam serviços.

Estamos há mais de 30 dias sem chuva e a poeira levantada nos trechos não asfaltados da Av. Darcy Reis passou a ser simplesmente insuportável para os moradores das proximidades. Como explicamos anteriormente, esta poeira é tóxica porque contém grânulos de alcatrão provenientes do asfalto fresado depositado pela Prefeitura na avenida. O alcatrão em pó é muito mais danoso que a fumaça do cigarro e, se penetrar no pulmão, fica depositado lá para o resto da vida. Para crianças e adolescentes é uma calamidade!

Em reunião do dia 10 de novembro do ano passado o Subprefeito do Butantã havia assegurado aos moradores do Parque dos Príncipes, que os trechos não asfaltados da Av. Darcy Reis seriam pavimentados ainda no primeiro semestre de 2012. Pela intervenção enérgica de uma moradora no Gabinete do Prefeito no início deste ano, surgiu um grupo de topógrafos da Prefeitura que efetuou as medições para o asfaltamento, mas ficou só nisto. A Prefeitura continua se omitindo na solução deste grave problema e os moradores atingidos protestam veementemente.

Temos de desenvolver meios para tornar mais vigorosas e eficazes as reivindicações da APRPP. Utilizaremos todos os meios de informar a opinião pública e de chamar atenção para omissões danosas como esta e o faremos de forma cada vez mais intensa. Nosso Residencial recolhe um volume pesado de IPTU, mantemos a nossas expensas doze contratos de parceria com a Prefeitura e não podemos aceitar que moradores do Parque sejam obrigados a viver anos a fio submersos em nuvens de poeira venenosa em virtude de omissões desta mesma Prefeitura.

Winfried Ludewig Diretor de Comunicações

Page 4: Revista Parque dos Principes Agosto

4

Equipe APRPP - Quem são e o que fazem

Diretoria de Comunicações

Quem não participa diretamente das atividades e da administração de uma Associação com o porte da APRPP, dificilmente imagina o volume e a complexidade dos trabalhos que precisam ser executados para que haja um funcionamento adequado às necessidades e desejos dos associados.

Fica então a dúvida: “Será que todos estes funcionários são mesmo necessários, será que o custo destas contratações se justifica realmente?”

O exame criterioso da composição do quadro dos funcionários, das tarefas a serem executa-das e da remuneração adequada é um tema tratado detalhadamente em praticamente todas as reuniões da Diretoria. As situações se alteram, surgem problemas novos, mudanças de rumo, correções e ajustes a fazer, críticas bem fundamentadas a serem consideradas etc.

Há também muita desinformação a respeito. Tomamos, então, a iniciativa de apresentar todos os funcionários aos associados, em conjunto com uma descrição sucinta de suas funções e atividades.

Estamos convictos de que esta apresentação facilitará o relacionamento com os associados, removerá dúvidas e contribuirá muito para satisfação dos moradores bem como para a motiva-ção de nossos colaboradores.

Administração

Fotos: Daniel Ludewig

Page 5: Revista Parque dos Principes Agosto

5

Administração

ELisABETE maximiano

Gerente Executiva

Todas as atividades da Diretoria, dos Conselhos, comissões, departamentos, funcionários próprios e serviços terceirizados, bem como tudo o que os associados e moradores requerem da Associação, de uma forma ou de outra, passa pela Gerência Executiva. Para descrever uma atividade tão diversificada e complexa, mencionamos abaixo somente os tópicos de maior importância e abrangência, sem descer muito a detalhes.

Atendimento de associados e moradores – atende os que se dirigem diretamente à gerência, os que são encaminhados à gerência pelos diversos setores e os apresenta à Diretoria quando for o caso ou se assim desejarem, quer se trate de solicitações, sugestões, reclamações ou de outros motivos. Estes contatos, juntamente com as pesquisas de opinião e satisfação, permitem que a gerente identifique as necessidades e desejos deste que é o público alvo das atividades da APRPP e informe a Diretoria a respeito;

Em relação à Diretoria Executiva e aos Conselhos superior e fiscal – participa do planejamento estratégico, da fixação de objetivos e metas, da elaboração do orçamento e das decisões que se tomam na Diretoria. Executa os projetos, ordens e decisões da Diretoria, pessoalmente e transmitindo-as a todos que se reportam à gerência. Se algum diretor executa projetos e ações pessoal e diretamente, a gerente é informada passo a passo e faz o acompanhamento, para ajudar e evitar conflitos de ordens;

Em relação a funcionários próprios, terceirizados e empresas contratadas – coordena e orienta o trabalho dos colaboradores, cuidando da motivação e de que sejam adequadas as condições de remuneração, e que disponham de meios e dos equipamentos necessários. Avalia resultados e desempenho, estimula o aproveitamento das oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento profissional dos funcionários. No caso de pessoal terceirizado, verifica e controla a execução das tarefas previstas no contrato com as empresas e examina com especial cuidado o cumprimento da legislação trabalhista.

