resolução de questões professor luciano teixeira · geografia resolução de questões – fgv...

17
www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira

Upload: lycong

Post on 18-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br

Geografia

Resolução de Questões

Professor Luciano Teixeira

Page 2: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco
Page 3: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br 3

Geografia

Resolução de Questões – FGV

1. (Fgv 2015) Observe o mapa:

Sobre os tipos e subtipos climáticos identificados no mapa, é correto afirmar:

a) Os subtipos do clima equatorial apresentam elevada temperatura e quase nenhuma varia-bilidade térmica sazonal; é a variedade da pluviosidade ao longo do ano que permite a sua distinção.

b) Os subtipos do clima tropical equatorial, associados à vegetação de transição entre a flo-resta e a caatinga, apresentam pouca variedade pluviométrica entre eles.

c) Todos os subtipos do clima tropical úmido-seco apresentam grande variação térmica sazo-nal e uma estação seca pronunciada, embora de duração variável.

Page 4: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br4

d) O clima subtropical úmido, fortemente influenciado pela massa de ar polar atlântica, apre-senta baixas temperaturas e longo período de baixa pluviosidade.

e) Os subtipos do clima tropical litorâneo caracterizam-se pela grande irregularidade das tem-peraturas no tempo e no espaço e pela grande concentração de pluviosidade na primavera e no verão.

2. (Fgv 2015) Aguardado como a solução a curto prazo para amenizar a crise hídrica na Grande São Paulo e em parte do interior do estado, o volume de água que chegará aos mananciais pau-listas ainda é uma incógnita para pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Tradicionalmente, a estação chuvosa no Sudeste tem início em outubro e vai até abril. No Siste-ma Cantareira, o problema que culminou na atual crise hídrica não foi o atraso das chuvas em 2013, mas a baixa pluviometria registrada entre dezembro e fevereiro, meses que concentram da chuva de todo o ano.

Foi a combinação de temperaturas recordes no último verão com a pluviometria mais baixa da história, entre outros fatores, que levou à atual crise da água.

(O Estado de S.Paulo, 26.08.2014)

A partir da leitura da notícia, pode-se identificar que o climograma da região do Sistema Canta-reira, que abastece a Grande São Paulo, é

a)

b)

c)

Page 5: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 5

d)

e)

3. (Fgv 2015) Dezenas de milhares de migrantes sul-americanos chegaram ao Brasil a partir dos anos 1990, de forma lenta e contínua. Ou talvez centenas, não se sabe bem. Deles ouvimos falar pouco e, em geral, pejorativamente [...]. Com a crise econômica no Velho Continente, nos últimos anos, cresceu igualmente a migração de europeus. Mas foi a recente chegada de alguns milhares de migrantes negros que levou a política migratória brasileira à pauta das grandes re-dações, quase sempre apresentando a migração como "problema" ou "crise" a solucionar.

http://www.cartacapital.com.br/sociedade/divida-historica-uma-lei-de-migracoes-para-o-brasil-9419.html

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) Entre os países em desenvolvimento, o Brasil é único destino importante das migrações internacionais, que, em sua grande maioria, se dirigem aos países desenvolvidos.

b) De acordo com a maioria dos especialistas, o Brasil deve adotar políticas mais restritivas à entrada de imigrantes, já que a presença de estrangeiros no país ultrapassou o percentual de da população.

c) O Estatuto do Estrangeiro, que regula a política imigratória brasileira, é considerado uma das leis mais avançadas no que diz respeito à proteção dos imigrantes, o que se reflete no tratamento dado ao imigrante que chega ao país.

d) Parte desse contingente de novos imigrantes que chegaram ao Brasil está em situação irre-gular e, portanto, não usufrui dos direitos reservados aos demais trabalhadores no país.

e) Ao longo de sua história, o Brasil jamais adotou medidas de restrição à imigração para gru-pos étnico-culturais ou nacionais, fato que explica a atual diversidade étnica e cultural do país.

4. (Fgv 2015) A população brasileira cresceu entre 2013 e 2014, segundo o IBGE. O total de habi-tantes nos 5570 municípios do país chegou a 202.768.562 habitantes em julho de 2014, mas o percentual de crescimento não foi uniforme em todos eles.

Page 6: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br6

Brasil – crescimento populacional

Municípios Habitantes Crescimento % entre 2013 e 2014

grande porte acima de 500.000 0,85

médio porte entre 500.000 e 100.000 1,12

pequeno porte entre 500.000 e 50.000 1,02

Todos do Brasil 5570 202768561 0,86

(Valor Econômico, 29.08. 2014)

A partir dos dados da tabela e dos seus conhecimentos sobre a população brasileira, é correto concluir que

a) os municípios de médio porte são importantes centros regionais em seus estados, ou in-tegrantes das principais regiões metropolitanas, configurando-se como áreas de atração migratória.

b) o grande crescimento dos municípios de pequeno porte deve-se ao rápido aumento da na-talidade e da política de sustentabilidade desses municípios.

c) o maior crescimento percentual da população foi registrado nos municípios das capitais dos estados mais populosos do Brasil.

d) os dados divulgados evidenciam que o dinamismo populacional do Brasil está seguindo novas rotas, particularmente rumo aos maiores municípios portuários da região Sudeste.

e) ocorre cada dia mais a concentração da população brasileira nos municípios das capitais estaduais mais populosas, devido ao custo de vida mais baixo, às melhores oportunidades de trabalho e maior infraestrutura urbana.

5. (Fgv 2015) Em julho de 2014, foi criado, em Fortaleza (Brasil), o Novo Banco de Desenvolvimen-to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco Mundial. O banco terá capital de bilhões, que pode ser ampliado para bilhões, para financiar projetos de infraestrutura e sustentabilidade em países emergentes, sem se submeter às imposições dos países ricos do Banco Mundial da ONU.

Foi estabelecido, também, um Arranjo Contingente de Reservas, que funcionará como um fun-do de emergência inicial de bilhões que pode ser sacado pelos países em épocas de crise no balanço de pagamentos. Todos os países do grupo assumirão a presidência do banco, obede-cendo a rotatividade a cada cinco anos.

(Folha de S.Paulo, 13.07.2014. Adaptado)

O texto refere-se à criação do Banco entre os países do

a) Mercosul. b) BIRD. c) BRICS. d) Nafta. e) FMI.

Page 7: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 7

6. (Fgv 2015) Examine a seguinte figura:

A figura acima contém diferentes representações da América do Sul extraídas de mapas-múndi. Isso se deve

a) à existência de diversas formas de projeções cartográficas, que constituem a técnica variá-vel de se trazer para o plano o que é curvo na realidade.

b) à multiplicidade de projeções cartográficas, todas igualmente precisas na representação das formas e dos tamanhos dos continentes.

c) à permanência das antigas projeções por costume problemático do sistema escolar, pois as tecnologias informatizadas tornaram as projeções obsoletas.

d) às escolhas marcadas por interesses dos cartógrafos que definem as projeções, visando a projetar imagens do mundo mais favoráveis aos países mais ricos.

e) à herança do passado das técnicas cartográficas, quando ainda não havia sido solucionado definitivamente a questão de como projetar o plano no curvo.

7. (Fgv 2014) A questão está relacionada ao mapa e ao texto apresentados a seguir.

Page 8: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br8

... é um complexo de vegetação heterogênea, um mosaico de cerrados, florestas e até mesmo caatinga. [...] Inúmeros programas nacionais e internacionais de proteção ao ambiente foram instaurados para defender esse ecossistema único, frágil e ameaçado, ao mesmo tempo pela pecuária extensiva, pela dispersão de mercúrio e pelos resíduos de pesticidas (utilizados pelos agricultores) carreados do planalto que o domina, e pela exploração de suas matas galeria, o que aumenta a erosão e a sedimentação.

(Hervé Théry & Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil. São Paulo: Edusp, 2005. p. 67-68. Adaptado)

O texto refere-se à área do mapa indicada com o número

a) 1. b) 2. c) 3. d) 4. e) 5.

