resposta questão 1 questão 3 - grupo etapa educacional · pelo extremo sul do continente...

4
Considerando a rede mundial de computado- res, inovação tecnológica contemporânea das mais importantes, explique as afirmações. a) A integração econômica global é facilitada pelo uso das mesmas técnicas... b) ... contudo, integrar não significa incluir a todos. Resposta a) Os efeitos oriundos da Revolução Técni- co-científica permitiram uma maior padronização e internacionalização do processo de produção de capital, facilitado pela integração mais intensa das redes informacionais. b) Embora esse processo tenha intensificado e fa- cilitado o comércio, a produtividade, a competitivi- dade e a minimização dos custos de produção em nível internacional, isso não ocorreu de modo ho- mogêneo e levou ao aumento das disparidades socioeconômicas intra e internacionais. Analise o mapa. Fonte: Atlas Geográfico Escolar, IBGE, 2002. a) Descreva o mapa. b) Explique as diferenças regionais. Resposta a) O mapa mostra que a maior parte dos países da África Subsaariana apresenta mais de 30% da população subnutrida. b) Os países que apresentam melhores condições socioeconômicas dentro do contexto geral do con- tinente africano (países da África do Norte, Oci- dental e RSA, principalmente) apresentam as me- nores taxas percentuais de subnutrição (abaixo de 30% da população). Apresente e explique uma característica a) dos primórdios da industrialização na Eu- ropa. b) dos novos espaços industriais europeus. Resposta a) Nos seus primórdios a industrialização euro- péia concentrava-se nas áreas de maior riqueza mineral (matéria-prima), energética (fontes de energia – carvão e hidroeletricidade) e em cida- des cortadas por importantes vales fluviais, como é o exemplo da bacia do Ruhr (Alemanha), das bacias carboníferas da Inglaterra, região de Lon- dres, Alsácia-Lorena e região de Paris (França). b) Acompanhando a tendência mundial de des- concentração industrial, houve uma intensa des- centralização das unidades produtivas, cujas loca- lizações não são mais determinadas pelo fator “proximidade de recursos minerais e energéticos” e sim pela busca de vantagens comparativas e competitivas (novos mercados consumidores, mão-de-obra barata, entre outros), fato que foi e é facilitado pelas inovações relacionadas à Revolu- ção Tecno-científica. Dentro desse contexto, sur- gem novos pólos industriais da Irlanda ao Leste europeu, passando pelo Mediterrâneo; e regiões tradicionais transformaram-se em tecnopolos. No livro Xogun (James Clavel, 1986), ficção ambientada no século XVI, existe uma passa- gem na qual o navegador inglês Blackthorne, recém-chegado ao Japão, fez um mapa-mundi na areia, tentando explicar ao líder Toranaga o lugar de onde veio, o caminho que percor- reu, cruzando o Oceano Atlântico, passando Questão 1 Questão 2 Questão 3 Questão 4

Upload: nguyenngoc

Post on 09-Nov-2018

231 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resposta Questão 1 Questão 3 - Grupo ETAPA Educacional · pelo extremo sul do continente americano, ... dentro de uma região rica em petróleo, ... As duas regiões caracterizam-se

Considerando a rede mundial de computado-res, inovação tecnológica contemporânea dasmais importantes, explique as afirmações.a) A integração econômica global é facilitadapelo uso das mesmas técnicas...b) ... contudo, integrar não significa incluir atodos.

Resposta

a) Os efeitos oriundos da Revolução Técni-co-científica permitiram uma maior padronizaçãoe internacionalização do processo de produção decapital, facilitado pela integração mais intensa dasredes informacionais.b) Embora esse processo tenha intensificado e fa-cilitado o comércio, a produtividade, a competitivi-dade e a minimização dos custos de produção emnível internacional, isso não ocorreu de modo ho-mogêneo e levou ao aumento das disparidadessocioeconômicas intra e internacionais.

Analise o mapa.

Fonte: Atlas Geográfico Escolar, IBGE, 2002.

a) Descreva o mapa.b) Explique as diferenças regionais.

Resposta

a) O mapa mostra que a maior parte dos paísesda África Subsaariana apresenta mais de 30% dapopulação subnutrida.b) Os países que apresentam melhores condiçõessocioeconômicas dentro do contexto geral do con-tinente africano (países da África do Norte, Oci-dental e RSA, principalmente) apresentam as me-nores taxas percentuais de subnutrição (abaixode 30% da população).

