revista impressão & cores | edição 49

16
1 NOTÍCIAS DO MEIO GRÁFICO, ESTAMPARIA & COMUNICAÇÃO VISUAL Ano V - Edição nº 49 - Janeiro 2012 ISSN 2176-1345 | Distribuição Gratuita TERMOPRESS Conheça a história do industrial CARLOS MATHEUS Quando a família é o núcleo de uma empresa, a qualidade dos produtos fabricados tem uma marca inigualável: A ARTE DE FAZER BEM DayGlo Prill Cores/Tintas para embalagens de alimentos Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão 12 a 16 de Março // Anhembi // São Paulo

Upload: georg-hans

Post on 14-Mar-2016

226 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição 49 - Ano V - Janeiro 2012

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Impressão & Cores | Edição 49

1

NOTÍCIAS DO MEIO GRÁFICO,ESTAMPARIA & COMUNICAÇÃO VISUAL

Ano

V - E

diçã

o nº

49

- Jan

eiro

201

2IS

SN 2

176-

1345

| Dis

trib

uiçã

o Gr

atui

ta

TERMOPRESSConheça a história do industrial CARLOS MATHEUSQuando a família é o núcleo de uma empresa, a qualidadedos produtos fabricados tem uma marca inigualável:

A ARTE dE fAzER bEM

DayG

loPr

ill

Cores/Tintas para

embalagens de alimentos

Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão

12 a 16 de Março// Anhembi // São Paulo

Page 2: Revista Impressão & Cores | Edição 49

22

IC_38_FEVEREIRO_11.indd 2 03.02.11 17:06:59

Page 3: Revista Impressão & Cores | Edição 49

3

editorial sumárioex

pedi

ente Título/Marca de TerraNova Comunic

CNPJ 02.206.278/0001-45 IM 015428 NAE 5822100Certificado Digital // NF@

Rua José Augusto Pedroso 44 06717-126 Cotia/SP Brasil

Edição / Cristiane Ramos [Mtb 39615] & João BarcellosDep Comercial / JUNIOR Dep Jurídico / Dr Luiz SilvaProjeto Gráfico / Pedro Caetano

[email protected] / [email protected]

Fones 55 11 4703.3077 Junior 4704.0917 / 9797.2753Os artigos assinados são de responsabilidade dos seus autores.

Deposite R$50,00p/ TerraNova ComunicBanco do BrasilAgª 0916-4 cc 29845Xe envie cópia do docc/ os seus dados p/

ou ligue [email protected]

ASSINATURA12 Edições R$50,00 por

A presença da “instabilidade econômica na rotina mercantil é um foco gerador de insegurança social”, como diz o poeta J. C. Macedo, mas é preciso, também, “interpretar a circunstância como ferramenta para rupturas possíveis com os vícios antissociais”, na opinião da empresária Maria C. Arruda.

E é verdade. Devemos aprender que a economia é parte de um processo cíclico do desenvolvimento humano, logo, sujeita aos riscos mercantis entre perdas e ganhos. Por isso, a cada novo ano que vivemos precisamos ter a consciência livre para observarmos os fluxos e refluxos da nossa atividade e nela percebermos aquela ‘luz íntima’ que alumiava gente como Beethoven e Confúcio, Sócrates, Edison, o Infante das 7 Partidas... Todas as pessoas possuem tal sensibilidade, mas raras a utilizam como gesto humanizador, como lembra o filósofo Manuel Reis. É que entre a instabilidade e a ruptura está o espaço-tempo do progresso.

Reconstruímos dia a dia algo de nós, renascemos, seja qual for a ideologia mística e/ou político-mercantil. Que viva o ano novo! jb

Instabilidade,Ruptura &Progresso.

PUBLICIDADE & BRINDES 04 Desenhar e dar Corpo à Publicidade / MACS

PRODUTOS 05 Matriz Serigráfica // Sefar

VITRINE EMPRESARIAL 06 Colordex: 20 anos de sucesso.

