revista 08 03 14

14

Upload: roberto-silveira

Post on 24-Mar-2016

221 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Notícias Jurídicas; artigos de amigos e pessoais; opinião.

TRANSCRIPT

Page 1: Revista 08 03 14
Page 2: Revista 08 03 14

Promessas no Júri - Defesa assim procedendo pode ter efeito contrário

"O coração tem razões Que a própria razão desconhece/Faz promessas e juras/Depois esquece/Seguindo este princípio/Você também prometeu/Chegou até a jurar/Um grande amor/Mas depois esqueceu"

 Ao Ler o artigo de João Ozorio de Melo, no site Consultor Jurídico comungo da ideia de que no Plenário do Júri não se deve fazer promessas e juramentos.  A defesa está ali constituída nos autos do processo. Todo material de fundamentação foi colhido a história

está montada. O Advogado em plenário, ao meu sentir, deve atuar como um contado de Histórias. A defesa nunca deve prometer aos jurados, que irá provar a inocência de seu cliente. Como nos ensina o advogado e promotor de Direito Elliott Wilcox, editor do Ttrial Theater, fazer a promessa em alegações iniciais é um erro crasso e tal pecado deve ser evitado. Wilcox faz o seguinte questionamento: " Se o ônus da prova cabe a acusação, porque fazer tal promessa?"Comungo da ideia de João Ozorio Melo de que o advogado que assim o faz transfere para si a responsabilidade do ônus da prova. Certamente os jurados irão cobrar em suas mentes da defesa o cumprimento da promessa defensiva. Não o fazendo a dedução será de culpa.Ao pisar no Júri e ao se defrontar com os sete jurados, o advogado deve interagir com os Juízes da sociedade. Não devemos esquecer que são eles a voz da sociedade e a voz do povo (portanto a voz de Deus) o advogado está negociando com cada jurado um veredicto. Nesta negociação está colocada os elementos fáticos do processo. Alerto que única e exclusivamente são os elementos processuais que se negociam. A justiça é um bem inegociável. 

“AO PISAR NO JURI E AO SE DEFRONTAR COM OS SETE JURADOS, O ADVOGADO DEVE INTERAGIR COM OS JUÍZES DA SOCIEDADE. NÃO DEVEMOS ESQUECER QUE SÃO ELES A VOZ DA SOCIEDADE E A VOZ DO POVO (PORTANTO A VOZ DE DEUS) O ADVOGADO ESTA NEGOCIANDO COM CADA JURADO UM VEREDICTO”

Page 3: Revista 08 03 14

Não devemos em plenário fazer com que os jurados julguem as promessas eles devem julgar o caso. Portanto o que aprendi fazendo Júri e estudando sobre a sua sistemática é que não devemos vender ilusões mas sim a verdade que os elementos probatórios nos trazem. Criemos poucas expectativas e procuramos sempre fornecer mais do que se espera! Sejamos persuasivos verdadeiros.   Por Roberto Lúcio Silveira Filho

NOTAS DE AMIGOSA Advocacia Criminal, a qual muitos se referem como “o mais apaixonante ramo do direito”

25 de fevereiro de 2014 às 10:39

A Advocacia Criminal, a qual muitos se referem como “o mais apaixonante ramo do direito”, é uma área muito importante e exige de seus profissionais muitas habilidades que diferem das exigidas pelos profissionais de outras áreas, como a cível e a trabalhista, por exemplo.

Algumas das habilidades que os Criminalistas devem possuir, além da vocação, são os conhecimentos científicos sobre criminologia e medicina legal, além de oratória, caso desejem atuar no Tribunal do Júri.

Não podemos esquecer, ainda, que as habilidades de psicologia também são bem vindas, uma vez que tratará sempre com pessoas e os problemas que as afligem, geralmente graves.

Algumas qualidades são essenciais e, segundo Manoel Pedro Pimentel, ao Advogado Criminalista cabe: “coragem de leão e brandura do cordeiro; altivez de um príncipe e humildade de um escravo; fugacidade do relâmpago e persistência do pingo d’água; rigidez do carvalho e a flexibilidade do bambu”.

O estudo, conhecimento da alma humana, leitura de bons livros fora de temas jurídicos – que agreguem valores, ajudem no aumento do vocabulário -, conhecimento das leis, jurisprudências e arestos dos Tribunais, perspicácia na análise das provas, exercício da oratória, atenção a tudo e a todos, boa impressão pessoal, tato, diplomacia, capacidade de convencimento - de forma agradável e precisa, são ações indispensáveis ao Advogado Criminalista.

O próprio Curso de Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais está incurso na área de Ciências Humanas.

É impossível, pois que uma pessoa que nada compreenda da natureza humana, tampouco tenha um espírito capaz de se sensibilizar com a tragédia humana, possa servir nos balcões da Advocacia, especialmente a Criminal.

Aquele que escolhe esta área para atuar, deverá sempre ter em mente que estará defendendo a pessoa e seus direitos e não o crime do qual o cliente é acusado.

O Advogado Criminalista é a voz, cabeça e mãos dos direitos que cabem a qualquer pessoa. O processo criminal sempre trará em seu seio histórias trágicas, da vítima e do acusado, pois que não é menos trágico o cometimento de um crime, apesar de parecer, num primeiro plano, que a vítima é a que mais “perde”.

Page 4: Revista 08 03 14

O Advogado Criminalista tem a função e obrigação de analisar as provas diligentemente, além de verificar se o processo prima pela regularidade perfeita, pois disso depende que seja feita a justiça e é a garantia de que defesa de seu cliente foi realizada de forma primorosa e eficaz.

Os Advogados Criminalistas precisam “ter estômago”, como dizem, serem combativos, guerreiros e corajosos, trazerem consigo um espírito de luta, não só para lutar, dentro do processo criminal a favor de seu cliente, contra as cotas da acusação ou eventuais injustiças das sentenças, mas também para enfrentar a oposição ainda maior da sociedade que muitas vezes não compreende suas ações.

Os desavisados e ignorantes têm em mente que o Advogado Criminalista “defende bandidos”, solta os criminosos que a polícia se esforça para prender, o que não é verdade.

O Advogado Criminalista defende os direitos de toda pessoa humana, garantidos pela Constituição Federal, em seu artigo 5º, assim como pugna, como um bom e combativo advogado, para que todos os procedimentos e leis sejam cumpridos quando uma pessoa sofre uma acusação ou é recolhida à prisão.

Não cogitam os mesmos desavisados que muitos inocentes sofrem a prepotência da ação policial, que às vezes agem fora das normas e preceitos legais, consciente ou inconscientemente, não importa. Importa que o Advogado esteja ali para lutar pelos direitos da pessoa.

Todos os desavisados com certeza gostariam que assim se procedesse com eles próprios, caso a “água batesse em suas costas”.

O advogado criminalista lida com a liberdade das pessoas, com a repercussão das ações criminosas praticadas e as agruras da alma humana.

Quão difícil e complicada a alma humana com todas suas subjetividades e relatividades! A fama que leva o Advogado Criminalista de abrir as portas das cadeias para os clientes criminosos é absolutamente maldada, uma vez que o Advogado é uma das peças da constituição judiciária, não tendo esse poder, nem age injustamente, pois outras peças agem dentro do processo, com igual ímpeto de realizar bem as suas obrigações.

Se por muitas vezes o Advogado Criminalista sofre as agruras da profissão, muitas recompensas ele também agrega, principalmente quando consegue, agindo com integridade e esforço, evitar uma injustiça, salvar da prisão um inocente, abrandar uma pena severa demais.

Aquele que escolhe a profissão de Advogado, e Criminalista, deve, pois, orgulhar-se das habilidades que possui, de ter escolhido uma profissão digna e de ajudar a manter a ordem social e jurídica do seu País, auxiliando na manutenção da ordem e da paz.

Não por menos, os nomes lembrados e laureados são nomes de Criminalistas consagrados através do tempo, que entram para a História, não ocorrendo o mesmo com grandes civilistas. Aqueles ganham o direito a esta posteridade exatamente por ousar agir em uma causa impopular, enfrentando toda uma sociedade indignada, na defesa do acusado

Coloca-se, naquele momento ao lado do mais fraco e desafortunado, não porque defende a ação da qual o cliente é acusado, mas por dever ético, profissional e humano. É preceito Constitucional que ninguém pode ser condenado sem defesa.

Page 5: Revista 08 03 14

Ainda que o crime seja nefasto, em nenhum momento o conceito atribuído ao cliente deve se confundir com a reputação do advogado.

Assim, os Advogados Criminalistas sofrerão muitas vezes com os abusos de poder e a pressão da sociedade, que têm início junto aos seus clientes e mistura-se à personalidade do defensor, o que resulta em situações em que os profissionais veem-se forçados a violar o sigilo profissional, através de buscas ilegais em seus escritórios.

Há, no entanto, a jurisprudência a garantir que os advogados têm o direito de exercer com liberdade a profissão em todo o território nacional, na defesa dos direitos ou interesses que lhe forem confiados; fazer respeitar, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade do seu domicílio, do seu escritório e dos seus arquivos, como coisas intocáveis.

O artigo 7º, II, do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil garante o direito do advogado de ter respeitada, em nome da liberdade de defesa e do sigilo profissional, a inviolabilidade de seu escritório ou local de trabalho, de seus arquivos e dados de sua correspondência e de suas comunicações, inclusive telefônicas ou afins, salvo caso de busca e apreensão determinada por magistrado.

Por fim, a Advocacia Criminal é personalíssima e não se organiza em grandes escritórios ou empresas. Não há clientela, como no caso dos Civilistas, Tributaristas e Advogados Trabalhistas, por exemplo.

Faço minhas as palavras de Sir Francis Bacon: “Conhecimento é Poder”.

Fraternal Abraço

Roberto Parentoni

NOTÍCIAS DO DIREITO

08/03 DIA INTERNACIONAL DA MULHER DENUNCIE A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA.

Page 6: Revista 08 03 14

No dia da mulher, princesas dizem NÃO à violência doméstica

O artista Alexsandro Palombo resolveu subverter o mundo de personagens de desenhos animados por uma boa causa. A ideia é trazer à tona a discussão sobre violência doméstica contra as mulheres para lançar luz sobre os horrores da violência doméstica.

FONTE G1

Dois jovens são presos com cocaína e dinheiro em Três Rios, RJSuspeitos estavam em moto usada para tráfico, diz PM.Agentes chegaram até eles depois de denúncias anônimas.Do G1 Sul do Rio e Costa Verde

Dois jovens foram presos por tráfico de drogas no fim da noite de terça-feira (4), em Três Rios, RJ. Segundo a Polícia Militar (PM), os rapazes, de 18 e 23 anos, estavam em uma moto e levavam três cápsulas de cocaína e R$ 462. Ainda de acordo com os agentes, a dupla estava na Rua Cecília Elias Jorge, no bairro Morada do Sol, quando foram abordados. Os policiais também informaram que eles foram encontrados depois de denúncias sobre tráfico de drogas.Na casa do suspeito de 18 anos foram encontradas outras 72 cápsulas com cocaína e uma pequena quantidade de maconha. Além disso, o segundo confessou que pagava R$ 2 mil ao jovem para guardar a droga na residência dele. Os dois foram levados para a 108ª DP (Três Rios).

Compra investigadaO Tribunal de Contas do Distrito Federal aponta indícios de superfaturamento na compra de ônibus para

atender turistas em Brasília na Copa e alerta que a entrega ocorrerá quando quatro dos sete jogos na cidade já

terão ocorrido. O contrato com o fornecedor ainda não foi assinado e prevê prazo de 120 dias para entrega. O

tribunal condicionou a compra à comprovação, pelo governo do DF, de que o preço é compatível ao praticado

em outras cidades. Brasília pagará R$ 19,7 milhões por 18 ônibus híbridos. Curitiba gastará R$ 26 milhões em

60 veículos semelhantes. A estatal que gere o transporte em Brasília diz que adquiriu modelo superior. As

informações são do jornal Folha de S.Paulo.