Apresente e explique uma característicaa) dos primórdios da industrialização na Eu-ropa.b) dos novos espaços industriais europeus.

Resposta

a) Nos seus primórdios a industrialização euro-péia concentrava-se nas áreas de maior riquezamineral (matéria-prima), energética (fontes deenergia – carvão e hidroeletricidade) e em cida-des cortadas por importantes vales fluviais, comoé o exemplo da bacia do Ruhr (Alemanha), dasbacias carboníferas da Inglaterra, região de Lon-dres, Alsácia-Lorena e região de Paris (França).b) Acompanhando a tendência mundial de des-concentração industrial, houve uma intensa des-centralização das unidades produtivas, cujas loca-lizações não são mais determinadas pelo fator“proximidade de recursos minerais e energéticos”e sim pela busca de vantagens comparativas ecompetitivas (novos mercados consumidores,mão-de-obra barata, entre outros), fato que foi e éfacilitado pelas inovações relacionadas à Revolu-ção Tecno-científica. Dentro desse contexto, sur-gem novos pólos industriais da Irlanda ao Lesteeuropeu, passando pelo Mediterrâneo; e regiõestradicionais transformaram-se em tecnopolos.

No livro Xogun (James Clavel, 1986), ficçãoambientada no século XVI, existe uma passa-gem na qual o navegador inglês Blackthorne,recém-chegado ao Japão, fez um mapa-mundina areia, tentando explicar ao líder Toranagao lugar de onde veio, o caminho que percor-reu, cruzando o Oceano Atlântico, passando

Questão 1

Questão 2

Questão 3

Questão 4

Page 2: Resposta Questão 1 Questão 3 - Grupo ETAPA Educacional · pelo extremo sul do continente americano, ... dentro de uma região rica em petróleo, ... As duas regiões caracterizam-se

pelo extremo sul do continente americano,cruzando o Oceano Pacífico, até chegar à ilhado Japão. Blackthorne conta a Toranaga queconseguiu um portulano português, uma es-pécie de mapa secreto, para poder passarpelo estreito de Magalhães. Toranaga quiscontinuar a conversa, pois ficou impressiona-do com a importância dos portulanos e com otamanho diminuto do Japão. Percebeu ime-diatamente que Blackthorne tinha informa-ções interessantes a ele.Inspirando-se na passagem relatada,a) explique como a localização geográfica con-tinua sendo conhecimento estratégico para ageopolítica contemporânea.b) associe o texto e a explicação à situaçãoatual da Palestina.

Resposta

a) O conhecimento da localização de recursos na-turais, rotas comerciais e pontos militares estraté-gicos é ainda fundamental na geopolítica contem-porânea.b) O caso da Palestina, localizada no Oriente Mé-dio, mais especificamente no Mediterrâneo Orien-tal, pode ser tomado como um exemplo da impor-tância da localização geográfica, ou seja, uma áreahistoricamente conflituosa, dentro de uma regiãorica em petróleo, sendo um importante entronca-mento comercial entre o Oriente e o Ocidente.

Observe os mapas de Ocorrência de Endemias:

Adaptação Atlas Geográfico Escolar, IBGE, 2002

Relacione as condições geográficas com aocorrência das doenças representadas nosmapas.

Resposta

As áreas de maior incidência da ocorrência damalária (Amazônia) decorrem de suas condiçõesclimato-botânicas, que favorecem o desenvolvi-mento do vetor da doença, associado às condi-ções precárias de saneamento básico e socio-econômicas. Já em relação à incidência maior daAids (Sul e Sudeste) corresponde às regiões maisurbanizadas e de maior concentração populacio-nal, onde o comportamento de risco é mais acen-tuado.

O processo de globalização econômica efinanceira envolve, de diferentes formas,vários países.Com base nessa afirmação:a) Aponte uma característica positiva e outranegativa desse processo em relação ao Brasil.b) Explique-as.

