resumo dos parágrafos x a 99 da estrutura conceptual

5
8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 1/5 Imagem Verdadeira e Apropriada/Apresentação Apropriada A aplicação das principais características qualitativas e das normas contabilísticas apropriadas resulta normalmente em DF que transmitem o que é geralmente entendido como uma Imagem Verdadeira e Apropriada. ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES FINANEIRAS As demonstrações fnanceiras espelam os e!eitos fnanceiros das transacções e" também" de outros acontecimentos que a!ectam o patrim#nio da entidade de relato" agregando$os em grandes classes em !unção das características econ#micas dos seus elementos. %elativamente & mensuração dos elementos das demonstrações fnanceiras" uns relacionam$se com a posição fnanceira ' os Activos e os (assivos ' e outros com a mensuração do desempeno ' os %endimentos e os )astos. !osição Finan"eira As D.F*s retratam os e!eitos fnanceiros das operações e outros acontecimentos econ#micos. +ão agrupados em classes de acordo com as características e passam a constituir os seus elementos. As classes directamente relacionadas com a quantifcação da posição fnanceira no balanço são, A"ti#o $ Recurso controlado pela empresa com origem em acontecimentos passados e do qual se esperam benefícios económicos futuros. !assi#o $ Obrigação presente da empresa com origem no passado, da qual se espera, com a sua liquidação, resulte um exuxo de recursos incorporados de benefícios económicos. apita% pr&prio $ É o que resulta quando aos valores do activo são deduidos todos os seus passivos. Ati#os -s !uturos bene!ícios econ#micos incorporados nos activos são o potencial de contribuir para o u/o de cai/a e equivalentes para a empresa" e podem uir &s empresas de maneiras di!erentes, a) Podem ser usados, juntos ou em separado, na produção de bens ou serviços para serem vendidos pela empresa; b) Podem ser trocados por outros activos; c) Podem ser usados para liquidar um passivo, ou d) Podem ser distribuídos aos detentores da empresa. A maior parte dos activos t0m !orma f/a. 1o entanto outros e/istem que não são tangíveis" como é o caso das patentes e dos direitos de autor. Destes activos se espera" igualmente" que uam bene!ícios econ#micos !uturos.

Upload: beatriz-couto

Post on 08-Jul-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 1/5

Imagem Verdadeira e Apropriada/ApresentaçãoApropriada

A aplicação das principais características qualitativas e das normascontabilísticas apropriadas resulta normalmente em DF que transmitem oque é geralmente entendido como uma Imagem Verdadeira e Apropriada.

ELEMENTOS DAS DEMONSTRAÇÕES FINAN EIRASAs demonstrações fnanceiras espel am os e!eitos fnanceiros das

transacções e" também" de outros acontecimentos que a!ectam opatrim#nio da entidade de relato" agregando$os em grandes classes em!unção das características econ#micas dos seus elementos.

%elativamente & mensuração dos elementos das demonstraçõesfnanceiras" uns relacionam$se com a posição fnanceira ' os Activos e os(assivos ' e outros com a mensuração do desempen o ' os %endimentos eos )astos.

!osição Finan"eiraAs D.F*s retratam os e!eitos fnanceiros das operações e outrosacontecimentos econ#micos.

+ão agrupados em classes de acordo com as características e passam aconstituir os seus elementos.

As classes directamente relacionadas com a quantifcação da posiçãofnanceira no balanço são,

A"ti#o $ Recurso controlado pela empresa com origem emacontecimentos passados e do qual se esperam benefícioseconómicos futuros.

!assi#o $ Obrigação presente da empresa com origem no passado,da qual se espera, com a sua liquidação, resulte um ex uxode recursos incorporados de benefícios económicos.

apita% pr&prio $ É o que resulta quando aos valores do activo sãodedu idos todos os seus passivos.

Ati#os-s !uturos bene!ícios econ#micos incorporados nos activos são o potencialde contribuir para o u/o de cai/a e equivalentes para a empresa" e podem

uir &s empresas de maneiras di!erentes,a) Podem ser usados, juntos ou em separado, na produção de bens ou serviços para serem

vendidos pela empresa;

b) Podem ser trocados por outros activos;

c) Podem ser usados para liquidar um passivo, ou

d) Podem ser distribuídos aos detentores da empresa.A maior parte dos activos t0m !orma f/a. 1o entanto outros e/istem quenão são tangíveis" como é o caso das patentes e dos direitos de autor.Destes activos se espera" igualmente" que uam bene!ícios econ#micos

!uturos.

