revista fecomercio pb n.14

36

Upload: fecomercio-paraiba

Post on 09-Mar-2016

222 views

Category:

Documents


11 download

DESCRIPTION

Revista FECOMERCIO PB n.14

TRANSCRIPT

Page 1: Revista FECOMERCIO PB n.14
Page 2: Revista FECOMERCIO PB n.14
Page 3: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

EXPEDIENTE

PRODUÇÃO EDITORIALAssessoria de Comunicação do

Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB

REPORTAGENSCamila Honorato

Dennise Vasconcelos Diego Caiaffo

Wendell Rodrigues

REVISÃOJoão Trindade

FOTOGRAFIARicardo Araújo

Rizemberg FelipeArion Farias

Arquivo PMCGFECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Wendell Rodrigues(DRT – PE 3305)

PROJETO GRÁFICOAnderson Rodrigues

DIAGRAMAÇÃO E EDITORAÇÃO ELETRÔNICA

Ricardo Araújo(DRT-PB 631)

IMPRESSÃOGráfica Santa Marta

TIRAGEM1.000 exemplares

PRESIDENTEMarconi Medeiros

1º VICE-PRESIDENTEGeraldo Magela Lima

2º VICE-PRESIDENTERicardo Vasconcelos Pereira de Melo

3º VICE-PRESIDENTEJosé de Assis Lima

4º VICE-PRESIDENTEAntonio Rangel Moreira

1º SECRETÁRIOAlexandre José Cartaxo da Costa

2º SECRETÁRIOJuarez Pereira Marques

1º TESOUREIROFernando de Andrade Teixeira

2º TESOUREIROBenjamim Maia Lins

DIRETORESDavi Livengston Lauro de Sales, Diana Chianca Gusmão, Edalmo Leite Fernandes

de Assis, Fernando Flávio Madruga Oliveira Lima, Giuseppi Coutinho de Souza, Guilherme Coutinho de Souza, Inácio Ramos Borba, Ione Regina de Souza, Isaac Junior Moreira, Jailton Eloy Mendes, João Batista André da Costa,

José Claudionor Fernandes da Silva, Jurandi Ferreira de Souza, Kleber Sampaio Santiago, Luiz de Gonzaga Guimarães Correira, Marconi Barros dos Santos,

Moacir Tavares dos Santos, Paulo Sérgio Navarro de Souza, Raul Ventura da Silva, Rodrigo Guedes Rodrigues, Silvino Bezerra da Costa, Vantuiler Leite Chaves,

Vicente Martins da Nóbrega, Vinicius José de Araújo Silva

TITULARES CONSELHO FISCALAntônio Vicente da Silva, Edigar Florêncio da Silva, Francisco Wanderley Junior

SUPLENTE CONSELHO FISCALJosé Coriolano Porto, Manoel José do Nascimento, Pedro Soares dos Santos

DIRETORA REGIONAL DO SESCMônica Barros

DIRETOR REGIONAL DO SENACGeraldo Veras

Revista

ParaíbaProdução Bimestral do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB

[email protected]. (83) 3208-3112

Page 4: Revista FECOMERCIO PB n.14

EDITORIAL

Esta é uma edição comemorativa! Afi nal, a Senhora do Porto e das Águas, Cidade Jardim, Capital do Sol, a nossa João Pessoa, completa 426 anos, sendo considerada uma das melhores cidades do Brasil para se viver. O município de inúmeras belezas e milhares de encantos, que foi fundado sob o domínio de Por-tugal, em 5 de agosto de 1585, e intitulado, primeiramente, de Nossa Senhora das Neves, nasceu no rio Sanhauá e se alongou ao mar. Hoje, a capital tem lar-gas avenidas, polos comerciais, elegantes prédios residenciais, grandes redes varejistas. Mais do que isso: a cidade é um lugar no ponto certo. Estar em João Pessoa é usufruir da natureza, da história e da cultura de um povo privilegiado por recepcionar os primeiros raios de sol.

Mas as comemorações não param por aí! Além do aniversário de João Pes-soa, a revista homenageia os 15 anos de fundação do Senac em Cajazeiras e tam-bém o aniversário do município. Outra cidade que é destaque nesta edição é Campina Grande, que recebeu mais de dois milhões de turistas durante o São João e, melhor do que isso, agradou à grande maioria deles, como comprova uma pesquisa, inédita, realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Econô-micas e Sociais da Paraíba.

As festividades extrapolam as fronteiras e vão de um recanto a outro do es-tado. Em Sousa, a população recebeu um grande e importante presente no dia em que a cidade comemorou 157 anos de emancipação política. O Sistema Feco-mércio inaugurou uma unidade do Banco de Alimentos do Sesc, no município, benefi ciando milhares de pessoas e cidades vizinhas. Além disso, o presidente do Sistema, Marconi Medeiros, foi agraciado com o título de cidadão sousense.

É por essas e outras que a 14ª edição da Revista Fecomércio Paraíba vem mais do que especial. Afi nal, mais do que homenagear o estado por todas as conquistas alcançadas, o Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC se propõe a parti-cipar, efetivamente, de todo esse desenvolvimento; no fortalecimento da eco-nomia, na valorização cultural, na divulgação das belas paisagens, na assistência e educação de cada cidadão que faz da amada Paraíba hospitaleira o berço do heroísmo do seu povo.

Assessoria de Comunicação

Page 5: Revista FECOMERCIO PB n.14

SUMÁRIO

Dia dos Pais: vendas crescem 7%

Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENACmostra força no Sertão da Paraíba

Motivos de sobra para comemorar 426 anos de fundação

COMEMORAÇÃO

EM SOUSA

JOÃO PESSOA

Página 7

Página 8 e 9

Página 16

Feira de Orientação para o Trabalho foi um sucesso

Grupo Folclórico do Sesc Paraíba: 41 anos de

preservação da cultura Página 26Página 23

Página 21Jogos dos Comerciários estimulam a prática esportiva

Page 6: Revista FECOMERCIO PB n.14

OPINIÃO

„A variedade, qualidade e acessibilidade do comércio cresceu de tal forma que nossa cidade, hoje, não deixa a desejar, comparando-se com grandes metrópoles nacionais. Aliás, o comércio e os serviços são responsáveis por quase 65% do PIB estadual.‰

O verde da nossa capital encanta os olhos de quem vive por aqui e dos turistas que nos visitam, a cada ano. O grande valor arquitetô-nico da cidade, seja do Centro Histórico ou no traço contemporâneo que Niemeyer impôs à Estação Ciência, mistura-se em harmonia com as belezas naturais de nossas praias, reservas fl orestais e do imponente rio Sanhauá, que abraça, a cada dia, aquele que é considerado o mais belo pôr-do-sol. O comércio pujante, a cidade em constante expansão e o turismo cada vez mais receptivo completam as carac-terísticas da linda João Pessoa, que este mês comemora, com motivos, 426 anos de histó-ria, cultura e desenvolvimento.

