revista iap sul 2ª edição

8
Fones: (41) 3023-1168 / 3024-3618 / 3023-6966 E-mail: [email protected] www.contaxcontabilidade.com.br Rua Comendador Macedo, 39 - Cj. 31 Centro - CEP 80060-030 - Curitiba - PR T N A O X C C E O D N A T D I A L B I ‘‘30 ANOS SOMANDO VALORES’’ ® [email protected] ‘‘Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta para calcular a despesa e verificar se tem os meios para concluir? Lc.: 14:28 CONTAX - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL LTDA. Divaldo Lopes de Andrade

Upload: iapsul

Post on 01-Aug-2016

239 views

Category:

Documents


16 download

DESCRIPTION

Revista da Igreja Adventista da Promessa, da Região Sul. 2ª edição.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista iap sul 2ª edição

Fones: (41) 3023-1168 / 3024-3618 / 3023-6966 E-mail: [email protected]

www.contaxcontabilidade.com.br

Rua Comendador Macedo, 39 - Cj. 31Centro - CEP 80060-030 - Curitiba - PR

TN AO XC

CEO DN AT DIA LBI

‘‘30 ANOS SOMANDO VALORES’’

®

[email protected]

‘‘Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta para calcular a despesa e verificar se tem os

meios para concluir? Lc.: 14:28

CONTAX - ORGANIZAÇÃO CONTÁBIL LTDA.

Divaldo Lopes de Andrade

Page 2: Revista iap sul 2ª edição

02

AUTOMÓVEL – RESIDÊNCIA – EMPRESARIAL

• Vida e Acidentes Pessoais

(Individual ou em grupo)

• Responsabilidade Civil

Ozias Torres da Silva

E-mail: [email protected]: 41 3286-1898 - 9681-9197

SUALOGO

SUALOGO

DO SEU JEITO DO SEU JEITO

DO

SE

U J

EIT

O

DO

SE

U J

EIT

O

SUA

LOGO

DO SEU JEITO

DO

SE

U J

EIT

O

EMBALAGENS PERSONALIZADAS PLACAS, FAIXAS, BANNERSBRINDES PERSONALIZADOS

SEULOGO

SEULOGO

SERVIÇOS GRÁFICOS EM GERAL

SEULOGO

SEULOGO

SEU

LOGO

Gráfica & Brindes• Impressos em Geral

www. com.bravfgrafica.

• Adesivos • Brindes • Banners • Cópias • Cartões • Cartazes

• Calendários• Encadernação • Embalagens • Envelopes

• Etiquetas / Tag’s • Folders / Flyers • Imã• Notas Fiscais• Pastas

contato@ .com.bravfgrafica

SOLICITE ORÇAMENTO:41 | 3229.453841 | 9960.1964

COXINHAS • SUCOSLANCHES • ASSADOS

Cote já seu

seguro!!!

SUMÁRIO

03 PASTORAL

04 COISAS DE MULHER

05 PAPO RETO

06 FOCO EM MISSÕES

07 KIDS

08 PENSANDO BEM

10 ARTE & MÚSICA

11 CONHECIMENTO

12 ACONTECEU

13 AMAR A DEUS

14 INCLUSÃO

15 ANÚNCIOS

Page 3: Revista iap sul 2ª edição

Foto: da esquerda para a direita: Beatriz (Bia), Pb. Elias, Diego (com óculos), Francisco e Diva (alunos de estudo bíblico).

Diego do Nascimento de Freitas e Beatriz Verediana Furman Freitas são moradores da cidade de Araucária – PR.

Diego sempre acreditou em Deus, mas vivia sob o domínio de drogas, bebidas e noitadas. Em 2006 perdeu a visão em um grave acidente.

Em 2014, já cansado da vida que vinha levando, pediu a Deus para ser libertado por completo.

Foi num programa de Evangelismo na igreja da Lapa que seu processo de regeneração se iniciou. Diego foi abordado pelo irmão Antônio, evangelista da Lapa, que o convidou para participar de um programa de evangelismo. A partir de então, Diego e seus pais iniciaram o estudo bíblico Luz Para o Meu Caminho.

Diego conheceu Beatriz e ela também aceitou fazer o estudo bíblico. Os dois se casaram em 05/12/2015 e ambos foram batizados nas águas em 12/12/2015, no litoral paranaense, acompanhados pelo Pb. Elias Lino.

