revista maçônica a prancha

16
A Prancha Revista Maçônica Independente do RS Ano 1 - n o 1 - Março/2013 - ABIM 030/2013 Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA

Upload: mauricio-pinzkoski

Post on 07-Mar-2016

246 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

A 1° Revista Maçônica Independente do Sul do Brasil. Assine...http://www.agecomunicacao.com/lista_produto.asp?codigo=01012013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Maçônica A Prancha

A PranchaRevista Maçônica Independente do RS

Ano 1 - no 1 - Março/2013 - ABIM 030/2013

Foto

: Elso

n Se

mpé

Ped

roso

/CM

PA

Page 2: Revista Maçônica A Prancha

A verdadeira liberdadeProclamação da República do Brasil, fim da escravidão, li-

berdade, igualdade e fraternidade. Alguns dos princípios con-tidos na maçonaria brasileira (ao menos da de antigamente). E hoje? O que a nossa maçonaria reinvidica, mostra, exerce? Será preciso uma catástrofe ou que tipo de movimento para que haja uma reação efetiva dentro e fora dos templos?

Refletindo sobre todos esses sentimentos – que não são únicos deste Ir... que escreve – assim nasce a Revista A Pran-cha.

Independente, liberta de toda e qualquer tipo de amarra ou sensura.

Você, Irmão, que está tendo a oportunidade de ler mi-

EDITORIAL Mauricio [email protected]

Loja Sabedoria e Prudência n° 78 - GLMERGS

nhas simples e humildes pala-vras. Saiba que esse movimento é seu também. É de todo aquele maçom que sabe, conhece e ansia por exercer – verdadeiramente – seu papel de transformador social.

Por isso conclamo a todos maçons a verdade...venham. Vamos – juntos – construir o presente que queremos e so-nhamos para nossa sociedade e família.

Participe da nossa revista. Mande notícias, dicas e infor-mações. Podemos e vamos, de fato, melhorar nossa socie-dade através da comunicação livre e responsável.

Editora Age! Comunicação Ltda. Rua Ramiro Barcelos, 1552/13 - Porto Alegre - RS Brasil - CEP 90035.002Telefones: 55-51- 3737.7448 ou 3307.2185 www.aprancha.netemail: [email protected]

A Revista Maçônica e Independente, A Prancha, tem registro junto à Associação Brasileira de Imprensa Maçônica - ABIM 030/2013Editor Chefe: Mauricio Pinzkoski - Relações Públicas CONRERP 2755/Jornalista DRT 15675Colunistas: Alberto L. D. Alvim, Arcy Souza, Evandro Lecey, Larri Carlesso e Sergio Rimmon, Anúncios: [email protected]

Central de atendimento ao leitor A Prancha, de segunda a sexta-feiras das 9 às 17h no telefone 51-9941.1144 ou [email protected] NOTA DO EDITOR I: Ninguém está autorizado a, em nome da revista A Prancha, propor a realização de eventos, viagens e/ou qualquer tipo de promoção. Recomendamos confirmar todo contato em nosso escritório. NOTA DO EDITOR II: A Editora Age! Comunicação Ltda agradece a todos aqueles bem-intencionados que fazem chegar presentes e convites pessoais a seus colaboradores, mas informa que, pela nova política da empresa, os presentes serão direcionados a pessoas carentes e os convites não poderão ser aceitos: nesse caso, todas as propostas de viagens devem ser de caráter profissional e direcionadas à Superintendência da revista para avaliação.

Impressão: Versatil Artes

Page 3: Revista Maçônica A Prancha
Page 4: Revista Maçônica A Prancha

EVENTOS

Evandro Lecey M...I... [email protected] Vila Setembrina nº 4041 GOB-RS

O Capítulo Luz do Poente 27 da Ordem da Estrela do Oriente, realizou neste sábado, dia 02.03.13, o seu jantar da amizade. O evento aconteceu no salão de ága-pe do DAER no 20º andar.

