revista industrial f.fonseca versão plus 0209

52

Click here to load reader

Upload: ffonseca-sa

Post on 25-Mar-2016

227 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Fique por dentro das notícias mais recentes dos últimos meses, tais como, que a F.Fonseca foi mais uma vez distinguida como PME Líder, e que um dos frutos da sua participação na EMAF, foi a Menção Honrosa que trouxeram para “casa” e da qual se orgulham bastante! Que estão também a intensificar a aposta na área de quadro eléctrico, e para tal associaram-se a uma empresa especialista! Que vão realizar a 23 de Junho, um seminário alusivo ao tema, onde, não só, procuram promover produtos e soluções, mas também, divulgar as boas práticas na construção de quadros eléctricos, pela voz e experiência comprovada de oradores especializados.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Soluções pioneiras e inovadoras Pepperl + FuchsSensores INDUSTRIAIS

02 | 2009

rrevista semestral

Versão PLUS

Automação IndustrialInstrumentação Industrial

SSoluções| Variadores de FrequênciaProdução de cimentos

| Sistema de visãoPosicionamento numa linha demontagem

Serviços| Consultadoria energética| Parceria EnvienergyProjectos chave na mão

Produtos| Nova representada AnybusGateway série para barramentosde campo

| Novo PLC FX3G

Promoções| Calibradores| Controladores de temperatura| Manómetros de precisão digital

Page 2: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

02 | www.ffonseca.com

Edi

tori

al |

Índ

ice

SSick - Centros de corte por laser - Detecção, segurança e comunicação

Controlo e Accionamentos

Cognex - Sistema de visão - Posicionamento numa linha de montagem automáticaVisão artificial

Testo -Testo 6440 - Caudalímetro de ar comprimido

BBreves

Lauer - HMI - No banco do condutor Mitsubishi - Variadores de frequência - Produção de cimentos

SSoluções

HMS - Gateway série RS-232/422/485 - Anybus CommunicatorHMS - Anybus RemoteComMitsubishi - Novo PLC FX3G Mitsubishi - Alpha2- micro-controlador com capacidades XLMitsubishi - MR- MQ1000 - Controlador de eixo únicoHSB - Display digital de 3 ½ dígitosWieland - Conectores industriais multipolaresRelpol - NEED-D - Controladores programáveis Meanwell - SDR - Fontes de alimentação comutadas calha DIN

Controlo e Accionamentos

06

08

07

09

COMAR - Série DMP - Quadros de compensação de factor de potência automáticosAEC- STAR T5100 - UPS trifásica on-line, 10 a 30KVA dupla conversãoJanitza - UMG 511 - Analisador qualidade da energia segundo norma EN 50160Janitza - Monitorização da qualidade da energia

Energia42424344

Presys- Linha completa de calibradoresJumo - cTRON- Controlador de temperatura G.E. - DPI 104 - Manómetro digital de precisão

PPromoções495050

Sick - WL27-3 Reflex Array - Detecção independente da posição do feixe de luz Sick - Jornadas segurança em máquinasSick - Minitwin - Barreiras de segurançaSick - AFS60 - Novos encoders absolutos monovoltaSick - RFH620 - Interrogador RFID para altas frequênciasSick - CLV650 - Leitor códigos de barrasSick - Maratona de Inovação - uma novidade por semanaMurrelektronik - Impac 67 - Módulos I/Os para barramentos de comunicaçãoPublicidade - Nova plataforma online 2010MTS - SIL 2 - Sensores de posição magnetoestrictivosMurrplastik - Acessórios para cabos P+F - PMI- Sistemas de posicionamento IndutivoP+F -Varikont L - Sensor ultra-sónico, visibilidade única a 360ºP+F - Sistemas de identificação - Automatização de processos e rastreabilidadeP+F - AS-Interface - O standard para uma rápida instalação

Detecção181819202121222324252829293031

03

0405

101112131414151616

P+F - Novo Segment Protector R2Advantech - Novo - PWS Computador industrial portátilJumo - Novos Caudalímetros e Fluxostatos

Jumo -Transmisor de pressão diferencial multi-gamaJumo - LogoScreen nt EX- Registador digitalJumo - Delos SI - Novo sensor de pressão

PProcesso323334343535

G.E. - AquaTrans At868 - Caudalímetro de Líquidos ultra-sónicoTechne - Banhos fluidizados para calibração e tratamento térmicoSPS -S3311- Testes segurança em quadros eléctricos

Teste e Medida394041

EEquipa e Profissionais 51

Sick - Inspector I20Visão artificial

17

Sick - Gama Dusthunter - Analisadores de partículas Sick - Estações Meteorológicas - Visic 620ADOS - Equipamento ADOS - Monitorização de gases

Ambiente363738

4748

SServiços

Detecção

AmbienteTethys - UV400 da Tethys - Monitorização de NH4 em processos de desnitrificação

Energia - Ambiente - Parceria Envienergy - Projectos chave na mão

Serviços de consultadoria energética

Editorial | Índice

Olá a todos,Novidades? Há? Sim, fazemos por isso!Quais, constarão nesta nova edição? Que só por curiosidade já é 15ª!Desde há uns anos para cá, tentamos aprimorar este meio de comunicação que percepcionamos ser tão útil para nós, F.Fonseca, como para si, cliente, parceiro, fornecedor.De edição para edição, procuramos dar mais um toque, aquele que prenda a sua atenção e faça a diferença. Obviamente que o ponto fulcral desta revista incide nos nossos produtos, soluções, serviços, promoções, mas também na forma como estes se apresentam, comunicam e chegam até si!

O desafio de lançar novidades semestralmente… não é tarefa fácil, mas a F.Fonseca é uma empresa inovadora, sempre atenta ao mercado, comunidade e às suas necessidades.

Assim sendo apresentamos em 1ª mão, o 2º número de 2009, desta feita em 2 versões: uma em papel - Versão Concentrada e outra digital - Versão Plus!E porquê duas versões? Para que todos os nossos clientes possam ter acesso a informação que de outra forma seria difícil! A versão “Concentrada” consiste nas últimas novidades, como tem vindo a ser filosofia da revista até esta data. A versão Plus é mais completa, mais detalhada, com artigos e outras informações de produto relevantes, que chegarão até si por e-mail, por isso fique atento à sua caixa de correio electrónico!

Na versão Plus, em Soluções destacamos a integração dos variadores de frequência Mitsubishi na indústria cimenteira e os sistemas de visão Cognex aplicados ao posicionamento numa linha de montagem automática.Em Produtos, a nova representação exclusiva F.Fonseca - Anybus, que desenvolve, produz e comercializa tecnologias de comunicação para automação de equipamentos. O novíssimo PLC FX3G da Mitsubishi; As barreiras de segurança mais pequenas do mundo, miniTwin da Sick; O interrogador RFID RFH620 para altas frequências, produto originado pela maratona de inovação Sick 2009. Neste capítulo encontra muitas mais novidades nas áreas de controlo e accionamentos, detecção, visão artificial, energia, processo, ambiente e teste e medida, fique por dentro!

Os Artigos são outra novidade desta nova versão. Na área da detecção, pode percepcionar como os sensores de posição magnetoestrictivos MTS influem no crescimento do mercado da energia eólica. E em energia, verificar a redução de custos na gestão de instalações eléctricas através da monitorização da qualidade da energia, com as redes Janitza.

Em Serviços o destaque vai para a mais recente parceria F.Fonseca com a empresa Envienergy, ao serviço do ambiente, com soluções inovadoras e projectos chave na mão.

Nas Promoções, atenção aos timings! Promovemos durante período limitado controladores de temperatura e manómetros digitais de precisão.

Finalizamos este editorial com a chamada de atenção para a nossa equipa. Com esta “leva” fechamos um ciclo de apresentações dos profissionais que trabalham diariamente a pensar em si.

Ano novo, novas formações e…. nova plataforma online, aguarde!E como nota finalíssima, actualize os seus dados, pág. 03, aqui ao lado, ajude-nos a comunicar melhor!

Bons negócios!Ana Solange Silva

Directora Marketing

Teste e Medida

Page 3: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

03 | www.ffonseca.com

Bre

ves

BBreves

A F.Fonseca S.A é, desde Junho de 2009, representante exclusiva em Portugal da HMS Industrial Networks, criadora da marca Anybus. A HMS Industrial Networks desenvolve, produz e comercializa tecnologias de comunicação para automação de equipamentos.A tecnologia e os produtos HMS trazem valor acrescentado e flexibilidade aos fabricantes e utilizadores na automação de produtos. A gama de produtos Anybus, da HMS Industrial Networks, apresenta a forma fácil e flexível para ligar dispositivos a todos os principais Barramentos de Campo e redes Ethernet Industriais. Saiba mais em www.anybus.com.

Nesta página pode aceder às novidades da maratona de inovação Sick, onde é lançado um produto novo por semana!Pode ainda conhecer a Sick em poucas palavras, as últimas novidades, a Sick no mundo, participação em feiras… e os produtos,acessórios, software, aplicações, literatura… em suma, um conjunto de informações relevantes ao alcance de um “click”!

A Murrelektronik foi incluída no círculo das empresas mais inovadoras da Alemanha, pelo facto da constante inovação e a intensa comunicação.O coração do processo de inovação da Murrelektronik é formado por um “círculo de inovação”, o qual consiste nos líderes de cada departamento, que se encontram uma vez a cada trimestre. Na rotina diária, o software “Innoman” suporta a execução de projectos. Dessa forma, os processos podem ser coordenados de maneira optimizada e todos os desenvolvimentos podem ser tocados adiante. As formações específicas estimulam o pensamento inovador da equipa Murrelektronik.

Para integrar o exclusivo grupo das 100 empresas de médio porte mais inovadoras da Alemanha, a Murrelektronik passou por um rigoroso processo de selecção, realizado na Universidade de Economia e Administração de Negócios da cidade de Viena. As empresas que são laureadas com o “Top 100 Award” distinguem-se das outras principalmente pelo facto de alcançarem um alto rendimento através de inovações e melhorias nos últimos três anos.

Pretende continuar a receber a revista semestral F.Fonseca S.A.?

Identificação do Colaborador:

Sim

NomeDepartamentoFunçãoEndereço directo

Não Porque

Telefone directoFax directo

Reencaminhe ao contacto mais adequado da minha empresa:

Identificação da empresa:

DepartamentoTelefone

Nome

NomeActividade da empresaContribuinteEndereço de facturação

Endereço de envio de correspondência

TelemóvelE-mail directoÁreas de interesse

TelefoneFaxSiteE-mail geral

ffax: +351 234 303 910email: [email protected]

A F.Fonseca apresenta a sua nova representada HMS

Industrial Networks

A Murrelektronik recebe prémio “ ”Top 100 Innovation

Novo website da SICK www.sick.com

Page 4: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

04 | www.ffonseca.com

www.lauer-systeme.net

HMINo banco do condutor!

Sol

uçõe

s

Os robustos e resistentes a vibrações PCs embebidos e os terminais de operação WOP-it, da marca Lauer, providenciam controlo absoluto, gestão eficiente de alarmes e visualização total do processo de fabrico. O gestor de receitas dos terminais WOP-it, com recursos de memória amplos, apresenta-se como a ssolução ideal para os processos de pintura ou soldadura a arco, providenciando programação e configuração total.

A automação é o eixo da indústria automóvel. Os pilares do processo de fabrico da indústria automóvel como soldadura a arco, pintura, ou integridade estrutural são cruciais para qualquer automóvel e são efectuados por máquinas automatizadas ou robots.

Agora, quando cada vez áreas mais significativas da produção automóvelsão automatizadas, existe a necessidade do incremento de durabilidade, fiabilidade e soluções de HMI topo de Gama. Para atingir este objectivos os computadores embebidos EPC e as consolas WOP-it da Lauer são a solução perfeita.

Os terminais Lauer providenciam um pacote completo de visualização e controlo, assim poderá usar de forma simplificada as soluções HMI da Lauer para a monitorização de variáveis como humidade, temperatura ou viscosidade. As inúmeras possibilidades de comunicação providenciam flexibilidade e soluções duradouras.

Henry Ford uma vez enunciou: “ qualidade significa fazer bem quando ninguém nos observa” . Deixe a Lauer ser o auditor da qualidade do seu processo de fabrico.

Page 5: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

05 | www.ffonseca.com

www.mitsubishi-automation.com

Variadores de frequência

PProdução de cimentos

Sol

uçõe

s

Credenciais limpas e longevidade para a Industria Cimenteira

A cimenteira LLafarge Cement, no vale Hope, centro do Peak District National Park, Reino Unido, usa drives Mitsubishi de 132kW em dois ventiladores para refrigerar o “clínquer” (Cimento Granulado) à saída do forno. Anteriormente, estes eram controlados por diafragmas. Assim, os ventiladores operavam constantemente à sua velocidade máxima.Controlava-se o fluxo de ar fechando parcialmente os diafragmas ou placas deflectoras. Espera-se que a poupança energética seja significativa, dado que o fluxo de ar é proporcional à raíz cúbica do consumo energético do motor. Assim, 50 por cento de fluxo, requer 1/8(ou 12 %) da potência, por exemplo.

De modo a completar o programa de eficiência energética, foram colocados dois drives de variação de velocidade numa cimenteira em .Neste momento, todos os eixos principais da fábrica possuem controlo de velocidade, permitindo deste modo reduzir o consumo total de potência num mínimo de 15 por cento.

Derbyshire

Segundo o engenheiro Mark Bramley, “ uma outra grande vantagem deste novo setup, reside no facto de conseguirmos aumentar a exactidão do controlo de fluxo. O diafragma provou ser problemático. Neste momento, é possível ligar os inversores directamente aos controladores de modo a optimizar o fluxo de ar, maximizando a recuperação de calor nos nossos refrigeradores de “ clinquer” .

A unidade de Hope trabalha, desde sempre, com drives Mitsubishi, e usa-os na central em

. Alguns dos 140, ou mais, drives em uso actualmente são ainda os originalmente instalados há mais de vinte anos atrás, testemunho de fiabilidade e robustez.

“ A fiabilidade é absolutamente crítica para nós” , diz Mark. “Parar uma cimenteira para substituir um componente, pode afectar a capacidade de fornecimento ao nosso cliente”. Alguns dos drives, em funcionamento são unidades Mitsubishi série Z, originais da década de oitenta, cuja esperançamédia de vida seria de aproximadamente 3 anos e que ainda são úteis actualmente.

fornos rotativos, bombas, ventiladores, transportadores, alimentações de água e todos os outros eixos críticos

“As intervenções de manutenção estão limitadas a inspecções anuais, limpeza dos filtros mensalmente e substituição dos ventiladores de refrigeração a cada 5 anos. Uma grande vantagem para nós é que a Mitsubishi mantém a compatibilidade quando lança novos drives. Deste modo podemos efectuar a troca de um drive envelhecido, por um novo com claras melhorias na performance e recursos, sem grandes problemas. ”

A maior parte dos drives Mitsubishi são controlados por PLCs (Controladores de Lógica Programável) da marca japonesa, ealguns destes são contemporâneos dos drives anteriormente referidos, o que reforça a confiança na fiabilidade e longevidade dos produtos da Mitsubishi. A localização da fábrica, sobretudo devido à disponibilidade das matérias-primas necessárias à produção de cimento, faz com que a equipa de Mark enfrente um grande desafio: estar no fim de uma rede de distribuição eléctricamuito longa.

Ao iniciar várias máquinas de forma síncrona, a fábrica pode sofrer uma depressão de tensão significativa. Anteriormente poderia ser um problema, pelo que esta foi uma das principais razões para instalar os primeiros grandes drives inversores, com mais de 375kW, no refrigerador e nos fornos. Usando os drives, quaisquer perturbações na alimentação dos motores podem ser suavizados, obtendo-se assim uma velocidade mais uniforme, reduzindo deste modo a necessidade de manutenção quer do motor quer dos rolamentos.

“Os drives da Mitsubishi possibilitam que as velocidades dos motores possam ser reduzidas, sendo fornecido o fluxo de ar necessário. Espera-se deste modo que a poupança energética seja significativa.” - Mark Bramley, engenheiro da cimenteira Lafarge, vale Hope, UK.

Page 6: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

06 | www.ffonseca.com

www.sick.comD

etec

ção

www.murrelektronik.com

AAdira - centros de corte por laser

Detecção, segurança e comunicação

Contribuição F.Fonseca no Projecto

A F.Fonseca participou activamente na procura de soluções para esteprojecto da Adira, incuindo o armazém de chapa automático, em várioscampos de acção, nomeadamente nas áreas de detecção, segurança ecomunicação.

