resumo projeto do sistema de freio de um veÍculo baja...

2
PROJETO DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO BAJA SAE RESUMO AUTOR PRINCIPAL: FÁBIO ANDRÉ ZIN E-MAIL: 95732 TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: Norton Betencourt da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Marcio Walber ÁREA: Ciências Exatas, da terra e engenharias ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 3.05.00.00-1 UNIVERSIDADE: Universidade de Passo Fundo - UPF INTRODUÇÃO: Este Trabalho apresenta uma breve descrição das regras da competição Baja SAE, focada no sistema de freios do veículo (Off-Road) Baja SAE da Universidade de Passo Fundo. Fez-se um estudo sobre os tipos de freio, componentes e materiais, selecionando o que melhor se aplica no projeto. Os critérios utilizados desde a criação dos carros, demonstra que os sistemas de freio estão sob forte evolução, principalmente no mundo das competições automobilísticas, após testes, os mesmos são desenvolvidos e passam a ser embarcados em veículos de produção em grande escala. O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia através da simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto de um veículo automotivo Off-Road, empregando inúmeros conceitos aprendidos de engenharia, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula. METODOLOGIA: Para a realização deste trabalho, foi estudada dinâmica veicular, sistemas de freios, condições de frenagem e o regulamento do Baja SAE Brasil. Entre os temas estudados teve uma abordagem maior nos seguintes assuntos: Força de frenagem necessária para parar o veículo, força aplicada ao pedal conforme as normas ergonômicas, condições de operação onde estuda-se a eficiência do sistema de freio, circuitos de frenagem, o qual demostra os tipos de circuito, condições de uso e transferência de carga durante a frenagem.

Upload: vandiep

Post on 08-Sep-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO PROJETO DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO BAJA SAEsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/fabio_andr… · Este Trabalho apresenta uma breve descrição das

PROJETO DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO BAJA SAERESUMO

AUTOR PRINCIPAL:FÁBIO ANDRÉ ZIN

E-MAIL:95732

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:Norton Betencourt da Silva

ORIENTADOR:Prof. Dr. Marcio Walber

ÁREA:Ciências Exatas, da terra e engenharias

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:3.05.00.00-1

UNIVERSIDADE:Universidade de Passo Fundo - UPF

INTRODUÇÃO:Este Trabalho apresenta uma breve descrição das regras da competição Baja SAE, focada no sistema de freios do veículo(Off-Road) Baja SAE da Universidade de Passo Fundo. Fez-se um estudo sobre os tipos de freio, componentes e materiais,selecionando o que melhor se aplica no projeto.Os critérios utilizados desde a criação dos carros, demonstra que os sistemas de freio estão sob forte evolução,principalmente no mundo das competições automobilísticas, após testes, os mesmos são desenvolvidos e passam a serembarcados em veículos de produção em grande escala.O projeto Baja SAE é uma competição entre Instituições de Ensino Superior que desafia estudantes de engenharia atravésda simulação de um caso real de desenvolvimento de projeto de um veículo automotivo Off-Road, empregando inúmerosconceitos aprendidos de engenharia, visando a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.

METODOLOGIA:Para a realização deste trabalho, foi estudada dinâmica veicular, sistemas de freios, condições de frenagem e oregulamento do Baja SAE Brasil. Entre os temas estudados teve uma abordagem maior nos seguintes assuntos: Força defrenagem necessária para parar o veículo, força aplicada ao pedal conforme as normas ergonômicas, condições deoperação onde estuda-se a eficiência do sistema de freio, circuitos de frenagem, o qual demostra os tipos de circuito,condições de uso e transferência de carga durante a frenagem.

Page 2: RESUMO PROJETO DO SISTEMA DE FREIO DE UM VEÍCULO BAJA SAEsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/exatas/fabio_andr… · Este Trabalho apresenta uma breve descrição das

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Após avaliação entre os sistemas de freio aplicados em veículos leves, pode-se perceber que o sistema de freio a disco émais eficiente que o sistema de freio a Tambor, devido ao número de componentes e eficiência do sistema, o freio a discose torna eficaz em diferentes condições de uso.Mesmo sabendo que as pinças de freio mais eficientes são as pinças de freio tipo fixa, as pinças de freio selecionadasforam as pinças de freio flutuantes, devido ao seu projeto apresentar um baixo número de componente e o sistema de autoregulagem simples, o qual a condições de uso em terrenos com lama se torna mais confiável.O material para a confecção do disco de freio foi selecionado conforme a tabela de decisão, ela demostra que o materialque melhor se adapta aos discos de freios é o aço, sendo que o selecionado para a confecção dos discos de freio foi o açoinox martensitico 420, devida a sua a sua alta dureza, resistência a temperaturas até 760 ºC, sendo que o processo defabricação se torna mais fácil devido ao processo de corte a jato de água, o qual não afeta as propriedades mecânicas domaterial e garante diversas geometrias.O circuito vai ser projetado pelo sistema de repartição II, o qual tem um circuito para o eixo dianteiro e um circuito para oeixo traseiro, os circuitos vão ser elaborados com tubos de aço que irão seguir os contornos do chassi, o qual vai garantiruma boa eficácia devido a sua expansão considerada nula, e o baixo custo, já nas partes de ligação do circuito de freio coma suspenção serão utilizadas as mangueiras de teflon revestidas com trama de aço.O cilindro mestre escolhido para elaborar a conversão da força aplicada pelo piloto no pedal de freio foi o cilindro simples, eserão utilizados dois cilindros. O sistema de equalização dos freios do eixo dianteiro e traseiro será configurado com a barrade equilíbrio, a eficiência da barra de equilíbrio é maior que a da válvula equalizadora.

CONCLUSÃO:Com o sistema de freio selecionado, utiliza-se o menor número de componentes sem perdas significativas de suaeficiência, a simplicidade e eficiência dos materiais selecionados atenderão as expectativas de projeto garantido que omesmo esteja adequado ao regulamento da SAE Brasil, assim, elaborando todas aprovas da competição com êxito.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BAUER, H. (Ed.). Convectional and Electronic Braking Systems. 3. Ed. Plochingen: Roberto Bosch Gmbh, 2003.Bosch, Robert. Manual de tecnologia Mecânica, 2004.COSTA, P. G. A Bíblia do Carro, 2002.LIMPERT, R., Brake Design e Safety, 2 ed. Warrendale, SAE International, 1999.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador