reabilitaÇÃo oral inferior com prÓtese tipo … · universidade do sagrado coração rua irmã...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 137 REABILITAÇÃO ORAL INFERIOR COM PRÓTESE TIPO PROTOCOLO: UM CASO ATÍPICO Raphael Ferreira de Souza Bezerra Araújo 1 ; Maria Silvia Mauricio Rigolin 1 ; Lelis Gustavo Nicoli 2 ; Francisco de Assis Mollo Junior 3 1 Aluno de Doutorado, Curso de Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. - [email protected] 2 Aluno de Doutorado, Área de Implantodontia, Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. 3 Prof. Dr. Área de Prótese Total. , Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. A utilização de próteses tipo protocolo com carga imediata na reabilitação de pacientes desdentados totais é cada vez mais comum, proporcionando vantagens psicológicas e funcionais, sendo uma opção de tratamento mais rápido. O objetivo deste caso é descrever a reabilitação oral de um paciente com prótese tipo protocolo com carga imediata inferior e prótese total superior. Paciente saudável, gênero masculino, apresentando queixas de mastigação deficiente e dificuldade no convívio social devido a falta de vários dentes na arcada inferior e superior. Após exame clinico e avaliação radiográfica, foi constatado uma placa de fixação rígida do lado direito da mandíbula (tratamento após ferimento por arma de fogo) e ausência de volume ósseo nessa região. O planejamento incluiu: confecção de prótese total superior e prótese total inferior sobre implantes com carga imediata. Antes da cirurgia, realizou-se o planejamento reverso e confecção de guia multifuncional inferior. Foi realizado as exodontias dos remanescentes dentários da mandíbula e instalação imediata de 5 implantes na mandíbula. Logo após a cirurgia, foi instalado os abutments, realizado a moldagem e registro oclusal com auxilio do guia multifuncional. A prótese total superior e a prótese total inferior sobre implantes foi instalada após 48 horas, e realizado o acompanhamento periódico necessário. Após a reabilitação oral com sucesso, o paciente ficou satisfeito, voltando ao convívio social, além de ter restabelecido a estética e função. O planejamento em implantodontia é fundamental para o sucesso da reabilitação oral, principalmente em casos atípicos, de carga imediata, e de difícil resolução. Para isto, é importante considerar a vontade do paciente e a quantidade de remanescente ósseo, procurando, sempre, restabelecer a função, conforto e estética do caso. Palavras-Chave: Prótese dentária. Reabilitação Bucal. Carga Imediata em Implante Dentário.

Upload: others

Post on 11-Jan-2020

0 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: REABILITAÇÃO ORAL INFERIOR COM PRÓTESE TIPO … · Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14)

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 137

REABILITAÇÃO ORAL INFERIOR COM PRÓTESE TIPO PROTOCOLO: UM CASO ATÍPICO Raphael Ferreira de Souza Bezerra Araújo1; Maria Silvia Mauricio Rigolin1; Lelis Gustavo Nicoli2; Francisco de Assis Mollo Junior3

1Aluno de Doutorado, Curso de Reabilitação Oral, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. - [email protected] 2Aluno de Doutorado, Área de Implantodontia, Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. 3Prof. Dr. Área de Prótese Total. , Curso de Odontologia, Faculdade de Odontologia de Araraquara - UNESP, Araraquara, SP. A utilização de próteses tipo protocolo com carga imediata na reabilitação de pacientes desdentados totais é cada vez mais comum, proporcionando vantagens psicológicas e funcionais, sendo uma opção de tratamento mais rápido. O objetivo deste caso é descrever a reabilitação oral de um paciente com prótese tipo protocolo com carga imediata inferior e prótese total superior. Paciente saudável, gênero masculino, apresentando queixas de mastigação deficiente e dificuldade no convívio social devido a falta de vários dentes na arcada inferior e superior. Após exame clinico e avaliação radiográfica, foi constatado uma placa de fixação rígida do lado direito da mandíbula (tratamento após ferimento por arma de fogo) e ausência de volume ósseo nessa região. O planejamento incluiu: confecção de prótese total superior e prótese total inferior sobre implantes com carga imediata. Antes da cirurgia, realizou-se o planejamento reverso e confecção de guia multifuncional inferior. Foi realizado as exodontias dos remanescentes dentários da mandíbula e instalação imediata de 5 implantes na mandíbula. Logo após a cirurgia, foi instalado os abutments, realizado a moldagem e registro oclusal com auxilio do guia multifuncional. A prótese total superior e a prótese total inferior sobre implantes foi instalada após 48 horas, e realizado o acompanhamento periódico necessário. Após a reabilitação oral com sucesso, o paciente ficou satisfeito, voltando ao convívio social, além de ter restabelecido a estética e função. O planejamento em implantodontia é fundamental para o sucesso da reabilitação oral, principalmente em casos atípicos, de carga imediata, e de difícil resolução. Para isto, é importante considerar a vontade do paciente e a quantidade de remanescente ósseo, procurando, sempre, restabelecer a função, conforto e estética do caso. Palavras-Chave: Prótese dentária. Reabilitação Bucal. Carga Imediata em Implante Dentário.