PERSONALIDADE 06 Carlos Matheus / na história do Transfer

NOSSA CAPA 08 Termopress / uma história de família empreendedora

ESPECIAL 06 e 09 Semana Internacional / Embalagem e Impressão ExpoSystems

ESTAMPARIA & MODA 10 Camiseta Inteligente Mult-Flash Mogk Cor Neutra & Encantamento

EMBALAGEM & RÓTULO 12 Braffix / etiqueta termocolante para jeans Stahls / 80 anos de tradição e inovação

NOTAS DE MERCADO 13 Glo PRILL / cores-tintas para embalagens de alimentos Estampa Tropical / tendências Sinvest-GO & FCem / acordo Institucional

REPORTAGEM 14 História da Metalurgia Brasileira [Novo livro de João Barcellos]

IMPRESSÃO & CORES 15 Luz, mais luz!

Page 4: Revista Impressão & Cores | Edição 49

4

Tel: (11) 2742.6674 / 2742.0144 / 2746.0853Site: www.metalprinter.com.br · E-mail: [email protected]

publicidade & brinde

Por Maria augusta de Castro e souza

Uma campanha de publicidade não surge sem esforço noético, ou seja, é preciso pensar sobre estatís-ticas mercadológicas, consumo e produtos, correlacionar as fontes e colocá-las em harmonia para se de-sencadear o processo criador.

Às vezes, olhamos para objetos como tecido estampado por sublimação, peças de borracha, ou junções feitas com solda de alta freqüência, e perguntamo-nos qual é a dimensão industrial e artesanal dos bastidores que dão vida física às idéias de quem desenha uma campanha publicitária. E essa pessoa, sempre!..., está atenta aos resultados do processamento de novas matérias-primas, aplicações, durabilidade, etc., para oferecer uma campanha que, por mais sofisticada que seja, terá que comunicar... simplesmente.

É por isso que “uma campanha publicitária é também um brinde para os olhos de quem consome e faz girar o mercado”, como diz o po-eta e editor João Barcellos. Desenhar e dar corpo à publicidade é criar um brinde que vai sublimar o terreno visual (e também sensorial) entre o produto e o consumidor e levar este da curiosidade ao prazer de adquirir aquele.

MACS – Berlin-De, 2011.Obs: Imagens do Arquivo Impressão &Cores.

Desenhar e dar corpo à publicidade

Page 5: Revista Impressão & Cores | Edição 49

5 5

Indústria & Produtos

IC_38_FEVEREIRO_11.indd 5 03.02.11 17:07:43

indústria & produto

Serigrafista que se preza, enquanto profissional de uma das mais antigas artes de reproduzir imagens, na sinaliza-ção e na moda, sabe que o Séc. 21 exige especialidade em todos os segmentos de produção têxtil-serigráfica.

Uma produção de qualidade serigráfica tem início na es-colha do material para a confecção da Matriz – a base do trabalho de qualquer serigrafista –, desde o Quadro onde o Tecido Técnico será esticado às Colagens e, depois, o Emulsionamento e a Gravação [ou ‘queima’] da imagem a ser impressa.

Os modernos equipamentos de emulsionamento e gra-vação, que se conhece como sistema “do computador à tela” [‘computer to screen’], eliminam vários processos ma-nuais na confecção da Matriz e geram, além de maior pro-dutividade, um trabalho limpo e sem desperdícios. E, antes da Emulsão e da Gravação, sistemas automáticos de Estica-gem permitem operar com um ou mais quadros. Também, a Cola que fixará Tela ao Quadro já é formulada sem ele-mentos químicos nocivos às pessoas e ao meio ambiente.

A modernidade, para serigrafistas profissionais, não é um momento, mas a certeza de que a Serigrafia é um pro-cesso de estamparia com futuro assegurado.

