revista juventude pioneira ano iii ed 4 site

24
capa

Upload: jumappioneira

Post on 29-Jun-2015

50 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

Revista da JUMAP - Edição 4 - Novembro a Dezembro 2013

TRANSCRIPT

Page 1: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

capa

Page 2: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 2 } JuventudePioneira

Gostaria de ver esse anúncio estampado na fachada de todas as igrejas brasileiras. Tenho plena convicção de que a decisão de seguir a Jesus é a mais importante que podemos tomar, ela deve permear todos os âmbitos da nossa vida e transformar a nossa realidade e todas as pessoas que fazem parte dela . Ser crente não é pra qualquer um!

Você já pensou qual é sua responsabilidade com esta geração?

Durante a história homens e mulheres se levantaram para anunciar o evangelho a uma sociedade corrompida e inóspita, sem se preocuparem com as conseqüências que isso lhes acarretaria, mesmo que essa decisão lhes privassem de confortos pessoais, como ter uma casa, casar, ter filhos ou viajar. Tais pessoas entenderam que não tem nada mais precioso do que buscar a Deus em primeiro lugar e ser agentes usados para proclamar a maravilhosa graça de Cristo. Não estou falando de “super crentes”, mas de pessoas simples, que enxergaram uma necessidade e não ficaram de braços cruzados.

Infelizmente, a nossa Juventude, de modo geral, tem tornado o evangelho obeso: o ide do Mestre já não faz mais sentido, o sofrer pelo nome do Senhor parece uma heresia e o tesouro já não está mais nos céus. Há, inclusive,

quem afirme que perder a vida por Cristo é fanatismo... Esse, com certeza, não é o evangelho desenhado pelo Mestre Nazareno. Acontece que a obesidade tem feito o evangelho perder sua verdadeira roupa, acrescentando medidas por negligência, preguiça, avareza (idolatria ao dinheiro), hedonismo, e ilusões das mais diversas dimensões nesta geração.

Temos que nos movimentar! Esse é o único remédio – reeducação! Não podemos esperar milagres se não podemos mais clamar por estarmos ocupados demais conosco, esquecendo que fazemos parte de uma Assembléia de Santos, chamados e remidos por um mesmo sangue: O sangue de Cristo!

O Evangelho tem que voltar a sua boa forma, longe dos pratos de lentilhas, longe das ofertas de Mamon, longe das fontes que só saciam momentaneamente. Cristo é o que precisamos, Pão e Água da Vida! Sem Ele, nada podemos fazer.

Como JUMAP, queremos ver mais e mais jovens se levantando e fazendo a diferença neste mundo, envolvidos por completo na obra de Cristo e sonhando os sonhos de Deus. E aí, vai encarar??? Pensem nisso!

Abração a todos, Alex Sandro Presidente da JUMAP

////////////// Editorial ]

//////////// Fique Ligado ]

///////////////////// Capa]

//////////// FéMenina ]

/////////////////// Dicas ]

//////////////////// Ética ]

///// Restrospectiva ]

////////// Atualidades ]

////// Próximos Eventos ]

Precisa-se de crentes de período integral

{ Prepare-se

Page 3: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 3 }

Revista Juventude Pioneira é uma publicação da

JUMAP - Junta de Mocidade e Adolescentes da

Convenção Batista Pioneira do Sul do Brasil

Presidente Alex Sandro do Carmo Nunes de Assis

Vice-presidente Valdir Fortes Carvalho

Secretário Gabriel Girotto Lauter

Conselho editorial Tiago Cata, Rucimeire F. Mattana,

Davi Scholl

Projeto Gráfico e Direção de Arte Wesley Senna Cortes

Impressão Gráfica Mansão - Curitiba / PR

Tiragem 2000 exemplares

www.jumap.org.br | www.facebook.com/jumap.pioneira

//////////// Fique Ligado ]

Dicas de um coach para a geração Y

Tem muita coisa boa nesta edição!

04

06

07

08

10

11

12

14

16

18

19

20

21

22

23UFC e a cultura do “sei lá”

Vem aí: Congresso e Acamzeca 2014

Somos tão jovens

Completamos 1 ano

Proibida a entrada de pessoas perfeitas

O jovem cristão e o vestibular

Retiro de Casais

Eu tenho livre arbítrio?

Pioneira de Florianópolis

Não diga que é muito jovem

Os “vai e vem” da música cristã na história

Homens comuns, feitos extraordinários

Dicas para usuários de Android e Facebook

Entregue o seu caminho ao Senhor

///////////////////// Capa]

//////////// FéMenina ]

[ Teologia \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

/////////////////// Dicas ]

[ Nossa Gente \\\\\\\\\\\\\\\\\

//////////////////// Ética ]

[ Missões no Mundo \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

///// Restrospectiva ]

[ Arte e Cultura \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

////////// Atualidades ]

[ Pastoral \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

////// Próximos Eventos ]

[ Na Rede \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

[ Faculdade Batista \\\\\\\\\\\\\\\\\\\\

////////////// Expediente ]

{ Prepare-se

Page 4: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 4 } JuventudePioneira

////////////// Fique Ligado ]

Presentemente, vejo no meio corporativo dois termos muito utilizados por líderes: Coaching e Geração Y. Para a Geração Y, o Coaching se destaca como a principal ferramenta utilizada para desafiá-los, conduzi-los, apoiá-los e estimulá-los, tanto pessoal, profissional como espiritualmente. Distinguida também como Geração Google, Geração Tech ou Geração do Milênio, essa geração, nascida a partir de 1982, representa a classe de jovens mais bem preparados de todos os tempos. São curiosos, questionadores, dinâmicos, hiperativos, totalmente ligados e altamente bem informados, que dominam grande parte do mercado de trabalho, iniciando uma grande transformação nas empresas e na sociedade em geral, inclusive na igreja. Com certeza, a próxima leva de líderes virá dessa nova geração.

Ocorre que, se por uma lado, é cada vez mais comum ver esses jovens ocupando cargos de liderança e pertencer a essa geração pareça favorável, (vez que, como já falado, essa geração possui um alto nível de vigor, grande competitividade, amplo networking, domínio tecnológico e sabe onde encontrar informações velozmente), por outro, muitos jovens encontram dificuldades em visualizar seu espaço num ambiente tão competitivo, onde as informações estão cada vez mais acumuladas e numa velocidade jamais vista antes.

Como Coach, preparei abaixo algumas dicas para você que pertence à geração “Y” encontrar seu espaço:

Tenha mais resultados que talentosNunca se viu tanto talento numa só

geração, mas talento sem resultados, não é talento. É só desperdício de talento. Existe uma briga entre geração X e Y, e quem perde é quem fica sentado sobre as sombras do talento. Ganha quem é proativo e efetivamente coloca seus talentos em prática e pela instituição a qual pertence. Portanto, ao invés de orgulhar-se sobre seu próprio talento, orgulhe-se sobre os resultados ocasionados por ele.

