revista makoto

28

Upload: revista-makoto

Post on 07-Apr-2016

224 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Revista Virtual do Templo Arte do Johrei

TRANSCRIPT

Revista Makoto

Edição especial

DIRETRIZ 2015

“Centralizar a fé em Meishu

Sama, empenhando-nos nas

práticas básicas da fé:

Oração, Culto, Johrei e

Dedicação, alicerçadas nas

três colunas de salvação:

Verdade, Bem e Belo!”

Ensinamento

A FOR A ABSOLUTA

“Passo agora a explicar sobre a minha missão, o que, penso, clarificará melhor o

significado do acima exposto. Há a arte do Johrei que é a parte central do meu

trabalho. Os nossos membros estão a par até demais acerca do assunto, mas

devo afirmar que tão logo se põe ao peito um papel por mim escrito, à guisa de

escapulário, é-se contemplado com a força necessária para curar por completo um

doente grave desenganado pelos médicos.

Não sei quantos milhares e milhares de escapulários foram concedidos até hoje,

porém tantos quantos doravante o forem a força deles em nada se modificará. E

os seus efeitos não se restringem só à doença: entre outros benefícios, a parte

mental do indivíduo é melhorada, a sua personalidade eleva-se, é salvo de perigos

por um triz, etc.

É algo maravilhoso que estejam a aumentar as pessoas que assim têm uma vida

repleta de júbilo, mediante os inumeráveis fatos miraculosos que se sucedem no

quotidiano. Semelhante força é emanada do citado escapulário, mas eu não

pretendo jactar-me. Contudo, uma vez que fatos são factos, julgo não haver

inconveniente em referir-me a isso. Não houve até hoje, em toda a História,

indivíduo que exercesse um poder assim tão grande.”

(A Força Absoluta, 16 de janeiro de 1952)

Salmo

MEISHU SAMA

VIVO COM UM GRANDE IDEAL

TODAVIA, ESTOU TAMBÉM ATENTO

ÀS PEQUENAS COISAS.

EXPERIMENTO ALEGRIAS E

TRISTEZAS

MUITO MAIORES DO QUE OUTRAS

PESSOAS.

QUÃO MISTERIOSO É O MEU

DESTINO!

EU, QUE VIVO PARA CUMPRIR UMA

GRANDE MISSÃO,

ENCANTO-ME COM A LUA E

DELEITO-ME COM AS FLORES.

HOKAN

Quando perdemos a capacidade de mudar uma situação, somos

desafiados a mudar a nós mesmos.

Bom dia a todos! Hoje estamos realizando um Culto muito especial, no dia 23 de dezembro, comemoramos o Natalício de Meishu Sama. Até o final do ano ainda temos alguns dias, gostaria de pedir a todos que meditassem e refletissem neste pouco tempo, sobre nossa postura de fé. Estamos Lançando hoje também a diretriz para 2015:

“CENTRALIZAR A FÉ EM MEISHU SAMA, EMPENHANDO-NOS NAS

PRÁTICAS BÁSICAS DA FÉ: ORAÇÃO, CULTO, JOHREI E DEDICAÇÃO,

ALICERÇADAS NAS TRÊS COLUNAS DA SALVAÇÃO: VERDADE, BEM E

BELO!”

Precisamos nos tornar dignos do amor de Deus. Meishu Sama nos ensina que para sermos dignos deste amor, é necessário que não pratiquemos aquilo que Deus não gosta. E afinal, de que Deus não gosta? Deus não aprecia a mentira, a falsidade, o ódio, a ira, etc. Assim, é necessário que pratiquemos o que Ele gosta, ou seja, sinceridade, honestidade, a tolerância, a pontualidade, o espírito de Servir e principalmente, salvar o próximo. Imagine-se arrombando o porão da sua alma, deixando a luz iluminar cada canto escuro e expondo cada sentimento inflado, cada sentimento de vingança e cada motivo justificável para permanecer na amargura. Agora se veja jogando tudo isso em um saco de lixo, amarrando-o apertado e subindo de volta para sair do porão e encontrar a luz do dia. Você agora está livre! Precisamos nos tornar dignos do amor de Deus. Meishu Sama nos ensina que para sermos dignos deste amor, é necessário que não pratiquemos aquilo que Deus não gosta. E afinal, de que Deus não gosta?

Deus não aprecia a mentira, a falsidade, o ódio, a ira, etc. Assim, é necessário que pratiquemos o que Ele gosta, ou seja, sinceridade, honestidade, a tolerância, a pontualidade, o espírito de Servir e principalmente, salvar o próximo. Imagine-se arrombando o porão da sua alma, deixando a luz iluminar cada canto escuro e expondo cada sentimento inflado, cada sentimento de vingança e cada motivo justificável para permanecer na amargura. Agora, veja-se jogando tudo isso em um saco de lixo, amarrando-o apertado e subindo de volta para sair do porão e encontrar a luz do dia. Você agora está livre! E para sermos amados por Meishu Sama? O que Ele mais gostava de encontrar numa pessoa? Meishu Sama diz que o Johrei é o elemento fundamental para a construção do Reino do Céu na Terra, assim, podemos entender que para sermos amados por Ele, precisamos praticar mais e mais o Johrei. Participar dos Cultos, orar e dedicar, nos desperta para realmente merecer a permissão de praticar cada vez mais o Johrei. Quanto mais dedicarmos ministrando Johrei, faremos com que todas as pessoas que o recebem fiquem também desejosas de ministrar Johrei. Aí estaremos na condição de sermos amados por Deus e Meishu Sama. Tem um salmo de Meishu Sama que diz: “Esteja ciente de que uma religião Na qual as pessoas veem as suas orações realmente respondidas, Possui o verdadeiro poder que traz a salvação ao mundo. Por mais grandiosos e aparentemente profundos. Os ensinamentos que uma religião possa ter Se não houver milagres, as pessoas não se sentirão inspiradas para ingressar em tal fé.” Nossa postura precisa melhorar.