8. (Fgv 2014) No texto abaixo, o demógrafo Fausto Brito analisa o fenômeno das migrações inter-nas no Brasil entre 1960 e 1980.

As migrações internas redistribuíam a população do campo para as cidades, entre os estados e entre as diferentes regiões do Brasil, inclusive para as fronteiras agrícolas em expansão, onde as cidades eram o pivô das atividades econômicas. Mas, o destino fundamental dos migrantes que abandonavam os grandes reservatórios de mão de obra – o Nordeste e Minas Gerais, prin-cipalmente – eram as grandes cidades, particularmente, os grandes aglomerados metropolita-nos em formação no Sudeste, entre os quais a Região Metropolitana de São Paulo se destacava.

http://www.abep.nepo.unicamp.br/docs/anais/outros/6EncNacSobreMigracoes/ST3/FaustoBrito.pdf

De acordo com a visão do autor, as migrações internas podem ser associadas, essencialmente, ao

a) povoamento de novas áreas rurais situadas na fronteira agrícola em expansão, nas quais cidades médias comandavam as atividades econômicas.

b) processo de urbanização e ao incremento da concentração populacional que deu origem aos grandes aglomerados metropolitanos.

c) processo de transição demográfica, que ajudou a redistribuir mais equitativamente a popu-lação pelo território brasileiro.

d) descolamento entre mobilidade espacial e mobilidade social, já que a população rural foi transferida para os centros urbanos, mas permaneceu em situação de exclusão.

e) processo de transferência das cidades do Nordeste e de Minas Gerais, que funcionavam como reservatório de mão de obra, para os grandes aglomerados metropolitanos do Su-deste.

9. (Fgv 2014) Considere as tabelas para responder à questão.

Brasil: Estrutura Fundiária% da área

Pequena(menos de 200 ha)

Média(de 201 a 2000 ha)

Grande(2001 e mais ha)

1992 26,59 34,0 39,31

1998 24,28 32,84 42,88

2003 28,42 36,45 35,12

Page 9: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 9

% dos imóveis

Pequena(menos de 200 ha)

Média(de 201 a 2000 ha)

Grande(2001 e mais ha)

1992 92,35 7,0 0,65

1998 91,99 7,24 0,77

2003 92,56 6,67 0,77

(http://www2.fct.unesp.br/nera/atlas/estrutura_fundiaria.htm)

Com base na análise da tabela e nos conhecimentos sobre as transformações do espaço agrário brasileiro, pode-se afirmar que, no período selecionado

a) o aprofundamento das relações capitalistas no campo preservou a grande propriedade, mas fragmentou a média e a pequena propriedade.

b) a distribuição mais equitativa das propriedades reduziu a dependência do campo em rela-ção à cidade, o que significa estagnação da modernização.

c) a reorientação da estrutura fundiária deve ser entendida no bojo das transformações do setor agrário e da solidificação do campesinato.

d) o traço marcante da estrutura fundiária brasileira, que é a concentração de terras, foi redu-zido em razão do aumento da participação da pequena propriedade.

e) a expansão das relações capitalistas no campo contribuiu para o crescimento das pequenas propriedades em detrimento das grandes.

10. (Fgv 2014) A diferenciação espaço-temporal da produção agrícola constitui o conteúdo próprio daquilo que alguns autores chamam de heterogeneidade estrutural da agropecuária brasileira [...]. Como a modernização da agricultura significou, em um primeiro momento, a integração técnica com a indústria e, em um segundo momento, a integração de capitais, também ela esteve concentrada em algumas regiões, beneficiando grupos econômicos específicos identifi-cados por seus produtos.

http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/livros/livros/livro_brasil_desenvolvimento2013_vol03.pdf Acesso em 20/03/2013.

