revista d&a - maio 2012

112
Arquitetura, Decoração, Tendência, Gastronomia, Luxo Maio 2012 • Edição 08 Foto: Edson Matos ANNA RAQUEL GUEDES E KALINE TOMÉ: SOFISTICAÇÃO E ESTILO

Upload: revista-da

Post on 30-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Anna Raquel Guedes e Kaline Tomé: Sofisticações e Estilo

TRANSCRIPT

Page 1: Revista D&A - Maio 2012

Arquitetura, Decoração, Tendência, Gastronomia, Luxo

Mai

o 20

12 •

Ediç

ão 0

8

Foto

: Eds

on M

atos

ANNA RAQUEL GUEDES E

KALINE TOMÉ: SOFISTICAÇÃO E ESTILO

Page 2: Revista D&A - Maio 2012
Page 3: Revista D&A - Maio 2012

Foto

Eds

on M

atos

Page 4: Revista D&A - Maio 2012

Expediente A Revista DEA é uma publicação 100% Digital

EDITORIAL:A equipe D&A tem a honra de apresentar a nova edição, número oito, com mais uma novidade para nossos leitores universitários, a seção D&A acadêmica, uma vitrine do que acontece no mundo acadêmico.Visitamos um projeto das arquitetas Anna Raquel Guedes e Kaline Tomé onde vislumbramos todo o talento da dupla. Nossos leitores também poderão conferir matérias com as arquitetas Débora Pires, Joanice Mendes, as matérias dos colaboradores e cobertura de eventos. A cada edição percebemos que a proposta da sustentabilidade se solidifica como no caso de Romeika Nóbrega, na seção artes e ofícios, que adere a nova maneira de agir e pensar. Confira.Desejamos aos nossos leitores uma boa leitura e até a próxima edição.

RC Comunicação: Rua Geraldo Mariz, 809, Sala 101,Tambauzinho - João Pessoa-PB.Serviço de Atendimento ao leitor:83 3042-1039 ou [email protected]

Diretor: Ricardo Castro

Diretor de Arte:Tulio Alves

Diretor Comercial: Rafael Mendes

Jornalista Responsável: Layse Veloso

Designer Gráfico: Raiff Pimentel

Fotografias:Edson Matos

Mídias digitais e mailings:

Robson Mauricio

Colaboradora:Graça Moura Freitas

Page 5: Revista D&A - Maio 2012

Colaboradores

Daniel MunizIluminação

Paisagismo Luxury Travel

Arquitetura pelo mundo

Arquitetura Gormet Mercado Imobiliário

Germano Romero

Patricia Lago Rogerio Almeida

Giuliana CunhaLuby Baltar

Page 6: Revista D&A - Maio 2012

Matéria de Capa

ANNA RAQUEL GUEDES E KALINE TOMÉ: SOFISTICAÇÃO E ESTILO

PÁGINA 40

Ser S

usten

tave

l

Indice

Escritório Débora Pires traz nova sociedade com Juliana Xavier

PÁGINA 66 PÁGINA 08Piso drenante,

sustentabilidade na produção e funcionamento

Page 7: Revista D&A - Maio 2012

Artes e Oficios

Romeika Nóbrega: pensamentos abstratos e cores que falam

PÁGINA 76

MatériaEspecial

Santiago Calatrava ousadia nas formas da natureza

Alice Flores Tropicais traz as maravilhas do mundo tropical para decoração de festas e eventos.

PÁGINA 16

Entre

esc

rit

ório

s e

pro

jeto

s, Jo

anic

e M

endes

se

rev

ela

um

a a

paix

ona

da

pel

a p

rofi

ssão

GIN

A 3

6

PÁGINA 62

Page 8: Revista D&A - Maio 2012

Ser Sustentável

Piso drenante, sustentabilidade na produção e funcionamentoA construção nunca contou com tantas opções em materiais sustentáveis. Hoje é possível encontrar uma grande variedade de soluções benéficas para o meio ambiente através de medidas e materiais ecológicos. Na busca por medidas que auxiliem a preservação do meio ambiente muitas são as alternativas que vão desde a reciclagem, a divisão dos tipos de lixos para coleta seletiva, o telhado verde, a economia de energia e água, a lavanderia sustentável e muitos outras opções.

O crescimento urbano provoca o crescimento de áreas impermeáveis o que aumenta a possibilidade de enchentes. Em grandes centros urbanos é possível observar a ocorrência e reincidência de enchentes que causam vários transtornos a população. Esse fenômeno pode ser combatido com o auxilio dos pisos drenantes que assim como a calçada verde auxilia o combate às enchentes e aumenta a absorção de água, abastecendo ou formando os lençóis freáticos subterrâneos. Este tipo de piso e composto por concreto e fibras naturais o que lhe confere característica drenante. É um piso altamente eficaz em sua função, pois absorve até 90% da quantidade de água que recebe sobre sua superfície.