Dê a solução, ao invés de apenas criticar

Numa geração em que comunicação é um talento primordial para a sobrevivência no mercado, saber o que falar, como falar e para quem falar, é cada vez mais importante. Contaminar os ambientes onde você se relaciona, pode ser um tiro no pé. Desabafar faz bem, mas se torna um veneno quando se transforma em fofoca, murmuração e maledicência. Ninguém gosta de se relacionar com os fofoqueiros, mal humorados, murmuradores e maledicentes, afinal, eles são uma ameaça ambulante. A geração “Y” tem um radar para tudo que está errado, e costuma não deixar barato os erros dos outros. Mas atualmente, se destaca não

Dicas de um Coach para a geração “Y”

POR CLAILTON LUIZ Professional & Self Coach

Page 5: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 5 }

quem aponta erros, mas aqueles que, no mínimo, indica os caminhos para

solucioná-los.

 Assuma seus errosAo invés de se posicionar

sempre na defensiva todas as vezes que alguém lhe diz que algo está errado, reflita sobre o erro e aprenda com ele. É obvio que não é fácil, afinal, acertar é divino e errar é só humano,

mas você não é Deus. Uma das vantagens da juventude é que ela

nos dá margem para errar. Aproveite e saiba tirar o melhor desta fase.

Converse mais pessoalmenteEvite se esconder atrás de seu

computador. O mundo online ajuda, mas são as conversas pessoais ou por telefone que muitas vezes selam seu futuro. Principalmente seus sonhos mais importantes ou grau de confidencialidade. Ligue, marque um encontro, exponha-se de verdade.

Leia maisCultura nunca é demais.

Ninguém quer que você leia Os Lusíadas, mas o mundo está repleto de livros interessantes e ricos. Principalmente a literatura cristã. E, por falar em literatura cristã, não posso deixar de mencionar da leitura mais importante, a Bíblia! Com certeza ela lhe proporcionará assunto para acabar com aqueles silêncios esquisitos que aparecem toda vez que você participa de uma reunião com sua célula ou com alguém que deseja evangelizar. Valem revistas e artigos também. Amplie suas fontes de informação.

 Tenha alguns mentoresO caminho mais garantido para o sucesso

é imitar aqueles que já conseguiram o que você procura. Você deve ter algumas pessoas que sirvam de mentores, pessoas

nas quais você possa se espelhar, que estejam hoje onde você deseja estar amanhã. Suas orientações gratuitas e conselhos serão o presente mais precioso que você poderá receber.

Aceite superiores extremamente exigentes Meryl Streep em “O Diabo Veste Prada”

seria a chefe mais valiosa que qualquer um poderia ter. Esta é a fase mais impressionável, maleável e formativa de sua carreira profissional. Trabalhar para alguém que exige excelência e empurra seus limites a cada dia vão construir a base mais sólida para o seu sucesso profissional contínuo. No entanto, a geração “Y” é muito frágil, são jovens que não suportam um tapa. O fato é que muitos profissionais oriundos da Geração Y têm “atropelado” a

carreira com mudanças frequentes de emprego. E a motivação

tem sido, muitas vezes, por promoções e salários mais altos. E o problema é que esse fenômeno ultrapassa a vida

profissional. O pouco tempo de permanência nos empregos não

permite o amadurecimento suficiente nem a vivência por etapas naturais da carreira, casamento, igreja etc.

 Sua reputação é impagável, não a danifiqueCom o tempo, sua reputação será a

moeda mais valiosa que você terá em seus relacionamentos. É uma espécie de chave invisível que abre ou fecha as portas de suas oportunidades profissionais e sociais. Especialmente numa época em que tudo é facilmente gravado e acessível, sua reputação tem que ser guardada como o tesouro mais sagrado. É o único item que, uma vez perdido, você dificilmente poderá encontrar.

Pense nisso.

A geração “Y” é muito

frágil, são jovens que não suportam

um tapa.

Page 6: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 6 } JuventudePioneira

////////////// FéMenina]

Após um ano de existência do FéMenina, ainda restam algumas dúvidas sobre o Projeto. Então vamos aproveitar este espaço para responder estas e outras questões.

Como tudo começou?Há bastante tempo, a JUFEMI

(Junta Feminina Missionária) percebeu a necessidade de abrir um espaço para as moças cristãs, e desde o ano passado, começamos a trabalhar nessa direção. A criação do Blog http://www.tenhafemenina.blogspot.com.br/ foi o ponta-pé inicial para unir as meninas de nossa Convenção.

Para que o Blog? A resposta é simples: nossa geração

vive conectada. Então decidimos criar um Blog com a nossa “cara”. E isto tem dado certo. Várias meninas, e mulheres de diversos lugares têm compartilhado suas experiências para instruir e edificar as outras. Temos diversas categorias, mas a mais curtida é a “minha história de amor”.

FéMenina Local: Quem pode participar?Todos podem! Mesmo sendo um

Ministério dirigido às adolescentes e jovens solteiras, todos devem fazer parte, orando, investindo e incentivando as meninas nas Igrejas, pois vivemos num mundo cruel que tem deturpado a real beleza feminina, ao distorcer valores cristãos inegociáveis e

atrair milhares de jovens à uma vida de superficialidade.

Qual é o nosso propósito?Viabilizar o crescimento emocional,

intelectual e espiritual da jovem e adolescente. Dar orientação à um posicionamento cristão para a sexualidade plena, dentro da vontade de Deus, com relacionamentos saudáveis. Propiciar o crescimento de uma fé operante e o aperfeiçoamento de sua vida interior, para seu desenvolvimento de modo integral.

Quais são os métodos de atuação?Não há um método fechado. O que é

inegociável para a criação de um grupo local do FéMenina, é uma liderança formada por mulheres comprometidas com Deus. O encontro pode ser semanal ou quinzenal, onde as meninas tenham um tempo de estudo da Palavra e comunhão. De preferência, de forma atraente e criativa.

Palavra finalEstamos muito felizes com o que Deus

tem feito em nosso meio. Sabemos que estamos apenas começando, mas já podemos sentir o gostinho de termos a benção de Deus sobre nós. Ore por esse ministério, pois quanto mais investirmos na vida dessas meninas, mais frutos eternos teremos.

Um ano de FéMenina

POR MARTA CRISTINA HOFFMANN Missionária

Page 7: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 7 }

[ Dicas \\\\\\\\\\\\\\\\\

A dica dessa edição é o livro Proibida a entrada de pessoas perfeitas: um chamado à tolerância na igreja, de John Bruke, lançado no Brasil em 2006 pela Editora Vida. John Burke é pastor na Gateway Church, em Austin no Texas.