Ao nível de segurança, foram escolhidas as versáteis barreiras desegurança M2000 e os fiáveis interruptores de segurança para portasi10 Lock, da Sick. Ao nível de comunicação, foram usados os módulosde rede Cube67 com comunicação Profibus, da Murrelektronik.Ainda desta marca, foi usado o módulo distribuidor de correnteinteligente - Mico.

Esta solução integrou ainda sensores indutivos robustos da família IMEe sensores fotoeléctricos, de eficácia comprovada, da família V18,ambos da Sick. Esta parceria implica uma relação estreita entre ambas asempresas, que tem vindo a ser cultivada nos últimos 25 anos e quecontinua a dar cada vez mais e melhores frutos.

A Adira é uma empresa inovadora, que há cerca de 50 anos constróimáquinas quinadoras, prensas, guilhotinas, etc. Motivada pelo progresso,sentiu a necessidade de criar novas soluções com recurso a novastecnologias, às quais respondeu com os centros de corte a laser “Adira CCL”.

| Elevada qualidade de corte em diferentes materiais e espessuras;| Elevada versatilidade, pois a forma executada é a forma programada, sem utilização de ferramentas;| Elevada produtividade associada a elevadas velocidades de corte;| Elevadas potencialidades de programação, graças ao software integrado Adira CID CUT;| Tempos Set up mínimos.

Alta produtividade em corte.Os centros de corte por laserAdira CCL são uma certeza de:

Page 7: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

07 | www.ffonseca.com

Sol

uçõe

s

www.cognex.com

In-sight série 5000

Sistema de visão

PPosicionamento numa linhade montagem automática

A empresa proprietária de uma máquina CNC, produz uniões em T e cotovelo para tubos industriais de alta qualidade com diâmetros entre ¼de polegada e ½ polegada que podem ser de aço forjado ou latão.A máquina possui 7 buchas que operam simultaneamente. Quando amaquinação da peça numa bucha termina, esta sobe para uma posiçãocomum para facilitar a troca de peças. Dois operadores garantem asoperações de extracção e inserção de peças em duas máquinas idênticas.

O proprietário queria automatizar o processo de extracção de peças acabadas e inserção de peças para maquinar em duas máquinas CNC idênticas. Como as peças em cotovelo e em T não são radialmente simétricas, não podem ser fixas em buchas com abertura cilíndrica. As buchas têm duas mandíbulas opostas que se movem radialmente na bucha para fixar as peças de forma a serem rodadas, facejadas e roscadas.

Quando uma peça é terminada a bucha pára, mas devido à inércia, a sua posição final é aleatória. Tipicamente e em máquinas mais recentes, não são necessários sistemas de visão já que a posição das buchas é constante e as peças são radialmente simétricas. No entanto, a falta desimetria desta aplicação, significa que a peça tem que ser inserida com a orientação exacta da bucha. Um robot convencional “cego” não tem forma de saber a orientação da bucha e é, portanto, incapaz de posicionar a peça correctamente.

AAplicação:

O desafio de automação:

Um robot de 6 eixos RV-12 da Mitsubishi está montado numa posição invertida no meio do espaço entre as duas máquinas CNC, podendo assim servir as duas máquinas. Foi usado um sistema de visão In-Sight 5100em cada máquina, uma vez que possuem a capacidade de processamentonecessária para aplicações complexas, num formato compacto com índicede protecção IP67, sendo uma solução económica e capaz de responderaos requisitos de velocidade e precisão da aplicação.

Os robots Mitsubishi e os sistemas de visão In-Sight da Cognex foram integrados através do software Melfa-Vision que incorpora as aplicações de programação dos robots e o In-Sight Explorer, permitindo configurar robots e sistemas de visão de forma simultânea numa solução integrada. Esta ferramenta resulta de um esforço conjunto entre a Mitsubishi e a Cognex.

Integração no sistema existente:

Aplicação finalUma máquina CNC que produz uniões em T e cotovelo para tubos era difícil de automatizar porque as peças,quando colocadas na bucha da máquina, devem ser posicionadas para corresponder à rotação da bucha.O desafio foi resolvido com recurso aos sistemas de visão In-Sight da Cognex que determinam o ângulo de rotação da bucha. Esta informação é transmitida a um robot RV-12 da Mitsubishi que roda a sua garra de forma a colocar uma nova peça na bucha na posição correcta.

A primeira dificuldade era a sujidade gerada. Óleo de corte e limalha são um problema, à primeira vista, incontornável. No entanto, a parte posterior da bucha está muito mais limpa, não existindo limalha nem óleo de corte. Assim, fixou-se um disco com marcação feita por um código de pontos na parte posterior da bucha, que o sistema de visão usa para determinar a rotação da bucha e qual a bucha que está a ser descarregada.

Solução inovadora:

Page 8: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

08 | www.ffonseca.com

www.tethys-instruments.com

MMonitorização de NH4 em processos de desnitrificação

UV400 da Tethys

Análise de qualidade da água

Sol

uçõe

s

Instruments

Água com elevadaconcentração de NH4

Coluna de destilação

Heatexchanger

Solução de baixa concentração 70ºC 30ºC

UV400Tratamento

biológico

Bacia deretenção

Stripping

Câmara de Stripping

Saída de gás

Entrada daamostra

NaOH

Saída daamostra

Temperatura

Grating

Espectrofotómetro

SlitCCD216 pixeis

Entrada de gás

Célula de medição

Saída de gás

Lâmpadade xénon

DDescrição da aplicação: Os óxidos de azoto, designados por NOx, são emitidos por fontes naturais mas também por fontes de origem antropogénica. Esta última situação ocorre durante a fabricação de ácido nítrico e durante os processos de combustão ligados à utilização de combustíveis fósseis tais como o carvão, o fuelóleo, o gasóleo, a gasolina e o gás em centrais termoeléctricas ou motores de combustão interna (a combustão de biomassa também dá origem a óxidos de azoto). O processo de redução das emissões dos óxidos de azoto denomina-se de desnitrificação e a sua aplicação a jusante da fonte, induz, níveis elevados de NH4 nas águas residuais. A aplicação que se descreve tem como objectivo monitorizar as concentrações de NH4 nas águas residuais, do sistema de tratamento de gases (desnitrificação) dos fornos de uma siderurgia.

Os gases resultantes da transformação do carvão em coque, são tratados, através de um lavador de gases (Wet scrubber), cujo princípio de funcionamento se baseia numa contra-corrente de água com uma elevada concentração de NH4, relativamente ao fluxo de gás a tratar. Esta água é posteriormente recolhida e destilada, antes de ser enviada para a ETAR.Foi considerada a aplicação do analisador online - UV400, entre a coluna de destilação e a estação de tratamento biológico, permitindo deste modo a monitorização do funcionamento do processo de destilação e a consequente preservação do meio biológico da ETAR.

Princípio de medição: O UV400 mede a concentração de amoníaco (NH3), através da análise do espectro de absorção gasosa deste composto.

Problemática: A principal dificuldade desta aplicação consiste na elevada concentração da amostra. Neste caso, os métodos de análise colorimétricos ou com recurso a sondas, não são os mais apropriados devido ao risco de interferências. O método de medição do UV400 (espectrofotometria UV) garante total insensibilidade a estas interferências.

Numa primeira fase, o analisador transforma o NH4 da amostra aquosa, em NH3. Esta transformação ocorre elevando o pH acima dos 11.5. O gráfico abaixo, apresenta a evolução da razão [NH3]/[NH4+]comparativamente ao pH, para uma temperatura de 25°C.

De seguida, é convertido o NH3aq (fase aquosa) em NH3g (fase gasosa), através de stripping da amostra. De acordo com a lei de Henry, a concentração de NH3g é proporcional à sua concentração dissolvida na água:[NH3aq] / [NH3g] = KH x RT. A análise espectral da absorção gasosa, é efectuada através de um espectrógrafo acoplado a um array linear de fotodiodos de 256 pixeis , na gama dos 190 aos 300 nm.A análise do espectro obtido através das técnicas de análise FFT (FastFourier Transform), permitem a identificação do pico associado à absorção específica do NH3g.

O analisador UV400 permite ainda a compensação automática da medição, através da monitorização em contínuo da temperatura da amostra.

Resultados:Após a calibração no local, foram efectuadas medições e comparados os resultados obtidos, com análises efectuadas em laboratório, obtendo-se umacorrelação da ordem dos 96%.

Todos os parâmetros medidos são convertidos em sinal 4-20mA, e integrados no software de gestão e controlo da unidade fabril, permitindo a monitorização em tempo real de todo o processo. Deste modo, quando oUV400 detecta um pico, a amostra é enviada para uma bacia de retenção.

Vantagens do UV400: Monitorização da amostra em tempo real; registo das medições; saídas 4-20mA para todos os parâmetros em medição; baixa manutenção.

Page 9: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

09 | www.ffonseca.com

Sol

uçõe

s

www.testo.com

Testo 6440

CCaudalímetro de ar comprimido

Quantos milhares de euros perde por ano em fugas de ar comprimido?

Reduza os custos em ar comprimido, através da medição dos consumos.O Testo 6440 mede o fluxo mássico de ar comprimido e apenas este método é independente da pressão e temperatura de processo, não causando perda durável de pressão no sistema.

O Testo 6440 poderá ainda proteger os equipamentos mais valiosos contra caudais muito altos ou muito baixos de ar comprimido, graças às duas saídas de relé seleccionáveis.

Redução de Custos por Atribuição ao Consumidor:

Se os elevados custos de produção de ar comprimido são atribuídos como um “bloco de custo”, o responsável pelo sistema não tem nenhuma motivação para tentar baixar os custos. No entanto, se o consumo de ar comprimido de cada sistema é registado individualmente, o responsável pelo sistema é motivado a reduzir e a implementar medidas de poupança de consumo.

O Testo 6440 fornece o apoio ideal neste ponto, pois apresenta uma função de totalizador integrada no equipamento. O consumo total pode ser lido directamente do instrumento ou registado no sistema já existente por via de impulsos de consumo. Dispõe de saídas seleccionáveis dependentes dos consumos, que podem monitorizar os consumos máximos de forma dependente ou independente ao tempo.

Detecção de Fugas:

Cerca de 96% das fugas ocorrem em tubagens DN50 (2”) e menores. Mangueiras furadas, ajustamentos, conexões e unidades de manutenção são os principais responsáveis por estas fugas. Instalado a montante deuma máquina individual ou um grupo de máquinas, o Testo 6440 podedetectar mesmo os fluxos de ar comprimido mais pequenos de volume dear. Estes indicam se as fugas ocorrem durante o tempo de paragem damáquina.

Page 10: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

EXITProfibusProfinetDeviceNetEtherNet/IPControlNetCANopenCC-LinkEtherCATModbus-TCPModbus PlusModbus-RTUFIPIOInterbus

RS-232RS-422RS-485

10 | www.ffonseca.com

www.hms.se www.anybus.com

gateway série RS-232/422/485para barramentos de campo

A F.Fonseca apresenta:

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

A família de gateways Anybus Communicator consegue interligar quaisquer dispositivos que disponham de uma ligação série com um barramento de campo ou com rede Ethernet Industrial. O comunicador realiza uma conversão de dados inteligente entre o protocolo série do dispositivo e a rede industrial escolhida. Este suporta RS-232/422/485 sem a necessidade de uso de qualquer hardware adicional, permitindo assim conectividade a uma gama alargada de dispositivos série.

VVariadores de frequência, leitores de códigos de barras, leitores RFID, entre outros, inserem-se no rol de aplicações tipo, para este comunicador.

Usando RS-232, o comunicador é conectado a um nó na sub-rede.

Dispositivivo série >

Anybus Communicator EtherNet/IP >

Network Device >

< PLC

LLigação multi-pontoLigação ponto-único

Aplicações tipo, em redes de automação

de fabrica:

Altamente evoluído e flexível já deu inúmeras provas no mercado tendo sido interligado ás principais marcas de PLC’s, como Mitsubishi, Siemens, Allen Bradley, Schneider Electric, ABB, Omron, Hitachi, Beckhoff, Phoenix Contact, Bosch Rexrothentre outras.

Usando RS-422/485, o comunicador connecta até 31 nós na sub-rede.

Até 31 dispositivos série >

Anybus Communicator Profibus >

< PLC

Network Device >

IndicadoresLED

<

MontagemCalha DIN

PortaFieldbus/Ethernet

PPorta Série RS-232/422/485

Porta de configuração [RJ11]

<

Fontede alimentação 24 VDC

Anybus® Communicator™

Page 11: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

11 | www.ffonseca.com

RRemoteCom

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

Com o Anybus RemoteCom, a HMS industrial Networks introduz um produto completamente novo na área da visualização e controlo remotos de dispositivos industriais em aplicações moveis ponto a ponto. O RemoteCom permite a gestão de equipamentos industriais usando um Web Browser standard. Providenciando informação de forma rápida e precisa em qualquer lugar e a qualquer hora, este ajuda a minimizar os tempos de manutenção e procura de problemas, evitando deslocações de pessoal desnecessárias. No rol de aplicações tipo encontram-se gestão remota de processos ou automatismos de fábrica, geradores, captações e tratamentos de águas assim como aquecimento e ventilação em automação de edifícios.

Simplifique a manutenção remota com opoderoso e de fácil utilização Anybus RemoteCom.

AAplicações

SSensoranalógico

FFicheiros de registo enviados por e-mail

RemoteCom

Alarmevia SMS

Alarmevia E-mail

Alarmevia SNMP

Gráficos de tendências

Diagnostico, visualização e controlo.

Notificações de alarme podem ser enviadas por email ou por SMS; Condições de alarme ou níveis de disparo podem ser facilmente configuradas através de um web browser comum.

O RemoteCom adquire e grava dados de diversos dispositivos a ele conectados; O servidor de web integrado apresenta dados históricos em gráficos de tendências apelativos.

AAcesso via Web Browser Variador de FrequênciaO servidor de web integrado permite o acesso a dados de forma simples, permitindo a modificação de parâmetros, protegida por níveis de acesso.

MModbus

RS232

Ethernet

Modbus RS-485

Ethernet

Page 12: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

12 | www.ffonseca.com

Em 2009, e 28 anos depois das suas primeiras versões, a Mitsubishi apresenta o novo FX3G. Este modelo, de características ímpares, foi desenhado para substituir o já lendário FX1N, incorporando tecnologia já utilizada no seu “irmão” topo de gama FX3U, apresentando-se como a solução ideal para aplicações simples mas onde desempenho e velocidade de processamento são críticos.

Desde o seu lançamento em 1981, a série de PLCs compactos FX da Mitsubishi evoluiu mais de um quarto de século, providenciando soluções para diversos ramos da indústria. Com os seus recordes de longevidade, qualidade e fiabilidade, a Série FX apresenta-se ao mercado como o PLC compacto mais vendido do mundo, ultrapassando largamente 8 milhões de unidades instaladas.

www.mitsubishi-automation.com

SSIGA O LÍDERNOVO PLC

O autómato programável mais instalado do mundo

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

Duas portas de comunicaçãode alta-velocidade Duas passwords encriptadas

Segurançaavançada

Memória de programa alargada

Passos

Passos

8 contadores de alta velocidade

Posicionamento simplificadoMemória de dados entendida Max. 8 módulos de cartas de sinais analógicos.

Max. 4 canais de comunicação

Max. 4 cartas de expansão avançadas

Max. 2 cartas de expansão básica

PontosPontos

Eixos

Interfacesde expansão múltiplos

4 canais de comunicação

Processamento de sinais analógicos simples

Interfacesde expansão especiais

Page 13: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

13 | www.ffonseca.com

O micro-controlador com capacidades XXL

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

www.mitsubishi-automation.com

XLOO Alpha 2 apresenta-se no mercado como asolução ideal para preencher a lacuna existente entre componentes individuais, tais como relés, temporizadores, contadores e os vulgares autómatos programáveis. Este modelo de elevadas prestações oferece alta funcionalidade, grande fiabilidade e flexibilidade a preços moderados.

Sistemas de controlo, de tamanho reduzido, também não são problema para este pequeno gigante, dispondo no seu arsenal de funções componentes apenas encontrados em PLCs de gamas superiores.

