ressurreição 94.pdf · mensagem do pároco página 5 página 3 “eu vi miríades de anjos,...

6
Ressurreição Mensagem do pároco Página 3 Página 5 “Eu vi miríades de anjos, ale- gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri - Paraíso - Divina Comédia) “O s anjos da Paixão”, do grande artista Gian Loren- zo Bernini (1598-1680), foram colocados na ponte do Castel Sant’Angelo, em Roma, para que todos os que passarem por ali possam refletir nos sofrimentos de Cristo. O Castel Sant’Angelo foi construído como mausoléu do imperador Adriano (135 d.C.). Mais tarde, com a Roma dos Papas, o castelo vai adquirindo diversas funções: fortaleza, prisão, refúgio dos Papas em tempo de guerra e, hoje, museu. O nome escolhido se deve à tradi- ção que, num tempo em que a peste dizimava a população de Roma, um anjo teria aparecido em sua função de mensageiro de Deus e salvado a cidade. Como marco desse fato, foi colocada em cima do castelo uma ima- gem do Arcanjo Miguel que, com sua armadura e com sua espada desem- bainhada, de- fende Roma. O artista criou “os anjos da Pai- xão”, seres celestiais, trazendo em suas mãos os instrumentos da flagelação de Cristo, e também o véu de Verô- nica para diminuir Sua dor. Não se trata de figuras decorativas, mas da missão do anjo, que é ser mensageiro, fazendo com que os que por ali pas- sem, reflitam. Hoje, Bernini, teria que multiplicar “os anjos da Paixão” do sofrimento humano causado pelo pró- prio homem – as guerras, os genocídios, os holocaustos... Não Legião de Maria Vem aí A Nova Onda Padre José Roberto Devellard, pároco Jornal da Paróquia da Ressurreição . www.paroquiadaressurreicao.com.br . fev./mar. 2017 . nº 94 vou elencar tais instrumentos, mas o teclado de um telefone, assim como o de um computador, pode servir para fazer o bem, mas nas mãos de pessoas sem caráter faz com que se tornem ver- dadeiros anjos caídos, aqueles que têm as asas quebradas, pois não são mais criaturas celestiais. O tempo da Quaresma é essencial- mente um tempo de conversão. As ima- gens dos anjos de Bernini expostas no adro de nossa paróquia querem ser instrumentos de reflexão, para que possamos ressusci- tar com Cristo e nos desfazermos de tudo aquilo que nos separa do amor de Deus. “Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão.” (Ap 12,7) Jo 20,25 (Pregos) Jo 19,17 (Cruz) Castel Sant’Angelo Jo 19,34 (Lança) Lc 23,38 (Inscrição INRI) Jo 19,29 (Vinagre)

Upload: others

Post on 14-Oct-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

RessurreiçãoMensagem do pároco

Página 3Página 5

“Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos,

cada um, no brilho e no aspecto.”(Dante Alighieri - Paraíso - Divina Comédia)

“Os anjos da Paixão”, do grande artista Gian Loren-zo Bernini (1598-1680),

foram colocados na ponte do Castel Sant’Angelo, em Roma, para que todos os que passarem por ali possam refletir nos sofrimentos de Cristo.

O Castel Sant’Angelo foi construído como mausoléu do imperador Adriano (135 d.C.). Mais tarde, com a Roma dos Papas, o castelo vai adquirindo diversas funções: fortaleza, prisão, refúgio dos Papas em tempo de guerra

e, hoje, museu.O nome escolhido se deve à tradi-

ção que, num tempo em que a peste dizimava a população de Roma, um anjo teria aparecido em sua função de mensageiro de Deus e salvado a cidade. Como marco desse fato, foi colocada em cima do castelo uma ima-gem do Arcanjo Miguel que, com sua armadura e com sua espada desem-bainhada, de-fende Roma.

