revisaoav1 (2)

34
GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL Aula de Revisão para AV1

Upload: roger

Post on 14-Feb-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

ok

TRANSCRIPT

Page 1: revisaoav1 (2)

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTALAula de Revisão para AV1

Page 2: revisaoav1 (2)

2 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

AV1 - informações

- Prova com questões objetivas-Aulas de 01 a 05-Notas lançadas com fórum após o prazo estabelecido no calendário-Revisão da nota somente neste período: não há mudança de nota depois do período estipulado

Page 3: revisaoav1 (2)

3 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Objetivos desta aulaAo final desta aula, você será capaz de: - Compreender os principais conceitos das aulas 01 a 05.

Page 4: revisaoav1 (2)

4 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Na aula 01....

-As políticas públicas visam controlar o equilíbrio social, muito desejado (inclusive por utopistas), mas provavelmente não atingido, durante longas batalhas contra os desafios que os cidadãos metropolitanos enfrentam.- Essas políticas são, talvez, a tarefa mais importante dos governos, principalmente quando a globalização se intensifica e os diferentes grupos sociais enfrentam dificuldade em competir, num cenário que cada dia se torna mais urbanizado.- Com isso, torna-se fundamental o surgimento de leis que regulem e controlem esta competição, inclusive na busca de matérias-primas fornecidas pelo meio ambiente.

Page 5: revisaoav1 (2)

5 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Meio Ambiente- Uma discussão recorrente a respeito do termo meio ambiente é a suposta redundância que existe entre ambos os termos: a palavra meio significa o mesmo que ambiente. - O motivo desta reiteração obedece razões históricas, já que, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano (Estocolmo, 1972), a impressão semântica das traduções do inglês, acabou por gerar o termo meio ambiente como e uso comum, em vez de se usar somente um deles (ou meio ou ambiente). -Será que existe um conceito certo ou errado de ambiente? -Uma das muitas definições e a adotada aqui é: o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Page 6: revisaoav1 (2)

6 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Meio Ambiente-Vemos que a questão ambiental é complexa, pois os sistemas ambientais são evolutivos, ou seja, não-deterministas, não-lineares, irreversíveis e com estados de desequilíbrio constante.- Esse processo evolutivo e suas modificações constantes inserem acontecimentos irreversíveis, aumentando a complexidade do sistema.-Assunto interdisciplinar pois abrange e explica a gama de fenômenos naturais e culturais que ocorrem em escalas espaciais e temporais diversas;-Meio ambiente reflete os aspectos evolutivos da própria sociedade;

Page 7: revisaoav1 (2)

7 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Meio Ambiente - Constituição- “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente

equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Artigo 225 da Constituição Federal).-Vemos com isso que meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.- Esse é um dos desafios primordiais do século XXI para a preservação do meio ambiente: a questão da reforma de valores culturais e sociais, começando pela reforma das próprias políticas públicas.

Page 8: revisaoav1 (2)

8 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Ao instituir uma política ambiental, é necessário que o governo estabeleça os objetivos, defina as estratégias de ação, crie as instituições e estruture a legislação que a contém e que orienta sua aplicabilidade. -Esse universo de implementação da política constitui o sentido da gestão ambiental. -Com isso, a gestão ambiental é, portanto, a implementação pelo governo de sua política ambiental, pela administração pública, mediante a definição de estratégias, ações, investimentos e providências institucionais e jurídicas, com a finalidade de garantir a qualidade do meio ambiente, a conservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.

Para falar em gestão...... Política!

Page 9: revisaoav1 (2)

9 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Na aula 02......

-A política ambiental é o conjunto de metas e instrumentos que visam reduzir os impactos negativos da ação antrópica – aquelas resultantes da ação humana – sobre o meio ambiente. -Como toda política, possui justificativa para sua existência, fundamentação teórica, metas e instrumentos, e prevê penalidades para aqueles que não cumprem as normas estabelecidas.- Interfere nas atividades dos agentes econômicos e, portanto, a maneira pela qual é estabelecida influencia as demais políticas públicas, inclusive as políticas industrial e do comércio exterior.