Funçõesaritméticas

8 entradas analógicasintegradas

Expansível com módulos de E/S

2 portas de comunicaçãoRS232

Adequado para aplicações no exterior suportando temperaturas de -25ºC

Capacidade de programa alargada, até 200 blocos de função

Display de grandes dimensões retro-iluminado com capacidades HMI

Módulo de manutenção remota via modem GSM, incluindo envio/recepção de SMS e E-mail

Conversor de temperatura para ligação directa a PT-100

e Termopar tipo K

Controlo PID com Autotuning

Módulo de duas saídas analógicas

Interpretadorhorário por

sinal de rádio DCF77

Page 14: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

14 | www.ffonseca.com

www.mitsubishi-automation.com www.hsb-electronics.de

Controlador de eixo único

Display digital de 3½ dígitos

MR-MQ1000

tecnologia do líder mundial

A Mitsubishi, reconhecida como líder mundial em soluções de posicionamento, escuta permanentemente os seus consumidores, respondendo com sistemas independentes, de tecnologia patenteada e performance inigualável. Respondendo ás solicitações dos seus consumidores, a Mitsubishi apresenta o novo controlador de eixo único e independente MR-MQ1000, respondendo às expectativas destes de forma simples e económica.

UUSE APENAS O NECESSÁRIO!

Para a grande parte de aplicações, uma plataforma baseada em PLC´s e servo-amplificadores comuns é a solução mais indicada, no entanto, em sistemas mais pequenos, esta poderá não atingir preços competitivos. O novo MR-MQ100 permite o controlo completo de um eixo único executando sincronizações com encoders externos ou eixos virtuais sem uso de hardware adicional.

Assim, aplicações como cortadoras rotativas, alimentadores, etiquetadoras ou puncionadoras, poderão ser executadas sem exceder orçamentos apertados.

Con

trol

o e

Acc

iona

men

tos

De dimensões compactas (apenas 48x24mm) este display digital permite a leitura de sinais analógicos e apresentação dos mesmos (ou de valores directamente proporcionais) em display de 7 segmentos de três dígitos e meio que permitem a sua visualização a distâncias relativamente elevadas. A sua programação é feita caso a caso, podendo também ser programado um contacto (4A/250VAC) de limite para o valor que se desejar.

Desenhado e fabricado para ser instalado em painel, é o display ideal para leitura dos convencionais sinais de 4..20mA ou 0..10V com que diariamente lidamos. As gamas de leitura suportadas são de -1A a 1A DC e -100V a 100VDC, tendo uma resolução de 12 bit e uma taxa demedida de 2,5 medidas/s.

A alimentação do display é de 24VDC, estando esta tensão isolada docircuito de medida o que torna desnecessário qualquer tipo deisolamento adicional.

A programação é feita através de um programador e respectivo software(ligação via USB ou RS-232), podendo o mesmo ser adquiridoseparadamente do display. Caso não pretenda adquirir o programadora F.Fonseca poderá fornecer o serviço de programação.

Programação

Page 15: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

15 | www.ffonseca.com

CConectores Industriais Multipolares

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

www.wieland-electric.com

Os conectores industriais multipolares possibilitam a flexibilidade necessária em sistemas onde a mobilidade é uma característica essencial.

| Ligação segura e isenta de erros;| Desenho modular (possibilidade de variações e expansões);| Tempos curtos de substituição devido à fácil e rápida ligação.

A ccarcaça pode permitir a entrada do cabo ou cabos pela parte superior, frontalou lateral. As bases podem ser abertas (especialmente concebidas para montagens em quadro) ou fechadas (para montar no chassi de máquinas). É possível combinar livremente os diversos tipos de carcaças e bases.

Existência de sistemas modulares que permitem uma construção à medida das suas necessidades.Conectores pneumáticos, fichas USB, RJ45, etc.

| Corpos sólidos;| Pó;| Humidade, água e outros fluidos.

A carcaça, a base e o seu sistema de união protegem os contactos contra influências exteriores, tais como:

Vantagens destes sistemas:

bucim

carcaça

conector macho

contactos

conector fêmea

baseTTambém disponível em versão

Page 16: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

16 | www.ffonseca.com

www.relpol.pl www.meanwell.com

Controladoresprogramáveis

Fontes de alimentação comutadas calha DIN

NEED-D SDR

Con

trol

oe

Acc

iona

men

tos

No seguimento do grande sucesso que a Relpol teve com os seus controladores programáveis NEED, ssurgem agora os controladores NEED-D.

Em tudo semelhante aos seus antecessores destaca-se por vir equipado com display integrado de alto contraste de 4 linhas (12 caracteres por linha) e teclado.

Entre as características mais apreciadas do produto destacamos:| Parametrização via teclado com pré-visualização das variáveis no display;| Quatro teclas de função programáveis;| Possibilidade de medição de voltagem;| Sinalização via LED de estado das entradas e saídas;| Potenciómetro interno;| Contadores bidireccionais de 20kHz;| Entradas analógicas integradas;| Relógio de tempo real com mudança automática de horário Verão/Inverno.

Sempre na linha da frente no que respeita a fontes de alimentação comutadas a Meanwell apresenta o seu nnovo modelo de fontes para calha DIN: SDR.

A família de fontes SDR vem de encontro à crescente procura de fontes comutadas de calha DIN de alta performance. Existem dois modelos que fornecem em contínuo 240W ou 480W e fornecem 150% da sua potênciadurante três segundos o que é extremamente útil em casos de arranques de componentes em que um pico de potência é “pedido” à fonte. Além disto ainda vêm com um relé integrado para sinalização remota de DC OK.

O seu formato “slim” (63mm para o modelo de 240W e 85,5mm para o modelo de 480W) permitem a poupança de espaço em calha, algo que hoje em dia é cada vez mais importante. Ambos os modelos cumprem com as normas GL e SEMI F47 e têm certificados UL, CUL, TUV e CE.

Ambos os modelos podem ser fornecidos com tensões de saída de 24VDC ou 48VDC. Para breve está também previsto o lançamento do modelo de 120W.

Outras características importantes:| Possibilidade de programação em LAD ou STL;| Modelos alimentados a 230VAC, 12VDC, 24VDC ou 220VDC;| Modelos com 8 entradas/4 saídas ou 16 entradas/8 saídas;| Controlo de fases na versão de 24 I/O;| Cabo de programação em RS-232 ou USB;| Cartão de memória para armazenamento ou transferência de dados;

Page 17: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

17 | www.ffonseca.com

www.sick.com

Visã

o ar

tific

ial

IInspector I20Sensor de Visão

A Sick apresenta a nova versão do sensor de visão Inspector, o I20. Poderá inspeccionar peças de múltiplas características a alta velocidade! Verificar padrões para localizar uma peça independentemente da posição,rotação, escala e fazer a aprendizagem de múltiplas referências.Para além disso, em termos de opções, poderá configurar por PC, por passose de forma fácil, fazer simulações, registo de dados, estatística e gravação paracontrolo de produção.

O Inspector é uma solução inteligente de visão numa embalagem pronta a usar.Além disso é rápido, capaz de acompanhar as elevadas velocidades das linhasde produção do sector automóvel e embalagem, entre outros.

CCaracterísticas a destacar:| Ethernet industrial para configurar e monitorizar remotamente;| Lentes intercambiáveis;| Saídas programáveis com expressões lógicas;| Extensão de entradas / saídas através da nova caixa de I/Os.

O sensor de visão Inspector I20 inspecciona detalhes dapeça como contornos, contraste e áreas em escala de

cinzentos, em qualquer posição ou rotação da peça.

Aplicações:| Posição de etiquetas em garrafas, caixas, etc;| Presença de data de validade;| Inspecção de tampas: presença, posição, altura, Integridade e danos;| Controlo de nível de fluidos;| Inspecção de superfícies para identificar defeitos;| Verificar a presença de buracos, porcas, molas e anilhas.

VVai precisar deste sensor!

IInovação n.º11

MARATONA INOVAÇÕESMARATONA INOVAÇÕES

GGama Inspector

MARATONA INOVAÇÕES

A solução de visão inteligente Inspector para detecção de rótulos e tampas.

Page 18: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

18 | www.ffonseca.com

www.sick.com

Detecção independente da posição dentro do

feixe de luz

WL27-3 Reflex Array

Det

ecçã

o

Os custos de instalação podem se reduzidos até 50%!Com a tecnologia 'PinPoint' e indicação de alinhamento óptico, opera de forma mais fiável, tornada possível pelo ajuste contínuo automático do nível de comutação.

AAplicações do sensor 'Reflex Array':| Detecção fiável de esquinas e bordos posicionados inconsistentemente, por ex. cartão dobrado, vidro e sacos, etc;| Detecção de bordos com variação de altura, por ex. diferentes alturas de paletes ou caixas, etc;| Detecção de vidro;| Controlo de posicionamento em sistemas empilhadores, por ex. armazéns automáticos;| Verificação de qualidade durante a produção de cabos ou tubos plásticos e metálicos;| ‘Pick-to-light': controlo da sequência de montagem em linhas de produção, onde as peças são recolhidas de diferentes contentores manualmente.

Acções formativas da Sick

Jornadas de segurança em máquinas

Promovidas pela F.Fonseca S.A.

No enquadramento actual das normas europeias de segurança em máquinas, torna-se por vezes difícil filtrar o que é importante durante a produção de uma máquina, no caso de um fabricante, na reparação para quem presta assistência técnica ou até na aceitação, no caso de ser cliente final.

Por estes motivos e pelas necessidades constantes apresentadas pelos mercados, a F.Fonseca promoveu nos passados dias 15 e 16 de Setembro, a segunda acção de 2009 relativa ao tema, desta feita, no Hotel Mélia em Aveiro, com a participação de 15 formandos de várias empresas, tendo tido como Orientador o Sr. Josep Plassa, formador e especialista em segurança da marca Sick. Esta acção teve como objectivo dar uma visão global das normas europeias em vigor e vindouras em Portugal e na Europa, assim como focar algumas aplicações tipo da nossa indústria. Foram apresentados exemplos práticos, de forma a complementar a parte teórica abordada.

As expectativas dos formandos foram superadas, pelo que será uma aposta a manter nos próximos anos. Se pretende receber informações sobre a formação F.Fonseca 2010, contacte-nos através de [email protected].

ManualMáquinas

Seguras

Page 19: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

19 | www.ffonseca.com

Det

ecçã

o

AAs barreiras de segurança

mais pequenas do mundo!

miniTwin

www.sick.com

A miniTwin é uma grande inovação numa caixa muitopequena: pela primeira vez, emissor e receptor foram integrados numa caixa extremamente compacta.A miniaturização optimiza a integração na máquina,permite estandardização com corte nos custos esimplifica o manuseamento.

A miniaturização da miniTwin abre novas soluçõespara poupança de espaço na integração em máquinas.Isto no espaço de montagem faz com que poupe,quando as dimensões das áreas de produção sãocada vez mais importantes. A optimização dosprocessos de trabalho, graças ao design ergonómicodos postos de trabalho, oferece ainda mais potencial.

O desenvolvimento da miniTwin focou-se no fácilmanuseamento. Os acessórios de fixaçãoespecíficos para cada aplicação simplificam a instalação e os LEDs integrados aceleram ainstalação e o diagnóstico.

Altura máxima de detecção 1,2m!

1120 mm

32 mm15

mm

A miniTwin traz uma nova uniformidade à tecnologiade segurança. O resultado desta estandardizaçãosão menos componentes e consequentementemenos esforço em pedidos, logística, manuseamento e serviço.

dimensão da Minitwin = dimensão de 2 pilhas AA

Page 20: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

20 | www.ffonseca.com

www.sick.com

Novos encoders absolutos monovolta

AFS60

Det

ecçã

o

PPainel solar

Turbina eólica

Os encoders absolutos AFS60 são mais um resultado da inovação SICK 2009, cujo objectivo é seguir uma filosofia de maratona e apresentar um produto novo por semana! Estes novos encoders são de alta resolução, com 18bit nas versões mono-volta. Possuem um intervalo de temperatura de funcionamento entre -20ºC a +100ºC e sistemas de ligação por ficha M12, M23 ou por cabo 'plug-in' de saída radial e axial.

Estes encoders apresentam propriedades de funcionamento muito boas,como resultado da grande separação entre rolamentos (30mm). Sãoencoders de dimensões muito compactas (profundidade de montagem deapenas 30mm), com uma leitura óptica extremamente precisa e utilizaçãoflexível através do uso das versões programáveis (possibilidade deprogramar livremente o n.º de impulsos).

Ao nível da protecção a caixa destes já possui IP67 e veio com IP65. O disco codificado é robusto, produzido em níquel para suportar condições ambientais agressivas, com uma velocidade de rotação até 9.000 r.p.m.

Estes encoders absolutos SICK são precisos e têm potencial utilização em máquinas de embalagem, logística, processamento de madeira e energias renováveis, entre outros.

Mais de 20.000 encoders a controlarem sistemas de posição angular;Mais de 10 anos de experiência neste sector;Sistemas robustos e resistentes às condições ambientais.

Indústria de embalagem| Paletizadoras, embolsadoras, engarrafadoras, seladoras,máquinas de produção de cartão;| Etiquetadoras, dobradoras, embaladoras.Logística| Armazéns, tapetes transportadores, alimentadores;| Elevadores, SUVs.Indústria da madeira| Máquinas de ligação.Energías renováveis| Seguidores solares;| Aerogeradores.Fabricantes de máquinas| Máquinas ferramenta, CNC;

Mercados

MARATONA DE INOVAÇÕES

2009

Page 21: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

21 | www.ffonseca.com

Det

ecçã

o

IInterrogador RFID para altas frequências

RFH620

Leitor de códigos de barras

CLV650

www.sick.com

Todos conhecemos a liderança da Sick no campo de identificação automática. Se já está familiarizado com as soluções dos sensores Sick, vai preferir o RFH620 como interrogador de rádio frequência, pois utiliza a mesma plataforma dos leitores de códigos de barras CLV6xx (acessórios, sistemas de ligação, software de parametrização).

Vantagens para o cliente:| Elevadas velocidades de transporte permitidas pelo processamento integrado de dados e sinais;| Operação simples através do SOPAS, o intuitivo software de parametrização;| Mínimo MTTR (tempo médio de substituição) justificado pela clonagem de parâmetros no cartão Micro-SD integrado;| Segurança e longevidade do investimento derivado da compatibilidade ISO/IEC 15693;| Livre de manutenção;| Uso mundial graças às certificações CE e FCC.

Interrogador RFID de acordo com as normas ISO/IEC 15693;Antena integrada para leitura/escrita até 160mm;Interfaces de comunicação RS232, RS422/485;CAN e Ethernet TCP/IP integrados;Possibilidade de acrescentar mais protocolos de comunicação usando caixas externas.

A destacar:

Com o lançamento do novo CLV650, a família CLV600 passou a cobrir praticamente todas as aplicações industriais de identificação automática.Através de uma frequência de leitura elevada (1200Hz) em combinaçãocom a reconstrução de códigos SMART, a série CLV600 oferece umaexcelente relação velocidade versus fiabilidade.

A Sick oferece estes produtos poderosos e fáceis de instalar em 2 caixas, 3 designs, 2 tipos de ligação e 2 tecnologias de leitura. Descubra os leitores de códigos de barras compactos da série CLV600: poderosos, flexíveis e fáceis de usar.

ÁÁreas de aplicação:| Identificação de contentores em sistemas de transporte;| Identificação em transportadores 'Telpher’.

Vantagens:| Portfólio de produtos completo [CLV620 - CLV650] para cobrir praticamente todas as necessidades de leitura;| Excelentes propriedades de leitura, mesmo com códigos danificados, parcialmente cobertos ou de baixo contraste;| Possibilidade de usar um espelho externo para diminuir a distância de leitura, por exemplo para uso entre transportadores ou em locais com falta de espaço;| Rápida e fácil substituição dos leitores de códigos de barras devido à clonagem de parâmetros externa;| Grandes distâncias de leitura;| Modelos com auto-foco e foco dinâmico disponíveis;| Modelos para leituras de códigos de alta densidade;| Caixas leves e compactas para montagem em pequenos espaços ou máquinas;| Leitura de códigos em transportadores com velocidades até 6m/s;| Protecção IP65, incluindo o sistema de ligação.

Page 22: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Maratona de InovaçãoUma novidade por semana!

