reporter regional edição 170 junho de 2014

8
PG. 04 www.oreporterregional.com.br twitter.com/reportercoragem facebook.com/oreporterregional Distribuição Gratuita - Ano XIV - Edição 170 -07 de Junho de 2014 - E-mail: [email protected] / [email protected] Silas Manoel de Oliveira recebe título de cidadão cotiano Santana de Parnaíba implanta Bebêtecas nas escolas de ensino infantil Prefeitura remodela o centro de Barueri Giro Regional Cotia Santana Barueri Jaci Tadeu inaugura Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes Entrevista exclusiva Pg 02 Eduardo Sanches Casagrande (Casão) Vereador de Itapevi Ele é o vereador mais “diferente” da atual Câmara Municipal de Itapevi. Ao contrário dos colegas, ostenta um corte de cabelo tipo “arrepiado”, tem várias tatuagens e em nada lembra os parlamentares engravatados com quem atua. Porém, com a sua ONG (Organização Não Governamental), ajuda mais de uma centena de pessoas e ainda mantém uma forte atuação social e esportiva, o que lhe rende ainda mais popularidade junto aos jovens, a sua “tribo”.

Upload: reporter-regional

Post on 17-Mar-2016

217 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

PG. 04

www.oreporterregional.com.br twitter.com/reportercoragem facebook.com/oreporterregional

Distribuição Gratuita - Ano XIV - Edição 170 -07 de Junho de 2014 - E-mail: [email protected] / [email protected]

Silas Manoel de Oliveira

recebe título de

cidadão cotiano

Santana de Parnaíba

implanta Bebêtecas nas

escolas de ensino infantil

Prefeitura remodela o

centro de Barueri

Giro Regional

Cotia

Santana

Barueri

Jaci Tadeu inaugura Centro de Atenção

Psicossocial para crianças e adolescentes

Entrevista exclusiva

Pg 02

Eduardo Sanches Casagrande (Casão)Vereador de Itapevi

Ele é o vereador mais “diferente” da atual Câmara Municipal de Itapevi. Ao contrário dos colegas, ostenta um corte de cabelo tipo “arrepiado”, tem várias tatuagens e em nada lembra os parlamentares engravatados com quem atua. Porém, com a sua ONG (Organização Não Governamental), ajuda mais de uma centena de pessoas e ainda mantém uma forte atuação social e esportiva, o que lhe rende ainda mais popularidade junto aos jovens, a sua “tribo”.

Page 2: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

02 07 de JUNHO de 2014

Ele é o vereador mais “diferen-te” da atual Câmara Municipal de Itapevi. Ao contrário dos colegas, ostenta um corte de cabelo tipo “arrepiado”, tem várias tatuagens e em nada lembra os parlamenta-res engravatados com quem atua. Porém, com a sua ONG (Organi-zação Não Governamental), ajuda mais de uma centena de pessoas e ainda mantém uma forte atuação social e esportiva, o que lhe ren-de ainda mais popularidade junto aos jovens, a sua “tribo”.

Repórter Regional - Fale sobre a sua trajetória.

Casão: Meu pai, Laercio Casa-grande, foi vereador por três man-datos, de 1982 a 1996. Em 2000, meus pais, ele ex-vereador e ela ex-candidata, quiseram que eu saísse candidato e fui o vereador mais votado do partido, mas não assumi devido a um problema na minha filiação ao partido. Em 2004, sai candidato novamente e dobrei a votação. Em 2008, obti-ve 2490 votos e na última eleição, consegui 2702 votos, graças a Deus estou no meu terceiro man-dato.

Repórter Regional - Qual é a vocação do seu mandato?

Casão: Trabalho muito pelo so-cial. Todos falam que sou o vere-ador do esporte, área em que re-almente trabalho muito, mas sou o único vereador que tem uma ONG [Associação Estância São Francisco, que atua há 8 anos em Ambuitá, Santa Rita e Vila Joia, convênio com o Estado], que en-trega leite para 150 famílias. Além disso, fazemos várias festas nos bairros. Presto serviço de trans-porte para consultas médicas, para hospitais, para outras 120 fa-mílias. Esse é meu trabalho mais forte.