O título do livro já dá uma dica sobre seu conteúdo, falando sobre o desafio da igreja da atualidade para lidar com velhos assuntos que sempre “assombraram” as igrejas, como o divórcio, por exemplo.

O livro também nos remete ao assunto da tolerância, termo que muitas vezes causa um certo desconforto, como se ela significasse

aceitar deliberadamente tudo que o outro faz, porém não é bem assim. A tolerância que o autor se refere tem muito mais a ver com nos parecermos com Cristo, ou seja, aceitarmos a pessoas do jeito que elas são, lhes ajudando de forma mansa e respeitosa a encontrarem o amor de Deus, do que aceitar suas vidas como são sem lhes incentivar a mudança.

O autor escreve de forma clara, objetiva e destemida sobre assuntos

extremamente atuais e relevantes como o divórcio, homossexualismo, vício em sexo, em drogas, sobre um “passado sujo”, sempre nos dando dicas de como lidar com esses assuntos.

Ele fala também sobre criar um “cultura de aceitação”, que é muito mais do que apenas incentivar as pessoas a continuarem como são. É uma jornada de respeito pelo tempo de cada um, mostrar gentilmente o caminho aos braços de Cristo, para que isso gere um crescimento espiritual genuíno, que promoverá uma mudança de vida natural.

O que tem a ver conosco?E aqui entramos em uma reflexão

histórica bastante interessante para nós, jovens, que fazemos de uma denominação histórica (batista). Digo isso porque recebemos um lindo legado de fé de nossos antecessores, porém junto disso recebemos um “kit de interpretação” do Evangelho, informal e em sua maior parte não escrito, porém que muitas vezes guia o nosso pensamento, às vezes até se sobrepondo aos ensinos do nosso Mestre Jesus Cristo.

E é por isso que eu recomendo enfaticamente a leitura desse livro, pois ele abriu o meu horizonte para um cristianismo mais completo, baseado na mesma Bíblia que eu lia desde criança, porém me apresentando um Evangelho mais amoroso, mais gracioso, mais tolerante.

Ao longo de minha jornada como discípulo de Cristo tenho aprendido a amar mais as pessoas. Amar mais elas, do que os seus erros e acertos. É um grande desafio, admito que muitas vezes eu erro, mas esse tem sido o meu alvo! Não quero mais “decidir” antecipadamente quem vai ser ou não um bom cristão, ou seja, não julgar histórias, não antecipar a decisão dos outros. Quero ensinar um Evangelho de amor, porém que pede de cada um de nós arrependimento e mudança de vida.

Formado em Teologia e membro da Igreja Batista de Mont’Serrat POR CAIO SORDI

Proibida a entrada de pessoas perfeitas

Page 8: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 8 } JuventudePioneira

////////////// Ética ]

Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Filipenses 4:6-7 (NVI)

Verso difícil de experimentar durante esse tempo tão agitado na vida dos nosso jovens. Parece que o ano que precede o vestibular cria na mente dos jovens uma tensão, um suspense e uma ansiedade que em muitos casos é prejudicial e pode ser pecaminosa também.

O que gostaria de lembrar a cada jovem e adolescente é que a dependência de Deus é para todos os momentos da nossa vida, até mesmo o do vestibular. Deus é soberano em todas as áreas da sua vida e se importa igualmente com cada nova fase e nova decisão que você tenha que tomar.

Jesus nos ensina em Mateus, capítulo 6, como manter equilibrado nossos valores e nossas prioridades na vida. No verso 33 ele diz: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Ele não estava ensinando que devemos ser relaxados quanto às questões que temos que lidar aqui na Terra, mas que devemos colocar o Seu Reino e a Sua Justiça em primeiro lugar e Ele mesmo acrescentará o que precisamos para nossa vida aqui. Infelizmente, o que

vemos são jovens e adolescentes que acabam se esquecendo dessa verdade e abandonando suas Igrejas, e até mesmo Deus, nessa fase. Fato é que a pressão do vestibular leva a um desequilíbrio e é a balança ensinada por Jesus e por Paulo que nos traz de volta. Ela nos leva ao equilíbrio,

a pensar seriamente sobre meu futuro, sem me deixar levar

pela ansiedade pecaminosa, aquela que nos “tira do ar”, ignorando todas as outras áreas da vida.

Querido, saiba que Deus espera que tua decisão

sobre teu futuro seja, antes de mais nada, a escolha de ser

uma testemunha dEle, alguém que, aonde quer que vá, busque o Reino e a Justiça divina, confiando nAquele que prometeu estar contigo todos os dias e acrescentar a tua vida tudo o que realmente necessitas.

Que nesse momento de decisões sobre qual faculdade e sobre qual curso, sobre qual projeção de futuro, você possa experimentar o que Paulo nos ensina no texto de Filipenses, uma paz que procede do próprio Deus, paz que protege, que guarda tanto os corações quanto as mentes.

Jovem cristão e o vestibular

POR DILEAN MELO Pastor e professor de Teologia

Crie uma ro-tina de estudo

constante

{ 8 } RevistaJumap

Todos os anos milhares de jovens encaram este que é um dos momentos mais intensos da vida

Page 9: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 9 }

Antes do vestibular

Não passar madrugadas estudan-

do, deixe o seu cérebro descansar e

assimilar o conhecimento. Crie uma

rotina de estudo constante, não abra

mão da sua vida social pois isso ga-

rante seu equilíbrio emocional.

Mantenha-se atualizado, as provas

costumam incluir questões atuais.

No dia do vestibular

Saia de casa com antecedência

evitando o stress de chegar em cima

da hora.Alimente-se bem.

Alivie a tensão – ouça músicas para

relaxar.Prepare seu material e não esqueça

os documentos.

Durante a prova

Evite suposições (eu acho, talvez,

pode ser).Comece pelas questões fáceis.

Leia atentamente os enunciados.

Utilize letra legível.

Existem muitos sites com dicas bacanas para você se

preparar para o vestibular. Aqui vão algumas dicas simples e

abaixo alguns links com mais dicas para você se preparar:

Fontes:

http://www.provasdevestibular.com.br/dicas-para-vestibular/

http://vestibular.brasilescola.com/dicas/

http://www.suapesquisa.com/educacaoesportes/dicas_vestibular.htm

http://sitenotadez.net/vestibular-dicas/

Dicas para o vestibular

1

23

RevistaJumap { 9 }

Page 10: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 10 } JuventudePioneira

////////////// Retrospectiva ]

O retiro de casais de 2013, em Foz do Iguaçu, aconteceu nos dias 20 a 22 de setembro. Foi um momento muito especial na vida de cada um dos 120 casais que participaram.