Na casa de Diego e Beatriz são realizadas reuniões de oração, às sextas-feiras. Numa dessas reuniões, Francisco Furman Neto, irmão da Bia, e a cunhada Diva Furman juntamente com a Sobrinha Francieli Vitória Furman, mostraram grande interesse em conhecer e sentir a mesma paz que Diego e Bia sentiam, pois Francisco sofria muito por ser refém do alcoolismo.

Atualmente, Francisco e Diva estão quase finalizando o estudo Luz Para o Meu Caminho e são frequentadores dos cultos em Araucária. Ambos já aceitaram Jesus Cristo como Salvador. Estamos orando a Deus para que o Espírito Santo os convença a descer às águas do batismo.

Diego e Beatriz são fisioterapeutas e Diego, mesmo com necessidades especiais (perda da visão), continua evangelizando, abordando pessoas e entregando bíblias para quem não tem. Este é um testemunho autêntico do poder de Deus por meio da ação gloriosa do Espírito Santo na vida de nossos irmãos. É um exemplo a ser seguido por todos nós.

TESTEMUNHO

14 03

Page 4: Revista iap sul 2ª edição

MulheresAVIVADAS

em missão

04

Bibliografia consultada: https://dicionariodoaurelio.com, pesquisado em 11/4/2016Revista Ultimato, ed. 318, maio-junho 2009.Revista Ultimato, ed. 348, maio-junho 2014.Elben M Lens César. Práticas Devocionais: exercício de sobrevivência e plenitude espiritual. 4ª ed. Viçosa – MG: Ultimato 2005.

Dcsa. Romi C. Schneider de Aquino

Sempre que falamos em avivamento, especialmente para aqueles membros de nossa igreja que têm mais de 30 anos de idade, logo vem à lembrança um período de grande mover do Espírito Santo, que vivemos aqui na região Sul. A expressão máxima deste mover foram os grandes encontros, que eram concentrações de promessistas na busca do Espírito Santo. Isto já vai pra lá de 25 anos.

O fato é que ainda hoje encontramos crentes saudosistas daquele tempo em que a ação do Espírito Santo nos parecia mais intensa e visível. Há também aqueles que sempre esperam por campanhas, chamadas e grandes programações para buscarem o avivamento espiritual. Por mais maravilhosas que sejam as grandes programações, não podemos viver de saudade e nem depender exclusivamente delas para sermos avivados. A plenitude do Espírito Santo alegria, dos sinais e prodígios; em nós precisa ir além da depois do impacto inicial, precisa produzir santidade de vida, mudanças no caráter, renúncias corajosas e definitivas; precisa trazer como resultado a transformação de vidas e conversões.

Quanto ao propósito da vinda do Espírito Santo, o próprio Jesus expressa de maneira bem clara:“ Quando Ele (Espírito Santo) vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8) . Assim, espera-se como resultado do avivamento, que as pessoas sejam levadas à convicção do pecado e à busca de uma comunhão mais íntima com Deus, tornando-se aptas a cumprir a missão da Igreja.

Mas, afinal, qual é a missão da Igreja? No dicionário, a primeira definição de missão é: “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”. Jesus, ao dirigir-se aos seus discípulos em Marcos 16:15 deu-lhes uma missão:“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura”. Esta é a nossa razão de existir e de sermos Igreja: levar as boas novas de salvação.

Para cumprirmos a missão cristã, não podemos depender de um mover espiritual que vem de fora, mas de uma ação direta e transformadora do Espírito Santo dentro de cada um de nós, nos enchendo de poder e de virtudes, modificando o que fazemos e a maneira como vivemos. Assim, o desafio para a Igreja, que tomamos de maneira especial para nós mulheres, é o de todos os dias buscar uma vida cheia do Espírito Santo, que frutifique em testemunho, boas obras e proclamação.

O ser humano tem facilidade em amar e odiar. Frequentemente ouvimos e vemos belas histórias de amor e horríveis de ódio. Mesmo com o coração propenso ao ódio, consequência do pecado, a raça humana tem medo de dizer que sente ódio de Deus. A esmagadora maioria diz amar a Deus e concordar que ele é a fonte do amor. Desde os primórdios a raça humana é orientada, pelo próprio Deus da Bíblia, a ama-lo em Deuteronômio 6:5 lemos: “Amarás o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de toda a tua força”.