Especial atenção à segurança dos moradores – acompanha de perto o plano estratégico e os projetos da Diretoria de Segurança bem como os trabalhos do supervisor de segurança e da empresa de segurança privada contratada. Participa do controle das atividades dos agentes e de sua assiduidade, no esforço de se garantir da melhor forma possível a tranquilidade dos moradores. Havendo ocorrências de roubos, assaltos e furtos, presta apoio e solidariedade às vítimas e se certifica das providências tomadas para evitar que o fato se repita

Além destas, há um grande número de responsabilidades, como representar a APRPP perante órgãos públicos, zelar pelo cumprimento das parcerias com a Prefeitura, zelar pelo patrimônio, acompanhar as iniciativas das comissões atuantes e revitalizar as que estão fenecendo, participar da negociação de acordos judiciais, elaborar relatórios e atas etc. Enfim, a gerente executiva tem uma responsabilidade de abrangência incomum e seu trabalho é essencial para manter a dinâmica da vida associativa.

Page 6: Revista Parque dos Principes Agosto

6

Sua principal incumbência consiste em supervisionar, coordenar e fiscalizar os trabalhos da empresa de segurança privada contratada pela APRPP (WEA) tais como: a vigilância e a qualidade de atendimento nas portarias, a frequência e o roteiro das rondas, o serviço de escoltas individuais, o cumprimento das normas legais e das normas específicas da APRPP pelos agentes de segurança.

• Analisa a eficiência dos obstáculos e barreiras existentes, sua vulnerabilidade e propõe melhorias;

Administração

CLAuDio Valdambrini

supervisor de segurança

• COMPRAS: levanta cotações de preços para todos os setores (diretoria, segurança, manutenção, comunicação e administração) negocia com fornecedores e os contrata, efetua as compras de materiais de escritório e limpeza, equipamentos e outros itens solicitados pelos diversos setores;

• Cuida do funcionamento dos equipamentos de escritório como telefonia e informática e do mobiliário como extintores, cortinas, móveis etc.;

LuANA fernandes Luza

Assistente Administrativa

• Participa da elaboração do plano de ações e procedimentos de segurança, em conjunto com o Diretor de Segurança, bem como da elaboração dos projetos que visam principalmente a aplicação de novas tecnologias para eficientização e racionalização da segurança;

• Promove alterações estratégicas e táticas no serviço de vigilância, sempre que se notam alterações na situação e modificações no modo de agir da bandidagem;

• É responsável pela assistência e orientação às vítimas, quando acontecem ocorrências como assaltos, furtos e atos de violência. Investiga as causas, toma providências para intensificar a prevenção;

• Busca estreitar o relacionamento com autoridades e órgãos da segurança pública;

• Dirige e organiza os levantamentos estatísticos, elabora os relatórios para a Diretoria, fornece as informações para serem transmitidas aos moradores, participa ativamente das iniciativas para aumentar a precaução e a cooperação dos moradores para prevenir e desestimular o crime no Residencial;

• Controla a documentação exigida pelos órgãos públicos e controla o consumo de combustível pelas viaturas da vigilância.

• Faz a ponte entre a administração do pessoal (terceirizada na empresa AZZI) e os funcionários, controla as horas e efetua a inclusão ou exclusão de funcionários no convênio médico;

• Faz as convocações para reuniões e assembleias, divulga a pauta, prepara a documentação, providencia listas de presença e cédulas de votação, redige as atas e as envia para assinatura e registro;

• Organiza a sala para as reuniões e cuida do arquivo geral de documentos.

• Eventuais: Auxilia no atendimento telefônico. Presta assistência à Vice-presidência no projeto “Comunidade Protegida” e ao departamento social na organização de eventos.