Repórter Regional - Como você classifica a sua atuação na Câma-ra?

Nesse primeiro mandato fiquei fora das comissões. Agora sou membro de duas comissões. O presidente faz o trabalho mais for-te. Estamos analisando e votando projetos bons do prefeito. Temos aprovado quase todos. Apenas alguns, quando a gente acha que está errado, eu e os vereadores, damos uma barrada, mas acho que estamos desempenhando um trabalho muito bom junto à co-munidade.

Agora estou com um trabalho social que consegui junto a um vereador de Barueri, que é um ca-dastro de empregos. Temos con-seguido enviar muitos candidatos para fazer entrevistas.

Repórter Regional - Quais são seus bairros de maior atuação?

Casão: Tive em Ambuitá, onde sou nascido e criado, 900 votos. Tive, em Amador Bueno, bairro vizinho, 550 votos, na Cohab tive 540. Tive votos em todas as es-colas de Itapevi. Então, é cidade toda, mas esses locais [Ambuitá e Amador Bueno] são os mais for-tes.

Repórter Regional - Você é um vereador jovem. Acredita que essa boa atuação nas urnas se deva a isso, ou seja, acha que os jovens o têm como referência?

Casão: Eu acho que sim. Tenho um trabalho muito direcionado aos jovens, com as escolinhas de futebol que ajudo, patrocino vá-rios times de futebol, estou sem-pre na beira dos campos. Através disso, participo muito junto aos jovens. Eu sou jovem. Comecei jovem, em 2000, com cerca de 24, 25 anos. Mais jovens que eu elei-tos, somente o Teco e o Igor.

Mudar Cotia e não mudar de CotiaO prefeito Carlão Camargo

declarou semana passada que se alguém não estivesse contente com a atual administração, teria duas alternativas: ou se eleger na próxima eleição ou se mudar de Cotia.

Infelizmente, o digníssimo pre-feito usa uma tática pobre e co-varde para fugir do debate. Ataca para se defender e assim, não dá resposta alguma aos anseios e necessidades da população da cidade, que vê serviços ineficázes, saúde caótica e nenhuma respos-ta e sensibilidade por parte do administrador.

Ao usar o discurso de que “estão tentando usá-lo com vistas a 2016”, demonstra que ele não apenas não tem respostas à

população como ele mesmo só pensa na próxima eleição. Só um administrador ruim não conse-gue aprender com as críticas.

Senhor prefeito, a população precisa de atitude, de trabalho, de respostas, de retorno dos altos impostos que paga. O cidadão que procura um atendimento no posto de saúde não está pen-sando na próxima eleição e sim em sua própria saúde ou do seu filho. Um cidadão que denuncia o desmatamento desenfreado em prol de construtoras não está pensando em eleição, e sim no futuro, na qualidade de vida da comunidade. Pare o senhor de pensar na próxima eleição e pen-se um pouco nesta e na próxima geração de cotianos.

Editorial

Compre seu óculos e ganhe a consulta

Jeferson Alcântara Diagramador

Eduardo Sanches Casagrande(Casão)Vereador de Itapevi

ENTREVISTA EXCLUSIVA

95207-6379 Dr. Silvio CabralJurídico

Repórter Regional - Você nunca aderiu ao jeito mais sério dos ou-tros vereadores e sempre mante-ve essa postura mais “despojada”. Tem algum significado essa atitu-de?

Agora é meu momento de me sentir jovem. Já usei algumas ve-zes terno e gravata, mas não me sinto bem, somente quando me casei me senti bem de terno e gra-vata.

Mas não são as roupas que fa-zem a pessoa. Igualmente digo pelas minhas tatuagens. Tenho tatuado no braço meu pai e mi-nha mãe. Mesmo assim, sou um dos vereadores que mais atende as pessoas. Cada um tem seu estilo de se vestir, seu estilo de trabalhar. Respeito todos, mas não é a roupa

que faz a pessoa, e sim o caráter de cada um.