Através de pequenos grupos, foi criada a oportunidade de fazer novos amigos e trocar experiências. Houve momentos de muita diversão na gincana da “guerra dos sexos” e, juntos, os casais visitaram as Cataratas do Iguaçu, umas das sete maravilhas naturais do mundo.

Mas não foi apenas isso! No sábado aconteceu a noite tropical e os casais desfrutaram de um delicioso coquetel após o culto.

Durante todo final de semana, foram quatro cultos com um louvor abençoado e uma palavra irreverente, mas com certeza vinda de Deus, para tocar os corações e desafiar os casamentos. Nas mensagens do Pr. Jacques, várias ilustrações e exemplos levaram à reflexão e fizeram perceber que, quando duas pessoas estão juntas, as suas diferenças as tornam mais fortes. As diferenças existem para fortalecer o relacionamento e servir de benção na vida do cônjuge.

Alguns casais chegaram com o casamento abalado. Outros, precisando de um renovo. Alguns, recém casados, aprendendo. E outros, com mais de 30 anos de casamento, ensinando e mostrando o quanto é maravilhoso ser casado! Na despedida do evento, o clima de alegria foi perceptível, com a certeza de que saíram todos muito contentes e firmes

no propósito de Deus para o casamento. E o desejo de cada um ser melhor, como

maridos e esposas, ficou evidente.Deus seja louvado pelo Retiro de Casais

2013! O desejo do ministério de casais da JUMAP é, durante todo o ano, estar junto com os casais nesta batalha contra o mundo, fortalecendo os alicerces dos relacionamentos conjugais.

Por isso, a JUMAP está lançando os pequenos grupos para jovens casais, iniciando com o estudo do livro “Construindo Um Lar Cristão 1 - Estabelecendo Alicerces”.

Para entrar em contato com o ministério de casais da JUMAP, obter mais informações ou encomendar o livro, escreva para o e-mail [email protected].

O Retiro de Casais 2014 deverá ser realizado na serra gaúcha. Aguarde

informações e programe-se para participar e abençoar seu casamento.

Retiro de Casais

POR PAM WINCKE Ministério de Casais JUMAP

Page 11: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 11 }

Atualmente UFC virou sinônimo de esporte e de diversão para muitas pessoas. Prova disso são os inúmeros posts e comentários em redes sociais a cada nova luta anunciada e o excessivo alarde que a mídia tem oferecido acerca do tema, sobretudo a globo. O que muita gente não sabe é que o UFC entra como substituto ao boxe que, pasmem, não era acompanhado pela maioria das pessoas que hoje assistem ao UFC.

Todo esse cenário de competição consegue proporcionar hoje um dos maiores eventos de luta do mundo, o qual atrai curiosos e profissionais de todos os lugares. Famílias e amigos reunem-se em frente à televisão para assistir às lutas.

Foi quando resolvi perguntar: Por que as pessoas estão tão interessadas no UFC? E a resposta que recebo é simplesmente “sei lá”. A cultura do “sei lá” afroxou nosso pensamento crítico e nos acostumou a aceitar todo tipo de entretenimento que a mídia resolve que é aceitável.

As artes marcias, usadas no MMA pregavam o respeito ao próximo, o auto-controle e a defesa do mais fraco. Até hoje os princípios do karatê são repassados: “Esforçar-se para a formação do caráter; Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão; Criar o intuito do esforço; Respeito acima de tudo; Conter o espírito de agressão”. Atente para o último princípio do karatê: conter o espírito de agressão.

A história contemporânea também nos traz bons exemplos. Através do boxe, saudamos inúmeros nomes de lutadores num estilo que enaltece a disciplina e o respeito. Filmes como Rocky, retrataram esse movimento na época. Aqui no Brasil temos o famoso Popó, que saiu de sua vida difícil e conseguiu, com disciplina e muito esforço, moldar seu caráter através do esporte.

Sem dúvida há pessoas bem intencionadas, homens de caráter que entendem o MMA como esporte. Mas é isso que está em evidência ao ligar a televisão

Minha intenção não é desmoralizar o UFC, mas sim questionar o impacto que tudo isso pode causar em nossa sociedade. Muitos estão aplaudindo o pão e o circo da rede globo, como os romanos fizeram ao ver pessoas sendo devoradas por leões. Opa, intervalo! Momento de ver a propaganda muito bem feita da Heineken e tirar a pipoca do microondas.

“O principal problema com a TV não é a quantidade de sujeira que está disponível, apesar de ser um problema. Apenas os anúncios são suficientes para semear sementes férteis da cobiça e luxúria, não importa qual programa que você está assistindo. O maior problema é a banalidade.” John Piper (tradução do autor)

Deixe a cultura do “sei lá” e comece a criticar aquilo que a sociedade diz que é entretenimento.

/////////// Atualidades ]

UFC e a cultura do “sei lá”

POR LUCCAS SCHMIGEL Designer Gráfico

Page 12: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 12 } JuventudePioneira

////////////// Próximos Eventos ]

Hey, jovem!Alguma coisa precisa mudar em você no

próximo ano? Você quer descobrir mais de Deus para a sua vida? Você quer conhecer pessoas e fazer novas amizades? Rever velhos amigos? Descansar à sombra de uma árvore, tomar um banhão de piscina, jogar bola e divertir-se muito? O ABP está esperando por você! E a JUMAP está preparando uma super programação para o Congresso de Jovens 2014.

Não pense duas vezes! Em breve as inscrições estarão abertas e você já pode se preparar para ir com tudo nesse acampamento que, com certeza, trará muita novidade para a sua vida.

Saia da rotina! Desestresse um pouco! Desligue-se da doideira do seu mundo e venha passar dias incríveis junto com a gente.

As coisas não precisam ficar sempre do jeito que estão... Você pode fazer diferente! Você pode mudar, você pode radicalizar!

Congresso 2014, vem com a gente!

{ 12 } JuventudePioneira

Page 13: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 13 }

O ano passa voando. Fazemos tantas coisas, encontramos tantas pessoas... Conhecemos tanta gente nova em um ano que nem dá pra contar. É só dar uma olhada e perceber: quantos novos amigos adicionamos no Facebook neste ano de 2013? Claro, eu sei... Nem todos são de fato “amigos ativos”, aqueles que cumprem com o seu papel recíproco de responsabilidades e cumplicidade que amigos de verdade têm. Na real, a maioria dos contatos virtuais são dessa classe de amigos, não é mesmo? Mas, seja lá como for ou quem for, fato é que são novas pessoas que, de alguma maneira, cruzaram nossa vida e tivemos a oportunidade de conhecer. E conhecer novas pessoas, fazer e desenvolver novas amizades é um privilégio que temos. Os relacionamentos são um verdadeiro e lindo presente de Deus para as nossas vidas.

Mais uma vez estamos terminando um ano e janeiro de 2014 vem aí! Com ele, ótimas notícias da JUMAP, uma expectativa vai aquecendo os corações apaixonados pelo melhor acampamento do mundo que bate à nossa porta: está chegando o ACAMZECA 2014!

