revista evolução em ação - ano 2 / número 4

24
A Magia dos Brinquedos Altas Horas de Alegria 7º Anos Realizam Júri Simulado MIx Cultural Novembro de 2011 / Ano 2 - Número 4 www.colegioevolucaopb.com.br Evolução realiza o III Sarau Poético com obra adaptada de Ariano Suassuna.

Upload: colegio-evolucao

Post on 20-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Lançamento da Revista Evolução em Ação número 4

TRANSCRIPT

Page 1: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

A Magia dosBrinquedos

Altas Horasde Alegria

7º Anos Realizam Júri Simulado

MIx Cultural

Novembro de 2011 / Ano 2 - Número 4www.colegioevolucaopb.com.br

Evolução realiza o III Sarau Poético comobra adaptada de Ariano Suassuna.

Page 2: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

A preocupação com a formação global dos nossos alunos é uma constante em nossa escola. Possibilitar o seu desenvolvimento intelectual e psicossocial, permite enfrentar os desafios da vida com maior segurança e competência. Ao iniciar o Ensino Médio, a etapa final de sua vida escolar, os alunos Evolução encaram o ingresso à universidade como principal objetivo, este respaldado por uma proposta e equipe pedagógicas extremamente comprometidas com aquilo a que se propõem: o sucesso refletido em resultados.

Com a eleição do Enem como processo seletivo integral da UFPB a partir de 2012, o Evolução pôde traçar um plano de ação que visa preparar os nossos alunos para encarar o exame e obter resultados positivos. A ideia é dar continuidade, também no Ensino Médio, à nossa proposta curricular que articula conhecimentos específicos com o desenvolvimento de competências e habilidades, ao invés de focar os estudos apenas nas matérias e disciplinas como nos antigos vestibulares.

Aliada a ações e iniciativas já realizadas pela escola, está a parceria selada com a Organização Educacional Farias Brito, um dos colégios mais tradicionais de Fortaleza, conhecido por seu alto índice de aprovação no ITA, IME e outros vestibulares concorridos do país, assim como excelente colocação no Enem. A aliança consiste em assessoria pedagógica para toda a equipe do Ensino Médio e adoção de material didático (3ª Série).

Maior grade curricular, laboratório de redação, plantão de dúvidas, horário de estudos individualizados e avaliações bimestrais e simulados elaborados segundo o modelo do Exame Nacional do Ensino Médio são alguns dos diferenciais que auxiliarão na sedimentação e aprofundamento dos conteúdos aprendidos. Espaços como a sala de estudos, a biblioteca equipada com iPads com bancos de dados de provas e questões diversas, laboratório de ciências e programas como o DAVE (Departamento de Apoio ao Vestibulando Evolução) e o SOP (Serviço de Orientação Profissional), permitem que a escola se configure em um lugar de construção de conhecimento e troca onde vivenciam, o tempo todo, a preparação para o ingresso à universidade.

O Colégio Evolução sabe o que quer para seus alunos e queremos ver você fazendo parte desse time de vencedores. Acreditamos no potencial de cada um e desejamos reafirmar, mais uma vez, a parceria família-escola, para partilhar a formação e sucesso de seus filhos.

Ana PeixotoDiretora Pedagógica

EDITORIAL

Página 20III Mix CulturalEvolução

Página 16III SarauPoético

Página 5Altas Horas de Alegria

Página 4Literatura Através da Fotonovela

Página 6A Magia dos Brinquedos

Página 77º Anos RealizamJúri Simulado

Página 19O Seu Filho Está Seguro na Internet?

Página 18Alunas Evoluçãona Terra da Rainha

DESTAQUES

22

www.colegioevolucaopb.com.br

A UM PASSO DA UNIVERSIDADE

Page 3: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

2 3

Sempre que for viajar, tire da tomadas aparelhos eletrônicos como, por exemplo, a TV. Além disso, repense se é mesmo necessário ter uma televisão em cada cômodo da casa. Uma coisa é certa, as sessões de DVD ficarão muito mais divertidas com a família toda junta!

Utilize lâmpadas fluorescentes que duram mais, gastam menos e ainda podem ser recicladas.

Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Não se esqueça de ensinar isso para seus filhos também.

Se possível, troque o chuveiro elétrico por ducha de aquecimento solar ou a gás. Também feche a torneira enquanto se ensaboa.

Certifique-se de que a madeira usada nos móveis da sua casa seja sempre ecológica.

Modelos de computador tipo laptop, além de ocuparem menos espaço, consomem menos energia.

Institua na sua casa: sempre que seu filho ganhar um brinquedo, deve doar um antigo.

Muitas vezes, temos roupas que nem usamos e queremos comprar novas. Que tal organizar um bazar com amigas para trocarem roupas, sapatos e acessórios? O seu velho pode ser novidade para alguém e vice-versa.

Marcella Peixoto

Sustentabilidade tem sido o tema da moda, está em todos os lugares, especialmente na mídia. Muito se fala no tema como um objetivo a ser alcançado; a solução de que o mundo precisa para que as gerações futuras (e a nossa também!) ainda possam vir a desfrutar dos maravilhosos recursos que nos são disponibilizados pela natureza e dos quais somos dependentes. Entretanto, muito pouco se fala de como efetivamente devemos agir rumo ao alcance de tal objetivo, muitas vezes, atitudes simples, que podemos aplicar no nosso dia a dia, dentro da nossa

casa. Confira algumas mudanças de atitude que você já pode começar implementar:

ESPAÇO VERDE

FALANDO EM SUSTENTABILIDADE

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

FIRST ANNUAL EVOLUÇÃO SPELLING BEE CONTEST

Com o objetivo de promover a cultura americana, fixar o alfabeto e o vocabulário da língua inglesa, desenvolver a oralidade, permitindo que nossos alunos leiam e escrevam de forma mais eficaz, a professora Anne Franciare iniciou, no mês de setembro, o I Annual Evolução Spelling Bee, campeonato de soletração para os alunos dos 6º e 7º anos. Este tipo de campeonato, muito comum nos Estados Unidos, oportuniza ao aluno aprofundar-se no inglês como segundo idioma,

Ana Beatriz Pachue Anne Franciare

aumentando sua habilidade em soletração e transformando seu estudo num processo estimulante e desafiador.

De 24 a 28 de outubro, acontecerá a etapa semi final deste concurso. Quem será o vencedor do primeiro Spelling Bee Evolução? No dia 03 de novembro, todos teremos esta resposta, data em que se realizará a grande final, trazendo super desafios para aqueles que chegaram ao último nível da competição.

Todos estão muito animados e treinando bastante, afinal a regra mais importante dessa competição é divertir-se, seja você um participante ou um espectador!

Page 4: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

44

A ARTEEFÊMERA

LITERATURA ATRAVÉS DA FOTONOVELA

CÁ ENTRE NÓS

Gabriela Peixotoe Jussiana Ferreira

Estimular a leitura e promover o desenvolvimento de diversas linguagens é, sem dúvida, uma preocupação constante em nossa escola. Buscar maneiras de criar o hábito de ler e escrever faz parte do cotidiano de nossos professores que procuram trazer propostas desafiadoras que encantem os nossos alunos. E foi dessa maneira que nasceu o projeto “A Literatura retratada na arte da fotonovela”, coordenado pela professora de redação Jussiana Ferreira, desenvolvido pelos alunos dos 6º e 7º anos. O principal objetivo era promover a leitura de paradidáticos do projeto “Roda de Leitura”.

A ideia era retratar, através de fotonovelas, as histórias lidas por eles. A aprendizagem foi além do que representa essa versão tão particular de literatura, uma mistura de quadrinhos, novela e fotografia. Além de conhecer a maneira como é produzida, os alunos entraram em contato com diversas formas de expressão, o que lhes exigiu interpretação e elaboração de texto, sensibilidade artística, noção estética, fotografia e habilidade manual, tudo isso levando em conta, também, suas

condições de produção, seus temas típicos, sua estrutura e o estilo de linguagem.

Ao fotografarem as cenas descritas no storyboard, os alunos foram além das salas de aula, aproveitando os cenários da “Casa de Cultura Celso Peixoto”, o que tornou a atividade ainda mais atrativa e contagiante. A montagem das fotonovelas, feita manualmente pelos alunos, em forma de recorte e colagem, pôde ser apreciada em painéis expostos nos corredores da escola, ficando disponível para todos os alunos, como forma de leitura. Uma ideia sensacional que mobiliza a todos, produtores e leitores.

A arte efêmera é uma das manifestações de sensibilidade estética mais evoluída que existe. Sem qualquer apego pela continuidade, pelo reconhecimento e pelo legado às gerações futuras, constroem-se obras de arte pelo puro prazer dos sentidos e da alma.

Acreditando que todos nós somos criadores inatos, os alunos dos 8º anos, nas aulas de Artes ministradas pela professora Mércia Rodrigues, criaram verdadeiras obras de artes com leite condensado, leite e chocolate em pó, tendo como inspiração o artista plástico brasileiro Vik Muniz. O produto final é a fotografia da obra, devido à perecibilidade dos materiais empregados, o registro de uma aula de construção muito criativa e saborosa.

Ana Beatriz Pachu

www.colegioevolucaopb.com.br

Page 5: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

4 5

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

UMA NOITE INESQUECÍVEL: ALTAS HORAS DE ALEGRIA

Rakel Queiroz eGabriela Peixoto

O famoso Altas Horas de Alegria já é tradição em nossa escola, mas se renova a cada ano. A noite em que os alunos do Fundamental I trocam o conforto da cama de suas casas pela companhia dos amigos, compartilhando momentos inesquecíveis e recheados de diversão e surpresas, certamente, é a mais aguardada do ano. Dormir sossegados? Deixamos para outros dias! Nada de preguiça ou moleza, elas dão lugar a muita animação e brincadeiras que contagiam nossos pequenos, que deixam a escola, no final da jornada, cheios de história para contar.

Este ano, o Evolução se vestiu de encantamento e magia, contaminando a todos com a alegria de ser criança. Meninos e meninas, entre 8 e 12 anos, trouxeram pantufas, colchonetes, saco de dormir, pijamas, escova de dentes, travesseiro e muita disposição para não dormir e fazer travessuras madrugada adentro. A programação, oferecida em homenagem ao mês da criança, constou de danceteria com repertório pra lá de animado, parque de diversões, show de variedades comandado pelo grupo Imaginart, sala de games interativos, lanche com muitas guloseimas e, claro, pernoite na escola.

A maratona terminou com um delicioso café da manhã, onde se constatou a satisfação de toda a galerinha, que já pedia bis. Assim, fortalecer os laços de amizade é muito mais divertido. Certamente, o Altas Horas de Alegria é um momento inesquecível para todos que têm o prazer de participar; os que vêm pela primeira vez e aqueles que não perdem nenhuma edição. Já estamos com saudades!

Ana Beatriz Pachu

Page 6: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

6

www.colegioevolucaopb.com.br

A MAGIA DOS BRINQUEDOSDia das Criançasda Educação Infantil 2011

Ana Carolina Moraes

Em comemoração ao Dia das Crianças, o Colégio Evolução promoveu uma semana de muita diversão e fantasia. Afinal, nada mais justo e prazeroso do que comemorar esse dia tão especial à moda dos pequenos!

Abrindo as comemorações, os alunos da Educação Infantil foram recebidos no Paço dos Leões e, animados pela turma do Toy Story, entre muita pipoca e algodão doce, brincaram nas camas elásticas, tobogãs, circuitos com obstáculos e brincadeiras dirigidas. Os shows da Galinha Pintadinha, Patati & Patatá e Justin Bieber completaram a festa das crianças.

Já na escola, entre a conscientização acerca dos direitos e deveres das crianças, as professoras protagonizaram momentos lúdicos com teatralizações. Um grande show de talentos trouxe mágicas, cantores famosos e palhaços muito atrapalhados que provocaram deliciosas gargalhadas. A semana foi encerrada com um dia de magia na casa de brinquedos e uma divertida festa à fantasia.

Ainda em ritmo de comemoração do dia das crianças, os filhos de nossos professores e funcionários não podiam ficar de fora e, por isso, ganharam uma festa exclusiva para eles. No Parks & Games, localizado no Mag Shopping, um parque com dois andares repleto de brinquedos para crianças de todas as idades, a criançada se divertiu durante três horas sem parar. No final, todos saborearam um delicioso lanchinho com refrigerante, salgadinho e brigadeiro, tudo do jeito que criança adora!