Repórter Regional - Como é a sua ligação com a religião?

Casão: Sou católico apostóli-co romano, sou da Igreja de São Francisco de Assis, lá de Ambuitá. Sou carismático, mas respeito to-das às religiões. Tenho 11 pastores que me ajudam. Inclusive ontem haviam pastores orando na minha casa. Na verdade, Deus é um só. Respeito muito, mas minha deno-minação é a católica, onde nasci, me batizei e casei. Minha mãe, minha irmã e minha ex-esposa são Ministras da Palavra.

Repórter Regional - Que men-sagem você teria aos jovens, seu principal público, que estão de-sencaminhados, desligados de va-

lores e da família?Casão: Não vamos falar só de

Itapevi, vamos falar de maneira geral. As drogas são o principal problema e a gente tem que falar muito sobre isso. Por isso respei-to muito os evangélicos, pois vejo muitos pastores conversando com os jovens, tentando tirá-los das ruas. Esse problema realmen-te está alastrado. No meu bairro mesmo a droga começou a en-trar de maneira pesada. Tenho amizade com os amigos do meu filho e tenho muito medo dele se envolver, já que frequenta bailes funk, festas, entre outros. Mas tem a educação que vem de casa. Converso muito com meu filho, e graças a Deus ele é meu melhor amigo, conta tudo para mim e eu

Guitarra, violino, violão e outros

Page 3: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

0307 de JUNHO de 2014

Jaci Tadeu inaugura Centro de Atenção Psicossocial para crianças e adolescentes

Santana de Parnaíba implanta Bebêtecas nas escolas de ensino infantil

A Prefeitura de Santana de Parnaíba acaba de ad-quirir kits de livros espe-cialmente voltados à rede municipal de ensino infan-til. Esses kits ajudarão aos professores a trabalharem no dia-a-dia com crianças de seis meses a cinco anos de idade.

São diversos livros, com os mais diferentes temas, que ajudarão os professores a trabalhar questões como: cores; animais e seus dife-rentes sons; valorização da cidadania e da família; tex-turas; as letras do alfabeto,

entre outras, o que contri-buirá para o desenvolvi-mento intelecto e motor das crianças.

Os kits são compostos por duas caixas com 110 livros cada um. Os colégios rece-beram em média de três a cinco kits, dependendo da quantidade de alunos ma-triculados, variando entre 660 a 1100 livros.

“Há muito tempo estáva-mos esperando que inves-timentos como esse fossem feitos para a educação in-fantil. O material que rece-bemos aqui excede nossas

expectativas, pois são de altíssima qualidade e quan-tidade. Agora temos mate-riais suficientes para tra-balhar com nossos alunos”, declarou a diretora Maria Lúcia.

As professoras do Colégio Municipal Algodão Doce, Tânia Cristina e Rosilene da Silva, afirmaram esta-rem muito felizes com a chegada do material. “Logo que as crianças viram os livros, houve um interesse coletivo por parte delas, e isso vai facilitar muito nos-so cotidiano”.

Nesta sexta-feira (6), o prefeito Jaci Tadeu inaugurou um espaço dedicado a crianças e jovens que necessitam de atenção psicológica e psiquiátrica. Trata-se do Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi II) Infanto-Juvenil “Ciranda”, que acolherá até 150 pessoas, inicial-mente. O espaço fica na rua Brasí-lia de Abreu Alves, 65 – Vila Nova Itapevi.

De acordo com a coordena-ção do centro de atenção, o novo CAPS terá toda a estrutura para atender crianças e jovens (de 0 a 17 anos). Por se tratar de um espaço residencial – com cerca de 584m² – as crianças poderão sentir como se o ambiente fosse uma extensão de suas moradias. São dois andares distribuídos em salas de oficinas e de brinquedoteca, além de sala de enfermagem e ambientes adminis-trativos, entre outros.