Det

ecçã

owww.sick.com

22 | www.ffonseca.com

Design inovador que oferece flexibilidadeSSensor fotoeléctrico miniatura W15A família de sensores versátil| Supressão de fundo de alta qualidade;| Caixa especial com opção de montagem igual à dos sensores paralelepipédicos e cilíndricos M18;| Parte traseira transparente para uma visualização perfeita dos LEDs de indicação.

De longe o melhorLeitor de códigos de barras 1D e 2D baseado em visão ICR845-2L | Instalação e operação simples através do 'Auto Setup' com imagem ao vivo;| Identificação segura mesmo com grandes variações de contraste nos códigos;| Elevada velocidade de transmissão de dados e imagens via Ethernet integrada.

A nova geração - a partida para um início promissorSSensores de luminescência LUT8/9Uma nova era na detecção de marcas “invisíveis” e luminescentes| Monitorização contínua do processo: visualização da intensidade luminescente através do gráfico de barras;| Ajuste da sensibilidade simplificado com 8 níveis ou por 'teach-in';| Opção de comunicação IO Link.Medição simples e precisa

SSensor de distância OD ValueVALUE Versatile (versátil), Accurate (precisa), Leading (líder), User-Friendly (amigável), Economical (económica)| Elevada precisão, fiabilidade e utilização amigável para medições de curto alcance;| Detecção pin-point de diferença de alturas e distâncias mínimas;| Elevada independência dos materiais e grandes velocidades de trabalho.

Integração fácil e rápidaEEncoder de fio EcoLineFlexibilidade com design modular| Comprimentos de cabo de 1.25m, 3m e 5m;| Dimensões muito reduzidas;| Opção de saída analógica 4 a 20mA e 0 a 10V, com ‘teach-in' intuitivo.

Boas vibraçõesOOs novos sensores de nível da SickResistentes, robustos e fiáveis| Tecnologia universal para medição em praticamente todos os líquidos;| Configuração do nível sem enchimento;| Imune a depósitos de material.

A miniaturização cria espaço, a estandardização reduz custos, simples manuseamento para máxima disponibilidadeBBarreira de segurança miniTwin| Caixa extremamente compacta| Cada unidade é simultaneamente emissor e receptor| Configuração inteligente sem software

MARATONA DE INOVAÇÕES

2009

Variedade convincenteSSensores fotoeléctricos da família W11-2| Caixa plástica pequena e robusta com certificação IP69K;| Excelente supressão de luz ambiente;| Feixe de luz vermelha com recurso à inovadora tecnologia Pin-Point.

Page 23: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

23 | www.ffonseca.com

MMódulos I/Os para barramentos de

comunicação

Det

ecçã

o

www.murrelektronik.com

A expansão do grupo de produtos Impact67 significa muitos benefícios com baixos custos. O Impact67 é a solução perfeita para comunicação com barramentos de campo, em aplicações que necessitam de funcionalidadescom contenção de custos.

Até agora, apenas os utilizadores da tecnologia Profibus podiam usufruir destas vantagens, a partir de agora está também disponível para utilizadores de CANopen, DeviceNet, EtherCAT e EtherNet/IP.

Existe actualmente uma tendência crescente de remover as confusas ilhas de entradas e saídas de dentro dos armários eléctricos. É aqui que entra a Murrelektronik, que foi desde sempre pioneira no campo da descentralização. Alguns bons exemplos são o sistema flexível e modular Cube67 ou o robusto MVK Metal. Estes são componentes que se vendem sozinhos, com opções de diagnóstico detalhadas e portas multifuncionais, reduzindo ainda o esforço e custos da instalação.

As aplicações possíveis são muitas:

| No campo da engenharia de fábrica:Logística, tratamento de lixo e paletização.| Na indústria de metal, excepto corte:Trabalho com folhas metálicas e robótica.| No processamento de madeira| Nas indústrias de transferência e manuseamento de materiais.

A partir de agora, muitos mais utilizadores de barramentos de campo podem beneficiar das vantagens providenciadas pelo Impact67, seja um deles!

A Murrelektronik oferece a solução ideal para aplicações que necessitam de respeitar necessidades básicas de instalação em máquinas, sem que tenham requisitos especiais. O Impact67 é o módulo para a descentralização económica. Estes módulos de campo fornecem uma funcionalidade básica com contenção de custos, permitindo ainda ligações por ficha, opções de diagnóstico e protecção IP67 testada e garantida.

Isto faz do Impact67 a escolha perfeita para o projectista cujo objectivo é minimizar os custos mantendo os sinais de entrada e saída no campo, junto dos sensores e actuadores.

Impact67

Page 24: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

www.sick.comD

etec

ção

Nova plataforma online

2010

24 | www.ffonseca.com24 | www.ffonseca.com

Page 25: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

ARTIGO

25 | www.ffonseca.com

SIL 2Crescimento do mercado

da eenergia eólica

Sensores de posição para aplicações de

segurança

Sensores de posição magnetoestrictivos

www.mtssensor.com

Os sensores Temposonics de posição absolutos, sem contacto, da série M, estão agora aprovados para operarem em aplicações de segurança. Os sensores respeitam os requisitos 'Safety Integrity Level 2 (SIL2)' de acordo com a norma EN 61508 e também o 'Performance Level d' da EN 13849-1. Isto significa que os sistemas de posicionamento e medição da MTS estão aprovados para funções de segurança em máquinas estacionárias e móveis. Estão disponíveis em comprimentos que vão de50mm a 2500mm.

Este elevado nível de segurança de operação é assegurado por funções de diagnóstico integradas nos sensores da série M. Na cabeça do sensor, os sinais são monitorizados e as mudanças detectadas imediatamente. O transdutor transmite o valor de posição ao sistema de controlo apenas depois dos testes de diagnóstico serem efectuados. Desta forma, os sensores Temposonics disponibilizam uma ''Safe Failure Fraction (SFF)' de 95% com uma 'Hardware Fault Tolerance (HFT)' de zero. Eles foram desenhados para suportarem operações extremamente exigentes.

Desenhados para aplicações relacionadas com segurança, estes sensores da MTS suportam segurança funcional e contribuem para atingir os níveis de segurança exigidos para a totalidade da máquina. Possíveis aplicações encontram-se numa variedade de veículos utilitários que devem estar de acordo com exigências de segurança especiais. No campo da hidráulica móvel, estas aplicações incluem sistemas de direcção assistida em máquinas para construção e agricultura e sistemas de monitorização de sobrecarga em gruas.

A energia eólica está a levantar-se e a soprar cada vez mais forte. As turbinas eólicas alcançaram uma potência de aproximadamente 57.000MW em 2007, um aumento de 18% comparado com o ano anterior. Por outro lado, a potência média das novas turbinas está continuamente a aumentar. Ao mesmo tempo, contudo, os gastos de manutenção decrescem motivados pelas tecnologias inovadoras usadas, tal como os sensores de posição magnetoestrictivos.

Um futuro azul…A pressão existente para a redução da emissão dos gases com efeito de estufa está a tornar-se cada vez maior a nível mundial. A energia eólica já mostrou o seu grande potencial para lidar com as mudanças do clima e satisfazer a procura de recursos energéticos como uma energia limpa, segura e altamente eficiente. Ao mesmo tempo, cresce a procura de componentes fiáveis e robustos. Isto porque, as turbinas eólicas estão sujeitas a forças aerodinâmicas tremendas e ventos com mudanças contínuas de velocidade e direcção.

Det

ecçã

o/A

rtig

o

Continua »»»

Page 26: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

26 | www.ffonseca.com

www.m nsor.comtsse

| Melhor imunidade a interferências electromagnéticas (EMC);| Elevada performance, com electrónica integrada;| IP67;| Linearidade inferior a +/- 0.01% F.S.;| Repetibilidade inferior a +/- 0.001% F.S.;| Resolução até 1 m;| Frequência de actualização até 10KHz;| Temperatura de operação de -40ºC até + 75ºC;| Pressão de operação de 350bar [opcional até 800bar], com picos de 700bar [opcional até 1200bar].

μ

TTudo depende do ânguloUma parte importante das turbinas eólicas é o 'Pitch Control'. Através da alteração do ângulo da pá, é possível controlar a energia activa que entra na turbina.Quando a velocidade do vento aumenta para lá do máximo permitido pela potência de saída do gerador, ou se existirem fortes rajadas, as rotações são controladas pelo ângulo de posição das pás. Deixando o ângulo óptimo de posicionamento ao longo do eixo longitudinal, a eficiência aerodinâmica das pás é reduzida e a velocidade de rotação permanece constante ou diminui.

Design modular, amigo do ambienteA substituição do sensor (electrónica e elemento sensitivo) pode ser feita sem quebrar o selo de alta pressão, evitando a perca de óleos ou outros fluidos para o meio ambiente.

Também com baixas ou variáveis velocidades de vento, o ângulo de posição das pás é adaptado. A turbina alcança sempre uma produção de energia máxima através da inclinação das suas pás, dependente dos requisitos para alcançar as r.p.m. ideais. Contudo, o controlo da potência activa de entrada não permite apenas a produção de uma potência de saída constante, mas também a redução das forças exercidas nas pás, na torre e nas fundações.

O sistema de controlo usa mecanismos de posicionamento das pás hidráulicos e independentes, que são capazes de rodar cada pá individualmente em ângulos que variam entre 0º e 90º. Cilindros hidráulicos controlados separadamente e localizados dentro da cúpula da turbina movem as pás.

Como pequenas alterações mudam decisivamente as aerodinâmicas, a posição exacta das pás é medida usando estes sensores. Devido àsdifíceis condições de manutenção a grandes altitudes, é obrigatório teruma operação e um funcionamento fiáveis, dos sensores de deslocamento,durante vários anos, sem nunca sacrificar a precisão.

Os sensores de posição Temposonics são fiáveis, sem contacto e livres de manutenção. Os sensores da série R, por exemplo, medem posições e velocidades com elevada precisão e dinâmica devido a:

Det

ecçã

o/A

rtig

o

Page 27: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

27 | www.ffonseca.com

.... com Temposonics,da MTS

EEquipadas com sensores fiáveisEspecialmente para medição directa de deslocação em cilindros hidráulicos, tal como acontece dentro do mecanismo de posicionamento das pás, a MTS desenvolveu os sensores Temposonics do tipo haste. Umtubo de medição resistente à pressão é colocado dentro do cilindro. Este tubo protege o elemento sensitivo que contém a guia de onda ferromagnética que transporta o sinal da medição. Um magneto de posição passivo desloca-se ao longo do sensor, sem contacto, e marca a posição através da parede do tubo.

Consequência da disponibilização de uma informação exacta dos valores de posição e velocidade, pelos sensores Temposonics com interfaces de comunicação (ex. CAN, Profibus, EtherCAT), é um possível diagnóstico precoce relativamente a eventuais alterações na turbina. Por meio de um diagnóstico simples, também possível remotamente, o planeamento e previsão de manutenções são facilitados.

Os sensores magnetoestrictivos da MTS são ideais para medição de posição em turbinas eólicas e oferecem uma relação preço/performance superior durante toda a vida de serviço. Oferecem vantagens decisivas, no que concerne às difíceis condições de manutenção:

| Medem deslocações sem contacto e sem desgaste durante anos; | Para a medição da posição usam os efeitos magneto-mecânicos; | O contacto directo entre o magneto que determina a posição e o elemento sensorial não é necessário;| Para a empresa utilizadora, estas características representam custos de manutenção reduzidos e uma disponibilidade aumentada.

Considerando o equipamento magnetoestrictivo sem manutenção, os utilizadores podem simplesmente instalar os sensores… e esquecê-los.

Det

ecçã

o/A

rtig

o

Texto adaptado - Newsletter Wind Energy by the planers of magnetostrictive measurment technology - MTS

Adaptado por Eng.º Helder LemosPrincípio de funcionamento

Page 28: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

28 | www.ffonseca.com

www.murrplastik.de

Esteiras e Sistemas de etiquetagem, fixação e

protecção de cabos

Acessórios para cabos

Det

ecçã

o

As esteiras plásticas reforçadas com fibra-de-vidro são utilizadas sempre que cabos e condutas de diferentes tipos e tamanhos têm que ser guiados com flexibilidade e linearidade. Isto aplica-se, por exemplo, a robots, guindastes, posicionadores, industria automóvel, entre outros. O que torna as esteiras da Murrplastik tão especiais é o facto de serem adaptáveis a uma gama extremamente vasta de aplicações. Além do mais os especialistas da Murrplastik podem produzir uma solução específica para a sua aplicação.

EEsteiras articuladas

SSistemas de etiquetagem

A Murrplastik é o líder mundial entre os fabricantes de etiquetagem manual ou computorizada. O nosso software de etiquetagem ajuda-o a efectuar marcação com o auxílio de plotters, máquinas de gravação, impressoras e impressoras laser. Todos os sistemas de etiquetagem são caracterizados pela sua alta qualidade, durabilidade e versatilidade. Os testes efectuados nas nossas instalações dão a garantia de utilização em ambientes extremamente adversos.

Qualquer pessoa que trabalhe com armários e quadros conhece bem o problema que é introduzir cabos pré ligados. Por isso a Murrplastik começou a produzir sistemas divisíveis. Estes sistemas permitem que cabos com fichas possam ser facilmente introduzidos nos quadros. Também para tubos pneumáticos existem soluções bastante interessantes. A vasta gama de produtos irá com toda a certeza ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a sua aplicação.

SSistemas de entrada e fixação de cabos

SSistemas para protecção de cabos

Vida útil e segurança são a primeira prioridade quando se fala de conduta flexível. Estas condutas isolam os cabos de factores externos tais como óleo, poeiras, água e faíscas. A Murrplastik tem já inúmeros anos de experiência nesta área e conta já com mais de 900 bucins e adaptadores bem como mais de 200 tipos de condutas flexíveis. Quase a totalidade destes sistemas podem ser montados de imediato sem necessidade de qualquer peça ou acessório adicional, o que mostra bem a facilidade do seu uso. A nossa gama de produtos garante que qualquer que seja a sua aplicação temos a solução ideal para si.

Page 29: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

29 | www.ffonseca.com

www.pepperl-fuchs.com

SSistemas de posicionamento indutivo

PMI

Sensor ultra-sónico,visibilidade única a 360º

Varikont L

Det

ecçã

o

O conceito altamente sucedido, do sensor indutivo, tem agora 550 anos.Tornou-se no mais importante e representativo sistema de detecção sem contacto, no sector industrial, em automação de fábricas e de processos. Este sensor, começou agora o segundo estado de evolução. Foi criado um novo sistema de sensores - PMI (sistemas de posicionamento indutivo), conjugando mecânica e electricamente, um determinado número de sensores indutivos num único módulo.

Os sinais são analisados individualmente, com a ajuda de um micro-controlador, determinando desta forma o posicionamento absoluto de um alvo magnético. A saída de um sinal analógico, proporcional à distância (0..10V e/ou 4..20mA), converte a posição numa distância ou na medição de um ângulo. Adicionalmente à saída proporcional em corrente ou tensão, poderão ser programados pontos de comutação em função da distância medida e transmitidos usando saídas digitais independentes.

Desta forma, foi criada uma nova dimensão para a gama de funções dos sensores indutivos, os PMI - sistemas de posicionamento indutivos. Estão disponíveis produtos da gama PMI somente com pontos de comutação, somente com saídas proporcionais, ou numa combinação de pontos de comutação com saídas proporcionais, que poderão ser usados numa vasta gama de aplicações industriais. Estes sistemas, actualmente, poderão ser encontrados: na tecnologia usada no processo de fabrico de veículos, na indústria de construção de ferramentas e máquinas de precisão, bem como no campo das energias renováveis.

Do sensor de proximidade aos sistemas de posicionamento.PMI - aumenta a gama de funcionalidades dos sensores indutivos!

A nova família de sensores ultra-sónicos Varikont L, da Pepperl+Fuchs, prova que a tradição e a inovação não são incompatíveis.Durante mais de uma década, o nome Varikont, da Pepperl+Fuchs, tem sido sinónimo de sensores de fiabilidade e flexibilidade excepcionais. A evolução contínua permitiu o aperfeiçoamento do sensor Varikont L, tornando-se num sensor com fiabilidade reconhecida e com capacidade para definir o standard de uma nova geração de sensores ultra-sónicos.