Page 7: Revista Parque dos Principes Agosto

7

Administração

• CONTAS A PAGAR: controla a exatidão dos valores a pagar, providencia a emissão de cheques para as assinaturas da Diretoria, controla os contratos dos fornecedores, envia e recebe malotes e elabora relatórios financeiros;

• RECEBIMENTOS E CONTROLES: Examina a consistência dos valores recebidos e demais lançamentos na conta corrente. Avalia mensalmente o nível de adimplência dos associados, o cumprimento dos acordos judiciais e efetua a cobrança de valores pendentes, negocia acordos de

DEBoRAH Taylor

Assistente financeira

• Programação, supervisão e acompanhamento dos serviços terceirizados de manutenção das áreas verdes e limpeza de praças, ruas e lotes e atendimento das solicitações do pessoal terceirizado em cumprimento do que cabe à APRPP no contrato;

• Atendimento das solicitações dos moradores relativas à limpeza de lotes e destinação dos resíduos de jardins e resultantes de podas de árvores;

VALDENiR mazzo

supervisor de manutenção

mensalidades e parcelamento de atrasados com os moradores, dentro dos parâmetros estabelecidos.

• Elabora relatórios financeiros, envia e recebe malotes;

• Atende os moradores no que diz respeito a acordos financeiros, emissão de certidões e 2ªs vias de boletos;

• Eventuais: Fornecimento de dados sobre o nível de adimplência às assembleias e suporte aos demais departamentos por ocasião de eventos e assembleias.

• Providências junto aos órgãos responsáveis (Prefeitura, Ilume, Eletropaulo, Sabesp, Comgás etc.) para operações “tapa-buracos”, limpeza de bueiros, deficiências de iluminação, falta de energia, vazamentos de água e esgotos etc. e atendimento das reclamações e solicitações dos moradores neste sentido;

• Orçamento e contratação de serviços de pedreiros, eletricistas, encanadores, mecânicos na medida das necessidades.

• Informação, orientação e vigilância para o cumprimento das normas municipais referentes ao zoneamento em que o Parque está enquadrado (ZER 1 – Zona estritamente residencial de baixa densidade demográfica);

Page 8: Revista Parque dos Principes Agosto

8

• COMUNICAÇÃO: presta assistência à Diretoria de Comunicações na edição da newsletter “É PRA JÁ” e da revista FOLHA DO PARQUE, participa dos trabalhos de redação e diagramação, controla a parte comercial da revista (anúncios), convoca as reuniões de pauta com a editora da revista e com a assessoria de imprensa, participa destas reuniões e faz o respectivo follow up. Atualiza o Portal do Parque, controla o cadastramento dos moradores no site e libera o acesso privativo. Produz outros materiais de divulgação como cartazes, faixas,

Administração

TATiANE Arruda

Assistente de Comunicações e marketing

• RECEPÇÃO E ATENDIMENTO: Atende aos telefonemas e recebe os associados e moradores que vêm à sede, presta as informações básicas e direciona as pessoas aos funcionários e departamentos que melhor as possam atender de acordo com a natureza dos assuntos que os trazem à Associação. Acompanha e controla o atendimento das solicitações dos associados dirigidas aos órgãos públicos e empresas concessionárias (iluminação, operação tapa-buracos, telefonia, poda e remoção de árvores etc.).

• CURSOS: Atende os professores e alunos dos cursos ministrados

mARiANA Aparecida pereira

Auxiliar Administrativa

banners, impressos, convites etc. cuidando da criação, execução e distribuição;

• PESQUISAS: Realiza pesquisas de grau de satisfação e de atualização cadastral de casa em casa, visando melhorias no relacionamento e nos procedimentos da administração;

• Toma as providências relativas a melhorias no funcionamento do Ecoponto;

• Eventuais: Suporte aos demais departamentos por ocasião de eventos e assembleias, auxilia no atendimento telefônico e cobre eventuais ausências no departamento financeiro.

na sede da APRPP, informa os interessados sobre as características de cada curso e sobre a existência de vagas, cuida das inscrições de alunos, da agenda dos cursos e organiza o arquivo dos documentos. Havendo a criação de algum curso novo, participa da sua implantação, da procura por professores habilitados e da elaboração dos contratos;

• Administra a locação do salão para eventos, as reservas e os respectivos contratos;

• Eventuais: Organização dos eventos internos, sociais e beneficentes (decoração, levantamento de custos, negociação com fornecedores). Controle dos materiais utilizados nos cursos da sede.

