revista da sbop · via comunicação/bh telefax: (31) 3291-1305 fotolito/impressão: gráfica...

16
Congresso Brasileiro de Ortopedia Dia da Especialidade Revista da SBOP Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica ano 1 - n° 3 - outubro/novembro/dezembro de 2011 Defesa profissional ........................................... Pág. 5 Linha do Tempo: Hospital da Baleia ................... Pág. 6 Agende este evento: CBOP 2012 ...................... Pág. 12

Upload: others

Post on 20-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • Congresso Brasileiro de OrtopediaDia da Especialidade

    Revista da SBOPSociedade Brasileira de Ortopedia Pediátricaano 1 - n° 3 - outubro/novembro/dezembro de 2011

    Defesa profissional ...........................................Pág. 5

    Linha do Tempo: Hospital da Baleia ................... Pág. 6

    Agende este evento: CBOP 2012 ...................... Pág. 12

  • Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica

    Al. Lorena, 427 - 14º AndarCep: 01424-000 - São Paulo/SP

    [email protected]: (11) 2137 5400

    Diretoria:Presidente:

    Dr. Rui Maciel de Godoy JrVice-Presidente:

    Dr. Alexandre F. de LourençoSecretário-Geral:Dr. Miguel Akkari1º Secretário:

    Dr. Gilberto Francisco Brandão1º Tesoureiro:

    Dr. Gilberto Waisberg2º Tesoureiro:

    Dr. Pedro Henrique Barros Mendes

    Comissão Científica:Dr. Mauro César de Morais Filho

    Dr. Luís Eduardo Munhoz da RochaDr. Jamil Faissal Soni

    Dr. André Luis Fernandes Andujar

    Revista da SBOP:Criação / edição:

    Via Comunicação/BHTelefax: (31) 3291-1305Fotolito/Impressão:

    Gráfica PremierF: (31) 3025-3333Periodicidade:

    trimestralTiragem:

    2.000 exemplares

    As informaçõesda Revista da SBOP podemser reproduzidas, desdeque citadas as fontes.

    Palavra do Presidente

    Dr. Rui Maciel de Godoy Junior

    Presidente da SBOP

    3

    Caros colegas,O terceiro número da nossa Revista da SBOP chega no

    final de um ano repleto de eventos da nossa sociedade. Aprimeira reunião da Diretoria recém empossada ocorreu nomês de janeiro durante o TEOT, em Campinas. Lá foram traça-dos os planos para que 2011 fosse bastante produtivo e abran-gesse os anseios dos sócios.

    Durante a posse do colega Francisco Carlos à frente daRegional Mineira, incumbimos o Gilberto Brandão dessa im-portante missão como editor da revista. A tarefa vem sendocumprida de maneira a receber elogios de todos.

    Representamos a SBOP no Congresso da AAOS, rece-bendo homenagens do seu presidente John Callaghan. Du-rante esse evento surgiu a idéia da realização do Curso Inter-nacional de Pé conjuntamente com a ABTPé. Esse curso serárealizado em São Paulo, nos dias 16 e 17 de Março de 2012.

    Santos recebeu os ortopedistas para o TROIA 2011 quefoi também um grande sucesso.

    Junto com vários colegas brasileiros, pudemos prestigiaro Milani durante o “IFPOS day” no SICOT realizado em Se-tembro, em Praga.

    Na esteira da integração entre os comitês realizamos ocurso de coluna e de medicina esportiva durante o CBOT2011. Também no 43º CBOT cursos, mesas e o dia da especi-alidade foram atividades bem avaliadas pelos presentes. Se-gundo o Paulo Schott, a discussão sobre ética e material desíntese na Ortopedia Pediátrica foi muito apropriada e impor-tante para podermos refletir durante a nossa prática diária.

    Ainda este ano, todos devem receber o suplemento deOrtopedia Pediátrica da RBO, graças aos esforços dos queenviaram artigos e, em especial, do William Belangero, nossoeditor.

    Em 2012 nossas atividades prosseguirão com o curso depé e nosso evento maior o CBOP 2012, em Fortaleza, entre 6 e9 de Junho. Participem!