Uma equipe formada por psicó-logos, terapeuta ocupacional, assis-

tente social, enfermeiro, técnico de enfermagem e administrativo, vai contribuir para ressociabilizar o jo-vem para as atividades do dia a dia, como ir à escola por exemplo. Vale lembrar que o espaço é direcionado para transtornos graves e severos. Isso se dá após um acompanha-mento dos profissionais durante o tratamento. Já as crianças e jovens diagnosticados com transtornos

leves são encaminhados para uma das quatro UBS que contam com o serviço de atendimento psíquico.

Para o vice-prefeito Fláudio Aze-vedo, a entrega de um equipamen-to como o CAPSi simboliza um avanço no cuidado com as pesso-as. “No passado, crianças, jovens e adultos com deficiências não rece-biam tratamento adequado do po-der público. Hoje essa história vem

mudando, através de pessoas com uma visão de mundo mais ampla, como os gestores de nossa cidade, que reconhecem a importância de se tratar com dignidade e atenção nossos munícipes”, destacou Fláu-dio.

O prefeito Jaci Tadeu anunciou ainda a instalação de uma outra unidade do CAPS, dessa vez para oferecer tratamento multidiscipli-

nar para alcoólatras e pessoas que usam drogas. Trata-se do CAPS II AD “Reconstruir”, que deve ser inaugurado em até 90 dias. “Hoje, Itapevi investe 30% do orçamento municipal em saúde, o dobro do exigido em lei. Temos como meta ampliar e qualificar o atendimen-to em saúde pública direcionado à população. Com essas unidades, atendemos a mais essa demanda de serviços por parte da comunidade”, finalizou Jaci Tadeu.

Acompanharam a inauguração o presidente da Câmara Municipal, Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho) e o vereador Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), além dos secretários Israel Marques (Go-verno), Laila Chaluppe (Saúde), Fá-bio Andrade (Administração), Vi-cente Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Walter Hasegawa (De-senvolvimento Urbano) e Solange Santiago (Assistência Social e Cida-dania), entre outras autoridades.

Page 4: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

04 07 de JUNHO de 2014

Dr. Silvio Cabral

O novo na política

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL DE ITAPEVICep 06694-000 - Av. Presidente Vargas nº 650 – CENTRO ITAPEVI

DR. HENRIQUE FERRAZ CORRÊA DE MELLO- OFICIAL- EDITAL DE PROCLAMAS

O novo não acontece do nada. O novo vem do que já existe.Precisamos aprender a fazer política de maneira nova, mas o que é fazer política de maneira nova?É fazermos política com a pauta do povo e não com a pauta dos políticos.As pessoas olham para a Câmara e para a Prefeitura de Cotia e veem aquele monte de políticos só cuidando dos interesses pesso-ais e dos não interesses da sociedade.A nova oposição em Cotia.A oposição em Cotia, precisa se afirmar como uma nova opção da forma de gover-nar de nossa cidade, mas para isso se faz necessário que nos reafirmemos como opo-sição ao atual modelo de governo que vem ocorrendo há mais de 30 anos na Cidade.A oposição deve ser feita com responsabili-dade, quando tiver que existir a critica, que exista, quando tiver que existir o dialogo que exista, mas nunca pode existir a sub-missão.Precisamos mostrar a diferenciação que pode existir entre quem quer governar para todos e o modelo que a mais de 20 anos é desenvolvido na cidade.Devemos para isso buscar uma aproxima-ção com os movimentos sociais existentes na cidade, e em muitos casos devemos auxiliar na reativação desses movimentos, devemos dialogar com a Classe média da Cidade e não menos importante é o dialogo e o apoio aos anseios da classe trabalhadora.Devemos descartar de uma vez por todas uma aliança com o atual modelo de gover-no existente em nossa cidade, seja quem for candidato do atual prefeito e de seu grupo