Page 9: Revista Parque dos Principes Agosto

9

Administração

• Limpeza e manutenção da área externa da sede e de suas áreas verdes;

• Manutenção geral da sede, iluminação, limpeza de ventiladores e ar condicionado, abastecimento de bebedouros e banheiros, limpeza das paredes, do chão e recolhimento do lixo etc.;

• Preparação do salão para os diversos cursos ministrados na sede (yoga, ballet,aikidô, muay-thai, dança de salão, hip hop, pilates),

CARLos Luiz de Lima Barbosa

Auxiliar de serviços Gerais

• Limpeza diária do escritório (mesas, chão, janelas, portas de vidro, recolher o lixo) da cozinha (lavar louças, limpar armários, geladeiras, microondas) e banheiros (lavar, higienizar, recolher lixo, repor produtos de higiene);

• Cuidar da limpeza da construção térrea anexa à sede (chão, mesas, cadeiras, banheiros, janelas) varrer e regar os jardins;

NADiR de Aguiar santana

serviços de limpeza

arrumação, conferência e controle dos materiais usados como tatames, colchonetes e bolas, bem como a limpeza, higienização, distribuição e recolhimento desses materiais;

• Tem a responsabilidade pelo fechamento da sede e dos portões no final do expediente;

• Preparação e limpeza do salão para festas e eventos, acompanhamento e presença nos eventos, visando seu bom andamento.

• Varrer e lavar as áreas externas como sacada e calçadas;

• Guardar e manter em ordem materiais de limpeza, higiene e alimentos;

• Preparar bebidas como café e chá que ficam na recepção;

• Limpeza uma vez por semana das duas portarias e da casa de manutenção;

• Eventuais: Ajudar na preparação do salão para assembleias e eventos e preparar bebidas como chá e café para estas ocasiões.

Page 10: Revista Parque dos Principes Agosto

10

Diretoria de Comunicações

Roubos a residências no Parque

Em junho não tivemos nenhum caso e em julho apenas um. O roubo ocorreu no dia 6 de julho poderia ter sido evitado se os hábitos de precau-ção e desconfiança dos moradores já estivessem mais arraigados. A vítima percebeu a presença do veículo dos assaltantes, mas achou que “se-riam visitas do vizinho” e foi rendido quando abriu o portão para um amigo. Veículos desconhecidos com vários homens dentro e com vidros escure-cidos por insulfilm são sempre suspeitos e, para evitar assaltos, convém sempre alertar a seguran-ça nestes casos.

No dia 11 de agosto tivemos a ocorrência de um roubo, mas várias características do veículo uti-lizado pelos assaltantes foram anotadas pelo vi-gilante da portaria e informadas à Guarda Civil Metropolitana que, no dia seguinte, localizou o veículo. A polícia perseguiu o carro, prendeu os assaltantes e recuperou objetos roubados no Parque. Este caso demonstra a importância de anotar detalhes e seguir as pistas obtidas.

Tentativas frustradas e prisões efetuadas

Sabemos que a vigilância preventiva evita muitos assaltos, mas como as desistências dos melian-tes que desistem antes de iniciar qualquer ação não são notadas e não deixam rastros, não existe a possibilidade de avaliar o número de ocorrên-cias evitadas pela nossa vigilância. Mas quando os assaltantes chegam a iniciar uma ação, são forçados a desistir e se põem em fuga e, melhor ainda, quando são desarmados e presos e o fracasso se torna completo, temos uma evidên-cia muito clara da eficácia das nossas medidas de prevenção.

Em junho houve uma tentativa de assalto. Os me-liantes já haviam entrado na garagem da vítima, mas abortaram a ação e fugiram quando notaram a aproximação da viatura da segurança. Ponto

COMO ESTÁ NOSSA SEGURANÇA?

Administração

Melhorou bastante! Veja os gráficos atualizados e confira:

para a nossa rotina de vigilância!

Em julho tivemos duas tentativas de roubo, resul-tando ambas em prisão dos assaltantes. Estes dois casos ilustram muito bem como se obtém su-cesso quando se juntam três fatores: a percepção e atitude do morador, a ação da vigilância privada e a ação decisiva da polícia.

No dia 16 de julho, ladrões invadiram uma residên-cia cujo dono estava viajando. Porém, a invasão foi notada por um vizinho, que chamou a nossa segurança que, por sua vez, alertou a Base Co-munitária móvel da pm. Os ladrões foram surpre-endidos e presos em flagrante.

No dia 28 de julho houve uma ocorrência bem mais grave e de extremo perigo. Os ladrões saltaram o muro de uma residência e se esconderam em um quartinho da garagem e renderam o primei-ro morador que apareceu, invadindo a residência. Entretanto, um dos moradores conseguiu cha-mar a segurança, que cercou a residência. Os bandidos abriram fogo, empreenderam a fuga no carro da vítima, estouraram o portão da garagem e sequestraram uma das vítimas. A vítima seques-trada conseguiu saltar do veículo e escapar, mas se feriu na queda. O veículo foi perseguido pela polícia e os assaltantes foram capturados. Na ocasião, houve apreensão de armamento pesa-do, munição e drogas em quantidade.

