resolução de lotação

9
ESTADO DO PARÁ CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOM ELISEU CRIADO PELA LEI 194/00-GP Proposta de Projeto Lei de 19 de dezembro de 2006. Dispõe sobre normas para lotação dos servidores lotados no quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação e da outras providências. A PRESIDENTE EM EXERCÍCO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO no uso de suas atribuições legais e de acordo com a decisão da Assembléia Geral realizada no dia 19 de dezembro de 2006 em sessão extraordinária encaminha ao Poder Executivo este Projeto Lei nos seguintes termos: Art. 1º Estabelecer critérios a serem observados nas rotinas de gestão do quadro de pessoal, para fins de atendimento às demandas das Unidades Escolares, em consonância com a previsão orçamentária de pessoal do Sistema Municipal de Ensino de Dom Eliseu. Art. 2º A Lotação de servidores para o preenchimento do quadro de necessidades das Instituições do Sistema Municipal Ensino levará em consideração a aprovação e nomeação em concurso público. § 1º Os gestores escolares deverão considerar como critério de prioridade a temporalidade e produtividade do servidor. I A produtividade refere-se a afinidade e a resultados positivos na área de atuação em conformidade com a necessidade da instituição. § 2º Não havendo mais funcionários concursados sem lotação a Secretaria Municipal de Educação efetuará contratação de temporários para suprir o quadro de excepcionalidade. Art. 3º Os gestores das Unidades de Ensino deverão após processo de matrícula encaminhar à Secretaria Municipal de Educação o quadro de lotação e vacância, mantendo os servidores efetivos, salvo os remanejados. 1

Upload: reggaerussou

Post on 20-Jul-2015

73 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

Proposta de Projeto Lei de 19 de dezembro de 2006.

Dispõe sobre normas para lotação dos servidores lotados no quadro funcional da Secretaria Municipal de Educação e da outras providências.

A PRESIDENTE EM EXERCÍCO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO no uso de suas atribuições legais e de acordo com a decisão da Assembléia Geral realizada no dia 19 de dezembro de 2006 em sessão extraordinária encaminha ao Poder Executivo este Projeto Lei nos seguintes termos:

Art. 1º Estabelecer critérios a serem observados nas rotinas de gestão do quadro de pessoal, para fins de atendimento às demandas das Unidades Escolares, em consonância com a previsão orçamentária de pessoal do Sistema Municipal de Ensino de Dom Eliseu.

Art. 2º A Lotação de servidores para o preenchimento do quadro de necessidades das Instituições do Sistema Municipal Ensino levará em consideração a aprovação e nomeação em concurso público.

§ 1º Os gestores escolares deverão considerar como critério de prioridade a temporalidade e produtividade do servidor.

I A produtividade refere-se a afinidade e a resultados positivos na área de atuação em conformidade com a necessidade da instituição.

§ 2º Não havendo mais funcionários concursados sem lotação a Secretaria Municipal de Educação efetuará contratação de temporários para suprir o quadro de excepcionalidade.

Art. 3º Os gestores das Unidades de Ensino deverão após processo de matrícula encaminhar à Secretaria Municipal de Educação o quadro de lotação e vacância, mantendo os servidores efetivos, salvo os remanejados.

1

Page 2: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

Art. 4º A lotação dos professores será de acordo com a sua habilitação profissional, não podendo haver vaga sem preenchimento.

Art. 5º A lotação dos professores de 5ª a 8ª série e 3ª e 4ª etapas do ensino fundamental ocorrerá de acordo com a distribuição da carga horária e da disciplina objeto de sua habilitação não ultrapassando a legislação vigente observando as ressalvas de carência.