Sobre a nova geografia da agricultura brasileira, é correto afirmar:

a) As empresas rurais mais integradas estão concentradas nos espaços internacionalizados, especialmente na região Centro-Oeste, em São Paulo, em Minas Gerais e no Paraná.

b) A agricultura familiar, caracterizada pelo uso intensivo de mão de obra, avança do Semiári-do na direção dos cerrados do Nordeste.

c) A proporção de assalariados rurais é maior na região Norte, sobretudo nas áreas da frontei-ra agrícola marcadas por violentos conflitos fundiários.

d) Na região Sul, encontra-se o setor menos capitalizado da agricultura familiar, que apresen-ta baixo grau de integração aos complexos agroindustriais.

e) Nas regiões Norte e Nordeste, a maior parte da mão de obra ativa está empregada na agro-pecuária, caracterizada pela baixa intensidade técnica.

11. (Fgv 2014) No Brasil há a presença de variados biomas e ecossistemas ricos em espécies ani-mais, vegetais e micro-organismos. É o país com maior diversidade de anfíbios do mundo: 516 espécies. Possui 522 espécies de mamíferos, das quais 68 são endêmicas; 468 espécies de rép-

Page 10: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br10

teis, das quais 172 são endêmicas, e 1622 espécies de aves (uma em cada seis espécies de aves do mundo ocorre no Brasil).

Adaptado de Conhecer para conservar: As Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 1999, p. 66.

Essas informações sobre a biogeografia do território brasileiro permitem concluir:

a) O Brasil é um país com grande diversidade biológica devido, antes de tudo, às políticas de conservação engendradas nos últimos 40 anos, com criação e consolidação de diversas uni-dades de conservação em todos os biomas de nosso território.

b) O Brasil tem uma biodiversidade comprometida em razão da excessiva invasão de espécies exóticas, o que é demonstrado pelo baixo número de espécies endêmicas de mamíferos. Isso coloca em risco de extinção espécies nativas, o que diminui nossa biodiversidade.

c) A biodiversidade de espécies animais no Brasil não corresponde à biodiversidade de espé-cies vegetais, essa, sim, muito ameaçada pelo desmatamento nas diversas regiões do país. Diferentemente, as políticas de proteção da fauna têm sido bem sucedidas.

d) A condição de elevada biodiversidade no Brasil só não é mais importante porque a maior parte do nosso espaço encontra-se na faixa intertropical, o que homogeneíza as coberturas vegetacionais, diminuindo o potencial de diversidade biológica.

e) O Brasil é um país de megadiversidade biológica em parte graças à sua extensão, que abrange por volta de 40º de latitude e 40º de longitude, o que corresponde a condições ambientais múltiplas, fator importante na determinação da biodiversidade.

12. (Fgv 2014) Analise o mapa que representa uma anomalia climática

Com base nos conhecimentos sobre a dinâmica climática mundial, pode-se concluir que se tra-ta

a) da presença de La Niña no oceano Pacífico.

Page 11: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 11

b) de mudanças provocadas pelo aquecimento global. c) da ocorrência de furacões no oeste do continente americano. d) do fenômeno El Niño e suas consequências. e) de alterações na circulação dos ventos alísios.

13. (Fgv 2014) Em média, crianças que vivem em áreas urbanas têm maior probabilidade de sobre-viver à fase inicial da vida e à primeira infância, de ter melhores condições de saúde e de contar com maiores oportunidades educacionais do que crianças que vivem em áreas rurais. Frequen-temente, esse efeito é considerado ‘vantagem urbana’. No entanto, a escala de desigualdades nas áreas urbanas causa grande preocupação. Algumas vezes, as diferenças entre ricos e po-bres em cidades médias e grandes podem ser iguais ou maiores do que aquelas encontradas em áreas rurais.

http://www.unicef.org/brazil/pt/PT-BR_SOWC_2012.pdf

O trecho reproduzido acima foi extraído de um relatório da ONU dedicado a analisar a situação das crianças que vivem em ambientes urbanos.

Assinale a alternativa coerente com os argumentos nele apresentados.

a) Nas grandes cidades, a proximidade física dos serviços essenciais garante o atendimento de qualidade para a maior parte da população infantil, fato que configura a mencionada “van-tagem urbana”.

b) A urbanização figura entre os processos indutores da situação de pobreza e de exclusão que afeta parcelas crescentes da população infantil, sobretudo nos continentes africano e asiático, onde ela ocorre em ritmo acelerado.

c) Apesar das imensas desigualdades que marcam a cidade, as situações de pobreza e priva-ção sempre afetam mais as crianças que vivem em áreas rurais do que aquelas que vivem em áreas urbanas.

d) As áreas rurais tendem a apresentar padrões homogêneos de distribuição de riqueza, en-quanto áreas urbanas são marcadas pelas desigualdades e pela exclusão.

e) As desigualdades sociais e as situações de privação que atingem parcela da população in-fantil que vive nas cidades, sobretudo nos países mais pobres, podem anular parcialmente os efeitos da “vantagem urbana” mencionada no texto.

14. (Fgv 2013) Estes rios fazem parte da paisagem e do dia a dia do homem do Nordeste, servindo como fonte de água, áreas de recreação, cultivo de vegetais e criação de animais. O sertanejo apresenta estratégias de sobrevivência durante os períodos de estiagem, que são resultado di-reto de suas percepções sobre as variações no fluxo de água desses rios. Estes ambientes fazem parte da cultura do sertanejo sendo citados em sua produção artística por grandes escritores como Euclides da Cunha, João Cabral de Melo Neto, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.(www.ecodebate.com.br/2012/09/03/reducao-de-apps-compromete-rios-e--biomas-brasileiros-entrevista-com-o-

-biologo-elvio-sergio-medeiros)

O texto faz referência a dois elementos naturais de grande importância na região Nordeste. São eles os rios

a) efêmeros e a paisagem de colinas. b) cársticos e a paisagem de chapadas. c) intermitentes e a paisagem de caatingas. d) de talvegue e a paisagem de cerrados. e) temporários e a paisagem de terras baixas.

Page 12: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br12

15. (Fgv 2013) Em setembro de 2012 foi divulgada pelo IBGE a Pnad (Pesquisa Nacional por Amos-tras de Domicílios) referente ao ano de 2011. Um dos dados revelados mostra a diminuição da taxa de fecundidade total para níveis abaixo da reposição, 1,7 filhos/mulher. Este fato apresen-ta várias implicações, dentre as quais,

a) o aumento das diferenças socioeconômicas regionais. b) a redução do movimento migratório a partir da década de 2030. c) a imediata estabilização da população economicamente ativa. d) a redução das diferenças entre as faixas etárias. e) a desaceleração do ritmo de crescimento da população.

16. (Fgv 2013) Analise o gráfico para responder à questão.

A leitura do gráfico permite afirmar que 1

a) e 2 correspondem, respectivamente, ao Centro-Oeste e ao Norte, regiões de ocupação agropecuária mais recente.

b) e 2 apresentam a distribuição das propriedades de terra nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, ambas com forte concentração fundiária.

c) identifica a estrutura fundiária do Sul, tradicionalmente a região com maior avanço tecnológico no setor agropecuário.

d) destaca o predomínio das grandes propriedades no Nordeste, historicamente a região com maiores desigualdades sociais.

e) apresenta a distribuição das propriedades no Norte, região com fraca participação da agricultura familiar em pequenas propriedades.

Page 13: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 13

17. (Fgv 2013) Analise o gráfico.

A partir da leitura do gráfico e dos conhecimentos sobre a dinâmica territorial da agricultura brasileira, é correto afirmar que, no período analisado,

a) a produtividade agrícola do país apresentou crescimento significativo. b) a maior parte da área cultivada no país destinou-se à produção de cereais. c) o fraco aumento da área cultivada indicou o esgotamento da fronteira agrícola. d) a instabilidade da produção esteve relacionada aos problemas climáticos. e) a região Sudeste é a que apresenta maior área e produção agrícola do país.

18. (Fgv 2013) O Brasil dispõe de instrumentos sofisticados de planejamento e gestão ambiental, que contemplam a espacialização dos processos, estimulam a participação dos atores locais das áreas de atuação, possuem uma retaguarda técnica substantiva e se amparam num quadro legislativo bem discriminado. Existem leis, metodologias, colegiados e propostas definidas à exaustão. Contudo, a efetivação das ações e metas revela-se ainda bastante problemática, mui-to aquém do requerido pela dinâmica territorial e populacional vivenciada pelo país [...]. Num país construído na apropriação de espaços, onde “governar é construir estradas”, a ideia de natureza como valor em si tem dificuldade em se enraizar nas práticas sociais.

