resumo urogenital

3
RESUMO ANATOMIA II-SISTEMA URINÁRIO Características: os rins são órgãos parenquimatosos, extraperitoniais, pares, revestidos  pela cápsula renal ( cujo aspecto varia consideravelmente entre as espécies animais.) Sintopia: os rins situam-se na região lombar, à direita e à esquerda do plano sagital mediano, ventralmente aos pilares diafragmáticos e msculos lombares, lateralmente à aorta !esquerda) e à veia cava caudal !direita). " rim direito geralmente está deslocado mais #ranialmente que o esquerdo, exceto em su$nos onde estão aproximadamente no mesmo n$vel. Morfologia externa %enericamente, costuma-se di&er que os RINS t'm a forma aproximada de um grande grão de feijão, mas a morfologia deste órgão é muito variável, assim(  em eqüinos os rins apresentam a superf$cie lisa , o direito é semelante a um tri*ngulo eq+ilátero com *ngulos arredondados e o esquerdo de formato bastante irregular.  em ruminantes são alongados e apresentam a superf$cie sulcada ou lobada. " rim direito é acatado dorso-ventralmente e o rim esquerdo parece que se encontra torcido sobre o eixo cr*nio-caudal. s lobaes são menos evidentes nos bubalinos.  em suínos o rim direito e o esquerdo são semelantes a feijes, de superf$cie lisa e ambos são acatados dorso-ventralmente.  nos carnívoros, pequenos ruminantes e coelo apresentam a forma de grão de feijão globoso com superf$cie lisa. Irriga!"o renal: "s rins são irrigados pelas #rt$rias Renais, ramo direto da aorta abdominal. "s ureteres são órgãos tubulares msculo-membranosos, de comprimento variável que se estendem da pelve renal até a bexiga urinária, unindo cada rim a esta ltima. #ada ureter apresenta uma por!"o a%&ominal e uma por!"o p$lvica, mant'm-se fixos por uma prega de perit/nio. 01 ! 0exina 1rinária) é um órgão cavitário cuja funão é arma&enar a urina. 01 possui( 2- um ápice que é o fundo da 3bolsa4 e situa-se na extremidade cranial 5- um corpo e 6- um colo que é a transião com a uretra na extremidade caudal, internamente corresponde ao 'stio interno &a uretra que possui um esf$ncter que controla  parcialmente a micão. uretra é um órgão tubular msculo-membranáceo, de situaão mediana que condu& a urina da 01 ao meio externo. 7nicia-se no 'stio interno &a uretra e termina no 'stio externo &a uretra que,no maco, locali&a-se junto à glande do p'nis ou no processo uretral em ruminantes e eq+inos. uretra transporta urina e s'men no maco e divide-se anatomicamente em uma por!"o p$lvica ou prostática e uma por!"o peniana ou esponosa na f'mea a uretra locali&a-se no vest$bulo vaginal e transporta apenas urina. " sistema genital feminino(

Upload: stefanie-paim

Post on 07-Jan-2016

3 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo Aparelho Urogenital - Anatomia II

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Urogenital

7/17/2019 Resumo Urogenital

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-urogenital 1/2

RESUMO ANATOMIA II-SISTEMA URINÁRIO

Características: os rins são órgãos parenquimatosos, extraperitoniais, pares, revestidos pela cápsula renal (cujo aspecto variaconsideravelmente entre as espécies animais.)

Sintopia: os rins situam-se na região lombar, à direita e à esquerda do plano sagitalmediano, ventralmente aos pilares diafragmáticos e msculos lombares, lateralmente àaorta !esquerda) e à veia cava caudal !direita). " rim direito geralmente está deslocadomais #ranialmente que o esquerdo, exceto em su$nos onde estão aproximadamente nomesmo n$vel.

Morfologia externa%enericamente, costuma-se di&er que os RINS t'm a forma aproximada de um grandegrão de feijão, mas a morfologia deste órgão é muito variável, assim(

  em eqüinos os rins apresentam a superf$cie lisa , o direito é semelante a um tri*nguloeq+ilátero com *ngulos arredondados e o esquerdo de formato bastante irregular.  em ruminantes são alongados e apresentam a superf$cie sulcada ou lobada. " rimdireito é acatado dorso-ventralmente e o rim esquerdo parece que se encontra torcidosobre o eixo cr*nio-caudal. s lobaes são menos evidentes nos bubalinos.  em suínos o rim direito e o esquerdo são semelantes a feijes, de superf$cie lisa eambos são acatados dorso-ventralmente.  nos carnívoros, pequenos ruminantes e coelo apresentam a forma de grão de feijãogloboso com superf$cie lisa.

