revestimento-metalico

15
Recobriment Recobriment o o Metálico Metálico

Upload: marcio-junior

Post on 12-Aug-2015

96 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Page 1: Revestimento-metalico

RecobrimenRecobrimentoto

MetálicoMetálico

Page 2: Revestimento-metalico

Já sabemos que o tratamento de superfície tem, principalmente, a finalidade de proteger peças ou materiais da corrosão e de outros tipos de desgaste..

Page 3: Revestimento-metalico

Essa proteção pode consistir num tratamento por meio da pintura. Outra proteção é o recobrimento metálico de peças ou materiais.

O problema está na escolha de um destes dois tipos – pintura e recobrimento metálico – para o tratamento de superfícies. Conforme o tipo da peça desejada e a natureza do material que será usado, a pintura pode ser o tratamento adequado. Mas, em outros casos, é preferível o recobrimento metálico á pintura.

Tratamento por meio da pintura Tratamento metálico

Page 4: Revestimento-metalico

Conceito:Conceito:

método pelo qual se deposita uma camada de outro metal sobre a superfície da peça metálica. Ás vezes , é possível depositar várias camadas de metais diferentes, ou até de ligas metálicas, na peça que será tratada.

A escolha do metal ou liga de revestimento depende das A escolha do metal ou liga de revestimento depende das propriedades físicas e químicas dos metais, a saber; vaporização, propriedades físicas e químicas dos metais, a saber; vaporização, ionização, condensação, fusão, redução ( quando o metal se encontra ionização, condensação, fusão, redução ( quando o metal se encontra dissolvido na forma dissolvido na forma de íons), solidificação ou cristalização. solidificação ou cristalização.

Page 5: Revestimento-metalico

Na evaporação, o líquido passa para o estado gasoso a qualquer temperatura. É um processo lento e superficial, ou seja, as moléculas da superfície do líquido conseguem adquirir energia suficiente para passar para o estado gasoso. A evaporação é a vaporização que ocorre espontaneamente, ou seja, sem ser provocada.Ex: Colocamos um jarro de água no sol e o sol vai vaporizar a água então vai ser evaporação porque ocorreu espontaneamente.

Evaporação

Page 6: Revestimento-metalico

Ionização

É um processo de ionizar um material de modo que seus componentes adquiram carga elétrica positiva ou negativa. Estado ionizada, cada partícula pode se deslocar sob o efeito de um campo elétrico. Essa propriedade é muito utilizada nos recobrimentos metálicos e até mesmo na deposição de tintas. Quando um metal se apresenta na forma de íon, pode ser dissolvido na água, formando soluções.

Condensação

É a passagem de vapor para o estado líquido

Fusão

É a passagem do estado sólido para o estado líquido

Redução

É um fenômeno químico e, numa das suas manifestações, corresponde á passagem do íon para o estado de metal.

Page 7: Revestimento-metalico

Solidificação ou Solidificação ou cristalizaçãocristalização

É a passagem do estado líquido para o sólido. A temperatura de vaporização de uma substância diminui á medida que se diminui á pressão a qual ela está submetida. Assim , muitos processos de revestimentos ou recobrimento metálico são feitos sob pressão reduzida.

Page 8: Revestimento-metalico

Tipos de Revestimentos:Tipos de Revestimentos:

CladizaçãoCladização

Imersão a quenteImersão a quente

MetalizaçãoMetalização

CementaçãoCementação

Deposição em fase gasosaDeposição em fase gasosa

Redução químicaRedução química

Page 9: Revestimento-metalico

Imersão a quenteImersão a quente É o revestimento metálico que se obtém por imersão do material metálico em um banho do metal fundido.É um processo muito usado para revestimento de aço com estanho,com cobre,com alumínio e com zinco.

Aço Carbono + Alumínio = Aluminização

Aço + Alumínio Puro = Aço Aluminizado Banho no zinco = Galvanização

Page 10: Revestimento-metalico

CladizaçãoCladizaçãoÉ uma laminação sobre um metal base no qual se quer É uma laminação sobre um metal base no qual se quer proteger. O processo pode ser feito em três maneiras:proteger. O processo pode ser feito em três maneiras:

- Laminação conjunta à quente de chapas do metal com - Laminação conjunta à quente de chapas do metal com o revestimento;o revestimento;- Através de uma explosão;- Através de uma explosão;- Por solda.- Por solda.

Page 11: Revestimento-metalico

MetalizaçãoMetalizaçãoÉ a aplicação de um revestimento, metálico ou não metálico, usando uma pistola de metalização, esta é dotada de uma chama oxi-acetilênica e é alimentada com arame do material metálico a ser usado como revestimento.

OBS: Na metalização é recomendado combinar a metalização com a pintura para manter uma maior durabilidade do revestimento.

Page 12: Revestimento-metalico

CementaçãoCementaçãoProcesso onde o material metálico é posto no interior de tambores rotativos em contato com uma mistura de pó metálico e um fluxo adequado. O conjunto é aquecido a altas temperaturas permitindo a difusão do metal no material metálico. Neste processo normalmente é utilizado alumínio e zinco.

Page 13: Revestimento-metalico

Deposição em fase Deposição em fase gasosagasosa

Processo onde uma substância volatizada, contendo um sal do metal a ser usado como revestimento, é passada sobre o material aquecido a ser revestido, resultando em deposição do metal ou em formação de uma liga com o metal base do substrato.

Page 14: Revestimento-metalico

Redução químicaRedução química

São os revestimentos obtidos pela redução de íons metálicos existentes na solução. O metal é precipitado, formando uma película aderente à base metálica.

Page 15: Revestimento-metalico

BIBLIOGRAFIABIBLIOGRAFIA Gentil, V. Corrosão. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.Gentil, V. Corrosão. 2ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

http://www.iope.com.br/3i_corrosao_4.htm. Acesso em 12 de maio http://www.iope.com.br/3i_corrosao_4.htm. Acesso em 12 de maio de 2011.de 2011.

http://domfeliciano-sec.dyndns.org/marcelo.antunes/http://domfeliciano-sec.dyndns.org/marcelo.antunes/revestimento_metalico.htm. Acesso em 12 de maio de 2011.revestimento_metalico.htm. Acesso em 12 de maio de 2011.

KUREK, A. P.; SELLIN, N. a. GELSLEICHTER, Michael. Redução e KUREK, A. P.; SELLIN, N. a. GELSLEICHTER, Michael. Redução e substituição do ácido crômico na etapa de condicionamento de ABS substituição do ácido crômico na etapa de condicionamento de ABS para metalizaçãopara metalização.. Polímeros Polímeros [online]. 2009, vol.19, n.3 [cited 2011-[online]. 2009, vol.19, n.3 [cited 2011-05-26], pp. 248-254 . Available from: 05-26], pp. 248-254 . Available from: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-14282009000300014&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0104-1428. doi: 14282009000300014&lng=en&nrm=iso>. ISSN 0104-1428. doi: 10.1590/S0104-1428200900030001410.1590/S0104-14282009000300014

SANTANA, R.. A.. C.; PRASAD, S.; SANTANA, F. S. M. Revestimento SANTANA, R.. A.. C.; PRASAD, S.; SANTANA, F. S. M. Revestimento Eletrolítico Com Uma Liga Amorfa De Ni-W-B, Resistente À Eletrolítico Com Uma Liga Amorfa De Ni-W-B, Resistente À Corrosão E Ao Desgaste. Ecl. Quím., São Paulo, 28(1): 69-76, 2003.Corrosão E Ao Desgaste. Ecl. Quím., São Paulo, 28(1): 69-76, 2003.