§ 1º Após a distribuição da carga horária de acordo com a disciplina no ensino fundamental de 5ª a 8ª série e 3ª e 4ª etapas da Educação de Jovens Adultos e havendo carência de professores habilitados na disciplina objeto de docência, será suprida a necessidade por profissionais que atenderá aos seguintes critérios:

I. graduados em cursos de Licenciatura Plena em áreas afins.

II. portadores de Diploma do Ensino Médio, com curso de aperfeiçoamento na área de atuação com carga horária no mínimo de 160h;

III. aluno de Licenciatura Plena na disciplina objeto de docência, com no mínimo 160h cursados na área específica.

§ 2º Os profissionais mencionados acima deverão obter autorização provisória para lecionar as disciplinas em carência, expedido pelo Departamento de Inspeção e Documentação Escolar municipal - DIDEM.

Art. 6º O servidor que se submeter a novo Concurso Público de Provas e Títulos, no exercício do magistério terá a lotação de acordo com a carência no Sistema Municipal de Ensino.

Art. 7º O servidor que obter ampliação de Carga Horária, adquirirá lotação da segunda carga horária onde já possui lotação, observando a necessidade da instituição.

Art. 8º Quando o professor solicitar redução de carga horária, deverá ser feito um documento específico definindo prazo respeitando o descrito no artigo 11, § Único, de 60 (sessenta) dias ou esperar o próximo período de lotação.

Art. 9º O servidor terá assegurado sua lotação nos locais de origem, quando do retorno das seguintes situações:

2

Page 3: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

I. Afastamento por motivo de doença em pessoa da família;II. Cessão a outro órgão no prazo máximo de 2(dois) anos; III. Afastamento remunerado para estudos no prazo de 90(noventa) dias;IV. Exercício de atividades técnico-pedagógico-administrativo no prazo máximo de

02(dois) anos;V. Licença saúde;VI. Licença maternidade.VII. Licença sem vencimento em até 02 (dois) anos.

Parágrafo Único: Entende-se por local de origem o local onde o servidor foi lotado antes do afastamento.

Art.10º Inexistindo vaga na área de atuação, no local de origem, os servidores mencionados nos caputs anteriores, deverão ficar em exercício provisório em outro estabelecimento de ensino em que tenha carência até o final do ano letivo, retornando a instituição de trabalho anterior, observando os critérios de prioridade do artigo 2º, § 1º.

Art. 11 O Remanejamento dos profissionais dar-se-á por meio de:

I. memorando por parte da Secretaria Municipal de Educação:

a. acordo entre as partes;b. processo administrativo disciplinar.

II. por requerimento considerando:

a. problemas de saúde;b. mudanças de endereço;c. pais de filhos com necessidades especiais.

Parágrafo Único: Os remanejamentos referentes ao caput do artigo acima dar-se-á até 60(sessenta) dias após o início do ano letivo.

Art. 12 O servidor será lotado preferencialmente próximo a sua residência em acordo com a Secretaria Municipal de Educação e disponibilidade de vagas no local requerido.

Art. 13 A lotação de Gestores Escolares ( Diretores e Vice-diretores) primará pela gestão democrática e obedecerá aos seguintes critérios:

3

Page 4: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

I. 01(um) diretor para cada Unidade de Ensino com no mínimo 300(trezentos) alunos;

II. 01(um) vice-diretor para cada Escola que funcione em mais de dois turnos, atendendo acima de 1.000(mil) alunos.

Art. 14 01(um) vice-diretor para cada escola que tenha anexos que atendam acima de 100 alunos, independente do numero de alunos da escola sede.

Art. 15 A lotação de Professores observará aos seguintes critérios:

I. Independente do vínculo com a Secretaria Municipal de Educação, a lotação do professor será preferencialmente em uma só Unidade de Ensino;

II. Nos casos em que a carga horária em uma única escola não atingir o total definido em lei o servidor poderá ser lotado em outra escola;

III. Nas Escolas de Ensino Infantil e Ensino Fundamental menor de 1ª a 4ª série a lotação será por série;

a) As Escolas de Ensino Infantil poderão lotar 01(um) professore auxiliar que atuará como suporte ao professor titular para cada 05(cinco) turmas por turno.