Page 2: Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 2/5

-utros activos estão associados a direitos legais" as dívidas a receber e apropriedade" por e/emplo.

(ara determinar um activo" o direito de propriedade não é essencial. -importante é o controlo econ#mico e a capacidade de utili2ação desse bem"como acontece" por e/emplo" num bem em regime de locação.

!assi#osA liquidação de uma obrigação presente envolve geralmente que a empresaentregue recursos a fm de satis!a2er e onrar os seus compromissos. 3alliquidação pode ocorrer de v4rias maneiras di!erentes,

a) Pagamento a dinheiro (meios líquidos);

b) Trans er!ncia de outros activos (endosso);

c) "ornecimento de serviços;

d) #ubstituição dessa obrigação por uma outra obrigação (aceite);

e) $onversão da obrigação em capital pr%prio.5ma !orma de e/tinção de uma obrigação" pouco abitual" é um credorabdicar ou perder os seus direitos. Alguns passivos" para ser quantifcados"necessitam de ser estimados. 6uitas das ve2es esses passivos são descritoscomo provisões. (or conseguinte" quando uma provisão envolva umaobrigação presente e este7a dentro dos outros par8metros da defnição é umpassivo" mesmo que o seu valor ten a que ser estimado.

apita% !r&prio9mbora considerado como um resíduo" o capital pr#prio" pode ser sub$classifcado no balanço. 1uma sociedade an#nima" os !undos decontribuição dos accionistas" os lucros retidos" as reservas que representemlucros retidos e as reservas representando a7ustamentos de manutenção docapital podem ser mostradas separadamente" tendo em conta asnecessidades de tomada de decisões dos utentes das D.F*s.

A criação de reservas resulta" algumas das ve2es" de e/ig0ncias estatut4riasou por outra legislação" afm de garantir aos credores e & pr#pria empresauma medida adicional de protecção.

A e/ist0ncia e dimensão de reservas legais" estatut4rias e fscais éin!ormação relevante &s necessidades de tomada de decisões dos utentes

das D.F*s.As trans!er0ncias para tais reservas são apropriações de lucros e nãopropriamente custos.

Desempen'o- resultado :lucro; é normalmente usado como a medida do desempen o"ou como base para outras medições" como se7am o retorno ao investimentoou os gan os por acção. -s elementos directamente ligados com o lucro sãoos proveitos e os custos :<ucro = (roveitos ' >ustos;.

a) Proveitos são aumentos nos bene ícios econ%micos durante o período contabilístico na orma de

melhorias de activos ou de diminuiç&es de passivos, que resultem em aumentos no capitalpr%prio, que não sejam relacionados com as entregas dos participantes no capital pr%prio.

Page 3: Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 3/5

b) Custos são diminuiç&es nos bene ícios econ%micos durante o período contabilístico na orma dedeperecimento de activos ou na incorr!ncia de passivos que resultem em diminuiç&es do capitalpr%prio, que não sejam relacionadas com distribuiç&es aos detentores do capital.

Rendimentos-s %endimentos são os aumentos nos bene!ícios econ#micos durante o

período contabilístico na !orma de,• in u/os ou• aumentos de activos" ou• diminuições de passivos

que resultem em aumentos no capital pr#prio" que não se7am osrelacionados com as contribuições dos participantes no capital pr#prio.

9stes rendimentos podem ser provenientes do decurso de actividadescorrentes ou ordin4rias" ou de outras actividades tomando designações

di!erentes assim,R(ditos $ são os rendimentos que resultam de aumentos de activos oudiminuições de passivos :ou mesmo uma combinação dos dois;" durante umperíodo" como consequ0ncia da actividade principal da entidade. 9stão aquiincluídos os rendimentos obtidos com vendas" onor4rios" dividendos"ro?alties e rendas.)an'os * representam os aumentos no patrim#nio líquido" não sendo porisso de nature2a di!erente do rédito" contudo incluem outros aumentoscomo por e/emplo os que prov0m da alienação de activos não correntes.

