resoluÇÃo nº 374/2007-cepe -...

38
1 RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE Aprova alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia – cam- pus de Francisco Beltrão. Considerando o contido no Processo CR nº 21571/2007, de 16 de julho de 2007, O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DELIBEROU E O REITOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E REGIMENTAIS, SANCIONA A SEGUINTE RESOLUÇÃO: Art. 1º Fica aprovada a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, do Centro de Ciências Huma- nas – campus de Francisco Beltrão, com implantação gradativa a partir do ano letivo de 2008, conforme Anexo I desta Resolu- ção. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. Dê-se ciência. Cumpra-se. Cascavel, 13 de dezembro de 2007. ALCIBIADES LUIZ ORLANDO Reitor

Upload: lexuyen

Post on 08-Feb-2019

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

1

RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE

Aprova alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia – cam-pus de Francisco Beltrão.

Considerando o contido no Processo CR nº 21571/2007 , de

16 de julho de 2007, O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DELIBEROU E O

REITOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES ESTATUTÁRIAS E R EGIMENTAIS, SANCIONA A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

Art. 1º Fica aprovada a alteração do Projeto Político Pedagógico do curso de Pedagogia, do Centro de Ciên cias Huma-nas – campus de Francisco Beltrão, com implantação gradativa a partir do ano letivo de 2008, conforme Anexo I dest a Resolu-ção.

Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data.

Dê-se ciência. Cumpra-se. Cascavel, 13 de dezembro de 2007. ALCIBIADES LUIZ ORLANDO Reitor

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

1

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE. I - IDENTIFICAÇÃO CURSO: Pedagogia CAMPUS: Francisco Beltrão CENTRO: Centro de Ciências Humanas NÚMERO DE VAGAS: 45 TURNO: Matutino 45 TURNO: Noturno LOCAL DE OFERTA: Campus de Francisco Beltrão CARGA HORÁRIA: 3332 horas

BACHARELADO MODALIDADE X LICENCIATURA

Tempo mínimo: 4 anos INTEGRALIZAÇÃO Tempo máximo: 7 anos

COM ÊNFASE EM: VAGAS: COM HABILITAÇÃO EM: VAGAS: ANO DE IMPLANTAÇÃO: 2008 II – LEGISLAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO E CRIAÇÃO DO CURSO Criação do Curso: Parecer nº. 254/93 CEE Autorização do Curso: Decreto de 16/03/94 – DOU 17/03/94 DE RECONHECIMENTO DO CURSO Parecer nº 601/97 – CEE – Decreto 3938 DOE 13/01/98 BÁSICA Lei de Diretrizes e Bases Nacionais nº. 9394/96; Resolução CNE/CP no 01/2006 – Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura; Resolução CNE/CP 01/2002 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Profes-sores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena; Resolução CNE/CP 02/2002 - institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de gradua-ção plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior; Deliberação CEE nº 04/2006, de 02/08/2006, que institui normas complementares às Diretrizes Nacio-nais para a Educação das Relações Étnico-Racionais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Resolução nº 1 de 17/06/2004 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Rela-ções Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana; Decreto nº 5626/2005 que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Lín-gua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000; Resolução CNE/CES nº 3/2007 e Parecer CNE/CES nº 261/2007 que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências. Regimento Geral da Unioeste; Resolução nº. 295/2006-CEPE - aprova Regulamento de Reformulação de Projetos Políticos Pedagógi-cos; Resolução nº. 345/2005-CEPE - aprova as Diretrizes de Ensino de Graduação na Unioeste; Resolução nº. 284/2006-CEPE - Regulamento Geral de Estágio Supervisionado dos Cursos de Gradua-ção da Unioeste.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

2

III – ORGANIZAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA JUSTIFICATIVA

A reestruturação do Curso de Pedagogia na UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, deter-mina-se como uma necessidade, a partir de um amplo trabalho de reflexão no Colegiado do Curso, para estar em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia como também as demais legislações que embasam a formação do licenciado que, compre-endidas de forma crítica, tornam-se mais um elemento para re-significar o contexto de debate da última década sobre um Curso com esse caráter social.

Esse processo de reestruturação é assumido pelas Universidades brasileiras, frente à fundamen-tal tarefa de compreender as relações que as transformações sociais, em suas diversas dimensões (eco-nômica, política e cultural), mantêm com os contextos regionais onde são ofertados Cursos de Pedago-gia, buscando atender as demandas educacionais, que deverão ser assumidas pelo Estado em conjunto com as Instituições Públicas de Ensino Superior. Nesse sentido, o Colegiado compreende que a forma-ção qualificada do Pedagogo efetiva-se num Curso de Graduação em nível superior e busca assumir o compromisso político-pedagógico de rediscutir os conhecimentos necessários para a formação desse profissional.

Por ser um curso ainda recente quanto à inserção regional e científica, entendemos que essa fase de (re)avaliação do seu perfil acadêmico, para a formação profissional e produção de conhecimento, necessita constantemente de estímulos que o fortaleçam também na área da Pesquisa e da Extensão.

Considera-se que seja conveniente garantir uma ampla e sólida formação desse profissional, com a qual ele possa estabelecer uma fundamental intervenção social no campo educacional, visto que a sociedade também advoga que a qualidade dessa formação materialize-se em um curso superior de uma Universidade Pública, constituída pelos princípios históricos da indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão.

A partir dessas considerações, ressalta-se que as problemáticas relativas à formação docente, ensino e aprendizagem, currículo e trabalho estão presentes no cotidiano vivido por professores, alunos e gestores dos diferentes sistemas de ensino da região. Essas questões são verbalizadas nas reflexões de sala de aula no Curso de Pedagogia e nos diálogos estabelecidos com Secretarias de Educação dos diferentes municípios da região Sudoeste do Paraná e de Santa Catarina. Nesse sentido, a relação per-manente com a demanda regional da educação faz o Colegiado do Curso optar por reavaliar o atual projeto político-pedagógico, com a intenção de propor reformulações concretas, a partir de perspecti-vas curriculares que propiciem a mediação com a realidade econômica, política e cultural na qual o curso está inserido. HISTÓRICO

O atual Curso de Pedagogia foi implantado no ano de 1994, pela antiga FACIBEL, atendendo a uma demanda de formação profissional de mais de quinze (15) municípios da região Sudoeste do Pa-raná e de alguns municípios do oeste do Estado de Santa Catarina. Iniciou com duas turmas, com as Habilitações: Magistério das Matérias Pedagógicas do 2o Grau e Magistério das Séries Iniciais do 1o Grau e Magistério para a Pré-Escola, específicas para cada turma.

Em 2004, o Curso passou por uma reformulação do Projeto Político Pedagógico, apresentando mudanças em sua estrutura curricular e pedagógica. Em relação às habilitações oferecidas, novas habi-litações foram consideradas como necessárias, para prover uma formação ampla e qualificada ao peda-gogo, nas três dimensões de atuação na prática educativa: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar.

A partir da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pe-dagogia, instituída pela Resolução CNE/CP no 01/2006, apresenta-se a necessidade de reestruturação do curso, iniciada com uma ampla discussão entre os docentes e discentes, para avaliação do PPP vi-gente desde 2004, bem como com a elaboração de propostas para adequação às novas Diretrizes do Curso de Pedagogia.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

3

CONCEPÇÃO, FINALIDADES E OBJETIVOS Concepção

O Colegiado do Curso de Pedagogia da UNIOESTE / Campus de Francisco Beltrão concebe a formação do homem como sujeito histórico, cuja constituição é coletiva e decorrente das relações que se estabelecem entre a formação educativa e o contexto social do qual faz parte esse sujeito.

A formação do professor, concebida como ação social, cultural, historicamente situada e com-prometida com a intervenção na realidade deve sustentar-se na pesquisa e na extensão, elementos que compõem a tríade indissociável ensino-pesquisa-extensão, como subsídios para as ações desenvolvidas nesse processo de formação docente. Decorre desse entendimento uma concepção de formação ativa, socialmente situada, em contato com variantes culturais e sociais produzidas na dinâmica social. As-sim, a pesquisa constituirá a referência para o constante repensar a formação e para redimensionar ações e reflexões que a (re)situem nas configurações culturalmente produzidas. A extensão possibilita-rá o campo de ação-reflexão-ação, caracterizando-se como o “lugar” em que ensino e pesquisa se associam para a constituição do processo educativo.

O Colegiado entende que o processo educativo, em cursos de formação de educadores, é com-posto por várias dimensões teórico-metodológicas (ontológicas, epistemológicas, antropológicas e axiológicas), presentes nas diferentes concepções de mundo, constituídas historicamente, e nas experi-ências educativas que cotidianamente são vivenciadas nas salas de aula no desenvolvimento desse processo. Nessa perspectiva, o curso busca contemplar a pluralidade e o respeito às diferentes concep-ções de mundo e de educação.