O artista criou “os anjos da Pai-xão”, seres celestiais, trazendo em suas mãos os instrumentos da flagelação de Cristo, e também o véu de Verô-nica para diminuir Sua dor. Não se trata de figuras decorativas, mas da missão do anjo, que é ser mensageiro, fazendo com que os que por ali pas-sem, reflitam.

Hoje, Bernini, teria que multiplicar “os anjos da Paixão” do sofrimento humano causado pelo pró-prio homem – as guerras, os genocídios, os holocaustos... Não

Legião de Maria Vem aí A Nova Onda

Padre José Roberto Devellard, pároco

Jornal da Paróquia da Ressurreição . www.paroquiadaressurreicao.com.br . fev./mar. 2017 . nº 94

vou elencar tais instrumentos, mas o teclado de um telefone, assim como o de um computador, pode servir para fazer o bem, mas nas mãos de pessoas sem caráter faz com que se tornem ver-dadeiros anjos caídos, aqueles que têm as asas quebradas, pois não são mais criaturas celestiais.

O tempo da Quaresma é essencial-mente um tempo de conversão. As ima-gens dos anjos

de Bernini expostas no adro de nossa paróquia querem ser instrumentos de reflexão, para que possamos ressusci-tar com Cristo e nos desfazermos de tudo aquilo que nos separa do amor de Deus.

“Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos lutaram contra o dragão.” (Ap 12,7)

Jo 20,25 (Pregos)

Jo 19,17 (Cruz) Castel Sant’Angelo

Jo 19,34 (Lança)

Lc 23,38 (Inscrição INRI)

Jo 19,29 (Vinagre)

Page 2: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

Ressurreição2C

arine O

ckoC

arin

e O

cko

Anunciando... Dr. Márcio de SáApresentamos nossos anunciantes, para que você conheça quem, aqui, oferece seus produtos/serviços. Nesta edição, conversamos com o Dr. Márcio de Sá, que realiza consultas em domicílio.

• Que serviços oferece? Consultas de Clínica Médica em domicílio de pessoas a partir de 15 anos (não atendo mais em consultório). Essas consultas, com Exame Físico completo, duram, em média, 2 horas e toda a história médico-cirúrgica pessoal e familiar do consultante é investigada, o que faz parte do estabelecimento do diagnóstico do problema médico atual, razão da consulta. Também realizo seguimento clínico global contínuo de pacientes hospitalizados em domicílio – Home Care –, em geral (mas não exclusivamente), de idosos, acamados ou não, portadores, de doenças como Alzheimer, por exemplo.

• Qual o diferencial do serviço? O principal é a possibilidade de as pessoas não terem de ir ao consultório, o que é mais um recurso para quem tem dificuldade de sair de casa, e um conforto para os que preferem consultar um médico na tranquilidade dos seus lares.

• Qual sua relação com a Paróquia da Ressurreição? Frequento há cerca de 10 anos; gosto de ir para rezar e meditar, preferencialmente, quando possível, durante a semana, no meio da tarde, quando a igreja está vazia. Sua proximidade da beleza da praia do Arpoador é um plus.

• Por que anunciar no Jornal Ressurreição? Uma cliente mostrou-me o Jornal há alguns meses, achei interessante e informativo e, por residir em Copacabana, gostaria de oferecer meus serviços às pessoas que vivem entre o Leme e Ipanema (mas não exclusivamente, é claro).

Luiz Carlos Pimentel

Ludimila Cindra

A Campanha da Fraternidade (CF) é realizada pela Igreja

Católica no Brasil e todo ano trata de um tema diferente, sempre no que tange aos problemas enfrenta-dos pela população. O movimento começa na Quarta-feira de Cinzas e acaba no fim do ano, embora mui-tos pensem que termine na Páscoa. O objetivo é a educação para a vida em fraternidade com base na justiça e no amor, tendo em vista uma sociedade justa e solidária. Bastante relevante é a coleta solidária no Domingo de Ramos, que consiste em arrecadação de fundos, nas paróquias, que serão repartidos, sendo 60% destinados à própria diocese (Fundo Diocesano de Solidariedade) e os outros 40% para o fortalecimento da solidariedade entre as diversas regiões do país (Fundo Nacional de Solidariedade).

