revisão para av1.docx

7
Curso de Direito- Revisão Sociologia Jurídica e Judiciária Nome : ________________________________________________________________________ Data : ___/___/___ 1. Qual a importância da Sociologia Jurídica para aplicação e compreensão do Direito? R.: Toda legislação está conectada ao fato social e a sociologia jurídica é o entendimento dos dois pontos: os fatos sociais e o direito. São os fatos sociais que geram o direito, baseado nos valores e princípios da sociedade; as normas assim aplicadas não são estáticas se moldam conforme a evolução da sociedade, daí a necessidade de compreender o meio social, já que a aplicabilidade do direito está compatível com as necessidades sociais. 2. Quais são os Métodos de Resolução de Conflitos Extrajudiciais estudados? Explique cada um deles. R.: Negociação, mediação, conciliação e arbitragem. Negociação : Um processo de comunicação informal no qual as partes chegam a um acordo voluntariamente sem a necessidade de um intermediário, ponderando e aceitando as preferências de cada um. Mediação : Tem por finalidade a busca da fonte causadora que originou o problema, para juntamente com os envolvidos, encontrar uma solução. É um meio alternativo de resolução de conflito, onde um terceiro, neutro/imparcial, de confiança das partes, por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas agindo como um “facilitador”, um catalisador, que usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências. Portanto, o Mediador não decide; quem decide são as partes. Conciliação : É um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo, inclusive sugerindo soluções.

Upload: fabiano-jose-bezerra-pereira

Post on 11-Jul-2016

4 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revisão para AV1.docx

Curso de Direito- Revisão Sociologia Jurídica e Judiciária Nome : ________________________________________________________________________ Data : ___/___/___

1. Qual a importância da Sociologia Jurídica para aplicação e compreensão do Direito?

R.:

Toda legislação está conectada ao fato social e a sociologia jurídica é o entendimento dos dois pontos: os fatos sociais e o direito. São os fatos sociais que geram o direito, baseado nos valores e princípios da sociedade; as normas assim aplicadas não são estáticas se moldam conforme a evolução da sociedade, daí a necessidade de compreender o meio social, já que a aplicabilidade do direito está compatível com as necessidades sociais.

2. Quais são os Métodos de Resolução de Conflitos Extrajudiciais estudados? Explique cada um deles.

R.:

Negociação, mediação, conciliação e arbitragem.

Negociação: Um processo de comunicação informal no qual as partes chegam a um acordo voluntariamente sem a necessidade de um intermediário, ponderando e aceitando as preferências de cada um.

Mediação: Tem por finalidade a busca da fonte causadora que originou o problema, para juntamente com os envolvidos, encontrar uma solução. É um meio alternativo de resolução de conflito, onde um terceiro, neutro/imparcial, de confiança das partes, por elas livre e voluntariamente escolhido, intervém entre elas agindo como um “facilitador”, um catalisador, que usando de habilidade e arte, leva as partes a encontrarem a solução para as suas pendências. Portanto, o Mediador não decide; quem decide são as partes.

Conciliação: É um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa (neutra), o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo, inclusive sugerindo soluções.

É um acordo de vontades que resulta de concessões mútuas em que um terceiro imparcial, ajuda, orienta e facilita a composição, inclusive sugerindo soluções.

Arbitragem: Processo voluntário em que as pessoas em conflito delegam poderes a uma terceira pessoa, de preferência especialista na matéria, imparcial e neutra, para decidir por elas o litígio.

Trata-se de exercício processual em que o julgador (o árbitro) pode valer-se de mecanismos idênticos aos da Justiça Comum (realizar audiências, ouvir testemunhas e determinar levantamentos de provas) com a finalidade de se convencer e prolatar sentença sobre a questão.

Page 2: Revisão para AV1.docx

3. Qual a diferença entre as teorias do Monismo e do Pluralismo Jurídico?

R.:

Monismo: Teoria que considera como válida apenas uma ordem jurídica, seja o direito natural ou universal (monismo jurídico universal), seja o direito estatal (monismo jurídico estatal). Dessa forma, o monismo jurídico não está identificado apenas com a ordem jurídica estatal e sim com a acepção da palavra, isto é, monismo jurídico significa o reconhecimento de apenas uma ordem jurídica, estatal ou natural (universal).

A tese de que o direito é criado somente pelo Estado caracteriza o monismo jurídico ou centralismo jurídico.

Pluralismo Jurídico: Teoria que sustenta a coexistência de vários sistemas jurídicos no seio da mesma sociedade.

A expressão pluralismo jurídico parte da ideia de que existem vários tipos de sistemas jurídicos capazes de realizarem suas funções com bastante eficácia e em um mesmo ambiente.

O Direito toma uma dimensão não apenas de projeção estatal, mas também de uma importância social. Assim o Estado é considerado apenas como parte integrante da sociedade, sem impor-se acima ou abaixo dela, privilegiando dessa forma, a relação existente entre Estado/sociedade, podendo buscar assim uma forma de direito mais justa.

4. Como se divide e qual a composição do Poder Legislativo brasileiro? Explique também as atribuições de cada um deles?

R.:

Âmbito Federal: congresso nacional: Câmara dos Deputados e Senado Federal; o congresso nacional tem a função de legislar sobre todas as questões de interesse nacional e de competência da União, como também fiscalizar o poder executivo e outras atribuições referentes a aprovação e autorizações. Adota o sistema bicameral, onde a legislatura é dividida pelas duas câmaras, isso significa que se uma inicia o projeto de lei a outra revisa, sendo que ambas se manifestam sobre a elaboração das leis.

Estadual: Assembleia legislativa: Deputados estaduais: Elabora leis para o âmbito territorial da cada Estado e as matérias de sua competência. Adota o sistema unicameral, ou seja, formada apenas por uma câmara. Exerce também o poder de fiscalização financeira e orçamentária do estado.

Municipal: Câmara municipal: Vereadores: Elaboração de leis sobre matérias de competência exclusiva do município e exercendo o controle da Administração local, principalmente quanto aos atos e as contas do Poder Executivo do Município. Adota também o sistema unicameral.

Page 3: Revisão para AV1.docx

5. Quais são os sistemas de escolha dos magistrados adotados em nosso país? Explique como se dá a entrada dos magistrados em cada instância do nosso Poder Judiciário.

R.:Misto: Concurso público, nomeação e eletivo (eleição pelo 5° constitucional)

1ª Instância: Concurso público e provas de títulos, preenchendo a vaga aqueles que melhor forem classificados.2ª Instância: eletivo por merecimento e eletivo através do 5° constitucional

3ª e 4ª Instância: Por nomeação do poder executivo.

6. O que se entende por Judicialização da Política e por Politização do Judiciário? Exemplifique cada um.

R.:

A judicialização da política é interferência do poder judiciário na política, em outras palavras é a expansão do poder judiciário para o campo político.

A politização do judiciário: É o campo político interferindo no poder judiciário. Ex.: A escolha dos magistrados pelo poder executivo.

7. Quais os efeitos positivos e negativos que uma norma pode ter? Explique cada um deles.

Efeitos positivos: Controle social: Coação Psicológica ou intimidação. (Prevenção)

Segregação do transgressor do meio social ou aplicação da pena. (Prevenção Especial);

Educativo: A lei, antes de se tornar obrigatória, tem que ser divulgada, publicada e assim, à medida que vai sendo conhecida pelo grupo, vai também educando e esclarecendo a opinião pública.

Transformador: Em razão das necessidades sentidas a norma estabelece novas diretrizes a serem seguidas, fixa novos princípios a serem observados.Ex.: Plano Real

Efeitos Negativos:

Quando a lei é ineficaz. Causas:Desatualização.Misoneísmo.Antecipação da lei à realidade social existente.

Quando houver omissão das autoridades em aplicá-la; Quando inexistir estrutura adequada à aplicação da lei.

Ex.: Lei seca X Bafômetro.

Page 4: Revisão para AV1.docx

8. O que se entende por eficácia da norma? Cite e explique quatro desses fatores.

R.:

Grau de cumprimento da norma dentro da prática social. Uma norma é considerada eficaz quando é respeitada ou quando sua violação não é tolerada.

Os fatores de eficácia de uma norma diferenciam-se em função das características e das finalidades de cada sistema jurídico.

1. Fatores Instrumentais:

a) Divulgação

b)Conhecimento (Depende da divulgação e do nível de instrução da população)

c) Perfeição Técnica da Norma

d)Elaboração de estudos preparatórios(Comissão de preparação de anteprojetos, estatísticas, pesquisas, etc.)

e) Preparação dos operadores para aplicação da norma

f)Consequências Jurídicas (Elaboração de regras que estimulem a adesão à norma ou pelo oferecimento de alguma vantagem ou sanção não tradicional.)

g) Expectativa de consequências negativas

BOM ESTUDO!!!