Considerando esses pressupostos, o corpo docente do Curso de Pedagogia opta pela formação do professor como finalidade primeira, porque compreende a educação escolar como atividade que possui seu locus de existência básica, no processo de ensino e aprendizagem, assentado na docência. O conhecimento e o processo de ensino e aprendizagem, mediados pelo trabalho vivo do professor e pela relação ativa deste com seus alunos, constituem o aspecto central da organização do trabalho escolar.

O Curso de Pedagogia terá como desafio, no processo de formação, a articulação entre teoria e prática, buscando a superação da orientação técnico-linear que, freqüentemente, tem referenciado os currículos dos cursos de educação superior. Teoria e prática não poderão ser consideradas como pro-cessos diferentes, mas como partes de uma proposta que necessita estar articulada, a partir do que constitui uma das especificidades da Pedagogia - a prática educativa, como um processo vinculado à docência, mas que pode estar, além das paredes da sala de aula, contemplando a educação dita não-escolar e a gestão no âmbito da educação.

A formação para os saberes pedagógicos específicos deverá ser conciliada com a formação polí-tica, concebida como necessária para que o futuro educador seja capaz de compreender e intervir na realidade social que o cerca. Finalidades 1. Formação de professores para o exercício da docência em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental; 2. Formação de professores para a atuação nos processos e procedimentos no âmbito da Gestão Esco-lar, articulados com e/ou aos saberes da docência. Objetivos

O Curso de Pedagogia do Campus de Francisco Beltrão/UNIOESTE pretende formar um pro-fissional que: - compreenda a educação como uma prática social e a educação escolar como um saber elaborado,

em ambos os casos, constituídas e constituintes de / por uma cultura historicamente situada; - conceba a educação pública como um direito universal, gratuito, obrigatório e laico; - responda às necessidades de compreensão das contradições históricas na perspectiva de apontar

elementos para a superação das desigualdades; - reflita sobre a multiplicidade de práticas pedagógicas gestadas no interior das escolas, propondo

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

4

como alternativa às práticas discriminatórias, práticas pedagógicas emancipatórias; - discuta situações do cotidiano escolar, com fundamentação teórico-metodológica, identificando

práticas pré-estabelecidas e representações da escola, da sala de aula e do papel do professor, bus-cando a construção de sua identidade profissional e de sua autonomia docente;

- elabore projetos pedagógicos que contemplem a pluralidade das demandas da sociedade, da multi-dimensionalidade do processo ensino-aprendizagem e da diversidade sócio-cultural;

- construa a sua prática pedagógica com uma postura de pesquisador, buscando encontrar formas de agir adequadas ao contexto de seu trabalho docente;

- domine os conhecimentos básicos das diferentes áreas de conhecimento ensinadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e aqueles necessários à gestão escolar.

PERFIL DO PROFISSIONAL - FORMAÇÃO GERAL E ESPECÍFIC A FORMAÇÃO GERAL

Profissional formado/licenciado para atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, de unidades e de projetos educacionais e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional. FORMAÇÃO ESPECÍFICA

Formação de professores com vistas à atuação nas diferentes etapas - Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

Formação de professores para a atuação no âmbito da gestão escolar no que se refere às funções da administração, orientação e supervisão escolar, a partir da articulação com os saberes da docência;

Domínio dos conhecimentos básicos das diferentes áreas do conhecimento/ do saber da Educa-ção Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Gestão Escolar. METODOLOGIA

Este Projeto Político Pedagógico, caracteriza-se pela adoção de uma metodologia de trabalho interdisciplinar, que implica: a integração dos conhecimentos; ultrapassar uma concepção fragmentada em vista de uma concepção unitária de conhecimento; superar a dicotomia entre o ensino e pesquisa, considerando o estudo e a pesquisa a partir da contribuição das diversas ciências, e um processo de ensino aprendizagem centrado em uma visão de que se aprende ao longo da vida.

A ação pedagógica interdisciplinar proposta pelo Colegiado aponta para a construção de um currículo participativo, advindo da formação de um sujeito social, articulado e articulador do saber, do conhecimento e das vivências dos alunos - sujeitos históricos no processo de sua formação profissio-nal. Portanto, entendemos que o papel do professor é fundamental para o avanço construtivo do aluno, e a interdisciplinaridade é um dos recursos que o professor pode utilizar para envolver e instigá-lo a mudanças na busca pelo saber. Sendo assim, pode-se afirmar que a “interdisciplinaridade não se ensi-na, não se aprende, apenas vive-se, exerce-se e por isso exige uma nova pedagogia, a da comunicação” (FAZENDA, 1979, p. 10-18). Nessa mesma perspectiva, segundo JAPIASSU (1976), a interdisciplina-ridade consiste em um trabalho comum, tendo em vista a interação de disciplinas científicas, de seus conceitos básicos, dados, metodologias, com base na organização cooperativa e coordenada do ensino.

Os pressupostos metodológicos que permeiam este Projeto Político Pedagógico, também se a-póiam no princípio da multidisciplinaridade, a qual trata da integração de diferentes conteúdos de uma mesma disciplina. Porém, entende-se que as diferentes áreas do conhecimento não precisam ter uma preocupação excessiva em relacionar sempre seus temas comuns sob sua própria ótica, articulando algumas vezes bibliografia, outras vezes, técnicas de ensino e, também, procedimentos de avaliação de conteúdos. Para NOGUEIRA (2001), “não existe nenhuma relação entre as disciplinas, assim como todas estariam no mesmo nível sem a prática de um trabalho cooperativo”. “Poder-se-ia dizer que na Multidisciplinaridade as pessoas, no caso as disciplinas do currículo escolar, estudam perto, mas não juntas. A idéia aqui é de justaposição” (ALMEIDA FILHO, 1997). Isso posto, entendemos que a forma de articular diferentes formas de ensinar e diferentes áreas do conhecimento pode ocorrer mediante a articulação de dois níveis pedagógicos: interdisciplinaridade e multidisciplinaridade.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

5

AVALIAÇÃO A avaliação, norteando-se pelos objetivos propostos nos planejamentos, em qualquer nível de

complexidade, será: 1 - um instrumento dinâmico com a intenção de gerar crescimento no processo educativo, ou

seja, ela se constituirá como instrumento de aprendizagem; 2 - constante e cumulativa, processo contínuo, permanente, de diagnóstico (revisão dos enca-

minhamentos teórico-metodológicos) e de acompanhamento do processo ensino-aprendizagem: 3 - concebida e usada em favor da aprendizagem do aluno, como instrumento auxiliar para o

trabalho do professor, possibilitando-lhe replanejar suas intervenções e organizar as intervenções sub-seqüentes;

4 - instrumento de aprendizagem reflexiva por proporcionar a capacidade de argumentação fundamentada e síntese;

5 - critério básico para acompanhar o desenvolvimento e o crescimento do processo educativo, individual ou coletiva;

6 - pressuposto para uma educação transformadora e contínua, incluindo a análise do processo e do produto. PROPOSTA:

A concepção de avaliação do Curso de Pedagogia é compreendida como um instrumento de a-prendizagem e de acompanhamento do processo de ensino, possibilitando a intervenção no planeja-mento e no replanejamento de forma diagnóstica e contínua. Assim, a avaliação apresenta-se como um “ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando conseqüências na direção da construção dos resultados que se deseja” (Luckesi, 2005). Portanto, com base em Luckesi, compreende-se a avaliação como um julgamento de valor sobre dados relevantes da realidade para uma tomada de decisão. A finalidade da avaliação diagnóstica está em possibilitar aos alunos o acesso ao conhecimento acadêmico, numa perspectiva emancipatória.

A avaliação diagnóstica exige clareza de critérios. Os critérios da avaliação relacionam-se com os objetivos propostos e, neste aspecto, a avaliação está relacionada com a concepção teórico-metodológica do docente (concepção de mundo de sociedade: posicionamento político, conhecimento, valores, formação humana etc.). A definição do que é relevante, no sentido do que é essencial ou do que é certo ou errado, está relacionada com a concepção teórico-metodológica adotada pelo docente, que deverá ser explicitada no plano de ensino, com a definição de critérios, formas de avaliação, peso e quantidade de avaliações. FORMAS E ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO

A auto-avaliação do curso será constante e ocorrerá durante o processo de implementação da proposta contida neste Projeto Político Pedagógico.

