reuniÃo lÍtero musical doutrinÁria união da mocidade espírita de...

15
1 “O bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a conduza”. Allan Kardec EVENTOS ESPÍRITAS REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de Uberaba - UMEU Palestra: “A MULHER, SUAS LUTAS E A LIBERDADE ESPIRITUAL”. Palestrante: Walter Barcelos Atrações: Apresentações musicais, sorteio de livros e, confraternização. Data: 29/09/2007 – sábado Horário: 19h30min. Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº. 449 – Estados Unidos). VI SIMPÓSIO EM TORNO DA FAMÍLIA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA Dia: 09/06/2007 Local: Educandário Espírita Portal da Luz (Rua Cel. José Francisco, 68 – Boa Vista) Horário: 19h30min. Tema: A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família. Expositor: Marcelo S. Santos (De Igarapava – SP). VI CONFRATERNAR – ENCONTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS Dia: 23/09/2007 Local: Quadra Esportiva do Colégio Tiradentes (Praça Governador Magalhães Pinto nº 464 – Praça do Quartel) Horário: Das 07h30min. às 16h30min. Temas: 150 Anos de Amor e Sabedoria; 150 Anos de Espiritismo e a Obra Mediúnica de Chico Xavier; e, O Livro dos Espíritos – Nossa Estrada de Damasco. Expositores: Manoel Tiburcio Nogueira (Ituiutaba-MG); Geraldo Lemos Neto (Belo Horizonte); Carlos Antonio Baccelli (Uberaba-MG). Na oportunidade estará se realizando o II Encontro Espírita da Criança. REUNIÃO DO DIJ-INFÂNCIA Dia: 30/09/2007 Local: Lar Fraterno Maria Dolores (Av. Djalma Castro Alves nº 1.630 – Amoroso Costa). Horário: 15 horas. Tema: A Família e o Centro Espírita Perante a Evangelização da Criança.

Upload: lammien

Post on 27-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

1

“O bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a conduza”. Allan Kardec

EVENTOS ESPÍRITAS

REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de Uberaba - UMEU

Palestra: “A MULHER, SUAS LUTAS E A LIBERDADE ESPIRITUAL”. Palestrante: Walter Barcelos Atrações: Apresentações musicais, sorteio de livros e, confraternização. Data: 29/09/2007 – sábado Horário: 19h30min. Local: Centro Espírita Uberabense (Rua Barão de Ituberaba nº. 449 – Estados Unidos).

VI SIMPÓSIO EM TORNO DA FAMÍLIA À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA

Dia: 09/06/2007 Local: Educandário Espírita Portal da Luz (Rua Cel. José Francisco, 68 – Boa Vista) Horário: 19h30min. Tema: A Ingratidão dos Filhos e os Laços de Família. Expositor: Marcelo S. Santos (De Igarapava – SP).

VI CONFRATERNAR – ENCONTRO DE ESTUDOS ESPÍRITAS Dia: 23/09/2007 Local: Quadra Esportiva do Colégio Tiradentes (Praça Governador Magalhães Pinto nº 464 – Praça do Quartel) Horário: Das 07h30min. às 16h30min. Temas: 150 Anos de Amor e Sabedoria; 150 Anos de Espiritismo e a Obra Mediúnica de Chico Xavier; e, O Livro dos Espíritos – Nossa Estrada de Damasco. Expositores: Manoel Tiburcio Nogueira (Ituiutaba-MG); Geraldo Lemos Neto (Belo Horizonte); Carlos Antonio Baccelli (Uberaba-MG).

Na oportunidade estará se realizando o II Encontro Espírita da Criança.

REUNIÃO DO DIJ-INFÂNCIA Dia: 30/09/2007 Local: Lar Fraterno Maria Dolores (Av. Djalma Castro Alves nº 1.630 – Amoroso Costa). Horário: 15 horas. Tema: A Família e o Centro Espírita Perante a Evangelização da Criança.

Page 2: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

2

Expositor: Ana Rosa Moura Caetano e Edna Maria Pelet de Andrade.

44ª COMMETRIM/FRUTAL Participe da COMMETRIM que será realizada em Frutal-MG, nos dias 02, 03 e 04 de novembro de 2007. As inscrições estão abertas até o dia 30/09/2007 na Secretaria da AME, e as vagas são limitadas.

Mais informações na AME (Aliança Municipal Espírita) pelo telefone 3315-1910 ou pelo e.mail: [email protected]

TERCEIRO ENCONTRO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE E IV CONGRESSO NACIONAL UNIVERSITÁRIO DE SAÚDE E ESPIRITUALIDADE

O Núcleo Universitário Saúde e Espiritualidade Chico Xavier, com o apoio da Associação Médico Espírita de Uberaba e a Associação Médico Espírita do Brasil, irão realizar o Terceiro Encontro de Saúde e Espiritualidade e IV Congresso Nacional Universitário de Saúde e Espiritualidade. Dia: De 14 a 15 de setembro de 2007. Local: Anfiteatro “A” do CEA – UFTM (Av. Frei Paulino s/n – Uberaba-MG). Temas: Questões bioéticas e espiritualidade; Sobre o aborto intencional do anencéfalo; O feto como indivíduo; A bioética e o início da vida; Razões científicas contra o aborto; Eutanásia e distanásia; O aborto à luz do Evangelho. Tema Central: “Em Defesa da Vida”. Expositores: Dra. Marlene Nobre; Dra. Irvênia Prada; Dra. Cristiane Ribeiro; Dra. Angélica Bogatzsky; Prof. Alan Mustafá; e, Prof. Simão Pedro. Informações pelo e.mail: [email protected]

RICHARD SIMONETTI EM UBERABA No dia 09/12/2007, o ilustre Richard Simonetti estará proferindo uma palestra em

Uberaba, no Centro Espírita Uberabense. Aguardem mais informações.