Page 7: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

7

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

7º ANOS REALIZAM JÚRI SIMULADO

Integrar nossos alunos com suas práticas sociais, mesmo que estas ainda não façam parte do cotidiano deles, de modo que se envolvam nas discussões em torno dos problemas ambientais da atualidade, é, de fato, de fundamental importância para o desenvolvimento da consciência cidadã. O Colégio Evolução, através da disciplina de geografia ministrada pela professora Michelle Guerra, realizou, no início do mês de outubro, uma grande ação intitulada Júri Simulado. Tal projeto objetivou debater a transposição das águas do rio São Francisco; questão polêmica, antiga e em pauta na atualidade, que mobilizou os alunos dos 7º anos. A proposta era que os alunos incorporassem os personagens de advogados, promotores, testemunhas e jurados, todos colocados frente a interrogações e desafios que os levassem a refletir e aprender valores, defendendo e contrariando o tema. Para trazer elementos da realidade, contamos com a presença dos juízes Euler Paulo M. Jansen, Fabiano Moura de Moura e Graziela Q. Gadelha para conduzir o júri da forma mais autêntica possível.

Os alunos pesquisaram, discutiram, assistiram a reportagens e vídeos sobre o tema e se prepararam para defender ou condenar a transposição do rio São Francisco, resultando em uma aula prática,

Michelle Guerra e Ana Beatriz Pachu

onde se colocaram de forma bastante segura e clara, desempenhando cada um o seu papel. A atividade lhes proporcionou uma experiência fundamental para seu desenvolvimento intelectual, uma vez que usaram diversos tipos de raciocínio, lançaram mão de estratégias variadas e integraram diversos conhecimentos adquiridos através de um debate extremamente sério sobre uma temática tão relevante que é a seca existente na região nordeste.

O grande objetivo não poderia ser outro senão preparar nossos alunos para defenderem suas opiniões, aprendendo

a fazer uma reflexão analítica e, também, sintética sobre um assunto real e polêmico. O Colégio Evolução acredita na importância de promover uma aprendizagem que dialoga com o cotidiano e com o social como peça fundamental para a formação intelectual e cidadã dos nossos alunos. Os resultados colhidos não poderiam ter sido mais significativos e, por essa razão, não poderíamos deixar de agradecer àqueles que abrilhantaram essa iniciativa, especialmente aos doutores juízes, por compartilhar conosco a missão de educar com responsabilidade ética, social e ambiental.

A UM PASSO DO 2° ANO Gabriela Peixoto

Durante o mês de outubro, a turma do 1° Ano Evolução estudou um pouco mais sobre como são as escolas nos diversos lugares do mundo. Como aprendem as crianças na Austrália? E em uma comunidade de esquimós? As escolas são todas iguais? As respostas à curiosidade dos pequenos revelaram que existem outras realidades diferentes da nossa. Todos puderam discutir e escolher aquelas que lhes pareciam mais interessantes, colocando-se no lugar de alunos de outras culturas.

A experiência não terminou por aí. A um passo do 2° Ano, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do nosso prédio sede, onde estudarão em 2012. Recebidas pela equipe pedagógica responsável pelo Ensino Fundamental, as crianças se encantaram com o que lhes espera. Neste dia, todos puderam comprar o lanche na cantina escola, outra novidade a que só têm acesso quando passam para o 2° Ano. Um passeio e tanto, não?

Page 8: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

PAISPELAPAZ

www.colegioevolucaopb.com.br

ABERTURA DA PRIMAVERA

Anizelda

Gabriela Peixoto

A paz é um sentimento almejado por todos e cultivado por alguns. Objeto do estudo da ciência e da filosofia, a paz deve ser ensinada e estimulada por cada um e em cada pessoa. Precisamos, desde a mais tenra idade, formar as crianças na “Cultura da Paz”, que precisa desvelar e não esconder, com criticidade ética, as práticas sociais injustas, incentivando a colaboração, a tolerância com o diferente, o espírito de justiça e solidariedade.

A sensibilização do indivíduo é a base da mobilização coletiva, e é por essa razão que o Evolução tem no trabalho de valores para a vida o grande alicerce de sua proposta pedagógica. O exercício diário da cidadania, a análise e discussão sobre as normas de convivência com o outro e com o meio ambiente, o conhecer o novo e o diferente, possibilitam, diariamente, essa sensibilização, levando os alunos a perceber que a responsabilidade

de tornar o mundo em um espaço de convivência pacífica, pautada na ética e no respeito, é de todos nós.

Com o objetivo de criar dinâmicas que possibilitem a formação de uma consciência de paz e formação de valores, o Colégio Evolução promoveu, na manhã do sábado 20/08, a I Caminhada pela Paz - Pais pela Paz, unindo pais e alunos em prol dessa causa. A caminhada, apenas uma das iniciativas da campanha, aconteceu à beira mar da praia do Cabo Branco e contou com a presença de animadores, professores de Educação Física e toda a comunidade escolar, todos mobilizados pela necessidade urgente de paz, segurança e proteção. Juntos pelo desejo de se construir um lugar melhor para se viver, onde a valorização da vida esteja sempre em primeiro lugar, a palavra de ordem, que contagiou a todos que passavam pelo local, era PAZ.

A primavera é mais do que uma estação do ano associada às flores. No Colégio e Curso Evolução, é o tempo de florescimento dos valores da vida, tempo ensolarado de ideias criativas que promovem a paz entre as pessoas e o meio ambiente.

É a época do ano em que a natureza mostra toda sua alegria e que as plantas ficam mais floridas e exuberantes. Para festejar sua chegada, nada melhor do que uma dramatização em que as próprias crianças se empenharam nos papéis de flores, abelhas e outros elementos para exaltarem a importância da natureza. Nossos alunos aprenderam que a vida é valiosa até para a menor das criaturas, como bem apresentada, também, através da musicalização da Formiguinha dentre outras.

Feliz Primavera! Feliz Vida!

8

Page 9: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

9

Gabriela Peixoto

CAMPANHADE VACINAÇÃO

Toda escola deve estar a serviço da comunidade na qual está inserida e, por isso, deve estar atenta às suas necessidades e demandas. O Evolução, reafirmando sua responsabilidade social, trouxe, para dentro de suas portas, a campanha de atualização da vacina tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). A ação possibilitou a vacinação de seus alunos de Ensino Fundamental II e Médio, na própria escola, e, principalmente, a conscientização de toda a comunidade escolar sobre temáticas relacionadas à saúde individual e pública.

