resenha sobre o texto educação e ensino da geografia

1
RESENHA SOBRE O TEXTO EDUCAÇÃO E ENSINO DA GEOGRAFIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO E/OU LIBERTAÇÃO Ideologia é um conjunto complexo de ideias que determinam o status quo dos indivíduos, e, a cultura, como produto de processos inerentes à socialização, funciona como instrumento de controle social. Educação no seu sentido mais amplo contempla aspetos humanos, psicológicos e sociais, enquanto ensino seria apenas um conceito de mecanismo sistemático de organização e transmissão de conteúdos escolares. A escola enquanto priorizar a necessidade de informar ou instruir apenas seus alunos continuará a reproduzir conceitos e visões ideologizadas. Para tal, o processo ideológico conta com a importância da mídia para a manutenção do modo de produção capitalista. A indústria cultural tem um importante papel no processo de aprendizagem dos jovens. A escola tem um papel ambíguo com relação ao sistema capitalista. Ora ela pode servir de instrumento de reprodução do próprio sistema, através da cultura, da ideologia e dos próprios conteúdos escolares, ora também ode representar um agente modificador, embora para tal precise romper com as linhas pedagógicas tradicionalistas fundamentadas na reprodução em detrimento da inventividade. Para isso a educação, por meio da escola, deve estar a serviço do homem no que tange a ética e a moral, numa tentativa de reconstruir o individuo critico da Antiguidade Clássica. A tecnologia, o trabalho, a arte, todos os elementos constitutivos do processo de interação social devem prover do homem e estar a serviço do homem e não da mera reprodução de hierarquias que estabeleçam, com efeito, diferenças ontológicas entre os homens.

Upload: paula-spera

Post on 03-Jul-2015

618 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: RESENHA SOBRE O TEXTO Educação e ensino da geografia

RESENHA SOBRE O TEXTO EDUCAÇÃO E ENSINO DA GEOGRAFIA: INSTRUMENTOS DE DOMINAÇÃO E/OU LIBERTAÇÃO

Ideologia é um conjunto complexo de ideias que determinam o status quo dos indivíduos, e, a cultura, como produto de processos inerentes à socialização, funciona como instrumento de controle social.

Educação no seu sentido mais amplo contempla aspetos humanos, psicológicos e sociais, enquanto ensino seria apenas um conceito de mecanismo sistemático de organização e transmissão de conteúdos escolares.

A escola enquanto priorizar a necessidade de informar ou instruir apenas seus alunos continuará a reproduzir conceitos e visões ideologizadas. Para tal, o processo ideológico conta com a importância da mídia para a manutenção do modo de produção capitalista.

A indústria cultural tem um importante papel no processo de aprendizagem dos jovens.

A escola tem um papel ambíguo com relação ao sistema capitalista. Ora ela pode servir de instrumento de reprodução do próprio sistema, através da cultura, da ideologia e dos próprios conteúdos escolares, ora também ode representar um agente modificador, embora para tal precise romper com as linhas pedagógicas tradicionalistas fundamentadas na reprodução em detrimento da inventividade.

Para isso a educação, por meio da escola, deve estar a serviço do homem no que tange a ética e a moral, numa tentativa de reconstruir o individuo critico da Antiguidade Clássica. A tecnologia, o trabalho, a arte, todos os elementos constitutivos do processo de interação social devem prover do homem e estar a serviço do homem e não da mera reprodução de hierarquias que estabeleçam, com efeito, diferenças ontológicas entre os homens.