Em menos de sessenta dias foram desbaratadas três quadrilhas que atuavam no Parque e nas re-dondezas. Estas baixas entre os meliantes, além de impedir estes elementos de continuar assaltan-do e de retirá-los de circulação, têm o efeito de “re-direcionar” a estratégia dos criminosos e desesti-mular novas ações no Parque.

Escoltas/apoio

A quantidade de escoltas permanece em um nível duas vezes mais alto que no início do ano. Con-

Page 11: Revista Parque dos Principes Agosto

11

vém que hábito se firme e até se desenvolva, porque mais de 50% dos assaltos ocorreram no momento da entrada ou da saída do morador de sua casa. As escoltas e o apoio ou presença da viatura neste momento é comprovadamente eficaz para evitar o assalto.

Portões abertos

Tirando a média dos sete meses, verificamos que os vigilantes encontram entre 5 e 6 portões abertos todos os dias, por descuido, esquecimento ou falha do equipamento automático. Sendo que o portão aberto invalida toda a proteção externa da residência, é da maior importância que os moradores se habituem a evitar este tipo de problema. Quando o vigilante encontra um portão aberto sem que algum morador ou pessoa conhecida esteja por perto, frequentemente perde bastante tempo para verificar se está havendo alguma invasão da propriedade e para encontrar alguém que possa sanar o problema. Assim, o serviço de vigilância da viatura fica interrompido por um bom tempo, sendo que isto poderia ser evitado.

Atualização dos dados da Segurança

Page 12: Revista Parque dos Principes Agosto

12Meio ambiente

ADOTE UMA ÁRVORE NO PARQUE

Um hobby agradável e compensador:

Árvores novas e principalmente mudas de árvores são extremamente gratas quando recebem um pouco de trato e cuidado. As mudas são mudas, é claro, não se manifestam com palavras, mas com brotas novas, com crescimento acelerado, com flores e com frutos, dando sombra, embelezando o lugar, agasalhando pássaros, protegendo ninhos, recebendo borboletas e abelhas, trocando gás carbônico por oxigênio, etc.

Esta é uma campanha que não trará custos nem despesas e não é feita para inventar mais serviço. É um convite para uma atividade prazerosa que contribui para a preservação ambiental, para a redução do aquecimento global e da poluição do ar e não deixa dúvidas quanto à sustentabilidade.

Lidar com as árvores é excelente para motivar crianças e adolescentes, para trazê-las ao ar livre, livrá-las do vídeo game e suprir deficiências do ensino relativo às plantas. Na APRPP temos muitas fotos que comprovam como as crianças, desde a mais tenra infância, adoram participar do plantio e do trato das plantas, principalmente quando existe alguém que sabe mostrar-lhes como a vida vegetal é bela, variada, útil e interessante.

No Parque temos muitas árvores, ainda fracas e pequenas, precisando de trato “personalizado”, individual e cuidadoso, que a manutenção geral não tem condições de lhes proporcionar.

O que se pode fazer por essas árvores?

• Poda de galhos secos, defeituosos, praguejados;• Podas de condução e escoramento para que cresçam e se desenvolvam dentro das melhores características da espécie;• Eliminação de parasitas;• Proteção contra formigas e pragas;• Regas em períodos de seca prolongada;• Enriquecimento do solo ao redor da planta com adubos, esterco, correção da acidez, cobertura de palhas ou folhas moídas que conserva a umidade e favorece a proliferação de minhocas etc.;• Identificar a árvore pelo nome popular, científico e indicar suas utilidades mais específicas (como se faz nos arboretos e jardins botânicos).

Heloisa AntunesAgrônoma, gentilmente se dispõe a orientar os par-ticipantes

Page 13: Revista Parque dos Principes Agosto

13

Winfried LudewigDiretor de Comunicações

Estas providências não são para serem tomadas todas de uma vez, mas aos poucos, com capricho e calma, as mais urgentes primeiro e as outras depois, agindo sempre de acordo com a evolução da planta. O objetivo terá sido alcançado quando a planta puder ficar entregue a si própria, sem necessidade de mais ajuda.

A APRPP pretende organizar um mutirão com a empresa de manutenção, para realizar o trabalho básico e pesado de carpir o mato, afofar o solo e remover partes mortas das mudas que necessitam de cuidados especiais.

