aumento de coroa clÍnica e reabilitaÇÃo estÉtica … · universidade do sagrado coração rua...

1
Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000 www.usc.br 99 AUMENTO DE COROA CLÍNICA E REABILITAÇÃO ESTÉTICA EM INDIVÍDUO COM FISSURA LABIOPALATINA. RELATO DE CASO Pedro Henrique Hernandes Job 1 ; Michyele Cristhiane Sbrana 2,3 ; Thaís Ustuilin Fuzer 4 ; Nicole Rosa de Freitas 4 ; Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida 3,5 ; Luis Augusto Esper 2,3 1 Aluno do Curso de Especialização, Área de Periodontia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. - [email protected] 2 Prof. Dr. Área de Periodontia, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. 3 Prof. Dr. Curso de Especialização, Área de Periodontia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 4 Aluna de Mestrado, Área de Prótese, Curso de Odontologia, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 5 Prof. Dr. Área de Prótese, Curso de Odontologia, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. As fissuras labiopalatinas são deformidades congênitas que acometem a face, podendo acometer além do lábio, o rebordo alveolar e palato. O tratamento ideal das fissuras labiopalatinas envolve equipe multidisciplinar, iniciando desde o nascimento e estende-se até a vida adulta. A periodontia atua em todas as etapas da reabilitação destes indivíduos na realização do preparo inicial, procedimentos de manutenção periodontal, além de diversos procedimentos de cirurgia plástica periodontal. O propósito deste estudo foi relatar um caso clínico no qual o indivíduo com fissura labiopalatinas trans-forame incisivo de 23 anos de idade já havia realizado todos os procedimentos de reabilitação da área da fissura e estava finalizando o tratamento ortodôntico. Porém, o paciente apresentava coroas clínicas curtas e discrepâncias das margens gengivais e tamanhos dos dentes anteriores superiores, com ausência dos incisivos laterais. Foi realizado o aumento de coroa clínica na região anterior superior e após 120 dias, a realização de tratamento restaurador estético definitivo na área. O paciente ficou extremamente satisfeito com o resultado estético obtido. Assim, a periodontia pode contribuir com a finalização dos casos de reabilitação estética em indivíduos com fissuras labiopalatinas, pois é extremamente importante o equilíbrio entre estética branca e vermelha na estética do sorriso. Palavras-chave: Aumento da coroa clínica. Osteotomia. Gengivectomia.

Upload: dinhdieu

Post on 20-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Universidade do Sagrado Coração Rua Irmã Arminda, 10-50, Jardim Brasil – CEP: 17011-060 – Bauru-SP – Telefone: +55(14) 2107-7000

www.usc.br 99

AUMENTO DE COROA CLÍNICA E REABILITAÇÃO ESTÉTICA EM INDIVÍDUO COM FISSURA LABIOPALATINA. RELATO DE CASO Pedro Henrique Hernandes Job1; Michyele Cristhiane Sbrana2,3; Thaís Ustuilin Fuzer4; Nicole Rosa de Freitas4; Ana Lúcia Pompéia Fraga de Almeida3,5; Luis Augusto Esper2,3 1Aluno do Curso de Especialização, Área de Periodontia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. - [email protected] 2Prof. Dr. Área de Periodontia, Curso de Odontologia, Universidade do Sagrado Coração, Bauru, SP. 3Prof. Dr. Curso de Especialização, Área de Periodontia, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 4Aluna de Mestrado, Área de Prótese, Curso de Odontologia, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. 5Prof. Dr. Área de Prótese, Curso de Odontologia, Universidade de São Paulo, Bauru, SP. As fissuras labiopalatinas são deformidades congênitas que acometem a face, podendo acometer além do lábio, o rebordo alveolar e palato. O tratamento ideal das fissuras labiopalatinas envolve equipe multidisciplinar, iniciando desde o nascimento e estende-se até a vida adulta. A periodontia atua em todas as etapas da reabilitação destes indivíduos na realização do preparo inicial, procedimentos de manutenção periodontal, além de diversos procedimentos de cirurgia plástica periodontal. O propósito deste estudo foi relatar um caso clínico no qual o indivíduo com fissura labiopalatinas trans-forame incisivo de 23 anos de idade já havia realizado todos os procedimentos de reabilitação da área da fissura e estava finalizando o tratamento ortodôntico. Porém, o paciente apresentava coroas clínicas curtas e discrepâncias das margens gengivais e tamanhos dos dentes anteriores superiores, com ausência dos incisivos laterais. Foi realizado o aumento de coroa clínica na região anterior superior e após 120 dias, a realização de tratamento restaurador estético definitivo na área. O paciente ficou extremamente satisfeito com o resultado estético obtido. Assim, a periodontia pode contribuir com a finalização dos casos de reabilitação estética em indivíduos com fissuras labiopalatinas, pois é extremamente importante o equilíbrio entre estética branca e vermelha na estética do sorriso. Palavras-chave: Aumento da coroa clínica. Osteotomia. Gengivectomia.