Os parabéns à nossa capital são mereci-dos. João Pessoa é considerada uma das cida-des mais bonitas do país e traz consigo, ain-da, um excelente índice de qualidade de vida, o que prova que aqui é um lugar bom de se viver. A capital paraibana se desenvolveu, ao longo dos anos, através de uma consciência ambiental exemplar, muito antes de o mun-do despertar para as questões dos desgastes provocados na natureza.

O comércio e a indústria, que se desen-volveram principalmente a

partir do século XX, adaptaram-se bem em solo paraibano e, aliando consci-ência ambiental aos incentivos de desenvolvimento oferecidos pelos

poderes públicos, atraíram e continu-

am atraindo investi-

dores de todo o país e do mundo. A variedade, qualidade e acessibilidade do comércio cres-ceu de tal forma que nossa cidade, hoje, não deixa a desejar, comparando-se com grandes metrópoles nacionais. Aliás, o comércio e os serviços são responsáveis por quase 65% do PIB estadual.

O potencial turístico hoje mostra sua força e traz à capital milhares de pessoas por mês. Os turistas que nos visitam elogiam a receptividade do paraibano, nossa forte tra-dição cultural, nossas belezas, e se tornam divulgadores espontâneos da cidade. Por outro lado, João Pessoa investe em infraes-trutura, qualifi ca mão de obra, preserva nos-so patrimônio histórico e cultural (registra-do como Patrimônio Nacional pelo IPHAN), atraindo, assim, investimentos nacionais e internacionais, dos setores hoteleiro, gastro-nômico, de eventos, etc. Tais investimentos impulsionam, cada vez mais, o turismo, esta-belecendo uma relação cíclica de apoio entre os poderes público e privado, que só tem a contribuir com o desenvolvimento.

É claro que, neste momento de come-moração, o Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SE-NAC Paraíba se orgulha por fazer parte da história desta cidade encantadora. Através de ações que benefi ciam a população, as instituições contribuem com a melhoria na qualidade de vida dos pessoenses, através da saúde, lazer, assistência, cultura e, principal-mente, na educação; seja de crianças, jovens ou adultos, seja na vida escolar, acadêmica ou profi ssional. Este é o momento oportuno para reafi rmar os laços e compromissos com o desenvolvimento social e, mais uma vez, desejar parabéns à linda João Pessoa.

MARCONI MEDEIROSPresidente do Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC-PB

AGOSTO- 2011

Page 7: Revista FECOMERCIO PB n.14

Dia dos Pais: vendas crescem 7%

Os empresários do setor do comércio varejista da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) come-moraram as vendas do Dia dos Pais. O crescimento foi 7% superior ao mesmo período do ano passado. Vale lembrar que a data marca a abertura do calendário de datas comemorativas do segundo semestre.

A força emocional da data foi um dos motivos para o aumento nas vendas. E não foi só. “A comemo-ração coincidiu com as liquidações de inverno, o que contribuiu para gerar um ambiente de oportunidades de compras a preços mais acessíveis”, avaliou o pre-sidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo da Paraíba, Marconi Medeiros. Os artigos masculinos mais vendidos foram vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, vinhos, artigos esporti-vos, livros e CDs.

A data foi ainda mais especial para Bruno Moreno. “Sempre sonhei como seria esse dia: sendo pai e fi lho. Ter Maria Luiza comigo é a tradução da obra mais per-feita do criador”, comentou o pai de primeira viagem.

7AGOSTO - 2011

Os artigos masculinos mais vendidos foram vestuário, calçados, perfumaria, eletroeletrônicos, vinhos, artigos esportivos, livros e CDs.

Bruno Moreno comemorou

seu primeiro Dia dos Pais

Boas vendas

FECOMÉRCIO

Page 8: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

Sistema Fecomércio pres

Empresário Moacir Tavares com Diretores e Conselheiros do Sistema

8 AGOSTO - 2011

No dia em que o município de Sousa, lo-calizado no sertão do estado, comemorou 157 anos de emancipação política, o Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC presenteou os cidadãos com algo bem especial. O Sistema inaugurou uma unidade do Banco de Alimen-tos – Mesa Brasil Sesc, que irá contribuir no combate ao desperdício de alimento. À so-lenidade estiveram presentes o presidente Marconi Medeiros, o prefeito do município, Fábio Tyrone, o Chefe da Casa Civil do Go-verno do Estado, deputado Lindolfo Pires, representantes sindicais de todo o estado e autoridades locais, além do corpo diretivo e servidores do Sesc e Senac.

Em seu discurso, Medeiros agradeceu o apoio oferecido pela prefeitura da cidade e destacou a importância das parcerias fi rma-das entre os poderes público e privado. “Esta unidade do Banco de Alimentos é a prova de que o poder público confi a no Sistema, e por isso estamos sempre dispostos a colaborar com o desenvolvimento”, frisou.

Devido às contribuições oferecidas pelo Sistema Fecomércio em Sousa, Medeiros recebeu o título de cidadão sousense, das mãos do prefeito da cidade. “É o momento oportuno para entregarmos o título ao em-presário e presidente Marconi Medeiros”, disse Fábio Tyrone.

Page 9: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

9

enteia o sertão paraibano

Empresários Jailton Eloy e Vicente Martins

AGOSTO - 2011

Banco de Alimentos beneficiará milhares de pessoas no Sertão

A Solenidade de inauguração do Banco de Alimentos - Mesa Brasil Sesc reuniu várias autoridades

Empresários Carlos Alberto Freitas e Isaac Jr. Moreira durante o evento

Page 10: Revista FECOMERCIO PB n.14

10 AGOSTO - 2011

SINDICATOS

Reunião da diretoria da Fecomércio

Apoio ao novo shopping em João Pessoa

Diretoria da Fecomércio traça metas

Pres. do Sindifarma-JP, Paulo Navarro defendeu o shopping Pres. do Sind. Varejista de CG, Geraldo Magela luta pelo desenvolvimento

Como acontecem todos os meses, a diretoria da Fecomér-cio se reuniu para traçar metas a fi m de defender os legítimos interesses dos empresários paraibanos. Entre os vários assuntos em pauta, um deles foi a divulgação das convenções coletivas de trabalho dos Sindicatos Patronais e dos Sindicatos dos Comerciá-rios da Paraíba 2011 – 2012.