  • ed

    ito

    ria

    l

    Dr. Gilberto Brandão1° Secretário da SBOP

    4

    Estimados colegas,

    Este é o terceiro número de nossa revista que, com acolaboração de vários colegas, reunimos nesta edição vá-rias matérias interessantes.

    Temos um precioso relato do Dr. George Bitar - nossogrande representante na busca de valorização do trabalhomédico. Na coluna Linha do Tempo, um pouco da historiado Hospital da Baleia (Serviço de Ortopedia do ProfessorMatta Machado) que há mais de 60 anos é referência notratamento das patologias ortopédicas pediátricas.

    Ainda, nesta edição, publicamos uma matéria sobre asatividades científica realizadas pela SBOP, durante 43º Con-gresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, e tam-bém sobre os dois grandes eventos que a nossa socieda-de realizará em 2012: o Curso Internacional de Pé e Tor-nozelo da Criança e do Adolescentes e o Congresso Bra-sileiro de Ortopedia Pediátrica, em Fortaleza.

    Além desses assuntos, a nossa revista traz na coluna dosEx-presidentes o relato do colega Edilson Forlin, presi-dente da SBOP no biênio 2005/2006 que fez um trabalhointenso para que as crianças fossem transportadas de for-ma correta nos veículos automotores.

    Já na coluna dedicada às ortopedistas, uma homenagemà Dra. Giana Giostri.

    Peço aos colegas que enviem matérias sobre os eventosrealizados em seus serviços, bem como sugestões de pau-tas para os próximos números da nossa revista para oendereço: [email protected] .

    Feliz natal e que neste ano que se inicia seja possível arealização de todos os seus projetos.

    Um grande abraço e ótima leitura.

  • 5

    Defesa profissional

    Dr. George Bitar

    Melhoria das condi-ções de trabalho e de sa-lário, além de reajuste doshonorários médicos emconformidade com os va-lores atualizados pelaClassificação BrasileiraHierarquizada de Procedi-mentos Médicos -CBHPM são as principaisreivindicações dos ortope-distas pediátricos. Deacordo com o Dr. GeorgeBitar, “a insatisfação dacategoria com a má remu-neração tem aumentado e,apesar das tentativas dereação, como a mobiliza-ção nacional no Dia Mun-dial da Saúde, 7 de abril, asensação geral é de queainda existem muitos obs-táculos a serem ultrapas-sados para que as condi-ções de trabalho se tor-nem minimamente dignas.E esta situação tem sidovivenciada em pratica-mente todas as especiali-dades e sub especialida-des da medicina.”

    O ortopedista GeorgeBitar ressalta que os ho-norários pagos tanto pelosplanos de saúde quanto

    pelo SUS desestimulam arealização de qualquerprocedimento cirúrgico ouambulatorial. “É necessá-rio negociarmos em cadaestado a revisão dos valo-res pagos para as ativida-des do cirurgião pediátri-co e atuarmos juntamentecom a Comissão de Ho-norários Médicos daAMB para modificação daCBHPM. Trata-se deuma atividade essencialque para ser exercida ne-cessita de condições ade-quadas de trabalho, prin-cipalmente no que diz res-peito à remuneração.”

    Segundo o Dr. GeorgeBitar a preocupação dosmembros da SBOP é daortopedia pediátrica ser

    reconhecida como uma es-pecialidade, exigindo salá-rio médio de R$ 9.000,00mensais para a carga ho-rária de 20h semanais, con-forme entendimento comos sindicatos médicos doBrasil. “O reconhecimen-to como especialidade es-barra no fato de que pou-cos colegas exercem ex-clusivamente a ortopediapediátrica.” Ele acreditaque a concretização des-tes objetivos só será possí-vel com a participação efe-tiva dos profissionais nasegunda fase do Movi-mento - encabeçado pelaAMB, CFM e Fenam - queanalisará as contrapropos-tas dos planos. “Constata-mos que podemos partici-par de um Movimento Na-cional pela Dignidade daProfissão, reivindicandocontra as péssimas condi-ções de remuneração e detrabalho. A paralisação donosso atendimento, comexceção das urgências, éa única forma de conse-guirmos mudar esta situa-ção que está insuportá-vel”, conclui.

    Ortopedistas pediátricos reivindicam melhoressalários e condições de trabalho

  • 6

    LIN

    HA

    DO

    TE

    MP

    OHospital da Bale

    XXV ENCONTRO PROF. MATTA MACHADODrs. Marco Antônio, Wilel Benevides, Wagner Nogueira,

    Rodrigo Gandra, Osvandré Lech, Gustavo Mendonça,Gilberto Brandão e Francisco Nogueira

    Raf

    ael V

    erzo

    O Serviço de Ortope-dia Professor Matta Ma-chado do Hospital da Ba-leia é um dos mais impor-tantes do país. Criado em1945 para para atenderuma demanda reprimidada população, uma vezque na época não haviaatendimento específico(todas as crianças eramencaminhadas para o se-tor de cirurgia infantil,mesmo que não houves-se necessidade de pro-cedimentos cirúrgicos),hoje ele é referência na-cional no atendimento àsdoenças infantis, comdestaque para as cirurgi-as de coluna, tumor, re-construção, alongamento

    ósseo e, sobretudo, orto-pedia pediátrica.

    Seu nome foi uma ho-menagem ao professorMatta Machado, princi-pal articulador para a cri-ação desta unidade noHospital da Baleia que,com o avanço da espe-cialidade, passou a aten-der também pacientesinfantis com doenças on-cológicas ortopédicas.

    A importância do pro-fessor Matta Machadopara a ortopedia pediátri-ca é tão grande que foicriado o Centro de Estu-dos Professor Matta Ma-chado no Hospital da Ba-leia que realiza, anualmen-te, um encontro de todos

  • 7

    ospital da Baleiaos seus ex-residentes ediscípulos que tem comoobjetivo promover a atua-lização científica de seusparticipantes e, ao mesmotempo, manter vivo seusensinamentos éticos e derespeito ao paciente.

    Este ano, o XXV En-contro do Centro de Estu-dos Professor Matta Ma-chado foi realizado no cen-tro de convenções doTauá Hotel, em Caeté /MG, de 30 de setembro a02 de outubro.

    Presidido pelo Dr. Ro-drigo Andrade Gandra,chefe do Serviço de Or-topedia do Hospital daBaleia, o evento contoucom a participação de cer-ca de 250 renomados or-topedistas de todo o país,entre eles os doutores Fer-nando Baldy, OsvandréLech (Presidente daSBOT), Edilson Forlin eAdemir Antônio Schuroff.

    O presidente de honrafoi o Dr. Gustavo AlvesMendonça, companheirofiel do professor MattaMachado.

    De acordo com o Dr.Wagner Nogueira, à fren-

    te também desse encon-tro, além de um temário ci-entífico da melhor qualida-de, com conferencistasrenomados da ortopediabrasileira, o evento propor-cionou aos colegas e fa-miliares várias atividadesde congraçamento plane-jadas com muito esmerotais como: show do grupo14 Bis e da banda SuperSom C&A, apresentaçãoda escola de Samba “Uni-dos da Cidade Jardim”,distribuições de brindes eprogramação específicapara as crianças. “Muitosconvidados salientam quetrata-se de evento com ca-racterística única no Bra-sil e este ano, coordenadopelo Dr. Rodrigo Gandra,resgatou a memória doscolegas e valorizou aindamais a qualidade do en-contro, que foi sempre demuito bom nível ”.

    Sábado Ortopédico- Além do Encontro Pro-fessor Matta Machado, oCentro de Estudos doServiço de Ortopedia doHospital da Baleia promo-veu também o VIII Sába-

    do Ortopédico, coordena-do pelo ortopedista Thia-do Idelfonso, com objeti-vo de discutir assuntos dodia a dia da especialida-de.

    Segundo Dr. WagnerNogueira, o evento surgiude uma necessidade doServiços de Ortopedia doHospital promover a edu-cação continuada dos co-legas, uma vez que a ins-tituição é referência emortopedia e traumatologia,certificada pela Secreta-ria Estadual de Saúde deMinas Gerais e atendegrande número de pato-logias das mais variadasestirpes. “Trata-se de ummomento de troca de ex-periências e de conheci-mento muito aguardadopelos colegas”, ressalta.