Page 9: Revista D&A - Maio 2012

Matéria Especial

Fotos Divulgação

Page 10: Revista D&A - Maio 2012

O piso drenante é antiderrapante e pode ser aplicado em caminhos de jardim, calçadas, garagens, fontes de água, praças e parques públicos. Existem modelos desenvolvidos para aplicação no interior da residência. De fácil instalação o piso não exige mão de obra qualificada, mas exige conhecimento das técnicas de aplicação. Comercializado em placas pré moldadas e pode ser encontrado em variadas cores, há também empresas que realizam moldes diferenciados sob encomenda. É uma peça que possui ótima resistência, tem um bom custo benefício, além de ser muito funcional. O piso drenante é bonito, durável e ecológico.

Fonte: Click Obra - Construção, reforma e decoração

Page 11: Revista D&A - Maio 2012
Page 12: Revista D&A - Maio 2012

Fonte: Click Obra - Construção, reforma e decoração

Page 13: Revista D&A - Maio 2012
Page 14: Revista D&A - Maio 2012
Page 15: Revista D&A - Maio 2012
Page 16: Revista D&A - Maio 2012

Santiago Calatrava ousadia nas formas da natureza

Recentemente inaugurada a Ponte da Paz, na cidade de Calgary, no Canadá, entra para a lista de obras do espanhol Santiago Calatrava. São quase 130 metros de aço com teto de vidro, a ponte traz um formato helicoidal, com duas pistas uma para pedestres e outra para ciclistas.

Page 17: Revista D&A - Maio 2012

O arquiteto, engenheiro, doutor e PhD em ciências técnicas também frequentou o curso de Belas Artes. Famoso mundialmente por suas obras futuristas e considerado o maior representante do estruturismo contemporâneo, Calatrava traz o surrealismo e formas orgânicas para seus projetos. Uma de suas principais características são os formatos inspirados na natureza como esqueletos, plantas, articulações e animais.

Fotos Divulgação

Page 18: Revista D&A - Maio 2012

Foto

: Zhu

Che

nzho

u

A complexidade de seus traços marcam as paisagens conquistando olhares que terminam por questionar as leis da física.

Page 19: Revista D&A - Maio 2012
Page 20: Revista D&A - Maio 2012

Foto: Lang Shuilong

No Brasil, o Museu do Amanhã no píer Mauá, zona do porto carioca está previsto para ser inaugurado no segundo semestre deste ano, com custo estimado de 130 milhões de reais, já é um marco arquitetônico no Rio de Janeiro. São 15.000m² sustentáveis que irão abrigar conhecimento. A estrutura foi inspirada no movimento das plantas formando um telhado com faixas móveis que irão permitir ventilação e iluminação. O gigante flutuará sobre um espelho d’água.Calatrava travalha com centenas de trabalhos acadêmicos, arquitetônicos e de interiores, o arquiteto já escreveu seu nome na história da arquitetura mundial contemporânea com estruturas funcionais, móveis e dinâmicas carregadas de técnicas de soluções simples inspiradas na própria natureza, afirmando sua condição de artista pela estética e de profissional pelos cálculos milimétricos.

Page 21: Revista D&A - Maio 2012

Ceramic House, 2003-2006,

Jinhua, China

Photo by Lv Hengzhong

Page 22: Revista D&A - Maio 2012
Page 23: Revista D&A - Maio 2012
Page 24: Revista D&A - Maio 2012

O concurso nacional realizado pelo Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) já está na sua quinta edição. Direcionado para estudantes de arquitetura segue com as inscrições abertas até o dia 31 de junho. Com organização e premiação próprias o concurso leva a equipe vencedora para concorrer no ALACERO, fora do país.

A edição deste ano tem como tema “Unidade Educativa de Uso Comunitário” que propõe criar um projeto de uma unidade de ensino público pré-escolar, primário e médio dentro de uma comunidade, levando em consideração suas necessidades incorporando serviços públicos além do educacional. Usando de forma correta o aço tanto em relação ao meio ambiente como ao contexto urbano, de acordo com seu potencial, tecnologias e aplicações em fundações estruturais, coberturas, revestimentos e vedações.

O concurso é direcionado para estudantes dos últimos anos de faculdades de arquitetura de todo o país, matriculados regularmente e orientados por seus professores. As inscrições são gratuitas, os interessados devem acessar o site do CBCA

Page 25: Revista D&A - Maio 2012

PREMIAÇÃOEquipes e professores orientadores que ficarem entre os três primeiros projetos receberão vários prêmios. A equipe vencedora, além do prêmio em dinheiro igual a 5.000 reias, também irá representar o Brasil no V Concurso Internacional Alacero de Projetos de Arquitetura em Aço – 2012 organizado pelo ALACERO – Instituto Latino-Americano de Ferro e Aço.

D&AACADÊMICA

Page 26: Revista D&A - Maio 2012

Num contraponto entre a alegria estética e o clima excessivamente rigoroso, as cores vivas usadas nas fachadas em quase toda paisagem urbana da Noruega, uma nação situada proximo à linha do Círculo Polar Ártico, se constituem numa característica escandinava típica e marcante. Em sua maioria construídas de madeira, e cobertas de ardósia - material do qual o país é um grande produtor - essas edificações, sobretudo as residenciais, pontuam o cenário com uma arquitetura graciosa, composta por telhados acentuadamente inclinados e esquadrias com vidro e aros brancos.