Estaremos modificando um pouco o

nosso modo de dedicar ano que vem.

Precisamos nos tornar adultos na fé.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, quanto mais centralizamos nossa fé em Meishu Sama, mais adultos nos tornamos. Embora nossos corpos e almas possam ser violentados, mesmo assim continuamos sendo templos de Deus – às vezes um templo em ruínas, mas ainda assim um espaço sagrado.

A maior doença que aflige o mundo hoje é a falta de sinceridade. Esta mácula surge da desonestidade de cada um para com Deus. Quando se esquece de Deus, surge esta doença que destrói a união. Quando reconhecemos nossos erros, surge novamente a união com Deus. Oração Johrei, Culto e Dedicação é da maior importância, pois sua prática , faz com que fortaleça a nossa fé e nos aproximamos mais de Deus.

Quando resistimos ao Espírito e nos submetemos á própria

humanidade transgredida, nós sempre perdemos.

Cair nas mentiras que levam á separação e á destruição

produz morte espiritual dentro de nós.

Temos que nos conscientizar da importância da Oração e da presença nos Cultos. Sempre que precisarmos fazer algo, oremos! Pedir proteção, sabedoria e comunicar o nosso desejo. Não precisamos nos preocupar basta termos sinceridade na oração. Quando surgem milagres através da oração, notamos o limite da força humana e admitimos a existência de algo maior, a Força Divina. Esta Força purifica nosso espírito encoberto de máculas. Por isso, não podemos pensar apenas em nossa felicidade, pois tornamos nossa fé insignificante, não obteremos bênçãos divinas e não teremos alegria em dedicar na Obra Divina.

Quando participamos do Culto, entramos em comunhão com Deus e Meishu Sama, recebemos luz, inspiração e através de nosso donativo e oração, comunicamos no Altar, nosso mais profundo sentimento de gratidão. Temos que ficar ansiosos e alegres quando chega o dia de participarmos do Culto, é um momento nosso com Meishu Sama. A respeito do Johrei, ao invés de ficarmos tecendo críticas a quem quer que seja, deveríamos aproveitar nosso tempo para ministrar Johrei às pessoas. Antes de lamuriar sobre qualquer situação, façam um teste, comuniquem suas dificuldades e recebam pelo menos trinta dias de Johrei. Não precisam ficar falando do seu problema para mais ninguém, oriente-se com o ministro ou responsável e depois se entregue a Deus. O Servir não é complicado como muitas

pessoas pensam, ele é o caminho mais

curto para compreendermos Deus.

Sempre dedicar com entusiasmo, por

que Deus se alegra em ver uma pessoa,

seja membro ou não, servindo-O de

coração. Dedicar é o meio mais rápido

para se livrar das desgraças.

Através destas práticas, que são as bases fundamentais da fé, fortaleceremos não apenas nós mesmos, mas as nossas linhagens e descendência, ganharemos proteção e discernimento. Para isso, temos que tomar a decisão de mudar nossa postura, chega de criarmos problemas para Deus e Meishu Sama, chega de envergonhar nossa ancestralidade e nossa descendência por negligência. Muitos homens sobem ao púlpito todos os dias cheios de amargura em seu coração e, mesmo assim, querem saber para onde foi a alegria do sacerdócio, a alegria do Servir. Servir na Obra Divina é um chamado e não uma encenação. Apenas a submissão ao Espírito Santo pode mudar um coração teimoso.

O fracasso na vida decorre da indecisão. Se acontece alguma anormalidade, a pessoa fica indecisa porque possui fraca convicção. Mas, as pessoas de rígida convicção, não falharão, mesmo sendo desprezadas ou prejudicadas. Essas pessoas serão bem sucedidas na vida. Para finalizar, gostaria de citar a melhor prática que existe para sermos verdadeiramente amados por Deus, esta prática se chama Gratidão. Mas a gratidão quando apenas sentida e não materializada não é a verdadeira gratidão. Para ser Verdadeira, precisa ser, sentida e materializada da forma correta, seja através da prática altruísta de salvação, o Johrei, seja através da purificação espiritual pela apreciação do Belo e também através do nosso esforço financeiro. Algumas pessoas querem Servir e não sabem como, outras sabem como, mas não sabem aonde, que tal convidarmos estas pessoas para que elas possam experimentar o sabor da fé através da materialização de sentimentos? Graças ao sentimento materializado dos senhores, este ano pudemos iniciar as nossas atividades em várias cidades do Brasil e também no exterior, além disso, também chegamos aos mais longínquos locais através da internet. Sem o sentimento materializado nada teria se concretizado, afinal, estamos no mundo material. Como todos sabem temos um grande sonho de conseguirmos a nossa Sede Própria e para que este sonho se torne realidade o sentimento materializado dos senhores será de suma importância. Com a sede própria poderemos utilizar melhor ainda o Servir dos senhores. Ano que vem, com a permissão de Deus e Meishu Sama, vamos iniciar a Campanha para Nossa Sede Própria. Que sejamos abençoados para podermos receber este presente divino e podermos ajudar mais e mais pessoas. Que Deus e Meishu Sama abençoem a todos!!!