Durante a reunião, o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, de-fendeu a implantação do novo shopping no bairro de Mangabeira. “A Paraíba não pode abrir mão desse grande empreen-dimento e da experiência do empresário Roberto Santiago”, afi rmou. O presidente

do Sindifarma-JP, Paulo Navarro, também ponderou sobre a importância do shopping para a zona sul da capital paraibana. Há pou-cos dias, a Assembléia Legislativa aprovou o projeto de lei que garante a construção do shopping. O investimento será de R$ 200 mi-lhões e vai gerar quase três mil empregos.

Page 11: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

11AGOSTO - 2011

Ao longo deste mês de agosto, a Para-íba está sendo divulgada como destino tu-rístico em cinco grandes eventos de reper-cussão nacional e internacional. O primeiro foi o Centro-Oeste Tur, em Brasília. Depois, Salvador e São Paulo (capital, Ribeirão Preto e Barretos).

Segundo a presidente da PBTur, Ruth Avelino, essas ações são frutos de parcerias importantes com instituições como a Feco-mércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Paraíba), ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), Convention Bureau de João Pes-soa, Sebrae e prefeituras; principalmente as de João Pessoa e Conde.

Paraíba é divulgada em cinco grandes eventos turísticos

Cenário de novela

COM APOIO DA FECOMÉRCIO

O estado também vai se transformar em cenário da próxima novela da Globo, chamada “Aquele Beijo”. As cenas serão gravadas em locações da Capital e Caba-ceiras. A nova produção global é assinada por Miguel Falabella e dirigida por Cininha de Paula. As gravações estão previstas para os próximos dias.

Farol do Cabo Branco marca o extremo Oriente das Américas

11AGOSTO - 2011

FECOMÉRCIO

Page 12: Revista FECOMERCIO PB n.14
Page 13: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

13AGOSTO - 2011

A Fecomércio Paraíba realizou uma am-pla reformulação no seu endereço na inter-net. Com um layout mais leve, sofi sticado e usual, o portal usa uma tecnologia moderna, que segue as tendências mundiais quando o assunto é informação na rede de computa-dores. Além disso, no endereço eletrônico www.fecomercio-pb.com.br, o usuário dis-põe de vários serviços, como a Certifi cação Digital, a Contribuição Assistencial e Sindi-cal, as Convenções Coletivas, entre outros. Há, também, uma página destinada ao IFEP-PB (Instituto Fecomércio de Pesquisas Eco-nômicas e Sociais da Paraíba), que disponibi-liza as pesquisas sobre o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado. Outro desta-que dentro do site é a Revista Fecomércio Paraíba, que pode ser acessada, integral-mente, e de forma prática. Com isso, a Feco-mércio – PB fi ca, cada vez mais, próxima da população. Sob a orientação da presidência do Sistema, a Assessoria de Comunicação se empenha, agora, na reformulação dos por-tais do Sesc e Senac.

Portal da Fecomércio Paraíba de cara nova

A Revista Fecomércio Paraíba é motivo de orgulho e satisfação para toda a equipe que faz o Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC no estado, por todas as conquistas que conseguiu alcançar até agora. E, a cada dia, a credibilidade da publicação só aumenta. Em agosto, o Chefe de Comunicação, Wendell Rodrigues, apresentou a evista durante o Encontro Nacional de Comunicação do Sesc, no Rio de Ja-neiro, com a presença de jornalistas do Brasil inteiro. Há pouco tem-po, a publicação passou por transformações de estética, conteúdo, tiragem e periodicidade. O veículo é uma ponte entre as três institui-ções, o empresariado e a imprensa, servindo como um refl exo das ações desenvolvidas do litoral ao sertão paraibano.

Site da Fecomércio: novo layout tornou a página mais atrativa e usual

Revista Fecomércio Paraíba é destaque em evento nacional

Page 14: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

14 AGOSTO - 2011

Pesquisa faz uma análise do São João de Campina GrandeO Instituto Fecomércio de Pesquisas

Econômicas e Sociais da Paraíba (IFEP-PB) realizou uma grande, importante e inédita pesquisa com os turistas presentes em Cam-pina Grande durante os festejos juninos des-te ano. Segundo o levantamento, 92,39% dos visitantes pretendem retornar à cidade para o Maior São João do Mundo e 95,43% indicam os festejos como roteiro turístico. Esses da-dos só comprovam que o São João de Cam-pina Grande não só encanta, como envolve e fascina, atraindo e fi delizando visitantes de todo o Brasil e várias partes do mundo.

Segundo a pesquisa, dentre os turistas

que visitaram Campina durante os festejos juninos, 74,37% são oriundos da Região Nor-deste, sobretudo da Paraíba (23,86%), com destaque para João Pessoa. Dentre os prin-cipais motivos que levaram os entrevistados a visitar a cidade, 77,41% afi rmaram que foi graças à festa de São João, seguido por visi-ta a parentes e amigos (10,15%). Em relação à expectativa do turista após conhecer a ci-dade, em especial o Maior São João do Mun-do, 76,14% afi rmaram que foi correspondida, enquanto 18,02% disseram ter sido superada. Apenas 4,57% afi rmaram que a expectativa fi -cou abaixo do esperado.

As festividades juninas estão entre os principais motivos que levaram os entrevistados a visitar Campina Grande

Page 15: Revista FECOMERCIO PB n.14

FECOMÉRCIO

15AGOSTO - 2011

No que se refere à forma de planejamento da viagem, 36% do total de visitantes estavam no São João acompanhados por familiares. Em seguida, apare-cem os que estavam viajando em grupo (30%). Os que vieram em excursão chegaram a 16% dos en-trevistados. Ainda de acordo com o estudo, 46% dos turistas vie-ram pela primeira vez conhecer o Maior São João do Mundo, en-quanto que 54% já visitaram pelo menos uma vez o evento.