Ilustrações: fotos cedidas pela sede sul americana da Sefar [www.sefar.com.br / 11-4390.6300].

Obs: a Sefar mantém no Brasil um centro de informação/formação tecnológica que, na verdade, é a sede como um todo industrial,

e agora possui também unidade em Fortaleza.

MATRIZ SERIGRÁFICAUma especialidade tecnológica

Page 6: Revista Impressão & Cores | Edição 49

6

personalidadevitrine empresarial

CARLOS MATHEUS

O sonho que leva a um empreendimento gera outros sonhos, e mais sonhos. Nos anos 70 do Séc. 20 ele é um aposentado, mas técnico nunca sai da linha de montagem... Ao ver um desenho e umas fotos o técnico joga para escanteio o aposentado e logo surge, qual menino entre peças metálicas e resistências, com uma prensa-de-transfer. “Jóia, vamos lá estampar por sublimação!”, exclama. O exercício rejuvenesce-o e quer que os filhos agarrem a oportunidade. Atrás dele, uma esposa algo aflita, mas confiante, e duas filhas no batente...

Mais de 30 anos depois o seu espírito empreendedor reina absoluto na alma da marca que ajudou a criar: na segunda década do Séc. 21 o sonho continua uma realidade, mas agora em todo o Brasil.

Assim era Carlos Matheus, assim é a Termopress, uma das principais fabricantes de máquinas e equipamentos

para estamparia sublimática.

[jb]

COLORDEX 20 AnosNo ramo da formulação e fabricação de tintas desde 1992, a Colordex

teve o seu primeiro chão-de-fábrica num armazém no bairro Parque Novo Mundo, em São Paulo; ali, contava com poucos funcionários e mais uma família empenhada em fazer o que há de melhor na área de tintas para serigrafia.

A empresa possui, hoje, uma estrutura industrial com os mais modernos conceitos de qualidade e produtividade. É uma empresa de grande porte e sólida, com sede própria de 4.000 m² no mesmo bairro onde começou.

A produção dá conta de mais de 5.000 itens para suprir as necessidades da clientela, com uma linha completa para serigrafia, na qual sedestacam as Tintas Base d’Água, Plastisol, Sublimática, Base de Solvente, Tack Zero (Vis-colycra), produtos auxiliares, produtos especiais, vernizes, emulsões e uma ampla variedade de cores.

www.colordex.com.br

Page 7: Revista Impressão & Cores | Edição 49

7

Plastin Indústria e Comércio de Tintas e Vernizes LtdaRua Noraldino Alves de Lima, 333/336 - Vila Dinamarca - Guarulhos - SP - 07251-170

Fone/FAX: (11) 2484 7000 - www.plastintintas.com.br - [email protected]

Tintas Serigráfi cas Tampográfi cas e Especiais

Produtos Auxiliares

AcrílicasEpóxiPoliuretânicaUltravioletaVinílicasTintas para:Balões (Bexiga)E.V.A / Inox / IsoporPolietileno / PolipropilenoPVC / RaspadinhaVidro (Liso e Fosco)Tintas Atóxicas e outras

AditivosCatalisadores

EndurecedoresDiluentes

Primer para ppRetardadores

Solventes em geral

*Cola para Acrílico(Cyro/Cast)

Desenvolvemos produtos e cores

especiais de acordo com a sua necessidade

A criatividade é sua,

a qualidade é nossa!

EMPRESA CERTIFICADA ISO 9001:2008

Page 8: Revista Impressão & Cores | Edição 49

8

capa

Fones (85) 3045.2920(85) 9943.6191(85) [email protected]

TERMOPRESSa qualidade tecnológica de pai para filhos que gera confiabilidade no mercado

1 e 2

3 e 4

Quando a família é o núcleo de uma empresa, a qualidade dos produtos fa-bricados tem uma marca inigualável: a arte de fazer bem.