As cores da Noruega

Germano Romero é arquiteto formado pela UFPB e exerce a profissão há 30 anos, com foco em projetos de arquitetura externa. Carrega no DNA o talento do avô, o arquiteto Clodoaldo Gouveia, autor de obras significativas da capital paraibana, como o Liceu Paraibano, a Secretaria de Finanças, o Palácio da Aviação, entre tantos outros. Também é colunista fixo do Correio da Paraíba e Jornal A União.

Arquiteturapelo Mundopor Germano Romero

Page 27: Revista D&A - Maio 2012
Page 28: Revista D&A - Maio 2012

Os painéis de madeira, tantos os de vedação externa, como os de divisórias internas, são montados com tábuas inclinadas e superpostas para manter a aparência hachurada. Esses panoramas que surpreendem os turistas em paisagens ora cobertas de neve, ora de verde, e ora cortadas pelas muitas montanhas, fiordes e cachoeiras fazem da Noruega um dos cenários urbanísticos e paisagísticos mais belos do planeta. Essa tradição é tão arraigada na concepção arquitetônica, que até os novos e modernos projetos mantêm a encantadora linguagem cheia de cor e vida que caracterizam o belo país, que também é um símbolo de cultura, educação, e da imensa noção de civilidade cultuada nas suas relações e estruturas sociais.

Confira as fotos:

Page 29: Revista D&A - Maio 2012
Page 30: Revista D&A - Maio 2012

DO JARDIM PARA DENTRO DE CASA

Formada pela UFPE no curso de arquitetura e paisagismo, Patrícia Lago é natural do Recife-PE e reside em João Pessoa há 4 anos , onde também atua na área de decoração e paisagismo, área do qual se especializou e desenvolve vários projetos.

Agrupadas em 8 famílias: Cannaceae, Costaceae, Heliconiaceae, Lowiaceae, Marantaceae, Musaceae, Strelitziaceae, e Zingiberaceae, as 2000 espécies de plantas tropicais estão presentes em toda a faixa Equatoriana , desde o sul do México até o norte da Argentina.

Estudos e pesquisas confirmam que somente 20% das espécies tropicais foram descobertas, mas devido a degradação da natureza por parte do homem, muitas dessas espécies serão extintas antes mesmo de serem descobertas.

Paisagismopor Patrícia Lago

Page 31: Revista D&A - Maio 2012
Page 32: Revista D&A - Maio 2012
Page 33: Revista D&A - Maio 2012

Das plantas tropicais, em especial as HELICÔNIAS e APLINIAS, com suas espetaculares formas, cores e variações podem ser exploradas não somente na natureza. Para quem aprecia decorar a casa, as flores são duráveis e são largamente aproveitadas como flor de corte em arranjos florais.

Em sua maioria, podem ser cultivados a pleno sol ou a meia sombra, Muito usadas para formação de renques junto a muros, maciços ou como planta isolada enriquecem visualmente o jardim.

Page 34: Revista D&A - Maio 2012
Page 35: Revista D&A - Maio 2012
Page 36: Revista D&A - Maio 2012

Perfil Profissional

Entre escritórios e projetos, Joanice Mendes se revela uma apaixonada pela profissão

Arquiteta no Detran desde o inicio da carreira e com escritório próprio, Joanice Mendes vive uma jornada dupla onde projetos e plantas baixas ocupam seus dias. Seus trabalhos atuais estão entre Recife e João Pessoa, onde mora.

Além da inspiração em grandes arquitetos Joanice também busca novos olhares em artistas como Leonardo da Vince, gênio do Renascimento que se fez imortal, ela o admira pelos seus conhecimentos em vários campos do saber e sua habilidade em combinar elementos de várias épocas em seus trabalhos.

Tivemos um bate-papo com a arquiteta e ilustrando a matéria, um de seus últimos projetos, o novo lavabo da Casa dos bolos de Maria Helena.

Page 37: Revista D&A - Maio 2012

O que não pode faltar em um projeto?

Como você equilibra o trabalho no Detran e no escritório?

Como você planeja os projetos de interiores?

Criatividade é sem dúvida um elemento que diferencia os projetos alinhando o perfil da pessoa ao estilo de morar por meio das sensações de cada espaço. Também considero importante a preocupação com o meio ambiente e os recursos naturais, sustentabilidade e ecodesign usando materiais de baixo impacto ambiental e que possam ser reciclados.

Normalmente trabalho no Detran pela manhã e no resto do dia visito obras, clientes ou estou trabalhando no escritório. Mesmo no meu tempo livre sempre estou antenada pesquisando na internet, lendo revistas ou viajo em busca de novidades, assim como mantenho estagiários que sempre trazem novos olhares.

Gosto da mistura de cores e também de um toque de ousadia, em todo projeto a harmonia deve ser o principal entre os móveis e objetos para evitar excesso de informações. O “tradicional contemporâneo” é o estilo popular da geração atual. As pessoas querem o conforto com uma aparência mais atualizada. Misturar a mobília tradicional com contrastes contemporâneos e modernos se tornou o novo clássico, composto por transparências e linhas retas.

Page 38: Revista D&A - Maio 2012
Page 39: Revista D&A - Maio 2012

O lavabo da Casa de Bolos de Maria Helena conta com

decoração da Sempre Viva,cuba e bacia da Deca e revestimento

da Portobello.

Foto

s Eds

on M

atos

Page 40: Revista D&A - Maio 2012

Matéria de Capa

Anna Raquel Guedes e Kaline Tomé Traduzem estilo e elegÂncia em conforto

Há dois anos trabalhando juntas no escritório próprio Ankal Arquitetura, as arquitetas Anna Raquel Guedes e Kaline Tomé colecionam projetos arquitetônicos, reformas e projetos de interiores e iluminação que desenham uma história de sucesso, e mais uma vez fazem parte da nossa revista.Consideradas pelos seus clientes como - fadas madrinhas - elas interpretam o perfil e necessidades casando estilo com a sempre desejada funcionalidade. “Neste projeto, nossos clientes possuíam um estilo próprio e sabiam o que queriam dessa forma nos incorporamos no universo deles, de tal forma que pudemos ousar e inserir cores e peças de diferentes estilos que eles não estavam habituados a conviver e no final, eles adoraram”, comentaram sobre o projeto. Dessa forma, elas puderam ousar nos materiais e transformaram o apartamento num local luxuoso e contemporâneo que acompanha a vida social do casal, mas que também permite a sensação de aconchego como deve ser um lar.

Page 41: Revista D&A - Maio 2012

Desta vez a dupla apresenta o projeto de interiores e iluminação de um apartamento de 245 m² na capital pessoense, com objetos e peças de decoração da loja Kaza - Presentes e Decorações. Nesta matéria daremos destaque para a sala de estar, jantar, varanda, lavabo e a suíte do casal.

Foto

s Eds

on M

atos

Page 42: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 43: Revista D&A - Maio 2012

Na sala de estar o preto foi a cor chave. O home expressa luxo e requinte, e por isso foi decidido desenvolvê-lo nessa paleta de cores. O painel executado em drywall destaca-se por ser todo revestido num mosaico em porcelanato sob medida, complementando os nichos laterais em laca preto e branco invertidos, evidenciados pela iluminação lateral embutida, como a extensa lâmina de vidro que serve de apoio para os equipamentos como para a adega climatizada. Dessa forma, o cinza e o branco se casam de tal forma que as peças de decoração se tornaram ponto de destaque dos ambientes. O vinho Dhama das poltronas quebram o tom escuro e se mesclam com o sofá de três lugares numa coloração mais leve, como também os pufes, que se encaixam nas mesas de centro, e serve como apoio para as peças de decoração.A iluminação pontual com lâmpadas de led demarcam as áreas de destaque, como os quadros, o buffet e a cor da parede. A inserção de plafons duplos com fios de seda preta foi inusitado, a extensão da sala compreende essa ousadia.Os painéis de vidro que dão acesso à varanda, os armários com portas de correr espelhadas e as portas laqueadas em branco foram desenhados pelas arquitetas especialmente para esse projeto.

Sala de Estar

Page 44: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 45: Revista D&A - Maio 2012

A parede cinza do home tem continuidade para a sala de jantar, a mesa para oito lugares está proporcional à sala quadrada. O buffet serve como aparador, em laca branca de linhas retas e marcação moderna, que evidenciam a beleza do arranjo com orquídeas e das peças em cristal. As faixas de espelhos horizontais bisotados evidenciam a amplitude da parede, e refletem o pendente com a esfera de vidro e cristais marcando a contemporaneidade do ambiente.

Sala de Jantar

Page 46: Revista D&A - Maio 2012

A varanda foge da seriedade da sala, a mistura do vidro com a madeira de demolição, a mesa e as cadeiras de design marcam o requinte e a leveza do espaço. Gerou-se assim um ar mais descontraído e despojado para receber os familiares e amigos.

Varanda Rústica-Chique

Page 47: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 48: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 49: Revista D&A - Maio 2012

No lavabo, o que chama atenção é o revestimento com pastilhas furta-cor metalizadas, que preenchem completamente a parede de fundo, onde foi instalado um espelho retangular em toda sua extensão. A cuba, desenhada pelas arquitetas, é incorporada a bancada de mármore crema marfil, um longo apoio para as peças de uso diário e as decorativas evidenciadas pelo pendente em cristal.

Lavabo

Page 50: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 51: Revista D&A - Maio 2012

O ambiente de descanso é marcado por dois painéis peliculados, na cor chocolate, foram tomados como base para toda a tonalidade do madeirado usado no quarto. Os criados-mudos, os móveis de apoio, como o espaço para office branco, se complementam com a iluminação aconchegante e ao destaque do espelho na cabeceira, distribuindo leveza e conforto.

Suíte Master

Page 52: Revista D&A - Maio 2012

Em meio a uma reunião com clientes, as arquitetas sentiram a necessidade de expor dicas e locais sobre decoração e arquitetura. Posts antenados sobre as últimas novidades na cidade e no mundo

da arquitetura & interiores, e de seus próprios projetos. Fiquem atentos!