Page 10: revisaoav1 (2)

10 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Histórico-O poder público no Brasil começa a se preocupar com o meio ambiente na década de 1930. -Não que antes não houvesse nada a respeito, mas as poucas iniciativas que existiam até então, além de pouco significativas em termos práticos, se alcançavam algum efeito sobre o meio ambiente era pela via indireta, quase sempre subalterna a outros interesses. -Por exemplo, as ordenações portuguesas que proibiam o corte do pau-brasil não podem ser vistas como leis ambientais, pois seu objetivo era assegurar o monopólio das madeiras de tinturaria estabelecido pela Coro Portuguesa em 1502, propósito que perdurou até depois da Independência do Brasil.

Page 11: revisaoav1 (2)

11 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Histórico-Essas ordenações diferiram em muito das medidas criadas na Europa nos séculos XVII para proteger os remanescentes de florestas nativas e promover o plantio, e que Castro (1998) considera o início dos processos de gestão ambiental.-A criação dos jardins botânicos a partir do século XVI decorre de uma preocupação dos biólogos viajantes com a pura proteção das espécies aclimatadas. -O que ocorreu por aqui, não foi muito diferente; o objetivo inicial de D. João VI foi utilizar o Jardim Botânico para o cultivo de especiarias das Índias Orientais e da Ásia, para suprir o mercado Português.

Page 12: revisaoav1 (2)

12 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Histórico

-Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. -A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. -A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar com o trabalho escravo.

Page 13: revisaoav1 (2)

13 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Histórico-A adesão do Brasil aos acordos ambientais multilaterais das primeiras décadas do século XX, praticamente não gerou nenhuma repercussão digna de nota na ordem interna do país. -Tomando como critério a eficácia da ação pública e não apenas a geração de leis, pode-se apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.-Uma data de referência é o ano de 1934, quando foram promulgados os seguintes documentos relativos à gestão de recursos naturais: Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas.

Page 14: revisaoav1 (2)

14 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- Após a Conferência de Estocolmo de 1972, quando as preocupações ambientais se tornam mais intensas, embora nessa ocasião o governo militar brasileiro não reconheceu a gravidade dos problemas ambientais e defendeu sua idéia de desenvolvimento econômico, na verdade um maldesenvolvimento, em razão da ausência de preocupações com o meio ambiente e a distribuição de renda.- Porém, os estragos ambientais mais do que evidentes e a colocação dos problemas ambientais em dimensões planetárias exigiram do poder público uma nova postura.

Histórico

Page 15: revisaoav1 (2)

15 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Foi com o advento da Lei n. 6.938, de 31 de agosto de 1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, que conhecemos uma definição legal e passamos a ter uma visão global de proteção ao meio ambiente. -Ela foi editada com o objetivo de estabelecer a política nacional do meio ambiente, seus fins, mecanismos de formulação, aplicação, conceitos, princípios, objetivos e penalidades devendo ser entendida como um conjunto de instrumentos legais, técnicos, científicos, políticos e econômicos destinados à promoção do desenvolvimento sustentado da sociedade e da economia brasileira. -Embora tenha sido editada no início da década de 1980, continua sendo de fundamental importância para o meio ambiente.

Histórico

Page 16: revisaoav1 (2)

16 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-instituiu o Sistema Nacional do meio Ambiente (Sisnama), responsável pela proteção e melhoria do ambiente e constituído por órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.- Espelhando-se no Sisnama, os estados criaram os seus Sistemas Estaduais do Meio Ambiente para integrar as ações ambientais de diferentes entidades públicas nesse âmbito.

- Outra inovação foi o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor. O poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente e a terceiros afetados por suas atividades.

