resumo perspectivas e desafios da...

2
PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESUMO AUTOR PRINCIPAL: LETICIA DOS SANTOS PICOLO E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Probic Fapergs CO-AUTORES: Dr. Altair Alberto Fávero Carina Tonieto Vanessa Cé Diego Bechi Cosmo Rafael Conzatto Marta Marques ORIENTADOR: Dr. Altair Alberto Fávero ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: 7.08.03.01-3 - Politicas Educacionais UNIVERSIDADE: UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO INTRODUÇÃO: Este texto é resultado parcial das discussões realizadas no grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária. Nos detemos em analisar algumas ideias e ações sobre o que vem a ser a criatividade no processo pedagógico universitário, tendo em vista suas perspectivas e desafios no decorrer desse processo. Cada vez mais é reconhecida a relevância da criatividade no contexto pedagógico dos sujeitos envolvidos na ação educativa, pois é a produção de algo novo e a promoção de ideias que aperfeiçoam a atividade humana. Estimular a criatividade é possibilitar um clima que auxilie a pessoa a inovar e fomentar mudanças de ordem interna e externa de suas ações. No entanto, a criatividade não é um processo fácil a ser estabelecida no âmbito pedagógico. Tanto o professor quanto os alunos necessitam possuir conhecimentos cognitivos, sensibilidade pedagógica e abertura para o novo para que a criatividade aconteça no processo pedagógico.

Upload: others

Post on 24-Nov-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO

PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICONA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

RESUMO

AUTOR PRINCIPAL:LETICIA DOS SANTOS PICOLO

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Probic Fapergs

CO-AUTORES:Dr. Altair Alberto FáveroCarina TonietoVanessa CéDiego BechiCosmo Rafael ConzattoMarta Marques

ORIENTADOR:Dr. Altair Alberto Fávero

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:7.08.03.01-3 - Politicas Educacionais

UNIVERSIDADE:UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

INTRODUÇÃO:Este texto é resultado parcial das discussões realizadas no grupo de Pesquisa sobre Docência Universitária. Nos detemosem analisar algumas ideias e ações sobre o que vem a ser a criatividade no processo pedagógico universitário, tendo emvista suas perspectivas e desafios no decorrer desse processo. Cada vez mais é reconhecida a relevância da criatividadeno contexto pedagógico dos sujeitos envolvidos na ação educativa, pois é a produção de algo novo e a promoção de ideiasque aperfeiçoam a atividade humana. Estimular a criatividade é possibilitar um clima que auxilie a pessoa a inovar efomentar mudanças de ordem interna e externa de suas ações. No entanto, a criatividade não é um processo fácil a serestabelecida no âmbito pedagógico. Tanto o professor quanto os alunos necessitam possuir conhecimentos cognitivos,sensibilidade pedagógica e abertura para o novo para que a criatividade aconteça no processo pedagógico.

Page 2: RESUMO PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA ...semanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/...PERSPECTIVAS E DESAFIOS DA CRIATIVIDADE NO PROCESSO PEDAGÓGICO NA DOCÊNCIA DA EDUCAÇÃO

METODOLOGIA:A metodologia do presente estudo é fundamentalmente bibliográfica e se estrutura a partir dos seguintes procedimentos:foram indicados alguns textos para leitura prévias para o conhecimento do assunto; nas sessões quinzenais coordenadaspelo Professor Dr. Altair Alberto Fávero, os temas foram discutidos pelos integrantes do grupo; cada integrante realizou otrabalho de elaboração de uma temática para posterior discussão; por fim, a elaboração dos textos forma apresentados nogrupo. Para o tema desta apresentação foram estudados os seguintes textos: A criatividade na escola: três dimensões detrabalho; A criatividade na sala de aula universitária; A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior; Acriatividade na escola.

RESULTADOS E DISCUSSÕES:Percebe-se que a criatividade é algo que a maioria dos professores almeja que aconteça de fato, pois uma das dificuldadesexistentes é que o aluno não desenvolve seu potencial criativo. Para tanto, o professor passa a assumir o papel deprotagonista na construção de desenvolvimento da criatividade porque ele se torna um facilitador no processo ensino-aprendizagem, porém não existe um modelo pedagógico a ser seguido, já que os sujeitos estão em constantes mudanças,mas o fazer aula pode ser entendido como uma busca constante para transformar velhos conteúdos em temáticasinteressantes e atualizadas. Contudo, o reinventar exige comprometimento com a mudança e requer assumir o risco e aincerteza. Nessa perspectiva de educar, é essencial que a valorização do ambiente que promove à criatividade, favoreçaesse momento para que se resgate o potencial criativo e consequentemente ocorra a valorização da subjetividade dosalunos, pois não podemos reprimir a expressividades dos mesmos. Mas além, de não ser uma tarefa fácil, o desafioconsiste em avaliar em como esse professor está motivado a realizar esse movimento, pois esta será uma condiçãofacilitadora nesse processo de criatividade. Dificilmente teremos alunos criativos se os professores também não foremcriativos. No entanto, a criatividade não é algo mágico que acontece, mas sim um processo construído a partir de várioselementos. Dentre os elementos podemos destacar a presença de saberes do conhecimento, saberes pedagógicos esaberes da experiência. A conjugação destes saberes tanto por parte dos alunos quanto do professor fazem com queaconteça a criatividade docente e discente.

CONCLUSÃO:O estudo se torna relevante para pensar novas estratégias de desenvolvimento da criatividade docente e discente.Acreditamos que a criatividade no processo de educar, requer que a relação pedagógica entre professor e alunos sejamediada por processos de confiança que transformam as aulas num ambiente favorável para uma aprendizagemsignificativa.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:BEAUDOT, Alain. A criatividade na escola. São Paulo: Nacional, 1975.CASTANHO, Maria Eugênia. A criatividade na sala de aula universitária. In: VEIGA, Ilma Passos, CASTANHO, MariaEugênia. (org.) Pedagogia Universitária: a aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A complexidade da aprendizagem: destaque ao ensino superior. Campinas : Alínea, 2008.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador