resumo natan v pibid

1
O presente trabalho surgiu a partir de observações realizadas pelos bolsistas do subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) em algumas atividades realizadas na Escola de Ensino Médio Sinhá Saboia. Mediante a dificuldade dos alunos em interpretar o Teorema de Pitágoras, entender sua aplicação prática, a curiosidade dos alunos em saber como surgiu e a veracidade deste Teorema tão importante não só para a matemática quanto para a humanidade, realizou-se uma atividade no dia 10 de junho de 2015 com um grupo de 10 alunos do 3º ano no turno da manhã da escola acima citada. Investigar o Teorema de Pitágoras, realizando alguns experimentos com réguas, compasso, tesoura, cola, isopor, cartolina, trena e alguns cálculos. Primeiro foi passado um vídeo de um canal do Youtube o “Isto é Matemática” sobre o Teorema de Pitágoras e suas aplicações. Após o vídeo os bolsistas mediaram um rápido comentário sobre o Teorema e seu possível criador, o matemático Pitágoras de Samos. Depois do diálogo sobre o Teorema de Pitágoras, os bolsistas pediram aos alunos que construíssem triângulos usando isopor, tesoura, cola, estilete, tinta, régua e transferidor, e medissem seus catetos, tentassem calcular a hipotenusa por meio do Teorema de Pitágoras e, por fim, utilizassem a régua para conferir se os cálculos estavam de acordo com o tamanho medido. Posteriormente foi discutido mais uma vez o Teorema de Pitágoras e suas aplicações nos diversos campos do conhecimento e no cotidiano, seja na construção civil, na resolução de problemas, cálculo de distâncias e tantos outros. Antes de iniciar a atividade foi perguntado se os alunos lembravam-se do Teorema de Pitágoras e apenas um terço da turma afirmou que sim. Foi observado bastante interesse por parte dos alunos na apresentação do vídeo e principalmente na confecção dos triângulos. Alguns alunos sentiram dificuldades em realizar operações básicas como, potências e outros, e os bolsistas do PIBID auxiliaram os alunos na resolução. Esta atividade contribuiu significativamente para os bolsistas do PIBID e para os estudantes da Escola que participaram. Por fim foi preparado um vídeo com as fotos da atividade e publicado no blog do subprojeto na escola. ISTO É MATEMÁTICA. Teorema de Pitágoras. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1Liyw0fab10> . Acesso em 26 de agosto de 2015. STRATHERN, P. Pitágoras e seu Teorema em 90 minutos. 1ª Edição. Rio de Janeiro, Zahar, 1998. 84 p. REFERÊNCIAS Materiais e Métodos Conclusão Resultados e Discussões Objetivos INVESTIGANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA NA ESCOLA SINHÁ SABÓIA EM SOBRAL, CEARÁ Natan Kennedy Pereira Lopes (Graduando /UVA) Edson Sousa Ribeiro (Graduando /UVA) Orientadora: Liduina Monteiro Gomes (Graduada/UVA) INTRODUÇÃO Figura 1: Estudantes confeccionando triângulos

Upload: natan

Post on 08-Dec-2015

14 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Meu resumo simples apresentado em Outubro no V Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Uma atividade Realizada na Escola Sinhá Saboia em Sobral no interior do Ceará.

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo Natan V PIBID

O presente trabalho surgiu a partir de observaçõesrealizadas pelos bolsistas do subprojeto deMatemática do Programa Institucional de Bolsas deIniciação a Docência (PIBID) da UniversidadeEstadual Vale do Acaraú (UVA) em algumasatividades realizadas na Escola de Ensino MédioSinhá Saboia. Mediante a dificuldade dos alunos eminterpretar o Teorema de Pitágoras, entender suaaplicação prática, a curiosidade dos alunos em sabercomo surgiu e a veracidade deste Teorema tãoimportante não só para a matemática quanto para ahumanidade, realizou-se uma atividade no dia 10 dejunho de 2015 com um grupo de 10 alunos do 3ºano no turno da manhã da escola acima citada.

Investigar o Teorema de Pitágoras, realizando algunsexperimentos com réguas, compasso, tesoura, cola,isopor, cartolina, trena e alguns cálculos.

Primeiro foi passado um vídeo de um canal do Youtube o“Isto é Matemática” sobre o Teorema de Pitágoras e suasaplicações. Após o vídeo os bolsistas mediaram um rápidocomentário sobre o Teorema e seu possível criador, omatemático Pitágoras de Samos. Depois do diálogo sobreo Teorema de Pitágoras, os bolsistas pediram aos alunosque construíssem triângulos usando isopor, tesoura, cola,estilete, tinta, régua e transferidor, e medissem seuscatetos, tentassem calcular a hipotenusa por meio doTeorema de Pitágoras e, por fim, utilizassem a régua paraconferir se os cálculos estavam de acordo com o tamanhomedido. Posteriormente foi discutido mais uma vez oTeorema de Pitágoras e suas aplicações nos diversoscampos do conhecimento e no cotidiano, seja naconstrução civil, na resolução de problemas, cálculo dedistâncias e tantos outros.

Antes de iniciar a atividade foi perguntado se osalunos lembravam-se do Teorema de Pitágoras eapenas um terço da turma afirmou que sim. Foiobservado bastante interesse por parte dos alunosna apresentação do vídeo e principalmente naconfecção dos triângulos. Alguns alunos sentiramdificuldades em realizar operações básicas como,potências e outros, e os bolsistas do PIBIDauxiliaram os alunos na resolução.

Esta atividade contribuiu significativamente para osbolsistas do PIBID e para os estudantes da Escolaque participaram. Por fim foi preparado um vídeocom as fotos da atividade e publicado no blog dosubprojeto na escola.

ISTO É MATEMÁTICA. Teorema de Pitágoras.Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=1Liyw0fab10>. Acesso em 26 de agosto de 2015.

STRATHERN, P. Pitágoras e seu Teorema em 90minutos. 1ª Edição. Rio de Janeiro, Zahar, 1998. 84p.

REFERÊNCIAS

Materiais e Métodos

Conclusão

Resultados e Discussões

Objetivos

INVESTIGANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS ATRAVÉS DA EXPERIMENTAÇÃO: UMA ATIVIDADE PRÁTICA NA ESCOLA SINHÁ SABÓIA EM SOBRAL, CEARÁ

Natan Kennedy Pereira Lopes (Graduando /UVA)Edson Sousa Ribeiro (Graduando /UVA)

Orientadora: Liduina Monteiro Gomes (Graduada/UVA)

INTRODUÇÃO

Figura 1: Estudantes confeccionando triângulos