CARNAVAL RIO

O Desfile das Campeãs, neste sábado (8), vai provocar mudanças no trânsito da região central do Rio de Janeiro. Para a última passagem dos carros alegóricos no Sambódromo neste ano, a Avenida Presidente Vargas voltará a ser fechada em alguns trechos. Já no primeiro minuto do dia, a chegada à

Page 7: Revista 08 03 14

Avenida pela Francisco Bicalho será fechada, assim como a pista lateral no sentido Centro. A partir daí serão fechadas também ruas coo a Salvador de Sá, a Estácio de Sá e a Frei Caneca.As seis escolas que voltam a desfilar neste sábado (8) para comemorar o êxito na avaliação dos jurados são: Grande Rio, Imperatriz, União da Ilha, Portela, Salgueiro e — a grande campeã — Unidos da Tijuca.Por conta de todas as mudanças no trânsito, o Metrô voltará a funcionar durante a madrugada e, por isso, a recomendação é que os foliões optem pelo transporte público. Até 22h, os passageiros de táxis poderão desembarcar no Sambódromo. Depois disso, só nos bolsões de estacionamento.O esquema de trânsito terá também proibições de estacionamento em diversos locais do Centro. Serão mais de 50 pontos. A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a CET-Rio já avisaram que, para coibir o estacionamento irregular, vão trabalhar com 20 reboques para desobstruir as vias.

Page 8: Revista 08 03 14

   

Page 9: Revista 08 03 14
Page 10: Revista 08 03 14

 COMO CHEGAR:Para acessar a área do Sambódromo, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado:

- METRÔO público interessado em acessar os setores pares devem utilizar as estações Cidade Nova, Estácio e Praça Onze e os setores ímpares utilizar a estação Central.

- TREMDeverão utilizar a estação Central do Brasil.

- ÔNIBUS DE LINHAS REGULARESMais de 50 linhas passam pela área do evento, vindo de várias regiões da cidade. Atenção aos desvios no entorno.

- TÁXISAté 22 horas, acesso regular ao entorno do Sambódromo somente para desembarque de passageiros. Após este horário, os táxis só terão acesso aos bolsões de estacionamento nos pontos de embarque para a saída do Sambódromo.PROIBIÇÕES DE ESTACIONAMENTOO estacionamento será proibido a partir das 6h do sábado (8) e vale até domingo (9), às 12h, nas seguintes vias:1)       Rua Santa Alexandrina entre Praça Santa Alexandrina e a Rua Estrela, em ambos os lados da via;2)       Praça Condessa Paulo de Frontin, todas as extremidades;3)       Rua Aristides Lobo no trecho entre a Praça Condessa Paulo Frontin e Rua Campos da Paz, em ambos os lados da via;4)       Rua Aristides Lobo, no trecho entre a Rua Campos da Paz e a Rua Ambiré Cavalcanti;5)       Rua Estrela no trecho entre a Av. Paulo de Frontin e a Rua Barão de Petrópolis, em ambos os lados da via;6)       Rua Itapiru em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;7)       Rua Doutor Agra em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;8)       Praça de Santo Cristo;9)       Rua Equador, no trecho entre a alça de descida do viaduto de descida do Gasômetro até a a Av. Prof. Pereira Reis, em ambos os lados da via;10)     Rua da Gamboa no trecho entre o Binário do Porto e a Rua Rivadávia Correia, em ambos os lados da via;11)     Rua da Gamboa no trecho entre a Rua Rivadávia Correia e a Rua Pedro Ernesto, em ambos os lados da via;12)     Rua Pedro Ernesto no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Sacadura Cabral, em ambos os lados da via;13)     Rua Sacadura Cabral no trecho entre a Rua Pedro Ernesto e a Rua Camerino;

Page 11: Revista 08 03 14

14)     Rua Camerino em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;15)     Av. Passos em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;16)     Av. República do Paraguai, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;17)     Rua Teixeira de Freitas em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;18)     Rua Rivadávia Correia, junto a Cidade do Samba, em ambos os lados da via;19)     Av. Binário do Porto, no trecho entre a Rua da Gamboa e a Rua Antônio Lage, em ambos os lados da via;20)     Av. Venezuela, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;21)     Rua do Acre, em toda sua extensão, em ambos os lados da via;22)     Av. Marechal Floriano, no trecho entre a Rua Bento Ribeiro e a Rua do Acre, em ambos os lados da via;23)     Av. Pres. Vargas, no trecho entre a Av. Rio Branco e a ponte de retorno próximo a Cidade Nova, em todas as pistas, em ambos os lados da via;24)     Av. Rio Branco, no trecho entre a Av. Pres. Vargas e a Praça Mauá, em ambos os lados da via;25)     Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Av. Salvador de Sá, em ambos os lados da via;26)     Av. Salvador de Sá, no trecho entre a Rua Marquês de Sapucaí e a Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via;27)     Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Hélio Beltrão, em ambos os lados da via;28)     Rua Hélio Beltrão, no trecho entre a Rua Estácio de Sá e a Rua Ulisses Guimarães, em ambos os lados da via;29)     Rua Ulisses Guimarães, no trecho entre a Rua Néri Pinheiro e a Rua Dom Marcos Barbosa, em ambos os lados da via;30)     Rua Visconde de Duprat, no trecho entre a Rua Ulisses Guimarães e a Rua Afonso Cavalcanti, em ambos os lados da via;31)     Rua Afonso Cavalcanti, no trecho entre a Rua Visconde de Duprat e a Rua Carmo Neto, em ambos os lados da via;32)     Rua Júlio do Carmo, no trecho entre a Rua Pinto de Azevedo e a Rua Laura de Araújo, em ambos os lados da via;33)     Rua Amoroso Lima, no trecho entre a Rua Júlio do Carmo e a Av. Pres. Vargas;34)     Rua Néri Pinheiro, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Correa Vasques, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;35)     Rua Santa Maria, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua São Martinho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;36)     Rua Laura de Araújo, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, no lado esquerdo da via; Rua Carmo Neto, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;37)     Rua Heitor Carrilho, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Presidente Barroso, no trecho entre a Av. Salvador de Sá e a Rua Júlio do Carmo, em ambos os lados da via;38)     Rua Comandante Maurity, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Rua Benedito Hipólito, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via; Praça Reverendo Álvaro Reis, em todas as extremidades;39)     Travessa Pedregais em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;

Page 12: Revista 08 03 14

40)     Travessa Onze de Maio, no trecho entre a Rua Tomás Rabelo e a Rua Senhor de Matosinhos;41)     Rua Frederico Silva, em toda a sua extensão, em ambos os lados da via;42)     Rua Estácio de Sá, no trecho entre a Rua Hélio Beltrão e a Rua Haddock Lobo, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;43)     Rua Joaquim Palhares em toda a sua extensão, em ambos os sentidos nos dois lados da via, exceto na área destinada aos táxis;44)     Rua do Matoso, no trecho entre a Radial Oeste e a Rua Haddock Lobo, em ambos os lados da via;45)     Rua Paula Matos, no trecho entre a Rua José de Alencar e Rua Frei Caneca, em ambos os lados da via, exceto na área destinada aos táxis regulamentados;46)     Rua José de Alencar, no trecho sobre o Túnel Martim de Sá e a Rua Paula Matos, em ambos os lados da via;47)     Rua Haddock Lobo, no trecho entre a Rua do Matoso e a Rua Estácio de Sá, em ambos os lados da via;48)     Rua Vinte de Abril, em toda a extensão, em ambos os lados da via;49)     Rua Carlos Sampaio, no trecho entre a Praça da Cruz Vermelha e a Rua do Senado, em ambos os lados da via;50)     Praça da República, no trecho entre a Rua Visconde do Rio Branco e a Av. Pres. Vargas;51)     Rua Visconde da Gávea em toda a extensão, em ambos os lados da via;52)     Av. Paulo de Frontin em toda a extensão, em ambas as pistas nos dois lados da via.

Page 13: Revista 08 03 14

08 de março Dia Internacional da Mulher !

PARABÉNS MULHERES

Faço um convite aos amigos a idéia desta publicação é dar acesso aos nossos pensamentos bem como externar os pensamentos políticos e institucionais. Advogados ou não mande sua sugestão para [email protected].