Leds de indicação de estado com visibilidade a 360ºO desenho do Varikont L permite uma visibilidade a 360º. Graças ao posicionamento dos dois pares de leds, extra brilhantes, localizados nos cantos, a alimentação e o estado das saídas podem ser visíveis de qualquer ângulo.

Montagem livreO Varikont L possui ainda patenteado um acessório de fixação rápida. O tempo dispendido na montagem de sensores tornou-se coisa do passado. A cabeça do sensor é presa à base com um aperto em alavanca, garantindo assim uma fixação segura e um posicionamento correcto.

.

CaracterísticasAjuste da largura do cone;Gamas de detecção desde 50mm até 4000mm;Fácil programação, um botão por saída;A cabeça do sensor pode ser posicionada em 5 posições distintas;Acessório de fixação (minimiza o tempo de montagem e manutenção);Visibilidade 360º de estados e rápida montagem patenteada.

Extrema flexibilidadeA cabeça do sensor poderá ser girada e posicionada sem a necessidade de ferramentas adicionais, possibilitando desta forma um elevado grau de liberdade no alinhamento do sensor com o alvo a detectar. Juntamente com um alcance de 4000mm, o Varikont L apresenta uma enorme flexibilidade aos seus utilizadores.

TTemos o produto que resolve as suas necessidades defuncionamento!

Serie F110Serie F112

Serie F90

Serie F30

Page 30: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

30 | www.ffonseca.com

www.pepperl-fuchs.com

AAutomatização de processos e

rastreabilidade

Sistemas de Identificação

Det

ecçã

o

A identificação automática de produtos foi adoptada em várias áreas, nas mais diversas linhas de produção. Estes sistemas visam essencialmente a recolha de informação, durante o processo de produção/logístico de materiais, produtos ou pessoas, permitindo desta forma estabelecer uma ligação em tempo real destes com a cadeia de produção. Porque na indústria existem ambientes adversos, a identificação por RF disponibiliza portadores de dados robustos, ideais para resistirem a ataques químicos abrasivos.

Porquê escolher um sistema IDENT?Os sistemas IDENT usam dados, que contêm informação logística, para poupar tempo e dinheiro, em linhas de produção automáticas de diferentes tipos de produtos no decurso da mesma operação.Utilizando um sistema IDENT, é possível reconstruir o caminho percorrido, bem como identificar produtos, durante todo o processo de produção. Em alguns casos, os portadores de códigos/dados são entregues juntamente com o produto, o que permite ao cliente final possuir todos os registos históricos do produto durante o seu processo de fabrico.

Vantagens:

Segurança dos dadosA segurança dos dados poderá ser ameaçada por efeitos externos ao portador de dados, assim como a transferência incorrecta de dados. Os sistemas indutivos IDENT, possuem memória EPROM encapsulada nos portadores de dados, tornando-os robustos e quase 100% protegidos contra a perda de dados.

Interligação em redeOs sistemas IDENT podem ser controlados, utilizando apenas uma interface de rede standard. Devido a esta possibilidade, permite criar redundância adicional nos dados contidos nos portadores, uma vez que depois de uma falha do sistema, este pode ser reiniciado sem que existanenhuma perda de dados.

SistemaO sistema IDENT é constituído por: um controlador, com interligação a uma rede “cérebro” do processo; cabeças de leitura/escrita e portadores de códigos/dados. As cabeças de leitura/escrita possuem um controlador e uma cabeça de leitura num único dispositivo. Os portadores de dadoscontêm um código universal fixo, tipicamente de 40 bits, e possuem uma área de memória utilizável, que poderá ser re-escrita diversas vezes,e adicionalmente uma área apenas com permissão de leitura.O processo de leitura/escrita é accionado pelo sistema de controlo atravésdo envio de comandos por rede Ethernet, Profibus, Devicenet, ouinterface série. Diversas centenas de cabeças de leitura/escrita (pontos de identificação) poderão ser interligadas no mesmo sistema.

Baixa frequência e curto alcance - Transmissão de sinais indutivos 125 ou 250kHz; cabeças de leitura/escrita com alcance de poucos centímetros até alguns decímetros; ampla gama de portadores de dados e cabeças de leitura; protegidos contra interferências: mecânicas, térmicas, químicas ou electromagnéticas.

Sistemas de leitura/escrita:

Alta frequência e curto alcance - Transmissão de sinais indutivos até13.56MHz; 3 a 4 vezes mais rápidos que os sistemas de baixa frequência;portadores de dados em formato de pequenos adesivos paralelipipédicos.

UHF de longo alcance - Transmissão sinais em UHF a 868MHzDistância de leitura/escrita de vários metros de alcance; o envio e a recepção dos dados funcionam em diferentes canais, aumentando a velocidade de transferência de dados.

Microondas de longo alcance - Transmissão de sinais por microondas a 2.45GHz; alcances poderão atingir os 4m; elevada velocidade de transmissão; elevada velocidade de passagem dos portadores de dados; vasto campo de detecção permite que objectos de alta velocidade possam ser detectados, sendo a solução ideal para aplicações de controlo em pórticos.

Page 31: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

31 | www.ffonseca.com

Det

ecçã

o

www.pepperl-fuchs.com

OO standard para uma instalação rápida

AS-Interface

AS-i é um conceito globalmente aceite no que se refere a transmissão de dados de componentes standard ou de segurança usando um único cabo para alimentação e comunicação.

OO conceito AS-I permite: simplificar a ligação de sensores e actuadores; a utilização de qualquer topologia de rede; flexibilidade em termos de expansão; reduzir o tempo de instalação e o custo documental de todo o sistema. AS-i é ideal como solução aberta para qualquer tipo de sistema em barramento de campo. Quase 1000 Entradas e saídas podem ser ligados através de um Master dual numa rede até um kilometro de comprimento.

Tanto a comunicação como a alimentação são transportadas num único cabo plano protegido contra inversão de polaridade. Adicionalmente um cabo plano preto poderá ser utilizado para clientes que necessitem de maior poder de alimentação. A tecnologia de ligação, através de um encaixe rápido permite: construir instalações em tempo recorde; endereçamento automático em reposições e minimizar os tempos de paragem.Motores e válvulas tanto eléctricas como pneumáticas, podem ser controladas através de AS-i. Existem também soluções integradas para posicionamento e backup de válvulas. Sensores indutivos, fotoeléctricos, bem como encoders poderão ser directamente integrados numa rede AS-i. Valores analógicos podem facilmente ser transmitidos e aplicações em Zona Ex inclusivamente em Zona1 são também possíveis de implementar. Existem diversas funções de diagnóstico que poderão ser disponibilizadas, como: monitorização de falha de terra; qualidade de comunicação ou detecção de duplo endereçamento. Utilizando sensores com interface AS-i, são detectadas quebras de fio que são enviadas como falhas, reduzindo desta forma possíveis tempos de paragem.

AS-i a escolha acertada

AS-i a interface simples, rápida e flexível

Vantagens| Livre escolha de topologia;| Funciona com qualquer barramento de campo;| Instalação simples, através de ligação com encaixe rápido;| Cabo plano protegido contra inversão de polaridade;| Solução distribuída;| Transmissão de sinais de entradas e saídas de segurança;| Instalação simples, flexibilidade em fazer adaptações;| Endereçamento automático depois de reposições;| Monitorização de falhas em sensores, curto-circuito e quebras de fio;| Elevada imunidade contra ruído permite a transmissão segura de dados num cabo plano sem malha;| Funções de diagnóstico, através de ecrãs no master e localmente através dos leds dos módulos;| Avaliação estatística de erros de transmissão.

GatewaysEthernet/IP, Modbus/TCP,Profinet, Profibus, Devicenet, Modbus ASCII/RTU, RS232

Módulospneumáticos1-31A/BDigitais: 4 entradas / 2 saídasIP65

G2: 1-31 A/BDigitais:4 entradas; 4 entradas / 2 saídas; 4 entradas / 4 saídas; 4 entradas / 3 saídas; 2 entradas / 2 saídas; 8 entradas;IP67.

Módulos de entradas e saídas para montagem em campo

Módulos para Zona Classificada4x E - Sensores NAMUR (EEx ia)EEx m

Sensores indutivosCilíndricos M12, M18 e M30Varikont: 20, 30 ou 40mm alcanceVarikont L: 20 e 40mm de alcanceRectangulares: 6mm alcance, 40 ou 50mm

Interruptores de segurançaMecânicosMagnéticosRFID

Módulos de segurança

SensoresFotoeléctricos

Encoders absolutos

Botões de pressão

Botoneiras de emergência

Sensores de vibração para medição de nível

Sensores para posicionamento de vávulas

Módulos KE de Entradas e saídas para montagem em calha DIN:1-31 A/B;Digitais: 4 entradas; 4 entradas / 4 saídas; 4 entradas / 3 saídas; Analógicos: 4 entradas; 2 entradas; 2 saídas;IP20.

CondicionadoresRepetidores100m

Monitores de segurança

TTorres de iluminação

PProgramador AS-i

CCabo AS-i

TTerminadores

FFichas de ligação para cabo plano

FFontes de alimentaçãoMonofásicasTrifásicas

G12: 1-31 A/BDigitais: 4 entradas; 4 entradas/4 entradas; 2 entradas/2 saídas; 4 entradas; 8 entradasIP67.

G4: 1-31 A/BDigitais: 4 entradas; 4 entradas / 4 saídas; 4 entradas / 3 saídas; 2 entradas / 2 saídasAnalógicos: 4 entradas; 2 entradas; 2 saídas;IP65, IP67.

G16: 1-31 A/BDigitais: 4 entradas; 4 entradas / 4 saídas;IP69K.

Page 32: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

32 | www.ffonseca.com

www.pepperl-fuchs.com

Segment protector R2

Pro

cess

o

Simplicidade leva a soluções, mais fáceis, mais seguras e melhores.Este, é o motivo pelo qual a simplicidade é a ideia por de trás das soluções inovadoras da Pepperl+Fuchs para Foundation Fieldbus H1 e para Profibus PA. Um exemplo desta ideia é a nova série R2 de SegmentProtectors. Esta nova série R2, vem permitir ligações mais rápidas a equipamentos de campo, com todas as características de segurança, tais como protecção contra curto-circuito num barramento de alta potência para aplicações em zona perigosa. É uma solução inteligente, desenhada para instalações rápidas, que facilita as ligações e tem como garantia afiabilidade.

A nova série R2 de Segment Protectors da Pepperl+Fuchs, é um bloco de ligações inteligente, desenhada para oferecer simplicidade, rapidez e segurança na instalação de qualquer infra-estrutura em barramento de campo. Até um total de 12 equipamentos de campo podem ser ligados ao barramento através de uma ligação dedicada com protecção contra curto-circuito. Utilizando o conceito de tronco de alta potência é garantida a protecção contra explosão em Zona 2 / Div 2.

Nesta configuração, o barramento principal é alimentado com 500mA, enquanto que a energia fornecida a cada ramal é limitada. Protegendo cada ramal contra curto-circuitos [fig.1], garantimos a fiabilidade necessária durante o funcionamento. O trabalho de manutenção nos instrumentos de campo em funcionamento não requer nenhum tipo de procedimento restrito, uma vez que o barramento principal é livre de qualquer influência dos instrumentos de campo, permanecendo em perfeito funcionamento.

Rápida instalaçãoO novo Segment Protector R2 combina o formato compacto comfacilidade de operação, tendo sido concebido para uma rápida instalaçãoem quadros. Uma variedade de formatos oferece a solução indicada para cada aplicação. Os acessórios de fixação rápida garantem uma fixação segura em calha DIN. Todas as fichas de ligação são amovíveis e possuem parafusos de forma a ser garantida uma ligação fiável.

Foram igualmente incluídos pontos de teste [fig.4] específicos para que possam ser ligadas eficientemente ferramentas de diagnóstico. Desta forma, poderão ser efectuadas medições durante a instalação e resolução de problemas sem qualquer interferência nas ligações efectuadas.

Facilidade de ligação garantia de fiabilidade. O novo Segment ProtectorR2 apresenta inovação, sendo uma solução bem conseguida que resulta na redução de ligações, numa diminuição considerável de hardware e de custos de manutenção da infra-estrutura global do barramento de campo.

O Segment Protector R2 é um componente vital para adicionar fiabilidade a um barramento de campo. Eleva a qualidade do sinal a um nível superior, melhorando globalmente a disponibilidade do sistema. Apenas o barramento de campo garante o fluxo ilimitado da informação, desde o sistema de controlo do processo até ao equipamento no campo. Isto permite uma completa configuração remota e fornece uma base técnica para que possa existir de facto uma gestão activa dos recursos.

A nova série R2 Segment Protector é outro exemplo de mais uma solução inteligente para barramento de campo da Pepperl+Fuchs.

O terminador [fig.3] do barramento encontra-se presente e bem visível na ficha em T, onde pode facilmente ser verificada a sua ligação. Neste sentido, falhas por falta de terminador serão evitadas durante o processo de instalação.

Intervenção manual no campoA ligação ao barramento é feita através de uma ficha em T [fig.2]. Este tipo de ligação permite resolver problemas de forma simples, bem como a substituição de Segment Protectors sem que a operacionalidade do sistema seja posta em causa.

O método directo é sempre o melhor método: O novo Segment protector R2! As comunicações tornam-se fáceis em Zona 2.

[Fig.2] [Fig.3]

[Fig.1]

[Fig.4]

Page 33: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

33 | www.ffonseca.com

Pro

cess

o

www.advantech.com

PWS-8101M

PWS-8101M

CComputador industrial portátil

AAgora pode aceder aos seus dados em qualquer parte, através de comunicação sem fios, beneficiando da robustez de um computador industrial IP65, em ambiente Windows e GPS como opção.

Características gerais:| Processador Intel® Core™ 2 Duo U7500;| Ecrã trans-reflectivo de 10.4" XGA TFT LCD (opcional);| Garantia de protecção IP65, resistência ao pó, sujidade e água;| Certificação MIL-STD-810F e MIL-STD-461E;| Painel frontal numérico com teclas de função, proporciona um fácil uso;| Bateria de Li-ion de grande capacidade com autonomia de 4h;| Comunicação sem fios 802.11a/b/g e bluetooth;| Windows XP Pro Embedded / XPe/ Vista Embedded;| Diversos acessórios de montagem disponíveis.

O PWS-8101M é um computador portátil ultra resistente, com um ecrã de 10,4” transreflectivo (opção) XGA ATFT LCD, processador Intel Core 2 Duo U7500, Wi-Fi e bluetooth. O PWS-8101M fornece um conjunto de funções para qualquer aplicação no exterior, com IP65 (refrigeração incluída).

Dispõe ainda de uma bateria de alta capacidade, que oferece uma autonomia de 4 horas. O PWS-8101M pode proporcionar horas de uso, sem descurar as exigências de um ambiente industrial, como a queda a3 metros e temperaturas de operação extremas.

PPWS-8033M Versão de 3.7" com Wi-Fi e GPS de série

Características gerais:| Processador XScale PXA 270 624MHz Core;| Ecrã de 3,7” com tecnologia transreflectiva;| Protecção IP67 total;| Certificação MIL-STD-810F e MIL-STD-461E;| Teclas de controlo de 5 sentidos e 4 teclas de função;| Bateria de Li-ion de alta autonomia (8 horas);| Comunicação sem fios 802.11b/g, bluetooth e GPS;| SO Windows CE 5.0 ou Mobile 6.1;| Diversos acessórios de montagem disponíveis.PWS-8033M

Page 34: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

34 | www.ffonseca.com

www.jumo.de

Caudalímetros e Fluxostatos

Transmissor depressão diferencial

multi-gama

Modelo 40.2004

Pro

cess

o

O novo é um equipamento construído para a medição em contínuo do caudal de líquidos neutros ou pouco agressivos que contenham baixos níveis de compostos sólidos. O equipamento fornece um sinal de impulsos 0…300Hz, proporcional ao caudal que pode ser medido entre 0,3 e 10m/s. Estão ainda disponíveis os já referidos acessórios de montagem.

fluxostato 440.6020

Nunca pensou, “que jeito que me dava se este transmissor medisse outra gama e tivesse uma saída analógica diferente”? Pois bem, isso agora é possível, num só equipamento. PPode selecionar uma gama diferente de pressão, assim como a saída do mesmo.

O transmissor de pressão diferencial modelo 40.2004 é adequado paramedir sobrepressão, vácuo e diferença de pressão em gases nãocorrosivos. É aplicável em áreas como AVAC, laboratórios e monitorizaçãode filtros. E não menos importante, a um preço económico!