53ª EXPOSIÇÃO – FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA

Vem aí, mais uma Feira do Livro Espírita, e será realizada na Rua Cel. Manoel Borges nº 41, no período de 06 a 13 de outubro, das 9 às 20 horas. Participem!!!

ESTUDO

PERDAS, DEPRESSÃO E SUICÍDIO Por: F. Altamir da Cunha

Um dos fatores que se encontram associados ao suicídio, são as chamadas per-das. É considerado natural que após acontecimentos como perdas de entes queridos através da morte, relacionamentos afetivos desfeitos, desempregos, falências e outras situações semelhantes, vivamos momentos de depressão. Mas, algumas pessoas relutam em aceitar estas perdas, e geram uma situação de revolta e insegurança que desencadeiam a depressão propriamente dita.

Quanto mais valorizamos algo, mais forte será o vínculo, e maior conseqüentemente será o sofrimento ao perdê-lo.

Page 3: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

3

Diante do exposto, analisemos o homem contemporâneo, culturalmente formado para as conquistas imediatas, para quem, na sua escala de valores, o importante é ter, e não ser. Na busca desenfreada das conquistas puramente materiais, e, por consequência, transitórias, ele se comporta como o imprudente que constrói a casa na areia. Na primeira ventania ela desmoronará.

É bom compreendermos que tudo tem o seu valor, mesmo que seja passageiro; o fator de complicação está na supervalorização que atribuímos e no apego que criamos, fazendo-nos escravos e não senhores do que possuímos.

Pelo valor que damos às coisas, vivemos ansiosos por conquistá-las, e quando as conquistamos mais ansiosos nos tornamos com medo de perdê-las.

Este paradoxo é fruto da imaturidade do Espírito, que não sabendo eleger o melhor, se firma numa perigosa inversão de valores, perdendo as oportunidades que o conduziriam à conquista da verdadeira paz.

Para vivermos melhor, e para que a vida não se torne insuportável, uma coisa não devemos esquecer: só aprenderemos a ganhar, quando aprendermos a perder. A vida só nos tira o que não nos pertence e de que não mais precisamos, ou que ainda necessitamos, mas não valorizamos; e esta última acontece para assimilarmos a líção da valorização.

O real valor das coisas, das pessoas, da saúde, das oportunidades, que algumas vezes desprezamos, só é reconhecido depois que as perdemos ou quase as perdemos.

São comuns os casos de pessoas que, através dos excessos, desgastaram a saúde e só reconheceram o seu valor quando vitimadas por doenças que as conduziram a um estado de quase-morte.

Algumas perdas também têm como objetivo despertar as potencialidades que existem em cada um, e se encontram abafadas pela preguiça, pelo medo ou mesmo pelo comodismo.

Lembramo-nos de uma história que ilustra muito bem esta situação:*

“Existia uma família que morava em um sítio, em condição de extrema pobreza. O panorama era desolador: um casebre em ruína, o matagal cobrindo toda a propriedade, e em cada rosto as marcas do sofrimento.

Page 4: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

4

Sobrevivia esta família apenas do leite fornecido por uma vaquinha. Uma parte era consumida e a outra, vendida.

Os vizinhos se compadeciam do sofrimento desta família e falavam: - Ainda bem que Deus os favoreceu com a vaquinha, pois se não fosse ela, como sobreviveriam?

Os dias se sucediam, e nada mudava naquele sítio. Eis que aconteceu o inespe-rado - a vaquinha morreu.

Diante da situação, apenas uma solução se apresentava para a família não morrer de fome - trabalhar.

Todos saíram em campo, limparam a terra e plantaram. Passado algum tempo, o panorama era outro: tiveram boa safra, a casa de taipa deu lugar a uma casa de alvenaria, em vez da vaquinha agora tinham uma vacaria e em cada rosto notava-se a satisfação”.

Diferente do que parecia ser uma tragédia, a perda da vaquinha foi a solução para quebrar o comodismo e despertar as potencialidades adormecidas naquela família.

Todos nós temos os recursos necessários para vencer as crises que a vida nos proporciona. Não devemos permitir que o medo, a preguiça, a acomodação ou mesmo a revolta nos roubem a oportunidade de crescimento.

A vida é uma dádiva divina; é um tesouro de valor inestimável. Não importa de que forma ela se nos apresente; as aparências pouco significam, o que verdadeiramente vale é o essencial; e o essencial é vivermos conscientes de que fomos criados para sermos vitoriosos.

Algumas experiências, é bem verdade, exigem mais em forma de paciência, de fé, de trabalho e perseverança, mas também poderão ser oportunidades de ouro, quando bem aproveitadas, para o nosso engrandecimento espiritual.

A solidão, por exemplo, que para alguns é considerada como fator desencadeante de depressão e até mesmo do suicídio, para outros torna-se necessária para profundas reflexões e pesquisas, que resultam no seu próprio desenvolvimento e desenvolvimento da Humanidade. Mas o que será a solidão? O fato de alguém estar só é necessária-mente estar na solidão?

Não esqueçamos que a solidão que nos faz sofrer não é a exterior, mas sim a interior. Existe uma quantidade enorme de pessoas, no mundo, que rodeadas por uma multidão, ainda assim se sentem solitárias, enquanto outras, mesmo estando sós, sentem-se felizes e se tornam mais produtivas.

A grande verdade é que as depressões, as tristezas, os sentimentos de solidão, oriundos de nossas perdas, são convites para que preenchamos as lacunas por eles deixadas.

Nada justifica a infeliz idéia de fugir da vida através do suicídio. Em toda parte, a Natureza reflete a presença de uma força superior, que

defende a vida e nos convida a viver. Nos momentos de incerteza com relação ao futuro, lembremo-nos das

promessas consoladoras de Jesus: “Olhai as aves dos céus, que não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?” (Mateus, 6:26.)

Lutemos e confiemos na vitória, para que se cumpra a afirmativa tão conhecida: “Ajuda-te e o céu te ajudará”. Transcrito da Revista Reformador – Dezembro/2006 – Nº 2.133

Page 5: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

5

PINGA FOGO COM CHICO XAVIER

Continuamos com o “Pinga Fogo” na antiga TV Tupi – Canal 4, entrevistando o nosso querido e inestimável CHICO XAVIER. 10 – Hele Alves – Eu queria saber agora o seguinte: Os espíritas dizem que os renascimentos sucessivos da criatura humana têm por objetivo a sua evolução. Outras correntes espiritualistas como os teosofistas, os messiânicos, também dizem que nós estamos no limiar de uma era de grande beleza, a era de Aquário, na qual a humanidade será muito feliz. Eu gostaria de perguntar ao senhor o seguinte. __ Se temos mais de uma dezena de séculos de evolução, se estamos no limiar de uma era de encontro da criatura humana consigo própria, como que o senhor explica a violência do mundo atual como a guerra do Vietnã, a violência da sociedade de consumo. Isso a nosso ver, não representa uma grande evolução da humanidade. CHICO XAVIER – Esses fenômenos todos – diz o nosso Emmanuel que está presente – caracterizam mesmo o período de transformação em que nós nos encontramos. Diz ele: O nosso companheiro materialista dirá: Natureza. Mas para nós os religiosos, Natureza é sinônimo de manifestação de Deus. Então Deus cria a Natureza, Deus cria a vida, mas o homem, os homens ou as mulheres do planeta, são filhos de Deus e podem modificar a criação de Deus. Nós nos encontramos no limiar de uma era extraordinária, se nos mostrarmos capacitados coletivamente e recebe-la com a dignidade devida. Se os países mais cultos do globo puderem suportar a pressão dos seus próprios problemas, sem entrar em choques destrutivos, como, por exemplo: guerra de extermínio que deixará conseqüências imprevisíveis para nós todos no planeta, então veremos uma era extraordinariamente maravilhosa para o homem, porque a própria automação – diz ele – nos está dizendo que vamos ser aliviados ou quase que aposentados do trabalho mais rude no trato com o planeta, para a educação da nossa vida mental, através de informações sobre o universo com proveito enorme, proveito incalculável para benefício da humanidade. Mas isso terá um preço. Será o preço da paz. Se pudermos nos suportar uns aos outros, amar uns aos outros, seguindo os preceitos de Jesus, até que essa era prevaleça, provavelmente no próximo milênio, não sabemos se no princípio ,se nos meados ou se no fim. O terceiro milênio nos promete maravilhas, mas se o homem, filho e herdeiro de Deus, também se mostrar digno dessas concessões. Senão vamos agüentar nós todos, talvez com as estacas zero ou quase zero para recomeçar tudo de novo. 11 – João de Scantimburgo – A escrita automática, tratada pela Metapsíquica e a Parapsicologia, é um dos atributos da mediunidade, como diz Allan Kardec. Os que não crêem nos dotes preternaturais do médium são de opinião que o senhor registra no papel, por meio de escrita automática ou inconsciente, reminiscências de leituras. E ainda, não será o senhor dotado de tal sensibilidade que, identificado com os autores, por assim dizer psicografados, naturalmente os assimilou e os imita e redige à maneira deles? E, ainda, o que o senhor faz com os autores que diz psicografados é, na opinião dos observadores que não são, não perfilham a mesma doutrina do senhor, um decalque ou imitação. Por que o senhor ficou em autores como Humberto de Campos, Antero de Quental, Augusto dos Anjos, Cruz e Souza, Guerra Junqueira e outros? Não terá o senhor repetido de Augusto dos Anjos os verso que leu e reteve de memória?

Page 6: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

6

CHICO XAVIER – Antigamente eu me sentia, às vezes, ressentido dentro da minha ignorância com aqueles que não conseguiam crer na realidade mediúnica. Isso há quase uns 40 anos. Mas Emmanuel então me disse: “O seu ressentimento é pura vaidade, porque você não pode exigir que os outros venham a crer naquilo que você crê, você não pode pedir a outrem que pense pela cartilha dos seus próprios pensamentos. Você deve se preparar para ouvir as opiniões mais contrárias em torno da mediunidade porque cada um, cada espírito está na Terra com determinada tarefa, e, às vezes, o fato de alguém adquirir prematuramente uma convicção muito real da vida extraterrena, pode ser uma agente, não vamos dizer de perturbação, mas pode ser um agente incômodo para a tarefa que aquela criatura deva ou deve desempenhar”. Então respeito a opinião de todos que pensam assim, mas eu não posso acreditar que assim seja, porque isso se tornou tão evidente na minha vida, se tornou de forma tão palpável para mim a convivência com as entidades espirituais durante tantos anos, desde os dias da infância que, para mim, a vida com os espíritos desencarnados já não é propriamente um fenômeno mediúnico, mas o estado de convivência conquanto eu diga isso compreendendo que a misericórdia vem deles e que tolerância vem deles e que eu, às vezes, pergunto a mim mesmo como é que eles podem me tolerar. Mas cheguei a um estado de certeza, certeza íntima e naturalmente pessoal e intransferível, que se eu disser que estes livros pertencem a mim eu estou cometendo uma fraude pela qual eu vou responder de maneira muito grave depois da partida deste mundo. Eu não desejo carregar este problema porque estou perfeitamente tranqüilo quanto à presença dos espíritos na mediunidade, nos livros e quanto mais a minha vida pessoal na presente reencarnação se alonga na Terra, mais eu compreendo que me sinto à distância deles, porque quanto mais a luz deles brilha, mais eu compreendo a minha inferioridade, a sombra a que eu devo me acolher para respeitar. Então eu não posso crer desse modo. E, certa feita, quando alguém fez essa indagação ao espírito Emmanuel, ele então me disse: “Então seria o caso de uma pessoa que leu centenas de livros se transformar, por exemplo, num escritor automático de muitas obras, de muitas páginas, quando isso geralmente acontece com muito pouca gente, só com aqueles que têm uma inteligência muito apropriada”. Não é o meu caso, porque eu não pude ir além do curso primário, e além disso, em 1931 eu contraí uma enfermidade ocular que me acompanha até os dias presentes e, apesar de muitas vezes uma pessoa acusada de devorar livros, eu não consigo ler muito. Para que eu leia um livro é preciso que um amigo me faça indicação, porque eu vou ler não com sacrifício, mas com algum trabalho porque eu disponho apenas de atividade monocular. Isto é do domínio dos médicos que em Belo Horizonte e em Uberaba tratam da minha situação de doente dos olhos desde 1931.