Prepare o seu coração. Prepare a sua alma e o seu espírito. Prepare-se para rever aqueles velhos amigos, encontrar muita gente nova, conhecer mais a Deus e criar uma nova perspectiva para a sua vida!

Adolescente, este é o lugar certo para você em janeiro! Sua chance de fazer amigos de verdade, amigos que irão com você para a eternidade.

Vem com a gente!

JuventudePioneira { 13 }

Page 14: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 14 } JuventudePioneira

/////////// Capa ]

Modernos, conectados, descolados e audaciosos. Somos tão jovens e temos um mundo de opções na palma das mãos. Mas será que sabemos o que fazer com tudo isso? Por que, às vezes, é tão difícil fazer escolhas?

Clive Staples Lewis, o ilustre teólogo e escritor britânico que é mais conhecido como C. S. Lewis, disse que cada vez que você faz uma opção está transformando sua essência em alguma coisa um pouco

E cheios de... dúvidas. Faculdade, curso de idiomas, estágio, emprego, intercâmbio, namoro. Por que escolher às vezes é tão difícil?

POR RENATA MARTINS FLORÊNCIO jornalista

{ 14 } JuventudePioneira

Page 15: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças,

apresentem seus pedidos a Deus.”Filipenses 4:6

diferente do que era antes. Profundo isso! Escolher é algo muito pessoal.

Para os mais desprendidos e impulsivos há tanta informação disponível hoje em dia que é praticamente impossível tomar decisões erradas. Mas mesmo os mais confiantes já se pegaram pensando: “Mas e se...?”.

Para os mais introspectivos as mesmas palavrinhas são companheiras inseparáveis, que cobram uma decisão perfeita para tudo. A cautela dos indecisos os polpa de uma série de consequências desastrosas, mas, em compensação, podem tirar o sono e virar um tormento sem fim, um buraco negro de dúvidas que não levam a lugar algum.

No final das contas os dois extremos são bem perigosos: achar que sabemos de tudo ou que não temos capacidade para tomar decisões.

Tomar decisões é um processo que vai durar a vida toda (para quem não sabe se continua lendo essa matéria, calma!). Embora as características de personalidade influenciem bastante em qualquer faixa etária, com as experiências e o desenvolvimento de segurança pessoal, as pessoas tendem a ter mais facilidade para tomar decisões.

Com relação aos estudos, um dos maiores tormentos para quem está saindo da adolescência, é verdade que o jovem decide cada vez mais cedo o curso

de graduação que deve fazer. Por isso há tantas desistências, transferências e trancamento de matrículas. Não há nada de errado em mudar de ideia, mas só para garantir, pesquise, pergunte a profissionais da área, leia muito, vá a feiras de profissões, visite as faculdades, converse com professores e estudantes (Pv 15.22).

Como cristãos devemos tomar decisões à luz da Bíblia. Mas será que isso funciona

mesmo? Vale a pena, inclusive para a ciência, tomar decisões segundo

a direção de Deus? Segundo a psicóloga Vera Rocha, sim! Partindo do princípio que a Bíblia dá direcionamentos seguros sobre tudo o que é importante para nós,

também ao tomar decisões podemos e devemos nos

pautar no que a Palavra orienta (II Tm 3.16).

Um aspecto importante para fundamentar essa afirmação é nos lembrarmos que Deus detém o saber sobre o futuro. Ele espera que nos entreguemos e confiemos Nele e o exercício contínuo dessa confiança nos livra do acúmulo de ansiedade, temores e angústias (Fp 4.6). Em contrapartida, temos o privilégio de permanecer em paz, usufruindo da certeza de que Ele tem o melhor para nós, e psicologicamente falando, isso conduz à estabilidade emocional .

Como cristãos devemos tomar

decisões à luz da Bíblia.

JuventudePioneira { 15 }

Page 16: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 16 } JuventudePioneira

////////////// Teologia ]

Seria uma pergunta capciosa se ela não envolvesse uma verdade bíblica e uma ciência, a teologia. Esta é uma pergunta que por séculos permeia o pensamento de cristãos. Este questionamento vem desde os tempos de Atanásio e Orígenes no primeiro século, que defendiam as ideias consideradas atualmente como arminianas, e Agostinho de Hipona que defendia uma doutrina parecida com a doutrina reformada (ou calvinista). Mas foi João Calvino e Jacobus Arminius que levaram mais a fundo a doutrina da soteriologia (estudo da salvação). Vamos ver um resumo das ideias defendidas:

Teologia ArminianaO termo arminiano serve para designar

aqueles que defendem as crenças de Jacobus Arminius (1560-1609), de onde então, se originou o termo Arminianismo. Jacobus foi o homem que propagou este tipo de pensamento sendo assim o maior representante desta linha doutrinária. Mesmo sendo discípulo do notável calvinista Teodoro de Beza, Jacobus defendeu uma forma evangélica de sinergismo (crença que a salvação do homem depende da cooperação entre Deus e o homem), que é contrário ao monergismo, do qual faz parte o calvinismo (crença de que a salvação é inteiramente determinada por Deus, sem nenhuma participação livre do homem).

Um dos grandes “heróis da fé”, como define Orlando Boyer em seu livro que leva o mesmo nome, é John Wesley, o metodista. Então atualmente temos duas correntes de arminiano. Os arminiano clássicos, que tem em Arminius o seu representante e os arminiano wesleyanos, que tem em John Wesley o seu

representante. Encontramos outros nomes na representação desta doutrina como muitos dos teólogos católicos medievais, o reformador católico Erasmo de Roterdã. Até mesmo Philipp Melanchthon (1497-1560), companheiro de Lutero na reforma alemã.

O ponto crucial do arminianismo está na afirmação de que a dignidade humana requer a liberdade perfeita do arbítrio. Desde o século XVI este pensamento tem influenciado alguns batistas e até mesmo os metodistas. Pelo fato de as igrejas dos Países Baixos, em comum com as principais Igrejas Protestantes da Europa, subscreverem as Doutrinas Reformadas da Bélgica e as Confissões de Heidelberg, os arminianos resolveram fazer uma representação ao Parlamento Holandês. Este protesto contra a Fé Reformada, cuidadosamente escrito, foi submetido ao Estado da Holanda, e, em 1618, um Sínodo Nacional da Igreja reuniu-se em Dort para examinar os ensinos de Arminius à luz das Escrituras. Depois de 154 calorosas sessões, que consumiram sete meses, Os Cinco Pontos do Arminianismo foram considerados contrários ao ensino das Escrituras e declarados heréticos, são estes:

Eleição condicional: a eleição estava baseada no pré-conhecimento de Deus em relação àquele que deve crer;

Eu tenho livre arbítrio?