Os voluntários que se dispuserem a adotar uma árvore contarão com a orientação e ajuda da agrônoma Heloísa, que supervisiona o trabalho da empresa SCM na manutenção das áreas verdes do Parque. Ela terá a maior satisfação em colaborar e já listou doze exemplares na Praça Josei Toda que esperam por seus novos padrinhos e madrinhas:

- 1 Cedro (Cedrela fissilis)- 2 ipês-rosa (Tabebuia pentaphylla)- 1 Resedá (Lagerstroemia indica)- 1 Jenipapo (Genipa americana)- 1 flamboyant (Delonix regia)- 1 ingá (inga edulis)- 1 Grevílea (Grevillea banksii)- 1 Angico (Anadenanthera colubrina)- 1 mangueira (mangifera indica)- 1 Goiabeira (psidium guajava)- 1 Castanheira (Bertholletia excelsa)

Convém que os participantes desta campanha escolham uma ou mais árvores próximas de sua residência ou no roteiro de suas caminhadas, a fim de que possam aproveitar pequenos momentos livres para comparecer mais frequentemente ao local. Em todas as áreas verdes existem plantas que necessitam de cuidados, de maneira que a escolha será fácil.

Para iniciar, pedimos que os voluntários que se dispõem a participar desta iniciativa se comuniquem por telefone ou pessoalmente com a Mariana, na sede da APRPP. Ela anotará os nomes e telefones de cada um. Em seguida, haverá a escolha da planta adotada.

A Diretoria da Associação pretende reavivar e revitalizar a Comissão do Verde e do meio Ambiente que, além de suas atribuições e atividades tradicionais, poderia também apoiar e coordenar as atividades da campanha “Adote uma Árvore”, promover reuniões para troca de idéias e informações, realizar palestras etc.

Entretanto, o importante é que haja voluntários agindo, individualmente ou em companhia de amigos e familiares, e que haja a orientação técnica exigida pelos contratos de parceria com a Prefeitura (orientação esta que é dada pela Heloísa). Tudo o mais poderá ser benéfico e útil, mas não é necessário nem indispensável.

Meio ambiente

Page 14: Revista Parque dos Principes Agosto

14Meio ambiente

Castanha-do-maranhão Bombacop-sis glabra

ipê rosa - Tabebuia pentaphylla

ingá - Inga edulis

Fotos de algumas mudas que carecem de cuidados

Page 15: Revista Parque dos Principes Agosto

Meio ambiente

Depois, se você quiser, podemos montar um book completo ou providenciar fotos avulsas em papel por preço bem acessível.

Nosso objetivo não é somente satisfazer nossa clientela e sim encantá-la com fotos de qualidade. Você realizará seu sonho e terá um excelente treinamento para posar.

charmeddreamstudioFAÇA SEU DVD DE FOTOS

OU BOOK ENCANTADO NO CHARMED DREAM STUDIO

Por apenas R$ 150,00 reais

faremos 80 fotos suas numa sessão de quatro horas em um

estúdio especializado e gravaremos suas fotos em

DVD, para você ver e mostrar na sua TV ou computador.

Contate-nos pelo tel. 3782-5110 / 9509-1701 / 9709-7451 no horário comercial [email protected] Fotógrafo: Daniel Ludewig

Mod

elo:

And

réia

Isto

me

Jenipapo - Genipa americana

Fotos de algumas mudas que carecem de cuidados

Page 16: Revista Parque dos Principes Agosto

16ASFALTO – A PROMESSA QUE NÃO FOI CUMPRIDA

Informação

É grande e muito justificada a indignação dos moradores decepcionados com a que-bra da promessa de asfaltamento por parte da subprefeitura e atingidos pela poeira tó-xica que envolve suas casas, afeta a saúde especialmente de crianças e idosos, obriga a manter portas e janelas fechadas e dei-xa imundos os jardins, as calçadas e tudo o mais.

São dois os trechos da Av. Darcy Reis que apresentam esta situação calamitosa: As duas pistas duplas que se estendem desde a sede da Associação até o entroncamento com a Rua Filomena Blois Rizzo e uma das pistas que vai desde o Colégio Albert Sabin até o entroncamento com a Rua Theodoro Migliano.

No trecho em frente ao colégio as duas pistas de mão única da avenida se trans-formam em duas pistas de mão dupla e quinhentos metros mais acima voltam a ter mão única. Esta inversão de mãos de dire-ção é uma consequência irracional da falta do asfalto de um lado e não está sinaliza-da, o que é um absurdo.