Como sempre o entardecer foi um espetáculo.A preparação do jantar ficou a cargo dos IIr... Anto-

nio Verissimo e José Otto (ARLS Arca da Aliança 2489) tendo como auxiliares o Ir... Ernesto Lecey (ARLS Arca da Aliança 2489) e o sobrinho De Molay Gabriel Veris-simo (Capitulo Arca da Aliança).

Parabenizamos as cunhadas Eva Lecey, Gabriela Rosa, Denise Michael, organizadoras do evento.

Foi um sucesso o Jantar da Amizade, todos os pre-sentes confraternizaram com muito amor no coração e aquele belo sorriso nos lábios.

Destacamos a participação do Pod... Ir... Fernando Kappel (Dep... Fed... ARLS Tiradentes VI 1553 e mem-bro ativo do ISCRC Visconde de Mauá 77), Pod... Ir... Delcio Pereira (Dep... Fed... ARLS Arca da Aliança 2489 e membro ativo do ISCRC Visconde de Mauá 77), Ven... Ir... Dep... Estadual Paulo Roberto Aguiar Abreu ( ARLS Filhos de Hiram e ARLS Justiça e Per-feição 1178) Ven... Ir... Evandro Lecey (Dep... Est... ARLS Vila Setembrina 4041 membro ativo do ISCRC Visconde de Mauá 77 e Chanceler da PAEL RS), Ilus-tre Ir... Ernesto Lecey (dep... Est... Supl... ARLS Arca da Aliança 2489 e membro ativo do ISCRC Visconde de Mauá 77) e João Mascarello (ARLS Vila Setembrina 4041, membro ativo do ISCRC Visconde de Mauá 77), Geraldo Fulgencio (ARLS Estrela do Sul e membro ativo do CKF Bento Gonçalves).

Parabéns à comissão organizadora a Digna Matriarca América Breijo bem como o Digno Patriarca Modesto Loureiro.

Que venha o próximo evento.

1ª Reunião do ano de 2013No dia 02.03.13 nosso capítulo voltou aos trabalhos

ritualísticos. Sendo esta a primeira reunião conduzida pela Digna Matriarca América Breijó e o Digno Patriarca Modesto Loureiro.

Procedido a entrega das agendas com as atividades de 2013.

O irmão Patriarca Assistente Evandro Lecey, falou a respeito do grupo de estudo e das pesquisas que estão sen-do feitas a respeito da primeira ponta da estrela.

A irmã Renata Becker apresentou um belo trabalho com o titulo “União”.

O Irmão Manoel da Rosa Michael procedeu à apresen-tação do Trabalho com o título “ A Mulher” em homena-gem ao dia Internacional das mulheres.

O Ir... Décio Pereira apresentou o trabalho com o título “O que é a vida”.

A Digna Matriarca América Breijo e o Digno Patriarca Modesto Loureiro, realizaram a entrega da identificação dos past Digno Matriarca Mara Moraes e Digno Patriarca Flavio Carpes Moraes.

Destacamos que a montagem do templo foi feita pelas Irmãs América Breijo, Eva Lecey, Vania de Albuquerque, Eleusa dos Santos, com a ajuda dos irmãos Modesto Lou-reiro, Evandro Lecey e Délcio Pereira.

No término da reunião, a Digna Matriarca agradeceu a presença de todos e lembrou do nosso jantar da amizade.

Rito Brasileiro presente no Jantar da Amizade 2013

Page 5: Revista Maçônica A Prancha

SolidariedadeSOLIDARIEDADE

Estou sempre a pensar no que e quando nós maçons, como grupo de homens de bons costumes, somos solidá-rios. Alguns bons exemplos pontuais e dispersos fazem o máximo e grandes obras são realizadas.

Como agrupamento o que estamos fazendo para minorar o sofrimento de nossos semelhantes?

O quanto nós estamos a labutar por este objetivo tão nobre?Podemos muito, pouco fazemos!Maçonaria não é somente duas horas por semana em

quatro paredes, realizando cerimonial tradicional, rea-firmando compromissos que na prática ficam longe de

Alberto L. D. Alvim - M...I... [email protected]

Aug... Res...Exc...Loj...Si b... “Jacques de Molay”

ser satisfatórios. Não deixemos de ser especulativos, vamos ser mais operativos como grupo, para o bem da sociedade em que vivemos, criando ações sociais que tenham mais amplitude, mais abrangência.