O tema da CF desse ano é “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema é “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2,15). Bioma, segundo o dicionário Houaiss, significa “grande comunidade estável e desenvolvida, adaptada às condições ecológicas de uma certa região, e geralmente caracterizada por um tipo principal de vegetação”. Ou seja, em 2017 vamos nos voltar à observação e valo-rização de uma das maiores demonstrações do amor de Deus por nós: a natureza, que nos alimenta e nos serve sem fazer distinções.

CF-2017 Agenda• Nas sextas-feiras da Quaresma: Via-sacra, às 17h15. • 06/03 - Início da Oficina de Oração e Vida, às 19h (serão 15 encontros, às segundas-feiras). Informações: 98270-5445 (Marinho) e 2548-8534 (Isabela). E início das Reflexões Quaresmais (palestras dos padres da paróquia) que acontecerão todas as segundas-feiras da Quaresma, às 19h30. • 08/03 - Aniversário sacerdotal de Mons. Vasconcellos.• 15/03 - Início do Seminário de Vida (RCC), às 19h30 (palestras sempre às quartas). Informações: 98866-5386 (Fátima).• 19/03 - Dia de São José - Missa em Ação de Graças, às 10h30. • 24, 25 e 26/03 - Encontro jovem A Nova Onda. Inscreva-se!• 25/03 - Anunciação do Senhor - Missa na Capela da Anunciação, às 18h30.• 08/04 - Via-sacra luminosa no Arpoador, após a missa das 18h30.• 09/04 - Domingo de Ramos. Procissão saindo do Forte, às 10h.• 13/04 - Quinta-feira Santa. Instituição da Eucaristia, missa às 20h.• 14/04 - Sexta-feira da Paixão de Jesus, às15h.• 15/04 - Vigília Pascal, às19h.• 16/04 - Domingo de Páscoa - Procissão da Ressurreição, às 8h.• Crisma - Na paróquia: sábados, às 16h30 (jovens) e domingos, às19h30 (adultos). Na Capela da Anunciação: sábados, às 19h30. Abertas as inscrições!• A Perseverança da paróquia (a partir de 9 anos) funciona desde dezem-bro, sob a batuta de Tia Suzana, aos domingos, às 18h. Já na Capela da Anunciação, há, aos sábados, Perseverança, às17h e Grupo Jovem, às 19h30.• Coral e violão na Capela da Anunciação: sexta-feira, às19h.• Catequese: Inscrições na secretaria. Iniciou em fevereiro (para o 2º ano) e no primeiro domingo de março (1º ano). Opções: terças, às 17h30; sábados, às 9h; domingos, às 16h. Na Capela da Anunciação: sábado às 10h ou às 15h. • Alfabetização e reforço escolar - Inscrições em março. • Informática - Em março, cursos gratuitos, separados por grupos: crianças a partir de 7 anos, adolescentes, adultos. Inscrições na secretaria e entrevista na sala de informática.

Confirme sempre os horários na secretaria

Page 3: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

Ressurreição 3

Estamos na Quaresma que nos rememora

o sacrifício de Jesus na Cruz. Veja algumas curio-sidades sobre o “Santo Madeiro de Jesus”.

Em uma tradição, sur-gida em torno de 325 d.C., Sta. Helena, mãe do imperador Constantino, teria encontrado, durante

uma peregrinação a Jerusalém, as cruzes de Jesus e dos 2 ladrões. Tendo ela posto os 3 madeiros em contato com um morto, este teria revivido ao ser tocado por uma das cruzes: a do Salvador. O Patriarca de Jerusalém, São Macário, colocou-a sobre um púlpito, e, assim, a cruz foi apresentada para a veneração. Quando o povo viu-a levantada para o céu, gritou dezenas de vezes Kyrie eleison (“Senhor, tende piedade”).