EFEITO MULTIPLICADOR

Segundo o presidente do Sistema Fecomércio Paraíba, esse fato se confi gura como um ele-mento importante e positivo para o desenvolvimento da atividade turística da cidade, por indicar um elevado grau de satisfação do turis-ta. “Na ótica econômica, isso indica um efeito multiplicador, pois além de seu retorno, o turista torna-se um espontâneo divulgador do Maior São do Mundo, além de indicar Cam-pina Grande como roteiro turístico para outras pessoas”, declarou.

A pesquisa ouviu 400 turistas, entre os dias 20 e 26 de junho de 2011, escolhidos de for-ma aleatória, em diversos pontos turísticos de Campina Grande. É importante ressaltar que, em algumas questões, os entrevistados pode-riam indicar mais de uma alternativa como res-posta. Logo, a soma dos percentuais das res-postas para questões desse tipo não permitia totalização, já que ultrapassava 100%.

Metodologia

Mais de 92% dos visitantes pretendem retornar ao Maior São João do Mundo

PONTOS TURÍSTICOS MAIS VISITADOS

Parque do Povo 79,44%

Açude Velho 59,39%

Vila do Artesão 40,61%

Trem do Forró 36,55%

Salão do Artesanato 35,79%

Fogueira Gigante, localizada dentro do Parque do Povo 33,76%

Sítio do Forró 28,43%

Cidade Cenográfica 24,87%

Page 16: Revista FECOMERCIO PB n.14

CAPA

16 AGOSTO - 2011

João Pessoade parabéns!

No aniversário de 426 anos, a capital paraibana tem muito a comemorar: povo acolhedor, belas praias, muita história, rica cultura e economia em ascensão.

Há 426 anos, tinha início a história de uma capital que ainda teria muito a con-tribuir com o país: João Pessoa. A tercei-ra cidade fundada no Brasil possui uma trajetória marcada pela influência de vá-rios povos: portugueses, holandeses, es-panhóis, sem falar dos nativos (tabajaras, potiguaras e tarairius). Toda essa mistu-ra resulta neste lugar lindo e considerado um dos melhores para se viver.

Page 17: Revista FECOMERCIO PB n.14

AGOSTO - 2011

CAPA

17

Nossa Senhora das Neves, Filipéia de Nossa Senhora das Neves, Frederica, Parahy-ba e João Pessoa. A cidade e seus nomes vêm se transformando desde a fundação, que aconteceu às margens do Rio Sanhauá, em 5 de agosto de 1585, dia de Nossa Senho-ra das Neves, padroeira do município.

Cada ponto da cidade, com sua particu-laridade, encanta turistas e deixa o municí-pio ainda mais alegre, com sua vida diurna e noturna. É também em João Pessoa que o Brasil e as Américas fi cam mais próximos do Oriente, na Ponta do Seixas, marcada pelo Farol do Cabo Branco.

Seus pontos turísticos vão desde lu-gares históricos e culturais até às praias. O Parque Solon de Lucena (a Lagoa), a Casa da Pólvora, o Hotel Globo, as igrejas considera-das patrimônios da humanidade, Igreja de São Francisco, do Carmo e da Misericórdia, o Teatro Santa Roza, o Mercado de Artesana-to, o Farol do Cabo Branco e a Estação Cabo Branco são algumas das atrações da capital da Paraíba. Isso sem falar das praias urba-nas. Esses atrativos, aliados à receptividade do paraibano e às políticas de incentivo, dei-xam João Pessoa, cada vez mais, dentro da rota do turismo.

Na rota do turismo

Page 18: Revista FECOMERCIO PB n.14

CAPA

18 AGOSTO - 2011

A capital paraibana traz no seu nome, desde 1930, uma homenagem ao Presiden-te do Estado, João Pessoa, assassinado em Recife, em plena campanha política, por ter negado apoio a Júlio Prestes, candidato à presidência. Sua morte foi uma das principais causas da Revolução de 1930.

Desde essa época, o desenvolvimento é contínuo. Atualmente, segundo dados do IBGE, João Pessoa possui uma área de 211 km2 e uma população composta por mais de 723 mil habitantes. Na cidade, há um forte envol-vimento com a preservação do meio ambien-te, pela grande área verde que possui.

Na economia, a capital também mostra sua capacidade. Ela é a principal contribuinte do Produto Interno Bruto (PIB) da Paraíba,

correspondendo a cerca de 44% do total do estado. Os bons resultados se refl etem, tam-bém, na geração de empregos. No primeiro semestre de 2011, João Pessoa esteve entre as cidades brasileiras que mais empregou. E o comércio é um grande contribuinte para es-ses números. Além disso, esse setor se desta-ca pelo crescimento do faturamento, as altas no varejo, consumidores confi antes, entre outros fatores.

O Sistema FECOMÉRCIO/SESC/SENAC Paraíba também faz parte da história da ci-dade, na representação do comércio, na edu-cação profi ssional, atuando na saúde, assis-tência, cultura, lazer, incentivando o turismo e promovendo a região para que ela possa continuar crescendo.

Um salto para o futuroNa cidade, há um forte envolvimento com a preservação do meio ambiente, pela grande área verde que possui.

A Estação Ciência foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer

Page 19: Revista FECOMERCIO PB n.14

AGOSTO - 2011 19

Desenvolvimento e história

São vários os adjetivos para ca-racterizar João Pessoa: “Extre-mo Oriental”, “Cidade Verde”, “A cidade onde o Sol nasce primei-ro”. No entanto, todos têm algo em comum: revelam a beleza e a importância dessa terra que ain-da tem muito a prosperar, mas que já mostrou e ainda revela seu desenvolvimento econômico, sua história e sua cultura.

Cidade bela e próspera

Hotel Globo guarda relíquias da cultura e da história da Paraíba

Teatro Santa Roza é uma das casas de espetáculos mais antigas do país

Casa da Pólvora é mais um dos patrimônios históricos de João Pessoa

Praça Aristides Lobo em 1950...

... e hoje, sendo o Comando Geral da PM

Av. Epitácio Pessoa, em 1929... Ponto de Cém Reis, em 1950...

... e hoje, completamente urbanizada ... e hoje, palco de shows musicais

Page 20: Revista FECOMERCIO PB n.14

Projeto Sonora Brasil 2011 faz escala na Paraíba

SESC

20 AGOSTO - 2011

Valorizar e difundir o trabalho de artistas nacionais que realizam música não comercial. Esse é o objetivo do projeto do Sesc Sonora Brasil - Formação de Ouvintes Musicais, que trouxe o grupo maranhense Caixeiras do Di-vino à Paraíba. Com apresentações em Cam-pina Grande e João Pessoa, a equipe, forma-da por Maria Rosa, Maria de Jesus, Zezé de Iemanjá, Rosa Barbosa e Rosa Dias mostrou repertório de cânticos ligados à festa popular do Divino Espírito Santo, um dos mais impor-tantes festejos do Maranhão, que está ligado às religiões afro-brasileiras.