POR RODRIGO KOKI Pastor da PIB de Joaçaba

Page 17: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 17 }

Expiação universal: a morte de Cristo oferece a Deus base para salvar a todos os homens, contudo o homem deve exercitar o seu livre- arbítrio;

Depravação total: em seu estado original o homem é herdeiro da natureza pecaminosa de Adão e totalmente incapaz, até mesmo, de desejar se aproximar de Deus;

Graça resistível: o homem por seu livre arbítrio pode resistir a graça salvadora;

Possibilidade de apostasia: cristãos genuínos podem apostatar (ou se desviar da fé) e perder sua salvação.

Teologia Calvinista ou ReformadaJoão Calvino redefiniu o sistema

teológico que começou com Agostinho. Com algumas supostas diferenças que ainda são debatidas, Calvino trabalhou para defender a predestinação agostiniana (eleição incondicional, depravação total e graça irresistível).

O termo Calvinismo é dado ao sistema teológico da Reforma protestante, exposto e defendido por João Calvino (1509-1564). Seu sistema de interpretação bíblica pode ser resumido em cinco pontos, conhecidos como “os 5 pontos do Calvinismo” (T-U-L-I-P em inglês):

Total Depravity (Depravação total): Todos os homens nascem totalmente depravados, incapazes de se salvar ou de escolher o bem em questões espirituais;

Unconditional Election (Eleição incondicional): Deus escolheu dentre todos os seres humanos decaídos um

grande número de pecadores por graça pura, sem levar em conta qualquer mérito, obra ou fé prevista neles;

Limited Atonement (Expiação limitada): Jesus Cristo morreu na cruz para pagar o preço do resgate somente dos eleitos;

Irresistible Grace - (Graça Irresistível): A Graça de Deus é irresistível para os eleitos, isto é, o Espírito Santo acaba convencendo e infundindo a fé salvadora neles;

Perseverance of Saints (Perseverança dos Santos): Todos os eleitos vão perseverar na fé até o fim e chegar ao céu. Nenhum perderá a salvação.

A ideia deste artigo não é tomar partidarismo e sim levar você leitor a uma reflexão sobre suas crenças e em que boa doutrina você tem se aplicado. A pergunta é cada vez mais frequente hoje em dia. Então gostaria de lhes fazer algumas perguntas:

O livre-arbítrio é bíblico? (Dt 30.19; Is 1.18-19; Jo 6.46,65), Pode o homem converter a si mesmo? (Is 55.7; Jo 6.37,45; Jo 15.16), Seria Deus injusto? (Rm 9.13-22), Como o calvinismo explica Isaías 5.4? Quem se achega primeiro? (Tg 4.8).

Um desafio a você que procura se aprofundar mais e buscar conhecer o Deus que serve. Siga os conselhos de Paulo a Timóteo: “...persiste em ler e tenha cuidado de ti e da doutrina...” (I Tm 4.6-16). Que Deus o ilumine.

Page 18: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 18 } JuventudePioneira

////////////// Nossa Gente ]

Olá!Vou falar um pouco da galera jovem da Igreja Batista Pioneira de Florianópolis.

O grupo Adoles Floripa é o nosso grupo de adolescentes, que está sendo liderado pela missionária Marta Hoffmann. Os encontros acontecem nas sextas-feiras à noite e as mensagens e devocionais são desenvolvidos com o ministério de Clubes Bíblicos. Para descontrair, são programadas noites especiais, pijamadas etc. A Marta também faz um acompanhamento semanal com as meninas adolescentes.

Este ano de 2013 foi um ano de várias mudanças para o grupo. A maioria dos adolescentes dos anos anteriores passaram para os jovens e começaram a ajudar na liderança dos adolescentes e juniores. Mudou também o horário dos encontros, que eram aos sábados à tarde. E pela graça de Deus, recebemos muitos rostinhos novos! Esses adolescentes são, a grande maioria, do bairro em que a Igreja está localizada - Costeira. Frequentam os encontros, em média, 20 adolescentes. É uma galera muito especial, que agita a igreja e, acima de tudo, precisa muito conhecer o amor de Deus e o que Ele pode fazer em suas vidas. Um grande desafio é discipular a galera e ensinar a importância

da dependência que devemos ter em Deus. E JUBAP Floripa é a abreviação

de Juventude Batista Pioneira de Florianópolis, grupo de jovens o qual tenho o privilégio de estar liderando. Temos como missão ser uma juventude temente a Deus, que se importa em viver como Cristo viveu, através de discipulado, evangelismo e missões.

O fato de Floripa ser uma cidade universitária influencia diretamente nas atividades do grupo. Por exemplo, em época de férias, feriados e até provas, há poucos jovens na igreja. E o rodízio de pessoas também é grande.

Somos um grupo novo que, com a graça de Deus, está crescendo, assim como toda a nossa igreja. Nosso encontro semanal acontece às 20 horas de sábado, com a participação média de 20 jovens. O programa normalmente inicia com o grupo de louvor, seguido da mensagem. E para terminar, não pode faltar comida e jogos.

“Porque até aqui o Senhor tem nos ajudado” (I Samuel 7:12). Esse versículo pode resumir o que sentimos. Cada dia, mesmo com dificuldades e lutas, o Senhor sempre tem nos suprido e ajudado. E essa fidelidade de Deus está sendo muito especial para a nossa igreja.

Deus abençoe a vida de cada um!Abração.

I.B. Pioneira de Florianópolis

POR LUCINÉIA HONNEF líder da Regional Atlântico

Page 19: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 19 }

[ Missões no Mundo \\\\\\\\\\\\\\\\\

Quando recebi meu chamado para a China, aos 19 anos, imaginei que fosse levar uns 10 anos até as promessas se cumprirem. Para amadurecer meu chamado e mudar meus pensamentos, naquela época Deus usou um versículo em Jeremias 1:7-8 que mudou minha direção:

“Não diga que é muito jovem. A todos a quem eu o enviar você irá e dirá tudo o que eu lhe ordenar. Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protegê-lo”, diz o Senhor.

A partir daquele dia, eu tentei todos os dias viver o meu chamado. Matriculei-me em cursos de madarim, fiz cursos esporádicos de missões, visitei o país, economizei dinheiro e orei. Orei como Habacuque, que mesmo sem ver a mão de Deus, cria que em algum momento iria receber sua promessa.

Com 21 anos, após um direcionamento do Senhor, retornei a China para morar e me engajei num ministério, que infelizmente não posso citar o nome, no qual um grupo de pastores americanos atuam em igrejas secretas, formando líderes chineses e preparando-os para pastorear igrejas chinesas. Dentro desse ministério, existem frentes missionárias que atuam com as seguintes atividades:

- Aconselhamento familiar para pais chineses recém-convertidos

- Discipulado de Jovens e Universitários- Discipulado para Adultos- Formação de pastores através de um

seminário subterrâneoEstando envolvida com aquela missão,

acabei conhecendo meu marido e meus

sonhos ganharam mais forma. Após casarmos, abrimos uma empresa na China, como uma forma de sustento e também para criar uma porta para atuarmos mais presentes dentro da missão.