Page 53: Revista D&A - Maio 2012

Em meio a uma reunião com clientes, as arquitetas sentiram a necessidade de expor dicas e locais sobre decoração e arquitetura. Posts antenados sobre as últimas novidades na cidade e no mundo

da arquitetura & interiores, e de seus próprios projetos. Fiquem atentos!

ANKAL arquiteturaAv. Epitácio Pessoa, 4840/ 410, Cabo Branco

Contato: 8886-6445 9106-2430

Page 54: Revista D&A - Maio 2012
Page 55: Revista D&A - Maio 2012

Av. Edson Ramalho, 494/1012 (Visinho ao Emporium Gourmet),

João Pessoa - PB (83) 3576-3988

Foto

s Eds

on M

atos

Page 56: Revista D&A - Maio 2012

A grande novidade deste século XXI é viver simples e de preferência em um apartamento de hotel de luxo com todas as facilidades que oferece. Com 19 andares e 1.150 apartamentos, sendo 400 exclusivos para hóspedes (turistas e visitantes) foi inaugurado em outubro do ano passado, o Wyndham Grand Orlando Resort Resort Bonnet Creek.

Rogério Almeida é graduado em Comunicação Social, leciona na UFPB e há 20 anos atua no jornalismo de turismo. É também, entre outras atividades de destaque na área, membro atuante do Clube Gourmet da Paraíba e do Conselho Executivo Nacional da Abrajet.

LuxuryTravelpor Rogério Almeida

WYNDHAM GRAND ORLANDO RESORT BONNET CREEK- FANTÁSTICA EXPERIÊNCIA

Page 57: Revista D&A - Maio 2012
Page 58: Revista D&A - Maio 2012
Page 59: Revista D&A - Maio 2012

Trata-se da grande novidade do atual e moderno complexo hoteleiro da Flórida. O hotel está localizado ao lado das grandes redes e é inspirado no estilo Mediterrâneo com lagos, condomínios e um parque aquático admirável. Junto à entrada do Walt Disney World todo com tijolos terracota, madeira e pedra, o hotel apresenta uma tecnologia que é um verdadeiro state-of-the art.

Ron Presman, leisures sales manager nos acompanhou num tour pelo hotel onde visitamos o Blue Harmony Spa e o imenso parque aquático que inclui desde cabanas além dos apartamentos. O hóspede pode fazer cooper matinal e usar todas as facilidades dos condomínios vizinhos que integram a bandeira Wyndham.

Transporte grátis é providenciado para os que desejam ir para os parques da Disney nas proximidades. O hotel também está bem próximo da Universal Studios , SeaWorld e Epcot Center. Destaque ainda para a sala especial com direito a internet, jornais e café da manhã privativo em que 26 selecionados hóspedes tem acesso.

O Wyndham Grand Orlando Resort Bonnet Creek possui cinco restaurantes incluindo o bar da piscina e grill. Segundo Ron Presman o hotel é amigo dos animais e permite um pet por apartamento, pagando-se a taxa de 50 dólares.

Page 60: Revista D&A - Maio 2012

LuxuryTravelpor Rogério Almeida

Page 61: Revista D&A - Maio 2012
Page 62: Revista D&A - Maio 2012

LuxuryTravel

Page 63: Revista D&A - Maio 2012

Um jantar de luxo é indispensável no Deep Blu Seafood Grille com o melhor da área em pescados frescos, incluindo pratos de sushis. O hotel possui até um campo de golfe com o design do campeão Rees Jones. O hotel fica a 20 minutos do Aeroporto Internacional de Orlando, 5 minutos do Aeroporto de Kissimmee Gateway e 70 minutos do Aeroporto Internacional de Tampa.

Pelo luxo, beleza e requinte o Wyndham Grand Orlando Resort Bonnet Creek tem sido muito procurado para casamentos , bailes e diversos eventos. O Grand Ponce de Leon Ballroom tem espaço para 400 convidados. Considerado um dos mais novos hotéis de Orlando, o Wyndham Bonnet Creek já faz parte do novo roteiro turístico da cidade e está sendo um dos mais procurados pelos brasileiros que procuram luxo e one-of-a-kind experiência única na Flórida.

Maiores informações e reservas:

Page 64: Revista D&A - Maio 2012
Page 65: Revista D&A - Maio 2012
Page 66: Revista D&A - Maio 2012

Falando em Arquitetura

Escritório Débora Pires traz nova sociedade com Juliana Xavier Sociedade entre mãe e filha marca renovação no escritório Débora Pires

Recém-formada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Juliana Xavier estreia no mundo profissional em sociedade no escritório Débora Pires. Juliana cresceu entre projetos e obras observando seu pai engenheiro e sua mãe arquiteta. Tudo aquilo a encantava e quando chegou o momento de escolher optou por seguir os passos da mãe. Além do curso de arquitetura, também está em fase final do curso de Design de Interiores na IFPB. Juliana começou sua história no escritório Débora Pires como estagiária por três anos, agora com o canudo na mão firmou sociedade. Seu projeto de conclusão de curso, e outros nos quais atuou como colaboradora, no escritório, poderão ser conferidos nesta matéria.