IV. Nas Escolas de Ensino Fundamental maior de 5ª a 8ª série, a lotação será por disciplina/hora/aula.

V. A lotação de professores concluintes de licenciatura plena, ou com nível superior não correspondente a licenciatura objeto de docência, dependerá da emissão da Autorização Provisória emitido pelo Departamento de Documentação Escolar Municipal - DIDEM;

VI. Os professores itinerários que atuam no Projeto S.O.M.E, que ultrapassem a 200 horas nas disciplinas que assim exigem, terão assegurados sua carga horária de acordo com o Projeto.

Art. 16 A lotação de servidores em Atividades de Secretaria será de um secretario por escola independente do número de alunos e Anexos.

4

Page 5: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

Art. 17 O Auxiliar de Secretario Escolar será lotado de acordo com os seguintes critérios:

I. 01(um) auxiliar de secretaria para no mínimo 04 (quatro) turmas de 1ª a 4ª série e 1ª e 2ª etapa da Educação de Jovens e Adultos;

II. 01(um) auxiliar de secretaria para no mínimo 3 turmas de 5ª a 8ª série e 3ª e 4ª etapas da educação de Jovens e Adultos.

Art. 18 Para assumir as funções de secretário e auxiliar de secretaria, o servidor deverá ter a seguinte formação:

I. Formação de nível superior;II. Ensino Médio na Modalidade Normal ou equivalente

Parágrafo Único: Para atuar na função de secretário titular da unidade escolar deverá ser expedida autorização pelo Departamento de Ensino e Documentação Escolar Municipal -DIDEM, exceto quando o portador de certificado de curdo específico para secretários de escolas.

Art. 19 A Lotação de digitadores será de 01 (um) digitador por escola que tenha necessidades do serviço.

Art. 20 A lotação de servidores em atividades Pedagógicas (Supervisão, Coordenação), obedecerá aos seguintes critérios:

I. 01(um) Coordenador Pedagógico que atenda a partir de 300 (trezentos) a 600(seiscentos) alunos;

II. 01(um) supervisor entre 600(seiscentos) a 1.000(mil) alunos concentrado em uma só escola funcionando com mais de 02 (dois) turnos;

II. 02(dois) coordenadores Pedagógicos para cada Unidade de Ensino que atendam mais de 1000(mil) alunos.

Art.21 A Lotação no Conselho Municipal de Educação será de :

I 01 (um) pedagogo para exercer a função de Secretária Executiva eII 02 (dois) pedagogos para exercerem a função de técnicos.

5

Page 6: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

Art. 22 Na lotação do Centro de Apoio às Crianças com Necessidades Educacionais Especiais terão os seguintes profissionais conforme a Proposta Pedagógica do Centro:

I. 02 (dois) pedagogos;II. 01 (um) psicólogo;III. 01 (um) coordenador administrativo (pedagogo);IV. 01(um) professor de educação física;V. 01(um) professor de educação artística;VI. Professores itinerantes por categoria de aluno com Necessidade Educacional

Especial para assistência às escolas do ensino regular;VII. Professores-interpretes que atenda alunos surdos (LIBRAS), surdoscegos e cegos

(BRAILLE) com assistência às escolas do ensino regular;VIII. Professores especializados para trabalhar na Sala de Apoio Pedagógico

Especializado (SAPE), e Sala de Recursos (SR, s), com assistência às escolas de ensino regular;

IX. 01(um) auxiliar de secretaria;

§ 1º Os serviços de outros profissionais habilitados necessários à assistência ao Centro de Apoio ocorrerá em regime de parceria estabelecida entre a Secretaria Municipal de Educação e as Secretarias de Ação e Promoção Social e Saúde.

§2º Com o desenvolvimento do Centro de Apoio poderá maximizar o número de profissionais para suprir eventuais necessidades;

§ 3º Os profissionais lotados no Centro de Apoio deverão ser pessoas com formação na área ou com experiência comprovada de acordo com a Proposta Pedagógica.

Art. 23 A lotação de servidores na sede da Secretaria Municipal de Educação será de acordo com as necessidades de cada Departamento.