Observação: Embora aprovada em 1981, a implementação da Lei 6.938/81 só deslanchou efetivamente ao final desta década de 1980, principalmente a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Importância da Lei 6.938/81

Page 17: revisaoav1 (2)

17 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Na aula 03....-A crise ambiental tem significado uma mudança transcendente em todas as áreas do conhecimento. -O direito ambiental representa uma delas; apesar de mais de trinta anos de desenvolvimento, é considerado uma nova disciplina jurídica, podendo-se situar sua origem na década de 70.-No entanto, a idéia de que o direito ambiental é um ramo jurídico “novo” pode nos levar a pensar que, antes de seu surgimento, não existiam normas jurídicas que tratavam dos principais problemas ambientais e do esgotamento dos recursos naturais. -Muito pelo contrário, há séculos podemos situar os primeiros antecedentes nas normas de verdadeira tutela de recursos naturais. -Dizemos que uma disciplina jurídica é autônoma quando apresenta um objetivo e princípios próprios e é capaz de desenvolver suas próprias instituições.

Page 18: revisaoav1 (2)

18 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- O direito ambiental que tem por objetivo estabelecer limites àquelas atividades humanas que podem representar um risco, um perigo a causar danos ao meio ambiente, foi conformando-se a partir de instâncias políticas no âmbito internacional e transformando-se – da mesma forma que outras ciências – em um campo de conhecimento produtivo visando acompanhar a elaboração de soluções necessárias para evitar o agravamento da crise ambiental e paliar os impactos negativos. - Uma das formas encontradas para que isso ocorresse, foi o surgimento da questão das responsabilidades civil, administrativa e criminal.

Direito Ambiental

Page 19: revisaoav1 (2)

19 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Percebe-se que em nossas atuais discussões, não há o que não esteja relacionado ao meio ambiente e, logo, precise, sob ao menos um aspecto, sofrer influência das leis e princípios que regulam o uso dos recursos naturais.-Por esse motivo, ressalta-se ser o Direito Ambiental dotada da transdisciplinaridade. -O meio ambiente, como tema transversal, implica atrelar, principalmente nas avaliações ambientais, opiniões de toda ordem, vindas dos entendimentos das mais diversas disciplinas.- A composição mista das comissões e conselhos ambientais é a exata demonstração disso.

Direito Ambiental

Page 20: revisaoav1 (2)

20 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-é a lesão aos recursos ambientais, com conseqüente degradação – alteração adversa ou in pejus –equilíbrio ecológico”.- Por recursos ambientais, entende-se como sendo a “atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera,a fauna e a flora” (Lei n. 6.938/81. Art. 3º., V). -Podemos então concluir, que dano ambiental é toda e qualquer degradação que afete o equilíbrio ecológico do meio ambiente, tanto físico quanto estético. -Denota-se pelo próprio conceito acima, que é muito difícil a reparação do dano ambiental.

Dano Ambiental: o que é?

Page 21: revisaoav1 (2)

21 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-A responsabilidade civil por danos ao meio ambiente, de acordo com os preceitos do 1º. Do art. 14º. Da Lei n. 6.938/81, é uma responsabilidade objetiva e se fixa independentemente de culpa. -O que significa que quem danificar o ambiente tem o dever legal de repará-lo. Não se perguntando a razão da degradação para que haja o dever de reparar. Caberá ao acusado provar que a degradação era necessária, natural ou impossível de ser evitada. -As pessoas que vivem em sociedade são obrigadas a abstenções (deixar de fazer algo), a ações (fazer algo) ou prestações (pagar algo). Nasce assim, para cada um, um certo dever de comportamento, uma obrigação de suportar essa imposição.- Esse comportamento passivo, juridicamente é denominado de dever jurídico.- O dever de conhecer essa delimitação, é de suma importância para todos, sob pena de sujeitarmo-nos à punição. A noção de dever jurídico é fundamental para o entendimento do que seja um ilícito.