MENSAGEM ESPÍRITA

AFLIÇÕES JUSTAS Difícil admitir, mas as aflições são sempre justas. As Leis Divinas não espezinham corações pelo simples prazer de fazer valer a autoridade que se revele implacável em forma de dolorosa cobrança. Antes que estabeleça mais íntimo contato com a dor, o homem na posse do livre-arbítrio é em verdade o elemento que a edificou no curso dos dias que avançam. A dor não erra de endereço. As aflições não se fundamentam na existência do acaso.

Page 7: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

7

Vítimas de hoje, foram algozes ontem. Algozes agora, amanhã, serão vítimas de suas próprias condutas. Toda conduta se repercute de algum modo, o homem não tem que se preocupar apenas com o carma futuro, mas com o imediato. Nem sempre a vida demora a devolver os frutos de nossas escolhas. Nas entranhas de cada um, o passado não foi sepultado. As aflições são ouvidas de nossa própria liberdade. O sofrimento provoca comoções íntimas, mas aos poucos, pacifica a consciência e proporciona a paz verdadeira. Reúna forças e crê na bondade divina, ciente que Deus amenizou o caráter de suas provas bem antes que o seu lábio, por isto, tenha suplicado num instante de desespero. Irmã Valquíria (Mensagem recebida no Lar Espírita Irmã Valquíria – Uberaba/MG em 30/03/2006, pelo médium Alaor Borges Jr).

TRABALHO IMPORTANTE

CENTRO ESPÍRITA BENTO POLVEIRO O Centro Espírita Bento Polveiro foi fundado em 03 de dezembro de 1965 por Willion Miguel, que foi seu primeiro presidente, acompanhado das confreiras Elith Irany Vilela, sua primeira secretária (irmã caçula de Eurípedes Barsanulfo, o famoso médium de Sacramento), Ana Alice de Oliveira, sua primeira tesoureira, Ilza Carvalho e Maria Odete Oliveira, tendo inaugurado sua sede própria em 17/11/1968, na rua Araguari nº 435, bairro São Benedito em Uberaba-MG. A denominação do Centro deu-se por sugestão de Chico Xavier, em homenagem ao notável médium clarividente, passista e curador “Bento Eduardo da Silveira Polveiro”, desencarnado aos 70 anos de idade, em 19 de janeiro de 1964. O fato como aconteceu: Após o desencarne de Bento Polveiro, Chico Xavier, já residente em Uberaba, retornando de uma viagem, em conversa com Willion Miguel, jovem militante no Movimento Espírita de Uberaba e que coordenava os trabalhos de passes na residência de Bento por ocasião do retorno do médium à pátria espiritual, indagou-lhe: __ “Por que você não funda o Grupo Espírita Bento Polveiro?” Respondeu-lhe o Willion: __ “Você está lendo o meu pensamento?” E Chico: __ “Não. São Eles que

estão dizendo...”. Confirmavam-se, assim, as intuições seguidamente obtidas pelo confrade Willion Miguel.

Quem foi Bento Polveiro? “Tio Bento”, assim chamado pelos jovens, manteve, em sua residência à rua Capitão Manoel Prata (esquina com rua José de Alencar), ao meio dia, diariamente, durante longo tempo, até a data de sua desencarnação, trabalhos de passes e curas (iniciados tais trabalhos em benefício da filha caçula de Tio Alfredo, a garota Maria Barbosa que, em torno de

seus nove anos de idade, apresentou tremores – tipo mal de Parkinson – doença de origem espiritual, tratada e curada pelo médium Bento Polveiro). Regularmente, nas

Page 8: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

8

noites de domingo, havia sessões de estudos doutrinários freqüentadas por vários moços, quando estudaram obras de Emmanuel e André Luiz. Jovens na época, Antonio Corrêa de Paiva, Antonio Fonseca de Abreu e Willion Miguel, na ordem citada, coordenaram as diversas reuniões na casa de tio Bento. Os estudos, demais tarefas e a convivência com o notável médium serviram, mais tarde, para o nascimento de novas Casas Espíritas, fundadas pelos moços que o auxiliaram. Paiva é um dos fundadores do Centro Espírita Henrique Kruger, Fonseca, da Casa Espírita Adelino de Carvalho e Willion, do Centro Espírita Bento Polveiro.

Bento Polveiro, homem de poucas letras, vindo da zona rural deste município e de família católica, conheceu a Doutrina Espírita em Uberaba, exercendo sua mediunidade com rigor, disciplina e dedicação ao próximo, tornando-se um extraordinário pioneiro do Espiritismo nesta cidade.

No Centro Espírita Vicente de Paulo, então presidido por Joaquim Cassiano, trabalhou ao lado de Adelino de Carvalho, médium psicofônico, tendo, também por companheiro Alfredo Barbosa, o “Tio Alfredo”, médium passista. Joaquim dirigia as reuniões, Adélio falava e Bento, concentrado, através de sua “dupla vista”, enxergava os ambientes interno e externo, até mesmo locais distantes.