Arte do Johrei

A Revista Makoto publica com

exclusividade o relato de

sucesso da casa de Difusão da

Mooca. Um belíssimo relato da

Ministra Sandra Alice

Noschese, responsável pela

Casa de Difusão.

Em 30 de junho de 2013 nascia a casa de Difusão Mooca - Arte do Johrei. Uma nova fase em minha missão, um presente de Deus e Meishu Sama, algo que aconteceu em curto prazo de tempo e para minha surpresa nem eu mesma acreditava no que estava acontecendo. Quando nos colocamos a disposição de Deus e temos um objetivo, automaticamente Deus nos capacita e Meishu Sama nos utiliza e coloca tudo o que for necessário em nosso caminho. Falando em termos de expansão, dizer que é fácil, não é, pois cada dia aprendemos uma lição e não sabemos como vai ser cada dia. Lidar com pessoas e sentimentos é algo que requer disciplina por parte de um responsável, todo cuidado é pouco, é preciso estar atento a tudo, pois se trata de vidas e uma falha nossa é o suficiente para causar grandes transtornos. Primeira lição para quem quer ser responsável por uma unidade: Disposição – devemos estar sempre prontos, ainda que em alguns momentos notamos que o desanimo esta por perto, isto não pode acontecer. Segunda lição: Fé – Acreditar, pois a partir do momento que recebi esta permissão ainda que os dias me pedem paciência, a fé é fundamental, pois é através dela que o objetivo vai se concretizando. Terceira lição: Humildade – Simplicidade no falar, se colocar sempre no lugar do outro mesmo quando sentimos o desejo de dar nossa opinião. Quarta lição: Paciência - Este é o ponto fundamental, porque somos testados todos os dias, estamos lidando com uma caixinha de surpresa e na maioria das vezes a paciência é tudo.

Estamos rodeados de pessoas, em outros momentos nos encontramos totalmente sozinhos, e nunca sabemos com o que

vamos nos deparar a cada dia, há momentos em que as pessoas chegam todas juntas e em outros não chega ninguém, é você e Deus, e é nesta hora que me coloco diante do Altar de Deus e peço para que me utilize como seu instrumento, que me de paciência e sabedoria para poder lidar com cada situação. Quinta lição: Esperança – Este é um dos pontos em que devemos sempre passar para as pessoas a esperança de algo melhor, mostrar para elas que mesmo em uma situação difícil sempre tem o lado bom, e é este ponto que precisamos mostrar que a esperança é algo que precisa estar na frente de qualquer situação, pois não devemos nunca deixar de dar esperança para quem quer que seja, a pessoa que chega em um local como o nosso, nunca pode sair da forma em que chegou. Sexta lição: Amor – O amor é fundamental para um responsável, amor este em todos os sentidos, desde o momento em que chego até o encerramento do dia, o amor tem que estar em tudo, no servir, na orientação, no abraço que damos e no que recebemos tudo tem que estar fundamentado nos ensinamentos de Meishu Sama, Altruísmo, Paraíso sobre a Terra, Amor ao próximo e sempre se colocar no lugar do outro, sentindo que poderíamos estar vivendo a mesma situação. Sétima Lição: Gratidão – Este é o ponto chave, sentimento em tudo, sentimento pelo que recebemos, a gratidão tem que ser Daijo, ampla, altruísta e sincera. A gratidão é por tudo aquilo que fazemos a oportunidade e isto tem que estar gravado em nossos corações.

Hoje não ensino, aprendo a cada dia e durante 18 meses de

unidade aberta, tenho vivenciado muitas historias e aprendendo muitas lições onde procuro me aprimorar com cada uma delas.

Tenho hoje como objetivo maior a expansão, salvar e formar pessoas, procuro colocar todo o empenho e dedicação e na maioria das vezes esqueço até de mim mesma, pois o sentimento de gratidão que tenho por Meishu Sama por ter salvado a minha vida, é grande demais e por mais que eu dedique, sempre estarei devendo para Deus e Meishu Sama, sem contar, a permissão que recebi por abrir esta casa de Difusão, que nem eu mesma esperava, aconteceu tão rapidamente, por esta razão este é um dever que preciso cumprir até o fim, pois Deus e Meshu Sama e os meus antepassados me confiaram, cabe a mim desempenhar este trabalho com muito amor, gratidão e acima de tudo com muito respeito. Estou muito feliz e muito grata por tudo, ainda que nos momentos difíceis me sinto vulnerável, mas isto é momentâneo desde que a nossa fé esteja na frente, assim como Deus. Não poderia deixar de agradecer também ao