Da Responsabilidade Penal, Civil e Administrativa

Page 22: revisaoav1 (2)

22 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- Os atos ilícitos civil, administrativo ou penal, encontram-se absortos no mesmo conceito, ou seja, a antijuricidade, a qual é entendida não só como uma transgressão de um preceito jurídico, mas também como agressão aos valores guardados e protegidos na norma legal ou regulamentar.-Os atos ilícitos constituem-se nos atos praticados em desacordo com as normas legais. São assim considerados, por serem contrários ao direito por serem irregulares e proibidos. -Podemos considerar ato ilícito, como sendo a violação do direito ou dano causado a outrem, por dolo ou culpa, podendo ser decorrente de uma ação ou omissão do sujeito.

Da Responsabilidade Penal, Civil e Administrativa

Page 23: revisaoav1 (2)

23 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Infração Administrativa-é o cometido de uma transgressão contra a administração pública, cuja sanção pode ser aplicada isolada ou cumulativamente. -Na verdade, é a transgressão cometida em desacordo com as normas legais ou regulamentos da administração pública, a qual se impõe a penalidade administrativa.- A Lei 9.605/98, preencheu uma importante lacuna no que se refere aos ilícitos administrativos ambientais e quanto à previsão de sanções a serem impostas pela Administração Pública.

Page 24: revisaoav1 (2)

24 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Infração Civil e PenalInfração civil: é a infração cometida em desacordo com as leis, normas, ou regras jurídicas, ou contra o interesse privado de outrem, onde se impõe, obrigatoriamente a responsabilidade civil de reparação ao dano.Infração penal: a lei 9.605/98 sistematizou os tipos penais antes de dispersos em vários diplomas legais e deu um tratamento mais rigoroso aos responsáveis pelas condutas criminosas que agridem o meio ambiente. A infração penal é a violação da lei penal, que resulta no crime ou na contravenção e dá margem à aplicação da pena restritiva de liberdade. - É ressaltado que é imposta aos infratores de forma repressiva e abarcam uma graduação que vai desde a pena de advertência, até a reparação dos danos causados.

Page 25: revisaoav1 (2)

25 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- Antes mesmo de começarmos a falar da Lei de Crimes Ambientais, vamos tentar entender um pouco sobre política, para podermos compreender melhor os fatores que impedem as democracias de lidar com problemas ambientais. - Sabe-se que as democracias foram designadas para lidar principalmente com problemas isolados de curto prazo. Mas o que é democracia e política afinal? - Política: é o processo pelo qual indivíduos e grupos influenciam ou controlam as políticas e ações dos governos nos níveis local, estadual, nacional e internacional. A política está preocupada com quem tem poder sobre a distribuição de recursos e quem recebe o quê, quando e como. Muitas pessoas pensam em política no âmbito nacional, mas o que afeta diretamente a maioria das pessoas é o que acontece nas comunidades locais.

Na aula 04 .....Política

Page 26: revisaoav1 (2)

26 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Democracia: é o governo das pessoas por meio de delegados ou políticos e representantes eleitos. Em uma democracia constitucional, a constituição fornece a base de autoridade governamental, limita o poder do governo ordenando eleições livres e garantias de liberdade de expressão. -as instituições políticas nas democracias constitucionais são designadas para permitir mudança gradual a fim de assegurar a estabilidade econômica e política.- Nos Estados Unidos, por exemplo, mudanças rápidas e desestabilizantes são controladas por um sistema de verificações e equilíbrio que distribui o poder entre os três poderes do governo – legislativo, executivo e judiciário – e entre os governos, federal, estadual e municipal.

Política

Page 27: revisaoav1 (2)

27 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- são as agressões ao meio ambiente e seus componentes (flora, fauna, recursos naturais, patrimônio cultural) que ultrapassam os limites estabelecidos por lei. Ou ainda, a conduta que ignora normas ambientais legalmente estabelecidas mesmo que não sejam causados danos ao meio ambiente.-Por exemplo, no primeiro caso, podemos citar uma empresa que gera emissões atmosféricas. De acordo com a legislação federal e estadual específica há uma certa quantidade de material particulado e outros componentes que podem ser emitidos para a atmosfera. -Assim, se estas emissões (poluição) estiverem dentro do limite estabelecido então não é considerado crime ambiental.