Desde então, uma parte do Sagrado Madeiro foi guardada em Jerusalém, na Basílica da Anàstasis (que os ocidentais chamam de Santo Sepulcro). Outras partes foram levadas por Sta. Helena para Roma e colocadas na sua habitação que, depois, se transformaria no mosteiro da “Santa Cruz em Jerusalém” (foto). Observe-se que essa igreja, apesar de ser em Roma, leva Jerusalém no nome pois se conta que seu chão foi coberto com terra de Jerusalém, e é como um pedaço da Terra Santa em Roma.

Quaresma é caminho percorrido pelas pessoas de fé; inclui escuta frequente da

palavra de Deus, oração intensa, caminhadas missionárias, prontidão (cf. Constituição Sacrosanctum Concilium: Sobre a Sagrada Liturgia - SC 109). Ela propõe a disponibili-dade de aceitar, como discípulos de Cristo, a cruz do sofrimento em nossa vida. É tempo de purificação do corpo e do espírito, para celebrarmos dignamente a Páscoa, dando testemunho de Cristo, escutando Sua pala-vra e permanecendo fiéis à Cruz do Senhor (cf. Jo 19, 25-27).

Nosso discipulado espelha-se, principalmente em Maria. No prefá-cio da missa da Quaresma que celebra “Sta. Maria discípula do Senhor”, cita-se a exclamação da mulher que diz a Jesus “Bem-aventurado o ventre que te trouxe e o seio do qual bebeste leite!” Ao que Jesus responde “Bem-aventurados, antes, aqueles que escutam a palavra de Deus e a põem em prática” (Lc 11, 26-27). Maria é louvada porque gerou o filho de Deus e porque escutou Sua palavra e a pôs em prática. Como discípula, sempre procurou fazer Sua vontade, com amor, humildade e fidelidade. É o modelo mais perfeito para os discípulos de Cristo.

O Senhor pôde fazer maravilhas nela porque, antes do acolhi-mento físico do Verbo Encarnado, ela já se dispusera a acolher e viver a Palavra plenamente, obediente à vontade divina. Escutar, acolher, ser missionária, estar ao pé da Cruz, testemunhar; tudo fez, como discípula. A primeira discípula. E nos deixou coordenadas para o pleno discipulado: “Fazei tudo que ele vos disser.”

Você sabia? Sobre a Cruz Maria no tempo da Quaresma

Carin

e Ocko

Antônio Campinho

Jovens evangelizando jovens. Essa é uma das marcas do A Nova Onda

(ANO), retiro organizado anualmente pela Paróquia da Ressurreição, cuja edição de 2017 acontecerá entre os dias 24 e 26 de março, na Casa de Retiro N. Sra. do Carmo, em Bacaxá. Jovens entre 15 e 25 anos estão aptos a participar e podem buscar as fichas de inscrição na secretaria da paróquia. Vale lembrar que o ANO pode receber até 50 encontristas. Logo, se você pretende fazer parte

Vem aí A Nova Onda

A Nova Onda do ano passado

desse evento, ou conhece alguém que gostaria, não perca tempo. O foco do A Nova Onda é proporcionar aos jovens uma experiência profunda com Deus por meio de diversas ativi-dades, como pregações, testemunhos e outras atividades mais lúdicas. Não importa se a pessoa está afastada da Igreja ou se já tem caminhada, o importante é estar de coração aberto. Posteriormente, o objetivo é inserir os

encontristas em nossa comunidade, seja na Crisma, seja no JUC (grupo jovem da paróquia).

Carin

e Ocko

Com base em texto de Lina Boff na Revista O mensageiro de Santo Antônio de 4/16.

???

Com base em texto de Massimo Casaro na Revista mundo e missão de 9/16 e https://

pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlica_de_Santa_Cruz_em_Jerusal%C3%A9m.