Pensemos em quanto somos solidários, não pen-semos em ações individuais, mas em ações coletivas, juntando todo nosso vasto potencial. Com regularida-de, neste meio de comunicação, voltarei a falar sobre este assunto: Solidariedade.

Page 6: Revista Maçônica A Prancha

EVENTOS 2° POSSE DA OAB-RS

JULIANA JEZIORNY E LIZIANE LIMA - OAB/RS

Page 7: Revista Maçônica A Prancha

JANTAR SHRINERS DIA 08 DE MARÇO/2013

FOTOS EVANDRO LECEY

EVENTOS

Page 8: Revista Maçônica A Prancha

A Prancha

ANUNCIENA REVISTA

Leitores exclusivos

Distribuída para toda a maçonaria gaúcha

A 1° Revista Maçônica que além de impressa tem amplo alcance na internet.

Público focado e selecionado especialmente para o seu negócio

Comercial 51 - [email protected]

Page 9: Revista Maçônica A Prancha

EVENTOS

Page 10: Revista Maçônica A Prancha

EVENTOS

Abertura do Ano Maçônico GaúchoA Maçonaria Unida do Rio Grande do Sul –

MURGS, realizou na noite do dia internacional das mulheres, 08 de março, a abertura do Ano Maçônico.

Presentes estavam quase 200 maçons de diver-sas Lojas pertencentes às potencias GLMERGS, Grande Oriente do Rio Grande do Sul – GORGS e Grande Oriente do Brasil – RS – GOB-RS, for-madoras da MURGS.

Durante o jantar, em sessão fechada e exclusi-va para maçons, chamada Banquete Ritualístico, foi servido galeto acompanhado de salada no Par-que General Osório (Tramandaí/RS).

O objetivo do evento, datado do dia das mu-lheres, foi exaltar a mulher como ser independen-te e único e também iniciar as sessões maçônicas em todo RS.

Page 11: Revista Maçônica A Prancha

EVENTOS

Page 12: Revista Maçônica A Prancha

FATOS MAÇÔNICOSSergio [email protected]

01 DE MARÇO1883 - Fundado um novo GO Brasileiro, por dissidentes do GO UNIDO adormecido anos depois.1940 - Fundação da Loja ̈ Cruzeiro do Sul̈ nº5 (GLSC) em Joaçaba - SC.

1999 - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FRATERNIDADE, CAMINHO E LUZ no. 3216 – Oriente de SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO MG – GOEMG02 DE MARÇO1872 - O discurso do Ir.·. Padre ALMEIDA MARTINS, homenageando o Visconde do Rio Branco pela Lei do Ventre Livre, serve de estopim da Questão Religiosa.1915 - O Ministro da França agradece ao GM LAURO SODRÉ o auxílio enviado pelo GO do Brasil à GL de França para socorro às vítimas de guerra.03 DE MARÇO1924 - Falece NILO PEÇANHA, ex-presidente do Brasil e ex-GM do GO do Brasil.1938 - Ato nº 1519 do GO do Brasil substitui, durante a ditadura de Vargas, a divisa "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", por "Ordem, Fraternidade e Sabedoria". 04 DE MARÇO1979 - Fundado o GO Estadual do Amazonas, federado ao GOB.2011 – Fundação da Loja Maçônica Delta Sagrado n° 333 – MONTES CLAROS MG ( GLMMG).05 DE MARÇO1832 - Regularizada no GO do Brasil a Loja Beneficência, de Vitória, ES.1833 - José Bonifácio recebe o Grau 33 no SC de Montezuma, mesmo pertencendo ao Rito Moderno.1817 – ECLODE a REVOLUÇÃO PERNAMBUCANA, movimento em que mais de 100 Maçons se engajaram. Pareceram em combate ou foram su-mariamente executados.06 DE MARÇO1980 - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FILHOS DA ACÁCIA, Caratinga MG (GLMMG).1986 - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica FRATERNIDADE RIOVERDENSE n° 230 (GOMG).1996 - FUNDAÇÃO da Loja Maçônica RUI BARBOSA n°. 194 (GOMG).07 DE MARÇO1896 - Iniciado WENCESLAU BRÁS PEREIRA GOMES, futuro presidente bra-sileiro, na Loja Caridade Mocoquense.1935 - De 7 a 11 de março de 1935 é realizada na cidade do Rio de Janeiro a 1ª Convenção das Grandes Lojas Brasileiras.1995 - Fundação da ARLS Luz e Sabedoria nº 2849 (GOB). 08 DE MARÇO1817 Formado no Recife o primeiro governo "nacional" pelos líderes da Insurreição Pernambucana.1984 Fundação da ARLS Antônio Francisco Lisboa Nº 274 Indaiatuba/SP10 DE MARÇO1948 - Fundação da ARLS Harmonia Universal Nº 58 Jundiaí/SP1966 - O Boletim foi fundado pelo Ir.·. Sylvio Claudio em 31 de março de 1959, teve sua circulação oficializada pelo Grande Oriente do Brasil (Dec. nº 1.934), e pelo Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito para o Brasil (Ato nº672).12 DE MARÇO1829 Francisco Gê Acayaba Montezuma, Visconde de Jequitinhonha, recebe pa-tente do GO da Bélgica autorizando-o a fundar um Supremo Conselho no Brasil.2005 Fundação da ARLS Fraternidade Acadêmica César Lattes nº 3667, SP.2008 Fundação da ARLS Construtores do Templo de Salomão nº 319, SP.2011 - Fundação da ARLS Acácia de Sousar nº 724, SP.

