revista ecoespirita blog

25
Espiritismo, Ecologia e Responsabilidade Social - Setembro de 2010 02 - Animais - nossos irmãos menores 04 - Meio Ambiente Responsabilidade Social 08 - desperdício por todos os lados 12 - cataclismo a natureza de cabeça pra baixo 16 - a rede se agiTa pela preservação do meio ambiente 18 - O QUE A JUVENTUDE PENSA SOBRE tudo ISSO?

Upload: feiceditora

Post on 09-Jul-2015

440 views

Category:

Spiritual


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revista ecoespirita blog

Espiritismo, Ecologia e Responsabilidade Social - Setembro de 2010

02 - Animais - nossos irmãos menores

04 - Meio Ambiente Responsabilidade Social

08 - desperdício por todos os lados

12 - cataclismo a natureza de cabeça pra baixo

16 - a rede se agiTa pela preservação do meio ambiente

18 - O QUE A JUVENTUDE PENSA SOBRE tudo ISSO?

Espiritismo, Ecologia e Responsabilidade Social - Setembro de 2010

Page 2: Revista ecoespirita blog
Page 3: Revista ecoespirita blog

Ao longo dos milênios, a humanidade vem explorando o planeta Terra de forma inconsequente e irresponsável. Isto se deve à ignorância e à imaturidade, peculia-res ao homem terrícola. Nossa população vem crescendo de forma desordenada, gerando metrópoles superpovoadas, onde o imediatismo e os interesses materiais acarretam um consumo exagerado – re-flexo do egoísmo e despreparo do homem para bem gerenciar nossa casa planetária.

Atualmente é notório o desleixo com o planeta, que reage à agressão recebida, com oscilações climáticas severas, cataclismos, tsunamis, tufões, atmosfera, rios e lagos poluídos, inundações, escassez de água, e até de alimentos. A má administração dos recursos naturais e o desperdício são imensos. Paralelamente, ficamos escanda-lizados com o desrespeito aos nossos irmãos, os animais, evidenciado nas formas cruéis de criação, engorda e abate.

Estamos chegando a situações críticas, em que a própria ciência e os governantes dos mais influentes países, nos trazem ape-los e dados alarmantes, mas ainda assim, devido aos próprios interesses, não têm conseguido chegar a um consenso edifican-te para possíveis soluções. O que fazer?

Entendemos que somente com o acesso às Leis Cósmicas Divinas – que nos regem

e precisam ser respeitadas – juntamen-te com a educação dos espíritos que aqui habitam, poderemos solucionar essa crise, nesta época de “final dos tempos”, quando ainda predominam a ignorância, o or-gulho e o egoísmo. O Alto nos vem infor-mando que o processo de regeneração do planeta já teve início, e que já adentramos na Era do Espírito, que nos conduzirá a situações melhores. Entretanto isto de-manda tempo, determinação, paciência e muito trabalho!

A Doutrina Espírita e a FEIC, em par-ticular, vêm abraçando essa causa, através da evangelização de adultos, jovens e crian-ças, onde a tônica é o respeito e o amor a si, ao próximo, como também aos animais e à natureza – conforme Jesus nos ensinou.

Nosso objetivo, através deste despre-tensioso trabalho realizado pela Juventude FEIC, é conscientizar os leitores, levando-os à reflexão sobre suas atitudes, e desper-tando em cada um a necessidade de res-peitar e resguardar esta Morada Celestial, que nos acolhe tão amorosamente, cola-borando, enfim, para o próprio progresso, bem-estar e felicidade, como também de toda a humanidade da Terra!

Aída MoreiraDirigente do DIJ FEIC

su

rio

editorial

02 Animais nossos irmãos menores

04 Meio Ambiente Responsabilidade Social

08 desperdício por todos os lados

12 cataclismo a natureza de cabeça para baixo

16 a rede se agiTa pela preservação do meio ambiente

18 O QUE A JUVENTUDE PENSA SOBRE tudo ISSO?

Page 4: Revista ecoespirita blog

Na Espanha, em uma tourada, o animal principal da atração invade a área destinada à platéia, deixando alguns feridos. Na África, elefantes são mortos para comercialização de seus dentes de marfim. No Alaska, ursos polares pra-ticam o canibalismo, devido à falta de alimentos causada pelo degelo no Pólo Norte, provocado pelo aquecimento global. O Japão é um dos maiores ex-portadores de carne de baleia; centenas delas são mortas brutalmente por ano.

Até que ponto irá chegar o descaso e a violência causados pelos humanos? Qual a importância dos animais no nos-so planeta? Por que devemos respeitar e cuidar do meio ambiente?

Essas são perguntas que nos cercam todos os dias e que, por mais que sai-bamos as respostas, não as colocamos em prática.

Muitas pessoas acreditam que os animais só servem para servir aos seres humanos. Eles usam esses irmãos me-nores, matando-os, para fins materiais. Imagine se alguém estivesse matando seus filhos para usar como casaco... Você gostaria disso? Pois é, então nós temos a responsabilidade de proteger e respeitar os animais assim como todos os outros seres. É como se o planeta Terra fosse um grande teatro, onde não há ator principal, onde um precisa do outro para que a peça nele ensenada seja um grande sucesso.

Hoje em dia, ouvimos falar mui-to sobre os direitos do homem, e que muitos lutam em sua defesa quando algo não está correto. Mas, e os animais, onde se encaixam nesse contexto? Afi-nal, são seres que possuem inteligência relativa e, consequentemente, não po-dem se defender. Então nada mais justo que nós, seres pensantes, tenhamos a responsabilidade de cuidar deles e, prin-cipalmente, respeitá-los.

A raça humana, infelizmente, mos-tra através desses atos violentos, ser ain-da muito errante demonstrando a total necessidade de maior esclarecimento e de muita evolução. Evoluímos pelo lado material e tecnológico, mas parecemos estar estagnados no lado moral e espi-ritual. É necessária a conscientização de todos, principalmente de nós, os jovens, futuros líderes desse Planeta.