A poeira é TÓXiCA

O asfalto é quase sinônimo de alcatrão, mas não se volatiliza. Porém, quando o asfalto frezado e moído é espalhado na via públi-ca, virá pó com a passagem dos veículos e se volatiliza. A prova mais evidente de que isto acontece é que, aos poucos, o asfalto frezado desaparece da rua porque é leva-do pelas nuvens de poeira que os veículos levantam. E basta passar um dedo por um móvel onde este pó enegrecido pelo alca-trão se depositou, para sentir o quanto é pegajoso e grudento (justamente porque contém alcatrão também conhecido como piche). E, se este material grudento chegar ao pulmão, infelizmente não existe nenhum meio conhecido para tirá-lo de lá.

A cidadania desprestigiada

O Parque dos Príncipes se distingue da maioria dos bairros da Capital por sua cooperação exemplar com as autoridades, tanto as administrativas como as de segurança pública. Nele predomina o respeito pelo estudo, pelo trabalho, e ninguém se envergo-nha do sucesso profissional ou empresarial obtido honestamente. Mas, com certa frequência, surgem Robin Hood’s tupiniquins, anacrônicos e quixotescos, que se imaginam heróis quando prejudicam o Resi-dencial. Seria recomendável que as autoridades, ao detectar esta mentalidade tacanha entre seus subor-dinados, os impedissem de causar estragos, porque esta é uma das principais razões porque nosso País continua subdesenvolvido.

Diretoria de Comunicações

Page 17: Revista Parque dos Principes Agosto

17

Informação

AES Eletropaulo instala RELIGADORES AUTOMÁTICOS no Parque

foto: saulo Ramos - Diretor regional da AEs Eletropaulo

Em entrevista com a Fo-lha do Parque, Saulo Ramos, Diretor Regional da AES Eletropaulo, res-ponsável pelas regionais sul e oeste, informa que a Eletropaulo iniciou um projeto de modernização da rede elétrica que inclui o Parque dos Príncipes. O projeto tem um aporte de R$384 mil para insta-lação de religadores au-tomáticos, onde dos 11 previstos, 9 já foram ins-talados.

O QUE SÃO RELIGADO-RES AUTOMÁTICOS?São equipamentos com tecnologia de automação

que dão para a rede elétrica uma proteção melhor e mais inteligente, minimizando os impactos dos des-ligamentos na rede elétrica.Esses equipamentos são colocados no meio dos circuitos e evitam o deslocamento de equipes para re-paros no sistema de energia quando há um defeito transitório, como galhos de árvore que caem sobre a fiação elétrica.

COMO FUNCIONA?

O religador tenta realizar o processo por 3 vezes mas, havendo um curto circuito, não conseguindo na primeira e segunda vez, entenderá que o curto ainda existe, sendo que neste caso não haverá uma terceira vez, pois entende-se que o curto permanece e poderá causar um acidente, sendo necessário o deslocamento da equipe para o local.

Saulo cita os benefícios que a instalação dos religadores traz:

• No caso de um toque acidental, como galhos de árvores que caem sobre os fios, o próprio religa-dor, como nome já diz, ``religa´´, e a energia é reestabelecida em questão de segundos;• Quando o defeito acontece em algum ponto localizado depois do religador, todos os clientes liga-dos entre a subestação e o religador permanecerão ligados à rede sem nenhuma interrupção.

O investimento reduziu em 12,2% o índice que aponta a quantidade de horas que o cliente ficou sem energia (DEC) em relação ao segundo trimestre de 2011. Já o indicador que mostra quantas vezes o cliente ficou sem energia (FEC) foi o menor da história da concessionária , tendo sido reduzido em 4,92%.

Por Tatiane Arruda

Page 18: Revista Parque dos Principes Agosto

Além da segurança e da manutenção das áreas verdes, praças e vias públicas, a APRPP se empenha para obter atendimento nos órgãos públicos e se empenha em atender as solicitações individuais dos moradores. Para que os leitores conheçam melhor a abrangência destes serviços, apresentamos abaixo alguns gráficos.