As gamas possíveis de serem selecionadas são, 0…250Pa, 0…500Pa, 0…1500Pa ou 0…3000Pa, podendo ainda escolher se pretende uma saída analógica 0…10V, 0…20mA e 4…20mA.

O novo dispõe de um sensor magnéticoindutivo (MID).

Para garantir uma fácil instalação, estão disponíveis acessóriospadronizados desde DN15 a DN400. O transmissor pode ser utilizado emlíquidos com uma condutividade de 20S/cm ou superior e medir caudaisdesde 0,2 a 10m/s. Dispõe ainda de um sinal de saída 4…20mA, assimcomo um sinal de impulso de frequência 0…240Hz.Em aplicações de controlo simples pode ainda ser usada a saída a relédisponível.

caudalímetro 40.6010modeloQue gera um campo electromagnético, proporcional à

velocidade do fluido, com a vantagem de não dispor de pares móveis e deser fácil de instalar.

Page 35: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

35 | www.ffonseca.com

Pro

cess

o

www.jumo.de

LOGOSCREEN nt Ex

RRegistador digital DELOS SI

Sensor de pressão

O LOGOSCREEN nt representa uma nova geração de registadores digitais JUMO que se destacam pela sua concepção modular de aquisição de dados (3 a 18 canais de registo possíveis), conceito operacional inovador e altos padrões de segurança para impedir o acesso não autorizado e manipulação dos dados armazenados.

No LOGOSCREEN nt, os dados podem ser visualizados em imagens de processo, como por exemplo em curvas, gráficos de barras ou em forma alfanumérica. Estão ainda disponíveis poderosos programas para analisar e avaliar os dados arquivados, assim como configurar o LOGOSCREEN nt.

Características gerais:| Botão frontal de comando de uso simples e intuitivo;| Armazenamento confortável dos dados em cartão CF ou pen USB;| Leitura e tratamento dados automático através de software;| Interface com sistemas SCADA, PLC e PC;| Servidor Web integrado, para aceder aos dados confortavelmente de qualquer parte do mundo;| Sistema de controlo (iniciar, parar, texto) através de entrada para leitor de código de barras;| Função Modbus master;| Moldura frontal em aço inox, com protecção Atex, ideal para a indústria alimentar e petroquímica.

Já imaginou poder dispor de um ppressostato, que tenha ao mesmo tempo uma saída analógica, ecrã e gama de medição configurável?Pois então, a Jumo apresenta o Delos SI!

O DELOS SI da Jumo é um pressostato electrónico de grande precisão e versátil devido às suas saídas de comutação, à saída analógica configurável e ao visor de duas cores, para visualização do valor de processo e alarme. Devido à sua carcaça em aço inox, é um equipamento apto para aplicações em condições de trabalho agressivas e áreas sensíveis de higiene, como os casos da indústria alimentar e bebidas, farmacêutica, AVAC entre outras.

1 x PNP 2 x PNP saída de comutação 1 x PNP a saída analógica.Dependendo da aplicação, as várias saídas disponíveis são:

| | e um

CCaracterísticas principais:| Linearidade de 0,1%;| Gama de 100mbar até 600bar, ajustável até 25% da gama, sem perda relevante de precisão;| Ajuste do ponto zero;| Ecrã duplo a cores com função de alarme;| Saída analógica livremente configurável;| Versão disponível para altas temperaturas, até 200°C;| Configuração local ou através de software;| IP66.

RRegistador digital com ecrã TFT, interface CompactFlash e USB, com protecção ATEX.

Page 36: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

DUSTHUNTER T100:| Medição em condutas a partir de 0,5 mts a 12 mts;| Ajuste de zero automático; | Compensação automática de sujidade óptica;| Certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.Aplicações:| Para controlos ambientais exigentes e segundo normas ambientais vigentes.

DUSTHUNTER T50:| Medição em condutas a partir de 0,5 mts a 8 mts;| Ajuste de zero automático.Aplicações:| Controlo de processos e emissões sem necessidade de certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.

36 | www.ffonseca.com

Analisadores de partículas

DUSTHUNTER

Instalar e esquecer!

10.º Congresso Nacional de Manutenção

Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz

19 e 20 de Novembro de 2009

Stand Acontrol piso r/c

Parceria F.Fonseca

PPrincípio de dispersão de luz e auto-colimaçãoMedição de muito baixas e altas concentraçõesMedição de médias e altas concentrações

Princípio de auto-colimação (Transmission)DUSTHUNTER C

www.sick.com

DDUSTHUNTER T200:| Medição em condutas a partir de 0,5 mts a 12 mts;| Ajuste de zero automático;

| Certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.Aplicações:| controlo de emissões de acordo com as normas ambientais vigentes;| Para controlos ambientais exigentes dadas as compensações ópticas e ajustes automáticos do sistema.

| Compensação automática de sujidade em ambas as ópticas;| Alinhamento automático dos eixos ópticos;

Am

bien

te

DUSTHUNTER T

C 200| Apresenta dupla tecnologia no mesmo equipamento:| Princípio de Dispersão de Luz;| Princípio de Transmissão

DUSTHUNTER

(Autocolimação);| Compensação automática de sujidade em ambas as ópticas;| Alinhamento automático dos eixos ópticos;| Certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.Aplicações:| Controlo de emissões de acordo com as normas ambientais vigentes;| Para controlos ambientais exigentes, dadas as compensações ópticas e ajustes automáticos do sistema;| Adaptável a cada condição do processo, dada a dupla tecnologia incorporada.

MARATONA INOVAÇÕES

Page 37: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

37 | www.ffonseca.com

Visic 620

EEstaçõesMeteorológicas

Am

bien

te

SSF 100DUSTHUNTER| Instalação com 2 tomas;| Ajuste de zero automático;| Compensação automática de sujidade;| Certificados de acordo com a normas ambientais vigentes.Aplicações:| Ideal para processos com temperaturas elevadas e meios corrosivos, dado não haver contacto do analisador com o meio.

DUSTHUNTER SP 100

| Ajuste de zero automático;| Compensação automática de sujidade;

Aplicações:| Ideal para condutas de parede dupla ou de elevada espessura;| Controlo de emissões de acordo com as normas ambientais vigentes.

| Instalação com apenas uma toma, sem necessidade de alinhamentos ópticos;

| Certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.

Aplicações do SB100:| Ideal para condutas de parede dupla ou de elevada espessura;| Controlo de emissões de acordo com as normas ambientais vigentes;| Para controlos ambientais exigentes dadas as compensações ópticas.

Detecção de nevoeiro ou visibilidade em túneis rodoviários

Detecção de nevoeiro e precipitação em auto estradas

Aplicações:

RadiaçãoTemperatura

Precipitação

Pressão

Velocidade do vento

Detecçãonevoeiro

SSensor de precipitaçãoDDetecção de nevoeiro: 10m... 16Km

DDUSTHUNTER S

Medição de baixas e médias concentraçõesPrincípio de dispersão de luz (Scattered ligth)

| Instalação com apenas uma toma, sem necessidade de alinhamentos ópticos;| Ajuste de zero automático;| Compensação automática de sujidade;

DUSTHUNTER SB 100

| Certificados de acordo com as normas ambientais vigentes.

DUSTHUNTER SB 50

| Instalação com apenas uma toma, sem necessidade de alinhamentos ópticos;| Ajuste de zero automático;| Compensação automática de sujidade.Aplicações:| Controlo de processos e emissões, sem necessidade de certificados, de acordo com as normas ambientais vigentes;| Ideal para condutas de parede dupla ou de elevada espessura.

| Princípio de dispersão de luz (scatered ligth) para a medição de baixas concentrações;

Page 38: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

38 | www.ffonseca.com

www.ados.de

DDusthunter

Am

bien

te

MMonitorização de gasesEquipamentos ADOS

Monitorização de solventes (controlo de processo e emissões).

Linhas de pintura: monitorização de compostos orgânicos - solventes (tolueno);Testes de motor e teste de travões. Componentes a monitorizar:CO, NO , SO , CnHm, H ;X 2 2

Emissões.

Sistemas de monitori-zação de Biogás.

Analisadores multi-canal em processos de fermentação.Analisadores NDIR para processos de compostagem;

Monitorização de CO em parques de estacionamento subterrâneos;Monitorização de CO em 2

salas de conferência, reuniões e locais de trabalho;Monitorização da eficiência de filtragem em Sistemas AVAC.

GPL (butano + propano)

ENGENHARIA DA VENTILAÇÃO | AVAC

ARMAZENAMENTO DE GÁS LÍQUIDO

PROTECÇÃO DE LOCAIS DE TRABALHO TIPOGRAFIAS

INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

TRATAMENTO DE RESÍDUOSAGRICULTURABIOGÁS

standard

standard

compacto

compacto

Monitorização da concentração de gases máximos admissíveis,controlo dos valores limites de exposição do trabalhador, em ambiente laboral;Protecção de Zonas Ex.

Medição de CO e O2 2

Indústria da cerveja

Tratamento de resíduosH S, CO , CH , O , H2 2 4 2 2

Page 39: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Test

ee

Med

ida

39 | www.ffonseca.com

AquaTrans AT868

CCaudalímetro de líquidos ultra-sónico

GE IndustrialSensing

www.gesensing.com

O AquaTrans AT868, é um caudalímetro de líquidos ultra-sónico, para medição de fluidos acusticamente condutores, incluído a maioria dos líquidos puros e muitos outros com sólidos ou bolhas de gases.

O modelo AT868 da GE Panametrics, embora projectado para aaplicações municipais, tais como em águas potáveis, águas residuais e esgotos, é uma alternativa versátil e económica para medição de caudal em muitas outras áreas. De instalação fácil através do método não intrusivo, ou em alternativa de 1% de precisão com interrupção da tubagem, oferece ainda uma grande facilidade de configuração, através do seu teclado interno. Esta solução é adaptável a uma ampla variedade de tamanhos (1/2” a 300”) de tubos e materiais (todos os metais e a maioria dos plásticos até 3” de espessura). De destacar que o AquaTrans AT868 é apropriado para tubos condutores.

O AquaTrans AT868 é totalmente digital e não contém partes móveis, exigindo o mínimo de manutenção. A tecnologia patenteada Correlation Transit-Timeoferece a melhor precisão, sem perdas, mesmo em aplicações de longo prazo. Está ainda disponível uma versão de dois canais para medir em dois tubos ou para cálculo da média bidireccional no mesmo tubo, a fim de obter uma maior precisão.

O AquaTrans AT868 disponibiliza ainda um ecrã para leitura local, uma saída analógica 0/4…20mA isolada, uma saída de frequência/impulsos, interface RS232 e como opcional RS485. Igualmente disponível está a informação da velocidade de caudal, caudal volumétrico e caudal total.

Page 40: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Test

ee

Med

ida

40 | www.ffonseca.com

www.techne.com

Monitores de partículasDusthunterBBanhos fluidizados

para calibração e tratamento térmico

XLOs banhos de fluidos da Techne, oferecem uma vasta gama de soluções, para as mais variadas aplicações, com a melhor estabilidade de temperatura. Ao contrário dos convencionais banhos, a referida gama da Techne usa óxido de alumínio (Alumina), que nunca precisa de ser substituído, não evapora e é seguro de usar, tornando-se assim uma escolha lógica relativamente aos sistemas de sal/potássio fundido, óleo, fornos e calibradores de bloco seco.

Aplicações, entre muitas, dos banhos de fluidos:| Verificação e calibração de sensores de temperatura, equipamentos e sistemas (série LAB e FB08);| Tratamento de metais para a indústria farmacêutica/medicina (série FB08);| Limpeza de peças e ferramentas usadas na indústria dos plásticos (série IFB);| Análises químicas reactivas, incluído a destilação (todos os modelos);| Aplicações gerais de tratamento térmico até 600ºC (todos os modelos);| Análises térmicas de equipamentos, componentes e materiais (todos os modelos).

Modelo Equipamento Gama Estabilidade Características e Aplicações

Gama básica de laboratório

Gama Industrial

Gama FB08 de precisão

50…600ºC

50…600ºC

50…700ºC

±2.0 a 500ºC

±1.0 até aos 600ºC

±0.08ºC em toda a gama e modo normal

±0.008ºC em toda a gama em modo “caixão”

Uma óptima escolha para aplicações gerais de calibraçãoe tratamento térmico

Ampla gama de aplicações, desde a limpeza de peças e ferramentas na indústria do plástico, aquecimento de reacções térmicas, análises químicas reactivas, reacções endotérmicas e exotérmicas.

Excelente escolha para sistemas de calibração de sensores de temperatura. Tratamento de metais e malhas metálicas (Nitinol), usadas na medicina.

antes e depois

Page 41: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Test

ee

Med

ida

TTestes de segurança em quadros eléctricos

S3311

O nível de exigência dos clientes finais é cada vez maior no que respeita às garantias de qualidade e segurança dos produtos que adquirem. Os quadros eléctricos não são uma excepção, garantir os requisitos de segurança impostos pelas normas nacionais ou internacionais, são uma necessidade crescente para qualquer fabricante de quadros eléctricos.Especialista em equipamentos de teste de segurança eléctrica, a SPS Electronic, apresenta a solução ideal para o teste de quadros eléctricos, o

..

| Testes segundo EN60204 e EN60439 entre outras;| Fácil utilização;| Sequências de teste parametrizáveis;| Impressão directa de relatórios de teste.

S3311

Acrescenta inúmeras vantagens ao sistema de testes:| Leitura de códigos de barras com filtro: - Identificação do produto em teste; - Numero de série; - Comentários;| Controlo remoto de unidade de teste por: - Ethernet; - USB; - RS232;| Criação de programas de teste de forma simples;| Gravação de resultados de teste em base de dados;| Protecção por palavra-passe para diferentes níveis de acesso;| Impressão de relatórios personalizados.

DAT3800 Software de controlo e aquisição de dadosSoftware de uso simples e intuitivo para ambientes Windows, permite controlar remotamente os equipamentos de teste.

41 | www.ffonseca.com

www.spselectronic.com

Page 42: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

42 | www.ffonseca.com

Ene

rgia

www.comarcond.com www.aeceuro.co.uk

UUPS trifásica on-line, 10 a 30kVA

STAR T5100

dupla conversão

Série DMPQuadros de

compensação de factor de potência automáticos

A nova série de fontes de alimentação ininterrupta T5100 da AEC, é a solução perfeita para a protecção de cargas trifásicas, adoptando a mais recente tecnologia digital para atingir a fiabilidade total do sistema com um custo extremamente competitivo.

Com uma construção robusta, são indicadas tanto para ambientes de escritório como industriais. A série T5100 usa a mais recente e avançada tecnologia para garantir o melhor desempenho e maior vida útil dos componentes internos, mesmo nas situações mais difíceis e exigentes.

Principais características:| A mais recente tecnologia digital sem transformador com dupla-conversão;| Factor de potência à entrada 0,99;| Gama de tensão à entrada -25% a +25% da tensão nominal de rede;| Regulação independente das três fases;| Grande capacidade de sobrecarga;| Baixa dissipação térmica;| Ecrã LCD e LED para fácil consulta e operação;| Comunicação: RS232; RS485; SNMP e Relé;| Facilmente configurável para utilização em paralelo e redundância.

A série de quadros DMP, foi especialmente concebida para garantir o bom funcionamento de instalações com conteúdo harmónico particularmente gravoso. Construídos com base em condensadores monofásicos ligados em estrela que utilizam a tecnologia de fabricação DMP (Double Metallized Paper), têm como principais características a estabilidade térmica na presença de elevadas potências reactivas e altas correntes RMS, baixas perdas e elevada fiabilidade dos componentes.

Principais características:| Tensão nominal: 400 ou 450 Vac a 50Hz| Quadro: Metálico| Ventilação: Por convecção em quadros com potências até 150kvar e forçada para potências superiores.| Seccionador: Tripolar com encravamento da porta.| Condensadores: - Monofásicos em polipropileno metalizado impregnados a óleo sem PCB, com segurança anti-explosão e resistência de descarga. - Tensão máxima em permanente: 600Vac - Sobre-corrente por carga harmónica: 4In - THDC Máx.: 85%| Controlador: Varimétrico

Vantagens da utilização de sistemas de compensação DMP:| Aumento da potência disponível do sistema;| Redução / Eliminação de penalizações decorrentes do consumo de energia reactiva;| Redução da potência dissipada nas linhas por efeito de joule;| Menos falhas de tensão;| Dimensionamento inferior das instalações de produção, transporte e transformação;| Aumento do tempo de vida útil das cargas presentes na rede;| Aumento da eficiência energética do sistema.