Foto

s Eds

on M

atos

Page 67: Revista D&A - Maio 2012

Falando em Arquitetura

Mestre e arquiteta Débora Pires construiu uma carreira sólida e de sucesso em 27 anos de profissão, discípula de Expedito Arruda, mantém jornada dupla entre o escritório e a sala de aula que se mesclam e se influenciam. Inspiração e mercado determinam suas criações.

“Acho incentivador é como voltar no tempo, a arquitetura fica mais envolvente quando discutida, cada uma contribui de uma maneira enriquecendo o produto final. Aliamos amadurecimento com as novas ideias que transcendem o convencional, novos valores e experiências. Trabalhamos com base no respeito e na confiança”, declarou Débora sobre a sociedade com Juliana.

Page 68: Revista D&A - Maio 2012

A residência unifamiliar com ARQUITETURA modernA ALIANDO MATERIAIS RUSTICOS COMO A PEDRA (sPACATTO)E ACONCHEGANTES COMO A MEDEIRA. ESPAÇOS AMPLOS, GRANDES VÃOS E PÉ DIREITO DUPLO MARCAM A ENTRADA DA RESIDÊNCIA.

Page 69: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 70: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 71: Revista D&A - Maio 2012
Page 72: Revista D&A - Maio 2012
Page 73: Revista D&A - Maio 2012

Inspirada em arquitetos futuristas como Santiago Calatrava e Zara Hadid, Juliana procurou ser ousada no seu projeto de conclusão de curso. A proposta apresentada foi uma casa noturna, contemplando também restaurante e mirante, na qual a arquiteta utilizou chapas de aço, vidro, alumínio e paredes duplas. O prédio de intenção sustentável prevê telhado jardim, além de sistemas de reaproveitamento de água e energia solar. Destaque para o uso do vidro, dando a sensação de amplitude e fugindo da ideia formal de “caixa fechada” das boates. O jogo dos volumes da edificação sugere movimento, e sua forma remete a ideia de nave espacial.

Page 74: Revista D&A - Maio 2012

~O ponto forte deste projeto que também é uma residência é a extensa área de lazer a piscina, o ponto alto do projeto, pois além da sua área externa ela adentra na sala de estar da casa, comentou Débora pires

Page 75: Revista D&A - Maio 2012
Page 76: Revista D&A - Maio 2012

Artes e Ofícios

Romeika Nóbrega: pensamentos abstratos e cores que falam

Foto

Divu

lgaç

ão

Quando criança Romeika Nóbrega acompanhava as pinceladas da mãe, Nevinha Lins, entre paisagens e figuras um dos quadros lhe chamou atenção de modo especial, o único quadro abstrato que mais tarde marcaria o seu estilo pessoal na carreira de artista plástica.

Romeika nasceu em Piracicaba, em São Paulo, mas faz questão de se afirmar paraibana, formada em filosofia, o que sem dúvida traz uma carga de leveza e significado às suas obras, transformou seu hobby em profissão um pouco depois de seu casamento. São mais de vinte anos entre cores e técnicas onde o abstrato predomina.

Em um universo abstrato, Romeika revela seus sonhos traduzindo-os em cores e formas difusas. No abstracionismo lírico as pinceladas fortes, a ausência de limites por linhas promove a fluidez permitindo que o observador navegue pela obra e encontre sua própria interpretação.

Page 77: Revista D&A - Maio 2012

Foto

: Ed

son

Mat

os

Page 78: Revista D&A - Maio 2012
Page 79: Revista D&A - Maio 2012

“Sempre fiz abstrato. minhas inspirações surgem de todos os lugares em uma forma,

cor ou ideia. Tudo é inspiração”, relatou Romeika sobre seus quadros.

Foto

s Eds

on M

atos

Page 80: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 81: Revista D&A - Maio 2012

Onde Encontrar?

Em parceria com o hotel Intercity, em João Pessoa, a artista expõe suas obras em todos quartos e corredores, além de uma exposição que ficará no salão principal do hotel, a partir do dia 17 de maio. Romeika também tem sua própria galeria, o “Escritório de Arte” que funciona como ateliê e loja fica na Edson ramalho, 275. Os números para contato são (83) 3245-1220 e 3226-1555.

A nova fase é marcada por tons terrosos e linhas imperceptíveis formando um enlace perfeito de ideias e cores. São traços e cores orgânicas que falam por si só, lembram a natureza e sua beleza exuberante.Em viagem recente à Europa, Romeika revelou a D&A sua nova inspiração, preocupada com o meio ambiente e em produtos sustentáveis a artista inovou sua forma de pensar e trabalhar e começa a introduzir materiais que seriam lixo nas suas obras. Os admiradores da artista já podem esperar novidades.