O egoísmo, que é a essência do pecado, está presente no coração humano e por isso ele tem dificuldade em amar o próximo. Recorrendo à Bíblia, a maior e mais antiga coletânea de história e religião, também nos primórdios, Deus incentiva o amor ao próximo. No livro de Levítico 19:18 está escrito: “Não te vingarás, nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR”. Jesus, o Senhor e Salvador da raça humana, uniu as duas orientações ou mandamentos antigos: “Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; [...]Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Marcos 12:30 e 31).

O amor não é teórico. Ele é prático. Ele só é realizado através de ações. Quando lemos a Bíblia, que é o manual do fabricante, ou seja, Deus nos fez e por ela nos orienta a maneira correta de viver, encontramos uma magnifica recomendação: “Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade” (1João 3:18). Amar de palavras e discursos é fácil.

Mas, isso é hipocrisia! Deus quer que o nosso amor seja demonstrado através das nossas obras, amor não fingido, mas de verdade. Diante das necessidades da raça humana, Deus nos faz a seguinte pergunta: “Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele o amor de Deus?” (1João 3:17). Sem o exercício da misericórdia, a prática do bem e sem a doação do que temos aos menos favorecidos, não há amor a Deus. Se eu amo a Deus amo também o próximo. Se nego ajuda ao próximo não amo a Deus e sou um hipócrita.

13

Amar a DEUS

Amando o PRÓXIMO

Page 5: Revista iap sul 2ª edição

Aconteceu Culto de Gratidão, Batismos, Vigília e Assembléia...

2 pessoas desceram as águas em Araucária5 pessoas desceram as águas batismais no Bairro Novo

5 pessoas desceram as águas batismais em Colônia Matos2 pessoas desceram as águas batismais em Tijucas do Sul

6 pessoas desceram as águas batismais em Pinhais4 pessoas desceram as águas batismais em Guaramirim

Vigília realizada com a participação de várias IAPS

Continuemos batizando!

Continuemos buscando poder do alto!

12 05

Page 6: Revista iap sul 2ª edição

Para os cristãos, a Bíblia é o livro mais importante que já se escreveu. Ainda que o mundo esteja cheio de literatura sacra, há somente um livro que merece crédito para o conhecimento da verdade. É o único registro divinamente inspirado da revelação redentora que Deus fez de si mesmo e de sua vontade.

O cristão aumenta o seu conhecimento de Deus e de seu plano redentor mediante o conhecimento da Bíblia Sagrada. Ainda que Deus se faça conhecido ao homem por outras fontes além da Bíblia, Deus e sua vontade podem ser entendidos somente à luz do registro bíblico da auto-revelação de Deus.

A revelação mais completa e final do propósito de Deus veio na pessoa de Jesus Cristo, seu Filho. Deus falou de si mesmo e de seus propósitos ao homem de maneira que o homem pudesse compreender claramente sua revelação. Por meio de seu Filho, Deus entrou na história para comunicar-se como uma pessoa física, com o homem. Uma vez que Cristo não está presente corporalmente na terra, suas palavras e realizações podem ser conhecidas somente pelo registro bíblico desses acontecimentos. De acordo com o plano divino, o homem é incapaz de conhecer a revelação de Deus sem o concurso da Bíblia.

A Bíblia é importante porque explica a origem do homem e o propósito de sua existência. Ela apresenta a única resposta satisfatória ao propósito da existência do homem e a natureza do seu destino. Cientistas e filósofos já propuseram várias teorias a respeito da origem e do destino do homem, mas nenhuma explicação é tão satisfatória quanto a verdade bíblica de que o homem foi criado por Deus, para servi-lo em fidelidade e amor, na firme esperança de passar a eternidade em companhia do seu criador.

A Bíblia é importante: Porque fornece orientações para a vida diária dos cristãos; porque conduz o homem condenado ao Redentor; porque leva o homem triste e sofredor ao único Confortador que pode suprir suas necessidades; porque traz ao alcance do homem o mais completo conhecimento da natureza de Deus e seu propósito redentor. Busque orientações na Bíblia Sagrada. Is. 34:16

Pr. Moisés Severino de Oliveira

A IMPORTÂNCIA DA BÍBLIA

A FATAPatravés da Extensão Curitiba, oferece o Curso Livre de Bacharelado Teologia.