TEMPLO ARTE DO JOHREI e ao

REVERENDO DORGIVAL, por confiar em

mim e por ter me acolhido sempre desde o

primeiro dia em que cheguei na sede Central,

se hoje cheguei até aqui, devo muito a ele,

pois tudo que estou aprendendo e pelo

pouco que aprendi, foi pelas inúmeras

oportunidades que recebi do reverendo, a

minha gratidão será para sempre, porque mesmo nos momentos em que ele é enérgico é para que eu cresça e aprenda, no decorrer de toda a minha vida encontrei varias pessoas generosas e que muito me ensinaram, mas quando falo do reverendo, falo com muito carinho e respeito, pois foi uma pessoa que chegou em minha vida no momento certo. Vou até os finalmentes e procurar fazer o meu melhor e acima de tudo não decepcionar as pessoas que tanto tem me apoiado e acreditado em mim. Agradeço sempre a todos e mais uma vez ao nosso Reverendo que é um grande ser humano. Deixo a seguinte orientação para quem

pensar em abrir uma unidade, o objetivo e o amor é a parte fundamental, abrace a Deus e não tenha medo nunca, pois estamos falando em salvar vidas e quando colocamos este amor, Deus e Meishu Sama não nos abandona, ainda que a missão seja grande. Servir a Obra Divina com simplicidade, amor e verdade este é o caminho! Ótima Missão a todos e coragem.

MEISHU

SAMA Responde

Makoto: Estamos no Mês de

Dezembro comemorando uma

data especial que é o Natalício

De Meishu Sama e gostaríamos

de entender mais os mistérios de

seu nascimento. O que torna

essa data tão Especial?

Ministra: No dia 23 de Dezembro

de 1882 Meishu Sama nascia no

Japão. Essa data é ainda mais

significativa por ser em 23 de

Dezembro o momento em que no

hemisfério norte, o dia começa a

ficar mais longo e a luz a ganhar

mais terreno sobre as trevas. É

importante destacar que é no

Japão onde se avista

primeiramente a luz do sol.

Posteriormente Meishu Sama

recebeu de Deus a missão de

pregar a vinda da Era do Dia e

divulgar a dádiva do Johrei para

o mundo.

Makoto: Quais as condições em

que nasceu Meishu Sama?

Ministra: Nascido em 1882, na

família de um pequeno

negociante no centro de Tóquio

Mokichi Okada (Meishu Sama)

educado no ambiente rude e

devoto da classe empresarial

urbana.Seus pais pertenciam a um

templo dedicado a Kannon, a

Divindade Budista da Misericórdia,

mas sua observância parece ter

sido moderada e prática, e não

particularmente apelativa a seu

filho. Durante sua juventude o Sr.

Okada não teve envolvimento

direto com assuntos religiosos, e

certamente, nenhuma experiência

com a cura. Suas atividades como

líder religioso só começaram na

meia- idade, depois que ele se

sentiu chamado por Deus para

cumprir uma missão específica no

mundo. Nada em sua infância

sequer sugeria tal acontecimento:

na verdade, ele se mostrou

claramente desinteressado por

religião durante muitos anos. Em

1926 o Sr. Okada recebeu uma

série de revelações. Meishu

Sama: ¨Alguma coisa estava me

impelindo para um propósito por

algum milagre eu estava sendo

guiado, pouco a pouco, para

conhecer um Mundo Divino.

Estava tão feliz, então, que mal

conseguia conter minha alegria!“.

Makoto: Qual o significado do

Natalício para nós?

Em 23 de Dezembro, festeja-se a

grande data do Natalício de

Meishu Sama , nosso Mestre e

fundador .É pois, uma data

especial e grata que se

comemora , sentindo o coração

repleto de esperança e renovada

energia. Novos sonhos, novos

planos e mais altos ideais, são

tecidos com fios dourados de fé e

amor, e em nossos corações que

almejam a paz do mundo , que

desejam a compreensão dos

homens, que trabalham na Obra

da construção do Paraíso sobre a

Terra.Tornando-nos instrumentos

cada vez mais puros da

canalização do Johrei. A

intensidade da luz que envolve

nossas almas, neste dia, tem um

poder infinitamente amplo

manifestado em sublimes

vibrações de harmonia, verdade e

justiça. É muito importante, pois

nesta data, a participação devota

e irrestrita de todos os membros e

frequentadores.

Mensagem especial de

Reverendo Wilson Goya

Ao me lembrar da passagem terrena do maior

conquistador humano, me deparei com fatos

que até hoje se repetem em nosso dia a dia,

gerados pelos seres humanos que

convivemos.

Que ele ao saber do sentimento

egoísta humano, preferiu nascer

em um casebre para animais.

Fatos que também se repetiram na vida do

nosso Messias por inúmeras vezes.

Que ambos apesar de terem tido sentimentos

de salvação, de amor e de caridade, e de suas

mãos e palavras serem de carinho e

generosidade, ambos foram atacados, tiveram

suas palavras invertidas e desprezadas e seus

atos criticados e impedidos.

Porém permaneceram convictos de seus

objetivos e não fraquejaram em sua missão

mantendo uma fé inabalável sem deserdar

seus apostolados, levando sempre

ensinamentos de salvação e de evolução,

amor, caridade, luz a quem necessitava.

Dentro desse servir, nós como

servidores de Meishu Sama e

conhecedores do seus

ensinamentos, estamos de fato úteis

e servidores?

Estamos tendo uma postura e uma ação

condizente com nossas palavras? Estamos

utilizando uma linguagem simples?

Estamos controlando nosso gá e superando

obstáculos para levarmos luz e amor a todos

os seres humanos?

Ou estamos esquecendo também da grande

mensagem do amor?

Da alegria e gratidão pelo dar?

Do apelo e da prática da fraternidade?

Do júbilo da esperança?

Da benção de ter saúde e um trabalho?

Da confiança do ainda existir o bem e o

amor ao próximo?