13 DE MARÇO1935 - Álvaro Palmeira, Moacyr Arbex Dinamarco e Osmane Vieira de Resende, entre outros, criam o Grande Oriente Unido.1993 - Instalado o Bethel nº 1 Rio de Janeiro, primeiro brasileiro da Ordem Interna-cional das Filhas de Jó, trazida para o Brasil pelo Irm.·. Alberto Mansur.14 DE MARÇO1835 - O Supremo Conselho para o Império do Brasil do R.·. E.·. A.·. A.·. cria o Livro de Registro dos Maçons.1919 - Fundado o 1º Capítulo DeMolay, em Kansas City, USA.15 DE MARÇO 1817 - O Governo Revolucionário de Pernambuco composto por Maçons, liberta escravos.1975 - Loja de Pesquisas Maçônicas Brasil, primeira Loja dedicada à pesquisa Ma-çônica no Brasil, é fundada em Londrina no Estado do Paraná.16 DE MARÇO 1855 - Reinstalação do SC do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito.1832 - Joaquim Gonçalves Ledo entrega o manifesto redigido por ele, em que co-municava ao mundo a reinstalação do Grande Oriente do Brasil.1870 - O Visconde do Rio Branco eleito GM do GOB.2005 – Fundação da ARLS Barbarense n° 279, SP.18 DE MARÇO 1314 - Morre Jacques DeMolay, Grão-Mestre dos Templários.2000 - Fundado o Conselho de Mestres Reais e Escolhidos Luz do Atlântico Sul nº 4, sediado em Porto Alegre.2003 - Fundada a ARLS "Os Últimos Templários" nº 46 (GLEPB).19 DE MARÇO 1928 - Fundada a GL Maçônica do Estado do Ceará.20 DE MARÇO1832 - Filia-se ao GOB a Loja EDUCAÇÃO E MORAL, fundada por Gonçalves Ledo, a primeira Loja do Rito Escocês no Brasil.1847 - Luiz Alves de Lima e Silva, então conde de Caxias é empossado Soberano Grande Comendador do Supremo Conselho do REAA.·. do GOB.21 DE MARÇO 1996 – Fundação da ARLS Vinte e Um de Março nº 2943, SP.23 DE MARÇO 1794 - Nasce em Salvador Francisco Gê de Acayaba Montemzuma, visconde de Jequitinhonha.1816 - Chega ao Rio de Janeiro o Ir.·. Jean-Baptiste Debret, autor da famosa Voyage Pictoresque et Historique au Brésil e a quem devemos as mais celebres gravuras sobre a vida no fim do período colonial e no início do Brasil independente.2006 - Fundado o GO Estadual do Amapá, GOB.24 DE MARÇO 1890 - Deodoro da Fonseca assume como Soberano Grande Comendador.1959 - Criado o GO Estadual de Goiás, GOB.25 DE MARÇO 1884 - Movimento de Maçons leva à abolição da escravatura na Província do Ceará, quatro anos antes de Lei Áurea.26 MARÇO1836 - Fundado o Soberano Conselho Kadosh nº 1, RJ.1940 - Fechado pela polícia do ditador Vargas, o tradicional O ESTADO DE SÃO PAULO, jornal dirigido por tradicional família de Maçons.1980 - Fundado o GO Estadual de Mato Grosso do Sul, GOB.27 MARÇO 1881 - A GL do Estado do Rio de Janeiro começa a incorporar as Lojas da GL Re-gular da Guanabara, dissidência da GL da Guanabara.1960 - Fundada a GL do Maranhão.30 DE MARÇO 1818 - D. João VI manda fechar todas as sociedades secretas no Brasil. A pena da transgressão era a morte.1944 - Fundado o GO Independente do Estado do Rio de Janeiro, hoje GLMERJ.1946 - O GO Independente do Estado do Rio de Janeiro, atual GLMERJ, recebe Carta Constitutiva, outorgada pela Grande Loja do Rio de Janeiro. 31 DE MARÇO 1964 - Em conseqüência das graves agitações políticas no Brasil, explode o Golpe Militar de 1964, que tira João Belchior Marques Goulart (JANGO) da Presidência da República. O regime manteve-se até 1985. 1995 – Fundação da ARLS Cavaleiros da Luz nº 205, SP.