Duração: 3 anosModalidade: Semi presencial, com aulas presenciais uma vez ao mêsPré requisito: Ensino Médio completoValor da mensalidade: R$ 100,00 (Cem reais)Início das aulas: 14 de maio de 2016 Mais informações: Fale com seu pastor 1106

Pr. Elias Araújo DERME – Convenção Sul

Crise no resultado do evangelho

“Há muito, muito tempo atrás, em um lugar muito distante daqui, se ouvia contar uma história de um homem que tinha o poder de mudar a vida das pessoas.

Muitos homens, mulheres e até crianças querendo conhecê-lo, se aproximavam dele e ficavam admirados com o que esse homem contava e fazia.

Havia um homem rico, conhecido como Sr. Mateus, que trabalhava na Receita Federal do seu país e conhecia muito bem esse homem que tinha poder.

O Sr. Mateus tinha um colega chamado Pedro, cuja sogra estava doente. Então, mandaram chamar O HOMEM DE PODER, e não é que a sogra de Pedro foi curada? O Sr. Mateus conheceu também uma mulher que estava doente há muitos anos e que já havia gastado muito dinheiro buscando a cura. E não é que O HOMEM DE PODER a curou? E o homem cheio de demônios? Ele foi liberto pelo HOMEM DE PODER e ninguém mais tinha medo dele. As crianças iam até O HOMEM DE PODER e voltavam realizadas. Havia uma mulher que tinha uma vida deprimente, pois se vendia para homens da cidade. Um dia O HOMEM DE PODER a encontrou, foi compassivo com ela, e a partir desse dia, essa mulher teve sua vida transformada e passou a viver de forma descente e honesta.

Muitas pessoas passaram a seguir esse homem. Uma multidão foi abençoada por ele. Quem se assentava com ele, tinha uma paz que não se encontra em lugar algum. Quem era tocado por ele, sentia algo sobrenatural.

O Sr. Mateus conta que certo dia apareceram pessoas que não gostavam do homem de poder e o prenderam. Eles o machucaram, bateram nele, pregaram-no em uma cruz. Então, o homem de poder morreu e foi sepultado”.

A crise que enfrentamos no resultado da pregação do evangelho nos dias de hoje, acontece por haver poucos Senhores que falam e muitos que se esquecem de anunciar o que fez o HOMEM DE PODER. Ele morreu, mas ressuscitou e continua agindo no coração das crianças, mulheres, homens, prostitutas e pessoas de caráter deturpado, transformando-os em novas criaturas.

A crise no resultado da pregação do evangelho acontece porque muitos pregadores querem os seus nomes e suas imagens estampadas nas portas das igrejas e dos mega templos.

A crise no resultado da pregação do evangelho acontece porque muitos pregadores querem seguidores para si e não para o Homem de Poder.

A crise no resultado da pregação do evangelho acontece, porque o homem tem se tornado carnal e não espiritual. Tem se preocupado com a crise econômica e política do país e não em se estabelecer como verdadeiro crente.

JESUS CRISTO é o HOMEM DE PODER. Ele é o libertador. Ele é o que cura o doente. Ele é o que liberta os cativos que estão presos por satanás. Ele é o que dá alívio à alma. Ele é o que sacia o faminto e o sedento. Ele é o que continua a mudar a vida das pessoas.

O evangelho não pode estar em crise na sua vida. Viva-o.O evangelho não pode estar em crise na vida de outras pessoas. Anuncie-o.

“...estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma. Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; ... Rom.1:15,16

www.missaovivacristo.com.br

Page 7: Revista iap sul 2ª edição

Convenção�Sul

Diretora do DEMAP Sul

Dcsa. Vilma Martins Bertulino da Silva

Culto naIgreja

ou na TV?a unção do Espírito Santo. Este membro da plateia, quando é tocado por Deus após ouvir o Evangelho de forma artística, sorri, chora, canta, aplaude, enfim, se envolve totalmente.