Do tesouro da tua saúde e da sua paz,

porém sem esquecermos do inefável dom

da humanidade e do respeito?

Por vezes durante meus 30 anos de

servidor me peguei refletindo se de fato

tenho agido como Meishu Sama gostaria

e a cada dia me esforço para tal e nesses

anos todos medito, estudo e me esforço

para praticar os ensinamentos do Mestre,

e também uma oração que me identifico

muito e gostaria que neste dia todos os

senhores a executassem com a alma; a

Oração de São Francisco.

Que tenham todos os senhores e seus

familiares um esplêndido Natalício no mais

sagrado e profundo significado.

Johrei, arte e fé

Daniel José Bernardes

Boa noite, meu nome é Daniel José Bernardes, sou servidor público do Estado do Tocantins; Em março de 2000 fui outorgado na IMMB, em agosto de 2014 tive meu Ohikari reconsagrado pela Arte do Johrei, e em novembro fui outorgado por esta. Em 1995 descobri que era portador de Diabetes Melitus, e a partir daí iniciei um tratamento, a principio com comprimidos, cujas doses foram aumentando gradativamente, sendo mais tarde substituídos insulina, e depois pela combinação destes (insulina e comprimidos); Vale resaltar que o Diabetes provoca problemas em diversos órgãos, como olhos, rins, nervos e (é claro), no sangue; O que faz com que tenha que ter a saúde controlada por diversos médicos, como, endocrinologista, urologista, cardiologista, e oftalmologista. No final do ano 2000 comecei a sente dores no braço direito, que foram aumentando sem que os médicos conseguissem diagnosticar, até que em julho de 2002 descobriram se tratar de 3 hérnias de disco na coluna cervical, e então comecei a fazer tratamento com fisioterapia, e como senti dificuldade de receber johrei comecei a tomar remédios para aliviar as dores, e com a fisioterapia e os remédios, as dores se tornaram suportáveis, se é que isto é possível pois nunca nos acostumamos com dor. Concomitantemente apareceram os efeitos colaterais como tonturas, esquecimentos, sonolência e, é claro, um tremendo mal humor; os índices glicêmicos subiram para os níveis de 400 mg/dl ou pouco menos, e consequentemente iniciei tratamento com insulina, que chegou a dosagem de 68 unidades de lantus por dia e 20 unidades de insulina rápida 3 vezes ao dia; em 2008 comecei a sentir dores nas pernas, que através de ressonância magnética descobrimos tratar de 2 hérnias na Lombar, e começou a aparecer sintomas de neuropatia diabética, que é a inflamação de nervos causada pela diabetes; este quadro ocasionou que tivesse licenças médicas, que somadas excediam a 2 anos, fazendo com que a junta médica iniciasse um processo de aposentadoria que se arrasta pela burocracia a mais de ano. Somando a esta situação de purificação na saúde, em julho deste ano pude verificar que passava ainda por purificação financeira, e minha vida estava em completa desordem, já me encontrava afastado da igreja, e não fazia nem mesmo as orações no altar do lar, e apesar de manter meu ohikari sempre no pescoço, raramente ministrava Johrei, já não lia ensinamentos a mais de ano.

Em Agosto deste ano (2014), conheci a Arte do Johrei, através de amigas também afastadas da IMMB, e tive uma entrevista com o Reverendo (Dorgival Santos Silva) que esteve em minha casa e fez orações em meu altar; Desde então voltei a dedicar, ministrando Johrei, fazendo plantões, como oficiante nos cultos (de Agradecimento e da Prosperidade), em Novembro participei do grupo que foi a São Paulo para o Culto especial do dia 2, onde dedicamos em quase todos os setores, e enquanto estava lá não tomei os remédios, apenas a insulina, e mesmo assim em doses bem menores, ao voltar continuei minhas dedicações e diminui as doses de remédios, fiz uma consulta a meu oftalmologista que ficou muito impressionado com os resultados obtidos, chegando a afirmar que foi a melhor consulta que realizei durante os 22 anos que me acompanha, e que, com os resultados da pressão dos olhos e o fundo de o fundo de olho, se não soubesse que sou diabético estes exames não o revelaria. No dia 14 colhi material para os exames que faço rotineiramente a cada 2 ou 3 meses, e no dia 20 busquei os resultados, já na horas de minha consulta com a Endocrinologista, motivo pelo qual entreguei-os a ela sem abrir, e a Dra. se surpreendeu com o que viu. Os resultados apresentados estavam praticamente normais, como exemplo posso tomar o Triglicérides (uma espécie de gordura) que tem a faixa normal abaixo de 150 e que vinha se mantendo próxima de 800 (quase causando uma pancreatite) estava em 170, da mesma forma ocorreu com os resultados de colesterol, glicemia em jejum e pós prandial, creatinina, vitamina D, e todos os outros exames solicitados, além de ter perdido 4 quilos em apenas 1 mês e, ter que apertar um pouco mais o cinto, pois calças que antes estavam apertadas já estavam caindo, fazendo com que a diminuição dos remédios e insulina agora fossem oficiais e com orientação para diminuir mais ainda conforme os resultados obtidos diariamente. Minha aposentadoria que se arrastava já se encontra em fase final, e foi publicado no diário oficial uma progressão que eu tinha direito desde 2012, o que faz com que minha situação financeira comece a se equilibrar, minha neta já pediu que quer um choco, minha filha manifestou o desejo de reconsagar seu ohikari e minha esposa o de outorgar. Agradeço a Deus e Meishu Sama pelas graças recebidas, pretendo aumentar minhas dedicações e me tornar cada vez mais útil, contribuindo para que mais e mais pessoas se tornem felizes.