DIA DOS PROFESSORESEVOLUÇÃO

Marcella Peixoto

A homenagem que o Colégio Evolução preparou para aqueles que são o coração de uma escola, seus professores, foi cheia de emoção. No salão privado da churrascaria Bastos Gold, à beira mar de Tambaú, professores, funcionários e corpo

TIA NEIDE - 25 ANOS DE EVOLUÇÃO

Parabéns, tia Neide! Já são 25 anos de Evolução! O Colégio Evolução orgulha-se em ser parte de uma história marcada por muita dedicação, compromisso e respeito. A merecida homenagem dedicada à nossa querida Neide, professora do Jardim I, foi repleta de surpresas e emoção. Tudo preparado com o carinho e dedicação dos colegas e família Evolução.

Valeu, Tia Neide! Que a sua estrela continue brilhando cada vez mais!

PALAVRADE MESTRE

diretivo degustaram o delicioso buffet da churrascaria e o som da voz e violão da cantora de MPB Amanda Cruz.

Durante a confraternização, foram sorteados vários kits de presentes, deixando o ambiente ainda mais descontraído e cheio de diversão. Sem dúvida nenhuma, foi uma noite que ficará guardada no coração de todos aqueles que fazem o Evolução.

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Page 10: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

10

www.colegioevolucaopb.com.br

Juliane Guimarãese Gabriela Peixoto

FILHOS NÃO NASCEMCOM MANUAL. E AGORA?

PSICOPEDAGOGIA

Vivenciar a paternidade e a maternidade, na atualidade, torna-se um desafio constante, pois muitos pais sentem dificuldades em como agir em determinados momentos com seus filhos. Infelizmente, não existe um manual para que os mesmos possam consultar em situações que necessitem de decisões, apesar da grande quantidade de teorias e linhas psicológicas ou livros de autoajuda que vemos aos montes nas prateleiras de qualquer livraria.

Inicialmente, devemos conhecer a diferença entre o comportamento desejável e comportamento esperado. Por exemplo, é desejável que irmãos brinquem juntos por horas sem discutir, entretanto, não esperamos (não é razoável esperar) que ajam assim. Quando os pais mantêm essas expectativas irrealistas, ficarão frustrados por tentar, constantemente, impô-las e não obter êxito, gerando sentimentos de fracasso não só neles, mas nas crianças por não poderem corresponder aos seus desejos. Os pais devem lembrar que ninguém se comporta de forma exemplar todo o tempo. É inevitável que as crianças, comumente, adotem comportamentos estabelecidos como errados. Logicamente que os pais devem controlar as consequências para essas condutas indesejáveis e tentar estabelecer um clima em que a reflexão por parte da criança, possa levá-la a entender a situação gerada.

A atitude tomada por um dos pais deve ser respeitada pelo outro, o filho não deve presenciar conflitos de ideias entre os eles, sob o risco de saber usar esse tipo de conflito em beneficio próprio para fugir do castigo. Estabelecer um castigo e não cumpri-lo, por exemplo, desmorona a credibilidade que a criança tem acerca das atitudes

decisivas dos pais. Consequentemente, o filho fica sem saber como será punido, ou se será punido, após um comportamento indesejável. Os pais devem ter muito claro, e deixar explicitado também para a criança, que tipo de comportamento é aceitável e qual não é e quais as punições em caso de desobediência. Caso contrário, ela continuará fazendo “birras” com a esperança de conseguir o que almeja, já que muitas vezes os pais são vencidos pelo cansaço. Os adultos têm que ficar cientes de que, quando derem uma ordem, esta deve ser cumprida, pois basta ceder uma única vez para que os filhos aprendam que, se insistirem, conseguirão o que querem.

Educar uma criança não é deixá-la fazer tudo o que quer. Educação trata-se de um equilíbrio onde o “não” é peça fundamental. Ensinar a uma criança que não se pode ter e fazer tudo o que se deseja gera um resultado essencial para a formação do individuo, a frustração. Apesar da dificuldade que os pais têm em não atender aos desejos imediatos de seus filhos, a frustração é vital para que aprendam a viver, a lidar com as

escolhas, as perdas e os “nãos” a que se expõem quando vivem em sociedade. As pequenas frustrações na infância permitem que a criança se sinta segura e confiante para enfrentar “o mundo lá fora”.

Há diversas maneiras de ajudar os pais a aumentarem os comportamentos desejáveis dos seus filhos. Podemos destacar a técnica do reforço, que, neste caso, consiste basicamente em reforçar um comportamento positivo através de feedbacks e reações também positivas. Em outras palavras, a criança deve receber elogios, beijos, carinho e atenção. Muitos pais apenas ressaltam os erros e condutas não desejáveis de seus filhos, fazendo com que os mesmos desenvolvam uma autoimagem negativa. Esse reforço negativo, ao invés de inibir comportamentos inapropriados, pode gerar efeito contrário, levando a criança a repeti-los como forma de chamar a atenção dos pais. Isso acontece, principalmente, quando os pais não valorizam os acertos de seus filhos, muitas vezes por medo de bloquear ou interromper esse tipo de comportamento.

Que pai não escutou seu filho dizer: “Mamãe e papai, venham ver o lindo desenho que eu fiz!”? As crianças adoram ser notadas e a atenção é uma forma efetiva de os pais aumentarem os comportamentos desejáveis. A hora de brincar, momento em que os pais param e sentam-se no chão, junto com a criança, e realmente brincam com seus filhos, é ideal para fortalecer o vínculo afetivo, ensinar valores e, também, usar a técnica do reforço. O principal objetivo é ser interativo, mas não crítico. São momentos de partilha que possibilitam, de maneira prazerosa, aos pais, a descoberta da técnica que mais funciona em sua casa e, aos filhos, crescer com limite e autoconfiança.

Page 11: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

11

1° ANO, HORA DE TOMAR BANHO!

PROJETOCRIANÇA CURIOSA

Gabriela Peixoto

Conhecer diversas culturas do mundo através de seus hábitos e costumes é, sem dúvida, uma viagem e tanto. Mesmo sem precisar tomar um avião, os alunos do 1° Ano de nossa escola dão a volta ao mundo através do projeto Criança Curiosa. Uma das temáticas trabalhadas pelo livro Crianças do Mundo está relacionada à hora do banho em diferentes países. Será que tomam banho em chuveiros? Com que frequência

se banham? Os banhos são coletivos ou individuais? Usam os mesmos produtos de higiene pessoal que nós? Essas foram algumas das questões levantadas, para quais tiveram respostas depois de muita pesquisa. As professoras aproveitaram a oportunidade para discutir assuntos importantes como a utilização consciente da água e o respeito às diferenças.