Em sua 14ª edição, o projeto circula, pela primeira vez, com dois temas - Sagrados Mis-térios: Vozes do Brasil, que percorre o eixo Norte-Nordeste e Centro-Oeste, e Sotaques de Fole, apresentado no Sul e Sudeste. Os espetáculos fazem parte do biênio 2011/2012, devido à inversão dos locais de exibição dos grupos, para que todos concluam o circuito nacional. Buscando despertar um público mais criterioso, através de um maior contato com a diversidade da música brasileira, o So-nora Brasil se consolidou como o maior proje-to musical em circulação no país.

Grupo maranhense Caixeiras do Divino se apresentou na primeira etapa do projeto

Page 21: Revista FECOMERCIO PB n.14

21

SESC

AGOSTO - 2011

Jogos dos Comerciários são tradição na Paraíba

Os Jogos dos Comerciários já se consolidaram como um dos eventos esportivos mais tradicio-nais do estado. A competição é realizada pelo Serviço Social do Comércio da Paraíba e conta com um alto nível de qualidade na orga-nização e arbitragem.

A edição 2011 termina no dia 17 de outubro, Dia do Comerciário, com a fi nal do futebol de campo. Este ano, participam 28 empresas e cerca de 2000 atletas, distribuí-dos em mais de 15 modalidades.

Festa no Dia do EstudanteUm dia de celebração. Assim

foi o dia 11 de agosto, Dia do Estu-dante, comemorado por todos os que atuam na área de educação. E, como não poderia ser diferente, a unidade do Sesc Educação em João Pessoa preparou para seus integrantes momentos de alegria, diversão e refl exão. Várias ações educacionais e recreativas resgata-ram o papel do estudante, através de atividades alusivas aos direitos e deveres conquistados a partir da década de 60. A responsável pela turma da EJA, Christianne Carva-lho, comentou que a festividade serviu para “incentivar que os alu-nos deem continuidade aos estu-dos, para o crescimento pessoal e profi ssional”.

Futebol de campo é um dos esportes mais procurados

Animação marca Dia do Estudante

Page 22: Revista FECOMERCIO PB n.14

22

SESC

AGOSTO - 2011

Concerto reúne centenas de pessoas

Foi uma noite especial e recheada de belos momentos. No Teatro Paulo Pontes, um dos mais tradicionais do estado, o pú-blico acompanhou e aplaudiu o Concerto e Movimento em Arte Popular realizado pelo Sesc Paraíba. A festa começou com a apre-sentação do Grupo de Danças Renascer. Quem também deu um show foi o Grupo Mulheres do Cangaço. Em seguida, o Grupo de Danças Folclóricas do Sesc Paraíba apre-

sentou o xaxado com um ritmo envolven-te, que encantou.

O evento contou, também, com a parti-cipação do Coral Renascer, que fez uma per-formance em conjunto com a Banda de Músi-ca do 15º Batalhão de Infantaria Motorizada. As pessoas ainda conferiram a exposição do projeto Parede Poética, que leva obras de poetas locais e nacionais a vários pontos da cidade, há mais de 10 anos.

Coral Renascer cantou junto com a Banda da Guarnição Federal de João Pessoa

Grupo Mulheres do Cangaço deu um show de autenticidade Espetáculo Cangaço Contemporâneo encantou a plateia

Page 23: Revista FECOMERCIO PB n.14

23

SESC

AGOSTO - 2011

Grupo Folclórico do Sesc Paraíba ganha projeção nacional

Grupo Folclórico destaca a cultura regional em todo o país

Só em 2011 já foram dezenas de

apresentações

São 41 anos de valorização da cultura po-pular, destacando os ritmos de dança e mú-sica característicos do Nordeste. Esse é o pa-pel do Grupo Folclórico do Sesc Paraíba, que é reconhecido, cada vez mais, como um dos principais instrumentos nacionais de valoriza-ção regional. Recentemente, o grupo esteve presente no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil, que aconteceu em São Paulo e reuniu representantes nacionais e internacionais de diversas empresas e entidades ligadas ao se-

tor, incluindo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Atra-vés do xaxado, ciranda, coco de roda, baião e quadrilha, sempre acompanhados pelo trio de forró da instituição, o grupo é aplaudido por onde passa, atraindo a atenção de turistas e olhares para a Paraíba. Atualmente, a compa-nhia de dança é formada por 36 voluntários, que viajam de norte a sul do Brasil, divulgando a cultura local, participando de eventos nacio-nais e internacionais.

Page 24: Revista FECOMERCIO PB n.14

24

SESC

AGOSTO - 2011

Prêmio Sesc de Literatura revela talentos

O Prêmio Sesc de Literatura dá a oportunidade para que novos escritores tornem suas obras conhecidas e publica-das. Então, a sorte está lançada! O con-curso está com as inscrições abertas até o dia 31 de agosto. Os interessados de-vem inscrever textos inéditos, nas cate-gorias conto e romance. Os vencedores terão as obras publicadas e distribuídas comercialmente pela editora Record. O edital e detalhes da inscrição estão dis-poníveis no endereço eletrônico http://www.sesc.com.br/premiosesc.

O resultado do Prêmio Sesc de Literatu-ra 2011 será divulgado em março de 2012 e a cerimônia de premiação está prevista para julho do próximo ano, no Rio de janeiro. Na

Comerciários e dependentes de Guarabira po-dem fazer tratamentos odontológicos de qualidade e sem custo algum. O OdontoSesc, unidade móvel de Odontologia mantida pelo Serviço Social do Co-mércio da Paraíba, fi ca estacionado na cidade, até setembro, em frente à unidade do Sesc, oferecendo tratamentos clínicos odontológicos e atividades de prevenção bucal para a comunidade. Desde feverei-ro, já foram realizados mais de 3500 atendimentos, incluindo restauração, periodontia, extração e raios-X. Além do tratamento clínico, o OdontoSesc leva ao município atividades de conscientização para a saúde bucal, mostrando que a melhor forma de evitar futu-ros problemas de saúde é a prevenção. Para isso, a unidade conta com profi ssionais qualifi cados, que fa-zem exposições, com palestras, distribuição de pan-fl etos e kits, escovódromo, entre outras atividades.