político, uma vez que não combatemos so-mente o nome mas sim o modelo de admi-nistração, ou seja, uma administração que apenas maqueia a cidade e não resolve efe-tivamente os problemas da cidade mesmo com toda a arrecadação do município que é das maiores do Estado de São Paulo.Venha participar conosco da próxima reu-nião do Coletivo Cotia Sustentabilidade que ocorrerá dia 10 de junho às 19:00 ho-ras na Avenida Professor Joaquim Barreto, 342 - Granja Carolina - Cotia/SP (Ao lado do prédio do Sindicato dos Metalúrgicos) e terá como ordem do dia:A) Definição dos participantes nas seguinte células temáticas:1. Educação;2. Saúde;3. Habitação;4. Mobilidade Urbana;5. Desenvolvimento Urbano e Meio Am-biente;6. Fiscalização e Controle.Todas as células vão ter como norte para inicio dos Trabalhos a Revisão do Plano Diretor. B) Agenda de Mobilizações do Coletivo;C) Fórum Municipal pela Reforma Urbana e Moradia Digna.Se você não quer mudar de Cotia mas quer mudar (transformar) Cotia, você é bem vindo neste Coletivo e neste encontro.“O objetivos destes encontros é construir uma nova forma de fazer política, através do debate e da discussão sobre a nossa cidade.Nós vamos juntar muito mais gente para fazer esta obra coletiva que é fazer Cotia voltar acreditar em Cotia.”

Prefeitura remodela o centro de Barueri

Conselho Comunitário da Comunidade Negra toma posse em Jandira

A Prefeitura de Barueri está remodelando totalmente o cen-tro da cidade. As obras, que somam dois mil metros de ex-tensão, ficam entre a rua Cam-pos Sales e a avenida Tancredo Neves (após o Viaduto dos Tra-balhadores). O projeto prevê a criação de pistas e novos retor-nos (os atuais serão fechados); extensão do bulevar e constru-ção de baia de ônibus. A previ-são é de que as obras sejam con-

cluídas até setembro deste ano.A remodelação, que tem como

objetivo dar maior fluidez ao tráfego e dar mais segurança aos pedestres, abrange o trecho tamponado do rio Barueri-Mi-rim, local onde havia o estacio-namento Max Park e a Feirarte aos sábados (transferida para o bulevar Arnaldo Rodrigues Bit-tencourt), e a feira aos domin-gos – que passaram a ser reali-zadas na avenida 26 de Março,

em frente ao Ganha Tempo de Barueri.

Uma das alterações mais sig-nificativas é a eliminação do cruzamento com a avenida Tan-credo Neves para quem desce o Viaduto dos Trabalhadores, próximo ao Pronto-Socorro e Maternidade Nair Fonseca Lei-tão Arantes e ao Pronto-Socor-ro Infantil. Outro ponto interes-sante é a continuidade retilínea da avenida 26 de Março.

Em cerimônia realizada na noite de quinta-feira, 22 de maio, Jandira deu posse ao CMCN (Conselho Mu-nicipal da Comunidade Negra). A posse dos 20 membros, dos quais a metade representa a sociedade civil, e os demais o poder público, levou à Câmara Municipal além de vários representantes dos movimentos que empunham a bandeira pelas causas afrodescendentes na cidade, autori-dades como o prefeito Geraldo Teo-tônio da Silva; Marco Antônio Zito Alvarenga, presidente do Conselho Estadual da Comunidade Negra; Marly Lobato, secretaria de Políticas para a Mulher de Jandira; e Antônio Carlos Souza Santos, coordenador da Igualdade Racial de Taboão da Serra.

O CMCN terá mandato trienal, ou seja, com duração até 2017. Nes-te período, entre as atribuições, for-

mulará diretrizes e promoverá, em todos os níveis da Administração Direta ou Indireta, atividades que vi-sem à defesa dos direitos dos negros e a eliminação das discriminações. Os conselheiros poderão, ainda, emitir pareceres e acompanhar a elaboração e a execução de progra-mas nos âmbitos federal, estadual e municipal em questões relativas à comunidade negra, com o objetivo de defender seus direitos e interesses.