Mas num espetáculo secular não pode acontecer este tipo de reação do público? Sim, e é perfeitamente normal porque a arte mexe com nossas emoções. Porém, a arte cristã traz uma mensagem com uma reflexão mais profunda sobre a vida espiritual, sobre a salvação das pessoas. Algo acontece no coração e mente do espectador: ele quer tomar decisões em direção à vontade de Deus; sua vida está sedenta por mudanças significativas em sua história particular. Isso não acontece só com aquele que quer se converter, mas também com crentes experientes. O Espírito Santo usa as artes como ferramenta para levar a Palavra de Cristo aos corações!

É por este motivo que já houve situações em programas televisivos, onde famosos apresentadores e inúmeras pessoas foram tocadas através da música e arte cristã. Não cabe a nós julgar aqui se a intenção daquele artista cristão era aparecer na TV como meio comercial ou como uma forma de aproveitar a oportunidade de falar de Jesus às massas. Alguns de nossos artistas promessistas, de vários lugares do Brasil, já tiveram esta vivência, e foram momentos especiais. A verdade é que, o testemunho vivo do artista cristão, enquanto ele se apresenta na TV, faz com que aqueles minutos do programa se transformem num pequeno momento de adoração a Deus.

Mas jamais um programa televisivo vai se comparar à um culto na igreja. Enquanto que o primeiro tem o objetivo de entreter o público e levar novidades, o segundo objetiva, pura e simplesmente, adorar a Deus. A igreja canta de forma congregacional, isto é, de forma unânime, em conjunto para Deus; os músicos tocam e cantam buscando, a cada culto, trazer canções que expressem os atributos (qualidades) de Deus e Sua Palavra. No dia de apresentações do teatro e coreografia, nem sempre haverá superproduções com cenários e luzes sofisticadas. Mas com certeza, será possível ver pessoas dando o melhor de si, só para mostrar o Evangelho de Jesus de forma criativa e viva. Como é bom ver, ouvir e cantar junto com nossos irmãos, nesse ambiente cheio de graça e louvor a Deus.

Portanto, a cada culto que for assistir, pense que você vai participar de forma ativa, mesmo que esteja assentado num simples banco. Você também faz parte deste espetáculo chamado adoração.

A música e arte da igreja cristã do século XXI tem tido um destaque na mídia e na Internet como uma atração inovadora e artisticamente tocante e emocionante. Não é mais novidade assistirmos um cantor ou uma banda gospel em programas de grande audiência na TV, ou em clips de milhões de acessos na Internet.O mesmo acontece com as a outras artes (teatro e coreografia): inúmeros DVDs, Blogs, Canais no Youtube de a r t i s t a s c r i s t ã o s , c o m ó t i m a v i s i b i l i d a d e e , consequentemente, atores cristãos estão dando entrevistas em renomados talk shows.

A mídia está descobrindo o que, desde os tempos bíblicos, o povo de Deus possui: talento artístico e musicalidade de qualidade, amplamente utilizados para adorar ao Criador. A Bíblia conta que na época do exílio babilônico, os estrangeiros solicitaram que os músicos judeus tocassem em suas harpas as canções de Sião, pois já eram famosas por sua qualidade musical e lírica (Sl. 137:3).

Em nossas igrejas, temos pessoas talentosas para cantar, músicos que tocam diversos instrumentos, pessoas que atuam, declamam poesias, e fazem belas coreografias. Estas pessoas não praticam sua arte para ganhar um cachê ou serem aplaudidos. Existe algo maior: se expressar artisticamente para Deus e, ao mesmo tempo, ajudar a igreja a adorá-Lo em Espírito e em Verdade (João 4:24).

Este objetivo maior é consonante ao que é extremamente importante: a adoração coletiva da Igreja de Cristo. “Todos os cristãos podem oferecer adoração verbal através de adoração e cântico”. Ou seja, mesmo fazendo um trabalho excelente, o artista cristão tem plena consciência que sua missão não é gloriar a si mesmo (como faz um artista secular), mas sim trazer à igreja de Cristo um desejo ardente de abrir seus lábios em louvor e erguer suas mãos em adoração a Deus (Sl. 134:2).

Mas o que é adoração? “Adoração é uma reação ativa a Deus, pela qual declaramos a sua dignidade. A adoração não é passiva, mas sim participativa. Adoração não é simplesmente um clima; é um a reação. Adoração não é apenas uma sensação, é uma declaração”.

