resumo de algumas técnicas do livro

9
Resumo de algumas técnicas do livro "Atravessando – Passagens em Psicoterapias" Resumo de técnicas Atravessando – Passagens em Psicoterapias Pretendo reunir aqui um resumo simples e aplicável das técnicas ensinadas no livro. Por: Luan Evangelista Neto Induções Simples Palavras de transição Palavras de transição são usadas para ligar frases: “e”, “enquanto”. Indicador de comando verbal: Exercício 5-4-3-2-1 A técnica se resume em dar 5 sugestões que a pessoa pode conferir, e 1 que você escolher. Depois dê 4 sugestões que a pessoa pode conferir, e 2 que você escolher.

Upload: virtualseth9070

Post on 25-Dec-2015

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

livro

TRANSCRIPT

Page 1: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

Resumo de algumas técnicas do livro "Atravessando – Passagens em Psicoterapias"

Resumo de técnicas

Atravessando – Passagens em Psicoterapias

Pretendo reunir aqui um resumo simples e aplicável das técnicas ensinadas no livro.

Por: Luan Evangelista Neto

Induções Simples

Palavras de transição

Palavras de transição são usadas para ligar frases: “e”, “enquanto”.

Indicador de comando verbal: Exercício 5-4-3-2-1

A técnica se resume em dar 5 sugestões que a pessoa pode conferir, e 1 que você escolher.Depois dê 4 sugestões que a pessoa pode conferir, e 2 que você escolher.Depois dê 3 sugestões que a pessoa pode conferir, e 3 que você escolher.Depois dê 2 sugestões que a pessoa pode conferir, e 4 que você escolher.Depois dê 1 sugestões que a pessoa pode conferir, e 4 que você escolher.

Assim a pessoa já estará em um transe leve.

Exemplo:Sente-se na cadeira ... você pode fazer isso com os olhos abertos ou fechados...Perceba que você esta sentada na cadeira (sugestão conferível 1) ... e sinta seus braços sobre suas coxas (sugestão conferível 2) ... perceba como sua

Page 2: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

respiração esta (sugestão conferível 3) ... e como o ar entra em seus pulmões (sugestão conferível 4) ... enquanto você fica mais relaxada (sugestão introduzida por você para fazer a pessoa se relaxar).E quando chegar no final você pode sugestionar que a pessoa levante braço.Exemplo:Você esta sentada na cadeira e pode sentir o peso de seu braço na cadeira ... enquanto isso você percebe que seu braço esta ficando mais leve e tem a sensação que querer levanta-lo ... pode levanta-lo suavemente.

Assinalação de Análogos

Alterar tom de voz para ancorar, digamos um estado de relaxamento, ou passar a mão no nariz quando disser para pessoa relaxar.

Exemplo:Oi Maria, eu estava aqui pensando como que pode uma massagem nas costas nos relaxar (falar a palavra relaxar em um tom diferente, e ao mesmo tempo passar a mão na sobrancelha) tanto né, você já recebeu alguma massagem nas costas antes?

Ordens negativas e Polaridades

Existem pessoas que não respondem diretamente. Você diz para uma pessoa “permita se sentir mais relaxada”, mas ela se contrai.Então você deveria dizer “não se sinta muito relaxada” ou “você esta escutando o som da minha voz, e não quero que você vá fechando seus olhos”.Desta maneira você quebra a resistência.Outra maneira de lidar com polaridades é terminar a frase com uma pergunta. “Você esta começando a relaxar, não esta?”

Uma maneira de identificar pessoas com polaridades é notar uma súbita mudança em sua face quando fizer uma afirmação direta.

Induções Avançadas

Page 3: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

Catalepsia de Braço

Luan, posso pegar emprestado seu braço um minuto? (Antes que Luan aceitasse peguei seu braço e o segurava pelo punho, sacudindo-o bem de leve até que este fique erguido ao ser solto. Enquanto faz isso, está falando).Agora, gostaria, se for aceitável para você, que simplesmente deixe o braço vir a baixando, sem ser mais depressa do que você conseguir encontrar... um lugar... e um momento... confortáveis... de seu passado... quando você podia ir embora... e descansar por um minuto ou dois... de tal modo que sue braço vai baixando... na mesma velocidade que seus olhos... se fecham... com movimentos inconscientes honestos... de tal modo que... quando sua mão... chegar lentamente a repousar... sobre sua coxa... depois deste lento movimento... para baixo... você retorne... com uma sensação de relaxamento... que não estava presente... antes... Você esta indo muito bem... Não se apresse... (A mão de Luan toca na coxa e ele abre os olhos e sorri.)

Dica: Faça uma pergunta para pessoa, para saber o lado em que ela se recorda de algo. Você pode perguntar pra ela se lembrar do filme que mais gosta, mas lembrar com detalhes.Perceba para que lado a pessoa olha, se ela olhar para cima e para direita você terá que pegar seu braço direito; se olhar para cima e para esquerda, você pegara o braço esquerdo.E seu dedo ficara de baixo do punho, e o braço será empurrado levemente para cima.