Outro direito do CMCN é o de analisar e pronunciar-se sobre os projetos de leis e decretos que se refiram diretamente aos direitos e à afirmação da comunidade negra, bem como oferecer contribuições para o seu aperfeiçoamento. Neste sentido, pode desenvolver estudos, debates e pesquisas relativas à pro-blemática desta parcela da sociedade e sugerir ao prefeito e aos vereadores

elaboração de projetos de lei que vi-sem a assegurar e ampliar os direitos dos negros, eliminando da legislação disposições discriminatórias. Em âmbito local, atuará juntamente com a Coordenadoria Municipal da Co-munidade Negra e a COIRG (Co-ordenadoria de Igualdade, Gênero e Raça).

Membros do CMCNMembros titulares: Carolina Carol,

Fabiana Aguiar, Marcos R. Ferreira, Aristeu Donizete Silva, Priscila Chí-cole, Almiro Bastos, Vera Lúcia dos Santos, Jesuíno Pereira Araújo, Mar-cos H. Ricardo, e Clara Cavalcante

Membros Suplentes: Talita Beltra-me, Paulo José M. Lobato, Crisélia Maria Lima, Adriano César Santos, Lucas Prata, Maria da Penha da Sil-va, Eliete Antônia Santos, Maurício Donizete, Gilmar Trindade Lopes, e José Francisco Santos.

Page 5: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

0507 de JUNHO de 2014

www.joaocaramez.com.br

www.facebook.com/jcaramez1

Prof. Paulinho participa de um almoço na Secretaria Municipal de Segurança

Na última terça-feira, dia 3 de abril, o vereador Paulo Rogié-rio de Almeida (Prof. Paulinho) participou de um almoço na Secretaria Municipal de Segu-rança, em comemoração ao ani-versario do amigo Dr.Adilson Rocha e foi recepcionado pelo secretário Kleber Maruxo, co-

mandante da Guarda Civil Mu-nicipal, Eduardo Silva. Também participou do evento o diretor do jornal O Repórter Regional, Valter Wolf, coordenador de co-municação no governo da Dra. Ruth Banholzer.

Na ocasião, Prof. Paulinho efetuou a entrega dos DVDs

com a filmagem e as fotos da formatura da segunda turma do curso dos agentes oficiais da Guarda Municipal. Ele também aproveitou para cumprimen-tar o aniversariante do dia, Dr. Adilson Rocha, chefe adminis-trativo da secretaria Municipal de Segurança.

Page 6: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

06 07 de JUNHO de 2014

Silas Manoel de Oliveira recebe título de cidadão cotiano

Passeio Ciclístico finaliza Semana do Meio Ambiente em Itapevi

neste domingo (8)

Mais um importante título en-trou para a história deste legítimo cidadão cotiano, Silas Manoel de Oliveira, em razão da indicação feita pelo vereador Paulo Benedito Vieira (PMDB) Paulinho Lenha, e aprovado por unanimidade.

Familiares e amigos compare-ceram à Câmara Municipal, no dia 31 de maio, para prestigiar este momento especial em que vereadores, homenageados e de-mais convidados enalteceram o brilhante currículo de vida e his-tória política de Silas.

Silas agradeceu o vereador Paulinho Lenha pela homena-gem prestada, e iniciou seu dis-curso afirmando que ficou ex-tremamente sensibilizado com a homenagem. Declarou ainda que, em sua vida política sempre atuou pautado pela justiça social. Ressaltou que sempre teve como referência o conceito de que inde-pendente do cargo ou função que

o político ocupa deve sempre agir a serviço do povo. Por menor ou maior que seja o valor pago pelo imposto, é ele, o cidadão que paga o nosso salário.

Atualmente, Silas Manoel de Oliveira atua na Secretaria Espe-cial de Comunicação Social da Prefeitura de Cotia, sendo o res-ponsável por grande parte das peças de comunicação. Entre seus colegas, é considerado um profis-sional exemplar, fazendo obser-vações pertinentes, que ampliam o alcance das ações desenvolvidas.