Para tornar a aprendizagem mais

rica e significativa, os pequenos tiveram a oportunidade de tomar um divertido banho de mangueira coletivo na escola. Orientados pela equipe pedagógica, os alunos aprenderam o passo a passo de um bom banho, a função de cada produto utilizado e a importância de adotar hábitos de higiene para a saúde. Aprender assim, é sempre mais prazeroso!

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Nada melhor para começar o dia que uma atividade

física. Os alunos do 1° Ano, depois de aprenderem sobre

o corpo e vida saudável, participaram de um grande

circuito de exercícios em nossa escola. Neste dia, todos

trajaram roupas leves, usadas na prática de exercício

físico, e chegaram ao Evolução prontos para a maratona.

Durante a atividade, as crianças puderam perceber quais

músculos eram trabalhados, como e porque transpiravam,

o aumento da temperatura de seus corpos, a aceleração

dos batimentos cardíacos e a respiração ofegante, assuntos

abordados no livro O Corpo. Depois de se exercitarem e de

conhecer mais sobre o funcionamento do corpo, todos

puderam desfrutar de uma deliciosa mesa de frutas para

que pudessem retomar suas atividades com as baterias

recarregadas. E como!

Os alunos do 1° Ano aprenderam que as casas ao redor do mundo não são todas iguais. Elas são construídas em função do material disponível, da cultura, do clima e do modo de vida de seus habitantes. Durante as aulas, tiveram a oportunidade de conhecer diversos tipos de moradia e em que lugares elas, geralmente, são encontradas. Depois, cada um escolheu um tipo de moradia que lhe pareceu mais interessante ou curiosa e a reproduziu através de uma maquete. Os materiais utilizados foram os mais diversos: caixa de sapato, isopor, palitinhos de madeira, argila, folhas secas e cartolina. De volta à sala de aula, as crianças puderam conversar sobre suas produções e, também, apresentá-las em uma exposição, realizada no pátio da escola, que deu muito o que falar.

VIDA SAUDÁVEL PEQUENOS CONSTRUTORES

Page 12: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

1212

www.colegioevolucaopb.com.br

DIA A DIA

Areia

Aula de artes no 8º ano D

Culinária- Sanduíche da Guta

Pesseio por João Pessoa

Dia dos Pais

Amistoso Evolução

Aula de ciências na estação tratamento de água

Brinacando com as letrinhas - M III

Dia das crianças

Exposição Cândido Portinari

Jornal -9° C-Geografia

Intervalo

Marcos Di Aurélio

Jogos - Fundamental I

Matemática

Page 13: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

12 13

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Noite de abertura do projeto1

Projeto Livro da Paz

Piquenique- Maternal II

Esportes - Basket

Esportes - Futsal

Esportes - Tênis de Mesa

Esportes - Handebol

Esportes - Voleibol

Vezeza Water Park

Campina Grande

Treino de Judô

Palestra de Fuba

Visita do Cordelista Marcos Di Aurélio

Matemática

Page 14: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

14

www.colegioevolucaopb.com.br

HABLAS ESPAÑOL?

Gabriela Peixoto

Mafalda é uma das personagens de história em quadrinhos mais populares do mundo. Traduzida a quase oitenta idiomas, para surpresa de muitos, foi idealizada por Quino, o humorista gráfico mais importante da Argentina. A temática de Mafalda está vinculada à história política e social de seu país e, apesar disso, muitas culturas se identificam com as problemáticas da

pequena garotinha e sua turma. Na tirinha escolhida, publicada

em seu idioma original, aparece um tema muito recorrente e que a caracteriza: a sopa. Mafalda detesta tomar sopa e sua mãe sempre a obriga a fazê-lo. Um caso típico de dificuldades com a alimentação dos filhos, como no texto da seção Saúde em Foco? Não. Quino revelou, em entrevista ao

jornal Clarín, que a tão odiada sopa era uma metáfora que representava o autoritarismo militar que vivenciou a Argentina, nos anos de ditadura, uma forma inteligente de escapar da forte censura daquela época. Depois dessa informação, não dá para ler Mafalda da mesma forma, ¿no es cierto?

MÃE, É A SUA VEZ! “O Evolução me reserva uma surpresa a cada dia, um sorriso, uma nova história contada de um jeito especial. Desde o início, a insegurança de colocar meu primeiro filho, ainda tão pequeno, na escola, deu lugar à certeza de que tinha feito a escolha certa. Uma instituição que prima não só pela formação acadêmica, como também pela formação do aluno como futuro cidadão. Hoje, ao deixar as crianças na escola, sei que estou propiciando aos dois o que há de melhor em ensino, aliado à educação em seu sentido amplo. Tudo isso, cercado ainda de afeto e atenção, que me fazem, também, sorrir todo dia, feliz pela minha acertada escolha.”.

Anna Amália Dantas Guerra Barretto, mãe de Gustavo – Jardim 1 e Fernanda – Maternal 1

MAFALDA Y LA SOPA

Page 15: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

15

FILOSOFIA PARA CRIANÇAS

GERAÇÃO GENTILEZA

BOLSA DEVALORES

Marcella Peixoto

A busca por uma sociedade solidária e justa é, em outras palavras, o exercício da cidadania. Este exercício é um eterno aprendizado de valores como justiça, paz, solidariedade, responsabilidade, diálogo e respeito, um compromisso contínuo para com a comunidade em que se vive.

O Colégio Evolução, através da disciplina de Formação Humana, ministrada pela professora Niâni Lucena, desenvolve o Projeto Anual Geração Gentileza que, nesta edição, está ajudando cinquenta e duas crianças carentes do município de Cabedelo, todas integrantes do Projeto Compaixão. No mês de outubro, foi feita a conscientização para arrecadar brinquedos e, no dia 29, os alunos dos 7º anos proporcionaram uma manhã de lazer

Como parte do projeto de Filosofia para Crianças, onde visamos desenvolver, em nossos alunos, os valores humanos para a vida, enfatizando a importância de viver em harmonia e do cuidado com o próximo, os pequenos do Jardim II realizaram uma grande campanha de arrecadação de brinquedos usados para doação.

A empreitada envolveu toda a Educação Infantil e, durante pouco menos de um mês, foram arrecadados mais de dois mil brinquedos. A entrega na creche Vida Criança foi feita pelos próprios alunos, que interagiram com as crianças, em um dia muito divertido, mas, principalmente, de muita solidariedade.

O volume de brinquedos arrecadados

foi tão grande que pudemos fazer doações, também, na Casa de Criança com Câncer, Emfil e o Orfanato Menino Jesus de Praga, este último em parceria com os alunos do 2º ano do Ensino Médio.