Foi assim que em 1977 nasceu a Ter-mopress. Mas, vamos por partes: técni-co de manutenção numa tecelagem, habituado a desenhos e maquinários, Carlos Matheus1 recebeu de um amigo europeu a proposta de fabricar equipa-mentos para sublimação. Tudo se resu-mia a papel preparado em uma off-set, tinta apropriada e uma prensa para dar calor e pressão. Já aposentado, o paulis-ta do bairro de Belém associou-se e em 1974 surgiu “uma empresa de transfers em São Paulo”. Entretanto, o negócio durou apenas 2 anos. Como parte do pagamento, Carlos Matheus recebeu o maquinário e as ferra-mentas. “Bem, já que estou aposentado, vou aproveitar este negócio e abrir a porta para a família”, pensou ele, já fasci-nado pela construção dos equipamentos que serviam a um novo nicho de mercado no eixo Sampa-Rio-Minas. Com um filho menor, Carlos3, e duas filhas, Júlia e Eliane4, que já ha-viam auxiliado no empreendimento anterior, resolveu eman-cipar Eliane e colocá-la como responsável da nova empresa de transfers – a Termopress.

Técnico que se preze nunca deixa um projeto de máquina na gaveta. Carlos Matheus havia percebido que o princípio da prensa de transfer era o mesmo do equipamento utilizado nas entretelas, o que o levou a mais estudos de adequação.

Obviamente, não estava só: a espo-sa, dona Wilma2, ajudava na preparação dos filhos para a vida e na estabilização social dele para enfrentar o novo negó-cio. A dedicação de Eliane e Júlia levou, mais tarde, o irmão Carlos a formar-se em engenharia, o que deu uma base técnico-científica à Termopress e sofis-ticou o projeto de empresa familiar so-nhado e realizado por Carlos Matheus.

Entretanto, a Termopress não era mais uma entre as empresas brasileiras de sublimação..., a Termopress era o que hoje é: a qualidade tecnológica pra-ticada com amor na arte de bem servir o progresso. Com o trabalho de Eliane e de Carlos, o empreendedorismo de Car-los Matheus resultou em uma empresa

cujos produtos são testados e aprovados por centenas de trabalhadores em muitas empresas espalhadas pelo Brasil. A logomarca Termopress é um selo de qualidade inigualável, e o ‘negócio’ continua como começou: no bairro da Penha, sob os cuidados do casal de irmãos e o olhar atento e afetuoso de dona Wilma. O mercado do Transfer/Sublimação está em segmentos como Moda, Esporte, Uniformes e Comunicação Visual, e a Termopress está em todos eles com maquinário e equipamento compactos, de fácil manuseio e alta confiabili-dade entre os profissionais operacionais. [jb]

TERMOPRESS: (11) 2957.1425 Fax (11) 2958.11535 www.termopress.com.br

Page 9: Revista Impressão & Cores | Edição 49

9

[email protected]

R. José Miguel Ackel, 310 - Penha / São Paulo

Tel: 11 2957.1425Tel/Fax: 11 2958.1135

FABRICANDO MÁQUINAS DE QUALIDADE

A Termopress atua, há mais de 34 anos, no setor de confecção e estamparia fabricando máquinas, prensas

térmicas, mesas com berços térmicos em alumínio, flash cure, estufa de ar quente e seladora / solda banner.

ALGUNS DOS NOSSOS CLIENTES:

CFC 1MET 6P

ESTUFA DEAR QUENTE

CP 3M CP 4M CP 5P

MT 3000

FLASHCURE

ET 6MCF 1M

MODELOBONÉ

SELADORA /SOLDA BANNER

CFC 1P-D

Termopress_JULHO.indd 1 27/07/2011 16:49:46

EXPOSYSTEMSEntre serviços altamente especializados, matérias-pri-

mas de última geração e equipamentos estruturados com o melhor que se tem inventado, a edição 2011 da mostra ExpoSystems foi uma vitrine da amplidão de oportunida-des técnico-visuais para formatação de negócios.