Johrei, arte e fé

Adilson Silva Martins

A menos de um mês, passei por uma cirurgia, na qual parte do meu pulmão direito foi removido. Quando fui internado, questionando porque estava acontecendo tudo isso comigo, pois dedicava na igreja nos cultos e uma vez por semana fazia a oração da manhã no altar, tudo com muito amor, sem esperar nem uma recompensar a não ser, servir na obra. Foi colocado, um dreno no meu tórax para que o ar saísse, pois meu pulmão não segurava o ar. Já aliviado, pois conseguia respirar normalmente, e confuso, liguei para o reverendo DORGIVAL ,que estava purificando severamente, ele sorriu pelo telefone e me disse : e hora do senhor exercitar a paciência e preste atenção no, que essa situação quer te mostrar, ore , foi o que fiz orei muito ,após 5 dias os médicos pediram uma avaliação, para ver se era necessário cirurgia; mais poderia demorar ai orei e deixei, Meishu Sama conduzir.

No dia 24 de novembro, fui tranferido par hospital são

paulo lá foi feita a avaliação, o médico cirurgião me falou

vamos operar amanhã a tarde ,pois temos que retirar

bolhas de ar que estão, alojadas no seu pulmão

para o problema não voltar. Neste momento senti

muita alegria e grande paz, pois estava nas mãos de

Meishu Sama .

Na sala de cirurgia, brinquei com a

equipe médica e PUM apaguei,

acordei na UTI onde fiquei mais um

dia, para evitar uma infecção e fui

para o quarto com dois drenos, já no

domingo foi retirado um deles,

aproveitei e fui na capela, e participei

de uma missa pois sou batizado e

crismado, agradeci a DEUS NSA

SENHORA E MEISHU SAMA. Na

segunda feira foi retirado o outro

dreno, e me foi dado alta, embora

debilitado fiz questão de vir ao templo

agradecer a KANNON e MEISHU

SAMA pela graça recebida.

Em um trecho dos ensinamentos diz: Tal como um vaso que precisa estar

limpo para receber as flores também o recipiente humano deve

purificar-se para fazer jus as bençãos de DEUS.

E se o religioso for capaz de suportar com paciência, todo processo de

purificação, receberá no final graças ainda mais

do que esperava. Minha recuperação vai ser lenta mais vou seguir os planos de MEISHU SAMA, sem pular etapas, pois o Adilson que entrou na sala de cirurgia era um, mais o que saiu é outra pessoa mais forte e atenta aos sinais de DEUS fazer o que mais gosto: ministrar Johrei, para que as pessoas possam sentir a luz de DEUS. Oração, Johrei e pratica de virtudes e o objetivo da minha vida, sem esperar nada em troca, a não ser a felicidade do meu semelhante.

BRASIL

Sede Mundial - SP

Rua Ibitirama, 629, Vila Prudente Tel: (11) 42274401 http://www.artedojohrei.org.br/ E-mail: [email protected] Skype: artedojohrei.brasil Presidente: Reverendo Dorgival

Centro - SP

Avenida São João, 822 – AP 55 Telefones: (11) 88449588/ (11)3666-1203 E-mail: [email protected] Skype: Solange Império Responsável: Ministra Solange

Moóca – SP

Rua Camé – 157 – Moóca Fone: (11) 22683236 Responsável: Ministra Sandra

Butantã - SP

Rua João Gomes Barbosa - 50 – Jardim Celeste Telefones: (11) 34630305/ (11)984731888/ (11) 64886658/ (11) 93687437 E-Mail:[email protected] Responsável: Virgínia

Mogi das Cruzes - SP

Rua Travessa Maximiniano 64, Centro - Mogi das Cruzes Telefones: (11) 88449588/ (11) 23780888 E-mail: [email protected] Skype: Solange Império Responsável: Ministra Solange

Limeira - SP

Rua Mario Ferraz, 148 Jardim Novo Horizonte Telefone: (19) 3453-6841 (19) 8313 9019/ (19) 8213- 5217 E-mail: [email protected] [email protected] Responsável: Reverendo Wilson

Artur Nogueira - SP

Rua Julio Caetano, 612 Centro Telefones: (19) 34536841/ (19) 83139019/ (19) 82135217 E-mail: [email protected] [email protected] Responsável: Reverendo Wilson

Rosana - SP

Rua Carpa 680 – Jd. Sol Nascente Fone: 96083-0530/ 99890-0919

Santos - SP

Av. Pedro Lessa, 2408/11 Embaré Telefones: (13) 92093881 E-mail: [email protected] Responsável: Lindalva

São Gonçalo – RJ

Rua Monza, 439 – Lt. 56 – Bairro: Colubande (água mineral) Telefones: (21) 26042892/ (21)789431655/ (21) 2226-6502/ (21) 9983-6740 E-mail: [email protected] Responsável: Ministro Roberto

Petrópolis – RJ

Rua Souza Franco 93 Telefones: (24) 22316711 E-mail: [email protected] Responsável: Ministra Ana Patrícia