Assim sendo, quando alguém vai a uma igreja, com a intenção de assistir a um culto; de ouvir uma bela canção; ou ainda, de ver um belo espetáculo de teatro e coreografia; não se dá conta de que, na verdade, nos bancos das igrejas não se assentam meros espectadores. Mesmo que este alguém vá com um pensamento puramente de ser parte de uma simples platéia, a arte cristã traz consigo algo que pode transformar um simples espectador do culto num adorador ativo e quebrantado:

10

Mensagem subliminar é todo estímulo produzido abaixo do limiar da consciência, ou seja, é qualquer estímulo não captado no nível de consciência por estar abaixo dos limites sensoriais receptores. É possível tomar como exemplo o mais conhecido experimento com mensagens subliminares, o qual foi conduzido pelo pesquisador de marketing e psicólogo, James Vicary, em 1957, durante a apresentação do filme Picnic. A cada 5 segundos as expressões "Com fome? Coma pipoca. Beba Coca-Cola." foram projetadas por 0,003 segundos. Aquilo foi extremamente rápido. As vendas de pipoca e Coca-Cola naquele cinema aumentaram 57,8 por cento e 18,1 por cento respectivamente. De lá para cá, os especialistas em propaganda e vendas tem recorrido a mensagem subliminar para aumentar seu faturamento. No entanto, esse tipo de mensagem não se restringe ao campo do marketing, podendo ser observada em games e programas televisivos. Falando do público infanto juvenil, uma pesquisa científica divulgada no mês de agosto do ano 2000 pelo Havard Center of Risk Analysis, dos Estados Unidos, lançou dúvidas sobre a pretensão de inocência dos desenhos animados considerados clássicos da Disney. Os pesquisadores analisaram 74 vídeos e concluíram que 49% têm cenas “pouco recomendáveis” ao público infantil. Foram listadas 125 imagens agressivas, 62 das quais resultaram em morte. Conclusão dos pesquisadores: a classificação “livre”, que tranquiliza muitos pais, nem sempre é sinônimo de ausência de imagens e conceitos impróprios. Trabalho semelhante foi realizado no Brasil, pelo Instituto Latino Americano das Nações Unidas, Ilanud, órgão da ONU dedicado à prevenção da criminalidade. Foram analisados desenhos animados transmitidos em sete canais abertos de televisão, e as ações dos personagens classificados com base em 13 crimes do Código Penal. Foram contabilizados 1.433 delitos, sendo 56,7% de lesão corporal, 30,3% de homicídios ou tentativas, 5,5% de furtos e 4,1% de roubo. Os desenhos assumem a ética do bateu levou, não existe a figura da justiça. Sem considerar os aspectos religiosos, tais pesquisas já fornecem dados bastante significativos para que os responsáveis fiquem alerta para o que seus filhos têm assistido.

A exposição aos conteúdos de violência pode tornar as crianças menos sensíveis à dor e ao sofrimento de outras pessoas, mais temerosas do mundo que as cerca e mais agressivas. Além disso, as mensagens subliminares podem ter conteúdos satânicos, que diferem da doutrina bíblica e que sutilmente estão se infiltrando no lar dos cristãos. O que tem ocupado o tempo e a mente das crianças e adolescentes nos dias de hoje? A recomendação da Palavra é clara para os adultos “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinarás a teus filhos e delas falarás em tua casa, e andando pelo caminho, e

deitando-te e levantando-te. Dt. 6:6,7. Cabe aos responsáveis orientar seus filhos em todo tempo, precisam conhecer a Palavra e então direcioná-los, explicar o que tem de errado em muitos desenhos e jogos que estão disponíveis, evitar que assistam determinados desenhos ou programas e assim por diante. Vamos ocupar mais o tempo dos pequenos com os ensinos da Palavra de Deus e menos com o que o mundo oferece.

Referências: BORGES, Michelson. Nos bastidores da mídia: como os meios de comunicação afetam a mente. São Paulo: Casa

Publicadora Brasileira, 2005.CORREA, Daniela Trombeta Dias. O mal encantado – 1. In: Portal IAP. São Paulo, 2004. Disponível em:

http://portaliap.org/o-mal-encantado-1/. Acesso em 10 abr. 2016.

Dcsa. Marcia Maria da Silva S. Rizzi

Mensagem subliminar? O que é isso?

07

Page 8: Revista iap sul 2ª edição

08 09