Interrupção do aperto de mão

(John Grinder se aproxima de David e olha para o nome deste no crachá.)David? Meu nome é... (Ele estica o braço para cumprimentar David. Quando a mão de David sobe, John estica a mão esquerda, segura de leve no punho de David, ergue-o até perto de seu rosto e aponta para palma direita de David com seu dedo indicador direito.) Olhe para sua mão. Você poderia prestar atenção cuidadosamente em todas as mudanças de cor e tonalidade que ocorrem na sua mão? Estude as linhas e sulcos com interesse, enquanto deixa que seu braço comesse a baixar lentamente...

Aqui eu poderia sugerir a mesma coisa que sugeri para Luan.

Conforme seu braço começa a baixar... com movimentos inconscientes e honestos... seus olhos começam a se sentir pesados... e irão se fechar...

Page 4: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

Você pode sugerir qualquer coisa a pessoa. Para finalizar você pode dizer.

Assim que sua mão chegar a repousar... sobre a minha... nesse momento em particular... (Causando amnésia) tendo se recordado de esquecer... o que era aquela lembrança... E como você sabe... por ter estado aqui antes... (A mão de David toca a sua.)

Dica: Você pode causar qualquer interrupção de padrão quando interromper qualquer processo automático da pessoa. Um exemplo é a seguinte frase: “Você já percebeu como este monitor de televisão?”

E se uma pessoa estiver habituada a um padrão em seu comportamento, assim que você o interromper a pessoa entrara em um estado de confusão.

Realidades Embaralhadas

Realidades embaralhadas consistem basicamente em você inserir uma estória dentro de outra estória. Assim a mente consciente da pessoa não ira sabem em qual desses universos você esta “atuando”, assim aceitando instruções inseridas por você. Vejamos o exemplo a baixo.

Estava eu lá sentado no Weber’s Inn falando com um grupo de pessoas sobre metáfora. E quando eu estava lá com eles falando a respeito da metáfora, lembrei-me de uma estória que Milton Erickson sobre um grupo que ele fez uma vez na universidade de Chicago, no qual havia um monte de pessoas sentadas em volta, exatamente como aqui, numa espécie de semicírculo e ele estava de pé, à frente. Então, enquanto ele estava lá de pé falando a este grupo de pessoas da universidade de Chicago, a estória que parecia mais apropriada naquela altura dos acontecimentos, era uma estória que seu pai havia lhe contado a respeito do seu avô, que veio da Suécia e descobriu que as vacas produziam um leite melhor quando eram tratadas com carinho e com um tom de voz suave e calmo, apaziguando a respeito de qualquer coisa que lhe passe pela mente...

Desta maneira você pode fazer até com um grupo de pessoas, e se introduzisse mensagens de indução nesta estória a mente consciente não saberia de qual realidade eu estaria me referindo.

Suponhamos agora que um amigo venha e me conte um problema X que esta tendo:

Amigo: Tenho tido ultimamente este problema X.

Page 5: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

Eu: Olha, vou te convidar para olhar o vento mexendo aquelas arvores na montanha (Enquanto a pessoa olha a montanha). Vou lhe contar sobre uma pessoa que certa vez havia vindo me ver, tinha se sentado e observado as montanhas também... e este vendo... claro que não era o mesmo vento... pra frente e para traz... ela realmente se sentiu muito confortável... parecido com um sono profundo... enquanto ela escutava o meu tom de voz ela se lembrava de um local onde ela já esteve... e o local lhe fazia muito bem.. lhe fazia sentir especial...

Uma maneira de deixar muito mais eficiente é você colocar coisas da realidade existente, se você estiver perto de flores inclua as flores, se estiver perto de carros inclua os carros.

Incorporações eLidar com Ab-reações

Incorporações seria algo inesperado, como uma porta batendo. O que você não pode fazer e fingir que nada aconteceu, isso vai tirar a pessoa do transe. O que você terá que fazer é introduzir o que aconteceu em sua estória. Veja um exemplo de uma porta que bateu forte.

Perceba o barulho da porta... deixe que o som faça você se sentir mais confortável... enquanto escuta o som da minha voz...

E se você perceber que a pessoa esta saindo do transe e esta ficando inquieta ou indícios em que ela não quer ir mais fundo no transe, você diria.

Perceba que quando você começa a se aprofundar... seu corpo fica inquieto... muitas vezes certas partes começam a se movimentar...

Utilização

Instruções de Processo

Page 6: Resumo de Algumas Técnicas Do Livro

Um padrão linguístico, pressuposto, é tão importante que quero menciona-lo aqui. Jane, você viria aqui um minuto?Você sabe que houve épocas em sua vida que passou por profundos estados de transe?Jane: Não estou segura. Acho que estou em um.

Você preferiria hoje uma indução verbal ou não-verbal para leva-la em um transe profundo?

Jane: Verbal.

Certo. Você preferiria que eu fizesse agora ou que o descrevesse para todos antes de começar?

Jane: Descreva-a primeiro.

Observe como a técnica foi aplicada, eu já estava supondo que ela entraria em um transe, e dei alternativas de escolhas, mas ambas cujo resultado final era entrar em transe. Isto é o que Milton Erickson chama de ilusão de escolha, uma falsa sensação de alternativas.

Exemplo 1: Irei prosseguir e dar exemplos simples de instrução de processo. Continuarei usando pressuposto assim como padrões de linguagem hipnótica.