O Colegiado, enquanto instância responsável pela auto-avaliação do curso, compromete docen-tes e representantes discentes para uma prática avaliativa constante e processual. FORMAS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDI ZAGEM

Instrumentos de avaliação: 1- seminários; 2- relatórios de leitura; 3- prova/avaliação dissertativa (individual e em grupo); 4- prova objetiva (individual e em grupo); 5- participação nas atividades (palestras, seminários, eventos, leituras de textos, participação

nas aulas, atividades individuais e em grupos); 6- produção e análise de textos individuais; 7- apresentação de trabalhos individuais e em grupos (escrito e oral); 8- pesquisas; 9- auto-avaliação;

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

6

10- sistematização de entrevistas; 11- elaboração de artigos; 12- sínteses; 13- fichamentos de textos; 14- memorial escrito; 15- apresentação de material pedagógico elaborado pelo aluno.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

7

IV – ESTRUTURA CURRICULAR - CURRÍCULO PLENO DESDOBRAMENTO DAS ÁREAS/MATÉRIAS EM DISCIPLINAS 1

Área/Matéria Código Disciplinas C/H 01. Formação Geral

1 Sociologia da Educação I 68 Sociologia da Educação 2 Sociologia da Educação II 102 3 Filosofia da Educação I 68 Filosofia da Educação 4 Filosofia da Educação II 102 5 História da Educação I 102 História da Educação 6 História da Educação II 68 7 Psicologia da Educação I 68 Psicologia da Educação 8 Psicologia da Educação II 102 9 Didática I 102 Didática 10 Didática II 68

Política Educacional 11 Política Educacional 102 Currículo 12 Currículo Escolar 102 Pesquisa em Educação 13 Metodologia da Pesquisa em Educação 68

14 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva I

136 Educação Especial e Inclusiva

15 Libras 68 Subtotal 1326

2. Formação Diferenciada 16 Fundamentos Teóricos e Metodológicos

da Educação Infantil 102

17 Literatura Infantil 68 18 Fundamentos Teóricos e Metodológicos

da Alfabetização e da Língua Portuguesa 136

19 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática

136

20 Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais

102

21 Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História

68

22 Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia

68

Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Gestão Escolar

23 Sociedade, Espaço e Tempo na Educação Infantil

68

1) A formação geral e a formação diferenciada, correspondem ao Núcleo de Estudos Básicos, a disciplina de Libras corresponde ao Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos, e os Seminários Integradores organizados na carga horária das disciplinas (Práticas como Componente Curricular), correspondem ao Núcleo de Estudos Integradores. A organização por Núcleos está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

8

Área/Matéria Código Disciplinas C/H

24 Artes e suas Manifestações 68 25 Educação, Corpo e Movimento 68 26 Organização do Trabalho Pedagógico e

Gestão Escolar I 136

27 Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II

102

28 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado I

136

29 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma Estágio Supervisionado II

136

30 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma Estágio Supervisionado III

226

31 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma Estágio Supervisionado IV

226

Subtotal 1846 3. Atividades Acadêmicas Complementares (mínimo de 5%)

Atividades teórico-práticas AAC 160 TOTAL DO CURSO 3332

Carga horária 2856 Estágios Supervisionado 316 Atividades Complementares 160 TOTAL DO CURSO 3332 horas A carga horária total do curso atende as Diretrizes Curriculares Nacionais: - Res. CNE/CP nº 1/2006 Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. - Res. nº 3/2007 CNE/CES e Parecer CNE/CES nº 261/2007 que dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

9

V - DISTRIBUIÇÃO ANUAL DAS DISCIPLINAS

Carga Horária Forma de Oferta

Códi-

go

Disciplina

Pré-requisito Código Total Teó-

rica Práti-

ca APS PCC Sem/

Anual 1º ano 1 Sociologia da Educação I - 68 68 - - 10 Anual 3 Filosofia da Educação I - 68 68 - - 10 Anual 7 Psicologia da Educação I - 68 68 - - 10 Anual 5 História da Educação I - 102 102 - - 10 Anual 13 Metodologia da Pesquisa em Educa-

ção - 68 68 - - 10 Anual

14 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

- 136 136 - - 10 Anual

9 Didática I - 102 102 - - 10 Anual 28 Prática de Ensino e Pesquisa sob

Forma de Estágio Supervisionado I** - 136 68 68 - 15 Anual

Sub-Total - 748 680 68 - 85 2º ano 2 Sociologia da Educação II 1 102 102 - - 10 Anual 4 Filosofia da Educação II 3 102 102 - - 10 Anual 8 Psicologia da Educação II 7 102 102 - - 10 Anual 16 Fundamentos Teóricos Metodológi-

cos da Educação Infantil - 102 102 - - 10 Anual

28 OTPGE I - 136 136 - - 10 Anual 6 História da Educação II 5 68 68 - - 10 Anual 29 Prática de Ensino e Pesquisa sob

Forma de Estágio Supervisionado II**

28 136 68 68 - 15 Anual

Sub-Total - 748 680 68 - 75 - 3º ano 18 Fundamentos Teóricos e Metodológi-

cos da Alfabetização e da Língua Portuguesa

- 136 136 - - 20 Anual

10 Didática II 9 68 68 - - 10 Anual

20 Fundamentos Teóricos e Metodológi-cos das Ciências Naturais

- 102 102 - - 10 Anual

19 Fundamentos Teóricos e Metodológi-cos da Matemática

- 136 136 - - 10 Anual

29 OTPGE II 26 102 102 - - 10 Anual 23 Sociedade, Espaço e Tempo na Edu-

cação Infantil - 68 68 - - 10 Anual

30 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado III **

29 226 136 90 - - Anual

Sub-Total - 838 748 90 - 70

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

10

Carga Horária Forma de

Oferta

Códi-go

Disciplina

Pré-requisito Código Total Teó-

rica Práti-

ca APS PCC Sem/

Anual 4º ano 12 Currículo Escolar - 102 102 - - 10 Anual 11 Política Educacional - 102 102 - - 10 Anual 17 Literatura Infantil - 68 68 - - 10 Anual 25 Educação, Corpo e Movimento - 68 68 - - 10 Anual 21 Fundamentos Teóricos e Metodológi-

cos do Ensino de História 23 68 68 - - 10 Anual

22 Fundamentos Teóricos e Metodológi-cos do Ensino de Geografia

23 68 68 - - 10 Anual

24 Arte e suas Manifestações - 68 68 - - 10 Anual 15 Libras 14 68 68 - - 10 Anual 31 Prática de Ensino e Pesquisa sob

Forma de Estágio Supervisionado IV **

29 226 136 90 - - Anual

Sub-Total 838 748 90 - 80 - - - TOTAL DE DISCIPLINAS - 3172 2856 316 - 310 - Atividades Acadêmicas Complemen-

tares - 160 - - - - -

TOTAL DO CURSO - 3332 - - - - - **Conforme Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia – Resolução CNE/CES 01/2006, o Está-gio Supervisionado deve ter no mínimo 300 horas. As disciplinas de Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado (I, II, III e IV) estão distribuídas nos quatros anos do curso, são compostas de cargas horárias teóricas e práticas, conforme Art. 3º da Res. CNE/CES 1/2006, perfa-zendo o total de 316 horas. As atividades de Estágio Supervisionado serão realizadas em contra turno ou aos sábados.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

11

VI - CARGA HORÁRIA DO CURSO COM DESDOBRAMENTO DE TU RMAS (Matutino e Noturno)

C/H TEÓRICA C/H PRÁTICA TCC ESTÁGIO Ano Perí-odo

C/H Total

C/H Teóri-

ca

*A/D Teórica

Total

C/H Práti-

ca

Nº de Gru-pos

Sub-Total

*A/D Prática

Total

Nº de alunos

Total

C/H Total de Ensino

DISCIPLINA 1 2 3 4=2+3 5 6 7=5 x 6 8=7x(25%

ou 50% 9=7+ 8 10 11 12=4+9+

11 1º ano Sociologia da Educação I 1 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Filosofia da Educação I 1 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Psicologia da Educação I 1 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 História da Educação I 1 102 102 102 204 - - 0 - 0 - - 204 Metodologia da Pesquisa em Educação 1 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva

1 136 136

136

272 -

-

0

-

0

-

- 272

Didática I 1 102 102 102 204 - - 0 - 0 - - 204 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado I**

1 136* 68*

68*

136 68

1

68

68

0

-

136 272

Sub-Total 748 680 680 1360 68 1 68 68 0 - 136 1.496 2º ano Sociologia da Educação II 2 102 102 - 204 - - 0 - 0 - - 204 Filosofia da Educação II 2 102 102 - 204 - - 0 - 0 - - 204 Psicologia da Educação II 2 102 102 - 204 - - 0 - 0 - - 204 História da Educação II 2 68 68 - 136 - - 0 - 0 - - 136 Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil

2 102 102

-

204

-

-

0

-

0

-

- 204

OTPGE I 2 136 136 - 272 - - 0 - 0 - - 272 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado II**