Page 13: Revista Maçônica A Prancha

SIMBOLOGIA

Agradeço ao Conselho Editorial de A Prancha que, ao abrir este espaço, proporciona aos obreiros da Arte Real a oportuni-dade de expressarem o desejo de servir e não o de se servir da Instituição. O dever do maçom é estar permanentemente vigi-lante; este artigo, o primeiro desta coluna, é dedicado a todos os maçons jurisdicionados à Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Sul que vigilantes desejam, com ansiedade, o retorno aos procedimentos ritualísticos, qualificados pela Carta Constitutiva de 1928, exarada pelo Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito para a República Federativa do Brasil, para trabalhar no Rito Escocês Antigo e Aceito, assinada pelo Soberano Grande Comendador Mário Behring, 33, na data de 08 de janeiro de 1928.

O Ritual está arquivado na Biblioteca do Supremo Con-selho sob o nº 1928, 736 A, para Aprendiz, com o nº 1928, 736 B, para Companheiro e 1928, 736 C, para o grau de Mestre. Importante é registrar que, na Biblioteca Nacional eles estão registrados sob o nº 6526, para garantia dos di-reitos autorais. A ansiedade de todos requer análise crite-riosa, de forma lógica e coerente. A adaptação da ortogra-fia, ocorrida através do Decreto nº 059-2006/2009, de 15 de junho de 2007 é a que devemos utilizar, entretanto, os procedimentos, face o Decreto que deixa a critério de cada Venerável Mestre a aplicação do Manual de Procedimentos.

A seguir uma argumentação sobre circulação, transmis-são da P.: S.: e uso dos bastões, para reflexão dos queridos leitores, no sentido de auxiliar na definição do procedimento mais correto. A circulação em Loja está descrita no ritual de 1928; este procedimento, em nota de rodapé, na página 25, informa: (3) No caminhar pelo Templo, deve sempre ser ob-servada a seguinte formalidade: indo do Sul para o Oriente, passar pelo Ocidente e pelo Norte; do Ocidente para o Sul, passar pelo Norte e pelo Oriente (grade); do Oriente para o Ocidente ou Norte, passar pelo Sul. A redação deixa clara a forma de se circular no Templo. Se alguma dúvida restar, pode-se buscar entendimento através do significado da ca-minhada do maçom em busca da Luz e seu retorno às trevas ou, na movimentação dos astros entorno do Sol. Os estudos no grau de Companheiro podem auxiliar em muito na inter-pretação deste assunto, bastando lembrar a Astronomia e a Lógica que devem ser aplicadas ao caso. No Rito Escocês, em todos os graus a circulação no Templo se faz, sempre, na forma acima destacada.