Resposta

a) Dentre as características positivas, podemosdestacar a intensificação dos fluxos de capitais,mercadorias, tecnologias e informações; já entre

geografia 2

Questão 5

Questão 6

Page 3: Resposta Questão 1 Questão 3 - Grupo ETAPA Educacional · pelo extremo sul do continente americano, ... dentro de uma região rica em petróleo, ... As duas regiões caracterizam-se

as negativas, destacam-se o aumento das dispa-ridades socioeconômicas intra e inter-regionais,do desemprego estrutural e dos desequilíbriosambientais.b) A globalização, a Revolução Tecno-Científica eas políticas neoliberais, que melhor caracterizamo momento atual da economia mundial, ocorreramde maneira assimétrica e contraditória em váriaspartes do globo, ou seja, ao mesmo tempo emque possibilitam o aumento da produtividade eda competitividade, a diminuição dos custos deprodução e uma maior integração à economiamundial, também contribuem para a intensificaçãodos desajustes dos Estados Nacionais no queconcerne às suas políticas macroeconômicas so-ciais e ambientais.

Nos climas tropicais úmidos, são comuns ossolos espessos. Entretanto, alguns fatores na-turais podem mudar essa tendência geral.Observe a figura abaixo, representativa des-sas áreas.

Adaptado de LEPSCH, 2001

a) Cite dois fatores que causam a diferençade espessura do solo entre o perfil I e II.b) Explique um dos fatores citados.

Resposta

a) Com base na figura podemos citar como fato-res diferenciais na formação dos solos:• uma maior ou menor declividade topográfica;• a estrutura geológica (tipo de rocha).b) Uma maior declividade, em função da força deatração gravitacional colabora para a formação deum solo mais raso. O grau de maior ou menor du-reza da rocha contribui para a maior ou menor de-sagregação de partículas (pedogênese), interfe-rindo na espessura do solo.

a) Identifique as duas maiores áreas urba-nas da região Norte do país.b) Apresente e explique uma característica fí-sica e uma característica econômica de cadaárea citada.

Resposta

a) As duas maiores áreas urbanas da região Nortesão as áreas metropolitanas de Belém e Manaus.b) As duas regiões caracterizam-se por localiza-rem-se junto às áreas de baixada do rio Amazo-nas e por serem os mais importantes centros por-tuários e industriais regionais.

Observe o cartograma e a figura abaixo.

a) Identifique e caracterize o ecossistemaaqui representado, quanto aos aspectos físi-

geografia 3

Questão 7

Questão 8

Questão 9

Page 4: Resposta Questão 1 Questão 3 - Grupo ETAPA Educacional · pelo extremo sul do continente americano, ... dentro de uma região rica em petróleo, ... As duas regiões caracterizam-se

cos, relacionando-os à formação vegetal e àfauna.b) Apresente uma atividade humana que de-grada este ecossistema para as regiões 1 e 2.

Resposta

a) O ecossistema representado é o mangue, ca-racterizado pelo predomínio de plantas com raí-zes pneumatóforas e fauna constituída, principal-mente, por determinados tipos de caranguejos eostras, além de ser considerado um importante"berçário" de espécies marinhas.b) Dentre as atividades humanas que degradameste ecossistema nas regiões 1 e 2, temos polui-ção por meio de vazamento petrolífero e despejode esgoto não devidamente tratado, além de es-peculação imobiliária e desenvolvimento portuá-rio, entre outros.

“Evidentemente que hoje a reforma agráriaque sonhamos não é mais a reforma agrária

clássica capitalista (...). Hoje, o desenvolvi-mento das forças produtivas na agricultura ena sociedade e o modelo agrícola que foi ado-tado exigem o que chamamos de reformaagrária de novo tipo (...) em que não émais suficiente apenas dividir a terra, lotearem parcelas e botar o pobre em cima e que sevire. Cinqüenta anos atrás, ele se viraria,mas hoje não consegue mais”.

João Pedro Stedile, um dos coordenadoresnacionais do MST. Entrevista à revista

Caros Amigos, n. 18, p. 05, Set 2003.

Caracterize essa “reforma agrária de novotipo” a que o texto se refere.

Resposta

Segundo o texto citado, trata-se de uma reformaagrária que não se restringe apenas ao acessodo homem à terra, por meio de uma política redis-tributiva, mas também, ao acesso dos novos as-sentados a financiamento, suporte técnico, estí-mulos à formação de cooperativas, tornando-osalternativos em relação ao agronegócio.

geografia 4

Questão 10