2 136* 68*

68*

136 68

1

68

68

-

-

136 272

Sub-Total 748 680 680 1360 68 68 68 136 1.496

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

12

C/H TEÓRICA C/H PRÁTICA TCC ESTÁGIO Ano Perí-odo

C/H Total

C/H Teóri-

ca

*A/D Teórica

Total

C/H Práti-

ca

Nº de Gru-pos

Sub-Total

*A/D Prática

Total

Nº de alunos

Total

C/H Total de Ensino

DISCIPLINA 1 2 3 4=2+3 5 6 7=5 x 6 8=7x(25%

ou 50% 9=7+ 8 10 11 12=4+9+

11 3º ano Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portugue-sa

3 136 136

136

272 -

-

0

-

0

-

- 272

Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais

3 102 102

102

204 -

-

0

-

0

-

- 204

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática

3 136 136

136

272 -

-

0

-

0

-

- 272

Didática II 3 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Sociedade, Espaço e Tempo na Educa-ção Infantil

3 68 68

68

136 -

-

0

-

0

-

- 136

OTPGE II 3 102 102 102 204 - - 0 - 0 - - 204 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado III**

3 226* 136*

136*

272 90

-

0

-

0

45

1912,5

2.184,5

Sub-Total 838 748 748 1496 90 - 0 - 0 1912,5 3.408,5 4º ano Currículo Escolar 4 102 102 102 204 - - 0 - 0 - - 204 Arte e suas Manifestações 4 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Libras 4 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Literatura Infantil 4 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136 Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História

4 68 68

68

136 -

-

0

-

0

-

- 136

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia

4 68 68

68

136 -

-

0

-

0

-

-

136

Política Educacional 4 102 102 102 204 - - 0 - 0 - - 204 Educação, Corpo e Movimento 4 68 68 68 136 - - 0 - 0 - - 136

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

13

C/H TEÓRICA C/H PRÁTICA TCC ESTÁGIO

Ano Perí-odo

C/H Total

C/H Teóri-

ca

*A/D Teórica

Total

C/H Práti-

ca

Nº de Gru-pos

Sub-Total

*A/D Prática

Total

Nº de alunos

Total

C/H Total de Ensino

DISCIPLINA 1 2 3 4=2+3 5 6 7=5 x 6 8=7x(25%

ou 50% 9=7+ 8 10 11 12=4+9+

11 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado IV**

4

226* 136*

136*

272 90

-

0

-

0

45

1912,5 2.184,5

Sub-Total 838 748 748 1496 90 - 0 - 0 1912,5 3.408,5 TOTAL 9.809

Total de horas desdobradas para o turno matutino e noturno 19.618 * Segundo Resolução 034/2000 – COU, referente ao IAC - Artigo 13 –, a disciplina de prática tem 136 horas independente da carga horária da disciplina do

currículo que é 226 horas. **Conforme Diretrizes Curriculares Nacionais de Pedagogia - Resolução 01/2006, o Estágio Supervisionado, (mínimo 300 horas) não é computado no cálculo

das Disciplinas (mínimo 2800 horas). O aluno, ao matricular-se na disciplina de Prática de Ensino e Pesquisa (I, II, III e IV), deverá realizar as atividades de Estágio Supervisionado, pois o mesmo integra as atividades decorrentes da Ementa da disciplina.

1º e 2º Anos: Modalidade de Estágio Supervisionado I e II (com 68 horas) indireta via relatório, orientado pelo Professor da Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado. 3º e 4º Anos: Modalidade de Estágio Supervisionado III e IV (com 90 horas) direta, orientado pelos Professores do Colegiado do Curso.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

14

VII - QUADRO DE EQUIVALÊNCIA

CURRÍCULO EM VIGOR CURRÍCULO PROPOSTO Código Disciplina C/H Código Disciplina C/

H 1580 História da Educação 102 5 História da Educação I 102 1520 História da Educação no Brasil 68 6 História da Educação II 68 3536 Filosofia da Educação I 68 3 Filosofia da Educação I 68 3544 Filosofia da Educação II 102 4 Filosofia da Educação II 102 3538 Psicologia da Educação I 68 7 Psicologia da Educação I 68 3543 Psicologia da Educação II 136 8 Psicologia da Educação II 102 3535 Sociologia da Educação I 102 1 Sociologia da Educação I 68 3545 Sociologia da Educação II 68 2 Sociologia da Educação II 102 3541 Estágio Supervisionado I 68 28 Prática de Ensino e Pesquisa I (Estágio Supervisionado I) 136 3547 Estágio Supervisionado II 68 29 Prática de Ensino e Pesquisa II (Estágio Supervisionado II) 136 3555 Estágio Supervisionado III 136 30 Prática de Ensino e Pesquisa III (Estágio Supervisionado III) 226 3561 Estágio Supervisionado IV 136 31 Prática de Ensino e Pesquisa IV (Estágio Supervisionado IV) 226 3539 Metodologia da Pesquisa em Educação 68 13 Metodologia da Pesquisa em Educação 68 3537 Linguagens: produção e recepção 68 - ----- - 1592 Didática I 102 9 Didática I 102 3552 Didática II 68 10 Didática II 68 1609 1611

Lingüística Aplicada à Alfabetização Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfa-betização e da Língua Portuguesa

68 102

18

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa

136

3553 Política Educacional 102 11 Política Educacional 102 3542

3551

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Edu-cação Infantil I Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Edu-cação Infantil II

68

68

16 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil 102

3546

3554

Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar I Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II

68

68

28 OTPGE I 136

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

15

CURRÍCULO EM VIGOR CURRÍCULO PROPOSTO Código Disciplina C/H Código Disciplina C/H

3557 Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar III

136 29 OTPGE II 102

3548 Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciên-cias Naturais

68 20 Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Natu-rais

102

3549 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História 68 21

23

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Histó-ria Sociedade, Espaço e Tempo na Educação Infantil

68

68 3550 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geogra-

fia 68 22

Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino da Geografia

68

1610 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Mate-mática

68 19

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática

136

3559 Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes 136 24 17

Artes e suas Manifestações Literatura Infantil

68 68

3556 Teorias do Currículo 102 12 Currículo Escolar 102 3558 Educação e Corpo 68 25 Educação, Corpo e Movimento 68 3540

3560

Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva I Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva II

68

68

14 Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva 136

Libras 68 Observações: 1. Devem constar todas as disciplinas do Projeto Político Pedagógico em vigor e do projeto proposto, mesmo as disciplinas que não têm equivalência. 2. O quadro de equivalência deve ser utilizado nos casos de retenção e trancamento.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

16

VIII - PLANO DE IMPLANTAÇÃO Ano: 2008 1º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação I Filosofia da Educação I Psicologia da Educação I História da Educação I Metodologia da Pesquisa em Educação Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Didática I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado I 2º ano: disciplinas do projeto anterior. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil I Psicologia da Educação II História da Educação no Brasil Filosofia da Educação II Sociologia da Educação II Didática I Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar I Estágio Supervisionado II 3º ano: disciplinas do projeto anterior. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil II Didática II Política Educacional Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II Estágio Supervisionado III 4º ano: disciplinas do projeto anterior. Teorias do Currículo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar III Educação e Corpo Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva II Estágio Supervisionado IV Ano: 2009 1º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação I

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

17

Filosofia da Educação I Psicologia da Educação I História da Educação I Metodologia da Pesquisa em Educação Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Didática I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado I 2º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação II Filosofia da Educação II Psicologia da Educação II História da Educação II Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar - OTPGE I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado II 3º ano: disciplinas do projeto anterior. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil II Didática II Política Educacional Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar II Estágio Supervisionado III 4º ano: disciplinas do projeto anterior. Teorias do Currículo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar III Educação e Corpo Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva II Estágio Supervisionado IV Ano: 2010 1º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação I Filosofia da Educação I Psicologia da Educação I História da Educação I Metodologia da Pesquisa em Educação Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Didática I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado I

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

18

2º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação II Filosofia da Educação II Psicologia da Educação II História da Educação II Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar - OTPGE I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado II 3º ano: disciplinas do projeto novo. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática Sociedade, Espaço e Tempo na Educação Infantil Didática II Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar - OTPGE II Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado III 4º ano: disciplinas do projeto anterior. Teorias do Currículo Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar -OTPGE III Educação e Corpo Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva II Estágio Supervisionado IV Ano: 2011 1º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação I Filosofia da Educação I Psicologia da Educação I História da Educação I Metodologia da Pesquisa em Educação Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Didática I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado I 2º ano: disciplinas do projeto novo. Sociologia da Educação II Filosofia da Educação II Psicologia da Educação II História da Educação II Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação Infantil Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar - OTPGE I Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado II

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

19

3º ano: disciplinas do projeto novo. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e da Língua Portuguesa Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática Sociedade, Espaço e Tempo na Educação Infantil Organização do Trabalho Pedagógico e Gestão Escolar - OTPGE II Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado III 4º ano: disciplinas do projeto novo. Currículo Escolar Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia Libras Política Educacional Arte e suas Manifestações Literatura Infantil Educação, Corpo e Movimento Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado IV