OdontoSesc em GuarabiraOdontoSesc em Guarabira

O OdontoSesc já realizou mais de 3500

atendimentos em Guarabira, desde fevereiro

edição de 2010, as obras vencedoras foram: o romance Habeas asas, Sertão do céu!, de Ar-thur Martins Cecim, e a coletânea Contos de Mentira, de Luisa Geisler.

Page 25: Revista FECOMERCIO PB n.14

25AGOSTO - 2011

SESC

Projeto Recrear movimenta a criançada

Cultura no sertão

Uma celebração às tradições genuina-mente nordestinas. Esse é o principal objeti-vo da Feira de Cultura que o Sesc realiza nas cidades de Patos, Sousa e Cajazeiras, anu-almente, no fi nal de agosto. Em 2011 mais uma vez estarão em destaque as tradições, ritmos, cultura e artesanato do Nordeste; tudo planejado e executado pelos alunos do

Projeto Habilidade de Estudos e da Educa-ção de Jovens e Adultos. Além disso, o pro-jeto conta com apresentações artísticas de grupos locais e exposição de objetos, con-feccionados através de ofi cinas ministradas pela instituição. No total, a expectativa é de que mais de 1500 pessoas visitem a feira nas três cidades.

Projetos desenvolvidos pelos alunos estarão em exposição

Feira movimenta o sertão paraibano

Garotada aprende e se diverte no Sesc em Guarabira

O horário oposto ao da escola não é sinônimo de ociosidade para as 50 crianças que participam do Projeto Recrear no Sesc em Guarabira. As atividades acontecem pela manhã e à tarde e envolvem uma pro-gramação diversifi cada. A garotada parti-cipa de momentos culturais, de expressão corporal com aulas de dança e esportivos, aprende futsal, voleibol, handebol e nata-

ção. Na parte de cultura, acontece a Hora da Leitura, que incentiva o hábito de ler, através de atividades lúdicas e educativas. “Tiramos essas crianças do ócio, evitando que procurem os caminhos da marginali-dade”, enfatizou a gerente do Sesc Guara-bira, Maria da Luz Costa. A ação é realizada de segunda a sexta e os participantes são moradores de áreas vizinhas ao Sesc.

EM GUARABIRA

Page 26: Revista FECOMERCIO PB n.14

26

SENAC

AGOSTO - 2011

Senac promove X Feira de Orientação para o Trabalho

262

SEENNACCC

AGOSTO - 2011

Com o intuito de informar e preparar profi ssionais cada vez mais capacitados, o Senac Paraíba realizou a X Feira de Orientação para o Trabalho, no Shopping Sul, no bairro dos Bancários. O evento, que tinha a temática A Hora e a Vez da Educação Profi ssional, trouxe conheci-mento e atualização para profi ssionais de diversas áreas de atuação que frequentaram o local.

Para a responsável pelo Banco de Oportunidades, Tatiane de Cássia, a feira teve o objetivo de despertar nos participantes a necessidade de uma qualifi cação profi ssional, cada vez mais exigida pelo mercado de tra-balho. Para atingir a meta, foram realizadas palestras como Invista em seu Marketing Pessoal na Hora da Venda e Seja Diferencial numa Entrevista de Emprego.

O evento ofereceu, também, serviços nas áreas de Beleza e Saúde. Outro diferencial foram as aulas realiza-das no Espaço Gastronômico, ensinando receitas como Coquetéis Nutritivos e na área de Informática, que pas-savam orientações personalizadas em Excel e AutoCad. O sucesso da Feira de Orientação Para o Trabalho reali-zada na Paraíba incentivou outros estados a promove-rem eventos com o mesmo intuito.

Participantes foram agraciados com serviços de saúde e beleza Palestras e oficinas mostraram a importância da qualificação profissional

Aulas-show de gastronomia ensinaram receitas para os visitantes

Page 27: Revista FECOMERCIO PB n.14

27

COMUNICAÇÃO INTERNA

Projeto Tarde Literária comemora Dia do Amigo

AGOSTO - 2011

Profissionais do Senac aprenderam sobre Comunicação Interna

Wagner Malta animou a tarde do Dia do Amigo

SENAC

Um espaço para divulgar os artistas, de forma interativa e educativa. Esse é o objetivo do projeto Tarde Literária, rea-lizado pelo Senac Paraíba, que acontece na última semana de cada mês na instituição. E no dia 20 de julho, comemorando o Dia do Amigo, o evento trouxe o cantor e compositor radi-cado em João Pessoa Wagner Malta, que cantou releituras de grandes músicos da MPB, como Chico Buarque e Milton Nascimento.

Segundo a responsável pelo projeto, Lucienne Freire, “o que antes era apenas a divulgação da literatura regional cres-ceu, e hoje temos apresentações de diversas áreas, como dançarinos e teatro”. O projeto está no quarto ano.

Senac promove oficina com colaboradoresOs colaboradores do Senac Paraíba par-

ticiparam, recentemente, de uma ofi cina de comunicação interna. Com o tema Comuni-cação Interna como Estratégia Institucional, a ofi cina foi ministrada pelo especialista Pau-lo Clemen e acompanhada pelo represen-tante do Departamento Nacional, Wendell Amorim. Durante dois dias, os participantes puderam entrar em contato com o universo

que a comunicação representa, destacando e debatendo os aspectos da comunicação institucional, interpessoal, administrativa e o endomarketing. “Estamos numa fase mundial em que a comunicação se tornou o grande desafi o, em que é preciso enxergar a importância dos processos comunicativos dentro de uma empresa e fora dela”, desta-cou Clemen.

Page 28: Revista FECOMERCIO PB n.14

28

SENAC

AGOSTO - 2011

Cursos de Informática do Senac são referência no mercado de trabalho

Senac é referência de ensino no eixo tecnológico

O curso de Montagem e Manutenção de Micro é um dos mais procurados

O Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial não apenas educa para profi ssionalizar, como também se preocupa em produ-zir e disseminar o conhecimento, preparando os seus alunos para o mercado de trabalho. E um dos focos da entidade é o ensino e capacitação em informática, trabalhando, além da inclusão digital, a qualifi cação dos pro-fi ssionais, uma vez que a tecnologia se tornou um dos fatores essenciais para se inserir no mercado.