Antônio Carlos Robert Moraes. Território e História no Brasil. São Paulo: Annablume, p. 86. 2005

Entre as alternativas abaixo, identifique a afirmação coerente com o texto.

a) A legislação ambiental brasileira precisa ser aprimorada, de forma a garantir a proteção do valioso patrimônio natural do país.

b) Para cumprir os requisitos de sustentabilidade, o Brasil precisa investir na formação de pro-fissionais da área ambiental.

c) A legislação ambiental brasileira é, sobretudo, excludente, pois não contempla a participa-ção das populações tradicionais nos processos decisórios.

Page 14: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br14

d) No Brasil, o padrão histórico de exploração dos recursos naturais se impõe sobre os moder-nos instrumentos de planejamento e gestão ambiental.

e) A dinâmica territorial e populacional do Brasil funciona como um obstáculo para o cumpri-mento das metas e a efetivação das ações necessárias à gestão ambiental.

19. (Fgv 2013) Analise o mapa a seguir.

Pesquisas realizadas para a elaboração de um Atlas do trabalho escravo no Brasil traçaram um perfil típico do escravo brasileiro do século XXI: ele é um migrante maranhense, do norte de Tocantins ou do oeste do Piauí, de sexo masculino e analfabeto funcional.

Analisando o mapa, observa-se a maior concentração de escravos em áreas onde ocorrem pre-dominantemente atividades como:

a) extrativismo vegetal da seringueira, pecuária semiextensiva e cultivos de grãos destinados à exportação.

b) desmatamento, queima de madeira para a fabricação do carvão vegetal e formação de pas-tagens.

c) garimpos de ouro e de cassiterita, pecuária extensiva e construção civil nas áreas de novos municípios.

d) obras de infraestrutura, como rodovias, extrativismo mineral e cultivos de grãos. e) construção de barragens, exploração ilegal de madeira e extrativismo da carnaúba.

Page 15: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 15

20. (Fgv 2013) Em áreas urbanas, a ocupação de várzeas e planícies de inundação natural dos cur-sos d’água e de áreas de encosta com acentuado declive tem sido uma das principais causas de desastres naturais, ocasionando todos os anos a mortalidade e a morbidade a milhares de vítimas, além de perdas econômicas em termos de infraestrutura e edificações.

J. A. A. SILVA et al. O Código Florestal e a Ciência. 2011, p. 14. Disponível em http://www.sbpcnet.org.br/site/ar-quivos/codigo_florestal_e_a_ciencia.pdf.

Sobre esse tema, é correto afirmar:

a) A inundação das várzeas e das planícies são fenômenos que só ocorrem em áreas urbanas. b) Desastres naturais são aqueles que decorrem de dinâmicas da natureza, sobre as quais os

efeitos das ações antrópicas são praticamente nulos. c) Nas áreas urbanas, a impermeabilização das várzeas facilita a ocorrência de inundações. d) Mesmo sob condições climáticas extremas, não é possível a ocorrência de deslizamentos

de massa em encostas recobertas com vegetação natural. e) Os danos potenciais dos desastres naturais são menores em áreas urbanas adensadas, nas

quais a dinâmica da natureza já foi sensivelmente alterada pela ação antrópica.

21. (Fgv 2012) O bioma, que ocupa 22% do território brasileiro, já perdeu quase 1 milhão de qui-lômetros quadrados, cerca de 48% de sua cobertura total. Somente entre 2002 e 2008, foram desmatados 85 075 quilômetros quadrados, segundo dados do Ministério do Meio Ambiente.

Em todo o bioma, a expansão das lavouras de cana-de-açúcar e de soja, além da produção de carvão e das queimadas (naturais ou provocadas), são os principais fatores de desmatamento. A pecuária também tem contribuição significativa para a sua destruição, principalmente por causa do modelo de produção extensivo, que chega a destinar mais de um hectare para cada boi.