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

20

IX - EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 1º Ano Disciplina: Sociologia da Educação I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: A Sociologia como forma de interpretação científica da realidade social. As relações entre indivíduo e sociedade de acordo com a perspectiva estruturo-funcionalista e com a perspectiva histó-rico-dialética. Abordagens teóricas sobre o processo educacional: a perspectiva dos clássicos da socio-logia. Disciplina: História da Educação I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Análise da História da Educação diferentes concepções e correntes historiográficas. Ênfase às organizações educacionais, às visões pedagógicas e às práticas educacionais, explicitando-as em relação aos diferentes contextos sócio-históricos. Relações entre História, tempo, memória, cultura e educação. Identificação das proposições dos principais pedagogos. Disciplina: Psicologia da Educação I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Principais correntes teórico-epistemológicas do desenvolvimento humano e seus pensadores – Fundamentos epistemológicos da Psicologia no cenário das Ciências Humanas. Psicologia do de-senvolvimento infantil, do adolescente e do adulto. Disciplina: Fundamentos da Educação Especial e Inclusiva Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 136 10 Ementa: Análise de aspectos históricos, natureza e extensão da excepcionalidade. Caracterização e estudo da evolução do atendimento educacional de pessoas com necessidades especiais. Proposta pedagógica para a educabilidade de alunos com necessidades especiais a partir de suas características e possibilidades. Princípios éticos e filosóficos da Educação Inclusiva no contexto da Escola Pública: Direito, Legislação, Cidadania. Análise e construção do processo de Educação Inclusiva, priorizando adaptações curriculares e redes de apoio como estratégia para educação de alunos com necessidades especiais. Disciplina: Metodologia da Pesquisa em Educação Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

21

Ementa: Esta disciplina instrumentaliza o acadêmico para o entendimento crítico das teorias básicas que caracterizam o conhecimento científico no sentido de contribuir na formação de um olhar curioso, criativo e indagador. Apresenta a evolução das pesquisas em educação, encaminha a elaboração de projetos de pesquisa relativos ao contexto educacional, baseados nas observações realizadas em Está-gio Supervisionado I. Analisa as técnicas de levantamento e análise de dados e os procedimentos teó-rico-práticos necessários para o desenvolvimento de investigações de caráter científico e o significado da pesquisa para a prática pedagógica na Educação Básica. Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Filosofia e educação. O modo de pensar metafísico e a educação. A metafísica moderna e os pressupostos do idealismo filosófico. A concepção humanista tradicional de filosofia da educação e a Pedagogia Tradicional.A filosofia do sujeito e o problema do conhecimento. Disciplina: Didática I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Conceitos básicos: Educação Pedagogia e Didática. A Didática como área do saber da Peda-gogia e seu desenvolvimento histórico. Função da escola e as diferentes concepções que permeiam o processo educativo. Organização do trabalho pedagógico no cotidiano escolar. Planejamento educa-cional, seus objetivos e procedimentos metodológicos. Teorias Pedagógicas. Concepções e tipos de avaliação. Disciplina: Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 68 68 15 Ementa: Função social da escola. O trabalho e a formação docente: perspectiva histórica da Prática de Ensino, as concepções de estágio supervisionado, relação teoria e prática e suas implicações. Com-preende o levantamento e análise de dados sobre o cotidiano escolar e o trabalho do professor. 2º Ano Disciplina: Sociologia da Educação II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: A contribuição de Antonio Gramsci para a compreensão da relação educação e sociedade. As perspectivas teóricas para a análise da educação na contemporaneidade: do funcionalismo ao pós-modernismo. Movimentos Sociais e educação. Disciplina: Filosofia da Educação II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

22

Ementa: Concepção de natureza humana enquanto existência empírica e os pressupostos liberais. A filosofia positivista e a educação. O método fenomenológico, o existencialismo e o pragmatismo. A concepção humanista moderna e a educação: Pedagogia da Escola Nova e Pedagogia do Oprimido. A filosofia marxista e a educação. Concepção dialética e Pedagogia Histórico-Crítica. A filosofia pós-moderna e a educação. Disciplina: Psicologia da Educação II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Principais teorias do desenvolvimento e da aprendizagem e suas respectivas implicações pedagógicas. Dificuldades de aprendizagem numa visão multidisciplinar. Sexualidade e educação sexual. Disciplina: História da Educação II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: A disciplina de história da educação brasileira na formação de professores. Os contextos históricos e as trajetórias da educação no Brasil nos períodos colonial, imperial, republicano. Educa-ção na contemporaneidade: problemáticas e perspectivas. Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Infantil Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Concepção de infância, família e suas historicidade. A Educação Infantil e as políticas pú-blicas de atendimento à infância no Brasil. As propostas pedagógicas e a organização curricular. Or-ganização do trabalho pedagógico na Educação Infantil: tempo e espaço. A formação do profissional da educação infantil. Disciplina: OTPGE I Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 136 10 Ementa: Compreender as concepções que fundamentam as Teorias das Organizações e de Adminis-tração Escolar. Análise crítico-histórica da estrutura da sociedade brasileira e reflexão sobre suas im-plicações à organização da escola enquanto organização burocratizada. Compreensão das concepções que fundamentam a organização do trabalho administrativo-pedagógico. Relações de poder no cotidi-ano da escola e suas implicações para o trabalho pedagógico. Disciplina: Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 68 68 15 Ementa: História do Curso de Pedagogia no Brasil. Análise do contexto da organização do trabalho pedagógico e administrativo da Educação Básica: Projeto Político-Pedagógico. Participação, caracte-rização e reflexão das instâncias organizativas no interior da instituição escolar.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

23

3º Ano Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Ciências Naturais Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Realizar o resgate histórico do ensino de ciências no Brasil; Trabalhar a aproximação da pesquisa em ciência e ensino de ciências; Conhecer o movimento Ciência, tecnologia e sociedade- CTS conhecendo seu conceito de cidadania, educação, estratégias, objetivos e conteúdos de ensino como instrumento de resgate da ciência nos saberes populares e a proposição de escolarização destes saberes; Compreender a dinâmica e o contexto da produção científica – relação entre conhecimento do professor e do aluno (transposição didática); Análise da Ciência e tecnologia no mundo contempo-râneo (esfera produtiva); Discutir sobre os desafios para o ensino de ciências: superação do senso comum pedagógico; Incorporar conhecimentos contemporâneos de ciência e tecnologia na organiza-ção curricular; Trabalhar na perspectiva de desenvolver conceitos para a superação de insuficiências do livro didático; Proporcionar a formação de conceitos – temas unificadores na estruturação do pro-grama de ciências (conceitos, experiências e atividades integradoras). Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e do Ensino da Língua

Portuguesa Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 136 20 Ementa: A prática pedagógica de alfabetização nas dimensões de aquisição da língua escrita e de desenvolvimento de habilidades de sua utilização para interação social – letramento. Pressupostos lingüísticos, sócio-culturais, psicolingüísticos e metodológicos do processo de aquisição e desenvolvimento da língua escrita, com suas especificidades para a Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

136 136 10 Ementa: Fundamentos históricos, filosóficos e epistemológicos da matemática e sua relação com o ensino. Discutir o conhecimento matemático enquanto linguagem, suas diversas formas de representa-ção, aspectos cognitivos ligados a sua compreensão e analisando as suas manifestações nos aspectos sociais e psicológicos, com ênfase para a educação infantil e séries iniciais. Estudo do campo de in-vestigação da Educação Matemática, suas concepções e articulações com outras áreas. Destacando dentre as perspectivas atuais, Modelagem Matemática, Etnomatemática, uso de Tecnologias de In-formação e Comunicação, História e Filosofia na Educação Matemática, Resolução de Problemas e o Lúdico no Ensino. Debater as implicações dessas perspectivas nos processos de organização curricu-lar e nos desdobramentos metodológicos. Disciplina: OTPGE II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Determinantes sócio-históricos da gestão escolar no contexto da sociedade brasileira. Os diferentes papéis atribuídos ao pedagogo na organização do trabalho pedagógico escolar. Os espaços de atuação do coordenador pedagógico-educacional na Educação Básica.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

24

Disciplina: Sociedade, Espaço e Tempo na Educação Infantil Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Fundamentos teórico-metodológicos do conhecimento na área de História e Geografia para a Educação Infantil. A noção de tempo e espaço em relação ao mundo social e natural (fenômenos sociais e físicos). Diversidade de explicações do mundo social (lendas, folclore, mitos e conhecimento científico). Datas comemorativas e seus significados político-culturais. Disciplina: Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado III Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