O argumento mais contundente para este assunto é o de que a Grande Loja resolveu adotar o Ritual de 1928, com as correções ortográficas necessárias e, a circulação no Tem-

Deseja servir?

plo está expressa no exemplar registrado na Biblioteca Na-cional, não havendo nenhuma dúvida sobre o que nele está escrito. Com relação à transmissão da Palavra é interessante registrar que, o Sinal, em qualquer grau, só é executado na posição estática de estar de Pé e à Ordem, não se andando com o mesmo, com exceção nas caminhadas de ingresso ri-tualístico de Aprendiz, Companheiro e Mestre. A Saudação é o gesto de se desfazer o Sinal. Na página 24 do Ritual de Aprendiz Maçom, em negrito, após a fala do 2° Vigilante, onde o mesmo se refere ao fato de ser meio dia em ponto, está escrito: “O Ven.: Mestre dá, com o malhete, a bateria, que é repetida pelos VVig.: e todos ficam de pé e a ordem. O 1° Diac.: sobe os degraus do trono, saúda o Ven.: Mestre que, após corresponder a saudação dá-lhe a P.: S.: aos ouvi-dos, começando pelo ouvido esquerdo.

Recebida a P.: S.: o 1° Diac.: saúda o Ven.: Mestre e vai, com as mesmas formalidades levá-la ao Ir.: 1° Vig.:, que a transmite, pela mesma forma ao Ir.: 2° Vig.: por intermédio do Ir.: 2° Diac.:”

Da análise desta redação ressalta desde logo um fato mui-to importante, qual seja, que há saudação ao Ven.: Mestre, por parte do 1° Diácono, não havendo nenhuma indicação de que ocorra a execução de algum toque. Este oficial, fazendo saudação, não pode estar com a mão direita ocupada. Ou-tro aspecto importante é o de que a Palavra Sagrada é dada aos ouvidos, começando pelo ouvido esquerdo, podendo-se pressupor que é da mesma forma como foi ensinada no dia da iniciação, isto é, letra por letra e silaba por silaba. Final-mente o uso dos bastões tem procedência em frase que se destaca: “Organizada a fila dupla, o Mestre de Cerimônias, pondo-se à frente, dará um golpe com o seu bastão e o Co-bridor abrirá a porta do Templo.” Alguns estudiosos dizem que no Rito Escocês não existiam bastões e sim eram usadas espadas. Na transmissão da Palavra existe Saudação; esta só pode ser feita não existindo nenhum objeto na mão direita, logo, se estes Oficiais, no dia de seu juramento e posse re-ceberam os bastões como insígnias dos cargos, eles deverão portá-los com a mão esquerda a fim de poderem Saudar as Luzes em cada caso particular. Argumentações sobre proce-dimentos serão a tônica desta coluna, escreva ao Conselho Editorial solicitando resposta à sua dúvida.

Arcy Souza Costa M...I... Loja Simbólica Electra nº 21

GLMERGS

Page 14: Revista Maçônica A Prancha

ANÚNCIOGRÁFICA

Page 15: Revista Maçônica A Prancha

A DEFESA DA RECLAMADA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

A resposta do reclamado é ato processual da maior relevância. Por isso, deve ser redigida com especial cuidado, para que nenhum ponto da inicial deixe de ser atenciosa e exaustivamente considerado.  É, também, da maior importância que a defesa seja acompanhada da prova documental necessária. A resposta do reclamado pode consistir de defesa indireta e de defesa direta, apresentada na forma de exceção, contestação, ou ainda reconvenção. A defesa indireta compreende as exceções e argüições preliminares. Nosso escritório mantém uma gestão moderna e profissional, a fim de propiciar o melhor atendimento aos clientes, seu maior patrimônio.