A grande procura e o sucesso dos cursos do Senac nessa área são apenas consequên-cia do trabalho e dos serviços que a instituição oferece. São dezenas de opções disponibili-zadas no eixo tecnológico, abrangendo todos os públicos, inclusive idosos e empresários. E o melhor: os cursos acontecem em todo o estado. Tudo isso para fazer deles uma verdadeira porta de entrada dos alunos para a vida profi ssional.

Page 29: Revista FECOMERCIO PB n.14

29

SENAC

AGOSTO - 2011

Capacitação profissional em Campina Grande

Senac Cajazeiras completa 15 anos de atuação

Na segunda cidade mais importante do estado, o Senac mantém uma atuação forte. Em Campina Grande, são lançadas, constan-temente, novas programações de cursos para melhor atender à sociedade, capacitando-a para sua inserção no mercado de trabalho.

Entre os cursos oferecidos, estão Infor-mática Básica, Operador de Computador e Cabeleireiro. A instituição também atua na área de Hospitalidade, Idiomas e Gestão. Os interessados em se inscrever em alguma das capacitações podem entrar em contato pelo número (83) 3341-5722. O Senac localiza-se na Avenida Manoel Tavares, 300, Alto Branco, Campina Grande.

Curso de Informática é um dos mais procurados no Senac

No aniversário de Cajazeiras, a unidade do Senac na cidade completa 15 anos

Expansão da educação profi ssional. Essa é a principal contribuição que o Se-nac oferece aos cajazeirenses, desde 22 de agosto de 1996. A instituição atende a uma média de 1300 pessoas por ano. Sen-do assim, o Senac já formou mais de 15 mil profi ssionais em Cajazeiras. Atualmente, a instituição oferece cursos em várias áreas: Comércio, Gestão, Beleza, Hospitalidade e Informática. Nesses 15 anos na cidade, o Se-nac tem a comemorar o grande avanço no desenvolvimento da educação profi ssional. “Hoje, podemos ver em Cajazeiras o cresci-mento de vários negócios, como salões de beleza e buff et”, comemorou a gerente da unidade, Valmira Rocha.

Page 30: Revista FECOMERCIO PB n.14

30

SENAC

Você conhece o curso

AGOSTO - 2011

Com o envelhecimento da população, é cada vez mais necessária a existência de profi ssionais especializados em promover a integridade física e mental dos idosos. Por isso, o Senac oferece o curso de Cuidador de Idoso, no qual o participante é instruído a proporcionar conforto, higiene e alimenta-ção, garantindo uma velhice mais saudável e tranquila.

Durante as aulas, os participantes apren-dem a observar possíveis alterações de saú-de, além de proporcionar entretenimento, cultura e lazer para os idosos. Para isso, no curso são ministradas técnicas sobre primei-ros socorros, Estatuto do Idoso e conhe-cimentos específi cos para um trabalho de qualidade, zelando-se pelo bem estar das pessoas da terceira idade.

‘Cuidador de Idoso’?

Senac capacita profissionais especializados no cuidado com o idoso

Alunos aprendem a forma correta de recepcionar um paciente

Aprender a tratar, adequa-damente, os pacientes e clientes de qualquer ambiente hospitalar é uma das fi nalidades do curso de Recepção em Serviços de Saúde. A capacitação é promovida pelo Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial da Paraíba, com o intuito de qualifi car os profi ssio-nais para que possam se aperfei-çoar e garantir uma vaga no mer-cado de trabalho.

O curso orienta os alunos so-bre as formas de preenchimento de formulário dos pacientes, assim como organizá-los de acordo com cada plano de saúde. Além disso, os estudantes também aprendem como encaminhar exames, de acordo com a situação dos pacien-tes. Os profi ssionais formados na área podem atuar em recepções de postos de saúde, clínicas, hos-pitais e laboratórios.

Excelência na área de recepção

Page 31: Revista FECOMERCIO PB n.14

31

SENAC

AGOSTO - 2011

do Senac é sucesso do Senac é sucesso na Paraíbana Paraíba

Pós-Graduação Pós-Graduação

Estudantes podem participar das aulas

em qualquer hora e lugar

Alunos de Educação Ambiental em visita técnica a uma usina de açúcar

O Serviço Nacional de Apren-dizagem Comercial da Paraíba é conhecido pelas capacitações de qualidade que oferece à po-pulação, em todo o estado. Em 2005, essas profi ssionalizações ganharam mais um aliado: a Pós-Graduação a distância. Os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem conceito máximo em todas as ha-bilitações.

Hoje, o Senac possui nove turmas de Pós-Graduação, com um total de mais de 140 alunos. Os cursos oferecidos são nas áre-as de Educação a Distância, Edu-cação Ambiental, Artes Visuais, Gestão de Varejo e Docência para Educação, sendo a última para os docentes e supervisores do Se-nac. Para o segundo semestre deste ano, está prevista a conclu-são de algumas dessas turmas e o início de outros cursos.

Page 32: Revista FECOMERCIO PB n.14

32

PARAIBANIDADE

Cinema

AGOSTO - 2011

TurismoTeatro

Bruta Flor: uma viagem ao interior de si mesmo

Paraíba sedia Caminhos do Frio

Apoio no documentário O Olhar de ZezitaA atriz Zezita Matos, que já foi homenage-

ada pelo Sesc Paraíba com uma mostra de ci-nema, é a estrela do documentário O Olhar de Zezita da diretora paraibana Mercicleide Ramos. O Sistema FECOMÉRCIO/ SESC/ SENAC Paraíba está apoiando a produção que retratará a vida e obra da artista.

Serão enfocados alguns momentos interes-

santes da história de Zezita nesses mais de 50 anos de carreira. Participam do documentário amigos e familiares da atriz. O curta metragem também dá destaque aos lugares importantes na história da artista, como a cidade que nasceu, Pilar, o colégio Lyceu Paraibano e o Teatro Santa Roza, em João Pessoa. As gravações já foram en-cerradas e o material está em fase de fi nalização.

O grupo de tea-tro Lavoura estreou no mês de agosto o musical Bruta Flor, assinado pelo ator paraibano André Morais e em dire-ção compartilhada com Jorge Bweres. O espetáculo é uma viagem ao interior do personagem, que no tempo de um dia nasce criança, se tor-na homem e mulher durante a tarde e ao anoitecer encontra-se com a velhice, para nascer criança novamente. Neste processo, o protagonista revive suas histórias, lembranças e momentos através de suas trovas e versos. O musical conta com autoria de André Morais e composições compartilhadas com gran-des nomes da música nacional, como Tetê Espín-dola, Ceumar, Chico César, Ná Ozetti, Edu Krieger e Milton Dornellas, entre outros. O ator André Morais integrou a etapa 2009 do Palco Giratório do Sesc com o espetáculo Diário de Um Louco, que se apresentou de norte a sul do país.