Freqüentou, algumas vezes, a Casa do Ponto, casa espírita onde trabalhava a médium Maria Modesto. Em sua primeira visita ao “Ponto”, foi acompanhando o sr. Lauzinho. De charrete, no caminho, na Praça Rui Barbosa, deram carona a Antonio Logogrifo, outro conhecido e dedicado trabalhador na seara espírita.

Durante as reuniões de passes, tratamentos e curas realizadas em seu lar, via e descrevia em linguagem simples as glândulas e os órgãos afetados dos assistidos – verdadeiro raio X – indicando a origem das doenças, se físicas ou espirituais, sem haver cometido um só engano! Inúmeras pessoas enfermas foram curadas pelo abnegado médium, através de constantes passes, vibrações, água fluidificada e, quando necessários, chás e ervas.

Embora com problemas circulatórios em suas inchadas pernas dificultando sua caminhada, “Tio Bento” visitava e assistia espiritualmente os doentes acamados. Participavam normalmente dessas visitas os companheiros Joaquim Cassiano, Adelino de Carvalho, Alfredo Barbosa, o então jovem Antonio Corrêa de Paiva e, às vezes, outros irmãos de Doutrina.

Atividades Atuais do Centro Espírita Bento Polveiro Além dos passes diários às treze horas e dos estudos doutrinários no domingo à noite, há, também, no decorrer da semana, reuniões públicas, de tratamento e curas, de desobsessão, de estudos para os médiuns, da mocidade, evangelização da criança e assistência fraterna (com doação de cestas de mantimentos, de sopa, de almoço, em semanas alternadas e a tradicional distribuição natalina).

PERSONALIDADES DE DESTAQUE NO MOVIMENTO ESPÍRITA

YVONNE DO AMARAL PEREIRA

Yvonne do Amaral Pereira nasceu na antiga Vila de Santa Tereza de Valença, hoje Rio das Flores, sul do estado do Rio de Janeiro, às 6 horas da manhã. O pai, um pequeno negociante, Manoel José Pereira Filho e a mãe Elizabeth do Amaral Pereira. Teve 5 irmãos mais moços e um mais velho, filho do primeiro casamento da mãe.

Aos 29 dias de nascida, depois de um acesso de tosse, sobreveio uma sufocação que a deixou como morta (catalepsia ou morte aparente). O fenômeno foi fruto dos muitos complexos que carregava no espírito, já que, na última existência terrestre, morrera afogada por suicídio. Durante 6 horas permaneceu nesse estado. O médico e o farmacêutico atestaram morte por sufocação. O velório foi preparado. A suposta defunta foi vestida com grinalda e vestido branco e azul. O caixãozinho branco foi encomendado.

Page 9: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

9

A mãe se retirou a um aposento, onde fez uma sincera e fervorosa prece a Maria de Nazaré, pedindo para que a situação fosse definida, pois, não acreditava que a filha estivesse morta. Instantes depois, a criança acorda aos prantos. Todos os preparativos foram desfeitos. O funeral foi cancelado e a vida seguiu seu curso normal.

O pai, generoso de coração, desinteressado dos bens materiais, entrou em falência por três vezes, pois favorecia os fregueses em prejuízo próprio. Mais tarde, tornou-se funcionário público, cargo que ocupou até sua desencarnação, em 1935. O lar sempre foi pobre o modesto, conheceu dificuldades inerentes ao seu estado social, o que, segundo ela, a beneficiou muito, pois bem cedo alheou-se das vaidades mundanas e compreendeu as necessidades do próximo. O exemplo de conduta dos pais teve influência capital no futuro comportamento da médium. Era comum albergar na casa pessoas necessitadas e mendigos.

Aos 4 anos já se comunicava audio-visualmente com os espíritos, aos quais considerava pessoas normais encarnadas. Duas entidades eram particularmente caras: O espírito Charles, a quem considerava pai terreno real, devido a lembranças vivas de uma encarnação passada, em que este espírito fora seu pai carnal. Charles, o espírito elevado, foi seu orientador durante toda a sua vida e atividade mediúnica. O espírito Roberto de Canalejas, que foi médico espanhol em meados do século XIX era a outra entidade pela qual nutria um profundo afeto e com a qual tinha ligações espirituais de longa data e dívidas a saldar. Mais tarde, na vida adulta, manteria contatos mediúnicos regulares com outras entidades não menos evoluídas, como o Dr. Bezerra de Menezes, Camilo Castelo Branco, Frederic Chopin e outras.

Aos 8 anos repetiu-se o fenômeno de catalepsia, associado a desprendimento parcial. Aconteceu à noite e a visão que teve, a marcou pelo resto da vida. Em espírito, foi parar ante uma imagem do “Senhor dos Passos”, na igreja que freqüentava. Pedia socorro, pois sofria muito. A imagem, então, cobrando vida, lhe dirigiu as seguintes palavras: “Vem comigo minha filha, será o único recurso que terás para suportar os sofrimentos que te esperam”, aceitou a mão que lhe era estendida, subiu os degraus e não lembra de mais nada. De fato, Yvonne Pereira foi uma criança infeliz. Vivia acossada por uma imensa saudade do ambiente familiar que tivera na sua última encarnação na Espanha e que lembrava com extraordinária clareza. Considerava seus familiares, principalmente seu pai e irmãos, como estranhos. A casa, a cidade onde morava, eram totalmente estranhas. Para ela, o pai verdadeiro era o espírito Charles e a casa, a da Espanha. Esses sentimentos desencontrados e o afloramento das faculdades mediúnicas, faziam com que tivesse comportamento considerado anormal por seus familiares. Por esse motivo, até os dez anos, passou a maior parte do tempo na casa da avó paterna.