226 136 90 Ementa: Análise da dimensão ética, política, técnica da prática pedagógica da Educação Infantil. Compreende as etapas de orientações teórico-metodológicas, observação, planejamento de ensino para a Educação Infantil, regência, reflexões sobre as práticas vivenciadas. Aprofundamento teórico-metodológico sobre as problemáticas evidenciadas durante o estágio. Elaboração e apresentação de trabalho de curso. Disciplina: Didática II Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Didática diante das Concepções de Ensino-Aprendizagem. Planejamento do Ensino: Peda-gogia dos Projetos, Tema Gerador, Interdisciplinaridade, Pedagogia Histórico-Crítica. Dimensões da Ação Pedagógica: O Espaço de Sala de Aula. Contribuições da Didática para a Formação do Educa-dor. 4ºAno Disciplina: Política Educacional Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Análise crítica das políticas educacionais delineadas pelos governos de estado a partir dos anos de 1930, por meio do estudo da legislação referente à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, identificando os vínculos entre a constituição e consolidação do modo de produção capitalista e a instituição da escola no Brasil. Disciplina: Arte e suas Manifestações Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: A história da arte e os desdobramentos para a escola. Estudo das manifestações artísticas no âmbito da sociedade e as implicações com o ensino de Arte na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As relações entre arte e estética e suas conseqüências no campo da educação e da sensibilidade artística. Disciplina: Literatura Infantil Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Estudo teórico - reflexivo de elementos técnicos da Literatura Infantil. A literatura infantil na formação social e afetiva da criança. A Literatura Infantil no cotidiano escolar. Análise de autores

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

25

e obras clássicas e contemporâneas da literatura infantil. Encaminhamentos metodológicos para a formação do aluno-leitor. Disciplina: Currículo Escolar Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

102 102 10 Ementa: Currículo como campo teórico-prático da educação. Teorias e conceituação de currículo. Concepções tradicionais e críticas de currículo. Currículo como artefato social: ideologia, poder e cultura. Currículo e a seleção do conhecimento escolar. Organização didático-curricular do trabalho pedagógico. Currículo e política do conhecimento oficial. Reformas e inovações curriculares. Disciplina: Educação, Corpo e Movimento Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Estudo das influências econômicas, políticas e culturais sobre as expressões do corpo. Estu-do das relações entre corpo e educação. Corpo e suas manifestações ao longo da história da escolari-zação. A expressão corporal como dimensão da linguagem na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Teoria do conhecimento geográfico. Conceituação de espaço e lugar, articulado a experiên-cia humana em diferentes tempos, territórios e culturas. Metodologias, conteúdos e avaliação no Ensi-no de Geografia dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Disciplina: Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de História Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Teorias do conhecimento histórico. Conceituação de tempo, articulado às experiências hu-manas em diferentes tempos, territórios e culturas. Metodologias, conteúdos e avaliação no Ensino de História dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Diretrizes Curriculares para a educação das rela-ções étnico-raciais e história e cultura afro-brasileira e africana na escola. Disciplina: Libras Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

68 68 10 Ementa: Desenvolvimento das habilidades necessárias para a aquisição da LIBRAS - a língua de modalidade visual e gestual das pessoas surdas. Abrange os conteúdos gerais para comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e do Segmento das Pessoas Surdas. Disciplina: Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado IV Carga Horária total C/H teórica C/H prática APS PCC

226 136 90 Ementa: Análise da dimensão ética, política, técnica da prática pedagógica dos Anos Iniciais do En-

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

26

sino Fundamental. Compreende as etapas de orientações teórico-metodológicas, observação, planeja-mento de ensino para os anos iniciais do ensino fundamental, regência, reflexões sobre as práticas vivenciadas. Aprofundamento teórico-metodológico sobre as problemáticas evidenciadas durante o estágio. Elaboração e apresentação de trabalho de curso.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

27

X - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS a) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS DE LABORATÓRIO, D E SALA OU DE

CAMPO: Atividades Práticas de Laboratório: oficinas pedagógicas, aulas práticas, elaboração de materi-

ais pedagógicos. Atividades de Sala: aulas expositivo-dialogadas, avaliações, trabalhos em grupo, fichamentos de

textos, seminários de estudos, leituras individuais. Atividades de Campo: atividade de pesquisa qualitativa/quantitativa em Escolas de Educação

Básica.

b) DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ( APS): Atividade de Estágio Supervisionado (316 horas): -Observação e Caracterização das diversas instituições de ensino; -Participação em reuniões de pais, professores, conselhos de classe, planejamento e elaboração do

projeto político pedagógico; -Entrevista com gestores escolares, nas suas funções de direção/administração, coordenação, ori-

entação, supervisão; -Elaboração e desenvolvimento de Projetos de Ensino, na Educação Infantil e Anos Iniciais do En-

sino Fundamental; -Reflexões sobre as práticas vivenciadas; -Aprofundamento teórico-metodológico sobre problemáticas evidenciadas durante o estágio e sis-

tematização dos estudos e reflexões, configurando-se na elaboração e apresentação de trabalho de curso.

c) DESCRIÇÃO DAS PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARE S:

Atividades de Campo: atividade de pesquisa qualitativa/quantitativa em Escolas da Educação Bá-sica .

Seminário Integrador: Os professores de cada ano ficarão responsáveis pela organização e escolha de temáticas a serem desenvolvidas, em conjunto com os acadêmicos, nos espaços de “atividades ori-entadas”.

XI - DESCRIÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O estágio supervisionado, como componente curricular do curso de Pedagogia - Unioeste-

Campus Francisco Beltrão, tem como objetivo proporcionar condições de análise e compreensão das dimensões política, ética, técnica e metodológica que envolvem a prática pedagógica na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na gestão escolar.

Conforme PIMENTA E LIMA (2004, p. 43), ao “estágio dos cursos de formação de professo-res, compete possibilitar que os futuros professores compreendam a complexidade das práticas institu-cionais e das ações aí praticadas por seus profissionais como alternativa no preparo para sua inserção profissional”.

Entende-se que a realização do estágio supervisionado deverá possibilitar uma aproximação com a realidade do campo de trabalho, o que é fundamental na formação inicial dos professores. Deve-rá possibilitar, ainda, um levantamento das problemáticas da realidade sobre as quais é preciso refletir teoricamente. Segundo PIMENTA (1994), o estágio não é atividade prática, mas teórica, instrumenta-lizadora da práxis docente concebida como atividade de transformação da realidade. Isso significa dizer que o estágio curricular tem a dimensão de atividade teórica de conhecimento, diálogo, funda-

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

28

mentação e de intervenção na realidade que é objeto da práxis. “Num curso de formação de professo-res, todas as disciplinas, as de fundamento e as da didática, devem contribuir para sua finalidade, que é formar professores a partir da análise, da crítica e da proposição de novas maneiras de fazer educa-ção.” (PIMENTA; LIMA, 2004, p. 43).

A realização do estágio supervisionado ocorrerá a partir do primeiro ano do curso e consistirá na elaboração de projeto de ensino direcionado à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, observações, entrevistas e análise dos encaminhamentos relativos as questões da orga-nização do trabalho pedagógico e gestão escolar.

A partir deste entendimento, destacam-se as concepções dos estágios como aproximação da rea-lidade, em sua dimensão teórico-prática, e a iniciativa de articular o estágio à pesquisa.

O estágio supervisionado terá uma carga horária mínima de 316 horas distribuídas ao longo do curso, da seguinte maneira: no 1º Ano e no 2º Ano – 68 horas, em cada um; no 3º Ano e no 4º Ano – 90 horas em cada um.

No 1º Ano, as 68 horas de Estágio Supervisionado contemplarão atividades de levantamento de dados sobre o cotidiano escolar e o trabalho do professor.

No 2º Ano, essas 68 horas de Estágio Supervisionado serão efetivadas através da participação em reuniões: de pais, de professores, dos conselhos de classe, para planejamento e elaboração do pro-jeto político pedagógico; através de entrevista com professores e gestores escolares, nas suas funções de direção/administração, coordenação, orientação, supervisão.

O acompanhamento do Estágio Supervisionado I e II será realizado na modalidade indireta, ou seja, via relatório. A supervisão será realizada pelo docente da disciplina de Prática de Ensino e Pes-quisa sob a Forma de Estágio Supervisionado I e II.

No 3o Ano, serão 90 horas para que os alunos desenvolvam atividades de análise da dimensão ética, política e técnica da prática pedagógica da Educação Infantil. Compreenderão etapas de orienta-ções teórico-metodológicas, observação, planejamento de ensino para a Educação Infantil, regência, reflexões sobre as práticas vivenciadas, configurando-se em aprofundamento teórico-metodológico sobre as problemáticas evidenciadas durante o estágio e elaboração e apresentação de trabalho final.

No 4o Ano, as 90 horas serão utilizadas em atividades de análise da dimensão ética, política e técnica da prática pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Serão desenvolvidas as eta-pas de orientações teórico-metodológicas, observação, planejamento de ensino para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como a regência, reflexões sobre as

práticas vivenciadas, configurando-se em aprofundamento teórico-metodológico sobre as pro-blemáticas evidenciadas durante o estágio e elaboração e apresentação de trabalho final.

Em relação ao Estágio Supervisionado dos 3o e 4o Anos, o acompanhamento será de forma dire-ta; a supervisão será realizada pelos docentes do curso de Pedagogia. XII – DESCRIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O curso não contempla TCC. XIII – DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS COMPLEME NTARES

Atividades Acadêmicas Complementares são aquelas realizadas de forma a complementar a formação profissional, humana e ética do acadêmico, atividades de pesquisa, extensão, ensino, moni-toria, comunicação e expressão cultural. Elas não podem ser realizadas em empresas e/ou Instituições com vínculo familiar e/ou empregatício. Está regulamentada pela Resolução no 025/2003 – CEPE. Essas atividades devem ser cumpridas, obrigatoriamente, por todos os acadêmicos regularmente ma-triculados no Curso de Pedagogia da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, perfazendo um total de 160 horas para o cumprimento do currículo.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

29

A carga horária de Atividades Acadêmicas Complementares previstas no Projeto Político Peda-

gógico do Curso de Pedagogia deve ser cumprida até a integralização do Curso. Somente serão com-putadas, para esse fim, a carga horária de comprovantes emitidos com data posterior ao ingresso no curso.

As Atividades Complementares cumpridas terão equivalência de carga horária, como segue: - Participação em projetos de Pesquisa na área da Educação – 10 h por projeto; - Participação em projetos de Extensão na área da Educação - 10 h por projeto; - Participação em projetos de Ensino (jornadas, simpósios, seminários, palestras e cursos) c/h

do certificado do curso; - Monitorias realizadas na Unioeste - 10 h por período de monitoria; - Tutorias realizadas na/pela Unioeste - 10 h por período ou por atividade na qual seja tutor; - Apresentação de trabalhos em jornadas, congressos e seminários, na forma oral e/ou painel,

cada apresentação será validada por 05 horas; - Comunicação e expressão cultural vinculada à área educacional – cada atividade valerá 04

horas; - Semana acadêmica do curso de Pedagogia - 60 horas obrigatórias.

Para efeito de convalidação da carga horária em Pesquisa, serão aceitas as horas realizadas pelo acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), oferecidas pela UNIOESTE, e/ou as horas realizadas em outra instituição de Ensi-no e/ou Pesquisa devidamente reconhecida pelas leis vigentes no País. Para comprovação da carga horária de extensão só serão aceitos comprovantes de participação em Projetos devidamente registra-dos na Pró-Reitoria de Extensão.

XIV – DESCRIÇÃO DA PESQUISA A pesquisa será privilegiada como princípio de formação pedagógica e técnico-científíca,

objetivando desafiar os acadêmicos a realizarem pesquisas em interação com seus pares, professores e com a realidade sócio-educativa. Além dessas perspectivas de inserção da pesquisa no âmbito escolar, as questões contextuais, entendidas como a realidade econômica, cultural e social de inserção da esco-la, e a educação não formal, também constituirão espaços privilegiados de pesquisa para a compreen-são das problemáticas relativas à educação.

Para isso, a articulação de dois momentos indissociáveis de trabalho torna-se imprescindível: o momento de estudo e aproveitamento das aprendizagens desenvolvidas, a partir das disciplinas que compõem o currículo nominal do curso, e as reflexões, estudos e trabalho de campo necessários ao desenvolvimento da pesquisa.

O trabalho de campo envolve desde a prática profissional em ambiente escolar até as investi-gações diversas sustentadas por referenciais teóricos, mediadas pelo desafio da análise crítica da reali-dade sócio-educativa.

A relação entre a realidade sócio-educativa e as aprendizagens possibilitadas pelo currículo nominal, tendo como espaço privilegiado a sala de aula, pressupõe um intercâmbio privilegiado de reflexões que permitam ultrapassar o campo da leitura imediata para uma compreensão mediatizada pelo conhecimento científico, permitindo aos acadêmicos interpretar as realidades sociais, com base em referenciais teóricos, para superarem a interpretação sustentada no senso comum.

Acadêmicos e professores buscarão a sistematização contínua dos conhecimentos, teorizando as práticas e as relacionando com a pesquisa, num constante movimento entre as práticas educativas e os conhecimentos teóricos fundantes.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

30

A pesquisa acompanhará o curso desde o primeiro ano, oferecendo instrumentos para refle-

xão e produção do conhecimento científico. Distribuída ao longo do curso, as problemáticas pesquisa-das acompanharão as demandas necessárias em cada disciplina e os enfoques de cada uma, enquanto componente curricular.

Assim, o desenvolvimento das pesquisas estará vinculado a eixos temáticos, constituídos se-gundo possíveis campos de pesquisa do fenômeno educativo, como:

a) Práticas educativas e alteridades (processos inclusivos); b) Formação humana e processos sociais (mundo do trabalho em relação à formação escolar e

não-escolar); c) Ensino dos conteúdos escolares (práticas didático-curriculares nas diversas áreas do conhe-

cimento); d) O ensino e a aprendizagem em diferentes grupos sociais (diversidade sócio-cultural); e) Formação, conhecimento e prática docente (constituição dos diferentes saberes docentes na

formação inicial e continuada). Os eixos temáticos articulados às atividades de pesquisa possibilitarão gradativa e contínua sis-

tematização e contribuirão como elemento do trabalho de curso, que será construído pelo aluno, sob orientação de professores, no decorrer das atividades relativas às disciplinas de Prática de Ensino e Pesquisa sob a Forma de Estágio Supervisionado III e IV. XV - DESCRIÇÃO DA EXTENSÃO

Os professores do Curso de Pedagogia da Unioeste – Campus de Francisco Beltrão consideram as atividades extensionistas relevantes para o processo de formação de educadores crítico-reflexivos, comprometidos com a realidade da escola pública brasileira.

A proposta do Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia considera a escola como o ponto de partida e de chegada para o desenvolvimento de ações que visam a dar consistência à forma-ção dos profissionais da educação. As escolas de todos os níveis da Educação Básica, constituem-se no laboratório dos cursos de licenciatura. Entendemos que o(a) professor(a), como um profissional que trabalha com situações e abordagens muito dinâmicas, precisa rever constantemente seus conheci-mentos, a forma de organizar sua prática cotidiana e as formas de interação com os alunos. Ensinar requer habilidades para pesquisar, criar, rever, mobilizar, intuir, fazer escolhas das ações mais adequa-das.

Em razão desse entendimento, o Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia, considera que as atividades de extensão:

- permitem a integração da academia com a sociedade na qual está inserida; - possibilitam a troca de informações entre a Universidade e os estabelecimentos públicos de

Educação Básica; - oportunizam à Universidade o conhecimento da realidade da escola brasileira e a identificação

de suas demandas, tanto do ponto de vista teórico quanto, metodológico; - subsidiam o docente pesquisador na elaboração de projetos de pesquisa que atendam as de-

mandas da escola pública, no sentido de proporcionar uma melhor qualidade de ensino. A proposta pedagógica compreende a extensão como um elemento construtor da relação teoria

– prática e como um campo fecundo para desenvolver ou vivenciar a prática de pesquisa. Por isso, é necessário valorizar a dimensão da extensão na formação docente. O confronto entre a teoria e a práti-ca, nas atividades extensionistas, propiciará aos acadêmicos de Pedagogia os elementos necessários para a produção, criação e recriação do conhecimento. Não se pode esquecer que, conforme PIMEN-TA E LIMA (2004, p 43) “... as teorias são explicações sempre provisórias da realidade”. E é com essa realidade que alunos e professores se defrontam / confrontam / enfrentam quando “fazem extensão”.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

31

Nessa perspectiva, o trabalho extensionista de professores e alunos torna-se uma atitude cotidi-

ana de busca de compreensão dos processos de aprendizagem e de desenvolvimento dos alunos, possibilitando o confronto com as diferentes

abordagens existentes e do desenvolvimento de autonomia na interpretação da realidade e dos conhe-cimentos que constituem seus objetos de ensino.