)astos

)astos são diminuições nos bene!ícios econ#micos durante o períodocontabilístico na !orma de,• e/ u/os" ou• deperecimento de activos" ou• incorr0ncia de passivos

que resultem em diminuições do capital pr#prio" que não se7amrelacionadas com as distribuições aos participantes no capital pr#prio.

A defnição de )astos engloba duas realidades" de acordo com a sualigação ou não & actividade estatut4ria da entidade de relato,Os )astos que resultam de diminuições de activos ou aumentos depassivos :ou mesmo uma combinação dos dois; durante um período" comoconsequ0ncia da actividade principal da entidade. 1este caso estão" pore/emplo" o custo das vendas" os sal4rios" as amorti2ações e asdepreciações.As perdas representam outros itens que se7am igualmente diminuições nopatrim#nio líquido" por isso são da mesma nature2a dos )astos"representando alienações de activos não correntes" acontecimentos !ora dasoperações normais da entidade de relato" inc0ndios" inundações.

RE ON+E IMENTO DOS ELEMENTOS DASDEMONSTRAÇÕES FINAN EIRAS

Page 4: Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 4/5

%econ ecimento é o processo de @incorporar no balanço e nademonstração de resultados um elemento que satis!aça a defnição de umaclasse" é deve ser recon ecido se,

a; !or prov4vel que qualquer bene!ício econ#mico !uturo" associado como elemento" uir4 para" ou de" a empresa e

b; o elemento tiver umBt? custo ou um valor que possa ser quantifcadocom fabilidade.

!ro,a,i%idade de -ene. "ios e"on&mi"os .0t0rosC a avaliação do grau de incerte2a ligada ao u/o de bene! í cios !uturos" na

base de provas dispon í veis aquando da prepara ção das demonstra çõesfnanceiras.

Fiabilidade da 6ensuração9lemento cu7o valor é medido com base no seu custo ou valor e!ectivodecorrentes de transacções e!ectuadas" ou então com base em estimativase!ectuadas de modo credível e sustentado.

%econ ecimento de Ativos5m activo é recon ecido no balanço quando !or prov4vel que os bene!íciosecon#micos !uturos uam para a empresa e o activo ten a um custo ou umvalor que possam ser quantifcados com fabilidade.

%econ ecimento de (assivos+aída de recursos incorporando bene!ícios econ#micos que resultem naliquidação de uma obrigação presente.

%econ ecimento de %endimentosAumento de bene!ícios econ#micos.

%econ ecimento de )astos-s gastos são recon ecidos na demonstração de resultados quando ten asurgido uma diminuição num activo ou um aumento do passivo e quepossam ser quantifcados com fabilidade.

MENS1RAÇ2O DOS ELEMENTOS DASDEMONSTRAÇÕES FINAN EIRASDe acordo com o E da 9> do +1> mensurar signifca Gdeterminar asquantias monet4rias pelas quais os elementos das demonstraçõesfnanceiras devam ser recon ecidos e inscritos no balanço e nademonstração dos resultadosH.

A+9+ D9 691+5%AJK-

' >usto ist#rico, +ão registados valores do activo e passivo pelo seu valorda aquisição.

' >usto corrente, -s valores do activo e passivo são registados pela quantiade cai/a a ser descontada para liquidar correctamente a obrigação.

Page 5: Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

8/19/2019 Resumo dos Parágrafos X a 99 da Estrutura Conceptual

http://slidepdf.com/reader/full/resumo-dos-paragrafos-x-a-99-da-estrutura-conceptual 5/5

' Valor reali24vel :ou de liquidação;, -s valores activos são registados pelaquantia correcta de venda . -s valores passivos são registados pelo valor deliquidação da compra.

$ Valor presente, -s valores são registados pelos valores presentes que seesperam vir ocorrer no !uturo.

' Lusto valor, Muantia pela qual um activo pode ser trocado ou um passivoliquidado" entre partes con ecedoras e dispostas a isso" numa transacçãoem que não e/ista relacionamento entre elas.