Crimes Ambientais

Page 28: revisaoav1 (2)

28 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- De acordo com a Lei de Crimes Ambientais, ou Lei da Natureza (Lei N.º 9.605 de 13 de fevereiro de 1998), os crimes ambientais são classificados em seis tipos diferentes:I - Crimes contra a faunaII – Crimes contra a floraIII - Crimes contra o ordenamento urbano e o patrimônio culturalIV - Crimes contra a administração ambientalV - Poluição e outros crimes ambientais

Crimes Ambientais

Page 29: revisaoav1 (2)

29 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Em 12 de fevereiro de 1998 foi a aprovada a Lei de Crimes Ambientais (n. 9.605/98). -Essa lei disciplinou o capítulo de Meio Ambiente da Constituição Federal quanto ao estabelecimento de punições civis, administrativas e criminais para as condutas lesivas ao meio ambiente. -Por meio dela, são uniformizadas as penalidades antes dispersas em várias leis e as infrações são claramente definidas. -Como destaque dessa nova legislação estão a possibilidade de responsabilização penal da pessoa jurídica, e também da pessoa física autora e co-autora da infração, e as medidas de controle da atuação de funcionários de órgãos de controle ambiental.

Histórico da Lei de Crimes Ambientais

Page 30: revisaoav1 (2)

30 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

- O licenciamento de atividades poluidoras é constituído de um conjunto de leis e decretos, normas técnicas e administrativas que consubstanciam as obrigações e responsabilidades dos empresários, de Poder Público ou de outros agentes promotores de projetos, com vistas à autorização para implantação de qualquer empreendimento, seja potencial, seja efetivamente capaz de alterar as condições do meio ambiente.- Licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades que utilizam os recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental, considerando as disposições legais e regulamentares e as normas técnicas aplicáveis ao caso.

Na aula 05....... Licenciamento Ambiental

Page 31: revisaoav1 (2)

31 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

As licenças previstas, estabelecidas pela Lei n. 6.938/81, são:- Licença Prévia (LP), a ser expedida na fase de planejamento e concepção de um novo empreendimento; deve conter os requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação da atividade. Sua concessão depende das informações sobre o estágio de concepção do projeto, sua caracterização e justificativa, a análise dos possíveis impactos sobre o ambiente, e as medidas que serão adotadas para o controle e mitigação desses impactos ou dos riscos ambientais. Dessa forma, estabelece as condições para a viabilidade do empreendimento do ponto de vista da proteção ambiental. Em projetos de maior complexidade e com possíveis impactos ambientais relevantes, os órgãos de controle poderão exigir a realização de Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), como condição para obter a licença prévia. Esse instrumento foi normatizado pela Resolução n. 001/86 do CONAMA.

As licenças

Page 32: revisaoav1 (2)

32 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

-Licença de Instalação (LI), a ser emitida de acordo com as especificações do projeto executivo; deve conter o plano de controle ambiental do empreendimento.- Requer também a apresentação de informações detalhadas do projeto por meio de plantas, layouts, unidades que o compõem, métodos construtivos, processos e tecnologias, sistemas de tratamento e disposição de efluentes, corpos receptores etc. A concessão da licença de instalação autoriza o início da implantação do empreendimento. - Licença de Operação (LO), a ser expedida em fase anterior à operação; após o atendimento dos requisitos necessários, autoriza o início da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle ambiental, de acordo com o previsto na Licença Prévia e na Licença de Instalação. Autoriza a operação do empreendimento.

As licenças

Page 33: revisaoav1 (2)

33 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Conclusão da RAV1:

Para que serve uma casa se você não tiver um planeta para colocá-la?

Henry David Thoreau

Page 34: revisaoav1 (2)

34 Aula de Revisão para AV1

GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL

Nesta aula vimos:

- Os principais conceitos das aulas 01 a 05.