Ana Beatriz Pachu Gabriela Peixoto

para essas crianças. No final de novembro, será a vez dos alunos dos 8º anos darem a essas crianças um sábado de alegria para comemorar com eles o Natal.

A cada ação do projeto, que, este ano, teve início na Páscoa com os 9º anos, percebe-se a mudança de postura de nossos alunos, que passam a aproximar-se a diferentes realidades, a valorizar e a compreender o outro em suas necessidades e sentimentos. O resultado desse trabalho é uma fantástica experiência de troca, reafirmando a solidariedade como um valor fundamental para sermos pessoas melhores e, principalmente, para formar uma sociedade melhor e mais humanizada. O grande prazer em ajudar o próximo, em doar-se, gera alegria, empatia e respeito em uma via de mão dupla: ganham os que recebem e, também, aqueles que levam.

Como Madre Teresa dizia: ”O que conta não é o que fazemos, mas o amor

que colocamos no que fazemos!”. Que a gentileza dessa nossa geração continue a contagiar a todos. Parabéns aos alunos do Ensino Fundamental II!

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Page 16: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

CAPA

16

Ana Beatriz Pachu, Claudia Balthar,Edigar Palmeira e Rodrigo Paes

III SARAU POÉTICO:A PENA E A LEI

Sarau é uma reunião festiva que apresenta concertos musicais, serestas, cantos e apresentações solo, demonstrações, interpretações ou performances artísticas e literárias.

O terceiro espetáculo do Sarau Poético do Colégio Evolução trouxe ao palco do Teatro Paulo Pontes uma adaptação homônima do texto de Ariano Suassuna, datado de 1959, a peça “A pena e a lei”. Com base no teatro de mamulengos, nas histórias populares de cantadores nordestinos e nos bonecos brincantes, mesclam-se, no texto, auto, sátiras de costumes e farsa. A adaptação trouxe, à luz da ficção, um Nordeste universal, erudito, religioso, satírico e dramático, sob ritmos diversos da cultura nordestina como: cantorias, bumba-meu-boi, São Sebastião, Guerreiro de Alagoas, Frevo, Cavalo Marinho e outros.

www.colegioevolucaopb.com.br

Page 17: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

17

Seguindo a linha do movimento armorial com ênfase na proposta mais visual do espetáculo, utilizamos esta representação artística-cultural pernambucana, fundada por Ariano Sussuna na década de 70, para compor as personagens sertanejas do nordeste brasileiro, com a sua variante linguística original e significativa, e os seus traços de cultura erudita europeia. A peça valoriza o homem nordestino e suas figuras míticas e místicas, além de ditados populares e literatura de cordel. Foi colocado em cena personagens simples, do povo (loucos, mentirosos, espertos, lavadeiras, varredeiras, tolos, avaros e personalidades típicas e folclóricas do Nordeste brasileiro).

Através da preocupação que o Colégio Evolução tem em resgatar a cultura popular, a construção do trabalho ofereceu ao alunado uma maior aproximação com os elementos de sua cultura, em especial a nordestina. O desenvolvimento do trabalho demonstrou que preservar cultura é o primeiro passo para o resgate da memória de um povo. Os nossos alunos, cientes disso, demonstraram autonomia ao se unir espontaneamente ao elenco na produção. Não era difícil encontrar alunos de diversos segmentos espalhados no ateliê, na Casa de Cultura e nos corredores da escola. Eram grupos que pintavam, cortavam, liam, escreviam, desenhavam, bordavam, colavam e estruturavam todos os detalhes para o resultado final do espetáculo “A pena e a lei”.

O projeto inicial do Sarau visa à publicação de um livro. Neste ano, envolvidos pela imagem popular-regional-mambembe, a produção literária foi representada pelo incentivo à literatura de cordel. Os alunos participaram de oficinas de xilogravuras, debates sobre o romanceiro popular e produziram os seus próprios cordéis, que foram lançados logo após a apresentação do espetáculo, durante um coquetel com comidas regionais, servidos em bandejas coloridas por chita.

O produto final deste projeto, mediado pela união dos alunos, professores e coordenadores do Ensino Fundamental II, Médio e Casa de Cultura Celso Peixoto e, pelos produtores culturais Edigar Palmeira e Rodrigo Paes, não poderia ser outro: UM SUCESSO!

Patrocínio:

Page 18: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

18

www.colegioevolucaopb.com.br

ALUNAS EVOLUÇÃO NA TERRA DA RAINHA

VEJA O QUE ELAS ACHARAMDA VIAGEM:

ALÉM DAS FRONTEIRAS

Marcella Peixoto

Durante uma palestra em um curso de português, Maria Clara Pires, aluna do 9º ano, encantou-se com a possibilidade de fazer um curso de inglês no exterior, mais precisamente em Bournemouth, Inglaterra. Aprimorar a língua, conhecer novos países e se divertir bastante eram os principais objetivos.

Daí para o sonho virar realidade foi rápido. Depois de acertar com a mãe, reuniu suas melhores amigas para viverem juntas essa inesquecível experiência. Somaram-se a ela: Isadora Benevides, Maria Luiza Carvalho, Luana Nóbrega, Marina Teixeira e Ana Beatriz Bandeira, todas estudantes do 9º ano do Evolução.

O curso, com duração de três semanas, incluía, ainda, uma semana de passeios em Paris, com direito a visitas ao Louvre, Torre Eiffel, Arco do Triunfo, entre outros pontos da Cidade Luz.

Em Bournemouth, as adolescentes viveram uma nova realidade, cheia de descobertas e aprendizados. A escola de inglês recebe gente do mundo todo e o intercâmbio de culturas é impressionante. Colegas de classe japoneses, indianos, italianos, entre outros, enriqueciam ainda mais as aulas.

As meninas se hospedaram em casas de família e puderam saborear um pouco de uma liberdade e independência que não têm aqui no Brasil. Andar de ônibus, cuidar da própria alimentação, passar o dia inteiro na escola, às vezes até de noite, são exemplos disso.

Os finais de semana eram reservados para viagens a outras cidades, como Londres e Oxford. Ao término do curso, as meninas receberam certificado e, assim, conseguiram avançar seis meses de Cultura Inglesa. Sem dúvida nenhuma, foi uma experiência inesquecível!

“O melhor de tudo foi o contato com a família, que nos recebeu super bem, e até hoje mantemos contato. Sem contar o fato de estar lá com as minhas amigas”.