Ser um casal missionário na China é uma grande aventura, a melhor que poderíamos sonhar ou pedir. Por sermos jovens, nós aprendemos com mais facilidade a desapegar de pertences e temos menos receio de enfrentar nossos medos.

Eu e meu esposo atuamos diretamente com os universitários que são discipulados nas igrejas escondidas, e a abordagem com eles tem que ser dinâmica e criativa. O fato de iniciarmos nossa vida no campo cedo, nos possibilitou alcançar muitos chineses da mesma idade e trazê-los para os estudos.

Nessa frente missionária em que atuamos, temos também alguns amigos que trabalham conosco, todos eles recém-formados, no auge de seus 20 e poucos anos, com uma mochila nas costas e muitas histórias pra contar.

Somos gratos a Deus por permitir que sejamos usados para glorificar o nome de Jesus, mesmo tão jovens, em um ministério de tamanha responsabilidade. Ele nos capacitou, mudou nossos rumos e tornou nossa história a melhor que poderíamos imaginar.

Se você tiver interesse em ajudar os missionários envolvidos neste projeto, envie um e-mail para: [email protected]

Não diga que é muito jovem

missionários na China MADAWEI E LUNA

Page 20: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 20 } JuventudePioneira

////////////// Arte e Cultura ]

Inicialmente precisamos ver como a música era usada na bíblia, nos primeiros séculos, e atualmente. Nos relatos bíblicos do antigo ela era usada em diversas situações da vida dos judeus, como festas, batalhas e também uma forma de louvor e adoração. Logo ela era uma das ferramentas de relacionamento entre todos os homens e Deus.

Aproximadamente no séc. V dentro da Idade Media, aquela característica bíblica e comunitária do uso da musica como louvor e adoração passa a ser substituída por outros elementos como cita Jouberto Heringer da Silva.

“[...] teve início um processo de desenvolvimento e refinamento da liturgia, aprofundado durante a Idade Média, levando a igreja a perder paulatinamente a simplicidade dos seus primórdios, adquirindo uma ritualística e um cerimonialismo que resultaram num culto formal e institucional [...] A musica litúrgica, que era feita por um ou dois cantores e o povo, passou a contar com corais. A melodia, antes simples e uníssona, adquiriu contornos multivocais e complexos contracantos (Maxwell, AOC, p.41). Com a dificuldade das melodias e dos arranjos, o povo passou a ser substituído pelos corais, inicialmente, nos responsos litúrgicos, e posteriormente, em toda a liturgia. Os corais passaram a ocupar o lugar dos adoradores que por sua vez foram se tornando meros espectadores,

ou adoradores passivos.”Com isso podemos ver que a musica ficou

restrita, apenas como uma apresentação dentro da igreja, onde a congregação só era passiva a tudo isso.

No Início do séc. XVI após o surgimento da reforma protestante por Lutero, um dos objetivos dele era a participação de toda a congregação no louvor com cânticos no culto. Tempos depois com a consolidação da Reforma, podemos ver Johann Sebastian Bach harmonizando diversos hinos para corais, possibilitando mais ainda a inserção de toda a congregação que cantava já uma melodia bem conhecida de todos apenas com mais vozes floreando e harmonizando a mesma.

Diante desse “vai e vem” dentro da igreja, como estamos encarando a musica hoje e em que estágio nos encontramos nessa montanha Russa?

Atualmente a musica na igreja tomou outros rumos, surgem os ídolos, fãs, cd’s, fama, troféus, mercado, visibilidade, lucro e comércio próprio. No ano de 2012 o mercado gospel (como chamamos a música cristã) faturou cerca de 1,5 bilhões de reais. Parece-me com isso que estamos voltando ao tempo da idade média onde nos importamos em ver os grandes cantores gospel’s fazerem seus shows. A única diferença da idade média é que dentro da igreja estamos semeando essa prática e lá o povo era obrigado a aceitá-la.

Os “vai e vem” da música cristã na história

POR TAVEIRA JUNIOR Líder de Adolescentes e ministro de música na Igreja Batista de Barreiros

Page 21: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 21 }

[ Pastoral \\\\\\\\\\\\\

É domingo. Acabei de chegar da igreja e já passa um pouco das 22h. Apresso-me em apanhar o Notebook. Minha paciente esposa passa por mim: “À esta hora!?”. Apenas sorrio, com um olhar suplicante de sua compreensão, que sei, ela tem muito. Enquanto espero o sr. sistema rodar, volto-me para a experiência de culto vivida há pouco. Um amigo pastor havia pregado um sermão baseado em Mc 3.14, sobre o convite de Jesus para estarmos com Ele, como discípulos.

No entanto, me detive em uma expressão de At 4.13, citado por ele: “Vendo a coragem de Pedro e de João e percebendo que eram homens comuns e sem instrução, ficaram admirados e reconheceram que eles haviam estado com Jesus”. Sabe aqueles momentos em que uma expressão captura sua atenção que você já não consegue progredir em pensamento daquele ponto em diante? Pois é, foi assim com a expressão “eram homens comuns”.

Afinal, o que há de tão especial nisso? Tiago (5.17) já havia nos ensinado que os grandes profetas de Deus eram gente como a gente, sujeito às mesmas paixões. Não foi por isso que estacionei. O que me cativou no texto de Atos foi que esse reconhecimento, de que os discípulos eram homens comuns, vinha de seus opositores. Um testemunho da oposição de que o poder da presença

de Cristo estava em “gente comum” e que continuava com “jeito comum”. Pedro e João haviam sido instrumento de Deus para curar um aleijado de nascença. A notícia se espalhou rápido e as autoridades religiosas resolveram inquiri-los sobre o feito e aí, se deparam com homens de aparência simples e comum.

Os super-heróis da ficção são pessoas que, pelo poder incomum, se vestem de um modo diferente e assim são reconhecidos como heróis. Os discípulos de Cristo são chamados para uma caminhada com Ele, que os transforma em instrumentos de Deus, sem que precisem deixar de ser pessoas comuns. Eles demonstram coragem e compaixão, mas continuam sendo pessoas comuns, vivendo um vida simples aos olhos de muitos. O chamado para sermos discípulos de Jesus não requer aparência impressionante ou conhecimento extraordinário, mas apenas que, sendo quem somos, andemos após Jesus, crescendo e aprendendo a ser como Ele. É a presença de Cristo em nós que é incomum.

