resumos economia a 11º ano (1ª parte)

8
Economia A - 11º ano Módulo III Unidade 8 - Os Agentes Económicos e o Circuito Económico Atividade Económica - conjunto de operações feitas pelos agentes económicos que asseguram a existência de uma população através da produção de bens e serviços, da repartição do rendimento criado nessa produção, da utilização de parte desse rendimento em consumo e na aplicação da parte do rendimento não utilizado - a poupança - em investimento para garantir, no futuro, nova produção. Agentes Económicos (entidades, individuais ou coletivas, que desempenham uma função na atividade económica): Famílias: Agregados familiares de um país. Representam o consumo. Empresas: Dedicam-se à produção de bens e serviços. Podem ser empresas não financeiras (produzem bens e serviços não financeiros) ou instituições financeiras (empresas financeiras, que comercializam produtos financeiros, como os bancos e as seguradoras). Estado: Administração Pública, que tem como função satisfazer as necessidades coletivas. O Estado intervém na economia através da redistribuição dos rendimentos e no fornecimento de serviços, como a educação e a saúde, satisfazendo as necessidades da população. Resto do Mundo: todas as operações efetuadas entre um país e o Resto do Mundo. Aqui registam-se as transações entre os agentes nacionais e estrangeiros.

Upload: raffaella-erguen

Post on 04-Aug-2015

144 views

Category:

Education


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)

Economia A - 11º ano

Módulo III

Unidade 8 - Os Agentes Económicos e o Circuito Económico

Atividade Económica - conjunto de operações feitas pelos agentes económicos que asseguram a existência de uma população através da produção de bens e serviços, da repartição do rendimento criado nessa produção, da utilização de parte desse rendimento em consumo e na aplicação da parte do rendimento não utilizado - a poupança - em investimento para garantir, no futuro, nova produção.

Agentes Económicos (entidades, individuais ou coletivas, que desempenham uma função na atividade económica):

Famílias: Agregados familiares de um país. Representam o consumo. Empresas: Dedicam-se à produção de bens e serviços. Podem ser empresas não financeiras

(produzem bens e serviços não financeiros) ou instituições financeiras (empresas financeiras, que comercializam produtos financeiros, como os bancos e as seguradoras).

Estado: Administração Pública, que tem como função satisfazer as necessidades coletivas. O Estado intervém na economia através da redistribuição dos rendimentos e no fornecimento de serviços, como a educação e a saúde, satisfazendo as necessidades da população.

Resto do Mundo: todas as operações efetuadas entre um país e o Resto do Mundo. Aqui registam-se as transações entre os agentes nacionais e estrangeiros.

Page 2: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)

Os agentes económicos interagem uns com os outros no desempenho das suas funções.

Exemplo:

1. As famílias consomemos bens que as empresas não financeiras produzem e adquirem os serviços, as empresas necessitam de mão-de-obra. Assim, além de consumirem, as famílias também entregam a sua força de trabalho às empresas, pelo que são retribuídas com uma remuneração.

2. Os indivíduos que trabalham para a Administração pública recebem do estado os seus vencimentos. Em sentido contrario, os agregados familiares entregam ao Estado o impostos que este cobra, bem como as respetivas quotizações. O estado aplica as verbas que recebe dos cidadãos tanto em políticas de redistribuição, através da atribuição de subsídios, como na produção de bens e prestações de serviços, procurando satisfazer o máximo de necessidades coletivas.

3. As empresas também estabelecem relações com a administração publica. O estado consome bens e contrata serviços às empresas mediante o correspondente pagamento, mas, por outro lado, cobra-lhes impostos e contribuições sociais. Por fim, as empresas, quando compram ou vendem bens ao exterior, estabelecem laços comerciais com outro agente- transações com o resto do Mundo.

As relações que estabelecem entre os diferentes agentes denominam-se por Fluxos:

Fluxos monetários: quando as transações de bens e serviços são expressos em moeda. Fluxos reais: quando nos referimos ao conjunto dos bens e serviços trocados entre os

diferentes agentes económicos.

Agentes económicos:

Page 3: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)
Page 4: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)
Page 5: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)

Circuito económico:

8.2- O equilíbrio entre recursos e empregos

Page 6: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)

A existência do equilíbrio económico numa pressão que, por um lado, os recursos de cada agente simultaneamente empregos de outros agentes e que total dos empregos dos agentes seja igual ou total dos seus recursos.

É possível observar o equilíbrio económico através da análise dos principais agregados macroeconómicos, isto é, as contas nacionais. O produto nacional (PN), a despesa nacional (DN) e o rendimento nacional (RN) revelam esse equilíbrio, na medida em que traduzem o principio de igualdade entre o total dos recursos e o total dos empregos de uma nação. O produto nacional é igual à despesa nacional e ao rendimento.

PN=DN=RN.

Produto Nacional: é o somatório de todos os bens e serviços produzidos por uma nação durante um determinado período de tempo (geralmente um ano). A atividade produtiva de uns pais permite gerar rendimentos como os salários, os lucros, as rendas ou os juros.

Page 7: Resumos Economia A 11º ano (1ª parte)

Rendimento Nacional: os rendimentos criados pela nação são distribuídos pelos vários agentes de acordo com a sua participação na atividade económica.

Despesa nacional: São os rendimentos criados a partir do processo produtivo que vão ser utilizados em consumo ou em investimento, traduzindo dessa forma os gastos do país.

A igualdade entre os três agregados representa o equilíbrio económico, conforme podemos observar no seguinte esquema:

A entrega dos fatores de produção, por um lado, permite produzir os bens e serviços (PN) que vão ser consumidos pelos indivíduos de uma nação (DN). E por outro lado, gera os rendimentos que são distribuídos (RN) e utilizados (DN) pelos agentes.

Conceitos a reter:

Circuito económico: representação esquemática dos fluxos que se estabelecem entre os diferentes agentes económicos.

Economia aberta: Economia que estabelece relações de troca com o Resto do Mundo Economia fechada: Economia que procura ser autossuficiente, não efetuando transações comerciais

com o exterior. Empregos: Fluxos que correspondem a saídas Equilíbrio económico: situação em que todos os recursos têm um emprego correspondente e cujo

total dos empregos é igual ao total dos recursos. Exportações: venda de bens ao exterior Fluxo monetário: Quantidade de moeda transacionada entre dois ou mais agentes Fluxo real: Conjunto de bens e serviços transacionados entre dois ou mais agentes Importações: Aquisição de bens ao exterior Recursos: Fluxos que correspondem a entradas.