A exigência de qualidade e de eficiência nos bastido-res de um evento profissional, da corrida de automóveis à exibição de maquinário têxtil e gráfico, e mesmo de uma ‘balada’, faz empreendedores e técnicos buscarem ferra-mentas adequadas ao gosto aprimorado da clientela. E a ExpoSystems é isso mesmo: uma porta aberta para a cria-tividade...

O evento aconteceu no fim de 2011, no Expo Tran-samérica, em São Paulo, com o brilho de uma 9ª edição cheia de novidades.

[www.exposystems.com.br]

especial

Page 10: Revista Impressão & Cores | Edição 49

10

estamparia & moda

Especificamente desenvolvido para pré-secagem de Tintas Plastisol, este Mult-Flash tem sistema de seca-gem por lâmpadas IR (infravermelho) com controle de tempo. E se você opera com mesas térmicas Mogk, este equipamento pode ser monta-do nelas, sejam novas ou usadas.

Quanto à Mesa Térmica, tem altu-ra máxima de 1,90 m para uma altura de fôrma de 0,83 m, comprimento de 3,10 m e largura de 1,55 m.

Com comprimento de 0,67 m e lar-gura de 0,58 m, o Mult-Flash oferece uma área útil de 0,45 x 0,55 m, supor-te [1,54 x 0,56 m] e 4 ventiladores; tra-balha voltagem trifásica de 220 e/ou 380 v para uma potência de 15 Kw, com chave seletora para 5 posições.Saiba mais sobre o Mult-Flash e ou-tros produto, acesse mogk.com.br

MOGKMult-Flash

Cientistas da Universidade Carlos III, em Madri, desenvolveram uma roupa inteligente que substitui eletrodos co-lados ao corpo no monitoramento de funções vitais de pacientes. O protóti-po reduz custos e é mais confortável, segundo os pesquisadores.

O modelo é montado a partir de uma camiseta regata de algodão, e contém sensores sem fio para medição da atividade cardíaca. O sistema pode levar ainda um termômetro e um GPS para localização do paciente.

As informações coletadas pela roupa são transmitidas pela internet, por meio de tecnologia wi-fi, mas Moreno afirma que é possível criar uma versão com co-nexão GSM, via rede de telefonia celular. Isso permitirá, por exemplo, que o pa-ciente utilize o equipamento em casa, sem interromper o monitoramento.

Fonte: textileindustry.ning.com

CAMISETA InTELIGEnTEpara monitorar corpo humano

Page 11: Revista Impressão & Cores | Edição 49

11

INFORMAÇÕES: www.feiratecnotextil.com.br (11) (51) 3338.0800

prod

v

Montadora Oficial:Agência de viagens oficial: Empresa associada:

Promoção:Apoio:

Eventos paralelos:

A INTEGRAÇÃ

O QUE

VAI IMPULSI

ONAR

O SEU NEGÓCIO

UNINDO TODOS OS ELOS DA

CADEIA TÊXTIL

NO MAIOR

EVENTO DO CENTR

O-OESTE

das 15 às

21 horas

Centro

de Con

vençõe

s

de Goiâ

nia - GO - B

rasil8 a 1

1maio

de 2012

Feira da Serigrafia e Tecidos para Indústria TêxtilTechnology Fair for the Textile Industry

12-09-11_Anun_Impr_e_cores_21x28.indd 1 09/12/11 14:48

Page 12: Revista Impressão & Cores | Edição 49

125

Indústria & Produtos

IC_38_FEVEREIRO_11.indd 5 03.02.11 17:07:43

embalaGem e etiqueta

BraffixEtiquetas termocolantes para jeans

A empresa Braffix, sediada em Votorantim, interior pau-lista, comercializa etiquetas termocolantes que são uma op-ção de aviamento para aplicação em peças de jeans, antes ou depois da lavanderia. Ou seja: é uma opção às etiquetas convencionais de tecido.