Page 82: Revista D&A - Maio 2012

Av Senador Ruy Carneiro, n 720, Sl.7, - Miramar - João Pessoa, PB

(83) 9981-4187

Page 83: Revista D&A - Maio 2012
Page 84: Revista D&A - Maio 2012
Page 85: Revista D&A - Maio 2012

Foto

s Eds

on M

atos

Page 86: Revista D&A - Maio 2012

Giro

A diretoria do Galpão Club, Cristiane Vitalino, junto aos seus associados, promoveram no inicio de maio, uma noite exclusiva de confraternização e homenagens aos arquitetos e decoradores no showroom do edifício Tour Geneve, no Altiplano Nobre. Na ocasião foi entregue o troféu Le Corbusier aos destaques da área. Com decoração assinada por Hazael Melo e embalada pelo set list do DJ Nando du B. Confira as fotos. www.galpaoclub.com.br

GALPÃO CLUBE HOMENAGEIA ARQUITETOS E DECORADORES

Page 87: Revista D&A - Maio 2012

GALPão club

Page 88: Revista D&A - Maio 2012
Page 89: Revista D&A - Maio 2012
Page 90: Revista D&A - Maio 2012

O mercado imobiliário cresceu 30% em janeiro. Ampliação do mercado consumidor nordestino está impulsionando o boom imobiliário. Com 23% da população do país, a região Nordeste recebeu os maiores investimentos do programa Minha Casa, Minha Vida.A construtora Techne, em João Pessoa, é reflexo desse crescimento. Em pouco tempo, o empreendimento Absolut vendeu 100% de seus apartamentos.No primeiro mês do ano, as vendas e aluguéis já devem superar em 30% o mês imediatamente anterior, de acordo com o presidente do Creci-CE (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará), Apollo Scherer. O crescimento é apontado

Mercado imobiliário do Nordeste atrai investimentos

Giuliana Cunha está no ramo imobiliário há 10 anos. É corretora de imóveis e formada em Administração de Empresas. Em 2005 fundou a própria empresa, a Paraíba Property Shop, onde atua fortemente, no mercado imobiliário de João Pessoa.

MercadoImobiliário

por Giuliana Cunha

Page 91: Revista D&A - Maio 2012

como normal no período, já que dezembro costuma ter um freio na demanda, devido às festas e compras de fim de ano.De acordo com o presidente do Creci, o desempenho do mês de janeiro tem sido também superior ao mês de novembro, que já havia sido acima das expectativas para o setor. “Temos feito reuniões, e concluimos que tem aumentado bastante a busca por imóveis. No mês de dezembro, tradicionalmente, a procura fica reprimida, por conta do fim das festas, das compras, há uma queda nas vendas. Mas em comparação a novembro, que já foi positivo, calculamos um número de vendas e aluguéis 15% maior”, analisa.Com o ano começando de forma positiva, a estimativa do setor imobiliário é de vendas ainda maiores que o ano passado. “A expectativa é que o mercado cresça 10% em média em relação a 2010, que já foi acima da expectativa. O nível de vendas deve se manter bem alto. É o que prevê as imobiliárias e corretoras da capital cearense”, afirma Scherer.

ATÉ JULHOProcura por imóveis para locação será mais difícil

Apesar de afirmar que o crescimento no número de negócios tem sido parelho tanto para venda como para aluguéis de imóveis, Apolo Scherer, presidente do Creci-CE destaca que a procura pelo imóvel próprio tem sido maior e- alerta a escassez de bens para aluguel nos próximos meses. “Cresceu muito a procura para comprar imóveis do que para alugar. A locação já está mais escassa. Vai faltar imóvel até julho para alugar. Por um lado temos aumento de preços nos aluguéis, já por outro lado já há uma escassez. Várias pessoas também estão querendo comprar imóveis para deixar alugado”, explica.

Mas outro fator que tem incentivado o consumidor na busca da casa própria é o crédito mais fácil que se tem nos últimos anos em comparação ao passado. Mesmo pagando uma prestação por décadas, as pessoas tem percebido que esse valor pode ser até menor que o aluguel, além de que o valor está sendo referente a um bem próprio do consumidor.

Fonte: http://diariodonordeste.globo.com

Page 92: Revista D&A - Maio 2012

Festas Decor

Um país tropical abençoado por Deus...Alice Flores Tropicais traz as maravilhas do mundo tropical para decoração de festas e eventos.

“A primeira vez que percebi uma flor tropical eu tinha por volta de quatorze anos. Fiquei impressionada com a beleza e exotismo de sua forma e cores. Tratava-se de uma strelitzia, conhecida popularmente como ave do paraíso, maravilhosa”, contou Alice sobre sua primeira experiência com flores tropicais.

Page 93: Revista D&A - Maio 2012

Representando o clima predominante no Brasil a originalidade e beleza as flores tropicais garantem cores vivas, diferentes formas, texturas e durabilidade em decorações. Alice Flores Tropicais oferece esse tipo de serviço a mais de 10 anos no estado da Paraíba com realização de projetos nacionais e internacionais. Especialista em técnicas de cultivo, colheita, pós-colhe -se no paisagismo tropical. Alice incorpora e interpreta na sua decoração o gosto de seus clientes se preferem as tropicais trabalha com a combinação de alpinias purpuratas, bastão do imperador, heliconias rostratas, golden torch, orquideas coral, aracnes, antúrios.Quando a preferência é pelas temperadas entram as alstromerias, hortências, lirios, calla lilly, rosas. Mas também é possível fazer a combinação de tropicais com temperadas unindo-as a alguns tipos de legumes, sementes e frutas.