Conforme a Doutrina Espírita, os animais são considerados seres inferio-rizados mentalmente, se comparados aos seres humanos, mas isso não quer dizer que merecem menos ou mais do que nós. Eles apresentam seu processo evolutivo da mesma forma que nós, com isso sofrem, involuntariamen-te, pelas energias presentes em nosso planeta; além de estarem sofrendo o reflexo da degradação do meio am-biente. Deste modo devemos zelar pela nossa Natureza, lembrando que fazemos parte dela.

Animaisnossos irmãos menores

02

Page 5: Revista ecoespirita blog

Claro que, em meio a tanta cruel-dade, vemos grupos e instituições que lutam pela preservação da natureza, mas ainda assim não é o suficiente. Por isso é importante que cada um faça sua parte, começando pelos atos simples de amor e caridade com nossos irmãos menores.

ALIMENTAÇÃO CARNíVORA

Ramatís nos diz, em muitas de suas obras, que os seres humanos são comedores de cadáveres. E não deixa de ser, já que nos alimentamos de car-ne animal frequentemente. As manei-ras de criação, engorda e matança dos animais que fazem parte de muitos car-dápios da mesa do homem são cruéis. Sendo uma indústria que gera milhões todos os anos, os artifícios para que o abate desses animais seja mais rápi-do, e com uma quantidade de “carne” maior, se tornam cada vez mais cruéis. Muitos são separados da mãe logo que nascem, outros são mantidos em locais onde não podem nem se locomover, e para se conseguir a consistência de carne ideal, alguns desses animais não criam músculos, e são alimentados à força todo o tempo.

O corpo humano, que já evoluiu tanto desde a era das cavernas, já não está mais adaptado para receber essa enorme quantidade de carne que inge-rimos todos os dias, desde a anatomia e o tamanho dos dentes, até o aparelho gastro-intestinal. Nosso corpo já enten-deu o recado... Por que ainda é tão difí-cil para nós?

Claro que ninguém conseguirá do dia pra noite se livrar de antigos hábitos. É necessário um preparo e uma reedu-cação alimentar. Precisamos valorizar os legumes, as verduras, os alimentos à base de soja, os grãos, as fibras. Quan-do tivermos consciência de que nossos irmãos menores não estão vivendo nes-te planeta para nos servir, mas sim para evoluírem, como todos nós, quem sabe, seremos menos egoístas.

Até lá, devemos manter um com-portamento de moralidade. Até porque, de nada adianta ser vegetariano, e não praticar todos os ensinamentos que as Leis Divinas nos trazem. Mais vale ser um espírita praticante do amor de Deus, e ir tentando largar, aos poucos velhos, hábitos... E trocar o hambúrguer, pelas batatas fritas!

O primeiro passo pode ser baseado nessas três palavras poderosas: conscien-tizar, proteger, respeitar.

03

Page 6: Revista ecoespirita blog

04

Com o crescimento populacional em todo o mundo, muitos “brigam” por água, por alimentos, por fontes de energias, por petróleo, pois sabem que muitas dessas fontes não são renová-veis. Este processo gera a necessidade de criarmos meios que solucionem essa dificuldade da vida moderna. Vamos refletir: será que o mundo já está cheio? Qual a relação do desmatamento com esse crescimento? Qual o papel das grandes fábricas que poluem o mundo com suas fumaças? Precisamos esperar a camada de ozônio continuar diminuin-do e a água acabar gradativamente até chegar ao zero? Qual o nosso papel e o dos governantes?

Muitas são as questões que precisam ser discutidas nos dias de hoje, e nós da Juventude FEIC, temos por objetivo mostrar para todos como pode ser sim-ples e fácil ser responsável socialmente com nosso meio ambiente: ruas, rios, mares, o ar que respiramos, a água que bebemos...

A sustentabilidade - que ficou mun-dialmente conhecida depois da ECO 92 realizada no Rio de Janeiro – é con-siderada, por muitas pessoas, a solução de parte dos problemas que estão dire-tamente relacionados ao meio ambien-te. Mas para outras, é apenas algo que pode ameaçar a economia e a evolução do planeta. É um tema muito debatido nas empresas, já que ajudando o meio ambiente, traz uma imagem positiva para ela. Mas como tudo na vida tem um lado negativo, há quem acredite que haveria uma certa “perda” de dinheiro, pois seria necessário investir em novas formas de fabricação que não causassem tantos danos ambientais, o que prejudi-caria os lucros.

Vamos considerar o conceito de sustentabilidade:

“É o desenvolvimento presen-

te garantindo o futuro das pró-ximas gerações, ou seja, ela está relacionada de forma direta com o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio am-biente, usando recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguin-do esses parâmetros, a espécie hu-mana pode garantir um desenvol-vimento sustentável.”

Não podemos deixar de fazer a primeira relação com tudo que estu-damos sobre a Doutrina Espírita den-tro da FEIC. A base de nosso estudo é o “Livro dos Espíritos”, onde existem

Meio Ambiente

Responsabilidade Social

Page 7: Revista ecoespirita blog

05várias orientações sobre as Leis Naturais e Divinas que regem o universo. Apren-demos aqui que estamos passando por uma fase de transição do planeta, onde deixaremos de ser um planeta de pro-vas e expiações para ser um planeta de regeneração, o que significa subir um degrau na escala evolutiva. Esse mo-mento turbulento por que passamos aqui é bem justificado por essa fase de mudança. Mas, se entendermos que o espírito está em constante evolução e aprendizado, que o planeta está evoluin-do, e que tudo que está acontecendo é positivo, fica mais fácil. E esse conceito de sustentabilidade vem reafirmar que o homem, cada vez mais inteligente e humano, preocupado com o próximo, percebeu a importância de encontrar um meio de continuar a evolução tec-nológica do mundo, sem acabar com

o meio ambiente. O homem percebeu que precisa pensar sobre isso e agir. Na Lei de Justiça, Amor e Caridade, apren-demos que tudo que fazemos nos trás um retorno. Conhecemos a Lei de Cau-sa e Efeito e sobre o quanto o amor e a caridade são necessários no nosso dia a dia. Sabemos que somos sempre res-ponsáveis pelo que plantamos, pois a colheita é obrigatória. Não há como deixar de associar essa Lei Natural às outras leis: a do Trabalho, a da Socieda-de, a da Conservação e Destruição... Já temos condições de aplicar todo nosso conhecimento e ajudar este planeta.