NOSSOS DIFERENCIAIS

• Envio de relatórios de acompanhamento dos processos, por e-mail ou correio, até o 5º dia útil de cada mês, com toda a movimentação processual do mês anterior;

• Atendimento direto com advogados por área de atuação, sem intermediários;

• Cópia digitalizada dos processos dos clientes, arquivada em DVD-R, para segurança e reposição em caso de extravio/perda do cartório;

• Trabalho aberto e explicativo em todas as fases;

• ACESSO ONLINE do andamento dos processos do cliente, mediante uso de login/senha pessoais, com acesso de qualquer computador com acesso a internet.

Atendemos pessoa física e jurídica, nas áreas do Direito do Trabalho, Civil, Penal, Administrativo e Empresarial Telefone (51) 3232-0007 | Plantão 24hs (51) 9988-5813Ir.’. André Dolce Silva – C.I.M. [email protected]

https://www.facebook.com/pages/Dolce-Silva-Advogados-Associados-SS/125823604233430

www.dsadvogados.adv.br | www.dsadvogados.blogspot.com.br

Page 16: Revista Maçônica A Prancha

NA ESCADA

Dr. Thiago Duarte

A abertura da Coluna Na Escada se dá com o Ir... Dr. Thiago Duarte. Vereador (pelo segundo manda-to), Thiago é Presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre. Natural de Osório, 36 anos, Formado em Medicina em 1997 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS), Advogado (PUC-RS) desde 2008 e professor de Medicina Legal no curso de direito na UFRGS. Desde o início de 2005, após concurso público foi nomeado perito médico legista (Caxias do Sul e Novo Hamburgo). Também atuou na Administração Municipal (Gerência Distrital de Saúde da Restinga e Extremo Sul) coordenando dez Unidades de Saúde e cinco Programas de Saúde da Família. Em Porto Alegre, coordena o projeto de co-locação dos implantes subcutâneos (planejamento familiar de famílias de baixa renda).

Conheça, abaixo, um pouco mais esse Irmão que está “Na escada”.

Programa de final de semana: conviver com a família e visitar os amigosFilme: Brubacker.Ator: Dustin Hoffman.Atriz: Fernanda Montenegro.Cantor: Wilson Paim.Cantora: Elis Regina.Música: Retorno (Wilson Paim).Hobby: Esportes.Esporte:  Futebol, Natação e Karatê.Livro marcante: Pequeno Prín-cipe.Livro que está lendo: Cinquen-tenário da Era Vargas  e  Crack, uma pedra no caminho.Presente que gosta de dar: aquilo que a pessoa gostaria de ganhar).Presente que gosta de rece-ber: aquilo que necessito.Viajem que marcou: Japão. Três vezes (três meses cada) hospedado na casa de profes-sores japoneses Takamatsu –

Sasebo e Tóquio.Viajem que quer fazer:  Orien-te Médio (Palestina) e a Europa (Portugual, Inglaterra e Fran-ça). Comida preferida: Strogonoff de carne. O que não pode faltar em seu escritório: bom senso e traba-lho.Superstição com dinheiro: não tenho. Queixa de consumidor: mal atendimento e propaganda enganosa. Veículo preferido: carro popu-lar.Sonho de consumo: comprar a casa ao lado da minha. Site:  www.drthiagoduarte.com.brSimbolo de bom gosto e bom senso:  minha mulher Magda ShamaBeleza é...ter idoneidade de ideias, com sinceridade e ho-

nestidade.Uma Mulher pública: Dercy Furtado.Um homem público: Leonel de Moura Brizola.Uma decepção: Não ter sido aprovado no concurso vesti-bular em 1990 e não ter sido eleito diretamente em 2004 e 2008.Mania: de limpeza (ficar catan-do os farelos do chão).Defeito:  dificuldade de me desligar do trabalho.Qualidade: sinceridade, ho-nestidade e humildade.O que gostaria de ter sabido antes...que era igual aos meus pais.Receita de sucesso: trabalho, humildade, persistência e de-dicação.Uma frase: Um sonho sonhado só é só um sonho. Um sonho sonhado juntos é o início da realidade. Dom Heder Câmara

Elson Sempé Pedroso/CMPA