resumo a comunicaÇÃo na sistemÁtica...

2
A COMUNICAÇÃO NA SISTEMÁTICA LUHMANIANA RESUMO AUTOR PRINCIPAL: TALVANNI MACHADO RIBEIRO E-MAIL: [email protected] TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC:: Não CO-AUTORES: FERNANDO TONET ORIENTADOR: FERNANDO TONET ÁREA: Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS UNIVERSIDADE: FACULDADE MERIDIONAL - IMED INTRODUÇÃO: o presente resumo pretende apontar de forma simplificada como se da o processo comunicativo na teoria dos sistemas sociais de Luhmann, utilizando um referencial bibliográfico, com base na teoria sistêmica. METODOLOGIA: utilização de referencial bibliográfico, utilização da teoria sistêmica como base.

Upload: others

Post on 05-Dec-2020

2 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESUMO A COMUNICAÇÃO NA SISTEMÁTICA LUHMANIANAsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/... · 2013. 10. 17. · INTRODUÇÃO: o presente resumo ... O processo de

A COMUNICAÇÃO NA SISTEMÁTICA LUHMANIANARESUMO

AUTOR PRINCIPAL:TALVANNI MACHADO RIBEIRO

E-MAIL:[email protected]

TRABALHO VINCULADO À BOLSA DE IC::Não

CO-AUTORES:FERNANDO TONET

ORIENTADOR:FERNANDO TONET

ÁREA:Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Letras e Artes

ÁREA DO CONHECIMENTO DO CNPQ:CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

UNIVERSIDADE:FACULDADE MERIDIONAL - IMED

INTRODUÇÃO:o presente resumo pretende apontar de forma simplificada como se da o processo comunicativo na teoria dos sistemassociais de Luhmann, utilizando um referencial bibliográfico, com base na teoria sistêmica.

METODOLOGIA:utilização de referencial bibliográfico, utilização da teoria sistêmica como base.

Page 2: RESUMO A COMUNICAÇÃO NA SISTEMÁTICA LUHMANIANAsemanadoconhecimento.upf.br/download/anais-2013/humanas/... · 2013. 10. 17. · INTRODUÇÃO: o presente resumo ... O processo de

RESULTADOS E DISCUSSÕES:O processo de comunicação na teoria dos sistemas sociais de Niklas Luhmann sem dúvida nenhuma é pressuposto detoda a sistemática teórica, vez que é a partir da comunicação que o desenvolvimento acontece, cabe apontar que acomunicação é resultado dela mesma, pois durante a comunicação ocorre uma seleção por meio de códigos bináriospróprios característicos dos sistemas, possibilitando a compreensão e desenvolvimento. ¿cada comunicación debecomunicar al mismo tiempo que ella misma es una comunicación y debe hacer énfasis en quién y qué es ló que se ha dadoa conocer, para que pueda determinarse la comunicación de enlace y para que la autopoiesis pueda continuar. Lacomunicacion no solo produce ¿ mediante su pura realización como operación...¿ ( LUHMANN, 1998 p. 61). Ainda, ¿lacomunicación es una operación provista de la capacidad de autoobservarse.¿ (LUHMANN, 1998 p. 61). A comunicação ébásica à teoria sistêmica, pois andam juntas, sendo o desenvolvimento dependente do resultado desta, contudo énecessário alertar que a comunicação não é simplesmente uma troca de informações, mas sim uma construção constante..Para Luhmann a comunicação não é entendida como apenas uma troca de informações, a comunicação ¿ é uma operaçãopuramente social¿ (RODRIGUES, 2012, p. 60), a comunicação não trata-se de trocas de informações, mas sim de umaprodução, vez que é pressuposto a passagem pelas três seleções propostas por Luhmann gerando uma comunicaçãoatualizada. As três seleções consideradas são as seguintes a) informação b) ato de comunicação e c) compreensão.¿para luhmann na comunicação não se pode prescindir nem de operações comunicativas nem das estruturas. Nãoobstante, a própria comunicação não é possível de ser reduzida a ação comunicativa, pois ela abarca também a informaçãoe o ato de comunicar¿ (Rocha ¿ Teoria do direito no século xxi: a semiótica e à autopoiese).

CONCLUSÃO:¿transferindo para o sistema social, poder-se-ia dizer que a informação pode ser vista como uma referencia externa, atransmissão como auto-referencia e a compreenção como condição para a transferência de sentido em comunicaçõesulteriores¿ (BECHMANN, 2001, p. 193). A comunicação corresponde à unidade elementar de todos os sistemas sociais.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:RODRIGUES, Leo Peixoto, Niklas Luhmann: a sociedade como sistema/Leo Peixoto Rodrigues, Fabricio Monteiro Neves. ¿Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012TONET, Fernando, Reconfigurações do constitucionalismo: evolução e modelos Constitucionais sistêmicos na pós-modernidade/ Fernando Tonet. ¿ 1. Ed. ¿ Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, 2013.ROCHA, Leonel Severo,Teoria do Direito no Século XXI: Da semiótica à autopoiese.BECHIMANN, Gotthard & STEHR, Nico. Niklas Luhmann. Tempo Social, novembro de 2001.

Assinatura do aluno Assinatura do orientador