Levantamos alguns exemplos de como estamos utilizando esse aprendiza-do. No Japão, as empresas de telefonia celular recolhem os aparelhos celulares quebrados, velhos, e etc. Eles desmon-tam esses aparelhos, separando das car-caças os metais preciosos como o ouro, a prata, o cobre e o chumbo, para pode-rem montar vasos, quadros, miniestátu-as e muitos outros apetrechos. A carcaça dos aparelhos velhos vão para uma cal-deira onde é derretida e serve para fundir talheres, ferramentas e até mesmo para remontar outros aparelhos. As baterias são reutilizáveis em outros celulares e, quando estão muito velhas, viram o pri-meiro material a ser descartado.

Muitas empresas também ajudam e dão contribuições ao meio ambiente, com pequenos investimentos em maqui-nários que reduzem a poluição. Temos exemplos em empresas grandes, como a Coca-cola, a Petrobrás e a Vale do Rio Doce, que assumem a sua responsabi-lidade por agressões ao meio ambiente, firmando o compromisso de contribuir publicamente e repor os recursos natu-rais perdidos ou impactados.

Meio Ambiente

Responsabilidade Social

Page 8: Revista ecoespirita blog

06

Países emergentes como a China e a Índia são um dos maiores poluentes do mundo. Mas algumas atitudes já estão sendo tomadas para a redução da polui-ção. O vice-presidente chinês integrou o país ao Protocolo de Kyoto. Já o Go-verno da Índia está investindo na ener-gia nuclear, para reduzir as emissões de gases. Eles buscam recursos renováveis para ajudar o planeta.

cidadania

Afinal o que é ser cidadão?

“Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à igualdade perante a lei. É, em resumo, ter direitos civis.”

(Jaime Pinsky)

Quando se é cidadão, nossa vida é constituída de direitos e deveres a cum-prir. Não é possível ainda para nós, seres planetários, viver em um mundo onde não existam leis, nem regras. Ainda es-tamos num processo evolutivo lento, e por isso ainda precisamos de regras para viver. Temos o livre-arbítrio, porque Deus nos dá a chance de aprender com erros, e é essa a maneira que temos de mostrar como podemos ser seres huma-nos melhores.

O conceito de cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanida-de, através daqueles que sempre lutam por direitos à vida, à liberdade, à pro-priedade, à igualdade, e por direitos civis, políticos e sociais. Mas a cidada-nia também é composta por deveres. O cidadão tem de ter consciência das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo

organismo que é a coletividade, a na-ção, o Estado, e para que haja um bom funcionamento, todos têm que dar sua parte de contribuição. Somente assim, se chega ao que desejamos na cidadania: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum.

Assumindo os papéis

A população terrestre vem crescen-do desordenadamente, causando assim superpopulação e escassez de recursos naturais. O pior é saber que quem pode nos ajudar a resolver os problemas (os políticos), está mais preocupado em acumular riquezas. Felizmente muitas ações sociais que vemos hoje em dia nos mostram que só o amor e a cari-dade fazem a diferença. Quando pro-fissionais especializados em saúde, por exemplo, apresentam para as mulheres de camadas sociais menos favorecidas, a camisinha, o anticoncepcional, os mé-todos para evitar a gravidez e doenças, ajudam a diminuir o crescimento po-pulacional no mundo. Dessa maneira estão cumprindo o papel deles.

A reciclagem do lixo e a coleta

Page 9: Revista ecoespirita blog

ao cuidado com o planeta, e assim, nos tornarmos profissionais preocupados com o meio ambiente, não importando a área que escolhermos seguir.

Vale a lembrança de que estamos em ano de eleição, e somos nós os res-ponsáveis na hora de escolher nossos governantes. Precisamos fiscalizar seu trabalho, conhecer o que cada um já fez ou pretende fazer. Assim, estaremos fazendo o nosso papel, exercendo com responsabilidade nosso direito de cida-dania e aguardando que eles façam o deles. Se todos se conscientizarem de que “sozinho ninguém muda o mun-do”, mas de que “juntos podemos fa-zer a diferença”, talvez daqui a algumas gerações muitas mudanças positivas possam ocorrer. Precisamos abrir mão de certos lucros, luxos e vaidades para “salvar” a natureza.

Vai da consciência de cada um. Um não muda o que 6 bilhões poderiam mudar... Mas já ajuda. Vamos pensar em nós, nos nossos filhos, netos, e em todas as gerações do planeta Terra que ainda estão por vir. E, se acreditamos em reencarnação e na imortalidade do espírito, entendemos que nós seremos as próximas gerações.

07

seletiva, também são assuntos que vêm sendo tratados com mais respeito nos últimos anos. Muitas pessoas já fazem a coleta seletiva de lixo em casa, divi-dindo com a família a responsabilidade para garantir um melhor planeta para as gerações seguintes. E é realmente desanimador quando a Comlurb – em-presa municipal responsável pela coleta de lixo no RJ – joga tudo no mesmo caminhão, sem separar o lixo orgânico do reciclável.

E para onde esse lixo vai? Quem é responsável por fiscalizar os lixões e garantir que eles não vão virar futuros cenários de desgraça humana? Não sa-bemos; aliás, existem muitas perguntas que não conseguiremos responder. E outras tantas questões que não temos como mudar. Mas existem muitos caminhos possíveis para a mudança. Hábitos saudáveis que precisamos ter dentro da nossa casa, na escola, no tra-balho, e nos círculos sociais dos quais todos nós fazemos parte.