SERVIÇOS PRESTADOS PELA APRPP

DETALHAMENTO DAS PENDÊNCIASPrestador Fev Mar Abr Mai Jun Jul

Ilume 2 Lâmpadas queimadas

1 lâmpadaqueimada, 1 lâmpada oscilando iluminação

4 Lâmpadas queima-das

Prefeitura 3 remoções de árvores mortas, 3 podas de árvore

1 tapa buraco, 1 restauração do asfalto 1 remoção de árvore

5 tapa buracos, 6 reposições asfálti-cas 1 limpeza de bueiro

1 remoção de caçam-ba, 2 trocas da tampa do bueiro, 3 tapa buracos, 3 instalações de ca-naleta, 2 remoções de ár-vores, 1 reforma de sarjetões, 1 solicitação de sina-lização, 1 limpeza de bueiro,1 recapeamento do asfalto,6 podas de árvores

Sabesp 1 restauração do asfalto

1 restauração do asfalto

2 consertos de valeta de esgoto

1 conserto na rede de esgoto

3 consertos de tam-pa de inspeção

2 reposições asfál-tica

O quadro abaixo descreve os pedidos pendentes, ainda não atendidos. Nota-se que as pendências com a prefeitura são muito mais numerosas, mas também são mais recentes.

A) solicitações a órgãos públicos

Page 19: Revista Parque dos Principes Agosto

B) solicitações dos moradores

O quadro abaixo descreve as solicitações dos moradores no 1º semestre de 2012, os setores a que se dirigem e a quantidade de solicitações já finalizadas. Para conhecer as que ainda estão em andamento e os motivos porque ainda não foram concluídas, seria necessário abrir e examinar caso a caso.

Tipo de solicitação Geral Em aberto FinalizadoAdministrativa

Alteração de Cadastro 16 0 16

Indicação de prestadores de serviço 1 0 1

Informação administrativa 1 0 1

Outros 15 8 7

Total - Administrativo 33 8 25Comunicação

Site 1 0 1

Revista 1 0 1

Total - Comunicação 2 0 2Financeiro

Acordo 3 3 0

Consulta de débito 4 4 0

Emissão dos boletos atrasados 2 2 0

Outros 33 28 5

Solicitação de 2º Via de Boleto 24 12 12

Total - Financeiro 66 49 17Manutenção

Agradecimento pelo serviço executado 1 0 1

Iluminação Pública 8 0 8

Limpeza de calçadas 1 0 1

Limpeza de Rua 1 0 1

Limpeza de Terreno 51 0 51

Outros 53 0 53

Poda 24 0 24

Problema com abelhas 1 0 1

Reclamação 21 0 21

Reclamação de cachorros 1 0 1

Recolhimento de Material 30 0 30

Remoção de árvore 14 1 13

Sabesp 3 0 3

Prefeitura 1 0 1

sugestões e informações do Ecoponto 1 0 1

Total - Manutenção 211 1 210Reclamação Reclamação - Geral 10 0 10

Total - Reclamação 10 8 2Segurança

Agradecimento pelo serviço prestado 1 0 1

comunicado de ausência temporária 2 2 0

Informação de ocorrências 1 1 0

Informação/orientação 8 7 1

Outros 7 6 1

Problema ao acionar a escolta 1 0 1

Reclamação 15 11 4

Total - Segurança 35 27 8Social

Elogio 9 0 9

eventos 2 0 2

Informações dos cursos/agendamento de aula 76 0 76

Locação do salão/mesas e cadeiras 24 1 23

Total - Social 111 1 110

Total geral 468 94 374

Page 20: Revista Parque dos Principes Agosto

Árvores e arbustos queFLORESCEM NO INVERNOMesmo no inverno, quando muitas árvores e arbustos perdem a totalidade das folhas (plantas decíduas) ou parte delas (semidecíduas), temos plantas que florescem justamente nesta época. Tanto nas áreas verdes, como nas ruas e residências, temos uma belíssima coleção que, além de alegrar nossas vistas, ajuda a manter pássaros. Um bom exemplo é a suinã (ou mulungu do litoral) que garante a alimentação dos beija-flores. Veja as fotos:

Fotos: Daniel Ludewig

Caliandra vermelha

Mini-manacá

Page 21: Revista Parque dos Principes Agosto

Suinã ou mulungu do litoral

Cerejeira (sakurá)

Caliandra rosa

Além destas, temos muitas outras, bem conhecidas e muito bem representadas no Parque, que também florescem nesta época, como a pata-de-vaca roxa, as azaleias, as primaveras que se antecipam à primavera e, sem jamais esquecer os ipês, sendo que primeiro vêm os rosa e os roxos e por fim, o glorioso ipê amarelo, símbolo dos encantos naturais de nosso País.

Page 22: Revista Parque dos Principes Agosto

www.guiawebx.com.br

Page 23: Revista Parque dos Principes Agosto

www.vilasaofrancisco.com.br

Page 24: Revista Parque dos Principes Agosto