O seu lar era espírita. Aos 8 anos teve o primeiro contato com um livro espírita. Aos 12, o pai deu-lhe de presente “O Evangelho segundo o Espiritismo” e o “Livro dos Espíritos”, que a acompanharam pelo resto da vida, sendo a sua leitura repetida, um bálsamo nas horas difíceis. Aos 13 anos começou a freqüentar as sessões práticas de Espiritismo, que muito a encantavam, pois via os espíritos comunicantes. Teve como instrução escolar o curso primário. Não pode, por motivos econômicos, fazer outros cursos, o que representou uma grande provação para ela, pois amava o estudo e a leitura. Desde cedo teve que trabalhar para o seu próprio sustento, e o fez com a costura, bordado, rendas, flores, etc... A educação patriarcal que recebeu, fez com que

Page 10: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

10

vivesse afastada do mundo. Isto, por um lado, favoreceu o desenvolvimento e recolhimento mediúnico, mas por outro, a tornou excessivamente tímida e triste.

Como já vimos, a mediunidade apresentou-se nos primeiros dias de vida terrena, através do fenômeno de catalepsia, vindo a ser este, um fenômeno comum na sua vida a partir dos 16 anos. A maior parte das reportagens de além-túmulo, dos romances, das crônicas e contos relatados por

Yvonne Pereira, foram coletados no mundo espiritual através deste processo, na hora do sono reparador. A sua mediunidade, porém, foi diversificada. Foi médium psicógrafo e receitista (Homeopatia) assistida por entidades de grande elevação, como Bezerra de Menezes, Charles, Roberto de Canalejas, Bittencourt Sampaio. Praticou a mediunidade de incorporação e passista. Possuía mediunidade de efeitos físicos, chegando a realizar algumas sessões de materialização, mas nunca sentiu atração por esta modalidade mediúnica. Os trabalhos, no campo da mediunidade, que mais gostava de fazer eram os de desdobramento, incorporação e receituário. Como foi dito, através do desdobramento noturno que Yvonne Pereira navegava através do mundo espiritual, amparada por seus orientadores, coletando as crônicas, contos e romances com os quais hoje nos deleitamos. Como médium psicofônico, pode entrar em contato com obsessores, obsidiados, e suicidas, aos quais, devotava um carinho especial, sendo que muitos deles tornaram-se espíritos amigos. No receituário homeopático trabalhou em diversos centros espíritas de várias cidades em que morou durante os 54 anos de atividade. Foi uma médium independente, que não se submetia aos entraves burocráticos que alguns centros exercem sobre seus trabalhadores, seguia sempre a “Igreja do Alto” e com ela exercia a caridade a qualquer hora e a qualquer dia em que fosse procurada pelos sofredores.

Foi uma esperantista convicta e trabalhou arduamente na sua propaganda e difusão, através de correspondência que mantinha com outros esperantistas, tanto no Brasil, quanto no exterior. Desde muito pequena cultivou o estudo e a boa leitura. Aos 16 anos já tinha lido obras dos grandes autores como Goethe, Bernardo Guimarães, José de Alencar, Alexandre Herculano, Arthur Conan Doyle e outros. Escreveu muitos artigos publicados em jornais populares. Todos foram perdidos.

A obra mediúnica de Yvonne Pereira consta de 20 livros. Yvonne do Amaral Pereira nasceu no Rio de Janeiro em 24/12/1900 e desencarnou

no Rio de Janeiro em 09/03/1984 Fonte: Jornal Macaé Espírita – Nº 289/290 – Janeiro e Fevereiro de 2000 / Biografia compilada por Rocky Antonio Valencia Oyola.

DATAS IMPORTANTES DO ESPIRITISMO 09/1887 – Bezerra de Menezes, sob o pseudônimo de Max, inicia a publicação de uma série de artigos doutrinários espíritas, nas páginas de “O Paiz”, jornal do Rio de Janeiro de maior tiragem na época. 09/1889 – Inaugura-se em Paris o 2º Congresso Espírita Internacional, no qual Leon Denis toma parte ativa como defensor da tese Kardequiana. 01/09/1892 – Funda-se no Rio de Janeiro a Sociedade Brasileira de Estudos Psíquicos. 29/09/1915 – Desencarne de Maria João de Deus, mãe de Francisco Cândido Xavier.

Page 11: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

11

10 a 17/09/1960 – Realiza-se em Londres um Congresso Espiritualista Internacional, no qual a tese reencarnacionista foi brilhantemente defendida pelo Dr. Karl E, Muller, presidente da Federação Espírita Internacional.

LIVROS DO “CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA”

DEPARTAMENTO – CLUBE DO LIVRO ESPÍRITA MARIA DOLORES

(Rua Artur Machado nº 288 – sala 4 – Centro –

Telefone: 3312-8327)

HOMENS NOTÁVEIS – HISTÓRIAS DA PALESTINA NOS TEMPOS DE JESUS – Pelo Espírito Leon Tolstoi – Psicografado por Cirinéia Iolanda Maffei Jesus em Sua caminhada, estabeleceu ligações que durante muitos séculos influenciaram a trajetória espiritual daqueles que se iluminaram com Sua Doutrina de Amor. Os Evangelhos descrevem esses encontros belíssimos, registrados há mais de dois mil anos e que relembram a todo instante o eterno encanto da sabedoria do Mestre da Galiléia.

Aliando O Evangelho Segundo o Espiritismo a textos bíblicos, o autor espiritual Leon Tolstoi, apresenta um trabalho literário especialmente destinado ao leitor atento às passagens da vida de Jesus cristo e às mensagens nelas contidas. Além disso, Homens Notáveis é uma obra dedicada não somente aos palestrantes espíritas, mas a todos aqueles que ministram aulas de estudo do Evangelho a iniciantes Espíritas e a outros tantos que se encontram indecisos quanto ao rumo religioso a seguir.