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

32

XVI - CORPO DOCENTE EXISTENTE E NECESSÁRIO

TITULAÇÃO NOME DO DOCENTE Graduação e Pós-graduação

Área de conhecimento da titulação (Descrever a área do título)

Ano de conclusão e Instituição da última

titulação

RT

DISCIPLINAS

(listar as disciplinas ministra-das pelo docente)

André Pereira Pedroso Graduado em Matemática

Especialista em Metodologia do Ensino da Matemática

Faculdade Internacional de

Curitiba-FACINTER 2002

40 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Matemática

Ângela Maria Silveira Portelinha Graduado em Pedagogia Especialista Séries Iniciais do Ensino Funda-mental Mestre em Educação

Universidade do Contestado -

UNIC/UNICAMP 2002

40 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisiona-do II

Benedita de Almeida Graduado em Letras Mestre em Educação Escolar Doutora em Educação

USP 2007

40 Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e do Ensino da Língua Portuguesa

Clésio Acilino Antonio Graduado em Educação Física Especialista Educação Física Escolar Mestre em Educação

UFSC 2000

40 Currículo Escolar

Eduardo Nunes Jacondino Graduado em Ciências Sociais Mestre em Educação

UFSM 2002

40 Sociologia da Educação I

Daniela Corrêa da Rosa Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

UFSM 2002

40 Fundamentos Teóricos e Meto-dológicos das Ciências Naturais Didática II

Dejair Cardoso Baseggio Graduado em Pedagogia Especialista em Psicopedagogia Mestre em Educação

UNICS 2003

40 Fundamentos da Educação Espe-cial e Inclusiva

Gilmar Fiorese Graduado em História Especialista História do Brasil Mestre em História

UNICENTRO/UNESP 2003

40 Política Educacional

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

33

TITULAÇÃO

NOME DO DOCENTE Graduação e Pós-graduação Área de conhecimento da titulação

(Descrever a área do título)

Ano de conclusão e Instituição da últi-

ma titulação

RT

DISCIPLINAS

(listar as disciplinas ministra-das pelo docente)

Giseli Monteiro Gagliotto Graduado em Pedagogia e Psicologia

Especialista em Psicologia Mestre em Psicologia

UFSC 2000

40 Psicologia da Educação II

Isabel Cristina Corrêa Roesch Graduado em Pedagogia e Educação Física Especialista em Psicopedagogia Mestre em Educação

UFSM 2001

40 Arte e suas Manifestações

José Luiz Zanella Graduado em Filosofia Especialista em Educação – Educadores de Jo-vens e Adultos Mestre em Educação Doutor em Educação

UNICAMP 2004

40 Filosofia da Educação I Filosofia da Educação II

Lucyelle Cristina Pasqualotto Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

UEM 2003

40 Fundamentos Teóricos e Metodo-lógicos da Educação Infantil

Luis César Teixeira dos Santos Graduado em Educação Física Especialista em Educação Mestre em Educação

UEM 2003

40 Educação, Corpo e Movimento Metodologia da Pesquisa em E-ducação

Marizete Lucini Graduado em História Mestre em Educação

UNISINOS 1999

40 História da Educação II Fundamentos Teóricos e Metodo-lógicos do Ensino de História

Sônia Maria dos Santos Marques Graduado em História Especialista em Ensino Superior Mestre em Educação

PUC - RS 2000

40 História da Educação I Metodologia da Pesquisa em E-ducação

Suely Aparecida Martins Graduado em Ciências Sociais Mestre em Sociologia

UNICAMP 2001

40 Sociologia da Educação II

Yolanda Zancanella Graduado em Pedagogia Especialista em Gestão Institucional Mestre em Educação

UFSC 2007

40 Didática I Didática II

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

34

TITULAÇÃO NOME DO DOCENTE Graduação e Pós-graduação

Área de conhecimento da titulação (Descrever a área do título)

Ano de conclusão e Insti-tuição da última titulação

RT

DISCIPLINAS

(listar as disciplinas ministra-das pelo docente)

Adrian Alvarez Estrada Graduado em Pedagogia Mestre em Educação Doutor em Educação

USP 2004

40 OTPGE I

Cléria Maria Wedling Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

UFSM 2004

40 OTPGE II

Elvenice Tatiana Zoia Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

UFPR 2004

40 Psicologia da Educação I

Roseli de Fátima Rech Pilonetto Graduado em Pedagogia Especialista em Gestão Institucional

UNIOESTE 2001

40 Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado III

Rosana Vaghetti Luchese Graduado em Letras Mestre em Educação

UNIMEP 1992

40 Literatura Infantil

Janaina Damasco Umbelino (em processo de contratação)

Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

UFSC 2005

Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado I

Docente a ser contratado (Vaga de docente exonerado)

Graduado em Pedagogia Mestre em Educação

Fundamentos Teóricos e Metodo-lógicos da Geografia

Docente a ser contratado* Libras Docente a ser contratado** Prática de Ensino e Pesquisa sob

Forma de Estágio Supervisionado IV

Docente a ser contratado** Sociedade, espaço e tempo na Educação Infantil. (Demanda referente às orienta-ções de estágio supervisionado para Educação Infantil)

ANEXO I - RESOLUÇÃO Nº 374/2007-CEPE .

35

TITULAÇÃO NOME DO DOCENTE Graduação e Pós-graduação

Área de conhecimento da titulação (Descrever a área do título)

Ano de conclusão e Insti-tuição da última titulação

RT

DISCIPLINAS

(listar as disciplinas ministra-das pelo docente)

Docente a ser contratado** Prática de Ensino e Pesquisa sob Forma de Estágio Supervisionado (Demanda referente às orienta-ções de estágio supervisionado para os anos iniciais do Ensino Fundamental)

* Vaga para contratação atendendo ao Decreto nº 5626/2005 (Institui Libras nos cursos de formação de professores). ** Vagas para contratação atendendo as exigências das Diretrizes Nacionais para o curso de Pedagogia. Obs.: Além das disciplinas do curso de Pedagogia os docentes complementam sua carga horária com orientações de Estágio Supervisionado e disciplinas no curso de Licenciatura em Geografia. RESUMO QUANTITATIVO DE DOCENTES PELA ÚLTIMA TITULAÇ ÃO:

Graduados: - Especialistas: 02 Mestres: 19 Doutores: 03 Pós-Doutores: - TOTAL: 24

(No caso de docentes necessários, colocar no lugar do nome do docente a expressão “a contratar”, preenchidos os outros dados de acordo com o que se deseja).

36

XVII – RECURSOS EXISTENTES E NECESSÁRIOS:

A) RECURSOS HUMANOS PARA ADMINISTRAÇÃO DO CURSO - TÉCNICOS E DO-

CENTES: 1 - Recursos humanos existentes;

- 1(um) Coordenador; 1(um) técnico administrativo.

2 - Recursos humanos necessários. - 1(um) técnico administrativo – Secretário(a) e 2 (dois) técnicos para laboratório.

B) RECURSOS FÍSICOS: 1 - Recursos físicos existentes;

- 1 (um) Laboratório de Pedagogia. 2 - Recursos físicos necessários.

- 1 (uma) sala de Orientação de Estágio; - 1 (um) Laboratório de Ciências Naturais.

C) RECURSOS MATERIAIS P/ ADMINISTRAÇÃO DO CURSO: 1- Recursos materiais existentes

- 01 computador com impressora; - 01 computador sem impressora; - 02 mesas de escritório com cadeira; - 02 armários; - 01 arquivo; - 02 telefones; - 02 mesas para computador com cadeira;

2- Recursos materiais necessários

- 01 armário para videoteca; - 01 impressora;

D) RECURSOS BIBLIOGRÁFICOS: 1- Recursos bibliográficos existentes: (Quantificar os recursos bibliográficos existentes para o curso);

Total de Títulos (por área)

- Educação – 1235 títulos - Filosofia – 84 títulos - Sociologia – 183 - Psicologia – 544 - Literatura Infantil – 79 - Metodologia Pesquisa – 55

37

- Antropologia – 16

2- Recursos bibliográficos necessários: Listar a bibliografia necessária à aquisição

- Conforme listagens constantes nas folhas 41 a 54 do processo CR nº 21571/2007. E) RECURSOS DE LABORATÓRIOS: 1. Recursos existentes de laboratório: (Descrever os recursos de laboratório existentes e disponíveis

para o curso); - 01 projetor multimídia; - 01 filmadora - 01 câmera digital - mesas grandes - cadeiras estofadas - 01 armário pequeno - 01 armário grande - 01 balcão - 01 quadro - 01 computador - 01 mesa de computador - 01 cadeira para computador 2. Recursos necessários de laboratório: (Descrever os recursos de laboratório necessários à aquisição

para o funcionamento do curso). - 02 microcomputadores - 02 mesas de computador - 02 cadeiras giratórias para computador - 02 mesas - 20 cadeiras - 02 armários para videoteca e guarda-livros - 01 TV 29 polegadas para o laboratório - 01 Pia (lavatório) louça branca, tipo cuba, com coluna, para ser utilizado no laboratório. - 01 Scaner - 01 Flip Scharp: quadro com sistema magnético, com 3 pincéis atômicos especifico nas cores preto,

vermelho e azul. - 02 Mini gravadores - 01 Aparelho de DVD - 01 Aparelho de Vídeo - 01 Rack para TV de 29 polegadas F) OUTROS RECURSOS NECESSÁRIOS: - Laboratório de Ciências Naturais: - 5 recipientes de vidro com tampa (30x50 cm) - modelos anatômicos humanos em borracha - pia, mesa, armário, cadeiras - materiais de limpeza: álcool, esponja, panos de limpeza - ventilador