Nós, que compomos a maioria jo-vem desse país, precisamos levar a sério esses problemas ambientais. Não pode-mos achar que a responsabilidade de um mundo melhor é apenas de pais e pro-fessores. Ou vocês não perceberam que eles não conseguiram evitar tudo isso? Nós precisamos nos unir, sermos uma força. Começar em casa, com o racio-namento de luz, de água e de comida, tomar cuidado com o lixo que jogamos na rua, prestar atenção em como tra-tamos animais e plantas pois, caso não lembrem, as plantas são responsáveis pela renovação do ar que respiramos. Temos que sair dessa posição acomoda-da e colocar a mão na massa de verda-de. Valorizar conhecimentos relativos

Poluiçãopor CO2

50%50%

Consumo deenergia gerada

30%70%

População Consumo de alimentos

20%80%

Países industrializados

Países não-industrializados

80%20%

1 bi 4 bi

Page 10: Revista ecoespirita blog

Empresas de todos os continentes são convidadas a trabalhar em proje-tos sociais, pois é necessário controlar o consumo exagerado, ou a Terra não será mais esse belo manancial de rique-zas naturais. Joanna de Ângelis no livro “Leis Morais da Vida” afirma: “O que abunda em tua mesa falta em muitos la-res”, alertando-nos que “há muito des-perdício no mundo fomentando larga faixa de miséria entre os homens”.

Não é errado desejarmos coisas novas para o nosso conforto – traba-lhamos e merecemos – mas o excesso é sempre prejudicial e precisamos re-fletir sobre isto.

08 desperdíciopor todos os lados

Pergunta presente no Livro dos Espíritos:

Questão 806 - Será que é lei da natureza a desigualdade das condições sociais ?

- Não, é obra do homem e não de Deus. Ela só desaparecerá quando o egoísmo e o orgulho dei-xarem de predominar.

Há 150 anos, os amigos espirituais já nos alertavam quanto aos excessos de toda espécie, que levariam o homem à sua falência. Já vemos uma grande preo-cupação mundial com isso.

Page 11: Revista ecoespirita blog

A água é o elemento fundamen-tal para a existência da vida na Terra. Todos os seres vivos dependem dela para sobreviver e para garantir a per-manência da espécie; a água sustenta a vida. No entanto, por maior que seja a importância da água, as pesso-as continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para todos.

As águas que se perdem nos enca-namentos, as que evaporam durante as

09

irrigações e as que não são tratadas de-pois de poluídas representam a maior ameaça ao abastecimento dos brasilei-ros. Enquanto algumas cidades e até países não têm água nem para beber, o Brasil – que possui a maior reserva de água doce do mundo – é um grande desperdiçador de água potável. Com toda essa preocupação com o meio ambiente e o risco de escassez de água no futuro, o cuidado em evitar o des-perdício de água deve ser redobrado.

- Evite lavar roupa várias vezes por semana, espere que um bom volume se acumule, lavando a roupa da semana no menor número de vezes possível(de preferência lave tudo de uma vez só);

- Use a máquina de lavar sempre no volume máximo e reaproveite a águada máquina para lavar o quintal,por exemplo;

- Quando for lavar verduras, antes, deixe-as de molho na água e no vinagre por alguns minutos;

- Utilize detergentes e sabões biodegradáveis que não poluem os rios;

- Em caso de uso da “lava-louças”, espere que a louça se acumule para utilizar a máquina no volume máximo.

Para contribuir na economia desse recurso naturalfundamental para nossa existência listamos algumas dicas:

Nosso organismo funciona como uma usina e o combustível que utili-za é o alimento que ingerimos. Se nos alimentamos bem, ingerindo os nu-trientes de que necessitamos com boa qualidade e na quantidade desejada, estaremos mantendo nosso organismo sadio e não teremos com o que nos preocupar. Nossos avós já nos diziam:

“Jogar comida fora é feio, Deus não gosta”.

Se pensarmos bem, jogar alimen-to fora é um grande desperdício, pois

tem muita gente precisando; o certo seria comemos a quantidade de que nosso organismo necessita e não ser-mos gulosos. Afi nal a gula é uma fra-queza que precisamos vencer.

O brasileiro, por família, desper-diça 182kg anuais de alimentos. Cerca de 5% do que se compra no mercado vai direto pro lixo. Isso signifi ca que: estamos comprando mais do que re-almente consumimos, ou não armaze-namos os produtos de forma adequada em casa, ou não aproveitamos integral-mente os alimentos. No pior cenário, todas essas atitudes estão juntas!

nos alimentos

Page 12: Revista ecoespirita blog

10

Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquece-dores, e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica. Sem a energia elétrica a humanidade teria outro rumo de vida e não seria tão de-senvolvida como ela é hoje.

A energia da luz solar tem sido es-sencial para a evolução da vida na Terra. Os raios infravermelhos nos dão o calor de que necessitamos para viver, enquan-to a luz visível é a parte que nossos olhos

Para sua comida não virar lixo e nem você desperdiçar alimentos,aqui estão algumas dicas:

- Cuidado com as promoções: de que adianta levar três se você consegue comer apenas um?

- Não vá ao supermercado com fome porque a tendência é sempre comprar mais do que o necessário;

- Escolha frutas e legumes sem cutucá-los ou apalpá-los demais. Isso pode danifi car

os produtos e diminuir seu tempode consumo;

- Mantenha a terra que vem nos alimentos orgânicos: isso ajuda a prolongar a vida útil dos mesmos, até a sua utilização;

- O pãozinho amanhecido pode ser ralado e transformado em farinha, ou fatiado e ir no forno e servir de torrada;

O papel desempenha uma fun-ção muito importante para o ser hu-mano, até porque ele está presente em todas as atividades. Já imaginou

como o mundo seria mais difícil se não existisse o papel? Nada de livros, bilhetes, anotações, cartas, jornais, re-vistas... Graças ao papel sabemos tudo

nos eletrodomésticos

precisam para enxergar e que também regula nosso ritmo biológico. Nosso hu-mor e sensação de bem-estar também podem ser afetados pela luz visível.

A potência de um eletrodoméstico indica a quantidade de energia que ele pode consumir enquanto estiver sendo usado. Quanto maior for o período que ele permacer ligado, maior será a quan-tidade de energia utilizada. Mas, além desse consumo, o mau uso de alguns eletrodomésticos implica o desperdício de energia elétrica.