Page 94: Revista D&A - Maio 2012

Representando o clima predominante no Brasil a originalidade e beleza das flores tropicais garantem cores vivas, diferentes formas, texturas e durabilidade em decorações. Alice Flores Tropicais oferece esse tipo de serviço a mais de 10 anos no estado da Paraíba com realização de projetos nacionais e internacionais. Especialista em técnicas de cultivo, colheita, pós-colheita e no paisagismo tropical.

Alice incorpora e interpreta na sua decoração o gosto de seus clientes. Se preferem as tropicais trabalha com a combinação de alpinias purpuratas, bastão do imperador, heliconias rostratas, golden torch, orquideas coral, aracnes, antúrios. Quando a preferência é pelas temperadas entram as alstromerias, hortências, lirios, calla lilly e rosas.

Page 95: Revista D&A - Maio 2012
Page 96: Revista D&A - Maio 2012

Mas também é possível fazer a combinação de tropicais com temperadas unindo-as a alguns tipos de legumes, sementes e frutas.

“É como se eu pintasse com flores naturais. Hoje eu harmonizo as flores tropicais com as temperadas e fico perfeitamente satisfeita com o resultado. É gratificante e envolvente o trabalho com flores”, disse Alice sobre seu trabalho.

Para conhecer melhor a Alice e suas flores é só acessar o site http://www.aliceflorestropicais.com/ ou ir no escritório, na Avenida Antonio Lira, João Pessoa/PB, o telefone para contato (83) 3246-1702.

Page 97: Revista D&A - Maio 2012

Onde encontrar? Av. Antonio Lira, João Pessoa - PBTelefone: (83) 3246-1702www.aliceflorestropicais.com.br

Page 98: Revista D&A - Maio 2012
Page 99: Revista D&A - Maio 2012
Page 100: Revista D&A - Maio 2012

Giro

A empresária Luciana Rocha, que comanda a Trianon Iluminação, abriu as portas da sua espaçosa loja, na avenida Edson Ramalho, e recebeu no último dia 09 de maio arquitetos e decoradores para apresentar as novidades em iluminação em seu showroom.

Luciana e sua equipe estiveram recentemente em São Paulo, onde participaram da Expolux, uma das mais importantes feiras do setor de iluminação na América Latina. De lá, eles trouxeram muita tecnologia e design em forma de novidades que serão apresentadas para os convidados.

Av. General Edson Ramalho, 788 - ManaíraTelefone: (83) 3247-3502

NOVO SHOWROOM TRIANON

Page 101: Revista D&A - Maio 2012

TRIANON ILUMINAÇÃO

Page 102: Revista D&A - Maio 2012
Page 103: Revista D&A - Maio 2012
Page 104: Revista D&A - Maio 2012

Giro

A entrega oficial para os clientes do residencial Ultramare, em meados de abril, foi sucesso total. O empreendimento concebido sob o conceito de “Residence Club”, tendência atual que vem se consagrando para humanizar os edifícios residenciais, dotando-os de mais ambientes e espaços de uso comum.

Com plantas criadas para dispor todos os ambientes nobres em posição voltada para o Atlântico, em que a ventilação predominante flui integralmente. Seu entorno paisagístico, idealizado por especialistas, se compõe de uma variada gama de áreas verdes, espaços esportivos e outros aprazíveis recantos de lazer que formam verdadeiramente um novo estilo de morar.

ALLIANCE ENTREGA O NOVO EMPREENDIMENTO ULTRAMARE

Page 105: Revista D&A - Maio 2012

ALLIANCEULTRAMARE RESIDENCE CLUB

Page 106: Revista D&A - Maio 2012
Page 107: Revista D&A - Maio 2012
Page 108: Revista D&A - Maio 2012

Giro

Os empresários Rachele e Eduardo Cabral, franqueados na cidade da marca Todeschini, promoveram nesta semana, na loja da avenida Edson Ramalho, um happy hour de apresentação do programa “Lá Vou Eu”, edição 2012, onde arquitetos, decoradores e designers de interiores que especificam Todeschini podem ganhar viagens maravilhosas a exemplo de Punta Del Este, Marrocos e Africa do Sul.

Este programa de incentivo criado pela Todeschini com todos seus franqueados tem levado, anualmente, profissionais para destinos incríveis, onde além do lazer as viagens são verdadeiros aprendizados culturais.

Av Edson Ramalho, 286, (83) 3021-7601

Bairro Manaira - João Pessoa

Todeschini apresentou o “Lá vou eu” edição 2012

Page 109: Revista D&A - Maio 2012

Todeschini

Page 110: Revista D&A - Maio 2012
Page 111: Revista D&A - Maio 2012
Page 112: Revista D&A - Maio 2012