Irriga!"o renal:"s rins são irrigados pelas #rt$rias Renais, ramo direto da aorta abdominal.

"s ureteres são órgãos tubulares msculo-membranosos, de comprimento variável quese estendem da pelve renal até a bexiga urinária, unindo cada rim a esta ltima. #adaureter apresenta uma por!"o a%&ominal e uma por!"o p$lvica, mant'm-se fixos poruma prega de perit/nio.

01 ! 0exina 1rinária) é um órgão cavitário cuja funão é arma&enar a urina. 01 possui(2- um ápice que é o fundo da 3bolsa4 e situa-se na extremidade cranial5- um corpo e6- um colo que é a transião com a uretra na extremidade caudal, internamentecorresponde ao 'stio interno &a uretra que possui um esf$ncter que controla parcialmente a micão.

uretra é um órgão tubular msculo-membranáceo, de situaão mediana que condu& aurina da 01 ao meio externo. 7nicia-se no 'stio interno &a uretra e termina no 'stioexterno &a uretra que,no maco, locali&a-se junto à glande do p'nis ou no processouretral em ruminantes e eq+inos. uretra transporta urina e s'men no maco e divide-seanatomicamente emuma por!"o p$lvica ou prostática e uma por!"o peniana ou esponosana f'mea a uretra locali&a-se no vest$bulo vaginal e transporta apenas urina.

" sistema genital feminino(

Page 2: Resumo Urogenital

7/17/2019 Resumo Urogenital

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-urogenital 2/2

a) *rg"os Internos:+ -vários que são as g/nadas femininas e produ&em os gametas femininos !óvulos) eorm/nios femininos. /u%as 0terinas que capturam os óvulos em sua liberaão e levam-nos para o localonde ocorrerá a fecundaão e depois ao tero

1 2tero onde ocorre o desenvolvimento do produto da gestaão3 4agina que atua como órgão copulador e como canal do parto5 4estí%ulo &a 4agina que também atua como via urinária%) *rg"os 6xternos:7 4ulva8 Clit'risc) *rg"o #cess'rio:9 2%ere ou l;n&ula Mamária

"s ovários são dois órgãos nodulares e sólidos, basicamente elipsóides, emboracomumente tornados irregulares pela projeão de grandes fol$culos e corpos lteos !#8)na sua superf$cie. 9ão omólogos aos test$culos e possuem, como estes, funes exócrinae endócrina.

Sintopia: em geral os ovários se encontram na parte dorsal do abd/men, a cada lado doscornos do tero.

s tubas uterinas !:1) são dois condutos estreitos e, em geral, muito sinuosos que unemcada ovário ao corno uterino correspondente.;odem ser divididas em tr's partes ouregies( infun&í%ulo, ampola e istmo.

" tero é o órgão no qual o óvulo fecundado implanta-se e onde se desenvolve o embriãoe o feto, até o nascimento.

4olume e Rela!<es &o 2tero: forma, tamano e posi!"o &o =tero variam de acordocom alguns fatores como idade e gestaão(• 

.<as nulíparas o tero é pequeno, de paredes espessas e musculosas e situa-seinteiramente na cavidade pélvica, relacionando-se com o reto, dorsalmente, e com a bexiga urinária ventralmente.•  <as uníparas e multíparas, por outro lado, ele é maior e se situa parte na cavidadeabdominal e parte na cavidade pélvica. lém disso, suas paredes são mais finas.•  <as f>meas gestantes o tero está completamente alojado na cavidade abdominal." tero é dividido em tr>s por!<es( cornos, corpo e cérvix ou colo.

vagina é um órgão tubular situado medianamente e longitudinalmente na cavidade pélvica, estendendo-se desde o 'stio externo &o =tero até o vestí%ulo vaginal.

Sintopia: =elaciona-se dorsalmente com o reto e ventralmente com a bexiga urinária euretra. > principalmente retroperitoneal, embora o perit/nio cubra as partes craniais, aincisão desta parte da parede dorsal constitui um acesso para a cavidade peritoneal.