Itapecerica – MG

Rua Belarmino Malaquias, 347 Bairro Magnólia Telefones: (19) 3453-6841/ (19) 8313 9019/ (19) 8213- 5217 E-mail: [email protected] [email protected] Responsável: Rejane e Reverendo Wilson

Botafogo - RJ

Rua Paulino Fernandes, 58 / 101 CEP: 22.251-090 Telefones: (21) 78912012/(21) 99836740 E-mail: [email protected] ou [email protected]

Asa Sul - DF

703 Bloco "E" Casa 41

Caldas Novas – GO

Rua n. 80, Apt. 403 Residencial Terraço, Centro

Telefone: (61) 32970815 E-mail: [email protected] Responsável: Reverenda Mariza

(Cel. Bento de Godoy) CEP: 75.690-000 Telefone: (64) 81046523 E-mail: [email protected] Responsável: Regina

Salvador – BA

Avenida São Rafael Telefone: (71) 8898-6583 E-mail: [email protected] Responsável: Ministro Junior

Cidade Baixa – BA

Telefone: (71) 8847-1970 E-mail: [email protected] Responsável: Ministro Junior

Recife - PE

Rua Jose Bonifácio, 1346 Bairro Torre Telefones: (81) 32041749/ (81) 87773332/ (81) 88521240/ (081) 98321362 E-mail: [email protected] Responsável: Ministra Maria de Lourdes

Fortaleza - CE

Rua José Aurelio Camara - 120 - Apto 201 - Bairro Vicente Pizon - Praia do Futuro Telefone: (85) 99344041 E-mail: [email protected] Responsável: Darci

AMERICA LATINA / EUA / EUROPA

Nova York – EUA

58 Burling Rd Rochester, NY 14616 Telefone: (585)360-2290 E-mail: [email protected] Responsável: Michael

Palmyra VA – EUA

2 loving Terrace – 22963 Telefone: 1.434.589.1090 589.5197 E-mail: [email protected] Responsável: Reverenda Helena

Caracas – VENEZUELA

Av. Paseo Colon, Ed.Tachira, 15, Apto.151 Los Caobos - Cp 1050 Telefone: 0212 5778847 E-mail: [email protected] Skype: nena.naine.bqto Responsável: Arlenet

Lima – PERU

Las Garzas 485 San Isidro E-mail: [email protected] Responsável: Carmem

Córdoba – ARGENTINA

Mar de lãs pampas, 118, Vila Nueva E-mail: [email protected] [email protected] [email protected] Responsável: Guillermo e Paola

Cidade do Porto – PORTUGAL

Telefone: 938524664/ 910085304/ 220962207 E-mail: [email protected] Responsável: Jaime

AFRICA

REPÚBLICA DA ANGOLA

Lunda – ANGOLA

Rua Dande, 59, Zona 5 Ndala Muleba,

Comuna Kikolu Cacuaçu Telefone: (00)

Cazenga/ Hoje ya renda – ANGOLA

Telefone: (00) 244 91873 1000

E-mail: [email protected]

244 91461 7777 /

(00) 244 92146 0000

E-mail: [email protected]

Responsável: Ministro capitão

Responsável: Lourenço e Ministro Capitão

Lunda Norte/ Dundo – ANGOLA

Telefone: (00) 244 92396 2820

Responsável: Ministro Jorge

Lunda Norte/ Lucapa – ANGOLA

Telefone: (00) 244 93848 1825 / 91525

9581

Responsável: Ministro Jorge

Lunda Norte/ Mukita – ANGOLA

Lunda Norte/Calonda - ANGOLA

Telefone: (00) 244 92432 6368

Responsável: Ministro Jorge

REPUBLICA DEMOCRATICA DO CONGO

PROVINCE DE KINSHASA (Capitale)

SIEGE NATIONAL Av. Kongolo 121, Q/Djalo, C/Kinshasa Téléphone : +243 999958527 / +243 998122860 e-mail : [email protected] Responsable : Ministre Faustin NGOYI LUMBALA

Unité Religieuse de MIKONGA av. Biango n° 26, Q/Mikonga / Efobank Téléphone : +243 999926792 Responsable : Floribert KANYINDA

Unité Religieuse de NDJILI Av. Nsanga n°16 Q/6 Ndjili Téléphone: +243 817609325 Responsable : Rainer TENDULA MAKELA

Unité Religieuse de NGALIEMA Av. de l’Ecole n° 6 C/Ngaliema Téléphone: +243 999519412 Responsable : Marthe Ngalula

Unité Religieuse de MASINA PETRO-CONGO Rue de Kimpoko n° 48 C/Masina Petrocongo Téléphone: +243 971969077 Responsable : Flavien KANUMUPANGI

Unité Religieuse de MATETE Quartier Singa I n°17A/bis C/Matete Téléphone: +243 815451201 / +243 995886283 / +243973950748 Responsable : Anaclet TSHIBUABUA

Unité Religieuse de LEMBA SALONGO Rue de Kalela n° 29/bis Q/Salongo Nord Téléphone : +243 994294243 Responsable : Suzanne MAKELA KIMUENA

PROVINCE DE KATANGA

Unité Religieuse de LUBUMBASHI Av.papayer n°10 Q/Bel Air Lubumbashi Téléphone: +243 815397222 / +243 999288231 e-mail: [email protected] Responsable : François Mukendi

Unité Religieuse de KASUMBALESA Téléphone : +243 972837354 / +243 974877750 e-mail: [email protected] Responsable : Oscar Ntumba

