restabelecimento estÉtico e funcional com onlay … · universidade do sagrado coração rua irmã...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 50 RESTABELECIMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL COM ONLAY DE CERÂMICA. UM CASO CLÍNICO Ana Luiza Berto Signori 1 ; Karin Cristina da Silva Modena 2 ; Maria Cecília Veronezi 2 ; Marcela Pagani Calabria 2 1 Aluna de graduação do Curso de Odontologia, Centro de Ciência da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru/SP. - [email protected] 2 Profa. Dra. do Curso de Odontologia, Centro de Ciência da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru/SP. Após a remoção do tecido cariado em um dente posterior, nem sempre é possível restabelecer forma e função com restaurações diretas. Nesses casos podemos optar por uma restauração indireta parcial denominada onlay ou overlay. O que irá determinar a escolha da peça protética será o envolvimento que o dente necessita para sua proteção. A indicação de onlay se torna necessária, considerando que uma restauração direta não conseguiria restabelecer contorno, ponto de contato e resistência aos esforços mastigatórios. Desse modo, paciente do sexo feminino, idade de 24 anos, compareceu a Clínica Odontológica da Universidade do Sagrado Coração e no exame clínico observou-se que o dente 36 possuía tratamento endodôntico satisfatório e ampla cavidade oclusomesial com perda da cúspide mesio-vestibular. O planejamento foi a cimentação de um pino intracanal e confecção de uma onlay em cerâmica do tipo E-MAX. O pino de fibra de vidro foi cimentado com o cimento resinoso dual All cem core (FGM), que permite, além da cimentação do pino, o preenchimento de toda a cavidade para posterior preparo da onlay. Numa outra sessão foi realizado o preparo cavitário, com término em chanfrado profundo na face vestibular e calçamento de cúspide na lingual. Em sessão subsequente, realizou-se a moldagem (técnica da dupla moldagem) e foi feita a escolha de cor. Antes da cimentação foram realizados preparo da peça protética, e seus ajustes proximais e oclusais. O dente foi condicionado, lavado e aplicado sistema adesivo Scotchbond Multipurpose (3M ESPE), fotopolimerizando por 40 segundos. Para a cimentação da onlay foi escolhido um cimento resinoso dual. Palavras-chave: Resinas compostas. Restauração dentária permanente. Coroas dentárias.

Upload: hoangdat

Post on 07-Jun-2019

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 50

RESTABELECIMENTO ESTÉTICO E FUNCIONAL COM ONLAY DE CERÂMICA. UM CASO CLÍNICO Ana Luiza Berto Signori1; Karin Cristina da Silva Modena2; Maria Cecília Veronezi2; Marcela Pagani Calabria2 1Aluna de graduação do Curso de Odontologia, Centro de Ciência da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru/SP. - [email protected] 2Profa. Dra. do Curso de Odontologia, Centro de Ciência da Saúde, Universidade do Sagrado Coração (USC) – Bauru/SP.

Após a remoção do tecido cariado em um dente posterior, nem sempre é possível

restabelecer forma e função com restaurações diretas. Nesses casos podemos optar por uma restauração indireta parcial denominada onlay ou overlay. O que irá determinar a escolha da peça protética será o envolvimento que o dente necessita para sua proteção. A indicação de onlay se torna necessária, considerando que uma restauração direta não conseguiria restabelecer contorno, ponto de contato e resistência aos esforços mastigatórios. Desse modo, paciente do sexo feminino, idade de 24 anos, compareceu a Clínica Odontológica da Universidade do Sagrado Coração e no exame clínico observou-se que o dente 36 possuía tratamento endodôntico satisfatório e ampla cavidade oclusomesial com perda da cúspide mesio-vestibular. O planejamento foi a cimentação de um pino intracanal e confecção de uma onlay em cerâmica do tipo E-MAX. O pino de fibra de vidro foi cimentado com o cimento resinoso dual All cem core (FGM), que permite, além da cimentação do pino, o preenchimento de toda a cavidade para posterior preparo da onlay. Numa outra sessão foi realizado o preparo cavitário, com término em chanfrado profundo na face vestibular e calçamento de cúspide na lingual. Em sessão subsequente, realizou-se a moldagem (técnica da dupla moldagem) e foi feita a escolha de cor. Antes da cimentação foram realizados preparo da peça protética, e seus ajustes proximais e oclusais. O dente foi condicionado, lavado e aplicado sistema adesivo Scotchbond Multipurpose (3M ESPE), fotopolimerizando por 40 segundos. Para a cimentação da onlay foi escolhido um cimento resinoso dual.

Palavras-chave: Resinas compostas. Restauração dentária permanente. Coroas dentárias.