§ 1º No Gabinete da Secretária com os seguintes profissionais:

I 01(um) Dirigente da Secretaria;II 01 (um) Diretor de Departamento de Apoio Pedagógico;III 01(uma) Recepcionista.IV 04(quatro) Motorista ( suporte para todos os departamentos).

6

Page 7: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

§ 2º No Departamento de Ensino terá um grupo sob a coordenação do diretor do departamento, viabilizando e coordenando o trabalho pedagógico desenvolvido no sistema municipal de ensino e terá:

I. 01 (um) diretor de Ensino;

II. 01 (um) Digitador

III. 03 (três) pedagogos para a função de técnicos para a coordenação de Projetos e Programas Oficiais;

IV. 01(um) Coordenador Pedagógico para o Projeto Escola Ativa;

V. 01(um) Coordenador Pedagógico para o Sistema Modular de Ensino – SOME;

VI. 02 (dois) Coordenadores Pedagógicos de Ensino Fundamental Multisseriado;

VII. 01 (um) Coordenador Pedagógico para o Segmento de Educação Infantil;

VIII. 01(um) Coordenador Pedagógico para o segmento de Ensino Fundamental;

IX. 01 (um) Coordenador Pedagógico para o Segmento de Educação de Jovens e Adultos;

X. 01 (um) coordenador para o Programa de Alfabetização de Adultos.

§ 3º No Departamento de Inspeção e Documentação Escolar Municipal –DIDEM, será lotado com os seguintes profissionais:

I. 01 (um) Diretor de Departamento;II. 04 (quatro) pedagogos para exercerem as funções de técnicos;III. 01 (um) digitador;IV. 01 (uma) auxiliar de secretaria

§ 4º No Departamento de Estatística será lotado com os seguintes profissionais:

I. 01 (um) Diretor de Departamento;II. 02 (dois) técnicos ( com formação em magistério ou graduados);

7

Page 8: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

III. 01 (um) digitador.

§ 5º No Departamento de Merenda Escolar será lotado com os seguintes profissionais:

I. 01(um) Diretor de Departamento;II. 01 (uma) auxiliar de secretaria.

Art.24 A lotação de servidores em Atividades de Apoio Operacional será de acordo com o porte de cada escola e obedecerá aos seguintes critérios:

I. Para lotação de Serventes.

a. 01(um) servente por turno de funcionamento para cada 06(seis) dependências de escolas de ensino fundamental.

b. 01(um) servente para cada 03(três) dependências de Educação Infantil e ensino especial atendendo as especificidades do trabalho;

c. 01(um) servente para cada turma de portadores de condutas típicas, além do previsto na alínea anterior;

d. 01(um) servente para cada escola anexo na zona rural que funcione com 02(dois) turnos de ensino fundamental regular que acumulará as funções de zeladora e cozinheira.

e. 02(duas) serventes para a sede da Secretaria Municipal de Educação.

II. Para lotação de Merendeiras.

a. 01(uma) merendeira por turno de trabalho para Escolas com até 1.000(mil) alunos;

b. 02(duas) merendeiras por turno de trabalho para escola que tenha acima de 1.000(mil) alunos;

II. A lotação de vigias será de 01(um) para cada turno de funcionamento da Instituição de Educação.

8

Page 9: Resolução  de lotação

ESTADO DO PARÁCONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

DE DOM ELISEUCRIADO PELA LEI 194/00-GP

Art. 25 Os servidores readaptados de função, em caráter temporário ou definitivo, serão lotados sem prejuízos de sua carga horária.

Art. 26 Os casos omissos serão resolvidos pela Secretaria de Educação junto com o Conselho Municipal de Educação.

Art. 27 Esta Lei entrará em vigor após aprovada pela Câmara de Vereadores e homologada pelo Prefeito Municipal na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, 19 de dezembro de 2006.

Luísa Maria Machado PrataPresidente em exercício do C.M. E.

9