Desejo que você também descubra que é sendo uma pessoa comum e vivendo uma vida simples, que Deus deseja usá-lo como testemunha de Cristo. Como bem frisou o pregador da noite, estar com Jesus é que faz a diferença.

Homens comuns, feitos extraordinários

POR NATAN F. CARVALHOPastor da Igreja Batista Avenida dos Estados

Page 22: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

{ 22 } JuventudePioneira

////////////// Na Rede ]

Para usuários do AndroidPara os usuários de Android que

já precisaram salvar telas de alguma atividade realizada em seus smartphones, mas não souberam o caminho adequado, resolvemos dar uma ajuda com este pequeno tutorial. Se seu aparelho já está atualizado, basta seguir os passos abaixo e terá na palma da mão o print screen que desejar.

Passo 1. Abra o aplicativo que será retratado ou prepare a tela para estar exatamente como você quer que saia na captura. Neste tutorial, utilizamos como celular de referência o Galaxy S2 Lite, no qual os dois botões utilizados no procedimento são o “Home” e o “Power”. Segure-os juntos por cerca de 3 segundos. A posição desses botões, no entanto, vai variar de acordo com a marca do seu gadget. Em muitos casos, os botões usados são o “Power” e de controle de volume;

Passo 2. Você saberá que pode largar os botões porque o aparelho vai mostrar na tela uma pequena foto, indicando a captura de tela;

Passo 3. Agora, para ter acesso à foto, você deve entrar na galeria de seu smartphone. É possível enviá-la por e-mail ou compartilhá-la como quiser.

Para usuários do FacebookQuais formatos de vídeo o

Facebook suporta?Atualmente, cada aparelho

que possua a opção de filmagem (celulares, tablets, máquinas de filmar, máquinas fotográficas, entre outros) pode gerar vídeos em diferentes extensões, variando de acordo com o sistema operacional, marca, etc.

Por isso, para que você se certifique de que o vídeo que pretende subir para o seu perfil no Facebook ou sua página será aceito, ele precisa se encaixar dentro de uma variedade de formatos aceitos pela rede social.

O Facebook aceita uma gama grande de formatos de vídeo, mas recomenda que, sempre que possível, se use o MP4. A extensões mais comuns são estas: .avi, .mov, .mp4, .mpeg e .wmv.

Até as próximas dicas!

Dicas e truquesNesta sessão da revista iremos dar dicas e truques de algo que possa facilitar sua vida na web ou com qualquer outro tipo de tecnologia. Fique antenado!

////////////// Faculdade Batista Pioneira ]

Page 23: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

JuventudePioneira { 23 }

////////////// Faculdade Batista Pioneira ]

Quando lemos a Bíblia, aprendemos que devemos deixar Deus conduzir nossa vida, mas como isso acontece na prática em nosso dia a dia? Embora algumas coisas o Senhor transforme imediatamente quando nos convertemos, outras levam tempo e só percebemos depois de alguns anos de caminhada.

Há alguns anos meus planos não eram estar no seminário. Ao contrário, eu achava que continuaria trabalhando como empresário. Mas, aos poucos o Senhor foi me fazendo entender que Ele tinha outros planos muito melhores. Comecei a entender que não há nada mais valioso do que levar pessoas a conhecerem a Cristo. Mesmo sem perceber, Deus estava dirigindo minha vida, exatamente como eu havia pedido em muitas orações.

Quando casamos, minha esposa e eu tínhamos planos de irmos para o navio Doulos, um projeto da OM, para sermos missionários. Depois de muita oração, percebemos que Deus novamente tinha outros planos. Mesmo sem entendermos, o Senhor começou a nos mostrar que deveríamos ir para Ijuí. No início estávamos um pouco relutantes, mas a cada dia se fortalecia essa convicção em nosso coração.

Hoje consigo perceber que o Senhor nos trouxe para o lugar que Ele queria! Eu jamais havia sonhado em trabalhar com um projeto como o Wake Up e hoje me alegro fazendo isso. Também percebo como foram importantes para mim as aulas do seminário e como pude aprender da Bíblia nesse período. Eu e minha esposa tivemos a oportunidade fazer amigos que levaremos para o resto de nossas vidas. Enfim, temos muito que agradecer a Deus.

Nossa caminhada com Deus é assim. A cada decisão o Senhor vai construindo nossa história. Sempre fico muito feliz quando vejo nos acampamentos jovens se convertendo ou dedicando suas vidas para servir a Deus. Entendo que nesses momentos Deus está escrevendo histórias. Histórias de jovens que poderão levar outros a conhecerem a Jesus.

Por isso, você jovem, não tenha medo do que Deus pode fazer quando você entregar seu futuro nas mãos Dele! Esteja atento à voz do Senhor e confie Nele. Com certeza Jesus pode fazer muito mais do que você sequer pode imaginar.

Um grande abraço!Que Deus abençoe!

Entregue o seu caminho ao Senhor

POR GABRIEL LAUTER Coordenador do projeto Wake Up na FBP e Secretário da JUMAP

Page 24: Revista juventude pioneira   ano iii ed 4 site

A Jumap é uma senhora prestes a completar 89 anos e segue como projeto, isso porque, a Jumap é um projeto sempre em execução, reconstrução e inovação.

São decadas de Acamzecas, Congressos e Acams, além de muitos outros encontros que hoje já nem existem mais, investimos no acompanhamento das uniões, no treinamento dos líderes, na implantação do ministério de Clubes Bíblicos e desenvolvimento do discipulado em pequenos grupos.

Nos últimos tempos, frente as novas necessidades, visando oportunizar o crescimento pessoal e espiritual da juventude, nossos olhares tem se voltado para: o investimento no relacionamento conjugal dos jovens casados através do ministério de casais Jumap; o acesso a grandes palestrantes, bandas e agencias missionárias através do Impacto Jumap; a comunhão, diversão saudável e conhecimento da palavra através do BeachCamp; levar a palavra de Deus na prática e conhecer novas culturas

através da viagem transcultural; investir no sustento de missionários com o PAM Jumap (plano de adoção missionária); e ainda, temos desenvolvido, mas esperamos crescer ainda mais na comunicação com as igrejas e ministérios locais, queremos ter contato direto com você e com a sua igreja, para isso estamos trabalhando em inovar e suprir as necessidades do site jumap.org.br, da nossa página no jornal O Batista Pioneiro e agora também desta revista Juventude Pioneira.

Não deixe as oportunidades da sua vida passar, inscreva-se para os eventos, esteja conosco, queremos conhecer você. Contribua com o PAM Jumap, você estará investindo na vida de centenas de adolescentes e jovens. E, entre em contato, estamos a espera do seu artigo, do seu testemunho, de notícias sobre a sua igreja, união e regional.

Contamos com você, seja um colaborador, faça parte dessa história, seja um Jumapeiro.