Page 43: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

43 | www.ffonseca.com

www.janitza.com

O analisador de energia UMG 511, é particularmente indicado para monitorização contínua da qualidade da energia segundo a normaEN 50160. Todos os parâmetros da qualidade da energia são recolhidose analisados, quer sejam flickers, micro-interrupções, transientes,harmónicos até à 63ª ordem ou correntes de arranque/pico.

EExtensas possibilidades de comunicação:Modbus RS485, Profibus, Ethernet TCP/IP, BACnet, HTTP, FTP, SMTP, SNTP, DNS, permitem uma integração rápida e económica em qualquer tipo de rede de comunicação existente. Através de um explorador de Internet, poderemos aceder ao servidor Web disponível no analisador, a partir de qualquer ponto com acesso à Internet. O software que é fornecido com o analisador, permite uma análise extensa apenas através de um click.

Uma ferramenta fundamental deste analisador, é o software de análise GridVis, fornecido juntamente com o analisador. O GridVis pode ser utilizado de forma prática, através de um click, para dar início à análise segundo a norma EN50160. A apresentação de dados, a análise em tempo real e o histórico de dados é também uma ajuda para a determinação da causa raíz de problemas presentes na rede.

Valor acrescentado, com novas funcionalidades!

O objectivo principal é a monitorização da qualidade com que a energia é entregue pelo fornecedor. O UMG 511 pode também ser utilizado em aplicações para análise de falhas no lado do consumir, podendo também ser utilizado como medida preventiva para perturbações na rede. Um sistema de comunicação rápido, fiável e de custo optimizado pode ser desenvolvido através de ligação Ethernet. A homepage disponível do analisador oferece a oportunidade para descarga de dados, ou para configuração do analisador, utilizando o servidor Web integrado. O elevado número de entradas e saídas digitais, oferecem uma variedade de opções de comunicação que permitem a ligação a um PLC ou a tarefas de controlo independentes.

UMG 511Analisador da qualidade

da energia segundo a norma EN 50160

Janitzaelectronics

Ene

rgia

Características principais:| Medição da qualidade da energia segundo norma DIN EN 61000-4-30;| Classe de medição classe A;| Análise de Fourier 1ª até à 63ª ordem de harmónicos para U-LN, U-LL, I P (consumida/fornecida) e Q (ind/cap);| Medição de harmónicos e inter-harmónicos (U-LN, U-LL) de acordo com a norma DIN EN 61000-4-7;| Análise e avaliação segundo a norma EN 50160;| Medição de flickers segundo a norma DIN EN 61000-4-15;| Medições em linhas TN e TT (500V CAT III);| 4 entradas em tensão, 4 entradas em corrente;| Amostragem contínua das entradas em corrente e tensão a 20kHz;| Gravação superior a 2000 parâmetros diferentes de medição por ciclo (200ms);| Detecção e gravação de transientes >50μs até 16000 amostras;| 8 entradas digitais e 5 saídas digitais;| Profibus DP/V0 em alternativa RS485 (Modbus RTU, Modbus-Master, opcional BACnet);| Ethernet (servidor Web, E-Mail, opcional BACnet);| Programação em Jasic para aplicações específicas.

Áreas de aplicação:| Monitorização contínua da qualidade da energia segundo a norma EN 50160;| Gateway para Ethernet de uma rede RS485;| Analisador de falhas eléctricas para problemas de rede;| Monitorização de rede de distribuição interna segundo as normas: EN 61000-4-7,4-15, 4-30;| Relatório com análise eléctrica completa segundo a norma EN 50160;| Controle e monitorização remota.

Aplicações:O analisador da qualidade da energia, equipado com entradas em tensão e corrente, recolhe e digitaliza os valores efectivos (TRMS) de correntes e tensões em redes de 40Hz-70Hz. O microprocessador integrado, calcula os parâmetros eléctricos dos valores amostrados. A tensão nominal pode ser definida como fase-neutro ou fase-fase para medições em sistemas trifásicos. Esta tensão servirá de tensão de referência para a medição de harmónicos, transientes, registo de eventos e para medição de flickers. Pode ser configurada uma corrente nominal e utilizada para a medição de eventos em corrente. A 4ª entrada em corrente e tensão representa uma medição separada do sistema. No entanto, é geralmente utilizada para medição da corrente de neutro ou da terra ou usada para medição da diferença de tensão entre o neutro e a terra.

Page 44: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

44 | www.ffonseca.com

Ene

rgia

/ A

rtig

owww.janitza.com

MMonitorização da qualidade de energia - redução de custos na gestão de instalações eléctricas

O rápido crescimento do custo da energia torna-a, cada vez mais, numa importante parcela dos custos gerais para qualquer instituição. O primeiro passo para evitar a armadilha do custo da energia, é gravar com precisão todos os parâmetros relativos ao consumo desta. Os contadores e analisadores de energia modernos, garantem a transparência necessária para a monitorização e controlo da utilização de energia. Com base nosdados detalhados recolhidos por estes sistemas, podem ser criados e implementados conceitos e soluções para a redução dos custos com a energia.Este primeiro passo, monitorização e gravação de dados, possibilita também que posteriormente possamos monitorizar e avaliar os resultados obtidos.

Potenciais formas de redução de custos não visíveisExistem inúmeros potenciais de redução de custos na gestão de energia de edifícios ou instalações industriais. Um factor de custo importante é a factura de electricidade da instalação. No entanto, esta factura é apenas uma parte facilmente visível dos custos que podem ser muito superiores se considerados os efeitos de um fornecimento pouco fiável e “sujo” de energia. A par com o custo directo da electricidade, a utilização efectiva dos sistemas e equipamentos de distribuição, bem como, um fornecimento fiável de energia, podem representar um papel importante na eficiência económica. Não sendo óbvios, estes custos são também referidos como “custos não visíveis”.

$

AAnalogia do Iceberg:

Os custos não visíveis” de equipamentos subutilizados, juntamente com um fornecimento pouco fiável, apresentam um potencial enorme para a redução de custos.

Potencialidades de redução de custos, só são possíveis com os analisadores de energia de última geração.

Redução dos custos com a electricidade, 3 parcelas:| Redução do consumo em kWh;| Redução dos custos com energia reactiva, através da melhoria do factor de potência e redução de penalizações;| Eliminação de custos com consumos de ponta.| Identificação dos “glutões” de energia.| Redução dos custos de manutenção.| Aumento do tempo de vida de equipamentos eléctricos e electrónicos.| Registo exacto dos consumos por centros de custo (ex. Quantidade de energia utilizada em cada escritório).| Estabilização do fornecimento de energia para reduzir tempos de paragem (em computadores, por exemplo).| Tomar medidas pró-activas possibilitadas pela transparência na distribuição de electricidade.

Na gestão de propriedades alugadas, a melhoria de precisão na recolha de dados permite uma melhor subdivisão da facturação e cria centros de custos associados a cada inquilino.

Com um sistema de monitorização bem preparado, podem serfacilmente gerados relatórios de consumo de energia que possibilitama verificação da factura do fornecedor. Além disso, é uma óptima ferramenta para melhorar a previsão de consumos, facilitando a negociação de novos contratos de fornecimento perfeitamente ajustados às necessidades reais, o que pode resultar numa redução substancial do custo da energia.

A estruturação do sistema de monitorização pelos diversos níveis deuma instalação, facilita a detecção de fontes de consumo poucoeconómicas e desperdícios de energia. A identificação e eliminaçãodestas fontes de custo exagerado são possíveis, somente através datransparência oferecida pelos sistemas de monitorização e da adopçãodas respectivas medidas correctivas.

Vários pontos de vista para a redução de custosA redução de custos, pode ser avaliada por diversos departamentos de uma empresa como a gestão financeira ou a gestão técnica que, obviamente, têm pontos de vista, interesses e planos de acção diferentes.

A recolha de dados detalhada possibilitada pelos equipamentos de medição mais modernos, permite satisfazer os interesses de todos os envolvidos. Uma rede de analisadores bem preparada e distribuída pelas várias secções de uma instalação, facilita não só a interpretação de resultados, como possibilita uma gestão optimizada de recursos, resultando na redução de custos.

Optimizar a utilização de equipamento

Reduzir custo de electricidade

Melhorar a fiabilidade do sistema e assegurar processos estáveis

Ene

rgia

/ A

rtig

o

Continua »»»

Page 45: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

ARTIGO

45 | www.ffonseca.com

Ene

rgia

/ A

rtig

o

Para os responsáveis pelo fornecimento de energia, a documentação simples da qualidade da tensão com gravação contínua é de extrema importância. O analisador UMG510 procede à análise completa segundo a norma EN50160, para um período de tempo definido pelo utilizador, disponibilizando os valores medidos. A aanálise do histórico de dados gerados pelo sistema inteligente de gestão de energia, permite, em caso de problemas de fornecimento, ter dados concretos em vez de apenas suposições para negociar acordos com o fornecedor de energia.

Nas saídas dos vários postos de transformação (PT) foram instalados analisadores UMG507E. A prioridade neste ponto seria a monitorização e controlo dos perfis de consumo, com a intenção de permitir supervisionar, não só, os picos de consumo, como alguns parâmetros de qualidade de energia como: interrupções, conteúdo harmónico, etc. Cortar temporariamente a alimentação a determinados circuitos não prioritários, como por exemplo algumas iluminações ou sistemas de climatização, permitiu reduzir consideravelmente o pico de consumo com reduções até 20% na factura de electricidade.

P em

kW

Ciclo de cargadiária

Poupança na redução de consumosValor alvo

Os controladores de picos de consumo, também conhecidos como deslastradores, são uns dos equipamentos de gestão de cargas mais eficientes, conseguindo um retorno de investimento normalmente curto, na ordem de alguns meses.

Para além do controlo dos ppicos de consumo, a sua monitorização é também importante, na medida em que permite melhorar a distribuição dentro da instalação, evitando sobrecarregar algumas secções da instalação, possibilitando adiar ampliações das cablagens, minorando a necessidade de recurso a sistemas de UPS, que são normalmente dispendiosos.

As diversas alimentações individuais de escritórios ou secções, passaram a ser monitorizados por analisadores UMG96S com interface de comunicação RS232 ou RS485. Esta acção melhorou a transparência e facilitou a atribuição da energia consumida a centros de custos específicos e bem definidos. A atribuição de consumos a centros de custos, permite uma maior sensibilização dos departamentos e pessoas que neles trabalham para um primeiro passo na redução do consumo. Para além disso, o conhecimento exacto do consumo de energia por cargas individuais, ou grupos de cargas, ajuda à detecção de cargas ineficientes permitindo tomar as medidas correctivas necessárias, com vista a melhorar o desempenho e reduzir custos.

Controlo de picos de consumo. Diagrama de carga diário.

Relatório Qualidade de Energia, segundo Norma EN50160 (de 20 págs).

AAmbiente ITServidorBase de DadosSoftware de análiseClientesFerramentas de análise

Monitorização de Qualidade de EnergiaAlimentação Geral:- EN50160- Lado Fornecedor- Gravação de eventos- Transientes- Gateway

| Medição de consumos de energia| Atribuição de custos precisa| Comparação de eficiência energética| Qualidade de energia| Monitorização de subcargas

Monitorização TR1- Interrupções de curta duração- THD-V- Corrente máxima- Controlo de Relés

Distribuidores 400V

Rede 10kV

Rede Ethernet/ TCP/IP

Esquema da configuração do sistema inteligente de gestão de energia

Identificação de ineficiências de consumos. O alto nível de transparência permite detectar cargas ineficientes.

Para melhor ilustrar a filosofia e os conceitos inerentes à monitorização de energia, considere-se o exemplo real referente a um complexo de edifícios de escritórios, localizado na Alemanha, onde a gestão de topo pediu ao departamento técnico para justificar os crescentes custos com a energia,bem como sugestões para potenciais reduções dos mesmos.

Até à data, eram utilizados sistemas de medição tradicionais como voltímetros e amperímetros analógicos, instalados nos diversos quadros. A gestão decidiu avançar para a instalação de uma rede de monitorização, constituída por analisadores de rede UUMG96S, UMG507E e UMG510 da Janitza. O objectivo seria determinar o consumo de energia em cada edifício, departamento e áreas alugadas, bem como, verificar a qualidade de energia geral. Para tal, foi adoptado um conceito de multinível, colocando um analisador de qualidade de energia UMG510 na alimentação geral da instalação feita a 10kV, distribuindo depois, vários analisadores de rede e contadores de energia pela instalação de forma estruturada.O analisador de qualidade de energia verifica a qualidade desta fornecidapela rede de distribuição do fornecedor, segundo os parâmetros definidos nanorma de qualidade de energia EN50160.

Page 46: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

ARTIGO

46 | www.ffonseca.com

www.janitza.comE

nerg

ia/A

rtig

o

A transparência nos sistemas de distribuição ajuda a identificar a chave dos problemas. O ssistema inteligente de gestão de energia, com a sua distribuição de pontos de análise em sectores ou níveis, permite um grau de transparência na utilização da instalação eléctrica indispensável à detecção e compreensão da origem de alguns problemas. Por exemplo, fazendo uma comparação dos valoresobtidos por vários equipamentos sincronizados, é possível determinar se uma interrupção curta teve origem na rede de distribuição do fornecedor de energia ou, se foi causada por uma carga presente na instalação. Este tipo de fenómeno pode acontecer com correntes de arranque geradas pela comutação de bancos de condensadores; arranques de motores, ou mesmo, um curto-circuito.

Este tipo de sistema de monitorização só é possível graças ao recurso a equipamentos interligados por um barramento de campo, que permitem a gravação de dados automática, disponibilizando uma grande quantidade de informação em tempo real ou em forma de bases de dados. Numa perspectiva actual e com o intuito de reduzir os custos de instalação destas redes, é cada vez mais usual o recurso à tecnologia Ethernet visto estar bem disseminada e ser simples de implementar. No entanto, os equipamentos de medida com interface Ethernet são normalmente mais dispendiosos. No exemplo apresentado, a solução passou por utilizar a GGateway Modbus do analisador UMG507E para interligar os equipamentos UMG96S a uma rede Ethernet. Assim, foram utilizados analisadores UMG507E nos principais pontos de distribuição. Nos pontos onde apenas se pretendia monitorizar os consumos, foram instalados analisadores UMG96S, interligados através de uma rede Modbus, passível de ser acedida via Ethernet através da Gateway do analisador UMG507E.

Podem ser definidos limites para os vários parâmetros medidos, sendo o colaborador responsável informado via ee-mail, logo que surja alguma situação de alarme. Com uma utilização correcta destes limites é possível prevenir problemas ou paragens,criadas por exemplo, por um excesso de consumo numa determinada secção da instalação. Situação que provocaria o disparo de um disjuntor permitindo, desta forma, uma perspectiva proactiva de solução, em vez de esperar que o problema surja.

A informação recolhida por um sistema inteligente de gestão de energia tem necessariamente que ser adquirida, gravada e processada, a fim de ser visualizada e disponibilizada ao utilizador. Um primeiro passo, será criar uma vista de topologia, que permita ter uma panorâmica do sistema. A informação recolhida pode então ser mostrada e, através da definição de limites de alarme, situações críticas podem ser facilmente detectadas.

Foi instalado o software PSWProfessional permitindo assim a análise em tempo real, ou com recurso a base de dados de valores e gráficos, a comparação de diagramas de carga e visualização de eventos.

Em conclusãoCom a integração das mais diversas funcionalidades, os analisadores de energia modernos estão a avançar para algo muito além de simples multímetros digitais. Estes equipamentos incluem já funcionalidades como:

| Medição de energia [kWh, kVArh]| Análise de harmónicos| Gravação de transientes| Gravação de eventos| Controlo de picos de consumo [deslastragem]| Funções tipo PLC| Gravação de dados geral| Monitorização de condições

Gateway Modbus. Topologia Mestre-Escravo.

Vista topológica

Avaliação gráfica. Problemas chave podem ser detectados comparando vários pontos de medição sincronizados. Neste caso uma baixa tensão em simultâneo com uma baixa corrente indicia falha no fornecimento de energia por parte da rede de distribuição.