    O último evento acon-teceu no dia 26 de novem-bro, em BH, com o tema“Infecção óssea em orto-pedia e traumatologia”, econtou com a participaçãode mais de 70 profissio-nais, dentre médicos, mé-dicos residentes e acadê-micos da área.

  • 8

    43º Congresso Brasileiro de Ortopedia e TraumatolA Sociedade Brasi-

    leira de Ortopedia Pe-diátrica organizou du-rante o 43º Brasileirode Ortopedia e Trau-matologia, real izadoentre os dias 12 e 15de novembro, em SãoPaulo, uma atividadecientífica diversifica-da que inclui em suaprogramação o cursoPré-congresso, cursode Ortopedia Pediátri-ca e o Dia da Espe-cialidade, que tiverampar t i c ipação mac içad o s m e m b r o s d aSBOP.

    P r é - c o n g r e s s o -Em con jun to com oComitê de Coluna, re-alizou-se com sucessoo Curso de Afecçõesda Coluna na Criançae do Adolescentre. Aprog ramação fo i dealto nível científico econtou com a partici-pação de vários pales-trantes nacionais.

    N a a b e r t u r a , o spresientes da Socieda-de Brasileira de Colu-

  • 9

    rtopedia e Traumatologiana, Dr. Luiz Eduardo-Munhoz da Rocha, eda SBOP, Dr. Rui Ma-ciel, salientaram a im-portância dos assuntosabordados e da inte-gração entre os comi-tês. Todas as palestrasforam gravadas e es-tão disponíveis nos si-tes de ambos os comi-t ê s : s b o p . o r g . b r ecoluna.com.br .

    Ortopedia Pediá-

    trica - O curso abor-dou as patologias co-muns do dia a dia dosnossos consul tór ios ,como forma de atuali-zação profissional.

    Dia da Especiali-dade - foram discuti-dos vários temas emmesas redondas mo-dernas e conferênciasde atualização, tendocomo tema central a“Epifisiólise FemuralProximal”.

    Durante a assem-bléia geral foi confir-mada como sede doTROIA 2013 a cidadede Vi tó r i a , Esp í r i toSanto.

    SBOP recebe colegas da SociedadeNorteamericana de Ortopedia Pediátrica

    Nos dias 7 e 8 de novembro, a SBOP recebeu avisita de três membros da Sociedade Norteamericanade Ortopedia Pediátrica - POSNA. Os doutoresPatrick Bosch, de Pittsburg; Vishwas Talwalkar, deLexington; e Eric Edmonds, de San Diego, cumpri-ram uma agenda cheia de atividades nesses dias. Vi-sitaram o IOT do Hospital das Clínicas da USP, oPavilhão Fernandinho da Santa Casa e a EscolaPaulista de Medicina - UNIFESP.

    Além de conhecerem os serviços, realizaram dis-cussões de casos e proferiram diversas palestras.

    A c e s s e n o s s osite www.sbop.org.br

    e ve ja as fo tos do 43 CongressoBras i l e i ro de Ortopedia e

    Traumatologia

    Membros do POSNA, Dr. Rui Maciel de Godoy Junior(presidente da SBOP) e os residentes do IOT/ HC

    da Faculdade de Medicina da USP

  • Entrevista: Homenagens às ortopedistas

    D r a. Giana Silveira Giostri

    10

    Foto

    Nascida em Curitiba, fi-lha de advogado e gineco-logista, Dra. Giana SilveiraGiostri se destaca pela de-dicação, persistência, co-nhecimento técnico-cientí-fico, respeito a todos, prin-cipalmente ao paciente e éconsiderada uma das maio-res especialistas do país emdeformidade congênita damão. Mestre em Cirurgiapela Universidade Federaldo Paraná, especialista emOrtopedia e Traumatologiae em Cirurgia da Mão, reco-nhecidos pelo ConselhoFederal de Medicina, esta-giou no Instituto da Mão emParis sob a responsabilida-de do professor Alain Gil-bert e se formou em Medi-cina pela Pontifícia Univer-sidade Católica do Paranáem 1984.