Disponível em: http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/09/16/60444-.

O texto refere-se

a) à caatinga. b) à mata atlântica. c) ao cerrado. d) ao pantanal. e) aos campos.

22. (Fgv 2012) Sobre as causas e/ou as consequências das mudanças registradas na dinâmica es-pacial da cultura de soja no Brasil ocorridas entre o Censo Agropecuário de 1996 e o de 2006, assinale a alternativa correta:

a) A política de incremento da produção de alimentos para o consumo interno resultou em intenso crescimento da produção de soja no Centro-Oeste brasileiro.

b) Nos cerrados nordestinos, o aumento da área plantada resultou no parcelamento das gran-des propriedades e na democratização do acesso à terra.

c) A diminuição da área plantada nos Estados do sul ocorreu em virtude da implementação do novo Código Florestal brasileiro.

d) O aumento da área plantada nas franjas meridionais da Amazônia pode ser relacionado ao fim da obrigatoriedade da manutenção de uma reserva legal nas propriedades rurais.

e) O cerrado foi o bioma brasileiro mais afetado pelo avanço da fronteira agrícola e pelo au-mento da área plantada.

Page 16: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

www.acasadoconcurseiro.com.br16

23. (Fgv 2012) O mapa a seguir apresenta o número de migrantes que entraram em cada uma das regiões brasileiras e os que delas saíram em 2009. Sobre esse fenômeno e suas causas, assinale a alternativa correta:

a) Uma parcela significativa dos migrantes que chegam à Região Nordeste é constituída por nordestinos que haviam migrado para outras regiões em períodos anteriores.

b) O elevado saldo migratório registrado na Região Centro-Oeste pode ser explicado pela grande demanda por trabalhadores agrícolas, já que a agricultura da região caracteriza-se pela baixa intensidade tecnológica.

c) A Região Sul apresenta saldo migratório positivo, em grande parte resultante da atração exercida pelas metrópoles nacionais que polarizam a região.

d) A Região Norte apresenta saldo migratório negativo, reflexo da crise demográfica que se instalou no Amazonas após o fim da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRA-MA).

e) A Região Sudeste deixou de figurar como polo de atração de imigrantes, devido à estagna-ção dos espaços industriais nela situados.

24. (Fgv 2012) De acordo com o IBGE, em 2010, aproximadamente 6% da população brasileira mo-rava nos aglomerados subnormais, conceito que abarca uma grande diversidade de assenta-mentos urbanos irregulares, conhecidos como invasão, grota, favela, mocambo, palafita, entre outros.

Sobre os aglomerados subnormais, considere as seguintes afirmações:

I – As Regiões Metropolitanas, polos econômicos e de emprego, concentram mais de 70% dos aglomerados subnormais brasileiros.

II – Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais ocupam áreas menos propícias à urbanização, que variam de acordo com as características do sítio urbano.

Page 17: Resolução de Questões Professor Luciano Teixeira · Geografia Resolução de Questões – FGV 1. (Fgv 2015) Observe o mapa: ... to, idealizado para ser uma alternativa ao Banco

IBGE – Geografia – Prof. Luciano Teixeira

www.acasadoconcurseiro.com.br 17

III – Dentre as Regiões Metropolitanas, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam a maior propor-ção de pessoas residentes em aglomerações subnormais em relação à população total.

IV – Na maior parte dos casos, os aglomerados subnormais se distribuíam de maneira uniforme nos municípios das Regiões Metropolitanas.

Está correto apenas o que se afirma em

a) I e II. b) I e IV. c) I, II, III e IV. d) II e III. e) III e IV.

25. (Fgv 2012) Analise o mapa.

O produto destacado no mapa é

a) a cana-de-açúcar. b) o algodão. c) o café. d) o feijão. e) a soja.

Gabarito: 1. A 2. B 3. D 4. A 5. C 6. A 7. E 8. B 9. D 10. A 11. E 12. D 13. E 14. C 15. E 16. A 17. A  18. D 19. B 20. C 21. C 22. E 23. A 24. A 25. E