Os contos desta obra revelam alguns encontros do Mestre Jesus com pessoas que, apesar de anônimas, foram destacadas por Tolstoi neste livro. Essas inusitadas personagens nada mais são do que seres humanos sujeitos às imperfeições encontrados em quaisquer indivíduos da atualidade. Nos encontros descritos é preciso identificar com clareza nosso orgulho, vaidade, humildade, dor, ódio, inveja, raiva, frustração e desesperança, bem como nossa humildade, abnegação e nosso altruísmo, latentes em nossa intimidade.

A beleza das histórias nos facilita identificar essas personagens existentes em nosso mundo interior. Além de identificarmos que, século após século Jesus continua a nos buscar, não fisicamente, como quando percorria as estradas da Palestina, mas espiritualmente, através do chamamento de Sua doutrina divulgada por todos aqueles que continuam a semear aos quatro ventos a Boa Nova. RETORNO AO PRINCÍPIO – Pelo Espírito Lucius – Psicografado por Lucimara Breve.

Na época em que Jesus esteve encarnado entre nós, bastava sua simples presença, ainda que a distância, para que milagres acontecessem. Retorno ao Princípio, cujo desenrolar ocorre neste momento único, conta as experiências de Marcus – general romano detentor de reconhecida e respeitada carreira na defesa dos interesses de Roma e do Imperador – que se defronta com a maior de todas as suas batalhas...

Page 12: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

12

O autor espiritual Lucius nos convida através deste romance, a conviver ao lado dos primeiros cristãos e suas enriquecedoras experiências diante das palavras do Mestre. CINZAS DO PASSADO – Pelo Espírito de Lucius – Psicografado por Sandra Carneiro.

O amor está sempre acima de todos os sentimentos, e viver pelo amor e para o amor é o maior bem que se pode alcançar na Terra. O sofrimento traça em nosso caminho duas linhas muito distintas. Quando ele se instala em nossas vidas, podemos reagir de duas formas: ou transformamos a dolorosa experiência em luz a brilhar sobre o nosso caminho futuro trazendo renovação, ou fechamos nosso coração, negando-nos a aprender com a experiência, alimentando pensamentos e sentimentos de revolta, rebeldia, raiva, vingança e medo. Cabe a nós decidir se queremos ir em busca da compreensão maior da vida, ou se preferimos continuar abafando o nosso coração e nossa alma, contentando-nos com uma vida limitada, sem

horizontes, cheia de ilusões. Quando aceitarmos a grandeza do processo da reencarnação e do que significa para o homem estar na Terra, sem dúvida entenderemos que a vida é nossa grande oportunidade de progresso e de reparação do passado. Somente o perdão e o amor podem nos libertar das cinzas do passado trazendo-nos paz e renovação, permitindo-nos seguir em frente e sermos felizes. ATAREVE, OS OLHOS DA VINGANÇA – Pelo Espírito de Fénelon – Psicografado por Dario Sandri Jr. O domínio da força exalta instintos, emana percepções e comanda vontades. Mas os sentimentos puros buscam a harmonia. Réu da própria consciência, o personagem procura vencer desafios, num ambiente onde o respeito é forjado no medo. Império romano; palco das paixões, em amadurecimento, a caminho do amor. Conflito entre a ética do poder e a responsabilidade da justiça num cenário de traição, fanatismo e de esperança contra a tirania. Vigorosa narrativa de Fénelon que supera a barreira do tempo, trazendo o ontem ao hoje, conduzindo-o ao amanhã; revelando as fraquezas humanas enquanto não se conquista a surprema perfeição. Simplicidade e precisão capitadas pelo autor que registrou a rudeza de uma época sem macular a força criadora da vida. Leitura, prazerosa e instigante. LUZ QUE NUNCA SE APAGA – Pelo Espírito Bento José – Psicografado por

Sandra Carneiro. Serginho, o jovem que inspirou esta obra, nos fará conhecer inúmeras históricas. Sua experiência exemplifica milhares de outras; muitos jovens e suas famílias estão passando agora pelas mesmas dificuldades que ele enfrentou.

No entanto, a luz que se acendeu no coração dele e de seus familiares, em meio à dor e ao sofrimento, comprova que a vida, dom

Page 13: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

13

de Deus, jamais se apaga. E onde há vida, há alegria, construção e renovação. Serginho é um exemplo para nós, não só pelos seus acertos, mas também pelas suas dificuldades e fraquezas, que não são comuns a todos. Num mundo onde se alastram a dúvida, a insegurança e o medo, é confortador saber que o amor e o conhecimento das leis de Deus pode nos inundar de esperança, iluminando nossa alma e fortalecendo-nos ao longo da jornada eterna. Deus é amor e fonte de todo o bem, e para sua luz infinita caminhamos, luz que nunca se apaga! MEDIUNIDADE CONSCIENTE – Pelo Espírito de Odilon Fernandes – Psicografado por Carlos A. Baccelli. O título da obra que ora lhes passamos às mãos objetiva cumprir dupla finalidade: endereçar-se aos médiuns portadores de faculdade mediúnica consciente, dentro da lucidez que os caracteriza no momento do transe, e conscientiza-los, no que tange à responsabilidade que abraçam, nas tarefas de que buscam se desincumbir.

SUGESTÃO DE LEITURA NO MUNDO MAIOR – Pelo Espírito de André Luiz – Psicografado por Francisco Cândido Xavier.

Nesta obra, André Luiz focaliza aspectos da vida no Mundo Espiritual e da comunicação entre seres desencarnados e encarnados, especialmente durante o repouso do corpo físico. O autor espiritual fornece esclarecimentos sobre as causas do desequilíbrio da vida mental e apresenta os correspondentes tratamentos espirituais. Sob forma romanceada, analisa temas como aborto, epilepsia, esquizofrenia e mongolismo, destacando o socorro imediato prestado aos necessitados pelos trabalhadores invisíveis, que evitam, o quanto possível, a loucura, o suicídio e os extremos desastres morais.