“Apesar de ter amado estar com minhas amigas, senti muita falta da família. Foi a primeira vez que viajei sozinha.”

“Conhecer novos lugares, passear bastante e divertir-me com minhas amigas fizeram dessa viagem simplesmente perfeita”.

“Foi muito bom estar com minhas amigas e me divertir tanto.”

“Amei a liberdade e independência”

Marina Teixeira e Ana Beatriz Bandeira

Luana Nóbrega

Isadora Benevides

Maria Luíza Carvalho

Maria Clara Pires

Page 19: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

19

O SEU FILHO ESTÁ SEGURONA INTERNET?

VEJA O QUE ELAS ACHARAMDA VIAGEM:

PARA AJUDÁ-LOS, PREPARAMOS ALGUMAS DICAS QUE SERÃO MUITO ÚTEIS NA HORA DE ORIENTAR SEU FILHO:

Andiara nascimento

O mundo mudou. A geração dos pais de hoje foi educada com o “não abra a porta para estranhos, não converse com quem você não conhece”. Hoje, ao educar seus filhos, surge uma nova alerta: “cuidado com alguns sites da internet”. O mundo virtual apresenta ameaças reais à segurança das crianças e, por isso, é importante que pais e familiares estejam atentos ao comportamento de crianças e adolescentes no computador.

Segundo o Diretor de Prevenção

da SaferNet (ONG que protege os direitos humanos na rede), Rodrigo Nejm, as crianças estão vivendo num mundo que inclui a realidade virtual sem que estejam sendo educadas para viver nele. Tem-se a ilusão de que tudo o que acontece no computador é atividade privada, mas a internet é o ambiente mais público que existe. “Ao publicar dados pessoais na internet, a criança e o adolescente estão expondo sua intimidade a milhões de estranhos”, afirma Nejm.

Antes de deixar que seu filho se conecte, certifique-se de estabelecer um conjunto de regras que todos possam aceitar.

Estimule seu filho a compartilhar as experiências da Internet dele com você. Desfrute da Internet com seu filho. Conhecer a rede é a melhor forma de ajudá-lo a evitar suas perigosas armadilhas. Seu filho respeitará conselhos dados com conhecimento de causa, mas os rejeitará se ele perceber que você não conhece o assunto.

Ajude-o a escolher login e senha de sites que solicitam (jogos online, redes sociais, bate papo, etc.), e certifique-se de que ele não revele nenhuma informação pessoal.

Insista para que nunca divulguem seu endereço, número de telefone, escola onde estudam ou qualquer outra informação pessoal, inclusive tendo cuidado ao postar fotos que podem mostrar essas informações.

Ensine a diferença do que é bom e do que é ruim na Internet e compare com situações do mundo real.

Diga ao seu filho que ele nunca deve marcar um encontro pessoal com amigos virtuais. Explique que os amigos online podem não ser quem dizem que são.

INTERNET ETECNOLOGIA

Para saber em que sites seu filho navegou, clique no botão “Histórico” na barra de ferramentas do

seu navegador, ou pressione no teclado Ctrl + H.

Adote a pesquisa segura do Google. Digite www.google.com.br e clique em “Pesquisas avançadas”.

Onde se lê “Safe Search”, ative a opção “Filtrar utilizando SafeSearch”. Isso impede que sites com conteúdos adultos apareçam em seus resultados de pesquisa.

IMPORTANTE!

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Page 20: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

20

www.colegioevolucaopb.com.br

Ingrid Pecorelli

Desenvolver o conhecimento crítico dos nossos alunos, através de atividades culturais e socioambientais, sempre foi uma de nossas metas pedagógicas. E foi no alcance de mais uma dessas metas que, por mais um ano, os nossos alunos deram um verdadeiro show de argumentação, comprometimento e organização em nosso Mix Cultural.

Aos dezessete dias de setembro de um sábado de sol, ocorreu a culminância de um belo projeto que vinha sendo desenvolvido ao longo do ano. Em sua 3ª edição, a nossa Feira de cultura, ciência e arte, reuniu trabalhos das mais diversas temáticas, levando todas as turmas do Ensino Fundamental II e 1ª e 2ª série do Ensino Médio a participarem com seus orientadores de um momento fantástico de troca de conhecimentos e exercício de cidadania.

No fundamental, contamos com uma turminha pra lá de especial, que advertiu todo mundo sobre a Paz no Trânsito e ajudou na organização do evento, orientando todo o percurso dos visitantes sobre como se comportar e respeitar as sinalizações, transformando os corredores e dependências da escola em verdadeiras avenidas e cruzamentos. Além disso, os 6º anos nos presentearam com o tema “A Magia do Natal”, mostrando-nos o quanto esta época festiva teve diferentes significados ao longo da história. Contagiaram-nos, também, com suas descobertas sobre a história das histórias em quadrinhos, indo buscar inspiração até mesmo nos detalhes de como esse maravilhoso mundo de imagem é produzido. Influenciados pelos últimos acontecimentos, contamos com uma turminha do barulho que nos explicou sobre como acontecem os Desastres Naturais.

Alerta! A Dengue está aí, previna-se, falou muito bem a turma do 7º ano A, e por falar nisso, vale a pena fazer o alerta para aderir às Redes sociais, uma ideia fixa que não sai da cabeça dessa galerinha. E por falar nessa turma, eles são Adolescentes ou

III MIX CULTURAL EVOLUÇÃO

aborrecentes? Deixo para você responder.Ter, comprar, adquirir, obter, sinônimos

de um mesmo mal, até onde as pessoas podem chegar em seus Delírios de consumo? New York: 10 anos do 11 de Setembro, uma data que marcou o mundo e um pedacinho do nosso Mix.

Jogos virtuais, presenciais e pedagógicos, o que a gente quer mesmo é se divertir! Mas, cuidado, chegou a turma do Mundo Estranho. Será que tudo aquilo que é estranho na minha cultura, também é na sua ?

E, para transpor as barreiras do tempo, vamos falar de história e de toda a misticidade que envolve a Mitologia Grega? Se for para relatar aquilo que marcou a história, vamos ter que falar não só das sequelas, mas dos avanços tecnológicos que nos deixou a Segunda Guerra. Mas se for para lembrar os velhos tempos, que tal

Page 21: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

21

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

III MIX CULTURAL EVOLUÇÃOuma boa sessão nostalgia para relembrar os Anos dourados que as últimas décadas nos deixaram?