PROVINCE DE KASAÏ ORIENTAL

Unité Religieuse de BONZOLA Av. Disanka n°21 Q/Bonzola C/Dindidi Téléphone : +243 994188867 Responsable : Constantin MUSANGU KALALA

Unité Religieuse de MISESA Av. Inga n° Q/Misesa Téléphone : +243 856121558 Responsable : Florimond TSHIMANGA MBUYI

Unité Religieuse de LUKALENGE Av, Kazadi Kaluba, nº 16 Q. Mibuya Téléphone: +243 842300222 Responsable : Lionel NKASHAMA WA MUKENDI

Unité Religieuse de TSHIKAMA Av. Kamilabi n°21 Q/Kongulu Kabila C/Muya Téléphone: +243 854314421 / +243 994161605 Responsable : Samy KABONGO

Unité Religieuse de MUYA Av. Lukuki n° 02 Q/Ngomba Ngola C/Muya Téléphone: +243 854059888 Responsable : MULUMBA NKASHAMA

Unité Religieuse de DIPUMBA Av. Kalume n° 190 Q/Nzaba C/Bipemba Téléphone: 243 995946598 / +243 810718311 Responsable : Yannick KABAMBA

Unité Religieuse de TSHIATSHIATSHIA Av. Muamba Katanku n°28 Q/Tshiatshiatshia C/Kanshi Téléphone: 243 995694088 Responsable : BENOIT KATALA

Unité Religieuse de KASENGULU Q/Lukalenga réf : Chef Kalonji Médard Telephone: +243 842106389 Responsable : MUAMBA NZAMBI

Unité Religieuse de DIBINDI Av. De L`Université nº Q/Mikelaa C/ Dibindi Téléphone: +243 821849044 / +243 856189397 Responsable : Dieudonné KABEYA DIYOMBO

Unité Religieuse de NGANDAJIKA Téléphone : +243 823427233 / +243 994226121 Responsable : Laurent MADINBA

Unité Religieuse de MARCHAL Av. Inga Réf : en face du Marché Marchal Téléphone : +243 853173876 Responsable : Sylvain MBIKAYI

PROVINCE DE KASAÏ OCCIDENTAL

Unité Religieuse de Kananga Av. Bandundu n°68. Q/Kelekele C/Katoka Téléphone : 243 994729274 Email: [email protected] Responsable : Octave BUYANGA KABAMBA

Unité Religieuse de Nganza Nord AV. Aketi n° 52 Q/N’sele C/Nganza Téléphone : 243 994729274 Responsable : TSHIMBALANGA TSHIM

Unité Religieuse de Ilebo Av. Likasi n° 22 derrière l’Hôpital Gén Téléphone : 243 995071706 / 243 814898752 Email: [email protected] Responsable : Erik KAKWEY

Unité Religieuse de Tshikapa Av. Mande n° 4 Tshikapa Centre Téléphone: 243 992753104 Email: [email protected] Responsable: Dieudonné NGALAMULUME

Unité Religieuse de KANANGA II Av. Kinda n0 31 Q/Plateau, Localité : Signal Téléphone : +243 993585230 Responsable : Ronsard BIONSOBIMPE

Unité Religieuse de l’OASIS Av. du Grand Séminaire n° 15 Q/Oasis Téléphone : +243 990457498 Responsable : Thomas MPUKA SHAMBUYI

Unité de MUEKA Réf : tout près du Bureau de la SP de la SNCC

Téléphone : +243 820864853 Responsable : Jeff BUSHABU

PROVINCE DE BANDUNDU

Unité Religieuse de KENGE Téléphone: 243 998174569 Responsable: Brigitte ELEO

Unité Religieuse de BANDUNDU VILLE Av. Boende n° 87 C/Disasi Bandundu Ville Téléphone : +814193906 / +243 898993247 Email: [email protected] Responsable: Laurent MALELA

PROVINCE DE BAS-CONGO

Unité Religieuse de KWILU NGONGO Rue de la Montagne n°2 Q/ Mayenga Téléphone : 0810405676 Responsable: Patrice BATOMANITO

O dinheiro deve ser empregado sempre em causas nobres; por isso é muito edificante fazer doações que se

convertam em recursos favoráveis à elevação espiritual e à felicidade de todos os habitantes do Planeta. De

outra parte, as ofertas não só diminuem os sofrimentos do doador, mas também aumentam os seus créditos

cósmicos. Numa analogia simples, podemos afirmar que gratidões feitas de coração à causa de Deus são

como depósitos num "Banco Divino".

Depósito em conta corrente

AGÊNCIA 0322-0

C/C 37506-3

ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA ARTE DO JOHREI

CNPJ: 07.760389/0001-12

Doe pela internet, acesse:

http://www.artedojohrei.org.br/donativos-5255

gera

PROGRAMAÇÃO ANUAL DO TEMPLO ARTE DO JOHREI - 2015 Cultos/Meses Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Mensal 10 7 7 3 1 4 4 1 5 3 7 5 Saúde 17 14 14 11 9 13 11 8 12 10 14 12

Prosperidade 24 21 21 18 16 20 18 15 19 17 21 12 Antepassados 31 28 28 25 23 27 25 22 26 24 28 12

Setsubum 3

Goshoten 10

Paraíso 14

Finados 1

Natalício 20

Aniversário 14

Jovens 31 30 29 31

Aulas de aprimoramento todas as quartas pela Justin TV