Texto adaptado da nota de aplicação AN1014/V01 - “Power Quality Monitoring Cost Reduction in Building

Facility Management” Ing. Rudolf Mueller (Janitza)Adaptado por Eng.º Miguel Sousa F.Fonseca, S.A.

Este conceito de sistema inteligente de gestão de energia permite obter informação sobre a instalação a qualquer hora e em qualquer lugar. É típico, os problemas surgirem logo que nos ausentamos. O servidor de Internet presente no analisador UMG 507E permitiu, a todos os colaboradores autorizados, quer se trate de um responsável do departamento eléctrico ou da equipa de gestão, ter acesso directo à informação dos pontos de medição individuais de forma imediata.

Homepagedo UMG507E

Page 47: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

47 | www.ffonseca.com

Serv

iços

Apoio e assistência a clientes F.FonsecaSServiços de consultadoria energéticaA sensibilização para a qualidade da energia, ganhou um novo significado nos últimos anos, para as empresas. A falta de qualidade da energia leva ao aumento do desgaste em todos os equipamentos eléctricos de comutação e controlo, bem como em todas as cargas eléctricas ou electrónicas, podendo conduzir a paragens na produção.

A F.Fonseca é representante de vários fabricantes, líderes mundiais de equipamentos para monitorização de qualidade da energia, sistemas de optimização energética e de soluções que visam melhorar a eficiência energética das instalações.

Compromisso:Entrega de relatório com os seguintes pontos:| Recolha de parâmetros eléctricos com analisadores de energia de última geração;| Apresentação de dados recolhidos;| Análise de dados recolhidos;| Conclusões;| Proposta de solução para a resolução de problemas encontrados;| Proposta de soluções que visam melhorar a eficiência energética das instalações.

John Russkin

Com este novo serviço, a F.Fonseca pretende ir de encontro às necessidades mais recentes dos seus parceiros, assim como contribuir de forma activa na redução de custos associados à má utilização da energia eléctrica.

Os nossos equipamentos de medição, disponibilizam informação essencialsobre a qualidade da energia e ineficiências energéticas.Consequentemente, ficamos habilitados a apresentar soluções que visam:quer a resolução de problemas concretos; quer a melhoria da eficiênciaenergética das instalações; assim como também evidenciar potenciaisformas de redução de custos energéticos.

“ Qualidade nunca é um acidente,é sempre o resultado de um esforço inteligente”

SSoluções de qualidade de energia| CFP estático;| CFP Dinâmico;| Filtragem de harmónicos;| Filtros activos;| Filtros EMC;| Supressores de tensão.

Soluções para qualidade de energia UPS´s

Analisador de energia Medição, gestão e correcção

Page 48: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

Ao serviço do ambientesoluções inovadoras

projectos chave-na-mão

F.Fonseca em colaboração com ENVIENERGY

A F.Fonseca dispõe de soluções chave-na-mão em projectos ambientais, contando com aparceria com a Envienergy, especialista em inovação tecnológica em ambiente e energia, para uma

recente

melhor e maior oferta ao mercado!

A F.Fonseca S.A. é representante em Portugal de alguns dos mais prestigiados fabricantes a nível mundial em áreas diversas, nomeadamente na área do ambiente. Com equipamentos para monitorização de poluentes atmosféricos, como gases e partículas,assim como caudal, pressão e temperatura em fontes industriais/processo.Também na área da medição analítica em estações de tratamento de águas,e na monitorização da qualidade do ar interior, estamos a acompanhar o mercado, integrando serviços e soluções chave na mão.

Alguns dos principais clientes da F.Fonseca na área ambiente:Efacec | Indutora | S.A. Automação

Alguns projectos/intervenções da F. Fonseca na área ambiente:Portucel/Soporcel | Termoeléctrica do PEGO | Cimpor | Maxit | Lusical | Sakthi Portugal

| Analisadores de Túneis| Análise de Gases In Situ| Análise de Gases por Extracção| Análise de Líquidos/Águas| Aquisição de Dados| Caudalímetros para Gases| Medição de Nível| Monitorização Partículas (Opacímetros)| Analisadores de Medição Analítica| Medição de Gases por Infra vermelho| Análise Qualidade Ar Interior| Caudalímetros

Principais áreas de produto:

A marca Envienergy reflecte o posicionamento da nova empresa assente em três factores fundamentais: especialista em inovação tecnológica; parceiro na prestação de serviços de elevado valor acrescentado; dimensão diferenciadora expressa pela abrangência de serviços, quadros de recursos humanos e capilaridade da sua rede.

| Emissões Gasosas (Medições In Situ e Calibrações)| Qualidade do Ar| Energia (Auditorias e Planos de Racionalização)| Certificação Energética (RSECE e RCCTE)| Acústica e Vibrações| Higiene e Segurança no Trabalho| Consultadoria Ambiental, Energética e de Higiene e Segurança| Calibração e Aluguer de Equipamentos| Formação

A Envienergy – Ambiente e Energia, Lda., é uma empresa que actua nas seguintes áreas:

Instruments

48 | www.ffonseca.com

Ser

viço

s

Page 49: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

49 | www.ffonseca.com

www.presys.com.br

Pro

moç

ões

Instrumentação e Sistemas

CCalibrador de Temperatura TC-502Mede e gera os sinais de mV, T/C, Ohms e RTD, além de medir mA

Multicalibrador Universal ISOCAL-MCS10Mede e gera sinais de mA, mV, Volts, Ohms, RTD, T/C e Hz

CCalibrador de Malha LC-505Mede e gera os sinais lineares padrão de malha de corrente e tensão (mA e Volt)

SSuper Termómetro ST-501Termómetro padrão, resolução de 0,001ºC.

BBanho Térmico tipo Bloco SecoBanho térmico tipo bloco seco, termómetro padrão e calibrador para termopares, termoresistências, termostatos e sinais mA, mV e

CCalibrador de Pressão PC-507Mede pressão, mA eVolts e gera mA e Volts. Possui entrada para ligação de sensor de temperatura

Agora a preços ainda mais convidativos!LLinha completa de calibradores

Promoção válida até ruptura do stock existente!Consulte-nos, inclusive para outros modelos.

PPROMOÇÃOPROMOÇÃO

Page 50: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

50 | www.ffonseca.com

Pro

moç

ões

GE IndustrialSensing

www.jumo.de www.gesensing.com

Preciso de um controlador de temperatura, com uma saída por contacto e analógica, entrada universal, com duplo ecrã brilhante, fácil de configurar, RS485, com qualidade alemã e económico…

Agora pode ter tudo isto num só equipamento!

Características:| Versões disponíveis 48x48mm, 48x96mm e 96x96mm;| Painel frontal estanque;| Compacto;| Função rampa, contagem e temporizador;| 2 Entradas binárias;| Auto optimização do controle PID;| Função Power on delay, para controlo de picos no arranque.

O DPI 104, é um manómetro digital de precisão, funcional, compacto, robusto e sem necessidade de alimentação. A avançada tecnologia de silíciooferece uma precisão de 0,05% de fácil escala e uma amplagama de pressão (até 1400bar),para as mais variadas aplicações.

Promoção válida até 31 de Dezembro!Consulte-nos, inclusive para outros modelos.

Promoção válida até 31 de Dezembro!Consulte-nos, inclusive para outros modelos.

Características:| Display grande até 5 dígitos, de fácil leitura;| Indicador gráfico da percentagem de pressão;| Saída 0…5V;| Compensação da temperatura;| Funções de teste de comutação, Min./Máx e alarme;| Interface RS232, entre outras;

Disponível também na versão para zona explosiva, DPI 104-IS.

Controlador de temperatura

cTRON

Manómetro digital de precisão

GE Druck DPI 104

Page 51: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

51 | www.ffonseca.com

Equ

ipas

eP

rofis

sion

ais

EEquipas e Profissionais

AArtur Martins, Eng.º | Administração | Dir. Comercial Indústria

A missão principal do Director Comercial Indústria, é potenciar excelência, na oferta de produto e serviço aos mercados. Influenciar a estrutura interna e externa, para gerar valor a todos os interessados. Garantir melhoria, evolução estrutural, e notoriedade nos mercados. Como administrador, liderar, acompanhar e desenvolver,competências e conhecimentos nos mercados e sociedade.

Responsável pela coordenação dos serviços Administrativos eRecursos Humanos. Tenho como objectivos, não só conseguiruma boa gestão administrativa, mas também obter uma políticade pessoal justa e perfeita, para que exista um bom ambiente de trabalho e uma equipa super motivada, afim de que todos ajudem a empresa a alcançar os objectivos idealizados.

JJosé Luís, Dr. | Administrativos / Recursos Humanos

António Manuel, Sr. | Gestão CréditosSou o responsável pela Gestão de créditos. Para tal contacto com os clientes solicitando o pagamento dedocumentos vencidos, aprovo documentos para pedidos a fornecedores e saídas de material para os clientes. Faço a gestão de alertas aos clientes sobre os vencimentos deletras aceites. Por fim também coordeno a gestão de conflitos,nomeadamente reclamações e atrasos nos pagamentos.

Miguel Valente, Sr. | Director Logística

Tenho como principal missão a coordenação do departamento de logística. Nesse âmbito sou responsável pela gestão de stocks e encomendas de clientes. Pelas compras e produção em termometria.Em última instância sou responsável pelo cumprimento daspromessas feitas aos clientes.

Paulo Lavos, Sr. | Expedição e Embalagem

Luís Aguiar, Sr. | Proc. Encomendas | Automação, Domótica

Sou operador de logistica na área de Automação Industrial, Domótica & Soluções Inteligentes. Tenho como principal objectivo a gestão de encomendas de cliente e gestão dos processos na assistência pós venda das mesmas áreas, servindo de interface entre a logística e o cliente, de forma a assegurar todo o trabalho comercial.

Tenho como função a verificação das entradas e saídas de material, assim como a manutenção e logistica do nosso armazém. Dou também os primeiros passos na termometria.

Realizo a inspecção da mercadoria que recebemos dos fornecedores, certificando-me de que todo o material está conforme para o seu seguimento. Tenho como principal objectivo separar todas as encomendas internas ou externas de clientes ou colaboradores, sendo um papel importante no controlo de mercadoria quer com destino ao nosso armazém quer para o cliente.

Raul Galindo, Sr. | Picking Logística

ÓÓscar Gonçalves, Sr. Administração|

MManuel Oliveira, Dr. | Director Financeiro

Sou o Director Financeiro, responsável pela execução da política financeira, superiormente definida e, nomeadamente, a gestão do crédito concedido e obtido. Neste âmbito, compatibilizo os interesses da organização e dos parceiros de negócios. Assumo também a responsabilidade fiscal da organização, sendo o Técnico Oficial de Contas.

RRui Lamas, Eng.º | Dir. Qualidade | Dir. InformáticaCuriosamente o sucesso do meu trabalho pode aferir-se pela razão inversa da probabilidade de vir a conhecer-me…Sou o responsável pelo sistema de gestão da qualidade cujo objectivo é que tudo corra sempre bem. O que, apesar do nosso esforço permanente, nem sempre sucede. Nessas ocasiões pode contar connosco e comigo em particular. Sou também oresponsável pelas tecnologias de informação da F.Fonseca.

Pedro Soares, Dr. | Recursos Humanos - Formação

Internamente esforço-me por assegurar o desenvolvimento, motivação, satisfação e envolvimento de todos os colegas de modo que consigamos atingir todos os objectivos estratégicos a que nos propomos. Como responsável pelo Dep. de Formação promovo o conhecimento e o saber, quer internamente, quer junto do Cliente, reforçando a nossa notoriedade e apoio pós-venda ao Mercado.

Rómulo Luís, Sr. | Proc. Encomendas | Processo/Instrumentação

Apresento-me como processador de encomendas nas área de processo e instrumentação. A minha principal função é ser o elo de ligação entre o cliente e a F. Fonseca, onde faço a gestão das encomendas / assistência pós-venda, procurando sempre obter a sua satisfação máxima.

Nelson Vaz, Sr. | Facturação

Tenho como principal função elaborar toda a documentação de processos referente a facturas e notas de crédito de devoluções. Sou também o colaborador da logística que efectua atendimentos aos clientes que vêm levantar o material nas nossas instalações.

Sou auxiliar de armazém. A minha função consiste em embalar e expedir encomendas para os clientes. A encomenda é pela última vez conferida e embalada, exigindo uma enorme concentração para colmatar qualquer tipo de erro.

Pedro Correia, Sr. | Expedição e Embalagem

Avelino Alves, Sr. | Termometria

Juntamente com os restantes colegas do Conselho deAdministração, contribuo para o desenvolvimento estratégicoda nossa organização, controlando os desvios e coordenandoas acções correctivas quando necessário. Adicionalmente souo Administrador responsável pelas áreas Financeira, Logísticae de Qualidade.

Todas as sondas produzidas na F.Fonseca têm o meu cunho.Na verdade, há mais de 10 anos que sou responsável porproduzir este material, perdendo já a conta aos milhares desondas de temperatura que já produzi desde que assumi essaresponsabilidade na empresa. Se por acaso trabalhar no ramocerâmico a probabilidade de trabalhar com uma das nossassondas é enorme!

Estabelecer directivas de orientação e objectivos da empresajuntamente com os restantes membros do Conselho deAdministração é a principal função que desenvolvo no seioorganizacional. Adicionalmente, como supervisor do departamento Domótica & Soluções Inteligentes tento potenciar juntamente com a minha equipa os nossos produtos e serviços destaárea de negócio no mercado.

Carlos Gonçalves, Sr. | Presidente Conselho Administração

Page 52: Revista Industrial F.Fonseca Versão Plus 0209

SSede: Rua João Francisco do Casal 87 - 89 Esgueira

Apartado 3003 3801 - 101 Aveiro

Tel.+351 234 303 900 Fax.+351 234 303 910

GPS: N40.651865, W8.613006

www.ffonseca.com | [email protected]

Delegação: Largo Frederico de Freitas, 16 A

Apartado 528 2796-801 Carnaxide

Tel. +351 214 189 005 Fax. +351 214 164 548

GPS: N38.72773, W9.23508

|Osn

osso

scon

tactos

:

6 7513 148

192 3 4

10 121120 2115 E 17 191827 2822 23 24 2625

fevereiroSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

6789

6 7513 148

192 3 4

10 121120 2115 16 17 191827 2822 23 24 2625

29 30 31

marçoSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

1011121314

3 PF110 115 6 7 9817 1812 13 14 161524 F19 20 21 23

3022

26 27 28 29

abrilSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

1415161718

10

calendário2010

SEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

2 3F9 104 5 6 8716 1711 12 13 151423 2418 19 20 2221

25 26 27 28 29 30 31

janeiro

12345

outubroSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

4041424344

2 319 104 F 6 8716 1711 12 13 151423 2418 19 20 2221

25 26 27 28 29 30 31

5 61 2 4F12 F7 8 9 11F19 2014 15 16 181726 2721 22 23 2524

28 29 30

junhoSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

2324252627

novembroSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

4546474849

6 7513 148

F92 3 4

10 121120 2115 16 17 191827 2822 23 24 2625

29 30

31

3 42110 115 6 7 9817 1812 13 14 161524 2519 20 21 23

3022

26 27 28 29

julhoSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

2728293031

maioSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

181920212223

F 28 93 4 5 7615 1610 11 12 141322 2317 18 19 2120

2431

25 26 27 28 29 30

17 82 3 4 6514 F9 10 11 131221 2216 17 18 20

27 28 2919

2330 31

24 25 26

agostoSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

313233343536

setembroSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

3637383940

4 531 211 126 7 8 10918 1913 14 15 171625 2620 21 22 2423

27 28 29 30 31

dezembroSEG TER QUA QUI SEX SAB DOMSEM

4950515253

4 53F 211 126 7 F 10918 1913 14 15 1716N 2620 21 22 2423

27 28 29 30

ediç

ãonº

15|o

utub

ro09

|mkt

|ff

|Osn

osso

svalo

res: CConhecimento, através do qual

solucionamos com sucesso os problemas dos nossos clientes, potenciando assim os recursos;

O principal valor da empresa consiste na relação com os parceiros (clientes,colaboradores e fornecedores), detentores de um interesse comum, progredir;

Orientamos as nossas acções sob princípios de ética e responsabilidade;

Experiência, servindo os nossos clientes há 30 anos.

Formação 2010... Estamos a trabalhar para si, fique atento!