Esta etiqueta termocolante pode ser aplicada em outros produtos, como mangueiras, calçados, borrachas, etc., o que abre um vasto campo de utilização industrial.

www.braffix.com.br

StahlS 80 Anos de Tradição e Inovação

Criada e estabelecida em Detroit-USA, em 1932, por A. C. Stahls, a empresa Stahls notabilizou-se pela fabricação de nú-meros e letras para personalização de peças e, hoje, está pre-sente em mais de 100 países com fábricas em alguns deles.

Também e através da Embalan, está no Brasil com pro-dutos de linhas como Sport Film V3, Flocado, Refletivo, Print para impressão, Block para impressão com bloqueador de sublimação, e, Máscara para montagens. São linhas com co-res e aplicações diversas a ‘puxar’ a criatividade das pessoas amantes, por exemplo, da estampa personalizada. Com a Embaplan, e desde 2010, estão no Brasil diversos materiais de recorte que têm um diferencial: são fabricados com Fil-me de PU [poliuretano] que, por ser material muito maleá-vel permite um toque suave nas estampas.

A tradição industrial de empresas como a Stahls permi-tiu, e permite, inovações tecnológicas que geram qualidade visual e informativa a peças de vestuário e peças técnicas.

Embapla: Fone 11-3855.2388 Fax [email protected]

Page 13: Revista Impressão & Cores | Edição 49

13

notas de mercado

ESTAMPATROPICAL

GLOPRILLNovas cores para a indústria de embalagens para alimentos

DayGlo Color Corp., líder global no setor de cores, lançou nova paleta de cores GloPrill® – os primeiros e únicos pigmentos fluores-centes que atendem às regulamentações do US Food and Drug Administration (FDA) para contato direto com alimentos. A linha de pigmentos não migrantes de cores fluorescentes está conforme para aplicação em embala-gens de Polietileno de Alta Densidade (HDPE) e Polipro-pileno (PP) para alimentos e bebidas, ajudando os donos de marcas no Brasil a atender a demanda por segurança de materiais e conformidade regulatória. As novas cores foram formuladas de maneira a impedirem que compo-nentes danosos migrem para o produto alimentício.

Adequadas para embalagens para qualquer temperatura ambiente ou abaixo, as cores GloPrill podem ser usadas para diferenciar e adicionar uma faísca às aplicações que variam de embalagens de sorvetes à caramelos para crianças. Disponível no Brasil há mais de 30 anos, a DayGlo trabalha em conjunto com a Braschemical (www.braschemical.com.br) para antecipar as tendências de mercado na região.

No esboço de estilos da Lunna uma das peças que vai bombar no verão tropical é a saída de praia, na combinação com maiôs, biquínis, bermudas e sandálias.

Esse animal print que é tendência no vestuário e calçado alcança a praia com looks vibrantes – o que se pode cha-mar, como diz a serigrafista Maria C. Arruda, estampa tropi-cal, com tons do terroso ao flúor, e oceânico com cintilações peroladas.

Os têxteis, convencionais e digitais (estamparia sublimá-tica) estão com tudo na moda verão. Criatividade não falta e a sensualidade praieira exige moda moderna e cores vi-brantes. Ao que parece, botos e sereias vão fazer a festa com estampas tropicalíssimas.

[Galeria Lunna, UOL e oloo.com.br]

Page 14: Revista Impressão & Cores | Edição 49

14

reportaGem

Uma Série de OPORTUNIDADES,SOLUÇÕES e excelentes NEGÓCIOS!

www.semanainternacional.com.br

FEIRA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA GRÁFICA, PAPEL & TECNOLOGIA

nich

os

FAÇA PARTE DO ÚNICO EVENTO FOCADO NO MERCADO DE EMBALAGEM E IMPRESSÃO.