OBRAS PÓSTUMAS – Por Allan Kardec Este livro foi publicado somente 21 anos após a

desencarnação de Allan Kardec. Obras Póstumas apresenta vários trabalhos do mestre que

nunca haviam aparecido em livro. Na verdade, a maioria já havia sido publicada na Revista Espírita, logo após o seu desencarne, como pode ser verificado consultando o volume da coleção correspondente ao ano de 1869.

Constam dele a biografia de Allan Kardec (transcrita da Revista Espírita de maio de 1869) e o discurso de Camille Flammarion, pronunciado junto ao túmulo de Allan Kardec. Ao lado das obras da Codificação Espírita que formam o "Pentateuco Kardequiano", Obras Póstumas constituí valiosa contribuição ao esclarecimento de vários temas fundamentais do Espiritismo, como: Deus, a alma, a criação, caracteres e conseqüências religiosas das manifestações dos espíritos, o perispírito como princípio das manifestações, manifestações visuais, transfiguração, emancipação da alma, aparição de pessoas vivas, bi-corporiedade, obsessão e possessão, segunda vista, conhecimento do futuro, introdução ao estudo da fotografia e da telegrafia do pensamento.

Page 14: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

14

Allan Kardec apresenta vasto estudo sobre a natureza do Cristo, sob vários ângulos e incorpora a este estudo a opinião dos apóstolos e a predição dos profetas, com relação a Jesus.

Paralelamente trata também da teoria da beleza, estendendo os comentários à música celeste, à música espírita e encerra a primeira parte deste livro, com a exposição do tema "As alternativas da Humanidade".

Na segunda parte relata, com detalhes, sua iniciação no Espiritismo, a revelação de sua missão, a identificação de seu Guia espiritual, além de outros fatos relacionados a acontecimentos pessoais.

Complementando, faz a apresentação da "Constituição do Espiritismo", destacando a necessidade de se estabelecer uma Comissão Central para orientar o desenvolvimento doutrinário.

É oportuno salientar que desta Constituição nasceu o Movimento de Unificação dos Espíritas do Estado de São Paulo, que vem sendo coordenado pela USE-SP - União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo desde sua fundação, em 1947.

Este livro representa o testamento doutrinário de Allan Kardec.

RAPIDINHAS:

OS JOVENS SE REORGANIZAM

Foi realizado no dia 18 de agosto deste ano, o 1º Simpósio – O Jovem na Casa Espírita. O evento foi realizado no Salão de Vidros do UTC, às 13 horas e contou com a participação de 35 Centros

Espíritas e duas organizações espíritas (AME e UMEU), e 166 participantes, em sua quase totalidade, jovens espíritas. Falaram no Simpósio, Emmanuel Alves da Silva (Conquista) que abordou o tema: “O Jovem e os Conflitos Familiares”; Daniel Gervásio Bernades (Uberlândia) abordando o tema: “Mediunidade na Mocidade”, e, Vitor Queiroz Santos (Ribeirão Preto) falando sobre o tema: “Mocidade Espírita – O Espaço do Jovem no Centro Espírita”.

Após as palestras, houve uma mesa redonda respondendo as perguntas dos jovens presentes, além de apresentações musicais, sorteio de livros e confraternização.

Pela avaliação dos presentes, o 1º Simpósio – O Jovem na Casa Espírita foi aprovado em todos os quesitos.

Nova Direção O DIJ – Juventude da AME de Uberaba agora está sob a coordenação dos Jovens: Luiz Carlos de Souza, Vanessa Afonso Romão dos Santos e Julio César da Silva. Dentre as atividades propostas, destacam-se o “Encontro Mensal de Coordenadores de Mocidades”; a realização da “Semana do Jovem Espírita”; Visitas às Mocidades Espíritas; Apoio a formação de Mocidades nos Centros Espíritas, quando solicitados, dentre outros eventos e ações que serão programadas.

Page 15: REUNIÃO LÍTERO MUSICAL DOUTRINÁRIA União da Mocidade Espírita de ...jornalespiritadeuberaba.com.br/wp-content/uploads/2016/01/12.pdf · realizar o Terceiro Encontro de Saúde

15

O SANATÓRIO ESPÍRITA PEDE SOCORRO!!! O Sanatório Espírita de Uberaba – SEU, foi fundado em 31/12/1933, pela

estimada Maria Modesta Cravo. Atualmente o Sanatório possui 120 leitos e com uma média de 130 internações por mês. Para garantir todo esse tratamento, o Sanatório conta com uma equipe de 92 funcionários, além das 12 equipes de médiuns passistas que fazem o tratamento espiritual de segunda-feira a sábado nos períodos matutino e noturno. O Sanatório está passando por dificuldades financeiras, por isso o Sanatório

lançou a campanha “O Sanatório Espírita Pede Socorro”. Se você desejar ajudar o Sanatório Espírita de Uberaba, procure a Livraria Espírita Emmanuel (Rua Artur Machado nº 288 – sala 4 – Centro) para preencher o formulário de doação que será cobrado juntamente com a conta do CODAU.

Não deixe de ajudar, para você é pouco mas, para o Sanatório é muito! Mais informações pelo telefone (34) 3312-1869 com Marcio ou Sr. Moacir.

BIBLIA DO CAMINHO Você já imaginou acessar toda a obra

mais importante da Doutrina de Jesus, Kardec e Chico eletronicamente? Você já pensou ter todo o conteúdo espírita mais importante no seu micro para acessar a qualquer hora do dia ou da noite? Neste site você encontrará: O Velho e

Novo Testamento; Todas as obras de Allan Kardec, incluindo a Revista Espírita em Francês e Português; Todas as obras psicografadas por Francisco Cândido Xavier;

E ainda, as citações que aparecem em várias obras sobre o mesmo assunto. Acesse o site: www.blibliadocaminho.com.br e instale já no seu micro.