resoluÇÃo conjunta anatel-aneel

11
RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação Brasília, 1º de agosto de 2013

Upload: delu

Post on 06-Jan-2016

23 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação. Brasília, 1º de agosto de 2013. CENÁRIO. Home Passed TVC 16.822.705. Qtd. Usuários de SCM 20.833.834 em 1.563 prestadores. CENÁRIO. - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

RESOLUÇÃO CONJUNTA ANATEL-ANEEL

Postes: Preço de Referência e Regras para Uso e Ocupação dos Pontos de Fixação

Brasília, 1º de agosto de 2013

Page 2: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

CENÁRIO

Qtd. Usuários de SCM20.833.834 em 1.563 prestadores

Home Passed TVC 16.822.705

Page 3: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

CENÁRIO

Decreto nº 34.442, de 20 de setembro de 2011, da Prefeitura Municipal do Rio de janeiro

Lei nº 14.023, de 8 de julho de 2005, da Prefeitura Municipal de São Paulo, eInquérito Civil Público nº 1.34.001.001972/2012-10

Page 4: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Cenário

Consolidação da Abertura do Mercado de TV por Assinatura.

• Lei 12.485, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado;

• Regulamento do SeAC, aprovado pela Resolução nº 581/2012;

• Superada a necessidade de contrato de compartilhamento de infraestrutura no licenciamento de SeAC

• Acesso à infraestrutura, especialmente postes, é essencial para expansão do SeAC (TVC).

Page 5: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Diretrizes

A proposta deve ser neutra do ponto de vista do fluxo de

receitas e despesas entre as prestadoras de serviços

telecomunicações e distribuidoras de energia elétrica;

Fomentar a competição, eliminando barreiras de entrada e

garantindo condições de acesso a novos prestadores;

Racionalizar o uso e a ocupação da infraestrutura de postes;

Alinhamento com preocupações urbanísticas.

Page 6: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Proposta

Art. 1º Estabelecer o valor de R$ 2,44 (dois reais e quarenta e quatro centavos) como preço de referência do Ponto de Fixação para o compartilhamento de postes entre distribuidoras de energia elétrica e prestadoras de serviços de telecomunicações, a ser utilizado nos processos de resolução de conflitos.

§ 1º. Para fins desta Resolução, Ponto de Fixação é definido como o ponto de instalação do suporte de sustentação mecânica dos cabos, fios e/ou cordoalha da prestadora de telecomunicações dentro da faixa de ocupação do poste destinada ao compartilhamento.

§2º. As distribuidoras de energia elétrica podem cobrar apenas o valor correspondente a um Ponto de Fixação por poste de cada prestadora de serviços de telecomunicações, independentemente da quantidade de pontos de fixação efetivamente ocupados.

Art. 2⁰ - O preço de referência mencionado no art. 1º poderá ser utilizado pela Comissão de Resolução de Conflitos nos processos cujo objeto seja a remuneração pelo compartilhamento de postes, inclusive nos casos de adoção de medidas acautelatórias.

Page 7: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Proposta

Art. 3º As prestadoras de serviços de telecomunicações individualmente ou o conjunto de prestadoras de serviços de telecomunicações que possuam relação de controle como controladoras, controladas ou coligadas não podem ocupar mais de um Ponto de Fixação em cada poste.

§ 1°. Para os casos de compartilhamentos já existentes em que não houver Ponto de Fixação disponível no poste na data de publicação desta Resolução, a ocupação dos pontos de fixação deve ser regularizada, mediante notificação prévia, observando-se os seguintes prazos:

I – A distribuidora de energia elétrica deve notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações acerca da necessidade de regularização de ocupação em até um ano após a publicação desta Resolução; e

II – As prestadoras de serviço de telecomunicações devem executar a regularização de ocupação em até um ano após a notificação da distribuidora de energia elétrica.

Page 8: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Proposta

§ 2°. Para os casos de compartilhamentos já existentes em que a ocupação do último Ponto de Fixação disponível ocorrer após a publicação desta Resolução, a ocupação dos pontos de fixação deve ser regularizada, mediante notificação prévia, observando-se os seguintes prazos:

I – A distribuidora de energia elétrica deve notificar as prestadoras de serviços de telecomunicações acerca da necessidade de regularização de ocupação em até 30 (trinta) dias após a data de celebração do contrato que tenha estabelecido a ocupação do último Ponto de Fixação disponível no poste; e

II – As prestadoras de serviços de telecomunicações devem executar a regularização de ocupação em até 90 (noventa) dias após a notificação da distribuidora de energia elétrica.

Page 9: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Proposta

Art. 4º As prestadoras de serviços de telecomunicações devem manter identificados todos os pontos de fixação que utilizem.

Parágrafo Único. A forma da identificação prevista no caput deve ser estabelecida no contrato entre as partes, observando-se o seguinte:

I – Para os casos previstos no art. 3º, a identificação dos pontos de fixação e as adequações contratuais devem ocorrer concomitantemente com os prazos ali estabelecidos;

II – Nos demais casos, o prazo para a identificação dos pontos de fixação e as adequações contratuais é de até 5 (cinco) anos.

Page 10: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Proposta

Art. 5º As distribuidoras de energia elétrica devem manter cadastro atualizado da ocupação dos postes, inclusive com a capacidade excedente e as condições para compartilhamento, informações técnicas da infraestrutura, preços e prazos, em até um ano após a data de publicação desta Resolução.

Parágrafo Único. As distribuidoras de energia elétrica devem manter disponível o cadastro referido no caput na forma de Oferta Pública em sua página na Internet, sendo assim considerada atendida a obrigação de publicidade por meio de jornais prevista no art. 9º do Regulamento Conjunto para Compartilhamento de Infraestrutura entre os Setores de Energia Elétrica, Telecomunicações e Petróleo, aprovado pela Resolução Conjunta nº 001, de 24 de novembro de 1999.

Page 11: RESOLUÇÃO CONJUNTA  ANATEL-ANEEL

Obrigado