Entre os dias 25 de julho e 4 de setembro, a região do brejo paraibano recebe mais uma etapa do projeto cultural Caminhos do Frio, que aconte-ce sequencialmente em seis cidades. Bananeiras, Serraria, Pilões, Alagoa Nova, Alagoa Grande e Areia sediam, durante uma semana cada, uma ex-tensa programação cultural, popular e gastronô-mica voltada para o fomento do turismo. Os ter-mômetros das cidades, que se localizam em uma região serrana, chegam a marcar 12ºC durante o inverno e formam uma junção de beleza natural de imagens marcantes, riquezas culturais, patri-mônio histórico e produção gastronômica.

A atriz Zezita Matos e a diretora de cinema,

Mercicleide Ramos

Page 33: Revista FECOMERCIO PB n.14
Page 34: Revista FECOMERCIO PB n.14

O Supremo Tribunal Federal está procedendo ao julgamento do Mandado de Injunção n° 943, em que alguns dos ministros, em face da alegada omis-são do Congresso Nacional, já se manifestaram a fa-vor da regulação, pelo próprio Tribunal, da norma do inciso XXI do art. 7º da Constituição, segundo a qual constitui direito dos trabalhadores urbanos e rurais o “aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sen-do no mínimo de trinta dias, nos termos da lei.”

Trata-se de questão complexa, por envolver um choque de interesses entre os trabalhadores, em ge-ral, que defendem direitos sociais cada vez mais ex-pressivos, e os empregadores, em geral - empresas, associações civis, condomínios edilícios, pessoas físi-cas etc. -, que reagem ao aumento, imoderado, dos custos incidentes sobre as folhas salariais. Acima de tudo, têm de ser considerados os interesses do País, superiores a uns e outros, no sentido do desenvolvi-mento econômico e social, o que envolve não só a garantia dos direitos sociais dos trabalhadores, mas também a manutenção das atividades produtivas geradoras de emprego e renda, notadamente as pe-quenas e médias empresas.

Sob o ângulo técnico e fi nanceiro, a proporcio-nalidade do aviso prévio é questão ainda mais com-plexa, por envolver numerosas variáveis socioeconô-micas, que ensejam a formulação das mais diferentes propostas. Atualmente, encontram-se em curso no Congresso Nacional 49 projetos de lei, objetivando a regulação da citada matéria, sem que os represen-tantes do povo encontrem a fórmula justa, que aten-da aos legítimos interesses do País, dos trabalhado-res e dos empregadores.

Sem dúvida, a demora do Congresso Nacional em aprovar um texto para regular o supracitado dispositivo constitucional é o modo mais expres-sivo de decidir que este momento ainda não é o oportuno, assim evitando a radicalização das par-tes interessadas.

Por todas essas razões, revela-se preocupante a orientação do Supremo Tribunal, no sentido de pro-ferir decisão regulando a proporcionalidade do aviso prévio, nos termos de qualquer uma das cinco pro-postas divulgadas pela imprensa.

Com o escopo de cooperar, não só com o Su-premo Tribunal Federal, mas também com o Con-gresso Nacional, a Confederação Nacional do Comér-

cio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) resolveu promover, por seus órgãos técnicos, um estudo técnico-fi nanceiro da matéria, em função das referidas propostas.

Tomando por base dados constantes da Re-lação Anual de Informações Sociais (RAIS), a CNC procedeu à estimativa dos custos salariais adicionais para todo o setor produtivo, do aviso prévio pro-porcional ao tempo de serviço, em decorrência das citadas cinco propostas. Os estudos da CNC consi-deraram, outrossim: a) o montante de demissões de empregados, sem justa causa, nos anos de 2008, 2009 e 2010; b) a participação relativa, nessas demis-sões, de cada faixa de tempo de serviço; e c) a média salarial de cada faixa por atividade econômica.

Assim, foi possível estimar os custos salariais adicionais, em função de cada uma das cinco pro-postas de regulação: a) um mês de salário para cada período de três anos de trabalho: R$ 30 bilhões; b) um mês de salário para cada período de cinco anos de trabalho: R$ 18 bilhões; c) um mês de salário para cada período de seis anos de trabalho: R$ 15 bilhões; d) dez dias de salário para cada ano de trabalho: R$ 29,9 bilhões; e e) “teto” de três meses de salário, a partir de dez anos de trabalho: R$ 21,7 bilhões. So-mente no setor do comércio de bens, serviços e tu-rismo, os custos adicionais seriam de R$ 5,2 bilhões a R$ 10,5 bilhões.

Essas estimativas demonstram que a abrupta implantação da nova regulação, nos termos em que está sendo proposta no plenário do Supremo Tribu-nal Federal, provocará efeitos nocivos ao mercado de trabalho e à economia nacional, merecendo des-taque, entre outras, as seguintes consequências: a) desestímulo à contratação de novos empregados; b) opção dos empregadores pela alternativa da con-tratação de trabalho extraordinário, terceirizado ou temporário; c) reversão da atual tendência à redução da informalidade; d) desestímulo a novos investi-mentos, geradores de emprego e renda; e) criação de preocupante passivo trabalhista, o que havia sido eliminado pela oportuna instituição do Fundo de Ga-rantia de Tempo de Serviço (FGTS).

Em tais condições, a demora do Congresso Na-cional em aprovar um projeto de lei para regular o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço é, por paradoxal que possa parecer, uma modalidade de le-gislar; ou seja, a de legislar negativamente, em razão da complexidade da matéria e da atual conjuntura socioeconômica.

A título de conclusão, vale ser invocada a sábia lição do eminente ministro Gilmar Mendes, noticiada no site da nossa Suprema Corte de Justiça: “o Poder com legitimidade para regulamentar o assunto é o Congresso Nacional”.

ARTIGOA complexa questão do aviso prévio

ANTONIO OLIVEIRA SANTOSPresidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

34 AGOSTO - 2011

gresso Nacicio de B

promotécnicreferid

Page 35: Revista FECOMERCIO PB n.14
Page 36: Revista FECOMERCIO PB n.14