    Atualmente, Dra. GianaGiostri pertence ao CorpoClínico do Hospital Peque-no Príncipe (HPP), HospitalUniversitário Cajuru (HUC)e Hospital Marcelino Cham-pagnat; cirurgiã da Mão naClínica de Ortopedia SanRafael, em Curitiba. Alémdessas atividades, é chefedo Serviço de Ortopedia do

    HUC-PUC/PR e do Centrode Treinamento em Cirurgiada Mão dos Hospitais HUC/HPP, participa da Diretoriada Sociedade Brasileira deOrtopedia e TraumatologiaSBOT– Regional Paraná eda Diretoria da SociedadeBrasileira de Cirurgia daMão (SBCM). E mais: leci-ona a disciplina de Ortope-dia da Faculdade de Medi-cina da Pontifícia Universi-dade Católica do Paraná.

    Dra. Giana Giostri contaque escolheu Ortopedia porser uma especialidade obje-tiva como característica prin-cipal. “Tanto na Ortopediacomo na Traumatologia in-fluímos diretamente corre-ção de alterações e deformi-

    dades dos membros e na re-abilitação do sistema mus-culoesquelético que integrao indivíduo na sociedade”.

    Posteriormente, especi-alizou-se em Cirurgia daMão, que é uma das espe-cialidades médicas reco-nhecidas pelo ConselhoFederal de Medicina e pelaAssociação Médica Brasi-leira destinada ao tratamen-to das patologias dos mem-bros superiores, engloban-do áreas da ortopedia, reu-matologia, cirurgia plásticae cirurgia de nervos perifé-ricos em adultos e crianças.Segundo a médica, o seufoco principal em criançasé o atendimento às defor-midades congênitas demembros superiores, às de-formidades decorrentes daParalisia Cerebral e da Pa-ralisia do Plexo Braquial donascimento.

    Curiosamente, a cirur-giã revela que o maior de-safio enfrentado por ela foide conciliar as obrigaçõesprofissionais com a parti-cipação ativa na formaçãode seus dois filhos, Luízae Francisco, atualmenteadolescentes.

    Dra. GianaSilveira Giostri

  • 11

    O ano de 2012 inicia comuma série de eventos. Comodestaque teremos o CursoInternacional “Pé Infantil edo Adolescente”, marcadopara 16 e 17 de março, noEspaço APAS, em São Pau-lo, realização conjunta daABTPé e SBOP, informa opresidente da Associação,Dr. Augusto César Montei-ro. O objetivo é a atualizaçãodo especialista nas patologi-as do pé da criança e do ado-lescente.

    O evento abordará as-suntos de grande interessedos colegas, como as pato-logias mais comuns: congê-nitas, traumáticas, neuro-musculares e infecciosas,mas também os avanços daárea, no campo cirúrgico enão cirúrgico da especialida-de.

    Com relação aos proce-dimentos não cirúrgicos, es-tarão em evidência o uso deórtese e o tratamento fisiote-rápico. No campo cirúrgico,os procedimentos de partesmoles, transferências tendi-nosas, ossos (osteotomias),e articulações (artrodeses).

    Já com relação aos avan-

    ços técnicos-científicos, aprogramação contemplará osnovos procedimentos e asevidências que consagramtécnicas praticadas, informao Dr. Augusto César, cha-mando a atenção para a im-portância da participaçãonão apenas do ortopedistapediátrico, mas também doespecialista de áreas afins.

    Nesse sentido, ressalta,o curso será uma oportuni-dade ímpar para o colega atu-alizar seus conhecimentos,trocar experiências e partici-par de discussões que terãoà frente renomados cirurgi-

    D r . A u g u s t o C é s a rM o n t e i r o

    ões especializados nas pa-toligas do pé pediátrico.

    Para o presidente daSBOP, Dr. Rui Maciel de Go-doy Junior, “a ideia de orga-nizar um curso conjunto coma ABTPé nos ocorreu duran-te o inicio da nossa gestão.O Augusto César Monteiro,incansável batalhador emprol da divulgação de conhe-cimentos, imediatamenteabraçou o projeto. Em épo-ca de grande crescimento doconhecimento, o pé da crian-ça e do adolescente encon-tra-se em área limítrofe entreas especialidades de ortope-dia pediátrica e da cirurgia detornozelo e pé. Esse curso,de alto nível científico, vemsuprir a necessidade de agre-gação dos comitês, além deproporcionar a troca de co-nhecimentos entre diversosespecialistas renomados domeio nacional e internacio-nal”, ressalta, acrescentandoque “Temos a certeza que to-dos aproveitaremos muito,tanto do ponto de vista ci-entífico quanto social”.

    Mais informações no sitepeinfantil2012.com.br .

  • Aliviando

    o estresse

    12

    Av. Bernardo Monteiro, 1280 - Funcionários - 30.150-281 - BHte/MG - F (31) 3224-6691 / 3224

    INVESTINDO EM ALTA TECNOLOGIA PA

    Próteses / Coletes / Órteses / Palmilhas / Calçados

    NOVIDADES: Próteses de silicone para amputações parciais de péAnálise computadorizada dos pés (exame realizado apenas com pre

    Participe deste grande evento

    Reconhecido centro deatenção turística mundial-mente, a bela cidade de For-taleza irá receber o X CBOP -Congresso Brasileiro de Or-topedia Pediátrica, nos dias06 a 09 de junho de 2012. ASBOP e a Comissão Organi-zadora estão empenhadasem propiciar momentos derico crescimento científico,

    cultural e social para todos oscongressistas, colaboradorese seus familiares.

    O Pré-congresso “Semi-nário AO Pediátrico” será re-alizado em colaboração como Grupo AO Brasil através doseu presidente, William Be-langero, dentre outros, comoJamil Faissal Soni.

    Na programação, palestras

    Nada como praticaruma atividade física, umesporte ou ter um hobbypara aliviar o estresse dodia a dia da profissão. Nocaso do colega SydneyHaje, do Centro ClínicoOrthopectus/Brasília, “amelhor maneira que en-contrei para aliviar estatensão foi fazer acade-mia e massangens rela-xantes”.

    A academia, comalongamentos, relata, elefaz 3 a 4 vezes por se-mana. Já as massagens,duas vezes por semana.

    “Geralmente, a mas-sagem procuro fazê-la ànoite, após o consultório.Mas quando dá, a façono final da manhã, entreum turno e outro. Assim,volto restabelecido parao consultório”.

    Contudo, ressalta, “oque mais me alivia o es-tresse, principalmentedo meu trabalho comomédico, são os momen-tos em que posso estar ebrincar com os meustrês netos, de seis me-ses, cinco anos e de oitoanos”.

  • 5ª Jornada Lyonesa

    no Brasil

    Data:14 a 16 de junho de2012Local: Ouro Preto / MG

    Curso Internacional

    Pé Infantil e do

    Adolescente

    Data: 16 e 17 de marçode 2012Local: Espaço APAS /São PauloInformações:www.peinfantil2012.com.br

    A g e n d a

    Sugestão deLeitura

    13

    - 30.150-281 - BHte/MG - F (31) 3224-6691 / 3224-2871 - [email protected]

    STINDO EM ALTA TECNOLOGIA PARA MELHOR ATENDÊ-LOS

    es / Coletes / Órteses / Palmilhas / Calçados

    S: Próteses de silicone para amputações parciais de pé.putadorizada dos pés (exame realizado apenas com prescrição médica

    Ultrasonographicevaluation of Achiles

    tendonrepair after percutaneous

    sectioning forthe correction of

    congenital clubfootresidualequinus

    .Maranhão DAC, BarbosaMHN, Volpon JB.J Pediatr Orthop.2009;29:804-10.

    interativas com abordagemampla em Traumatologia In-fantil e Osteotomias do Qua-dril na Criança e Adolescente.Destaque internacional paraos Drs. Michael Millis, Pau-lo Selber e Alex Cherkashin.

    O congresso terá iníciona quinta-feira, 07/06, e tér-mino no sábado, 09/06. Paraalinhar as discussões cientí-ficas às atrações turísticas eculturais, nesses dias o ho-rário do evento será entre 8he 14 horas.

    Na solenidade de abertu-ra, no dia 07, haverá uma sur-presa cultural, de muito bomgosto. No dia 08, terá umafesta no tradicional bar/boa-te “Arre Égua”.

    Nos dias 07 e 08, entre14h30 e 18h, acontecerão trêsworkshops com assuntos degrande interesse em ortope-dia na criança e adolescente:“Osteotomias do Quadril”,“Aplicação de Toxina Botu-linica/Fenol na espasticida-de” e “Orthofix Pediátrico”.Esses workshops serão es-sencialmente práticos e terãovagas limitadas.

    Nesses mesmos dias,

    pela manhã, será realizadoo “Curso de Interação Or-topedia/Pediatria” dirigidoaos colegas pediatras. Jáos fisiotepeutas, terapeu-tas ocupacionais, fonoau-diólogos, serão contem-plados com o “Curso deInteração Ortopedia/Rea-bilitação” que acontecerásimultaneamente.

    Importante salientarnossos parceiros já confir-mados: Ortoplan/Orthofix,Allergan, Sanofi-Aventis,Helca, Ortofor, Ipsen e Tec-nimed. Outros parceiros es-tão com negociação avan-çada e logo estarão engros-sando esta lista. Destaquetambém para o excelentetrabalho da Arx Eventos,companheira nessa emprei-tada e fundamental para osucesso de nosso evento.

    Agradecemos a todos,destacando o nosso sitepara mais informaçõescbopfortaleza2012com.br .

    Dr. Paulo ColaresPresidente X CBOP

  • Palavra dos ex-presidentesDr. Edilson Forlin

    Gestão 2005 / 2006

    14

    No biênio 2005/ 2006tive a grande satisfação decom nossos colegas de di-retoria estar a frente daSociedade Brasileira deOortopedia Pediátrica.Nosso projeto de adminis-tração foi de fortalecimen-to do ortopedista pediátri-co na Sociedade Brasilei-ra de Ortopedia e Trau-matologia e na comunida-de. Como plano de açãoelaboramos campanhaspara a população, abertu-ra da participação na so-ciedade, melhoramos acomunicação com nossossócios e inovamos nossoscongressos e eventos.

    Primeiramente, regula-rizamos a situação de nos-sa sociedade: redigimos eaprovamos novo e moder-no estatuto e colocamosem dia pendências de or-dem administrativas e fis-cais. No estatuto, foramcontempladas novas co-missões para dar espaçoa participação dos colegas.Com o mesmo objetivorelançamos nosso site e

    um informativo impresso,cuja ultima edição tinha 10anos.

    Realizamos o TROIAe o CBOP trazendo ino-vações e nova visão paranossos congressos. Comparcerias inéditas trouxe-mos convidados de primei-ra grandeza sem custopara a SBOP. Com oapoio do Consulado Britâ-nico do Rio de Janeiro ti-vemos o prof MacNicoll /Escócia, no TROIA.

    Para o VII CBOP emVitória, realizado com par-cerias com o POSNA,EPOS e SAOTI, trouxe-ram os prof. Perry Scho-enecker/Estados Unidos,Ernesto Ippolito/Itália, J.Chomiak/Royal Children’sHospital, e Juan Couto/Argentina.

    Outra inovação foramas mesas redondas aber-tas com maior participa-ção dos congressistas.

    Nossa campanha,Criança Protegida noCarro, foi adotada pelaSBOT. Foram produzi-

    dos mais de 100 mil fol-ders e 10 mil cartazesentre outros materiais.No dia nacional da cam-panha, 25 de Maio, aação mobilizou pratica-mente todas as regionais.

    Com uma repercussãogigante, mais de 200 inser-ções na imprensa nacio-nal, ela se tornou a maiorcampanha da história daSBOT. Outra campanhaque foi adotada pelaSBOT foi o Enfrentamen-to de Maus Tratos ContraCrianças e Adolescentes,que foi tema oficial doCongresso Brasileiro daSBOT em Fortaleza, ga-nhando ampla divulgaçãonacional.

    Finalmente, não pode-ria citar nossa satisfaçãoao recebermos, no ano de2006, 30 novos sócios - ummarco da SBOP.