A política está na história e na veia. Apesar de não ocupar cargo eletivo, Silas é considerado uma referência quando o assunto é política pública. Apesar de uma história de vida repleta de gran-des realizações, Silas mantêm a simplicidade, o jeito carinhoso, atencioso e acima de tudo um enorme respeito por todos que o procuram.

Após uma semana inten-sa de atividades de cons-cientização à preservação do meio ambiente, a Pre-feitura – por meio da Se-cretaria do Meio Ambiente e com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer – vai realizar o Passeio Ciclísti-

co, que acontece neste do-mingo, 8 de junho, a par-tir das 9h30.

Para participar ainda há tempo, basta se dirigir a uma das duas secretarias (Meio Ambiente e Espor-tes e Lazer) ou bicicleta-rias participantes. Desta

vez, os ciclistas sairão do Clube de Campo de Ita-pevi (avenida Presidente Vargas – nº 1951) e per-correrão as principais vias da cidade. O evento con-tará com a presença de di-versas autoridades muni-cipais.

Regina Gonçalves

O direito de um, o direito de todos!

Como de costume, Maria acordou às 5h30 para ir trabalhar. Ia. Após meses na fila de espera para uma consulta mé-dica, João levantou às 6h30 para final-mente ir ao médico. Não pôde ir. Joana havia marcado uma reunião às 8h30 no seu escritório. Marcou, mas não foi. Matheus se arrumou para ir à escola. Arrumou-se, mas não conseguiu ir. Esse foi o cenário de mais de 2,5 mi-lhões de paulistas nos últimos dias. Em Diadema, mais de 90 mil moradores sofreram com a paralisação dos ônibus. Seus direitos foram esquecidos, deixa-dos de lado, e impedidos de exercer suas vontades e obrigações. Suas responsa-bilidades foram jogadas por ralo abaixo. Maria, João, Joana, Matheus, fazem par-te de um imenso grupo de brasileiros que necessitam se locomover diaria-mente utilizando o transporte público, que já não os atende com a eficácia de-vida e necessária. Quando acordaram, todos foram pegos com a surpresa: não há ônibus nas ruas, os motoristas e co-bradores estão em greve. Num Estado em que o trânsito se tor-nou caótico e a dependência do trans-porte coletivo dita o ritmo da vida de milhões pessoas, os paulistas foram desrespeitados e seus direitos interferi-dos pelos direitos de motoristas e cobra-dores exercerem seus manifestos.Engana-se quem pensa que esses profis-sionais estão equivocados, que não têm o direito de reivindicar seus direitos, lutar por condições dignas de trabalho.

Antes de tudo, esses trabalhadores têm os mesmos direitos que nós, não são di-ferentes, apenas estão de um lado que faz com que milhões de vidas depen-dam desses profissionais. O direito de greve é válido, está na Constituição Federal, é um exercício cristalino da democracia, isso não deve ser discutido. O que devemos refletir é a forma como essa situação ocorreu e a velha máxima tão debatida nos últimos anos: “o direito de um começa onde ter-mina o do outro”. A forma em que esse movimento gre-vista tomou corpo causa estranheza para todos. De forma rápida e sucinta, o manifesto ganhou força. Iniciado em São Paulo, o maior Estado do Brasil, rapidamente se alastrou para outras re-giões e atingiu mais usuários do trans-porte coletivo. O que chama atenção é o fato de moto-ristas de outras cidades e Estado terem aderido à greve logo após o fim da que teve início em São Paulo. Pelo o andar da carruagem, esse movimento tem mais intenções do que as próprias rei-vindicações de seus funcionários, tem algo maior atrás dessa cortina de fuma-ça. Uma pesquisa divulgada nesta se-mana aponta que 70% da população já discorda dos protestos e manifestos que tomam as ruas. Um sinal claro de que os direitos dos cidadãos precisam ser res-peitados antes de tudo. A reflexão que quero deixar com vocês é: onde vamos parar?

Page 7: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

0707 de JUNHO de 2014

esportes

Page 8: Reporter Regional edição 170 junho de 2014

08 07 de JUNHO de 2014