No Ensino Médio, esquentaram os assuntos e aí foi fácil falar de motores elétricos, geração de energia e química das reações, temáticas que remetem aos ensaios de grandes cientistas que causaram frisson em seu tempo. E, para não dizer que não avisamos, saúde é coisa séria, confirmou a turma que estava desmistificando o câncer, bem ao lado daquela turma que dizia não às drogas, fazendo apologia a uma vida saudável, inclusive estimulando a prática de exercícios, bem como, tentando compreender a fisiologia do esporte.

Havia quem quisesse entender melhor as culturas urbanas e os modos de vida dos jovens, ou quem quisesse mesmo misturar matemática, jogos e arte. Havia quem

quisesse adentrar numa esfera literária e compreender como se realizavam as cantigas medievais e o movimento gótico na literatura, um melhor que o outro. Mas, para não fazer diferença a quem pensa desigual, vamos falar da turma que colocou o preconceito para debaixo da mesa e nos deixou em reflexivo silêncio ao questionar os próprios posicionamentos.

O nosso Mix de cultura, ciência e arte foi assim, sinônimo de trabalho e dedicação dos nossos alunos e orientadores. Parabéns aos mestres e aos nossos alunos que tornaram possíveis os trabalhos, antes pensados em grupo e, através de interação, construção coletiva e socialização, deram-nos este show, confirmando, em um dia como este, a solidez da nossa proposta pedagógica.

Page 22: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

www.colegioevolucaopb.com.br

SAÚDE EM FOCO

“FILHO,RASPE O PRATO!”Heloiza CamargoFonte: Revista Crescer

FOT

O: A

lex

Rag

one

Fazer com que a criança coma bem está no topo das preocupações dos pais. Mas, na tentativa de forçar os filhos a “raspar o prato”, muitos acabam prejudicando os pequenos, ao invés de ajudá-los. Essa é a conclusão de um estudo britânico, conduzido pela Loughborough University com 104 crianças de 3 a 6 anos, que vai ser publicado em dezembro no periódico Appetite. Segundo o estudo, obrigar a criança a comer tudo pode ter o efeito inverso, ou seja, despertar nela uma aversão à comida e, com isso, fazer com que coma menos. Além disso, a noção de saciedade também

pode ficar comprometida, pois ela tem de perceber, sozinha, quando está satisfeita.

“As crianças são como nós, adultos, há fases da vida e dias em que estamos naturalmente com menos apetite”, diz Mirian Martinez, nutricionista do Hospital e Maternidade São Luiz. Então, o ideal é respeitar a fome do seu filho. A questão da saciedade pode levar a outro problema: a obesidade. “Uma criança que só sabe quando parar de comer por conta das ordens do pai poderá ingerir alimentos em excesso quando estiver sem os adultos por perto”, explica a nutricionista.

Mas é claro que se o seu filho não come quase nada ou perde a fome de uma hora para outra você deve ficar atenta. “Se o apetite dela diminui sem nenhum outro fator associado, como uma doença ou sono, por exemplo, é preciso preocupar-se”. A saída é procurar o pediatra da criança para investigar o problema. Aliás, esse especialista também é o mais indicado para ajudar você a saber qual é a quantidade ideal de alimentos que o seu filho tem de ingerir. “Crianças comem menos que adultos, muitos pais esquecem disso”, afirma Mirian.

22

Page 23: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4

EXPEDIENTE

Evolução em Ação é uma publicação do Colégio e Curso Evoluçãowww.colegioevolucaopb.com.br

Direção Geral:Ana Luiza Peixoto

Edição: Marcella Peixoto MalheirosGabriela Peixoto

Fotografia: Andiara NascimentoBernardo de souzaJoão Ferreira

Revisão de Textos:Gabriela Peixoto

Tiragem:2.000 unidades

Colaboração:Ana Beatriz PachuAndiara NascimentoAnizeldaAnne FranciareCarolina MoraesCida AzevedoClaudia BaltharEdigar PalmeiraJussiara FerreiraJuliane GuimarãesIngrid PecorelliMarcela PeixotoMichelle GuerraRakel QueirozRodrigo Paes

Projeto gráfico /Diagramação:Três Comunicação

23

Dicas para seufilho comer melhor

Forçar a comer não é a mesma coisa que oferecer alimentos novos. É preciso insistir mais de uma vez com comidas diferentes, mas respeitar o paladar da criança. Uma ideia é oferecer um legume novo, por exemplo, no momento que a criança está com mais fome;

A criança não vai ficar doente se não comer bem um dia, assim como nós, elas têm reserva de energia;

Imponha horários, pois assim o seu filho sabe que não adianta ele comer rápido e pouco para brincar, pois aquela é a hora da refeição;

Evite muito líquido durante as refeições. Eles dão a impressão de saciedade no curto prazo e fazem as crianças comerem menos do que precisam;

Cuide da ansiedade. Sua expectativa pode ser maior que a fome do seu filho, e você nem imagina o quanto pode se decepcionar com uma careta depois do trabalho que você teve para fazer uma papinha;

O disfarce de um alimento é aceitável desde que o mesmo seja oferecido em sua forma natural. Tudo bem picar aqueles legumes que ele não come e cozinhar junto com o arroz, mas ele também precisa aparecer no prato do seu filho de forma mais visível.

Sugestão de pauta, artigo ou crítica: [email protected]

arianobps - Ariano @colegioevolucao RULES EVERYWHERE!

LeeonardoToni - Boa Tarde! Acabei de chegar do #MixCultural no @

colegioevolucao. Mto bom!

ElmeTJansen - Fantástico o juri dos alunos do 7A do @colegioevolucao, com

@EulerJansen de juiz e os alunos dando show de argumentação! #amei

eduardoqmaia - belíssima a união do onírico com o misticismo sertanejo que o

espetáculo do Sarau Poético do @colegioevolucao proporciona

arianeat - Muito lindo o sarau do @colegioevolucao ontem, perfeito (:

VitoriaMSilva - O sarau foi mais q perfeito parabéns @colegioevolucao,

arrasooou!! me arrependi de n ter participado :(

ana_vitooria - parabéns ao @colegioevolucao arrasou!!

marinaribeirot - O @colegioevolucao de parabens com o sarau ,as

meninas arrasaram mtooo .. @sophialoureiro @analiviag

ENQUANTO ISSO NO TWITTER...

Anuncie na revista Evolução em Ação: (83) 3244.7711 - [email protected]

Page 24: Revista Evolução em ação - Ano 2 / número 4