Veja aqui algumas dicas de como evitar o desperdício de energiaem dois importantes eletrodomésticos:

- Micro-ondas: o custo da energia elétrica consumida para ferver meio litro de água é muito superior ao custo do gás consumido por um fogão para a mesma tarefa; por isso, sempre que possível, é adequado dar preferência ao uso do fogão a gás.

no papel

- Ferro elétrico: se usarmos todos osdias, consumiremos muita energia.Mas, se acumularmos uma quantidadede roupas para passar em uma únicavez, evitaremos, o desperdício.

Page 13: Revista ecoespirita blog

11

o que aconteceu com a humanidade há séculos, e continuamos adquirindoconhecimento.

Entre as questões ambientais, um dos maiores problemas verifi cados na atualidade é a geração de um grande volume de resíduos. Isto se deve ao incentivo desenfreado ao consumo de produtos típicos da vida moderna, que acabam poluindo o solo e os rios como consequência do descarte inadequado dado a eles.

Para produzir uma tonelada de papel virgem são utilizadas 15 árvores

e consumidos 100.000 litros de água. Sabe-se hoje que produzir papel a par-tir de papel “velho” consome cerca de 50% menos de energia, utiliza-se 50 vezes menos água, além de reduzir a poluição do ar em 95%.

O papel reciclado é feito a partir de papel já utilizado. Poupando algumas árvores e muita poluição, algumas em-presas conseguem produzir hoje papel reciclado em grande escala. Mas para isso é fundamental a coleta seletiva, pois para ser reutilizado o papel precisa ser separado dos demais tipos de lixo.

Esse é um projeto onde empresas decidiram diminuir o desperdício de vá-rias coisas, como por exemplo a luz e o papel, mobilizando assim, a população.

Algumas dessas empresas são :Tetra Park – Criou uma embala-

gem reciclável, onde o alimento dura mais tempo;

Banco Real – Toda papelaria é im-pressa em papel reciclado;

Food Service News – Adotou a re-

Mais dicas que a natureza agradece:

- Revise o texto e corrija os erros contidos antes de imprimir;

- Não imprima e-mails, pois difi cilmente você irá utilizar o seu conteúdo;

- Em cadernos, evite arrancar asfolhas onde você escreveu errado;use o corretivo;

- Utilize sempre os dois lados da folha, nem que seja para rascunho.

Desperdício zero

ciclagem dos produtos que seriam joga-dos fora;

Boticário - Adotou a reciclagem das embalagens já usadas dos produtos que eles produzem.

A ONU promoveu um projeto em que algumas empresas brasileiras re-constituem alguns canos de água e es-goto de algumas cidades, para que não haja desperdício.

O Livro dos Espíritos nos explica:

Questão 703 - Com que fi m Deus concedeu a todos os seres vivos o instinto de conservação?

- Todos devem colaborar com os desígnios da Providência. Foi por isso que Deus lhes deu a necessidade de viver. Depois, a vida é necessária ao aper-feiçoamento dos seres; eles o sentem instintivamente, sem disso se aperceberem.

Page 14: Revista ecoespirita blog

CATACLISMOS

12

Os cataclismos vêm ocorrendo com grande frequência; só no ano de 2010, várias enchentes, inundações, queima-das, terremotos, furacões e secas já asso-laram todo o mundo. Muitas perguntas surgem, mas ninguém consegue enten-der o porquê deles ocorrerem, causando a morte de milhões de pessoas todos os anos. Um dos principais fatores causa-dores desses desastres naturais é o trata-mento que o homem dá à natureza; ou melhor dizendo, o mal tratamento.

Como uma alternativa para que o meio ambiente fosse menos danifica-

do pelos hábitos humanos, foi criado o Protocolo de Kyoto, que tem como principal objetivo, diminuir o aqueci-mento global a nível internacional. En-tre as metas estabelecidas estava a redu-ção em 5,2% do lançamento de gases entre os anos de 2008 e 2012. Realizado na cidade japonesa de Kyoto, que deu origem ao nome do protocolo, oitenta e quatro países aderiram e assinaram o acordo. O percentual de redução de gases varia por país; os desenvolvidos normalmente têm taxa maior que os subdesenvolvidos.

a natureza de cabeça para baixo

Page 15: Revista ecoespirita blog

13

O Haiti foi um dos primeiros paí-ses a sofrer com um terremoto este ano, em 12 de janeiro. Para um país pobre, que encontra no seu dia a dia dificul-dade para atender às suas necessidades básicas, como abastecimento de água e comida, a destruição causada pelo terre-moto de 7,0 na escala Ritcher, foi mui-to grande. O número de mortes chegou a 75 mil, sem contar a quantidade de feridos e desabrigados, que ultrapassa a marca de um milhão.

Alguns dias depois, no mesmo mês,

o Chile foi abatido por uma série de ter-remotos começando com 5,1 e o último marcando 8,8 na escala Ritcher. Por sua estrutura de “país em desenvolvimen-to”, o Chile teve destruição mais branda que o Haiti – cerca de 750 mortes.

Luiz Alberto Gomes dos Santos, 37 anos é Fuzileiro Naval. Fazia parte da equipe de resgate que as Forças Arma-das Brasileiras enviou para o Haiti para auxiliar no resgate. Em entrevista, ele nos contou um pouco dessa experiên-cia incrível.

terremotos

Juventude - Qual a sensação de ajudar um povo naquela situação?

Luiz Alberto - Gratificante não seria a palavra mais correta, pois o sofrimento dos outros nunca será benéfico a quem ajuda. É um misto de tristeza, por ver a situação crítica, somada à satisfação pessoal de poder estar contribuindo para o alívio do sofrimento de pessoas como nós.

Juventude - Como foi ver as pessoas lutando para sobreviver?

Luiz Alberto - Essa experiên-cia nos fez refletir sobre a vida que levamos; quantas vezes deixamos de comer ou vestir algo, simples-mente por termos várias opções e, assim, não darmos o devido valor ao que possuímos?...