Page 4: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

Ressurreição

Comunidade do Morro do Pavão e PavãozinhoRua Saint Roman, 46. Tel.: 2267-0148

Capela da Anunciação

Missionárias: Irmãs Aline, Michelle, Rosa e Maria Rosa.

Fale conosco: [email protected]

Este jornal é distribuído gratuitamente.

Orientador Responsável: Pe. José Roberto DevellardCoordenação, revisão e diagramação: Yasmine de Lucca

Tiragem: 1800

MissasSábado, às 18h30. Domingo, às 9h.

SecretariaSábado: das 9 às 11h.

Ambulatório (em parceria com a Firjan)De segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

BatismoPreparação: sexta-feira da semana anterior ao do Batismo.Cerimônia: 3º domingo do mês, às 9h, na missa.

BazarDe segunda a sexta-feira das 10 às 12h e das 14 às 18h.

CatecismoSábado, das 9h30 às 11h ou das 15 às 18h.

Círculo Bíblico - Informe-se na secretaria.

Crisma - Informe-se na secretaria.

Ginástica para 3ª idadeTerças e quintas, às 7h. As inscrições podem ser feitas no horário das aulas.

Grupo de OraçãoSegunda-feira, às 20h.

Pastoral da CriançaÚltimo sábado do mês (pesagem de crianças), às 14h.

Perseverança (Jovens) - 17h.Grupo Jovem Alfa & Ômega: sábados, às 19h30.

TerçoQuarta a sexta-feira, às 18h. E às quintas informe-se sobre Terço dos Homens.

Violão - sexta-feira, às19h.

4

Responsáveis por anunciantes: Maria Christina, Yasmine, Luiz Carlos, Terezinha.

Car

ine

Ock

o

HoráriosMissas SemanaisSegunda, às 18h (Missa da Luz, nas intenções de falecidos).Terça a sexta, às 7h30 e 18h. Sábado, às 7h30.

Missas de Preceito Dominical Sábado • 17h (Pe. José Roberto) • 18h30 (Missa Jovem)Domingo • 7h30 (Pe. França) • 9h (Mons. Vasconcellos) • 10h30 (Pe. José Roberto) • 12h (Pe. José Roberto)• 17h (missa das crianças • 18h30 (Pe. Theophilo)com Pe. José Roberto) • 20h (s/ celebrante fixo)• 21h30 (Pe. Gabriel)Eventualmente pode haver alterações em relação aos celebrantes.SecretariaSegunda, das 16 às 19h.Terça a sábado, de 8 às 11h30 e de 16 às 19h.Domingo, de 8 às 12h e de 16 às 21h.Confissões - antes das missas e no horário da secretaria.Dízimo - no horário da secretaria.Ofício divino - Terça a sábado, às 7h10, na capela.TerçoDiariamente, às 17h30, na capela; quarta, às 16h, na Co-lônia dos Pescadores e às 16h30 no Parque Garota de Ipanema (em caso de chuva forte, transferem-se para a paróquia). E Terço dos Homens, terças, às 20h.

ServiçosAlcoólicos Anônimos - Terça e quinta, às 19h30.Alfabetização - Terça a sexta, das 15 às 17h.Bazar - Informe-se na secretaria.Biblioteca Através da Pasta na secretaria ou a combinar (Heloiza, tel.: 2522-3221).Comedores Compulsivos Anônimos - Terça, às 9h.Dança (Dalal Achcar) - Informe-se na secretaria.DispensárioCampanha do Quilo: nas missas do 1º domingo do mês. Distribuição de sacolas para famílias carentes: quarta, às 16h.Informática (para pessoas c/ poucos recursos)Diversos horários. Informações na secretaria.Jogadores Anônimos Terça e quinta, às 19h. E quintas-feiras, às 19h.Livraria - No salão da secretaria.Movimento e DançaSábado, às 11h, no subsolo.Narcóticos Anônimos (apoio a ex-drogados)Quarta e domingo, às 19h.Neuróticos AnônimosDomingo, às 17h.Unção dos Enfermos, Comunhão (para doentes e pessoas impossibilitadas de ir à igreja) e Bên-ção de Casas - Fazer pedido na secretaria.

