resposta do zooplÂncton a adiÇÃo de nutrientes inorgÂnicos

22
RESPOSTA DO RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES DE NUTRIENTES INORGÂNICOS (N e P) EM INORGÂNICOS (N e P) EM MESOCOSMOS NA LAGOA DO MESOCOSMOS NA LAGOA DO AÇU, CAMPOS DOS AÇU, CAMPOS DOS GOYTACAZES/SÃO JOÃO DA GOYTACAZES/SÃO JOÃO DA BARRA, RJ. BARRA, RJ. STERZA, J.M; SUZUKI, M.S. & TAQUIL, A.

Upload: davi-coimbra-amorim

Post on 01-Jul-2015

63 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

RESPOSTA DO RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO

DE NUTRIENTES DE NUTRIENTES INORGÂNICOS (N e P) EM INORGÂNICOS (N e P) EM MESOCOSMOS NA LAGOA MESOCOSMOS NA LAGOA

DO AÇU, CAMPOS DOS DO AÇU, CAMPOS DOS GOYTACAZES/SÃO JOÃO GOYTACAZES/SÃO JOÃO

DA BARRA, RJ.DA BARRA, RJ.STERZA, J.M; SUZUKI, M.S. & TAQUIL, A.

Page 2: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

A disponibilidade de nitrogênio e fósforo A disponibilidade de nitrogênio e fósforo controla diretamente a produção primária controla diretamente a produção primária no ambiente aquático e mudanças dessas no ambiente aquático e mudanças dessas concentrações podem levar a alterações concentrações podem levar a alterações na estrutura da comunidade na estrutura da comunidade fitoplanctônica (Kennish, 1990).fitoplanctônica (Kennish, 1990).

Page 3: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

O zooplâncton pode atuar como O zooplâncton pode atuar como consumidor primário ou secundário, além consumidor primário ou secundário, além de atuar como consumidor de detritos e de atuar como consumidor de detritos e bactérias.bactérias.

Assim, alterações na comunidade Assim, alterações na comunidade fitoplacntônica vai alterar a estrutura da fitoplacntônica vai alterar a estrutura da comunidade do zooplâncton.comunidade do zooplâncton.

Page 4: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Este trabalho teve como objetivo observar Este trabalho teve como objetivo observar as respostas do zooplâncton em as respostas do zooplâncton em decorrência do aumento das decorrência do aumento das concentrações de nutrientes inorgânicos concentrações de nutrientes inorgânicos dissolvidos no ambiente em experimentos dissolvidos no ambiente em experimentos com mesocosmos. com mesocosmos.

Page 5: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Material e MétodosMaterial e Métodos

A lagoa do Açu localiza-se nos municípios A lagoa do Açu localiza-se nos municípios de Campos dos Goytacazes e São João de Campos dos Goytacazes e São João da Barra/RJ. Boa parte de sua bacia é da Barra/RJ. Boa parte de sua bacia é utilizada como pasto, monocultura de utilizada como pasto, monocultura de cana-de-açúcar ou lavoura de cana-de-açúcar ou lavoura de subsistência. subsistência.

Page 6: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Além de ter conexão por percolação com Além de ter conexão por percolação com o mar, esta lagoa também apresenta o mar, esta lagoa também apresenta aberturas artificiais acarretando em aberturas artificiais acarretando em drásticas diminuições no volume d’água e drásticas diminuições no volume d’água e crescente salinização.crescente salinização.

Os experimentos foram realizados no mês Os experimentos foram realizados no mês de fevereiro de 2001.de fevereiro de 2001.

Page 7: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Os mesocosmos foram divididos em Os mesocosmos foram divididos em controle (c); adição de fósforo (P) e adição controle (c); adição de fósforo (P) e adição de nitrogênio e fósforo (N/P).de nitrogênio e fósforo (N/P).

Cada nutriente foi adicionado numa Cada nutriente foi adicionado numa concentração 10 vezes maior em relação concentração 10 vezes maior em relação às concentrações médias da lagoa. às concentrações médias da lagoa.

