resumo

3
GARCEZ, Lucília Helena do Carmo. Técnica de Redação : o que é preciso saber para bem escrever. São Paulo: Martins Fontes, 1ª edição, 2001, pp.111-23. O "entrelaçamento das idéias" permite a construção de uma rede de conhecimentos, formando-se uma condição essencial para o entendimento dos assuntos expostos para o leitor, permitindo a interpretação correta do texto. Esta estruturação ideológica consiste em duas etapas. A primeira sendo o recolhimento das idéias e hierarquizá-las, fazendo com que os ideais principais sejam destacados. A segunda se entende pela revisão da escrita, por onde se diagnostica a necessidade da reformulação, da linguagem e das estruturas gramaticais, afim de certificar da correta transmissão de conceitos. Desta forma é demonstrado a relevância da coesão textual, pois este é o meio pelo qual o leitor irá acompanhar, seqüenciar, reconhecer, progredir as informações textuais e identificar as referências contidas no texto. Tal importância apresenta suas diversas ferramentas para realizar o seu "trabalho" no texto. O redator pode usar para a coesão em seu texto as formas sistemáticas de ligação entre palavras, as referenciais, as lexicais, as elipses e as substituições. Tendo as coesões referenciais como alusões a elementos do próprio texto, lexicais como o uso de sinônimos para retomar a mesma idéia ou parte delas, elipses como ocultação de elementos de fácil identificação ou já citados, substituições como trocas de palavras e verbos por sentenças que os resumem. Mas se ocorrer a má utilização destas ferramentas de coesão, pode apresentar uma "má funcionalidade" do texto, não demonstrando assim, sua idéia(s) principal ou principais, sendo esta a causa de muitos "problemas" construtivos textuais. Para evitar isto o texto, além de apresentar a coesão, deve "organizar as idéias numa rede de significados e entrelaçar gramaticalmente as frases e os períodos"(p.118). Assim, o texto se articula em diversas formas de meios promovidos pela coesão, de modo que cada um

Upload: thaysla

Post on 17-Sep-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

resumo em 500 palavras. como fazer.

TRANSCRIPT

GARCEZ, Luclia Helena do Carmo. Tcnica de Redao : o que preciso saber para bem escrever. So Paulo: Martins Fontes, 1 edio, 2001, pp.111-23.

O "entrelaamento das idias" permite a construo de uma rede de conhecimentos, formando-se uma condio essencial para o entendimento dos assuntos expostos para o leitor, permitindo a interpretao correta do texto. Esta estruturao ideolgica consiste em duas etapas. A primeira sendo o recolhimento das idias e hierarquiz-las, fazendo com que os ideais principais sejam destacados. A segunda se entende pela reviso da escrita, por onde se diagnostica a necessidade da reformulao, da linguagem e das estruturas gramaticais, afim de certificar da correta transmisso de conceitos. Desta forma demonstrado a relevncia da coeso textual, pois este o meio pelo qual o leitor ir acompanhar, seqenciar, reconhecer, progredir as informaes textuais e identificar as referncias contidas no texto. Tal importncia apresenta suas diversas ferramentas para realizar o seu "trabalho" no texto. O redator pode usar para a coeso em seu texto as formas sistemticas de ligao entre palavras, as referenciais, as lexicais, as elipses e as substituies. Tendo as coeses referenciais como aluses a elementos do prprio texto, lexicais como o uso de sinnimos para retomar a mesma idia ou parte delas, elipses como ocultao de elementos de fcil identificao ou j citados, substituies como trocas de palavras e verbos por sentenas que os resumem. Mas se ocorrer a m utilizao destas ferramentas de coeso, pode apresentar uma "m funcionalidade" do texto, no demonstrando assim, sua idia(s) principal ou principais, sendo esta a causa de muitos "problemas" construtivos textuais. Para evitar isto o texto, alm de apresentar a coeso, deve "organizar as idias numa rede de significados e entrelaar gramaticalmente as frases e os perodos"(p.118). Assim, o texto se articula em diversas formas de meios promovidos pela coeso, de modo que cada um apresenta sua singularidade de escrita, assim molda o texto de acordo com a inteno do redator mas sem perder a coeso textual.

FACULDADE SABERESTHAYSLA C. R. VENTURINI

FICHAMENTO DE RESUMO

VITRIA2015