Juventude - Como ocorre-ram os resgates e a distribuição de comida?

Luiz Alberto - O país não tinha muitos recursos, e após o

terremoto ficou ainda mais difícil. O trabalho foi lento, apesar de contar com a boa vontade e o es-forço da população para a retirada dos escombros, já que o país não dispunha dos equipamentos neces-sários e em quantidade suficiente. A distribuição de água e alimen-tos que já era realizada antes dos terremotos, foi intensificada e am-pliada. Infelizmente, por conta da situação, houve muitos tumultos, e conter a população e organizar a distribuição dos suprimentos foi mais complicado que o normal, pois não havia alimentos para todos e tivemos que distribuir se-nhas, que valiam uma cesta básica por pessoa.

Juventude - Como está sendo a recuperação do Haiti depois do terremoto?

Luiz Alberto - Com o apoio da ONU e de Ongs, o Haiti está se reerguendo, porém levará muitos anos para a situação do país voltar

Page 16: Revista ecoespirita blog

14

ao normal. Esse cotidiano precisa ser melhorado para que o Haitiano possa ter um emprego e uma melhor condição de vida em sua pátria.

Juventude - O que você fez para ajudar o próximo?

Luiz Alberto - Como inte-grante da força de paz da ONU só

posso ter contato com a população se for autorizado, mas fi z muitos amigos; apesar de falar uma lín-gua diferente, isso não foi barreira para que se criasse uma boa rela-ção de amizade. Tratar as pessoas com respeito e dignidade é “lín-guagem universal” para se conse-guir um amigo.

Os terremotos não são uma realida-de comum a nós brasileiros. Mas as en-chentes causadas por grandes temporais todos conhecemos de perto. Logo após o Ano Novo, o Rio de Janeiro foi atingi-do por uma forte chuva, que ocasionou quedas de barreiras, soterrando pessoas e destruindo casas. Vimos, em Niterói, a destruição de um morro inteiro, que veio abaixo em curto espaço de tempo.

O percentual de queimadas no Brasil aumentou em 90% desde o mesmo período de 2009. Uma enor-me parte da Mata Atlântica está sendo consumida pelo fogo causando, além da destruição da fl ora e dos animais, a intoxicação da população de centenas de cidades próximas.

O que causa tantos desastres? Não podemos atribuir todas as desgraças ape-nas aos governantes incompetentes, ou aos vândalos inconsequentes. Talvez se o morro do Bumba não tivesse sido cons-truído em cima de um lixão, o desmoro-namento não teria sido tão grave, e algu-

mas vidas estariam salvas. Se as pessoas que habitam estados que sofrem com a seca, tivessem a consciência e o cuidado com o fogo, algumas queimadas pode-riam ter sido evitadas. Talvez se o Haiti não sofresse com uma pobreza tão alar-mante, algumas vidas teriam sido salvas.

Mas, ainda assim, não teríamos conseguido evitar a forte chuva, os tre-mores de terra, a seca severa. Algumas obras trazidas pelo mundo espiritual nos dizem que a Terra passa por uma purifi cação energética, já que muitos espíritos não conseguiram o patamar evolutivo necessário para habitar um planeta de regeneração. Como a frequên-cia energética da Terra, também irá mu-dar, esses cataclismos são os primeiros sinais de uma lavagem na egrégora do planeta. Livros como A Gênese e O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, e Mensagens do Astral de Ramatís, tra-zem notícias sobre a transição planetária e os desastres naturais com muita pro-priedade e clareza.

ENCHENTES E QUEIMADAS

Durante o processo de confecção da revista, produção das matérias, pesquisas e amadureci-mento dos assuntos, recebemos, através da psicografi a da FEIC, o recado de uma evangeliza-dora do DIJ Astral. Isso só confi rma que todo trabalho realizado na Evangelização, e na FEIC em geral, conta com um imenso aparato espiritual. Nunca estamos sós! Segue a psicografi a.

Nota da Editora

Page 17: Revista ecoespirita blog

1515

Trataremos aqui de um assunto voltado para o acontecimento

de grandes cataclismos – terremotos, enchentes, furacões. O trabalho

espiritual realizado por trás de todos esses desastres em massa é muito

bem organizado. Contamos com o auxilio de milhares de trabalha-

dores astrais e tantos outros encarnados que durante o sono se dispo-

nibilizam a nos ajudar.

A preparação dos espíritos “vítimas” é feita com alguma antece-

dência, assim o desencarne de alguns é praticamente instantâneo e

indolor. A triagem também é organizada, pois alguns vão para hospi-

tais, outros para câmaras de regeneração, e outros para educandários

(caso de crianças e bebês). Mas muitos não recebem ajuda, pois ainda

não estão no momento adequado. Mantêm-se presos à matéria, ao

corpo, aos familiares. Para esses irmãos existe um acompanhamento

da equipe de resgate que aguarda pelo momento certo de auxiliar.

Enquanto esse momento não chega, jorram bálsamos e tentam incutir

bons pensamentos para aqueles irmãos ainda perturbados.

Essas mortes em massa são provas coletivas capazes de zerar débi-

tos antigos, de reunir no amor e na misericórdia de Deus, nosso Pai,

irmãos inimigos ou endurecidos. O desencarne coletivo é a maior

dádiva para aqueles que, juntos, praticaram tanto mal.

Não pensem que Deus é injusto! Pelo contrário, o Pai só nos dá

aquilo que merecemos ou que estamos prontos para passar.

Quando os desastres em massa acontecem por obra ou erro do

homem, o objetivo continua sendo o mesmo. Não culpem o piloto,

o motorista, o condutor. Esses irmãos estão e são tão necessitados de

oração e de ajuda, tanto quanto os demais.

Quando o caso é de imprudência – como o motorista alcooliza-

do, por exemplo – é provável que esse irmão tenha adquirido dívidas

para com suas vítimas. O que poderá agravar ou atenuar sua con-

dição será seu comportamento, intenção e moralidade ao longo de

existências terrenas.

Aproveitem essas informações para se aprofundarem no que há

de mais importante.

Tia Verônica

(Para a Revista DIJ – Feira da Cultura, 05/07/2010)

Page 18: Revista ecoespirita blog

16

Atualmente com a velocidade da in-ternet e a sua grande capacidade de troca de informações, a maneira de convocar as pessoas para movimentos ecológicos fi cou fácil, e o sucesso desses sites e co-munidades em redes sociais, se deve à grande facilidade e acessibilidade que a internet proporciona. Não é preciso sair de casa e replantar uma árvore; você pode apoiar uma ONG que faça isso de maneira constante e responsável.

Mas, apesar de todos esses sites e movimentos, a parcela da população mundial que realmente se conecta e se preocupa é ainda muito pequena. As razões para não o fazer são muitas: des-de o “não se importar” ou “achar que essa preocupação é desnecessária”, até a “falta de tempo”, ou o “pensar que esse problema pode ser adiado”.

Para mudar esse comportamento e o modo de pensar, é necessário uma conscientização geral, pois mesmo so-frendo as consequências do descuido ambiental causado pela humanidade, muitos ainda não se deram conta des-sa importância. Se todas as pessoas ti-vessem o desejo de se informar sobre a reencarnação, as leis de causa e efeito, destruição e conservação, talvez fi casse mais simples compreenderem por que devemos cuidar da Terra.

Assim, podemos dizer, que o co-nhecimento espiritual ajuda a proteger o meio ambiente, pois, ao conscienti-zar as pessoas, faz com que elas saiam da “maioria que não se importa”, e

ingressem na “minoria que se importa”. Dessa forma, o número de pessoas que acessam sites ecológicos e movimentos on-line aumenta consideravelmente.

Com o trabalho de sites e movimen-tos ecológicos, e com o conhecimento proporcionado pelo Espiritismo e as leis divinas, logo a humanidade terá maior responsabilidade. Assim o mundo terá suas chances de “ser salvo” aumentadas incrivelmente .

GreenPeacegreenpeace.org/brasilÉ uma das maiores redes para prote-ção que existe no mundo. O projeto do GreenPeace inclui a proteção de matas, oceanos e animais, além de ser um mo-vimento a nível internacional. Entre e co-nheça mais sobre esse trabalho.

SOS Mata Atlânticasosmatatlantica.org.brEsse é um projeto brasileiro que fala so-bre a preservação da Mata Atlântica; vale a pena conferir!

ECO 1eco1.com.brÉ um canal que funciona como o youtu-be; as pessoas gravam vídeos e disponi-bilizam pra outras pessoas assistirem. A diferença é que aqui só entram vídeos que falam sobre educação ambiental.

Arte Recicladaartereciclada.com.brDicas interessantes, para quem gosta de fazer artesanato com sucata

a rede se agitapela preservação do meio ambiente

alguns sites e projetos que circulam na rede

Page 19: Revista ecoespirita blog

17

Instituto Akatuwww.akatu.org.brEsse espaço reúne dicas para fazer a coleta seletiva de lixo em casa, dicas contra o desperdício de água, ener-gia, e muitas outras orientações.

Reciclotecarecicloteca.org.brQuer saber quais são as empresas responsáveis por coletas e preserva-ção do meio ambiente? Acesse!

Ecoblogsecoblogs.com.brEsse site traz um conjunto de blogs que falam sobre preservação e sus-tentabilidade. Também se pode en-contrar dicas de móveis para cons-truir com garrafas pet, papelão, etc.

Iniciativa Verdeiniciativaverde.org.brEssa iniciativa, com alcance interna-cional, incentiva o plantio de árvores na tentativa de compensar a emis-são dos gases que aumentam o efei-to estufa. Também ensina a calcular a emissão individual de gás carbôni-co, pra saber o número de árvores a serem plantadas para compensá-la.Confi ra!

Mundo Sustentávelmundosustentavel.com.brEsse é o espaço criado pelo jorna-lista André Trigueiro para tratar de assuntos ambientais. Aqui é possível ler artigos, assistir palestras, ter aces-so aos programas da Globo News e da Rádio Globo.

Seu Consumo, Seu Futuroseuconsumoseufuturo.blogspot.comVocê sabia que o seu consumo exer-ce papel crucial sobre os ecossiste-mas? Não? Então acesse logo este site da Gestora e Educadora Am-biental Jaque Macedo. As informa-ções são passadas por textos, víde-os, músicas, jogos e acesso a outros links igualmente interessantes.

Page 20: Revista ecoespirita blog

1818

Precisamos ajudar o meio

ambiente, pois o mundo

está em degradação. Temos

que preparar o mundo para

nossos fi lhos e netos terem

uma boa qualidade de vida.

Pois ainda está em tempo!

(Isadora, 15)

Eu acho que todostêm que reaproveitar as coisas, para não destruir mais a natureza!(Matheus Ferreira, 14)

A conscientização sobre o meio ambiente é importante, pois quando Deus criou a

Terra, tudo teve início com a natureza. A natureza estava aqui antes de nós, e nos faz

bem. Mas estamos tomando o lugar dela e a destruindo. Vamos preservar o meio ambiente!(Nathália, 15)

Em um terremoto morrem muitas pessoas, boas e ruins.Mas todas descobrem que a morte é só mais uma parte da vida.(Matheus Lage, 13)

Se ninguém jogasse lixo na rua e nos rios, o

mundo seria um lugar melhor de se viver e, se não existissem tantos

carros e fábricas o ar não seria tão poluído.(Gabriel França, 14)

O meio ambiente

está sendo destruído, e

nós devemos combater

isso com uma

mobilização. O pouco

que a gente faz já é muito

para o mundo.

(Nicolas, 13)

o lugar dela e a destruindo.

Tentarei participar

e fazer mais.

(Lucas Cardoso, 17)

Estamosacabando como planeta!(Gabriel Felipe, 14)

O QUE A JUVENTUDE PENSA

SOBRE tudo ISSO?

Eu acho o maior vaciloessas ignorâncias, todos tinham que participarde uma conscientizaçãoem massa!(Felipe, 14)

O meio ambiente é um assunto para se alertar a sociedade para o futuro. Devemos pensar agora

no problema ambiental para não sofrer com as consequências.(Júlia, 13)

Page 21: Revista ecoespirita blog

Gostaria que as pessoas usassem a famosa frase “um por todos, e

todos por um’”em relação ao meio ambiente.Se nos uníssemos em uma só voz e corrente, cuidaríamos do que nos foi dado de graça.(Yashmim, 14)

Todos deveriamse conscientizar das conseqüências.(Sidarta, 15)

A conscientização sobre o meio ambiente é importante, pois quando Deus criou a

Terra, tudo teve início com a natureza. A natureza estava aqui antes de nós, e nos faz

bem. Mas estamos tomando o lugar dela e a destruindo. Vamos preservar o meio ambiente!(Nathália, 15)

Eu acho que o meio

ambiente é como se fosse

uma grande casa: se não

cuidarmos, não teremos

onde morar. Por isso temos

que fazer o melhor, pois

como diz o ditado

“melhor prevenir do

que remediar”, né!

(Victor, 14)

Penso que o meio

ambiente é um assunto

importante, pois se

trata do lugar que

habitamos. Por isso

devemos cuidar dele com

responsabilidade. Afi nal

é a nossa casa.

(Pablo, 14)

Responsabilidade acima de tudo:

Salvar a fl oresta, pensar no

meio ambiente eem todos do planeta!

(Philipe, 14)

Eu acho o maior vaciloessas ignorâncias, todos tinham que participarde uma conscientizaçãoem massa!(Felipe, 14)

Quando paro para

pensar sobre o meio

ambiente sinto que se não

lutarmos hoje, o caos virá

em breve. Por isso prometo

dar o meu máximo.

(Lunna, 13)

O meio ambiente é um assunto para se alertar a sociedade para o futuro. Devemos pensar agora

no problema ambiental para não sofrer com as consequências.(Júlia, 13)

O meio ambiente é um assunto para se alertar a sociedade para o futuro.

Tem que ter responsabilidade

de saber que cada desperdício

de água, comida e luz que

fazemos é mais chance de o

mundo piorar, e com isso ter

chance também do mundo

acabar. Pensem nisso antes de

desperdiçarem.

(Franklin, 14) Eu contribuo com a natureza, mas

precisofazer mais.(Guilherme, 15)

19

Page 22: Revista ecoespirita blog

20

Falar sobre o meio ambiente é fácil quando vemos tantas propagandas sobre isso. Então precisamos nos conscientizar e ajudar o meio ambiente.É como dizem,“tudo que plantamos, colhemos um dia”.(Isabella, 15)

Minha opinião é simples: o homem só vai aprender quando sentir na pele as consequências. Portanto,

nunca é tarde para começar a mudar o futuro.

Mão na massa!(Mirella, 13)

Todos precisamfazer sua parte econtribuir maiscom a natureza!(Gabriel Guimarães, 16)

Eu acho uma falta de

respeito com o mundo,

as pessoas não pensarem

em ninguém, nem em si

mesmas. O futuro está

em nossas mãos!

(Mariana, 14)

É necessário ter

responsabilidade para

cuidar do meio ambiente

em que vivemos, e

mantê-lo preservado;

assim mais pessoas podem

aproveitá-lo como nós.

(Daniel, 14)

Pra mim, ter

responsabilidade

social é o principal.

Ter responsabilidade é

ter cuidado com a vida

e com o meio ambiente.

(Cristal, 15)

Meio ambiente é vida.

Não tenho muito

entendimento, mas

tenho sentimento.

Se penso e falo em

natureza, é porque a

amo e respeito.

(Ana Luisa, 14)

Meio ambiente é vida.

Muitos dizem que o mundo vai acabar em 2012 por causa dos cataclismos, falta d’água, etc. Eu acho que não vai.Mas um dia pode...(Gabriel Foit, 13)

Hoje temos medo de que o

petróleo e a água acabem, mas a

culpa é nossa. Pois infelizmente

usamos indevidamente esses

recursos. Deus criou a natureza

para nossa sobrevivência.

Precisamos de um mundo

solidário, respeitando a

natureza. Um mundo melhor só

depende da gente!

(Bruno Pereira, 13)

É necessário ter

responsabilidade para

cuidar do meio ambiente

Eu acho que todosdeveriam respeitar o meio ambiente. Eu guardo lixo no bolso até achar uma lixeira. Ajude você também!(Bruno Gall, 14)

nunca é tarde para começar

Acho que as

pessoas deveriam ter

maior consciência.

(Eduardo, 15)

Eu acho uma falta de A responsabilidadede cuidar danatureza éde todos nós.

(Ravi, 13)

Page 23: Revista ecoespirita blog

Minha opinião é simples: o homem só vai aprender quando sentir na pele as consequências. Portanto,

nunca é tarde para começar a mudar o futuro.

Mão na massa!(Mirella, 13)

Todos precisamfazer sua parte econtribuir maiscom a natureza!(Gabriel Guimarães, 16)

FRATERNIDADE ESPÍRITAIRMÃOS DE CASCAIS

MatrizEstr. do Pau Ferro, 1344Freguesia - JacarepaguáTels. (21) 2425-3671 / 2425-6751

FilialRua Atininga, 606Taquara - JacarepaguáTel. (21) 2423-5678

LIVRARIA E EDITORAEstr. de Jacarepaguá, 7655 - loja 106Freguesia - Jacarepaguá - Ed. UnicenterTel. (21) 2447-5584

www.feic.org.br

Page 24: Revista ecoespirita blog
Page 25: Revista ecoespirita blog

Espiritismo, Ecologia e Responsabilidade Social - Setembro de 2010

02 - Animais - nossos irmãos menores

04 - Meio Ambiente Responsabilidade Social

08 - desperdício por todos os lados

12 - cataclismo a natureza de cabeça pra baixo

16 - a rede se agiTa pela preservação do meio ambiente

18 - O QUE A JUVENTUDE PENSA SOBRE tudo ISSO?

Espiritismo, Ecologia e Responsabilidade Social - Setembro de 2010