A Semana Internacional de Máquinas e Equipamentos para Embalagem e Impressão é o principal evento do setor. Aqui sua empresa encontra os principais players do mercado que querem realizar negócios. Todos os setores da embalagem e impressão estarão presentes com um só objetivo: crescer e não perder as oportuni-dades que o mercado oferece. Mais de 21 mil profi ssio-nais do setor aguardam a sua empresa para conhecer seus produtos ou serviços.

Aproveite essa oportunidade! Garanta já o seu espaço e venha realizar bons negócios.

Fone: 11 3060 4900 | e-mail: [email protected]

12 a 16 de Março 2012 11h às 20h

Anhembi - São Paulo

Apoio Institucional:Organização e Promoção: Local:

A Reed Exhibitions Alcantara Machado é uma empresa fi liada a Ubrafe.

O intelectual português e brasilianista João Bar-cellos lançou o livro DO FABULOSO ARAÇOIABA AO BRASIL INDUSTRIAL, com chancela da Ed Edi-con e Centro de Estudos do Humanismo Crítico [Portugal e América Latina], e o apoio do Núcleo de Estudos Históricos e Ambientais – Fazenda Ipanema e Desbravadores Villas-Boas.

O evento aconteceu na Fazenda Ipanema, em Iperó, in-terior de São Paulo, na tarde de 10 de dezembro de 2011, a culminar uma série de investigações multidisciplinares no Morro Araçoiaba e duas palestras do autor, no local e em Sorocaba.

O livro DO FABULOSO ARAÇOIABA AO BRASIL INDUS-TRIAL conta como o ‘velho’ Affonso Sardinha instalou a primeira fundição de ferro no Morro Araçoiaba, no final do Séc 16, a qual foi continuada durante a primeira déca-da do Séc 17 pelo governador Francisco de Souza; aquele

núcleo veia a dar origem, no Séc 19, à Real Fábrica de Fer-ro de São João do Ipanema.

Entre cronologias documentais, depoimentos do bi-ólogo Luciano Regalado e do estudioso Adolfo Frioli, poemas e a novela Morro d’Apoteose, este livro de João Barcellos conta a essência do Brasil Industrial e a lição de empreendedorismo que daquele evento quinhentista fi-cou de legado para hoje.

SERVIÇO - Preço: R$30,00 O livro pode ser adquirido pelo e-mail [email protected]

Contato c/ o autor pelo e-mal [email protected]

A história da

brasileira

Page 15: Revista Impressão & Cores | Edição 49

15

impressão & cores

O conceito é tão velho quanto a lâmpada d’Aladin e a vela de cera, mas as tendências surgidas daí continuam a iluminar pensamen-tos criativos.

Durante a 9ª edição da mostra tecnológica ExpoSystems, realizada em São Paulo, verificou-se que en-tre uma ampla gama de matérias-primas sobressaiu a luz..., a ilumi-nação direta e indireta de espaços e de objetos, uma tendência arqui-tetural desenhada para criar leveza, com led ou com néon, ou ambos os sistemas no mesmo espaço, com mensagens publicitárias em objetos impressos ou decorativos.

Luz, impressão e cor. Assim como na música, a decoração espacial lava a alma da pessoa, surpreende-a, estimula-a... Do vai e vem de um tecido impresso surge um néon obri-gando a outro olhar mais demorado: sutilezas do mercado da comunicação visual.

Luz, MAIS luz!

Page 16: Revista Impressão & Cores | Edição 49

1616

Fabricação e Manutenção deMáquinas de Solda Eletrônica

Reconhecidas pelo próprio mercado comoprodutos excelentes, as máquinas de solda Gutierrez são soluções tecnológicas para vários segmentos industriais

[email protected] | [email protected]

Fones 11 2116.2333 · 2717.2532

www.gutierrezmaquinas.com.br

REPRESENTANTE EXCLUSIVO

PRONTA ENTREGA E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

I&C-46_Outubro.indd 16 1/10/2011 04:15:05