Atividades PastoraisAcolhida (complementa os horários da secretaria)De terça a sexta-feira, de 11h30 às 13h.Adoração ao Santíssimo SacramentoPrimeira sexta-feira do mês, às 17h, na Igreja.Apostolado da OraçãoPrimeira sexta do mês, às 15h, reunião e hora santa. Em seguida, Missa do Coração de Jesus, às 18h.BatismoInscrições: todas as quintas-feiras, das 9 às 11h e das 16 às 18h. Curso: sexta-feira que antecede o Batismo, às 19h30.Cerimônia: 2º e 4º sábados do mês, às 10h30.De 7 a 15 anos: procurar a Catequese. De 15 a 21 anos: procurar Pastoral da Crisma. Mais de 21 anos: informe-se na secretaria.CasamentoDocumentação: quarta, das 17 às 19h e sexta, das 16 às 19h.Curso de noivos: domingo, de 8h30 às 16h (há 4 cursos por ano). Inscrições na secretaria.CatecismoTerças às 17h30; sábados às 9h e Domingos às 16h.De 15 a 21 anos: procurar a Pastoral da Crisma.Coral - Ensaios às terças e quintas, às 20h.Coroinhas - Informe-se na secretaria.Costura Corte e Costura - Terça, às 15h.Salas de Costura - Quarta e quinta, das 14 às 17h.CrismaJovens - Reuniões aos sábados, às 16h30. Adultos - Reuniões aos domingos, às 19h30.Escola de Vida (Comunhão e Libertação) Domingos, às18h30.Encontro de MãesDomingo, 16h e 18h.Grupo da Alegria (para a terceira idade)Todas as segundas sextas-feiras do mês, às 15h.Grupo de Schoenstatt Missa todo dia 18, às 18h. Grupo JovemJovens Unidos em Cristo (JUC) - sábados, às 20h. Grupos de Oração (Renovação Carismática)Terça, às 16h e quarta, às 19h30.Legião de MariaEm dias e horários variados.Meditação Cristã Terça, às 19h30 e quinta, às 18h45.Pastoral da Comunicação (PasCom) Reuniões no primeiro sábado do mês, às 17h.

Paróquia da RessurreiçãoR. Francisco Otaviano 99, Copacabana, Rio de Janeiro - CEP 22080-040 - Tel 2522-7698, Fax 2521-9951. [email protected]

Casa de Retiro de Bacaxá Informações com Zezinho (98893.3886)

Carin

e Ocko

Page 5: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

Ressurreição 5

Yasmine de Lucca

Em 8 de setembro de 2006 um sonho antigo

de nosso pároco, Pe. José Roberto se concretizava: era inaugurada a Casa de Retiro de Bacaxá, no distrito de Sa-quarema, com o objetivo de acolher pessoas para retiros e eventos (como a colônia de férias das crianças da catequese, por exemplo).

A casa, c e r c a d a pelo ver-de, dispõe de acomo-

dações para 70 pessoas e tem como ponto alto a Capela Nossa Senhora do Carmo, com capacidade para 112 pessoas sentadas. Também tem recantos para reflexões, Jardim Bíblico (com espécimes da

Maria Christina Monteiro de Castro

A presidente, na paróquia, é a Cefisa Araújo, uma cearense

entusiasmada que recebe com fidalguia. A tesoureira de um dos grupos é Dominique Zander, quem “armou” a entrevista. Elas nos apresentam a Legião de Ma-ria e, se a gente não tem espaço para publicar tudo, vai contar um pouco a história para vocês:

A Legião de Maria nasceu na Irlanda, em 1921, mas hoje ela existe no mundo inteiro, com

características comuns: Oração em conjunto/ Trabalho apostólico bem definido/ Reunião semanal.