Page 8: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Amostras de água foram coletadas para Amostras de água foram coletadas para determinação das concentrações de determinação das concentrações de clorofila-a, em cada mesocosmo e na clorofila-a, em cada mesocosmo e na lagoa, antes e depois da adição.lagoa, antes e depois da adição.

O zooplâncton foi coletado na lagoa e nos O zooplâncton foi coletado na lagoa e nos mesocosmos no primeiro dia de mesocosmos no primeiro dia de experimento, antes da adição de experimento, antes da adição de nutrientes e ao final do período nutrientes e ao final do período experimental (14 dias).experimental (14 dias).

Page 9: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

Foram feitas medições de parâmetros Foram feitas medições de parâmetros físico-químicos da água: temperatura, físico-químicos da água: temperatura, salinidade e oxigênio dissolvido.salinidade e oxigênio dissolvido.

Page 10: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

RESULTADOS E DISCUSSÃORESULTADOS E DISCUSSÃO

Page 11: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 12: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 13: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 14: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

As menores concentrações de oxigênio se As menores concentrações de oxigênio se devem ao fato de que estas medições devem ao fato de que estas medições foram feitas apenas pelo início manhã, foram feitas apenas pelo início manhã, enquanto nas outras foram realizadas 3 enquanto nas outras foram realizadas 3 vezes ao dia.vezes ao dia.

Page 15: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 16: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 17: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS
Page 18: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

No caso do tratamento P o ambiente se No caso do tratamento P o ambiente se tornou N limitante. Como não houve tornou N limitante. Como não houve aumento da biomassa fitoplanctônica aumento da biomassa fitoplanctônica indivíduos que requerem maior indivíduos que requerem maior disponibilidade de nitrogênio podem ter disponibilidade de nitrogênio podem ter sido substituídos por outros que requerem sido substituídos por outros que requerem menor disponibilidade. menor disponibilidade.

O nitrogênio é considerado o nutriente O nitrogênio é considerado o nutriente mais limitante ao crescimento do mais limitante ao crescimento do fitoplâncton em ambientes salobros e fitoplâncton em ambientes salobros e salinos.salinos.

Page 19: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

No tratamento N/P apesar de ter ocorrido No tratamento N/P apesar de ter ocorrido elevação da biomassa fitoplanctônica, o elevação da biomassa fitoplanctônica, o aumento da carga de nutrientes reduziu a aumento da carga de nutrientes reduziu a abundância do zooplâncton, pois ocorreu abundância do zooplâncton, pois ocorreu uma redução da diversidade uma redução da diversidade fitoplânctonica.fitoplânctonica.

Page 20: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

O aumento da eutrofização leva a O aumento da eutrofização leva a modificações da produtividade e da modificações da produtividade e da competição do zooplâncton herbívoro, competição do zooplâncton herbívoro, acarretando na diminuição da biomassa acarretando na diminuição da biomassa zooplanctônica. zooplanctônica.

Page 21: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

A adição diferenciada de nutrientes A adição diferenciada de nutrientes resultou na redução do zooplâncton, resultou na redução do zooplâncton, possivelmente por refletir em alterações possivelmente por refletir em alterações em seus itens alimentares.em seus itens alimentares.

No tratamento P ocorreu uma grande No tratamento P ocorreu uma grande alteração da razão N/P e a resposta foi alteração da razão N/P e a resposta foi provavalmente uma alteração na provavalmente uma alteração na composição do fitoplâncton.composição do fitoplâncton.

Page 22: RESPOSTA DO ZOOPLÂNCTON A ADIÇÃO DE NUTRIENTES INORGÂNICOS

No tratamento N/P onde se manteve a No tratamento N/P onde se manteve a razão N/P a resposta foi um aumento da razão N/P a resposta foi um aumento da biomassa fitoplactônica e também uma biomassa fitoplactônica e também uma mudança em sua composição.mudança em sua composição.

Com isso, a adição de nutrientes pode ter Com isso, a adição de nutrientes pode ter afetado qualitativamente a disponibilidade afetado qualitativamente a disponibilidade de alimento para o zooplâncton, levando a de alimento para o zooplâncton, levando a sua diminuição.sua diminuição.