Os legionários propõem-se a apoiar Maria na missão de Mãe da Igreja e consideram-se seus instrumentos no trabalho de evan-gelização e apostolado. Assumem compromissos claros: uma reu-nião semanal e a reza diária da “Catena” (oração a Nossa Senhora que é traço de união das legionárias). A reza do Terço, a missa e a

Você conhece a Casa de Retiro de nossa paróquia?

Legião de Maria: de braços abertos, N. Sra. espera

fauna e da flora presentes na Bí-blia), uma gru-ta de N. Sra. de Lourdes, um “ca-minho da via-sacra”, além de piscina, campo de futebol, salão de jogos etc.

Se você ainda não teve oportu-nidade de conhecer a casa, quem sabe não vale programar para lá

um retiro de seu grupo ou comunidade?! O acesso ao local é fácil, podendo-se che-

gar de ônibus intermunicipais, vans ou carro particular. Vale observar que a casa não tem fins lucrativos (a taxa que se paga é apenas um auxílio para a manutenção do lugar) e é aberta também a grupos de outras paróquias. Se você se interessou, pode se informar com o Zezinho: (21) 98893-3886.

Comunhão diárias são muito recomendáveis, e um retiro anual forta-lece o legionário no seu trabalho de doação ao próximo (como visitas a doentes em hospitais e apoio e consolo aos que sofrem).

E o que mais eles fazem? Tanta coisa! Por exemplo, cabe a eles di-rigir o Terço na paróquia: você sabia que, na capela, diariamente, às 17h30, muitos se reúnem para rezar o Terço? “Por que você não chega lá uma tarde – Cefisa convida) e sente como a oração em conjunto alimenta a alma, e quem sabe descobre em sua vida a pausa possível para se juntar a nós? Você começa de seu jeito, vai às reuniões, conhece as pessoas e, em 3 ou 4 meses, se decidir, torna-se legionário!”

Em nossa paróquia eles hoje são 40 que formam 5 grupos aguer-ridos e falam de seu trabalho com tanto fervor que dá vontade de saber mais. Entre em contato! Peça na secretaria o telefone da Cefisa. Dê o primeiro passo. Entregue-se a Nossa Senhora!

“Ninguém sabe o que Deus faria de nós se não opuséssemos tantos obstáculos à sua graça.” (Sto. Inácio)

Cefisa e Dominique

Page 6: Ressurreição 94.pdf · Mensagem do pároco Página 5 Página 3 “Eu vi miríades de anjos, ale-gres todos, asas abertas, diversos, cada um, no brilho e no aspecto.” (Dante Alighieri

Ressurreição 6

Car

ine

Ock

o

Aconteceu...

1) Imposição de Cinzas (Quarta-feira de Cinzas). As cinzas utilizadas na cerimônia são provenientes da queima de ramos do Domingo de Ramos que são devolvidos à igreja pelos paroquianos; 2) Via-sacra na paróquia, que acontece todas as sextas-feiras da Quaresma; 3) Retorno às atividades da Catequese e da Perseverança da Capela da Anunciação; 4) Dom Orani nas ruas Morro a caminho da Capela da Anunciação no dia em que veio com a imagem peregrina de São Sebastião à nossa paróquia; 5) Curso de noivos, em março; 6) Cursos de Formação têm acontecido alternadamente em várias paróquias e alguns de nossos paroquianos têm participado. Na foto, o encontro na paróquia N. Sra. de Copacabana; 7) Aniversário de Pe. José Roberto; 8 e 9) Bênção da Romã e participação do grupo de Folia de Reis da Mangueira, no Dia de Reis.

Carin

e Ocko

Fatima D

iasG

abriel C

oelh

o

Fati

ma

Dia

s

Carin

e Ocko

1

4

Lud

imila

Cin

dra

Liza

nd

ra M

elo

An

tôn

io C

amõ

esA

ntô

nia

Fer

reir

aG

abriel C

oelh

o

2

6

7 8

9

3

5